sexta-feira, 27 de junho de 2008

Trancoso - Festa da História, 28 e 29 Junho

A sétima edição da Festa da História em Trancoso realiza-se durante dois dias (28 e 29 de Junho) na zona nobre da antiga vila de Trancoso. À semelhança dos anos anteriores há vários espaços dedicados às tendas de artesanato, tabernas, tendas militares e de ofícios medievais, com animação de folgedos, danças, torneios de armas, bobos, saltimbancos e desfiles. E ainda a rememoração do casamento real de D. Dinis e Isabel de Aragão.
O cerimonial de abertura acontece no sábado, pelas 14 horas, com a visita dos Fiscais e Meirinhos às diversas tendas. Uma hora depois começa o cortejo régio pelas praças do burgo, com a recepção D´El Rei D. Dinis a D. Isabel de Aragão, seguindo-se um torneio de armas na Praça Principal e representação da lenda de “João Tição”. E ainda, o toque a rebate e recrutamento de homens para a defesa do Burgo; assédio e assalto ao burgo por tropas castelhanas, bem como, o resgate do burgo por uma mesnada conduzida pelo próprio Rei D. Dinis. Às 20h30 realiza-se a Ceia Medieval no Largo Padre Francisco Ferreira, «com bailias e folias no terreiro do mercado» segundo o programa.
No domingo, às 14 horas, repete-se o cortejo régio pelas ruas de Trancoso, seguindo-se o esposamento e bodas de D. Dinis e D. Isabel de Aragão, entre outros episódios da história, como o auto dos Histriões e corridas de carroças ou o torneio de armas e investidura de novos cavaleiros. A festa termina com o Juízo Eclesiástico às 21 horas.
O evento é organizado pela Trancoso Eventos e conta com o apoio da Escola Profissional de Trancoso, Raia Histórica, Câmara Municipal de Trancoso e outras associações do Concelho.

Trancoso Eventos EM / Guarda.pt

Bombeiros da região apoiam aumento de 20 cêntimos por quilómetro

Actualização do subsídio para o transporte de doentesO montante da actualização vai ser decidido hoje numa reunião entre a Liga dos Bombeiros Portugueses e o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro
As corporações de bombeiros da Beira Interior estão ao lado da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) na exigência de uma actualização do subsídio concedido para o transporte de doentes pelo Ministério da Saúde, motivado pela subida do preços dos combustíveis. O apoio actual, que não sofre alterações há dois anos, é de 40 cêntimos por quilómetro. A LBP defende uma actualização do preço, no mínimo, para 60 cêntimos por quilómetro.
“Estamos inteiramente em sintonia com a LBP”, disse ao Diário XXI António Antunes, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, considerando que “o aumento em mais 20 cêntimos é o mínimo que podemos aceitar”. Na quarta-feira, após uma reunião com a ministra da Saúde, Ana Jorge, o presidente da LBP, Duarte Caldeira, sustentou que existe “aceitação pelo Ministério da Saúde da necessidade de fazer incidir sobre o preço do quilómetro uma actualização que compense o aumento dos preço dos combustíveis”.

António Antunes avança que o custo real do transporte “ronda os 80 cêntimos por quilómetro”, sendo a diferença em relação ao subsídio estatal “é paga com o esforço dos voluntários que fazem o trabalho de profissionais”.António Antunes, também comandante dos Bombeiros Voluntários do Fundão, está expectante em relação à reunião que decorrerá hoje entre a LBP e o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, onde o montante da actualização será decidido. Entretanto, recorda que “o Governo deu aos empresários a indicação de que os custos inerentes ao aumentos do preço dos combustíveis deveriam ser imputados aos clientes finais” e, na perspectiva do transporte de doentes “o Ministério da Saúde é o cliente final dos bombeiros”. “Deviam ser coerentes e aplicar o que recomendam aos outros”, acrescenta.

Também Gil Barreiros, presidente interino da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, defende que “o Estado tem dois pesos e duas medidas, uma para os outros e outra para ele próprio”. Porque se trata de “um serviço social, em que quem sofre ficaria sem resposta, uma forma de protesto firme pelos bombeiros está posta de parte”, no entanto, “todas as corporações estão muito aflitas, já que garantem um serviço essencial com gastos altamente deficitários”. Os presidentes de todas as federações de bombeiros reúnem-se na segunda-feira, em Santarém, onde irão aceitar ou não os resultados das negociações com o Ministério da Saúde.
Caso aceitem, a actualização deverá entrar em vigor a 1 de Julho.
Diferentes patamares mínimos
Questionado sobre a possibilidade de o Ministério da Saúde acolher a proposta de 60 cêntimos, Duarte Caldeira disse que a actualização será feira tendo em conta a "capacidade orçamental" do Ministério, tendo o transporte de doentes "uma incidência muito forte". "Nós (LBP) temos um patamar mínimo e o Ministério da Saúde tem outro. Temos que aproximar os dois e chegar a um acordo razoável", sublinhou, acrescentando que aos bombeiros não interessa um ajuste qualquer.

Diario XXI / Lusa

Mêda destaca-se no ranking por não ter recorrido a empréstimos

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas apresentou o Anuário dos Municípios Portugueses de 2006.
Castelo Branco é a Câmara da região com a gestão financeira, económica e patrimonial mais equilibrada, de acordo com o ranking global que consta do Anuário dos Municípios Portugueses de 2006, apresentado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) na semana passada. A Câmara da Mêda destaca-se, por seu turno, por figurar na lista dos municípios que não recorreram a empréstimos bancários em 2005 e 2006. Em matéria fiscal, Figueira de Castelo Rodrigo sobressai, ao aparecer no 16º posto do ranking dos 35 municípios com menor peso de receitas de impostos e taxas por habitante.

Neste ponto, são vários os municípios da região que têm direito a uma referência, como Vila Nova de Foz Côa (19º lugar), Manteigas (25º) e Aguiar da Beira (35º). De resto, também as receitas com pessoal foram analisadas pela CTOC. Castelo Branco (6º lugar), Covilhã (10º), Aguiar da Beira (11º), Pinhel (16º), Vila Nova de Foz Côa (21º), Fundão (22º) e Sabugal (33º) são das Câmaras cujo peso nas despesas totais com pessoal é menor. Ao invés, Celorico da Beira é a 15ª autarquia na lista dos municípios onde esse item tem mais peso.
Já Aguiar da Beira aparece no rol das 35 Câmaras com maior rácio receitas liquidadas/receitas totais, embora tenha alcançado apenas a 32ª posição. No lado oposto (menor rácio) estão muitas das Câmaras da região: Fundão (7ª), Covilhã (12ª), Seia (13ª), Celorico da Beira (15ª), Penamacor (18ª), Guarda (21ª), Mêda (27ª), Trancoso (33ª).

A Câmara da Guarda, refere o anuário, tem um saldo global ou efectivo positivo na base de caixa (diferença entre as receitas efectivas e as despesas efectivas) da ordem dos 7,2 milhões de euros. Valor que garante à autarquia o 19º lugar da tabela a nível nacional. No 21º posto aparece Castelo Branco, com 6,8 milhões e em 28º lugar a autarquia de Seia, com 5,4 milhões.
No estudo, foi ainda tido em conta o saldo primário ou efectivo positivo na base de caixa (diferença entre a receita efectiva e a receita primária – que se calcula excluindo os juros da despesa efectiva). Feitas as contas, a Guarda aparece na 21ª posição, com 7,8 milhões de euros. Surgem depois as autarquias de Castelo Branco e Seia, nos 24º e 26º lugares, com 6,8 e 6,3 milhões de euros, respectivamente.

O Interior / Guarda.pt

Seia, Mêda e Trancoso recebem apoio para melhorar parque escolar

No âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013
Com as presenças dos ministros da Educação e Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, os acordos foram assinados, ontem, em Ansião
A construção do Centro Escolar de Seia, o melhoramento do Centro Escolar de Mêda e a construção de um bloco de salas de aulas para o 1º Ciclo, na Escola Básica Integrada de Trancoso, fazem parte de um conjunto de acordos celebrados, ontem, para a construção ou remodelação de 33 centros escolares na região Centro, localizados em 23 municípios, ao abrigo do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013.
A cerimónia, representa um investimento global de 65 milhões de euros, que tem uma comparticipação de 33 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Os valores que cada um dos municípios vai receber para as empreitadas não tinham sido revelados até ao fim da tarde de ontem. Os protocolos, firmados em Ansião, contaram com as presenças de Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, e Francisco Nunes Correia, titular da pasta do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) esclarece que estes apoios visam requalificar ou construir de raiz “edifícios escolares dotados de elevada qualidade arquitectónica e funcional que possibilitem um eficaz reordenamento da rede educativa e contribuam para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos”, em nota enviada às redacções.A CCDRC garante ainda que este pacote de apoios é apenas um dos vários conjuntos de verbas para a remodelação da rede de equipamentos escolares.
Entretanto, está aberto, até ao próximo dia 27, o quarto concurso para a “Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar”, integrado no Eixo Prioritário III “Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-Regionais”, ao qual só se podem candidatar municípios cuja Carta Educativa se encontre devidamente homologada pelo Ministério da Educação.Quatro objectivos centrais- Construir, ampliar ou requalificar escolas básicas que integrem, preferencialmente, o 1º Ciclo e a Educação Pré-Escolar, no sentido de criação de Centros Escolares;
- Eliminação de todos os regimes de funcionamentos duplos;
- Progressiva suspensão do funcionamento de escolas do 1º Ciclo de dimensões reduzidas, designadamente aquelas com menos de 20 alunos;
- Eliminação de todos os edifícios de construção precária, nomeadamente pavilhões pré-fabricados.

Diario XXI

Trancoso - Encontro de Idosos

O parque municipal de Trancoso foi palco esta quinta feira do 8º encontro intergeracional do distrito da Guarda.
A iniciativa organizada pela União das Instituições de Solidariedade Social da Guarda juntou mais de duas centenas e meia de idosos e crianças que ao longo do dia conviveram de uma forma salutar e alegre participando nas varias actividades ludico-culturais organizadas para o efeito.
Na hora de regressar a casa Virgilio Arderius, presidente da direcção da UIPSS, disse em declarações a Bandarrafm que o encontro de Trancoso tinha sido um verdadeiro sucesso quer na forma como tinham sido recebidos quer pela participação dos idosos e crianças das 11 instituições dos vários concelhos do Distrito.

BandarraFm

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Idosos mostram o que fazem na "ActivaIdade"

Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008
Com a chegada do período de férias, 150 idosos de Aguiar da Beira que frequentam a iniciativa "Seniores em ActivaIdade" vão prestar mostrar o que aprenderam durante o ano, na actividade.
A festa de encerramento realiza-se hoje no Sr. dos Caminhos, a partir das 10h00, para que trinta minutos depois se dê início aos ateliês desportivos, refere um comunicado daquela Câmara. Uma hora e meia depois, há uma demonstração de “Ginástica Sénior”. Ao meio-dia realiza-se uma missa comemorativa do projecto "Seniores em ActivaIdade", ao que se segue um almoço convívio.

A diversão continua à tarde, com um bailarico, a partir das 13h30, estando marcado para uma hora depois o regresso a casa.
O "Seniores em ActivaIdade" foi criado em 2006, pela Câmara de Aguiar, e visa "proporcionar a toda a população sénior do concelho, um programa de actividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas, de modo a promover uma melhoria substancial da qualidade de vida dos munícipes criando hábitos de vida saudáveis e facilitando a existência de contextos sociais positivos", refere a autarquia.

Diario XXI

Feira de S. Bartolomeu 2008...

A edição deste ano da Feira de São Bartolomeu - Expo Raia 2008, realiza-se de 14 a 24 de Agosto, sendo como habitualmente organizada pela AENEBeira-Associação Empresarial do Nordeste da Beira, com sede em Trancoso, pelo Município de Trancoso e Empresa Municipal Trancoso Eventos, contado com o apoio da Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento Rural, Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, entre outras entidades.

Na edição deste ano vão passar pelo palco da feira, o Grupo Sol na Eira (dia 14), Ana Malhoa (15), Tony Carreira (16), Nameless + EZ Special (17), Quinteto Zé-Zé Fernandes (18), Mickael Carreira (19), Quim Barreiros (20), Tributo a Bob Marley (21), Anjos (22), Jorge Palma (23) e no último dia (24 de Agosto) à tarde Folclore e Samba e à noite no palco da feira os Grupos Pedrinhas da Calçada + Prós & Contras.

Este ano, nos dias 14, 18, 21 e 24 a entrada no recinto da feira é gratuita, também na hora dos espectáculos.
A Feira de São Bartolomeu - ExpoRaia 2008, o maior evento do género da região do Interior da Beira, conta com exposições de actividades económicas, artesanato, maquinaria industrial e agricola, diversões, tasquinhas típicas representativas das tradições regionais e praça de espectáculos, mostrando a dinâmica de um certame que conseguiu resistir e superar o peso de séculos de história e tradição.

AENEBEIRA / Portal de Trancoso

terça-feira, 17 de junho de 2008

Buzinão em Seia, Foz Côa e Guarda

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos decidiu protestar e realizar em todo o País, no próximo dia 17 de Junho, pelas 17h30, um grande Buzinão contra o aumento dos combustíveis e taxas de juro.
«Isto não pode continuar! - com cada vez mais dificuldades para os trabalhadores e os lucros sempre a crescerem para a banca, as gasolineiras e os grandes interesses» refere o comunicado.
Desta forma, o MUSP do distrito da Guarda apela aos cidadãos que manifestem o seu descontentamento participando activamente nesta iniciativa.
Assim, na Guarda, a concentração está marcada para o Mercado Municipal até ao Governo Civil, em Seia no Parque da Central de Camionagem e em Vila Nova de Foz Côa no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Guarda.pt

Delphi despede 350 trabalhadores até Agosto

As cartas de despedimento de 350 trabalhadores da Delphi , na Guarda, deverão chegar nos próximos dois meses, período em que estará concluída a encomenda temporária feita pela Fiat da Roménia, que adiou as dispensas durante algum tempo.
Em declarações à rádio TSF, José Ambrósio, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas, explicou que os trabalhadores aguardam a conclusão do projecto para que os despedimentos aconteçam, manifestando a esperança de que, até à altura, “venha algo de novo para que os despedimentos não se sucedam e a empresa continue a laborar”.
O sindicalista deu ainda conta do alheamento do Governo e da Câmara da Guarda face ao futuro da empresa, lamentando que, à excepção dos períodos eleitorais, ninguém se tivesse preocupado com os trabalhadores.

Correio da Manhã

sábado, 14 de junho de 2008

Tree Parade 2008 - 3º Lugar para Trancoso

O projecto "Recursos@florestaviva", apresentado pela Escola Secundária com 3º ciclo Gonçalo Anes Bandarra de Trancoso, conquistou o terceiro prémio da categoria 2 do concurso "Tree Parade 2008".
A árvore criada pela escola da cidade tem na copa várias peças do um puzzle pintadas e preenchidas com diversos temas:

Destruição dos recursos da floresta pelos fogos florestais;
A importância da floresta enquanto produtora de oxigénio e consumidora de dióxido de carbono (representação de moléculas destes dois gases);
Recursos alimentares fornecidos pela floresta (ex. cogumelos, pinhões, etc.);
Produção de resina e derivados;
Distribuição da massa florestal no território português;
Caça;
Poluição dos recursos da floresta;
Energias alternativas exploradas na zona (eólica);
Biodiversidade;
Desflorestação para pastagens;
Apicultura.

O tronco tem fundo castanho e sobre este estão pintados círculos com imagens de seres vivos da floresta, representando o ecossistema-floresta.
Este concurso foi promovido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), no âmbito da sensibilização da população escolar na luta contra os incêndios.

Nesta edição participaram cerca de 8.000 alunos de escolas de todo o país. Depois da exposição do Terreiro do Paço, em Lisboa, as árvores criadas podem ser vistas no Parque da Cidade (Porto) até dia 22.
A mostra passará por Coimbra, no Parque Verde do Mondego, entre 25 de Junho e 10 de Julho, terminando a itinerância no centro histórico de Évora, entre 12 a 27 de Julho.
Nesse mês, de 7 a 17 de Julho, terá lugar uma votação e um leilão online com todas as árvores criadas. Do valor angariado, 50 por cento reverterá a favor das escolas, enquanto o restante será destinado a projectos de reflorestação, limpezas de mata e prevenção de incêndios.

Portal de Trancoso / O Interior

sexta-feira, 13 de junho de 2008

SANTO ANTÓNIO - Carnicães


13, 14 e 15 de Junho

FESTA DE SANTO ANTÓNIO

Carnicães

DIA 13 Sexta Feira
21h00 - Missa seguida de procissão

Dia 14 Sábado
08h30 - Chegada da Banda Filarmónica de Ceira (Coimbra)
11h00 - Missa seguida de procissão
15h00 - concerto da Banda Filármonica
17h00 - Tuna de S. Martinho (Arganil)
22h00 - Grandioso Baile com o Grupo Musical Kayane
Dia 15 Domingo
11h00 - Missa Dominical
15h00 - Actuação da Tuna de Coimbra
17h00 - Encontro de concertinas
22h00 - Grandioso Baile com o Grupo Musical Jackpot.

BandarraFm

terça-feira, 10 de junho de 2008

Região sofre impactos da greve dos transportadores

Empresários de Vilar Formoso preocupados com paralisação que começa hoje
Todos os dias passam cerca de 3.000 camiões num dos principais locais de atravessamento da fronteira com Espanha, localizada no concelho de Almeida. A greve vai trazer “elevados prejuízos”

O sector dos transportadores internacionais está a partir de hoje em greve, estando prevista a paralisação de camiões em todo o País. Um dos locais que vai sentir especialmente o efeito do protesto é Vilar Formoso, pois é neste local do concelho de Almeida que se situa o ponto de passagem de fronteira com Espanha mais frequentado do território nacional, com cerca de 3.000 viaturas pesadas de mercadorias a transpor diariamente o ponto, onde estava instalado, até 1998, o posto aduaneiro.

Alguns empresários do sector dos transportes sedeados em Vilar Formoso não escondem as preocupações face à decisão tomada no sábado em virtude de várias reclamações junto do Governo, inflamadas pela alta dos preços dos combustíveis.
José Luís Marques, administrador e director da empresa Transportes Tabuado S.A., disse à Agência Lusa que a situação "vai trazer implicações" para a economia nacional, "porque já existem muitas dificuldades no sector".
"Uma paralisação vai complicar ainda mais" a situação das transportadoras, admitiu o administrador da empresa que tem uma frota de 35 camiões que circula pelos vários países da Europa. Com uma situação de conflito "vamos ter algumas dificuldades nas saídas [dos camiões de Portugal para a Europa] e no regresso".

Enquanto o protesto se mantiver garante que "o prejuízo vai ser evidente" para a empresa sedeada em Vilar Formoso.Aos seus motoristas foi aconselhado "que não tenham atitudes de repressão nem recorram a percursos alternativos" no caso de serem surpreendidos com bloqueios nas estradas. "Tentar forçar bloqueios não", é a mensagem que José Luís Marques está a transmitir aos motoristas da sua firma.

COM OS CAMIÕES PARADOS HÁ SEMPRE PREJUÍZO

Outro empresário do sector, Victor Santos, despachante oficial em Vilar Formoso e gerente da empresa Intertir – Transportes Internacionais Lda., disse à Lusa que "com os camiões parados há sempre prejuízo". Admitiu que a situação vai originar "atrasos na entrega de mercadorias e no recebimento". A "falta de movimento" na circulação de mercadorias é mais preocupante "para os importadores, porque o País vive da importação", observou. Victor Santos disse, ainda, que o seu balcão de despachos ficará sem movimento, porque "não há despachos para as mercadorias que vêm de países que precisam de despacho alfandegário".

Diario XXI

Fábrica de confecções fecha as portas “sem explicação”

Desemprego para 60 pessoas, em Pinhel
A unidade de produção de camisas encerra 10 meses depois de iniciar a laboração. Empresa tinha sido apoiada em 240.000 euros segundo a autarquia

Uma fábrica de confecções, instalada há cerca de dez meses em Pinhel, cessou quinta-feira a sua actividade, lançando 60 operários para o desemprego, disse à Agência Lusa o presidente da Câmara local. Segundo António Ruas, a unidade de produção de camisas cessou a sua actividade "de um momento para o outro, sem que nada fizesse prever uma situação destas". "Fiquei surpreendido", admitiu, recordando que a fábrica estava a laborar em instalações cedidas pelo empresário do concelho António José Baraças e que dispunha de "instalações, água e electricidade gratuitas".

A instalação da fábrica, há menos de um ano, tinha sido apoiada "com uma verba de 240.000 euros, ou mais, de ajudas, não só por parte do empresário António José Baraças como do próprio Centro de Emprego e Formação Profissional de Pinhel". Perante as ajudas disponibilizadas, António Ruas confessa que "não se percebe porque é que não havia condições para a fábrica laborar", referindo que o empresário apenas disse "às senhoras que a fábrica não trabalharia mais a partir daquele momento".A decisão surpreendeu o autarca, que esteve reunido, na sexta-feira, com António José Baraças (o dono das instalações fabris) e com o director do Centro de Emprego de Pinhel. "Ficámos todos perplexos e surpreendidos, porque não encontramos nenhuma explicação plausível", frisou, indicando que para o encerramento da fábrica haverá "outra explicação que deve ser apurada pelas pessoas que apoiaram a laboração da fábrica".


AUTARCA REPUDIA SITUAÇÃO

O presidente da Câmara de Pinhel repudia a situação, considerando que "são menos 60 postos de trabalho, que desaparecem de um momento para o outro, sem qualquer explicação". Indicou que o empresário possui outra unidade fabril em Vila Franca das Naves (Trancoso) e que apostou em Pinhel pela necessidade de "aumentar a produção", porque "tem colocação do seu produto no mercado". "Não se vislumbravam dificuldades financeiras" para o fecho da fábrica, referiu.No desemprego ficam 60 mulheres que, segundo o autarca, terão direito a subsídio de desemprego, proporcional ao período de tempo em que trabalharam na empresa. Contudo, realçou que as trabalhadoras "oficialmente não têm conhecimento do despedimento" e que, por enquanto, "não podem dar seguimento ao processo" com vista à obtenção do subsídio de desemprego. António Ruas indicou que o empresário "não retirou a maquinaria da fábrica, mas retirou todo o produto confeccionado".

Mais um rombo, depois da Rohde
A situação criará problemas sociais no concelho de Pinhel, que em Abril de 2006 sofreu "um grande rombo" com o encerramento da fábrica de calçado Rhode, que empregava cerca de 400 pessoas. "Estávamos com alguma expectativa de minimizarmos o que aconteceu com a Rhode, mas com esta situação é mais uma machadada, porque mais pessoas ficam sem emprego", disse António Ruas. Assegurou ainda que por parte da Câmara de Pinhel "tudo será feito para minorar este problema", embora reconhecendo que ainda não sabe como.

Diario XXI

terça-feira, 3 de junho de 2008

Trancosos - Centro Cultural

6 e 7 de Junho
UMA NOITE NA BIBLIOTECA - Centro Cultural de Trancoso

Leitura de histórias, jogos, desenhos, projecção de filmes e música. Dormida na Biblioteca do Centro Cultural de sexta-feira para sábado, com pequeno almoço.Número máximo de 15 crianças entre 6 e 11 anos.


Inscrições: Biblioteca do Centro Cultural
Telef: 271 829 300

Trancosos Eventos Em / BandarraFm

Criança atropelada ao sair de autocarro escolar

Um rapaz de 11 anos ficou gravemente ferido ao ser atropelado por um automóvel em Touça, localidade do concelho de Vila Nova de Foz Côa, ao sair de um autocarro escolar, disse à Agência Lusa fonte médica.
O acidente aconteceu ao final da tarde de quinta-feira, tendo a vítima sido inicialmente transportada pelos bombeiros locais para o Centro de Saúde de Foz Côa. Após ter sido assistida, no local, a criança foi transferida de helicóptero para o Hospital de S. João, no Porto, como referiu o médico de serviço.
Segundo a fonte, a criança apresentava um traumatismo crâneo-encefálico, estava inconsciente e o seu estado era considerado "reservado".
"Um traumatismo crâneo-encefálico é sempre grave", disse o clínico à Lusa, adiantando que a evacuação por helicóptero, foi efectuada pelas 19h30.
O comandante dos bombeiros voluntários de Foz Côa, Aníbal Carvalho, referiu que o rapaz "seguia no autocarro escolar e ao sair foi atropelado" por um automóvel ligeiro "num local onde a estrada é muito estreita".
O atropelamento deu-se pelas 17h58 e a GNR do posto de Freixo de Numão, que esteve no local, tomou conta da ocorrência e identificou o condutor do veículo que atropelou a criança, disse fonte policial. Os bombeiros de Foz Côa estiveram no local do acidente com uma viatura e três homens, indicou o Centro Distrital de Operações e Socorro da Guarda.

Diário XXI

Câmara de Celorico é a mais lenta a pagar facturas na Beira Interior

Celorico da Beira é o município que demora mais tempo a pagar a fornecedores enquanto a Câmara de Castelo Branco é a mais cumpridora no conjunto dos 25 municípios da Beira Interior, de acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), na sexta-feira.
Os dados constam da actualização da lista do prazo médio de pagamento, registado por autarquia no final do quarto trimestre de 2007. A Câmara de Celorico da Beira demora, em média, 749 dias a pagar os serviços que lhe são prestados e os bens que lhe são fornecidos – em termos nacionais, o recorde pertence a Silves, com 1.154 dias. A autarquia liderada pelo socialista José Monteiro surge assim na liderança dos municípios mais incumpridores na lista actualizada pela DGAL, em termos regionais. No primeiro relatório, apresentado a 30 de Abril e relativo ao terceiro trimestre do ano passado, Celorico da Beira não integrava o ranking, pois não entregou a documentação que permitia os cálculos.
No primeiro relatório, a Câmara da Covilhã surgia no 12º lugar caindo agora para o 20º posto, mantendo, porém, o mesmo prazo de 382 dias.

FUNDÃO ENTRA NO RANKING
Depois da Covilhã, surgem os municípios de Trancoso (305 dias), Fornos de Algodres (290), Seia (171) e Fundão, com 162 dias. O município liderado pelo social-democrata Manuel Frexes foi outro dos que não integrou o primeiro relatório, por não ter fornecido a documentação necessária.
Ainda assim, o prazo avançado pela DGAL é superior aos quatro meses de prazo médio de pagamento calculado por Carlos São Martinho, vice-presidente da Câmara do Fundão, em declarações ao Diário XXI, a meio do mês. A Câmara da Sertã, liderada pelo socialista José Paulo Farinha figura entre os oito municípios que, segundo a DGAL, continuam ainda sem fornecer dados necessários aos cálculos.
A 22 de Fevereiro entrou em vigor o programa governamental "Pagar a Tempo e Horas", destinado a reduzir os prazos de pagamento a fornecedores de bens e serviços pelas entidades públicas.

Ao abrigo do programa, que estabelece como meta de longo prazo um período médio de pagamento entre 30 a 40 dias, as regiões autónomas e os municípios poderão contratualizar empréstimos de médio e longo prazo, "financiados maioritariamente por instituições de crédito e, maioritariamente, pelo Estado, através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças". Os empréstimos destinam-se a substituir a dívida comercial através da afectação dos fundos ao pagamento de dívidas a fornecedores.
Diário XXI