segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Futebol Distrital - I Divisão

Época 2008/2009
Dia 28/09/2008 – 15H00

1ª Jornada

Resultados:
Celorico 1-2 Aguiar Beira
N. D. S. 1-3 Manteigas
Lageosa 2-0 Trancoso
Vilanovenses 2-2 Meda
Pinhel 2-0 Vila Cortez
Gouveia 0-0 Mileu
Figueira 2-2 Sabugal
Vilar Formoso 0-1 Foz Côa

Classificação :
Aguiar da Beira 3
Manteigas 3
Lageosa 3
Pinhel 3
Foz Côa 3
Vilanovenses 1
Meda 1
Gouveia 1
Mileu 1
Figueira 1
Sabugal 1
Celorico 0
N. D. S. 0
Trancoso 0
Vila Cortez 0
Vilar Formoso 0

BandarraFm / AFGuarda

sábado, 27 de setembro de 2008

Futebol Distrital - Jornada e Nomeações

Campeonato Distrital de 1ª Divisão

Época 2008/2009
Dia 28/09/2008 – 15H00


Celorico X Aguiar Beira – Sérgio Pires
N. D. S.X Manteigas – Renato Gonçalves
Lageosa X Trancoso – Gonçalo Martins
Vilanovenses X Meda – Élio Nascimento
Pinhel X Vila Cortez – António Nevado
Gouveia X Mileu – Rui Fernandes
Figueira X Sabugal – Paulo Brás
Vilar Formoso X Foz Côa – Silvério Sousa

AFGuarda / BandarraFm

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Jornadas Europeias do Património

28 de Setembro - Trancoso

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível gratuitamente ao público.
O IGESPAR IP, enquanto coordenador nacional das Jornadas Europeias do Património, propôs para 2008 o tema “no património… ACONTECE”, visando reforçar o vínculo entre o património cultural e a sociedade, através do envolvimento activo das pessoas e das comunidades com lugares que propiciem o dinamismo e a interacção social

Programa:
15h00 - Palestra: "O contributo da Aequeologia para o conhecimento da História de Trancoso". Oradores: Drª Maria do Céu Crespo e Dr. João Lobão.
15h30 - Palestra: "Caminhada Iniciática de Trancoso para a Nova Era" (Saberes ocultos do património de Trancoso). Oradora: Drª Leonor Frias.
16h00 - Debate
16h30 - Lanche Convívio

Entrada gratuita.

Trancoso Eventos EM

Cinema : Estreias da Semana

Quinta-Feira 25 Setembro 2008

«A Morte de um Presidente»
E se matassem o presidente dos Estados Unidos da América? O realizador Gabriel Range, na resposta a esta pergunta, demonstra um exercício de liberdade notável, manipulando habilmente imagens de arquivo de George Walker Bush, com um fio narrativo à mistura. Centrando-se numa escala que oscila entre o local e o nacional, «A Morte de um Presidente» encena o assassínio de Bush por um cidadão anónimo e os impactos que se repercutem no país...
...Um discurso em Chicago na agenda de George W. Bush assinala o convite do realizador para acompanharmos de perto os bastidores da equipa da Casa Branca e os mecanismos de auto preservação da democracia norte-americana, numa situação desta natureza.Trata-se de um filme que alerta para o mundo de hoje, salientando o valor da responsabilidade individual e a importância da capacidade de medir consequências. Temáticas tão variadas como patriotismo, lealdade, terrorismo, racismo e xenofobia entrelaçam-se com o desenrolar dos eventos.
Seis prémios, entre os quais um Emmy na categoria de melhor filme para televisão (Reino Unido), e uma nomeação compõem a lista de galardões desta obra.
Ficha técnica:
Título: «Morte de um Presidente»
Título original: «Death of a President»
Realização: Gabriel Range
Elenco: George Bush / Dick Chenney (imagens de arquivo),Becky Ann Baker, Brian Boland, Hend Ayoub, Seena Jon, Malik Bader
Género: Crime, Thriller, Cine-documentário
«Espelhos»
Ben Karson já viu melhores dias. Já faz quase um ano que este polícia instável foi suspenso por ter disparado fatalmente sobre outro polícia, o que também contribuiu para o seu alcoolismo, causando o afastamento da sua esposa e filhos e levando-o a mudar-se para casa da irmã. Desesperado por voltar a endireitar a sua vida e unir novamente a família, Carson aceita um trabalho como segurança nocturno nas ruínas de um armazém destruído por um incêndio gigantesco, que ceifou inúmeras vidas inocentes.
Enquanto Carson patrulha os escombros queimados e misteriosos do armazém, começa a aperceber-se de algo sinistro acerca dos espelhos que adornam as paredes do espaço. Reflectidas na superfície brilhante, estão imagens horríveis, que o paralisam...

Ficha Técnica:
Título: «Espelhos»
Título original: «Mirrors»
Realização: Alexandre Aja
Elenco: Kiefer Sutherland, Paula Patton, Cameron Boyce, Erica Gluck, Amy Smart, Mary Beth Peil, John Shrapnel e Jason Flemyng
Género: Terror
«Filhos e Enteados»
Na comédia «Filhos e Enteados», Will Ferrel interpreta Brennan Huff, um adulto de 39 anos que vive com a sua mãe, Nancy, e que apenas trabalha quando lhe apetece. John C. Reilly é Dale Doback, um desempregado de 40 anos, que vive com o seu pai, Robert. Quando Robert e Nancy se casam e vão viver juntos, Brennan e Dale são forçados a conviver como irmãos. Devido ao seu narcisismo e preguiça, a família separa-se, na exacta altura em que os dois já começavam a gostar da sua nova vida.
Assim, Brennan e Dale elaboram um plano para voltar a juntar os seus pais. Para tal, eles criam um laço de amizade muito forte, que talvez os leve, finalmente, a sair de casa.

Ficha Técnica:
Título: «Filhos e Enteados»
Título original: «Step Brothers»
Realização: Adam McKay
Elenco: Will Ferrell, John C. Reilly, Mary Steenburgen e Richard Jenkins
Género: Comédia
Trancoso - Filme em Destaque
De 26 a 29 de Setembro

Cine Auditório Jacinto Ramos
Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h
Domingos - 16:00h
A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão
O aventureiro Rick O'Connell (Brendan Fraser) regressa para combater o ressuscitado Imperador Han (Jet Li), num épico que vai desde as catacumbas da antiga China até aos gélidos Himalaias. Rick é acompanhado nesta nova aventura pelo filho Alex (Luke Ford), a esposa Evelyn (Maria Bello) e irmão dela, Jonathan (John Hannah). Os O''Connell terão de impedir uma múmia com 2000 anos de lançar uma maldição sobre o mundo e colocá-lo, de modo impiedoso, à sua mercê.
Ficha Técnica:
Título original: The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor
De: Rob Cohen
Com: Jet Li, Brendan Fraser, Maria Bello, John Hannah
Género: Aventura
Classificacao: M/12

Supersónico / BandarraFm

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Alicia Keys gostaria de ser a próxima Bond Girl

A norte-americana Alicia Keys confessou que gostaria de ser a próxima Bond Girl. A cantora, que também é actriz, foi a compositora do novo tema do agente secreto britânico em «007 – Quantum of Solace». «Acho que poderia ser a nova Bond Girl», confessou durante uma entrevista ao MTV News, durante o Festival de Cinema de Toronto, quando explicava que o tema que compôs, juntamente com Jack White, dos The White Stripes, «é aquele tipo de música forte, com altos e baixos».
A artista aguçou ainda a curiosidade dos fãs de James Bond, revelando que já tinha visto o filme, admitindo que «nunca tinha visto tantas perseguições de carros, barcos e aviões ao mesmo tempo» e adiantando que ela e White já filmaram o videoclipe de «Another Way to Die».
Na trama, o agente secreto mais famoso do mundo insvestiga a morte de Vesper, por quem se apaixonou em «007 – Casino Royal», exibido em 2006. Algumas cenas da longa-metragem foram filmadas no Chile, Itália, Áustria, além daquelas que foram rodadas em estúdio, no Reino Unido.
O filme será exibido no dia 29 de Outubro, no Festival de Cinema de Londres, noite de lançamento mundial da nova aventura de James Bond, protagonizada por Daniel Craig. As salas de cinema portuguesas, por sua vez, recebem «007 – Quantum of Solace» a 6 de Novembro.

Steven Spielberg doa 68 mil euros para apoiar casamentos gay

O realizador norte-americano Steven Spielberg e a sua mulher, Kate Capshaw, doaram cerca de 68 mil euros para uma campanha contra um referendo que quer proibir os casamentos homossexuais na Califórnia.
Os casamentos homossexuais são legais desde Junho no Estado da Califórnia, nos EUA. No entanto, os seus opositores conseguiram recolher assinaturas suficientes para realizar um referendo que incluiria na constituição daquele Estado o princípio de que só um casamento entre um homem e uma mulher é legal e reconhecido.
O referendo, designado «Proposta 8», realiza-se a 4 de Novembro. «Steven Spielberg é contra a Proposta 8 porque a considera discriminatória e espera que não seja aprovada, já que todos têm os mesmos direitos», afirmou o porta-voz do realizador norte-americano. Na semana passada, o actor Brad Pitt também tinha feito uma doação no mesmo valor a favor da campanha que contraria a «Proposta 8».
Lusa

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Acidentes cortam A23 e A25 durante horas

Perto do Fundão e de Celorico da Beira

As duas auto-estradas que atravessam a região estiveram ontem cortadas devido a acidentes.
No caso da A23, o despiste de um camião, com capotamento, na zona de Fundão manteve a auto-estrada cortada desde a 1h16 da madrugada de domingo durante quase todo o dia, no sentido Sul-Norte, revelaram fontes dos bombeiros e da GNR.
Depois do acidente foi necessário proceder à remoção da viatura, que transportava iogurtes, adiantou uma fonte da Brigada de Trânsito da GNR. Segundo a mesma fonte, o acidente, por causas desconhecidas, deu-se numa curva, numa altura em que o piso estava molhado devido à chuva. Do acidente resultaram ferimentos ligeiros no condutor.

ACIDENTE NA A25 COM UM FERIDO GRAVE
Um indivíduo ficou gravemente ferido após um despiste na A25, ocorrido ontem de manhã, perto de Vila Boa, concelho de Celorico da Beira.
Na sequência do acidente, que se deu às 10h30, o trânsito esteve condicionado na faixa de rodagem no sentido Viseu – Guarda, até à hora de almoço.

Liliana Machadinha / Diário XXI

PJ da Guarda apanha estrangeiro com arsenal

Um ucraniano detido pela PJ, suspeito de criminalidade violenta, ficou proibido de sair da área da residência Segundo Mário Bento, coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, o detido, de 29 anos, ficou sujeito a várias mediadas de coação determinadas pelo Tribunal daquela cidade.
Está sujeito a duas apresentações por semana junto das autoridades policiais, não pode sair da área da comarca de residência (Almeida), foi-lhe apreendido o passaporte, não pode entrar no espaço Shengen e não pode contactar outros indivíduos referenciados no processo, adiantou o responsável.

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda anunciou no sábado a detenção do indivíduo que, segundo o coordenador da Judiciária da Guarda, ocorreu sexta-feira numa zona 'próxima da fronteira', com Espanha, sem especificar qual.
Mário Bento adiantou que o homem foi detido no decorrer 'de uma investigação que a PJ estava a fazer há algum tempo, com alguma complexidade, no âmbito do combate à criminalidade violenta', Durante a operação, a PJ deteve o suspeito e apreendeu 42 detonadores, seis cartuchos de gelamonite, vários metros de fio condutor lento, três armas de fogo, duas armas brancas e mais de 300 munições de vários calibres.
Também foram apreendidos dois telemóveis, um Pocket PC e engenhos perfurantes para imobilizar viaturas. Detonador.
Diversos equipamentos ligados ao uso de explosivos foram apreendidos.

Diário XXI

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cinema : Estreias da Semana

Quinta-Feira 18 Setembro 2008

«Gomorra»

Poder, dinheiro e sangue: são estes os «valores» com que os residentes da província de Nápoles e Caserta se confrontam todos os dias. Praticamente, não têm escolha e são forçados a obedecer às regras do sistema, a Camorra.
Só uns poucos podem sequer pensar em levar uma vida «normal». Cinco histórias são cruzadas, neste violento cenário, ambientado num mundo cruel e ostensivamente inventado, mas profundamente enraizado na realidade.
Ficha Técnica:
Título: «Gomorra»
Título original: «Gomorra»
Realização: Matteo Garrone
Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra, Salvatore Abruzzese, Marco Macor, Ciro Petrone e Carmine Paternoster
Género: Crime/Drama

«Tempestade Tropical»

Ben Stiller, Jack Black e Robert Downey Jr. são os protagonistas de «Tempestade Tropical», uma comédia de acção sobre um gruo de actores egocêntricos, que se propõe fazer o filme de guerra mais caro de sempre.
Depois de os custos dispararem, o estúdio é obrigado a cancelar o filme, mas o frustrado realizador recusa-se a parar as filmagens, levando o seu elenco para as florestas do sudeste asiático, onde encontram vilões verdadeiros.

Ficha Técnica:
Título: «Tempestade Tropical»
Título original: «Tropic Thunder»
Realização: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Jack Black, Robert Downey Jr., Brandon T. Jackson, Jay Baruchel, Danny R. Mcbride, Steve Coogan, Bill Hader, Nick Nolte, Brandon Soo Hoo e Reggie Lee
Género: Acção/Comédia/Guerra

«Bem-vindo ao Norte»

Para fazer a vontade à sua mulher, Julie, que se encontra bastante deprimida, o administrador dos correios Philippe Abrams faz tudo para conseguir transferência para o soalheiro sul de França.
Mas, quando é apanhado a fazer vigarices para conseguir o novo lugar, o castigo não podia ser pior, pois terá de trabalhar durante três anos na estação dos correios de Nord Pas de Calais, uma das regiões mais industriais e frias do país.
Depressa, porém, ele vê-se a passar bons momentos com os amáveis e bem-humorados habitantes do norte, acostumando-se à sua peculiar cozinha e, até mesmo, a aprender o dialecto local, o incompreensível Ch´ti.

Ficha Técnica:
Título: «Bem-vindo ao Norte»
Título original: «Bienvenue Chez Les Ch´tis»
Realização: Dany Boon
Elenco: Kad Merad, Dany Boon, Zoé Félix, Lorenzo Ausilia-Foret, Anne Marivin, Philippe Duquesne, Guy Lecluyse, Line Renaud e Alexandre Carrière
Género: Comédia

Trancoso - Filme em Destaque
De 19 a 22 de Setembro
Cine Auditório Jacinto Ramos
Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h
Domingos - 16:00h

Ficheiros Secretos: Quero Acreditar

O agente Fox Mulder (David Duchovny) continua a sua inabalável missão pela procura da verdade.
Ao seu lado, Dana Scully (Gillian Anderson), a cientista dedicada, céptica e inteligente, mantém-se uma companheira fiel na busca de Mulder.
O filme segue a tradição da série de culto. A verdade anda por aí. Para descobrir a história (e ficar mais perto da verdade?) é preciso ver o filme.

Ficha Técnica:
Ficheiros Secretos: Quero Acreditar
Título original: The X-Files: I Want to Believe
De: Chris Carter
Com: David Duchovny, Gillian Anderson, Amanda Peet
Género: FC
Classificacao: M/16

Supersónico / BandarraFm

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

«Dr. House» torna Hugh Laurie milionário

Hugh Laurie está a subir no ranking dos mais bem pagos no ramo da representação, com o novo contrato de «Dr. House» a estipular os 400 mil dólares (cerca de 280 mil euros) por cada episódio em que participa, anunciou o Hollywood Reporter.
O actor sobe assim ao pódio de Charlie Sheen, pelo seu papel em «Two And a Half Men», e William Petersen, pela personagem que faz em «C.S.I.».

«Dr. House» já valeu dois Globos de Ouro a Laurie, três nomeações para Emmys e um considerável aumento da sua fortuna, apesar do seu salário enquanto médico de diagnóstico egocêntrico e irascível ter começado por ser modesto.
Com o crescente sucesso da série televisiva, no Verão de 2006, o valor recebido pelo artista estaria entre os 250 mil e os 300 mil euros. Agora, além dos 400 mil dólares mensais por episódio, o novo contrato estipula mais de nove milhões de dólares por ano (6,3 milhões de euros).
Laurie, ficará ligado a «Dr. House» e que passará também a ser produtor do programa, e descansem os fãs , para já a serie deve manter-se até 2012.

Diario Digital / BandarraFm

PJ apanha dois assaltantes de posto de combustível

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda anunciou ontem a detenção de dois dos três suspeitos do assalto à mão armada às bombas de gasolina da Repsol, naquela cidade, ocorrido na segunda-feira, por volta das 20h40.Os indivíduos suspeitos foram detidos durante a madrugada nas zonas de Celorico da Beira e Seia, distrito da Guarda, sendo ontem presentes a tribunal para primeiro interrogatório e aplicação de eventuais medidas de coacção.
A PJ apreendeu dinheiro, gorros e armas de fogo que terão sido utilizadas pelos suspeitos.Segundo Mário Bento, coordenador da PJ da Guarda, três homens, dois deles encapuzados, assaltaram o posto de combustíveis da Repsol, na Avenida Francisco Sá Carneiro. Actuaram munidos com armas de fogo e 'levaram o dinheiro que estava na caixa e nos cofres', numa quantia que ainda não está apurada, referiu.
Durante o assalto 'deram um empurrão', ao funcionário da gasolineira, sem causar ferimentos, e 'puseram-se em fuga numa viatura', disse Mário Bento.A PJ está também a investigar uma tentativa de assalto registada numa gasolineira da Cepsa, na Avenida de S. Miguel, na zona da Guarda-Gare, que terá sido protagonizada pelos mesmos assaltantes, depois da ocorrência na Repsol. Segundo a descrição da PJ os alegados assaltantes empurraram o funcionário da gasolineira, sem provocar ferimentos .

Diario XXI

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cinema: Estreias da Semana

Quinta-Feira 11 Setembro 2008

Encerramento de Fábrica Em Trinta

Os trabalhadores da fábrica Efilã, com sede em Trinta, Guarda, assistiram ontem ao desmantelamento da empresa, que já era esperado Os trabalhadores da fábrica Efilã, com sede em Trinta, Guarda, concentraram-se junto das instalações da empresa, depois de terem indicações da administração de que a mesma 'não vai abrir', após um período de suspensão de contratos de trabalho.

Segundo o operário Mário Teles, 57 anos, que trabalhou durante 40 na empresa de fiação e cardação, os cerca de 60 operários estavam com os contratos suspensos desde Abril deste ano, mas na semana passada a administração reuniu com os trabalhadores e anunciou que 'já não abria', as portas.ontem, os operários deram conta da chegada de três camiões às instalações da fábrica e abeiraram-se dos portões para verem 'com os próprios olhos o fim da empresa', como disse o mesmo trabalhador.

Mário Teles contou que, em Abril, a administração 'começou a dizer que não havia trabalho, suspendeu os contratos e mandou embora', os trabalhadores.'Ainda ficaram cinco a trabalhar, mas chegaram a um acordo com o patrão e saíram em Junho. Agora, na semana passada, fez uma reunião connosco e disse que já não abria', relatou, com desânimo. Adiantou que os operários estão com dois meses de salários em atraso e subsídio de Natal.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Alta está ao corrente da situação e já disponibilizou um advogado para apoiar os desempregados. 'Já falámos com o advogado e vamos avançar para Tribunal. Para além dos salários em atraso, queremos as indemnizações e tudo aquilo a que temos direito', disse à Lusa o mesmo operário.Em relação ao seu futuro, admitiu que não lhe restará outra alternativa a não ser 'a reforma', 'Com 57 anos, para onde hei-de ir?', questionou.

Ao seu lado, a operária Maria José, 46 anos, com 16 anos de trabalho na fábrica, comentava que a concentração realizada durante a tarde de ontem junto do portão da empresa serviu para os desempregados 'terem a certeza que a fábrica iria fechar', 'Vimos os camiões e viemos ver. Matéria-prima não estão a pôr, eles estão é a tirar as máquinas', explicou. 'Nós não vamos tentar impedir [a saída dos camiões] porque não vale a pena', disse Mário Teles, resignado. Ilídia Saraiva, de 42 anos, que trabalhou 24 anos na empresa, também saiu à rua para assistir ao momento. 'O fecho da fábrica não nos surpreende.
Nós só aqui viemos para verificar o que se estava a passar', justificou. Portas fechadas. Os trabalhadores reivindicam os pagamentos devidos .

Um fecho no seguimento de outro
Restam duas empresas, com 200 pessoas 'É triste ver uma coisas destas', admitiu a trabalhadora da Efilã, Ilídia Saraiva, perante o encerramento da fábrica, considerando que, no seu caso, com 42 anos, fica 'num beco sem saída', em termos de emprego. 'Aqui nas redondezas já não tenho emprego. Não sei como vai ser o meu futuro', referiu. A Agência Lusa procurou obter esclarecimentos junto da administração, mas os contactos feitos à porta do escritório da empresa revelaram-se infrutíferos.

Em Maio deste ano, a aldeia de Trinta, que tem o epitáfio de 'aldeia da indústria e da luz [eléctrica]', também assistiu ao fecho da fábrica têxtil Jopilã, que lançou 36 operários para o desemprego. Na freguesia estão apenas duas empresas a laborar, empregando cerca de 200 pessoas. Nas fábricas desta localidade do concelho da Guarda trabalham habitantes daquela aldeia e também das freguesias vizinhas de Corujeira, Fernão Joanes, Meios e Videmonte.
As instalações já começaram a ser desmantelada

Diario XXI

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sporting da Covilhã: Soma e Segue na Taça

Três golos sem resposta marcam a passagem dos 'leões da Serra', à terceira eliminatória da Taça de Portugal .
A lei do mais forte imperou e o Sporting da Covilhã conseguiu o apuramento para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, com uma vitória fácil e folgada (3-0) perante o Milhoeirense, equipa do distrito de Aveiro que milita na III Divisão Nacional. Com o propósito de resolver cedo a contenda, os 'leões da Serra', meteram o adversário num colete-de-forças logo no primeiro quarto de hora da partida. Mas apesar do jogo se disputar apenas em metade do relvado, o golo teimava em não aparecer.

O nervosismo tomou conta da equipa serrana, que foi cedendo espaço no seu meio campo e, em dois contra-ataques consecutivos, à passagem da primeira vintena de minutos, podia ter sofrido golos. Bruno Faria ganhou em velocidade a Mozer e atirou cruzado, levando a bola a rasar o poste.
Logo a seguir, o mesmo jogador, o mais irrequieto e talentoso da equipa adversária dos serranos, cometeu a mesma proeza: foi à linha cruzar para o eixo da área onde Zé Paulo, à vontade, atirou para as nuvens.Sem perder o controlo da partida, os serranos pegaram novamente no jogo, chegando à vantagem com naturalidade a nove minutos do intervalo, na sequência de um canto apontado por Paulo Gomes. No eixo da área, o pequeno Roma subiu mais alto que os centrais, facturando o primeiro golo do Sporting da Covilhã.

Antes do intervalo Dani ainda obrigou Armando a uma defesa de recurso na sequência de um livre directo, marcado em posição frontal. O mesmo Dani haveria de ampliar a vantagem serrana logo no recomeço da segunda parte, finalizando de cabeça um cruzamento de Pimenta com conta peso e medida. Ficavam assim desfeitas todas as dúvidas quanto à supremacia do Sporting da Covilhã.
O resultado final foi fixado aos 58 minutos, por Basílio, após uma jogada de entendimento com Pimenta e Vladimir.Daí até ao final, o Sporting da Covilhã limitou-se a gerir a vantagem perante uma equipa que procurou sempre explorar o contra-ataque e merecia até ter alcançado o golo de honra, que esteve à beira de acontecer. Primeiro Zé Paulo atirou ao poste e, na recarga, Nuno Pinto viu o seu remate embater nas costas de Edgar em cima da linha de golo.

Francisco Cardona / Diario Digital

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

«Homem-Aranha» terá duas novas aventuras...

O jornal especializado Hollywood Reporter confirmou que a franquia «Homem-Aranha» terá duas novas sequências no cinema, designadamente o episódio 4 e 5.
Os estúdios Columbia, da Sony, estão a negociais com o realizador Sam Raimi e com o actor Tobey Maguire a participação nos dois novos filmes de aventuras do herói de banda desenhada da Marvel.

Para reduzir os custos de produção, a empresa está a planear filmar as duas continuações ao mesmo tempo, a partir do Outono deste ano, sendo que, segundo a produtora Laura Ziskin, a primeira sequela deverá estrear em Maio de 2011.
Os três primeiros episódios, lançados em 2002, 2004 e 2007, arrecadaram perto de 2,5 mil milhões de dólares em bilheteira a nível mundial.

DD

Cinema : Estreias da Semana

Quinta-Feira 11 Setembro 2008
«Antes Que o Diabo Saiba...»
Nessa manhã de sábado, nos arredores de Nova Iorque, tudo parece normal na vida da família Hanson. O pai, Charles (Albert Finney), passou no exame de condução e a sua esposa, Nanette (Rosemary Harris), abriu uma joalharia familiar.
Enquanto o filho mais velho, Andy (Philip Seymour Hoffman), está preocupado com uma inspecção das finanças agendada para a segunda-feira seguinte, o irmão mais novo, Hank (Ethan Hawke), como de costume, está pelo pescoço com problemas de dinheiro.
No entanto, às 7h58 daquela manhã de sábado tudo vai mudar na vida dos Hanson.
Ficha técnica:
Título: «Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste»
Título original: «Before The Devil Knows You´re Dead»
Realização: Sidney Lumet
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Aleksa Palladino, Michael Shannon, Amy Ryan e Sarah Livingston
Género: Crime/Drama/Thriller
«O Ar Que Respiramos»

O filme baseia-se num provérbio chinês, que divide a vida em quatro emoções principais: Felicidade, Desgosto, Prazer e Amor. A história central acompanha o explosivo romance entre Pleasure (Brendan Fraser), um gangster que consegue ver o futuro, e Sorrow (Sarah Michelle Gellar), uma bela estrela pop em ascensão.
Quando o contrato de Sorrow cai nas mãos de Fingers (Andy Garcia), um impiedoso barão do crime com aspirações a legitimar os seus negócios através da indústria do entretenimento, faz com que Pleasure tenha de escolher entre o coração e as suas visões do futuro.
Depois, há a história de Happiness (Forest Whitaker), um intratável banqueiro que anda a tentar escapar da morte lenta que é o seu trabalho quotidiano.
Depois de perder todo o dinheiro que pedira emprestado num esquema de jogo chefiado por Fingers, Happiness encontra-se numa encruzilhada entre fugir do seu destino ou confrontar os seus medos.
Finalmente, há a história de Love (Kevin Bacon), um médico que está apaixonado por Gina (Julie Delpy), a mulher do seu melhor amigo. Quando esta tem um acidente no laboratório, fica com apenas 24 horas de vida, a não ser que receba uma transfusão de sangue.
O problema é que Gina tem um tipo de sangue muito raro, comum a apenas 2% da população. Love lança-se numa desesperada corrida para encontrar esse tipo de sangue… dando origem à definitiva colisão de destinos entre Sorrow, Pleasure, Love, Happiness e Fingers.
Ficha Técnica:
Título: «O Ar Que Respiramos»
Título original: «The Air I Breed»
Realização: Jieho Lee
Elenco: Brendan Fraser, Sarah Michelle Gellar, Andy Garcia, Forest Whitaker, Kevin Bacon, Julie Delpy e Emile Hirsch
Género: Drama/Romance/Thriller
«Não te Metas Com o Zohan»

Em «Não te Metas Com o Zohan», comédia de Adam Sandler, Robert Smigel e Judd Apatow, Sandler é Zohan, um comando israelita, que simula a sua própria morte de forma a perseguir um sonho: tornar-se no cabeleireiro mais famoso de Nova Iorque.
Ficha Técnica:
Título: «Não te Metas Com o Zohan»
Título original: «You Don´t Mess With The Zohan»
Realização: Dennis Dugan
Elenco: Adam Sandler, John Turturro e Emmanuelle Chriqui
Género: Acção/Comédia
Trancoso - Filme em Destaque

De 12 a 15 de Setembro
Cine Auditório Jacinto Ramos
Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h
Domingos - 16:00h
As Crónicas de Nárnia: O Príncipe Caspian
As personagens da história fantástica criada por C.S. Lewis voltam a ganhar vida no novo filme da série "As Crónicas de Nárnia". Os irmãos Pevensie são de novo magicamente transportados de Inglaterra para o mundo de Nárnia, onde uma vibrante e perigosa aventura e um maior teste à sua coragem os esperam. Um ano depois dos incríveis acontecimentos de "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa", encontram-se de novo naquele longínquo e incrível reino, onde descobrem que aí passaram mais de 1300 anos. Agora, Nárnia está sob o domínio do malvado rei Miraz, que governa o reino sem piedade.

As quatro crianças depressa vão conhecer o jovem príncipe Caspian que foi forçado a esconder-se enquanto o tio Miraz conspirava a sua morte, com o intuito de colocar o seu filho, recém-nascido, no trono. Com a ajuda de um simpático anão, um corajoso rato falante chamado Reepicheep, um texugo chamado Trufflehunter e um anão negro, Nikabrik, os habitantes de Nárnia liderados pelos grandiosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam numa memorável jornada para encontrar Aslan, resgatar Nárnia do domínio tirano de Miraz e restaurar a magia e glória no reino.

Ficha Técnica:
Título original: The Chronicles of Narnia: Prince Caspian
De: Andrew Adamson
Com: Ben Barnes, Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley, Anna Popplewell
Género: Aventura, Fantasia
Classificacao: M/6
Supersónico / BandarraFm

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Associação das Aldeias Históricas com sede

As obras da futura sede da Associação das Aldeias Históricas estão concluídas e já foi aprovada uma candidatura ao PROVERE para a realização de um Plano de Acção, anunciou o presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo.A autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo, que disponibilizou a antiga escola primária da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo para a instalação da sede da Associação das Aldeias Históricas, efectuou já a sua recuperação.

Segundo António Edmundo, presidente da autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo, foi entretanto aprovada uma candidatura ao PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos para a 'criação de um Plano Estratégico', transversal ao desenvolvimento das Aldeias Históricas, para 'possibilitar a venda em rede desse produto [Aldeias Históricas], uma vez praticamente concluídas as obras de infra-estruturas em todas elas', A dotação do PROVERE para as candidaturas a apresentar no âmbito deste Plano de Acção é de 60 mil euros.

A Associação das Aldeias Históricas integra as aldeias de Sortelha, Marialva, Almeida, Linhares da Beira, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Piódão, Castelo Novo, Monsanto, Idanha-a-Velha, Trancoso e Belmonte.A gestão da marca Aldeias Históricas de Portugal, a criação de um portal na Internet e a realização de contactos com a Agência de Turismo do Centro, para a promoção externa do produto, são algumas das acções a desenvolver pela associação.
O conjunto de Aldeias Históricas inclui Piódão, no concelho de Arganil .

Diario XXI

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Will Smith interpretará faraó em «The Last Pharaoh»

O norte-americano Will Smith vai viver o papel de um faraó em «The Last Pharaoh», cujo guião é de Randall Wallace, responsável pela história de «Braveheart» e «O Homem da Máscara de Ferro», de acordo com a Variety.
O filme conta a história do Faraó Taharka, que combateu as invasões assírias em 677 a.C. Há já algum tempo que Smith queria este papel e até foi ele que levou a história a Wallace, mas nenhum realizador é, por enquanto, falado para o projecto.
O actor também assumirá o papel de produtor, juntamente com James Lassiter e Ken Stovitz, através da Overbrook Entertainment, parceira da Columbia Pictures, pelo que se espera uma longa- metragem de grande orçamento e espectacularidade.
Depois de já ter vivido um agente à procura de alienígenas em «MIB - Homens de Preto» (1997) e, mais recentemente, um super-herói atrapalhado em «Hancock» (2008), Will Smith encontra-se agora a trabalhar com Gabriele Muccino em «Seven Pounds».

Diario Digital

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Festival de Teatro da Guarda, Arranca Amanhã

Um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda vai estar em cartaz na edição deste ano do Acto Seguinte
Festival de Teatro da Guarda, que arranca sábado, organizado pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Segundo os promotores, o programa do festival anual, que decorrerá até meados de Outubro, contempla a apresentação de mais de uma dezena de espectáculos de teatro, marionetas e circo, interpretados por actores profissionais e amadores de dez grupos nacionais e de Espanha.
No dia 02 de Outubro, reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda interpretam a peça "A História do Soldado" de Charles Ferdinand Ramuz, com adaptação portuguesa de Mário Cesariny, pelas 21:30, no pequeno auditório do TMG.
A participação dos reclusos ocorre no âmbito do projecto Inside Out, iniciativa da Câmara e do TMG que tem por objectivo "a participação de públicos habitualmente esquecidos e a dinamização de actividades criativas com estes mesmos públicos, para a valorização das suas capacidades", como explicou Américo Rodrigues, director do Teatro da Guarda.

O Acto Seguinte começa no sábado com a peça "Começar a Acabar", de Samuel Beckett, apresentada no pequeno auditório às 21:30 pela Academia Contemporânea do Espectáculo/Teatro do Bolhão.
"Começar a Acabar" é um monólogo interpretado por João Lagarto "em que um homem se dirige ao público para contar a sua história".
No dia 12, segue-se a produção "Gengis entre os Pigmeus", de Gregory Motton, pela companhia Fora de Cena.
"Histórias em Papelão", do Aquilo Teatro da Guarda, é a proposta para dia 18, enquanto que, dia 20, o grupo Mundo Perfeito apresenta a peça "A Festa", protagonizada por Tiago Rodrigues e Rita Blanco, entre outros, que fala de um grupo de sete amigos que se juntam na casa de um deles para celebrar a passagem de ano.
Dia 26, o Azar Teatro (Espanha) leva à cena a produção "Solitos", espectáculo que, segundo Américo Rodrigues, director artístico do TMG, é feito "sem palavras".
Companhia Marimbondo monta uma mini-tenda no foyer dos auditórios do TMG, nos dias 26 e 27, e apresenta o espectáculo "Circo Máximo", onde os "artistas são bananas" e a que apenas sete espectadores podem assistir por sessão.
O Festival de Teatro da Guarda fecha as portas dia 18 com o espectáculo de teatro visual "Quadrar a Roda", de Jens Altheimer, que cruza dispositivos metálicos com a manipulação de bolas e máquinas.
Está também programada uma oficina de circo, para os dias 14, 15 e 16 de Outubro, orientada por Jens Altheimer.
Lusa / BandarraFm

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cinema : Estreias da Semana

Estreias da Semana
Quinta-Feira 03 Setembro 2008

«Pequeno Grande Dave»

Procurando uma forma de salvar o seu mundo condenado, uma tripulação de extraterrestres minúsculos, parecidos com os humanos, chega à Terra num disfarce perfeito: uma nave espacial disfarçada de um homem perfeitamente normal, que é parecido com o comandante da nave.
Com cada um dos membros miniatura responsável por comandar uma parte do corpo, a tripulação embarca numa aventura em Manhattan, onde encontra uma família, que lhes ensina uma ou duas coisas sobre a humanidade.
Ficha Técnica:
Título: «Pequeno Grande Dave»
Título original: «Meet Dave»
Realização: Brian Robbins
Elenco: Eddie Murphy, Elizabeth Banks, Gabrielle Union, Brandon Molale, Judah Friedlander, Craig Gellis, Ed Helms e Yvette Nicole Brown
Género: Comédia
«Mamma Mia!»

Realizado por Phyllida Lloyd, «Mamma Mia!» apresenta os sucessos dos anos 70 do grupo ABBA, protagonizados pelos actores Meryl Streep, Colin Firth, Pierce Brosnan, entre outros.
Esta é a verdadeira história de uma jovem noiva que quer encontrar o seu verdadeiro pai. Para o seu casamento, e para desespero da mãe, convida os três potenciais «candidatos».
Ficha Técnica:
Título: «Mamma Mia!»
Título original: «Mamma Mia!»
Realização: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep, Colin Firth, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard, Amanda Seyfreid, Julie Walters, Christine Baranski e Dominic Cooper
Género: Comédia/Musical
Trancoso - Filme em Destaque
De 05 a 08 de Setembro


Cine Auditório Jacinto Ramos
Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h
Domingos - 16:00h


O Cavaleiro das Trevas

Depois de "Batman: O Início", o homem-morcego regressa para continuar a lutar contra o crime. Batman (Christian Bale), em colaboração com o Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e com o Procurador Harvey Dent (Aaron Eckhart - depois tornado o vilão Duas Caras), limpa Gotham de organizações criminosas.
Até que a cidade mergulha novamente no caos criado pelo maquiavélico e genial Joker (Heath Ledger), um inimigo feroz, talvez o maior inimigo de Batman.Realizado por Christopher Nolan, o filme ficou marcado pela morte de Heath Ledger, que teve em Joker o seu último papel; uma prestação descrita como perturbadora e inesquecível. O elenco de estrelas inclui ainda Michael Caine (novamente como Alfred), Maggie Gyllenhaal (que substitui Katie Holmes como Rachel), Morgan Freeman (novamente como Lucius), Cillian Murphy (Dr. Crane e Scarecrow) ou Eric Roberts (o mafioso Moroni).

Ficha Técnica:
Título original: The Dark Knight De: Christopher Nolan
Género: Acção, Drama
Classificacao: M/12

Supersónico / BandarraFm

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Jovem baleado no Sabugal

Um jovem de 26 anos foi ferido a tiro esta terça-feira, com gravidade, durante um desacato registado pelas 19h30 na localidade de Terreiro das Bruxas, concelho do Sabugal, disse à Lusa fonte policial.
Segundo fonte do Grupo Territorial da GNR da Guarda, a altercação ocorreu por razões desconhecidas, no parque de estacionamento de um restaurante da localidade.
Referiu que após agressões corporais, perpetradas por «três ou quatro indivíduos», o homem foi atingido por um disparo de arma de fogo.
A fonte adiantou que logo a seguir ao tiro, os alegados agressores puseram-se em fuga, num automóvel, para parte incerta.
A GNR ainda montou uma operação para tentar interceptar ou localizar os suspeitos, mas revelou-se infrutífera, contou.
O caso passou depois para a alçada do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária da Guarda, por se tratar de um crime cuja investigação é da sua competência.
O ferido foi transportado para o serviço de urgências do Hospital da Covilhã, onde permanece internado.
Fonte hospitalar disse à Lusa que o jovem sofreu ferimentos «na região inguinal direita» e que o seu estado de saúde se apresenta «estável».
Portugal Diario

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Celorico promove-se na Feira de São Mateus

O município de Celorico da Beira está presente na Feira de São Mateus, que se prolonga até dia 21, em Viseu.
O stand da Empresa Municipal Celoricense propõe aos visitantes conhecerem o queijo Serra da Estrela, mel, compotas, presunto, bem como dar a conhecer o património turístico do concelho que integra o distrito da Guarda.

Estão em destaque equipamentos como o 'Solar do Queijo, Museu do Agricultor, Restaurante 'Lagar Municipal', o castelo e a Aldeia Histórica de Linhares da Beira', segundo o organismo.

Este ano, em resultado de uma parceria com a União das Adegas Cooperativas (UDACA), serão apresentados vinhos do Dão, 'de onde a instituição possui excelentes vinhos', O stand apresenta uma exposição que destaca alguns locais de interesse histórico do concelho, como a Necrópole de S. Gens.

DiarioXXI

Três equipas seguem na Taça de Portugal

Sertanense, Penamacorense e Fornos Algodres, equipas que militam na III Divisão Nacional, são para já os únicos representantes da Beira Interior, na Taça de Portugal.
Se o Fornos (Série C) tinha ficado isento, as equipas da Sertã e Penamacor (ambos da Série D) tiveram que ganhar as partidas da primeira eliminatória, disputada na tarde de domingo. O Sporting da Covilhã (Liga de Honra) só entra em competição numa fase mais avançada.O Sertanense recebeu o Tocha, também da III Divisão, tendo vencido por 1-0. Joca, com um cabeceamento certeiro, marcou o tento que deu a vitória à equipa de Eduardo Húngaro.

Em Penamacor, a Desportiva local recebeu o Igreja Nova (III Divisão) e precisou de 82 minutos para carimbar a passagem à eliminatória que tem jogos marcados para 14 de Setembro. Foi nessa altura que José Santos apontou o golo que colocou o resultado em 2-1. Antes, os raianos estiveram a perder – Bruno Gonçalves marcou para os forasteiros, ao minuto 34 –, reagindo logo de seguida, com Toni a fazer o empate um minuto depois. O mesmo Toni, quando a partida ainda se encontrava empatada, teve oportunidade de pôr a sua equipa em vantagem, mas falhou a marcação de uma grande penalidade.Quem vendeu cara a derrota foi a formação do Atalaia do Campo.
Com a tarefa mais complicada à partida, porque tinha pela frente uma equipa de um escalão superior, conseguiu adiar a eliminação até ao último minuto do prolongamento. Gonçalinho para os madeirenses e David fizeram os golos. Gonçalo foi o autor do empate.Nos restantes jogos da ronda, no que diz respeito à região, o Benfica e Castelo Branco (III) perdeu com o Elvas (III), por 2-0; e o Milheiroense (III) eliminou o Unhais da Serra (III), com um marcador final de 2-0.A segunda eliminatória será sorteada amanhã, pelas 15h30, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. O Sertanense, equipa sensação da Taça na última época, eliminou o Tocha, com um golo de Joca.

DiarioXII