quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Foz Côa investe sete milhões em estrada

A estrada entre Foz Côa e Almendra vai ser requalificada num investimento total de sete milhões de euros para melhorar uma via com interesse turístico e económico para a região. o troço de 17,5 quilómetros da Estrada Nacional 332 (EN332) irá ser sujeito a obras de beneficiação num projecto que deverá estar concluído no final de 2009.
O concurso público foi já aberto e as propostas têm de ser entregues até 7 de Outubro para a obra que deverá estar pronta durante um ano.

Em comunicado, o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Emílio Mesquita, mostrou-se satisfeito com o anúncio do concurso para uma obra decisiva para a região. 'Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes vias de acesso ao concelho. Por essa via nos ligamos mais rapidamente a Espanha e consequentemente à Europa', explicou o autarca.
Nesse sentido, 'desde o início do nosso mandato autárquico, tenhamos procurado sensibilizar o poder central para a necessidade de melhorar esta estrada', acrescentou Emílio Mesquita. No seu entender, 'é portanto mais uma conquista do concelho, nesta luta contínua pelo desenvolvimento'.

As povoações de Almendra, Castelo Melhor e Orgal de Foz Côa, só a partir da segunda metade da década de 70, ficaram ligadas à sede de concelho, em Vila Nova de Foz Côa, trocando a ‘balsa’ do rio por uma nova ponte rodoviária.
Este troço melhora também a ligação entre os concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo mas também é mais uma etapa de uma nova ligação a Espanha, com a futura construção da estrada Almendra - Barca d’Alva. Foz Côa vê a ligação viária a Almendra como uma das mais importantes.

Diario XXI

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sucesso marca Feira de São Bartolomeu 2008

A estimativa da organização da Feira de São Bartolomeu de Trancoso é que tenham visitado o evento, ao longo dos seus dez dias, 150.000 pessoas, considerando, por isso, que este é 'um dos principais certames de cariz económico e social das Beiras e mesmo do País', Entre os dias 14 e 24, as entidades promotoras, AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira e TRANCOSO EVENTOS – Entidade Empresarial Municipal, levaram a cabo a 735 edição do certame que foi instituído a 8 de Agosto de 1273 por Carta Régia de D. Afonso III.
Em jeito de balanço, António Oliveira, presidente da AENEBEIRA, considera que 'os objectivos de promoção do tecido empresarial, de comércio e serviços do concelho de Trancoso e mesmo da região foram conseguidos',
A edição deste ano teve a presença de 175 expositores em mais de 250 espaços, ocupando uma área total de 32.000 metros quadrados num recinto, incluindo o Pavilhão Multiusos, em que estiveram instalados dois restaurantes e cinco 'tasquinhas', 60 espaços de artesanato, sectores de automóveis novos e usados, bazares, maquinaria agrícola, máquinas industriais, para além de 92 stands com os mais diversos produtos e serviços, diversões e zona de espectáculos.
O programa encerrou no domingo com a apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal em São Paulo (Brasil).
A secular feira 'viria a influenciar e ser modelo na criação de outras em Portugal, entre as quais a de São Mateus, em Viseu e constitui um dos principais cartazes sociais, culturais, recreativos e económicos da Beira Interior', sustentam os organizadores. Os organizadores da Feira estão satisfeitos com o número de visitantes .

Diario XXI

Trancoso - Muita GNR,pouca segurança...

Júlio Sarmento acha que são feitas mais fiscalizações naquele concelho do que noutros e que, mesmo assim, reina a insegurança .

O presidente da Câmara de Trancoso está 'muito preocupado com o carácter persecutório de um Estado quase policial com que os mercados e feiras de Trancoso são tratados', Numa nota enviada aos órgãos de comunicação, Júlio Sarmento justifica esta acusação com diversas operações da Guarda Nacional Republicana (GNR) e que 'apesar de tanta polícia, continuava-se a viver um clima de insegurança como aconteceu com os casos dos assaltos aos ourives que fazem o mercado de Trancoso', realizado às sextas-feiras.

A acusação é apontada ao Estado, mais propriamente ao Ministério das Finanças, que age por intermédio da GNR e das acções de fiscalização que faz. A crítica surge depois de nos dias 20 e 21, terem sido feitas duas acções de fiscalização na Feira de São Bartolomeu: uma aos organizadores e a segunda aos comerciantes e expositores presentes no certame. '

Esta atitude estranha-se, tanto mais que outras Feiras de Artesanato na região, bem menos significativas, não têm sido alvo de qualquer fiscalização por parte do Ministério das Finanças. Consideramos que a actuação das várias entidades de fiscalização e repressão já identificadas é politicamente dirigida aos mercados e feiras de Trancoso, visando combater a vitalidade e competitividade deste mercado', conclui o autarca.
'NÃO HÁ PERSEGUIÇÃO ÀS GENTES DE TRANCOSO
Contactado pelo Diário XXI, o major José Machado da GNR da Guarda, que coordena o grupo territorial de Trancoso, afirma que 'não entendo as acusações do senhor presidente', e desmente-as.

'Não há perseguição nenhuma às gentes de Trancoso', garantiu. Segundo este responsável, 'as operações que fazemos lá são as mesmas que fazemos noutros locais, não temos motivos especiais para ir a Trancoso', Aliás, segundo o major José Machado, é efectivamente devido aos assaltos aos ourives que ocorreram no último ano que 'reforçamos o policiamento, no sentido de aumentar a segurança tanto aos comerciantes como a clientes',

Mas ressalva: 'Se estamos lá e vimos infracções temos de as referenciar, não podemos calar e deixar passar como se não as tivéssemos visto', Especificamente sobre a operação feita à Feira de São Bartolomeu, o major justificou: 'O que fizemos foi procurar artigos de contrafacção e falsificação de meios audiovisuais. É uma operações normal em feiras e mercados', assegurou ao Diário XXI.

Liliana Machadinha / Diário XXI

Torneio Internacional Juniores Guarda 2008

A Cidade da Guarda foi palco de mais um torneio internacional de Juniores o Guarda 2008, que decorreu de 22 a 24 de Agosto e que envolveu das melhores equipes Espanholas e portuguesas bem como de uma participação Angolana do 1º de Agosto.

De Espanha estiveram presentes o Atlético de Madrid o Real Valladollid e o União Desportiva de Salamanca.
A participação portuguesa esteve a cargo do Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica e a equipe local do Núcleo Desportivo e Social da Guarda Gare.

Um Torneio de grande valor técnico e táctico, já considerado como um dos melhores torneios nacionais da categoria.
Os jogos foram vividos ao máximo e o equilíbrio do resultados foram bem a prova disso.
No primeiro jogo do Torneio o resultado mais desnivelado, quanto aos restantes em 5 deles foi necessário recorrer a marca de grandes penalidades.

O Guarda Unida Sport Clube deu boa conta de si e esteve impecável em termos organizativos, com o senão questionado por as equipes em relação as equipes de arbitragem, que cometeram alguns pequenos erros, mas as nomeações couberam ao conselho de arbitragem da associação de futebol da Guarda, que não podia dispor de alguns árbitros que se encontravam em exames de acesso aos nacionais.

1º de Agosto 5 NDS 0
Salamanca 0 Sporting 0 10/11
Benfica 0 Valladollid 1
Braga 1 Atletico Madrid 0
NDS 1 Benfica 1 3 / 4
Salamanca 0 Atletico de Madrid 1
1º Agosto 0 Valladollid 2
Sporting 2 Braga 1
NDS 0 Salamanca 0 6/5
Benfica 0 Atletico Madrid 0 4/3
1º Agosto 1 Braga 0
Valladollid 0 Sporting 0 2/3

O melhor Jogador do Torneio foi do Valladollid,
o melhor marcador foi do 1º de Maio,
o melhor Guarda-redes do NDS.

Para o ano há mais são as palavras do Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Santos.

Salvador Cabral / BandarraFm

domingo, 24 de agosto de 2008

Côa: Museu com inauguração prevista 15 anos após polémica

O Museu do Côa vai abrir as portas em 2009, quase 15 anos depois da polémica que suspendeu a construção da barragem sobre o Côa devido aos protestos de ambientalistas e especialistas em arte rupestre.

Segundo João Pedro Ribeiro, subdirector do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), o Museu do Côa, encontra-se «em fase adiantada de construção e a sua inauguração está prevista para uma data ainda a definir em 2009», depois de um investimento total de 17,5 milhões de euros.
Em declarações à Agência Lusa, João Pedro Ribeiro salientou ainda que «o museu será o principal ponto de acolhimento do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC)» que tem como «objectivos essenciais divulgar e contextualizar» os achados e «contribuir para a criação de uma dinâmica cultural na região».
O projecto é da autoria de uma dupla de jovens arquitectos portuenses, Tiago Pimentel e Camilo Rebelo, que ganhou o concurso público internacional para a obra ao propor um edifício com 170 metros de altura, simulando uma «gigantesca pedra» de xisto no betão através do recurso a moldes de silicone, uma técnica já usada pelo PAVC para as réplicas arqueológicas.

Segundo o arqueólogo do PAVC Martinho Batista, foram efectuadas apenas quatro réplicas entre as centenas de gravuras encontradas, duas porque estavam submersas e outras por estarem em risco de serem destruídas no próprio habitat.
Já a directora do PAVC, Alexandra Lima, justificou a construção do museu com a «evidente a necessidade de uma estrutura complementar de acolhimento para receber grandes grupos». Agora, é tempo de concluir o projecto do parque e «promulgar o decreto da sua regulamentação», consolidando a sua estrutura funcional.
Por seu turno, Emílio Mesquita, presidente da Câmara de Foz Côa e da Associação de Municípios do Vale do Côa, defende que o museu não deve abrir enquanto não for acertada toda a orgânica envolvida, incluindo a recuperação do troço ferroviário Pocinho - Barca d'Alva.Caso contrário, o museu corre o risco de «falhar irremediavelmente» nos seus objectivos, sustenta o autarca, que quer o envolvimento da população local no projecto.

«Não podemos confiar nas mãos do Estado uma riqueza que diz respeito a todos nós, em especial aos que vivem por cá, para que daí possa surgir desenvolvimento por si só», afirmou o autarca desta região 'entalada' entre os rios Douro e Côa, junto àquela que alguns denominam «fronteira do subdesenvolvimento».
A história deste processo é longa mas teve como ponto alto Outubro de 1995 quando o Governo de António Guterres ordenou a suspensão da construção da mega-barragem na Foz do Côa devido às pinturas rupestres encontradas, entretanto classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade.
Com a identificação de diversos núcleos de gravuras e depois de vários protestos e debate público, nasceu o parque arqueológico que se proclamou como o maior museu do mundo ao ar livre do Paleolítico.

As gravuras são conhecidas desde sempre por pastores locais mas os holofotes nacionais da fama só lhes foram dirigidos depois dos trabalhos do agora IGESPAR, através do arqueólogo Nelson Rebanda, após ter identificado a denominada rocha da Canada do Inferno.
A construção da barragem foi interrompida e a EDP foi indemnizada em muitos milhões de euros mas o esqueleto da obra, ainda inacabada, permanece na paisagem, como marca visível da polémica.
Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Fogo em Meda em fase de rescaldo com 190 bombeiros no local

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de terça-feira no concelho da Meda, distrito da Guarda, entrou em fase de rescaldo às 4h50 de hoje, mantendo-se no terrenos 190 bombeiros, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O incêndio em Pai Penela, Concelho da Mêda, Distrito da Guarda, foi dado como circunscrito às 23h30 horas de terça-feira depois de ter destruído campos de centeio, trigo e milho, vinha e pinhais.
De acordo com a ANPC mantinham-se às 7h00 de hoje no local 190 bombeiros apoiados por 50 viaturas.
O incêndio teve início às 12h51 de terça-feira numa zona de difíceis acessos, o que dificultou a actuação dos bombeiros.
Em declarações terça-feira à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Meda, João Mourato, lamentou os "elevados prejuízos" provocados pelo incêndio, que percorreu várias freguesias.
Pouco tempo antes de o fogo ter sido dado como circunscrito, o autarca contabilizava já "cerca de 450 hectares de pinheiros, mato, vinha e de campos de centeio, trigo e milho" consumidos pelas chamas.
De acordo com a página da Protecção Civil, ao longo do dia de terça-feira registaram-se em Portugal continental 95 fogos florestais, menos 21 que no dia anterior.

Diário Digital / Lusa

Temperatura descem hoje e amanhã

Sete distritos do Interior têm estado com aviso amarelo devido às temperaturas elevadas que ontem chegaram aos 38 graus em Beja e 37 em Castelo Branco e Évora.
O Instituto de Meteorologia prevê para hoje e amanhã uma descida da temperatura máxima.

Os distritos do Interior Norte e Centro têm estado com um risco de incêndio "Muito Elevado" e "Máximo", dependendo dos concelhos. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) mantém o alerta.

Também a radiação Ultravioleta (UV) tem registado um índice "Muito Alto" em Portugal continental, o penúltimo nível da escala.

Diario XXI

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Trancoso - Verão Total RTP

Este Verão, ao longo de 8 semanas, a RTP1 está a desenvolver uma programação diferenciada que pretende, entre outros aspectos, promover determinadas Regiões, cidades ou localidades do País.
Com efeito, de 30 de Junho a 24 de Agosto a RTP1 está a desenvolver este projecto com 43 edições, em 43 diferentes locais, com designação genérica "Verão Total".

No Próximo dia 6 de Agosto, o programa será emitido de Trancoso tendo como cenário a Praça D. Dinis e o largo do Pelourinho.
O Programa terá a duração de 6 horas (10:00 às 13:00 horas e das 15:30 às 18:30 horas), pelo que, todo o trânsito automóvel (incluindo operação de carga e descarga) será cortado, na referida data, na Rua da Corredoura, Largo do Pelourinho e Praça de D. Dinis.
Igualmente não será permitido estacionar no Largo do Pelourinho e Rua da Corredoura a partir das 19:00 horas do dia 5 de Agosto.

Tendo em consideração estas medidas, deverá o comércio local contactar os seus fornecedores no sentido de os mesmos tomarem conhecimento das restrições impostas ao trânsito naquela data.

CM Trancoso / BandarraFm

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Jogos tradicionais dinamizam Vila Franca das Naves

Os IX Jogos Tradicionais do Concelho de Trancoso disputam-se domingo, com organização do da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e da Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves.
A competição começa às 14h00 e está marcada para o Campo de Futebol de Vila Franca das Naves.

O programa prevê a disputa da malha, raiola, pedra, panco, cantarinha, salto a pés juntos, corrida de sacos, corrida de cântaros, porco ensebado e luta de tracção com corda. “São abertos a toda a população”, segundo a organização, que aceita inscrições, no local, até ao início dos jogos.

DXXI / BandarraFm