sábado, 29 de março de 2008

Lar de Santa Catarina - Reboleiro : O Filme

O Lar de Santa Catarina, no Reboleiro, concelho de Trancoso, acolhe uma centena de idosos – mais do que os que existem na pequena aldeia. Recentemente, os utentes da instituição "viraram" estrelas de cinema com honras em França.
Tudo porque o documentário "O Lar", realizado e produzido por António Borges Correia, ali rodado, foi seleccionado para a competição oficial do Festival de Cinema du Réel, que aconteceu entre 7 e 18 de Março. Já na trigésima edição, o certame foi este ano dedicado ao documentário. Embora não tenha recebido nenhum prémio – os vencedores foram conhecidos no dia 15 –, o filme foi «muito bem recebido e alvo de vários elogios», garante o realizador, acrescentando que esta poderá ter sido «uma rampa de lançamento para uma maior visibilidade do documentário». Idosos, funcionários, padres, enfermeiros, médicos, a psicóloga de serviço e até o presidente da Junta, sem esquecer as visitas regulares do lar, interagem num universo onde ninguém existe só, perante o olhar indiscreto da câmara. Afinal de contas, no Lar de Santa Catarina vive-se muito mais do que a rotina do dia-a-dia. Partilham-se histórias de vida. É este o mundo que surge retratado na película. «Tinha a intenção de escrever uma história de ficção que tratasse a temática dos idosos nos lares desde que terminei a escola de cinema em Lisboa. Tratava-se de uma história cruzada entre um casal de idosos e um casal de netos, só que esse guião foi ficando na gaveta», confessa António Borges Correia. Mas o fascínio por este universo não desapareceu. «O meu encanto pelos idosos está associado àquilo que os seus rostos têm de cinematográfico: por si só, são narrativos pelo passado que escondem, para além do facto inegável de serem indivíduos que, actualmente, não são ouvidos», considera.

Os protagonistas
António Gomes – o "senhor Gomes" como é carinhosamente tratado – é uma das personagens com maior destaque no filme. É que é poeta. «Mas um poeta a sério», acrescenta logo uma das funcionárias. Enquanto recita algumas das suas poesias, perguntamos-lhe a idade. Mas, a este respeito, prefere gracejar. «Então não se vê logo que tenho 38 anos», responde, ao mesmo tempo que desfolha as dezenas de páginas da sua poesia, à procura dos versos narrados em frente à câmara. Também Ester de Jesus, de Penaverde (Aguiar da Beira), teve "tempo de antena" no grande ecrã. Tem 86 anos. Corrige: «Vou fazê-los a 12 de Julho». Gosta de estar no lar, mas adianta logo que «não chega à casa da gente, lá estava mais à minha maneira». E sobre o documentário? «Já o viram?», pergunta de imediato. «Contam lá a história da minha vida», garante, envaidecendo-se. A dona Ester é uma das mais entusiastas do documentário de António Borges Correia e até guarda no bolso um recorte de jornal alusivo ao filme. Garante que as filmagens «em nada atrapalharam». Pelo contrário, «foi muito bom». Aliás, «os idosos lidaram muito bem com a situação, gostaram de aparecer e ficaram entusiasmados. Diziam que estava aí a televisão», recorda Sílvia Nascimento, a psicóloga da instituição. Entretanto, no salão de convívio, o documentário é bastas vezes recordado, em grupo, à frente de uma pequena televisão. «Foram tempos agitados, mas para o lar foi bom. De resto, nunca pensámos que o documentário tivesse tanto sucesso em Paris e, ao que sabemos, até deverá ser transmitido num dos canais de televisão nacionais dentro em breve», conta a psicóloga.
O realizador
Durante um ano, António Borges Correia visitou o Lar de Santa Catarina, onde permanecia por períodos de dois ou três dias. «As filmagens decorreram calmamente, fui muito bem recebido e os idosos participaram de uma forma que me deixou positivamente espantado», recorda o cineasta, que já tem novos projectos agendados: «Estou a preparar um documentário sobre o stress do pós-guerra, a partir das crónicas de um ex-furriel, José Santana», adianta, enquanto acrescenta que as suas referências cinematográficas são as mais diversas, com destaque para «a influência de um realizador iraniano, Abbas Kiarostami». O realizador, natural de Lisboa, não recebeu qualquer apoio na realização de "O Lar" – filme orçado em 15 mil euros –, já que o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) lhe recusou subsídio. O Lar Fundado há mais de 25 anos, o Lar de Santa Catarina, no concelho de Trancoso, tem capacidade para receber, aproximadamente, uma centena de idosos. Apesar de se tratar de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e contar com o apoio da Segurança Social, a verdade é que a estadia de cada idoso pode chegar a custar 600 euros mensais. Valor que garante apoio religioso, psicológico e sócio-afectivo. «O lar valoriza cuidar do coração e da mente», garante Sílvia Nascimento. Mas também não são descurados «o conforto físico, os cuidados de alimentação, higiene, médicos ou de enfermagem», acrescenta. Para isso, existe uma equipa de três irmãs missionárias de Nossa Senhora de Fátima, dois enfermeiros permanentes, dois médicos, uma psicóloga, duas educadoras sociais e dois padres.

O Interior / Rosa Ramos

Trancoso : Intervenção no Centro Histórico

No âmbito de uma intervenção no Centro Histórico de Trancoso, comparticipada pelo Programa das Aldeias Históricas, a autarquia está a colocar placas identificativas junto aos vários monumentos e locais de interesse da cidade.
Estas placas em granito, colocadas no pavimento em frente ao respectivo monumento, possuem a designação inscrita em baixo relevo, para assim, quem por ali passa, poder mais facilmente identificar o que está a ver. Para além desta novidade, também o pavimento de algumas artérias do Centro Histórico está a sofrer uma intervenção, com a colocação de uma faixa em granito no centro da rua.
Estas remodelações inserem-se numa intervenção programada para esta zona histórica, que engloba ainda a alteração da iluminação pública e o "enterramento" dos contentores de lixo/ecopontos, este último já em curso.

Portal de Trancoso

sexta-feira, 28 de março de 2008

Cerca de 700 licenciados desempregados

O número de desempregados com formação superior no distrito da Guarda sofreu um ligeiro aumento nos últimos três anos.
De acordo com dados disponíveis no portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional, no final de Janeiro, havia 677 licenciados de-sempregados nos 13 concelhos abrangidos pelos centros de Emprego da Guarda, Pinhel e Seia.
No mesmo período deo ano passado, eram apenas 1093 e 959 em 2006.O Centro de Emprego da Guarda, que abrange ainda os concelhos de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas e Sabugal, contabilizava 384 desempregados com formação superior em Janeiro, contra 339 no mesmo período em 2007 e 342 em 2006.
O director atribui a ligeira subida ao "desajustamento entre a oferta e a procura", apontando alguns exemplos de licenciaturas em que as saídas profissionais são praticamente inexistentes, caso do curso de professores do Ensino Básico.
Uma realidade que não deixa de ser "preocupante", até porque quando há "inscritos candidatos a empregos qualificado significa que há investimentos familiares e do Estado que não estão a ser devidamente capitalizados", realça Armando Reis. Só na Guarda havia, em Janeiro, 279 licenciados por empregar entre 1722 inscritos.
Em 2007, eram 245 em 1781 e, em 2006, 241 em 1812. O segundo centro de emprego com mais diplomados inscritos foi o de Seia, que integra Gouveia, com 189 casos em Janeiro entre 2224 desempregados, um número superior aos 160 de 2007 e aos 116 de 2006. Já o Centro de Emprego de Pinhel, que também inclui os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Trancoso, tinha 104 inscritos com formação superior, em Janeiro deste ano, contra 78 em 2007 e 62 em 2006.
O concelho pinhelense registou o número mais elevado de licenciados inscritos 30 em Janeiro, num total de 358 registrados. Em 2007, eram 18 em 333, e, no ano anterior, 21 em 190. Segue-se Trancoso com 23 desempregados desse tipo, em 167, no primeiro mês de 2008, mais dois que em 2007, enquanto que no ano anterior eram 19. No concelho vizinho de Figueira de Castelo Rodrigo, havia 21 desempregados com habilitação superior, num total de 130 inscritos, contra 15 e 3, respectivamente, em 2007 e 2006. A tendência repete-se em Almeida e na Mêda, que tinha 14 licenciados entre 117 pessoas por empregar no início deste ano


Jornal de Noticias / Luis Martins

Trancoso : Concerto

Hoje 27 Março 21h30
Concerto Acústico dos Naragonia - Auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso.

Os Naragonia são constituídos por Pascale Rubens e Toon Van Mierlo, dois jovens músicos que se juntaram em Junho de 2003. Pascale começou por tocar guitarra aos 9 anos de idade. Dez anos mais tarde trocou este instrumento pela concertina. Toon começou em 2000 a tocar William pipe (gaita Irlandesa), passando de seguida para outros instrumentos, entre os quais a gaita francesa, o clarinete e a concertina.
Toon ensina com frequência gaita francesa e concertina. O repertório dos Naragonia é constituído essencialmente por composições de Pascale e Toon. A música do grupo é variada, não só dado o número de instrumentos utilizados, mas também pela graciosidade, energia e vivacidade de ambos os músicos.
Com música que convida à dança, os Naragonia já tocaram em vários locais na Bélgica, bem como no Festival Andanças em S. Pedro do Sul.

Trancoso Eventos EM / BandarraFm

Trancosos - Dia Mundial do Teatro


27 de Março a 25 de Abril

Dia Mundial do Teatro assinalado com Exposição - Centro Cultural de Trancoso

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de Março, a Trancoso Eventos, E.E.M. vai organizar a Exposição “O que é o Teatro?”.

Esta Exposição vai ser inaugurada a 27 de Março, no Centro Cultural de Trancoso, onde vai estar patente ao público até 25 de Abril.Integrada na acção de grande desenvolvimento nacional/AGEN, cuja edição de 2008 é dedicada ao Teatro, a exposição “O que é o Teatro?” pretende, através de imagens e textos, abordar de forma pedagógica o Teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, aos autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.

Concebida como objecto de grande divulgação, com o propósito de atingir um público alargado e não familiarizado com o Teatro, a Exposição apresenta-se também como um suporte de referência para o público jovem e escolar.

A Exposição é constituída por 25 painéis e será inaugurada no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, em todos os municípios aderentes.Esta iniciativa é apoiada pelo Território Artes, Direcção Geral das Artes e Ministério da Cultura.

Trancoso Eventos EM / BandarraFm

quinta-feira, 27 de março de 2008

Mau Tempo : Guarda em Alerta Laranja

Sete distritos do norte de Portugal continental estão hoje sob aviso devido à previsão de vento forte, que poderá chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas do distrito de Guarda, segundo o Instituto de Meteorologia.
O distrito de Guarda é o único sob aviso Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro, e corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu e Castelo Branco estão sob aviso Amarelo - o segundo nível da mesma escala - devido à previsão de vento forte com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros por hora.
Para hoje, o Instituto de Meteorologia espera céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde na região sul.
Aguardam-se também períodos de chuva a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e queda de neve acima dos 1.300 metros, até final da manhã.

Diário Digital / Lusa

terça-feira, 25 de março de 2008

Trancoso : Jogo da boccia dinamiza idosos...

Modalidade cruza malha com “bowling” ...

Os treinos começam em Abril e têm como objectivo a constituição de equipas que poderão, depois, entrar no campeonato nacional.
O jogo da boccia é a proposta que a empresa municipal Trancoso Eventos, em colaboração com a professora Jacinta Sá, vai oferecer à população sénior do concelho, a partir de Abril.

Os lares e centros de dia são os principais espaços onde terão lugar os jogos de uma modalidade desportiva “não muito divulgada e conhecida em Portugal”, como reconhece a organização, descrevendo que se trata de desporto Olímpico que integra as competições de Inverno.“Espécie de malha dos tempos modernos, semelhante ao «bowling»”, o jogo da boccia é constituído por 13 bolas (seis vermelhas, seis azuis e um bola branca).

O objectivo consiste em aproximar o maior número de bolas coloridas da bola-alvo, tudo isto dentro de um rectângulo com as dimensões de 12,5 por seis metros. “Pode ser jogado de forma recreativa ou em competição, individualmente, em pares ou em equipas de três elementos, sem distinção de sexo ou idade”, de acordo com a Trancoso Eventos. “A vantagem para os idosos e pessoas com deficiência é que este jogo pode ser jogado com a mão ou com o pé, podendo mesmo ser utilizadas calhas para os jogadores com maior incapacidade motora ou reduzida mobilidade”, refere ainda a empresa municipal.

OCUPAÇÃO DE IDOSOS É O PRINCIPAL OBJECTIVO

Esta iniciativa surge no âmbito da “preocupação social” do município do distrito da Guarda e vai, numa primeira fase, promover a formação e treinos. Depois, serão constituídas equipas que participem no campeonato nacional da modalidade. As actividades do jogo da boccia surgem na sequência de outras acções de dinamização da população mais velha como a “Hora de Leitura a Idosos”. Ambas “visam promover o espírito de recreação para e com os mais idosos, a mobilidade daqueles que se encontram confinados aos espaços e ao tempo que vai passando”, conclui a Trancosos Eventos.

Diario XXI

Divisão territorial ...

A Associação de Municípios do Vale do Côa (AMVC) admitiu, ontem, que o desenvolvimento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Vale do Côa e Alto Douro não vai ser tarefa fácil. Os fundos comunitários canalizados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) não serão tão fáceis de obter como no programa de apoio que o antecedeu, o que poderá pôr em causa parte do plano.
Porém, existe confiança no derrube de algumas barreiras. "É verdade que este novo quadro comunitário é muito mais exigente do que os anteriores, mas há-de ser encontrada uma solução", perspectivou o presidente da associação, Emílio Mesquita. O problema com que se debate a AMVC é que a regras do QREN impõem que a contratualização de projectos seja feita por associações de municípios que correspondam a uma NUT III.
O que significa dizer que todos deviam pertencer, por exemplo, à NUTIII Douro.
Ora, os dez concelhos da Associação do Côa estão espartilhados por três daquelas unidades territoriais estatísticas Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso (Beira Interior); Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta (Douro) e Mogadouro (Alto Trás-os-Montes).
Este concelhos prepararam o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Vale do Côa e Alto Douro numa lógica idêntica aos projectos candidatados à extinta Unidade de Base Territorial do Côa e agora vêem-se confrontados com os constrangimentos e rigores do novo Quadro Comunitário.
E, assim sendo, a formação de uma agência de desenvolvimento turístico, para criar condições para atrair e fazer permanecer visitantes é um objectivo mais difícil de atingir, a que se soma a revitalização do troço da linha férrea entre Pocinho e Barca de Alva para fins turísticos, entre outros projectos.
Emílio Mesquita considera, apesar do panorama "não ser o ideal", que "não está tudo em risco". Acredita mesmo que possam vir a existir alguns "ajustamentos" para que se consiga dar "forma e conteúdo" ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Vale do Côa e Alto Douro.
Dá como exemplo a linha de comboio, cuja recuperação, "bem encaminhada", já uniu 28 municípios, bem como a Estrutura de Missão do Douro e outras entidades.

Jornal de Noticias / Eduardo Pinto

Trancoso: Férias desportivas da Pascoa


Férias desportivas para os jovens

Até sexta-feira, continuam em Trancoso as actividades inseridas nas Férias Desportivas Páscoa 2008.

Desde ontem que a Trancoso Eventos – Empresa Municipal promove actividades de “jogos tradicionais, jogos desportivos colectivos, natação, passeios pedestres, escalada e orientação, entre outros”.

Podem participar crianças e jovens do concelho de Trancoso com idades compreendidas entre 6 e 16 anos, com as inscrições abertas na Empresa Municipal, Posto de Turismo e Piscinas Municipais.
As actividades decorrem em dois períodos.
De manhã, entre as 9h00 e as 12h30. De tarde, começam às 14h00 e encerram às 17h30.

BandarraFm / TrancosoEventos E.M.

Serra da Estrela : Nevão atrai turistas

O forte nevão que caiu na serra da Estrela atraiu ontem milhares de pessoas ao maciço central e obrigou a GNR a interrupções periódicas na circulação automóvel, para que se mantivesse as condições de segurança.Como vai sendo tradição, o fim-de-semana da Páscoa foi aproveitado pelos turistas, sobretudo portugueses e espanhóis, para um passeio até à serra. O objectivo é sempre apanhar as montanhas cobertas de neve – e a meteorologia não desiludiu.O nevão que se abateu sobre o maciço central no sábado criou as condições ideais para que todos se pudessem divertir a esquiar, a deslizar em pequenos trenós de plástico, a criar divertidos bonecos de neve ou simplesmente a fazer guerras de bolas de neve.
"É a segunda vez que nos deslocamos cá e continuamos encantados. A paisagem é das mais bonitas que temos em Portugal", referiu José Oliveira, de Coimbra, antes de atirar mais uma bola de neve à namorada.Pelos cálculos do sargento Carlos Fernandes, comandante do posto de Montanha da GNR, só ontem terão passado pela zona da torre "entre quatro a cinco mil viaturas".Como as temperaturas oscilaram entre os três e os seis graus negativos, os turistas não permaneciam muito tempo na parte central. A maior parte parava, tirava umas fotografias, brincava um pouco com a neve, visitava o pequeno centro comercial com produtos tradicionais e partia para outras paragens menos frias.
Mesmo assim "tivemos de proceder a pequenos cortes do trânsito, por períodos entre os cinco e os 15 minutos", para evitar grandes concentrações e manter pelo menos uma faixa de rodagem transitável, explicou o sargento Fernandes.
As principais vias de acesso ao maciço central foram encerradas no sábado, depois de uma forte queda de neve. Algumas pessoas tiveram de abandonar as viaturas, sendo transportadas pelos militares da GNR para os locais onde estavam alojados ou para sítios seguros.Nos poucos casos em que houve necessidade de evacuação os turistas não tinham agasalhos adequados ou produtos comestíveis que lhes permitissem aguardar umas horas nas viaturas, até que as estradas fossem desimpedidas pelos limpa-neves.Ontem de manhã a circulação ao trânsito foi restabelecida e todos tiveram possibilidade de passar o Domingo de Páscoa na neve da serra mais alta do Continente.
CONDUTORES IGNORAM AVISOS
A esmagadora maioria dos condutores que se deslocam à serra da Estrela continua a ignorar os conselhos dados pelas forças de segurança. "Diria que 99,9 por cento das pessoas não se preocupa [com as regras básicas de segurança]", diz o sargento da GNR Carlos Fernandes.
Os condutores ainda não se habituaram a transportar correntes para circular na neve, agasalhos adequados para resistirem às temperaturas negativas e mantimentos para o caso de ser necessário ficar algumas horas retido na viatura. "Às vezes bastava terem as correntes", avisa Carlos Fernandes.

Correio da Manhã / Francisco Pedro

sábado, 22 de março de 2008


Beira Interior : Geada destrói culturas

A geada que se tem formado nas últimas semanas na região da Beira Interior, sobretudo no distrito da Guarda, destruiu por completo algumas culturas – principalmente aquelas árvores que já estavam mais adiantadas –, comprometendo as próximas colheitas de azeite, vinho, batata e algumas frutas e legumes.
Os agricultores falam em calamidade e no agravamento das suas já difíceis condições de subsistência.Ao que o CM apurou, a produção olivícola da região da Guarda tem sido seriamente afectada pelo gelo que se forma durante a noite. Em Ratoeira, no concelho de Celorico da Beira, a geada destruiu cerca de três mil oliveiras que estavam prontas a produzir já este ano.
Manuel Cunha, proprietário da quinta, salienta que os prejuízos rondam os cem mil euros. "É uma desgraça. As geadas têm sido de tal forma fortes que queimaram por completo as árvores, pelo que têm de ser substituídas", lamenta-se o agricultor, de 70 anos, confessando que tem "cada vez menos vontade" de trabalhar as terras. "Da noite para o dia perdi três anos de trabalho e um grande investimento. Agora vou ter de começar tudo de novo", refere Manuel Cunha que não tinha a colheita coberta por qualquer seguro.
Este produtor lamenta ainda a falta de atenção das entidades responsáveis pela agricultura, nacional e regional. "Ninguém neste País se preocupa com os agricultores, que estão cada vez mais pobres", desabafa o empresário, que teve de ir ao viveiro comprar novas árvores para plantar. Os agricultores dizem que este ano as geadas "estão mais fortes" do que é habitual, muito por culpa da ausência de chuva e por o arrefecimento nocturno ser muito acentuado. "Há anos caíram nevões e queimavam as culturas e árvores. Agora geadas como as de este ano é que nunca tinha visto", afirma Fernando Silva, agricultor que trabalha naquela quinta do concelho de Celorico da Beira.

José Paiva / Correio da Manhã

Trancoso : Concelho com menor desemprego no distrito

Apenas 167 pessoas estão inscritas como desempregadas, num concelho com 11 mil habitantes e que, por isso, regista o menor índice de desemprego no distrito.O concelho de Trancoso tem o índice da menor taxa de desemprego em termos absolutos e relativos do distrito da Guarda, segundo revelou a Câmara Municipal local.
Baseando-se em dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, existem apenas 167 desempregados (67 homens e 100 mulheres) registados por aquele organismo segundo o género, tempo de inscrição e situação face à procura do emprego. O concelho de Trancoso possui cerca de 11 mil habitantes dispersos por 29 freguesias.
O presidente do município comentou que aqueles dados são “o resultado da estratégia e das opções tomadas pelo município e agentes económicos do concelho”. Júlio Sarmento considera que este é também o resultado “da adesão do tecido empresarial de Trancoso a essas estratégias de desenvolvimento e consequência, ainda, do entrosamento de todas as instituições a trabalhar no mesmo sentido: Município, Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), na convergência de estratégias que potenciem o investimento e a criação de emprego”.
Júlio Sarmento afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que “o município tem adoptado ma estratégia de potenciar os recursos humanos, dimensionar os equipamentos com infra-estruturas de desenvolvimento, criado novos equipamentos geradores de movimento e atractibilidade e bem-estar e num espírito de diálogo e cooperação com instituições, autarquias locais, associação empresarial, tem consolidado o objectivo de desenvolvimento”.
O presidente da câmara evidenciou o apoio ao investimento que aquela autarquia tem concretizado, dando a Trancoso uma atractibilidade que resulta também na fixação de quadros, entre os quais os jovens. “Queremos um concelho próspero, participado por todos, com equipamentos sociais, económicos, culturais, desportivos, recreativos que garantam um futuro para os seus naturais e residentes e para aqueles que aqui escolheres para viver e trabalhar”, disse.

José Domingos / AsBeirasOnline

Mais de 11 mil pessoas tiveram ajuda alimentar no distrito

O Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC), promovido pela Comissão Europeia, ajudou, em 2007, cerca de 11.361 pessoas no distrito da Guarda.
A Segurança Social, que coordena a distribuição na região, possui um pólo de recepção de alimentos, situado em Trancoso, actualmente vazio, mas que em breve receberá toneladas de géneros alimentares.

Apesar de ser um programa pouco conhecido, Rita Cunha Mendes, do Centro Distrital da Segurança Social, considera que «é uma medida extremamente positiva» para os mais carenciados. Até porque é uma das iniciativas comunitárias que envolve elevadas quantias monetárias, distribuídas em géneros alimentares, sendo desenvolvido no nosso país desde 1987. O PCAAC fornece alimentos aos Centros Distritais de Segurança Social duas vezes por ano e a primeira entrega deverá ocorrer entre Abril e Junho, recebendo o distrito da Guarda cerca de 70 por cento dos alimentos a que tem direito e o restante entre Setembro e Outubro.

Após a recepção dos géneros alimentares, a Segurança Social convoca as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da região, que se candidatam, para irem buscar os alimentos que lhes forem destinados consoante o número de candidaturas apresentadas em termos de utentes e de famílias carenciadas. «São inúmeras as pessoas abrangidas e o valor também é muito significativo», adianta Rita Cunha Mendes. Só em 2007 beneficiaram deste programa 11.361 pessoas, grande parte das quais (8.710) utentes das IPSS com quem a Segurança Social tem parcerias, havendo ainda mais 2.651 indivíduos a receber apoio. A responsável sublinha ainda o valor monetário que a medida contemplou para o distrito, isto porque, no total, foram distribuídos géneros alimentares num valor superior a 528 mil euros.

Para 2008 candidataram-se 197 instituições, de modo a garantirem alimentos para o seu próprio funcionamento, enquanto outras 46 concorreram para se encarregarem da distribuição a famílias carenciadas. Isto porque, segundo Rita Cunha Mendes, «as instituições conhecem muito melhor a realidade», fazendo assim a sinalização dos casos de maior carência, pelo que «grande parte da população mais necessitada estará abrangida pelo programa». No entanto, admite que ainda poderá haver ajustes.

Programa é «extremamente positivo»

Relativamente às candidaturas para instituições beneficiárias, que apenas pretendem alimentos para os seus utentes, os critérios de elegibilidade têm a ver com «as especificidades das pessoas, mas também com as características da instituição, sendo ponderado o número de respostas sociais que cada uma tem e se são direccionadas para jovens, crianças ou idosos», explica. Também pesam na candidatura os baixos rendimentos dos utentes que, eventualmente, paguem contribuições diminutas. Quanto aos beneficiários da comunidade em geral, há «critérios genéricos que apontam para o conceito de carência, como o facto de ser uma família numerosa, ter pensões muito baixas, um dos elementos familiares estar preso ou ter desempregados de longa duração», refere.
No entanto, existem ainda critérios como o rendimento familiar per capita. «À partida, consideramos que uma família é carenciada se depois de contabilizados o rendimento global ilíquido, deduzidas as despesas como a renda de casa, gás, luz, água e transportes, o rendimento apresentado por cada um dos elementos for inferior a cerca de 170 euros», exemplifica.
Quanto aos alimentos distribuídos, a responsável refere que «não são exactamente os mesmo todos os anos», mas passam, basicamente, por bens de primeira necessidade, como massa, arroz, bolachas, leite em pó, manteiga, cereais, sobremesas lácteas, queijos, entre outros. Rita Cunha Mendes salienta que as instituições têm-se mostrado «muito receptivas» ao programa, considerando que o PCAAC «é extremamente valioso» e um «contributo importante para as pessoas beneficiadas e carenciadas». Lamenta, porém, que haja ainda um «certo desconhecimento» do programa.
Tãnia Santos / O Interior

terça-feira, 18 de março de 2008

Aldeias Históricas do Distrito lideram visitas...

Almeida, Sortelha, Castelo Rodrigo e Trancoso foram as Aldeias Históricas mais visitadas no ano passado, com 226 407 turistas. Os resultados deste "ranking" basearam-se nos registos efectuados nos postos de turismo de cada uma destas 12 localidades espalhadas pelos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra, procuradas em 2007 por 355 202 visitantes.
Os dados divulgados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) revelam que a procura destes destinos, baseados em vilas, aldeias e mesmo cidades de grande interesse histórico e patrimonial, aumentou substancialmente comparativamente a 2006, quando foram visitadas por cerca de 261 mil pessoas.
Já este quarteto de localidades do distrito da Guarda recebeu mais de dois terços do total de turistas registados na rede, uma liderança que se mantém há dois anos. Almeida continua destacada na frente, com 81 537 visitantes, seguindo-se Sortelha, no concelho do Sabugal (66 301), Castelo Rodrigo (46429, ver caixa) e Trancoso (32 320).
Abaixo das 20 mil visitas permanece Linhares da Beira, no município de Celorico da Beira (17 667), enquanto que por Marialva (Mêda) passaram 8513 pessoas. Já Castelo Mendo (Almeida) ficou muito abaixo dos cinco mil visitantes, sendo mesmo uma das menos procuradas da rede das Aldeias Históricas, um programa lançado durante o último Governo de Cavaco Silva.
Os turistas nacionais são predominantes no total das 12 localidades, quase 271 mil, mais do triplo que os estrangeiros (84327). Almeida foi o destino preferido destes últimos (23 280), com destaque para os espanhóis. Aos portugueses agradou mais Linhares da Beira, uma vez que só 6,8 por cento dos visitantes eram estrangeiros. As 12 Aldeias Históricas de Portugal formaram recentemente uma Associação de Desenvolvimento Turístico para trabalhar em rede e rentabilizar as suas potencialidades.

Jornal de Noticias

sábado, 8 de março de 2008

Nerga realiza Feira no Feminino

O NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, no âmbito de actuação do seu Centro de Apoio à Mulher, organiza no próximo dia 8 de Março, nas suas instalações, um espaço dedicado à promoção, valorização, debate e sensibilização para o papel da mulher na sociedade moderna.
Assim, no Dia Internacional da Mulher, terá inicio, no NERGA, a partir das 10 horas, a Feira “Guarda no Feminino” onde se insere uma Mostra de produtos e serviços dirigidos ao mundo feminino, nomeadamente, Centros de Estética, Centros de Ginástica, Cabeleireiros; Esteticistas; Health Clube, Maquilhadores, Acessórios de Moda, Clínica Fisiatríca e SPA, Artigos de Decoração, Bancos e Seguradoras com produtos exclusivos para mulheres. De realçar, a realização em conjunto com o Centro de Saúde da Guarda de rastreios diversos.
Para além desta iniciativa, destaca-se o jantar com desfile de moda, que contará com a presença de manequins profissionais, entre os quais salientamos o Afonso Vilela, a Fátima Preto e a Raquel Henriques e a apresentação do José Figueiras (Apresentador de Televisão). O jantar contempla, ainda, sorteios e uma oferta surpresa para todas as participantes. Pretende-se com esta iniciativa criar um espaço inteiramente dedicado à mulher; homenagear a mulher e o seu papel na sociedade e criar uma Mostra transversal a vários sectores. Nesta Mostra, os serviços disponibilizado pelos expositores presentes são totalmente gratuitos para os visitantes.

Nova Guarda

Distrito da Guarda - Três Urgências

O distrito da Guarda foi contemplado apenas com dois Serviços de Urgência Básica (SUB) e um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC). Esta reorganização significa que todos os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) vão fechar portas, ficando apenas a funcionar as Urgências da Guarda como SUMC, Seia e Vila Nova de Foz Côa, como SUB. Mas a escolha desta última localização está a indignar os restantes autarcas.
A decisão já tem mais de um ano, só que a decisão final do novo mapa de serviços de urgência foi publicada na semana passada em "Diário da República", tendo o despacho sido ainda aprovado pelo anterior ministro da Saúde, Correia de Campos. Para o fecho das 11 Urgências espalhadas pelo distrito foram apontados critérios como a qualidade do serviço e o reduzido número de utentes. Resta agora saber quando é que os três serviços que se mantêm começam a receber os utentes reencaminhados dos municípios que ficam sem SAP.
No entanto, tal como há um ano, a decisão não agrada à maioria dos autarcas do distrito. Para o presidente da Câmara de Almeida, localizar um SUB em Vila Nova de Foz Côa «não faz sentido nenhum», até porque acredita que os doentes dos concelhos da Mêda e Trancoso, os mais próximos, não irão deslocar-se até àquela unidade em caso de urgência.
Baptista Ribeiro estranha ainda o facto de haver uma coincidência partidária entre as três cidades que vão centralizar estes serviços. «Espero que esta não seja apenas mais uma decisão política, uma vez que, apesar de certamente ser coincidência, todas as autarquias são socialistas. Mas, obviamente, que Seia e Guarda teriam que ser mantidas», afirma, acrescentando que está contra estas mudanças enquanto o Hospital Sousa Martins não tiver condições para receber os doentes. «Vai haver um congestionamento e provocar ainda mais problemas nas Urgências, que estão super-lotadas», avisa.
A opinião também é partilhada por Júlio Sarmento. O edil de Trancoso considera que «há partidarismo no Governo» no que respeita a questões da Saúde. «Numa reunião de Câmara, um vereador do PS confidenciou que se tratava de uma questão partidária, porque se tinha mostrado contra o encerramento da Urgência de Trancoso e foi-lhe dito se ele queria isso para uma Câmara social-democrata», adianta. À semelhança do congénere de Almeida, o autarca trancosence argumenta que as Urgências do Sousa Martins «não têm capacidade de resposta» para os doentes.

O Interior / BandarraFm

sexta-feira, 7 de março de 2008

Listas de Espera - Região Centro

As listas de espera para cirurgia nos hospitais públicos da Região Centro registaram uma redução de 23 mil pacientes nos três últimos anos, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.
Numa conferência de imprensa em Coimbra, Francisco Ramos disse que o total de inscritos para cirurgia no universos das entidades públicas empresariais (EPE) e dos maiores hospitais do sector público administrativo (SPA) do Centro decresceu de 78.676 para 55.733 entre 2005 e 2007.
Idêntica evolução positiva já tinha sido assinalada na transição de 2005 para 2006, ano em que 66.348 pessoas aguardavam por uma intervenção cirúrgica.«Há agora menos cerca de 23 mil pessoas à espera de cirurgia na Região Centro), salientou o governante, que estava acompanhado do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, João Pedro Pimentel.
Também o tempo de espera em meses (mediana) diminuiu de 9,9 para 7,4, e depois para 4,8, nos três anos em análise, respectivamente.

São abrangidos por estes dados da ARS-Centro os hospitais de Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Figueira da Foz, Guarda, Leiria e Viseu, além do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC, que inclui Hospital dos Covões, Maternidade Bissaya Barreto e Hospital Pediátrico), Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra.
Entre 2006 e 2007, o número de intervenções cirúrgicas aumentou de 105.546 para 115.885, o que corresponde a uma subida de 9,8%.
A cirurgia de ambulatório beneficiou 20.781 pessoas, em 2006, e 28.512, traduzindo um aumento de 37,2%.

Lusa / BandarraFm

quarta-feira, 5 de março de 2008

Assalto - Ponte do Abade

O proprietário de uma boîte em Ponte do Abade, Sernancelhe, foi agredido a murro e fechado na bagageira do seu carro, na madrugada de ontem, por dois indivíduos armados e encapuzados que lhe roubaram 12 mil euros
O homem estava a fechar a porta da boîte quando foi abordado pelos assaltantes, que o agrediram a murro na cara e fizeram vários disparos de intimidação para se apoderarem do saco com o dinheiro. Para evitarem ser seguidos, encerraram a vítima na bagageira do seu carro, após o que se puseram em fuga noutra viatura. O homem viria a ser socorrido por clientes que tinham acabado de sair do estabelecimento e que foram alertados pelos gritos.
Além dos dois encapuzados, as autoridades suspeitam que um terceiro esteja envolvido e que estaria ao volante da viatura usada na fuga.
O proprietário da boîte, de 50 anos, sofreu ferimentos ligeiros na cara e foi assistido no Hospital de Viseu.

Correio da Manhã

Cooperação Transfronteiriça

A associação de municípios de Cova da Beira e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro assinaram em Salamanca uma declaração para a criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial. Além dos representes de Salamanca participaram no encontro representantes de 10 municípios do distrito da guarda, entre os quais, Trancoso, e coordenadores do Centro de Desenvolvimento Regional Centro, da Associação de Municípios de Cova da Beira e do Serviço Nacional de Protecção Civil.
os Responsáveis de ambos os países vão agora consolidar três projectos que a Comunidade de Trabalho Salamanca-Beira Interior Norte vai apresentar depois ao novo programa de Cooperação Transfronteiriça 2007-2013.
Um dos projectos envolve a criação de um Observatório Transfronteiriço do Desenvolvimento Territorial em que estarão implicadas as administrações públicas, diversas instituições e entidades universitárias e empresariais dos dois países. Igualmente prevista está a constituição da sede do Agrupamento Europeu que sirva como receptor e fonte de informação para dinamizar, modernizar e diversificar o sector turístico e empresarial de Salamanca e da Beira Interior Norte. Por último apresentará ainda um outro projecto relacionado com o estabelecimento de uma rede que consolide os sistemas transfronteiriços de prevenção de riscos naturais, garantindo uma resposta coordenada.

Kaminhos/Bandarrafm

terça-feira, 4 de março de 2008

Viseu: PJ investiga....

A Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias em que dois seguranças foram atingidos por tiros de caçadeira na madrugada de sábado, junto à discoteca Hangar, em Viseu.
Fonte da PJ disse hoje à Agência Lusa que «uma equipa multidisciplinar» está encarregue do caso, mostrando-se convicta de que, à semelhança de outros casos idênticos ocorridos no passado em Viseu, «também este será resolvido».
Os dois seguranças terão sido atingidos por tiros de caçadeira disparados do interior de uma viatura, tendo ficado ligeiramente feridos.
Luís Viegas, do gabinete de Relações Públicas do Hospital de S. Teotónio, contou que ambos «apresentavam ferimentos de chumbos», foram assistidos e tiveram alta num curto espaço de tempo.
«Deram entrada um às 06:45 e outro às 07:15 e tiveram alta às 09:15 e às 09:17», contou.

Diário Digital / Lusa

domingo, 2 de março de 2008

Trancoso - Crianças com Casa Nova

A secretaria de Estado Idália Moniz defendeu, na inauguração da Casa da Criança de Trancoso, a participação das crianças na vida municipal e na comunidade escolar.Trancoso conta a partir deste fim-de-semana com uma Casa da Juventude e da Criança resultante da recuperação de um antigo edifício granítico degradado e que oferecia alguma insegurança e perigosidade.
Trata-se de um complexo instalado na zona escolar local, próximo das piscinas municipais, dotado de um posto INTERNET com quatro computadores que podem ser utilizados pelos jovens podendo assim aceder ao sítio do município e apresentarem propostas.A oportunidade foi aproveitada pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, para defender a participação das crianças e dos jovens na vida dos respectivos municípios e na comunidade, sobretudo nas associações de pais.

A Casa da Criança compreende também espaços de actividades e lazer, de desenho e recreação, parque exterior, ficando a casa dotada com quatro funcionários/ monitores.Júlio Sarmento revelou que, ao abrigo do programa “Cidade Amiga das Crianças, “a que Trancoso aderiu, foi seleccionado um conjunto de jovens que vão intervir nas suas comunidades e dizer o que pensam, por exemplo, do mobiliário urbano, da programa de actividades culturais, de cinema, da ocupação dos tempos livres, das áreas de lazer ou livres, da protecção dos monumentos, como vêem o desenho urbano, como vêem a falta de condições de segurança, da falta de equipamentos de públicos, como gostavam que as áreas de lazer respondessem às suas expectativas”.

Anunciou que à semelhança do que acontecer, na Assembleia Municipal que é constituída por 59 elementos, haverá também este número de jovens que procurará ser uma espécie de “Parlamento Municipal Jovem” que equacionará, reflectirá e fará um conjunto de propostas sobre como a criança gostaria de ver a cidade de Trancoso nos seus vários aspectos.Este “Parlamento” vai ainda “julgar os eleitos locais naquilo que a este está acometido, ou seja, gerir recursos para satisfazer os projectos, as ambições e as vontades para participação dos mais novos e dos jovens.Cidade amiga das criançasA secretária de Estado Adjunto e da Reabilitação, Idália Moniz, defendeu que as crianças devem tomar parte nas decisões e foi nesse sentido que o Ministério do Trabalho e da Segurança Social lançou um desafio a um conjunto de municípios a que Trancoso aderiu, para integrar uma rede numa fase experimental ainda de um conjunto de “Cidades Amigas das Crianças”.
Neste momento há cerca de 860 cidades espalhadas por todo mundo onde “se tenta pôr em prática, da melhor forma, o princípio que está consagrado quer nos Direitos das Crianças quer nos instrumentos do Conselho da Europa e da Comissão Europeia que nos dizem muito claramente que as crianças devem ser ouvidas, têm direito à participação e para isso devem ser incentivadas”.A governante apelou na ocasião para que “em face dos instrumentos com os quais trabalhamos e em face de algo que norteia a intervenção de todos aqueles que trabalham com e para as crianças que é a defesa do superior interesse da criança, que é hoje um conceito tão vago que dá para tudo, nomeadamente para aqueles que são os interesses em determinados momentos da nossa vida ou pessoal, profissional social”, os mais novos devem participar activamente na vida das suas comunidades.
Efectivamente e tendo em conta que o protocolo celebrado entre a Câmara de Trancoso e o programa de “Cidades Amigas das Crianças” que afirmou ir ser avaliado, apelou a que as crianças pudessem tomar parte na vida do município, da “mesma forma como nós intervimos no território”.“Quantas vezes não somos confrontados com urbanizações onde faltam espaços verdes, espaços de lazer e porque a par do programa da cultura, do cinema e recuperação do património”, reconheceu, admitindo que, “quando fazemos uma consulta pública, não a fazemos também às crianças, que provavelmente nos diriam com uma clareza que nós por vezes não temos, que numa urbanização faz parte um espaço para brincar, para namorar, para passear, chamando a atenção para um conjunto de propostas que uma vezes exequíveis e outra vezes nem tanto”, questionou.Idália Moniz pretende também que as crianças participem na vida das associações de pais porque “há sempre uma mensagem, uma ideia que elas transmitem”.
As Beiras OnLine / BandarraFM

sábado, 1 de março de 2008

Fim de Semana em Trancoso


Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira
Este fim-de-semana, a cidade de Trancoso vai voltar a ser a capital gastronómica do Nordeste da Beira.
Com início na sexta-feira, dia 29 de Fevereiro, e até 2 de Março, realiza-se a 5ª edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira. Os enchidos, queijos, vinhos, azeites, pão, doces regionais e produtos artesanais prometem, a exemplo dos anos anteriores, voltar a atrair muitos visitantes ao Pavilhão Multiusos da cidade de Bandarra.

Este ano, a par desta feira, realiza-se também um fim de semana gastronómico, denominado Trancoso - Gastronomia com Tradição, que decorrerá entre os dias 28 de Fevereiro e 3 de Março e ao qual aderiram o Restaurante Área Benta, Restaurante o Museu, Restaurante O Marquês, Restaurante Bandarra, Restaurante São Marcos, Restaurante Queda d'Água e Restaurante Rota dos Cavaleiros. Nestes restaurantes, nestes dias, os visitantes podem apreciar a deliciosa gastronomia regional.

Ainda neste fim-de-semana, no domingo dia 2, realiza-se o 1º Encontro de Clássicos Cidade de Trancoso, um evento dedicado aos automóveis antigos.

Todos estes Eventos contam com o Apoio BandarraFm, Não falte, Trancoso Convida...

Portal de Trancoso / BandarraFm

Casa da Criança e Juventude de Trancoso

Trancoso, vai contar a partir deste fim-de-semana com mais um equipamento dedicado às crianças e jovens. A Casa da Criança e Juventude de Trancoso, que se situa junto às Piscinas Municipais, será inaugurada no dia 1 de Março de 2008 às 11h30, pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Idália Moniz. Este novo espaço, está integrado no ponto focal do Programa "Trancoso Cidade Amiga das Crianças". Também no sábado, às 15h30, a referida Secretária de Estado participará na 2ª cerimónia de entrega de diplomas do nível básico (9º ano), a mais alguns adultos do Centro Novas Oportunidades da EPT. Recorde-se que o CNO da EPT conta já com amis de 1300 adultos inscritos, nos niveis básico e secundário.
Uma hora depois, a governante efectuará uma visita à V Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, que a partir de amanhã decorre em Trancoso.

Portal de Trancoso

Aluno com detonadores não deverá ser suspenso

O caso do aluno a quem foram apreendidos dois detonadores explosivos é analisado hoje no conselho pedagógico do agrupamento de escolas de Trancoso (AET). O aluno, que o AET considera "problemático", está a ser acompanhado pelo conselho pedagógico e uma eventual suspensão estará posta de parte. A Guarda Nacional Republicana (GNR) prossegue as investigações, que já permitiram identificar um ex--aluno do AET que também tinha na sua posse oito detonadores e apreender 908 detonadores a um agricultor com relações de proximidade aos dois rapazes envolvidos. O agricultor e o ex-aluno, um jovem de 17 anos, foram entretanto constituídos arguidos e aguardam em liberdade o desenrolar do processo.Emanuel Simão, presidente do conselho executivo do AET, diz que o aluno de 15 anos, "é considerado problemático e frequentava um curso especial de formação em carpintaria para obtenção do equivalente escolar". Terá contado a um colega que "tinha detonadores na mochila" e foi este colega quem "alertou o director de turma, que veio a confirmar a existência dos explosivos e alertou a GNR". O aluno terá confessado à GNR que "quem lhe deu o material foi um antigo aluno a quem foram apreendidos oito detonadores". Como os cursos especiais de formação dispõem de regras próprias e "o que se pretende é evitar o abandono escolar", as penas podem passar por tarefas de limpeza ou reparações. A investigação da GNR, que ainda está em curso, identificou "um agricultor de 57 anos, residente em Rio de Mel, e que estava na posse de 908 detonadores usados em pedreiras, mas que não soube explicar a sua posse", disse ao DN Cunha Rasteiro, da GNR da Guarda.



Amadeu Araújo-Viseu / Diário de Notícias