quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rotações 29 Janeiro 2009

Tiago Monteiro de Seat em 2009

Seat confirma WTCC na I gala anual e mantém os mesmos pilotos
No passado dia 27 de Janeiro, o construtor espanhol deu por terminada a temporada de 2008 com a entrega de prémios aos pilotos Seat que mais se destacaram durante a época. Numa cerimónia em Barcelona, o presidente Eric Schmitt anunciou oficialmente a defesa dos títulos conquistados no WTCC e confirmou os cinco pilotos: Yvan Muller, Tiago Monteiro, Gabriele Tarquini, Rickard Rydell e Jordi Gene.
Para além dos pilotos oficiais no Mundial de Turismo, foi destacada a prestação de Tom Coronel que venceu uma corrida e de Pierre-Yves Corthals, quarto classificado na tabela dos independentes. Na cerimónia são ainda distinguidos os vencedores da Eurocup e das Supercopas locais.O presidente comentou o seguinte: “Estou orgulhoso dos êxitos alcançados pela nossa equipa, anuncio ainda que a Seat vai manter o programa desportivo para 2009. Quero agradecer ao Jaime Puig e a todos os pilotos porque o espírito de equipa que mostraram no ano passado é a razão do sucesso. Estou seguro que também a será este ano”.

Campeonato de Portugal pobre

Campeonato de Portugal de ralis poderá ficar por aqui em termos de participação onde o máximo de pilotos poderá não ultrapassar os 16 se tudo se mantiver assim, vamos esperar que este figurino venha a ser alterado para bem do desporto nacional e da modalidade. As provas FIA ficam demasiado caras e não são aliciante em termos de projecção para os pilotos nem em termos de pontuações o que acaba por deixar pilotos e maquinas na prateleira.

Bruno Magalhães Peugeot 207 S2000 4 PROVAS
Adruzilo Lopes Subaru Impreza 8 PROVAS
Fernando Peres Mitsubishi Lancer 8 PROVAS
Pedro Meireles Impreza / Fabia S2000 8 PROVAS
Ricardo Teodósio Mitsubishi Lancer 2 a ? PROVAS
Vitor Lopes Subaru Impreza ? PROVAS
Bernardo Sousa Mitsubishi Lancer / S2000 8 PROVAS
Luís Cardoso Mitsubishi Lancer ? PROVAS
Nuno Barroso Pereira Subaru Impreza WRX 8 PROVAS
Miguel Campos ? ? PROVAS
Pedro Raimundo Mitsubishi ? PROVAS
Ricardo Moura Mitsubishi 8 PROVAS

PROJECTOS CPR 2L/2RM
F. Barros Leite Seat Leon Tdi 6 PROVAS
Manuel Inácio Seat Leon Tdi 6 PROVAS
Pedro Leal Fiat Stilo 6 PROVAS
Manuel Inácio Renault Clio R3 6 PROVAS
Carlos Matos Renault Clio S1600 6 PROVAS
Paulo Antunes Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Carlos Lopes Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Paulo Louro Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Paulo Neto Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Wilson Aguiar Citroen C2 R2 Max ? PROVAS
Rodrigo Ferreira Citroen C2 R2 Max ? PROVAS
Catarina Sousa Citroen C2 R2 Max ? PROVAS
Armando Oliveira Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Frederico Gomes Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS

Vítor Sá de regresso na Ilha

Novidade Evo X Vitor Sá vem mesmo para o Campeonato da Madeira
O pluri-campeão madeirense não vai mesmo perder a temporada de 2009 e estará a competir com uma viatura que muitos têm posto um grande ponto de interrogação: um Mitsubishi Lancer Evolution X!. O piloto que chegou a correr em Portugal com assistência da ARC sport de Aguiar da Beira, regressa depois de muitos terem dado como certo o arrumar das botas.Depois de ter posto a hipótese de trazer um WRC, Sá mantém-se nas 4 rodas motrizes mas do agrupamento de produção e a viatura japonesa é a nova aposta do veterano piloto para novo ano.

Depois de uma visita, acompanhado por Armindo Araújo, às oficinas do preparador italiano e mesmo não estando nenhuma viatura pronta para testar, parece que Vitor Sá gostou do que viu e decidiu naquele preciso instante apostar nesta nova máquina. O Mitsubishi Lancer Evolution X será fabricado de raiz pela RalliArt Itália, com todas as mais recentes evoluções, estando ainda por definir se será esta mesma equipa a dar assistência durante esta época. José Camacho, que na temporada passada acompanhou Miguel Nunes, foi o co-piloto escolhido para integrar a Sá Competições e é o mais recente membro da equipa. Uma excelente notícia para o automobilismo regional!

Parabéns pelos 40 anos Ford Capri

Um dos mais emblemáticos coupés europeus de sempre o Ford Capri,acabou de completar o seu 40º aniversário no passado dia 24.
Surgir como 'Projecto Colt' nas pranchas de desenho dos ateliers da Europa, graças ao muito sucesso que o Mustang detinha do outro lado do Atlântico, e cedo se mostrou sucesso no Velho Continente.No início de 1966 tomaram forma os primeiros mock-ups à escala, mostrados em clínicas realizadas em várias cidades europeias, para em Julho desse ano a Ford dar o aval ao início do desenvolvimento do projecto, com um investimento inicial de 20 milhões de libras.Em Novembro de 1967 apurava-se, em definitivo, o design da carroçaria e, em virtude da designação Colt estar registada por outro construtor, o nome escolhido passava a ser Capri, proveniente da ilha sita ao largo de Itália e que a Ford já havia utilizado noutro modelo, o Consul Capri. Quanto a conteúdos, muitos eram oriundos de outros modelos da marca, como os motores, do bloco 1.3 litros (do então novo Escort MKI), ao 2.0 do Corsair, passando pelo 1.6 do Cortina, deonde provinham também as transmissões.
No mesmo mês de 1968 arrancava na fábrica de Halewood (Inglaterra) a produção do Ford Capri, de modo a assegurar que todos os concessionários tivessem pelo menos uma unidade em exposição nos seus stands no lançamento. O seu posterior sucesso faria com que passasse também a sair de Dagenham (Inglaterra), Genk (Bélgica), Colónia e Saarlouis (Alemanha), de modo a dar resposta às encomendas.A apresentação pública do modelo far-se-ia, assim, a 24 de Janeiro de 1969, por ocasião do Salão de Bruxelas (Bélgica). Três dias antes o Ford Capri havia estado exposto numa pré-mostra em Bona (Alemanha), para um grupo restrito de convidados. Pouco tempo antes houvera outra em Chipre, só para a imprensa e com total embargo à publicação do que quer que fosse antes do seu lançamento ao público na abertura do salão automóvel.Depois de três gerações – MKI, MKII e MKIII – a 19 de Dezembro de 1986 saía da linha de montagem na Alemanha o último dos Ford Capri, a unidade nº 1.886.647.
O Ford Capri em Portugal
Daquele total produzido, 4.310 unidades foram matriculadas no nosso país. As primeiras 115 foram importadas de Inglaterra em 1969, para no ano seguinte se iniciar a produção do Ford Capri na Fábrica de Montagem de Azambuja, o que sucederia até 1976, último ano da comercialização do modelo em Portugal. Em Portugal só se comercializaram variantes com motorizações de origem britânica, como sejam os Capri1300, 1600, 1600GT e 3000GT. Em 1973, no face-lift do modelo (que entre nós ficaria a conhecer-se como Capríssimo), foram introduzidos os motores de árvore de cames à cabeça, os conhecidos motores 'Pinto' para os modelos 1600, 1600GT, 2000GT e 3000GT. Em 1974 surge o Capri MKII com as motorizações anteriores. Refira-se que neste ano é importado para Portugal – via Alemanha, para o gerente da Auto Neofor, então Concessionário Ford na Guarda – o único Capri 2600 RS Injection, a jóia da coroa da gama. Muitos deles ainda circulam nas nossas estradas graças ao carinho dos coleccionadores e também aos esforços do Capri Club de Portugal em manter viva a chama à volta do modelo que, entre outras particularidades, é lembrado pela sua assinatura de publicidade, como "O automóvel que sempre prometeu a si próprio".

Salvador Cabral / BandarraFm

Jackpot do Euromilhões com limite de 185 M€ a partir de Março

Os jackpots do Euromilhões vão passar a ter um limite máximo de 185 milhões de euros a partir de 6 de Março, anunciou hoje o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Em comunicado, o Departamento de Jogos refere que a generalidade das organizações europeias que exploram jogos sociais do Estado 'têm uma permanente preocupação em matéria de jogo responsável e na melhoria das práticas que salvaguardam os interesses dos cidadãos'.
Actualmente, atribui-se o prémio principal depois de 11 concursos consecutivos sem vencedor. Esse prémio é distribuído por quem acertou no segundo prémio ou seguintes quando não há totalista na chave vencedora.

Esta regra não permite, porém, limitar o valor do prémio ao que se considera ser socialmente aceitável para um prémio de jogo, refere o Departamento de Jogos para justificar a limitação do montante do jackpot. O novo tecto faz desaparecer a obrigatoriedade de atribuição dos jackpots no concurso em que o limite é atingido. Quando sobrar dinheiro, esse remanescente será acrescido ao valor do segundo prémio ou, caso este não seja atribuído, ao prémio imediatamente inferior em que haja, pelo menos, uma aposta premiada nos respectivos concursos.
As novas regras constam do Regulamento do Euromilhões publicado hoje em portaria no Diário da República.
Diário Digital / Lusa

Mau Tempo: Cinco troços de vias cortados...

A subida do leito do rio Vouga continua hoje a obrigar ao encerramento de cinco troços do estradas municipais em Águeda, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Desde as 12:19 de quarta-feira que se mantêm fechados os troços das vias municipais entre Espinhel e Oronhe, entre Águeda e Recardães, e o acesso ao Estádio de Águeda.
Também se mantêm cortadas a estrada municipal 230 entre Paredes e Águeda e no Túnel do Sardão.
Estas são hoje as únicas situações de estradas cortadas, depois de nos últimos dias vários outros troços de Portugal continental terem sido preventivamente encerrados devido ao gelo ou neve.

Os 10 distritos mais a norte de Portugal continental e os arquipélagos dos Açores e Madeira estão esta quinta-feira com aviso Amarelo, face a condições meteorológicas adversas.

Devido ao vento forte, com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros por hora, os distritos de Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança e o arquipélago da Madeira estão com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis. Toda a costa de Portugal continental está também com aviso Amarelo, prevendo-se uma ondulação de cinco metros.
Para as ilhas do arquipélago dos Açores, prevê-se vento, ondulação e chuva forte, acompanhados por trovoadas frequentes e dispersas e acentuada descida da temperatura. Para hoje, esperam-se aguaceiros em todo o território continental, com excepção da região do Algarve.

Lusa / Diário Digital

Imprensa coloca Sócrates entre suspeitos da polícia britânica

A polícia britânica inclui José Sócrates na lista de suspeitos da investigação sobre o licenciamento do Freeport, noticia hoje a imprensa portuguesa. A Procuradoria-Geral da República e o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) prometem publicar um comunicado sobre as últimas informações relacionadas com o processo de licenciamento do complexo comercial de Alcochete.

São várias as informações hoje publicadas nas páginas de publicações como o Diário de Notícias, Visão e Sábado. A revista Visão escreve que o nome de José Sócrates figura no conjunto de suspeitos da polícia britânica por ter alegadamente “solicitado, recebido ou facilitado pagamentos” no âmbito do processo de licenciamento do outlet de Alcochete. Os dados constam de uma carta rogatória remetida em Dezembro de 2008 à Procuradoria-Geral da República. A edição de quinta-feira da Sábado revela que a consultora Smith & Pedro terá enviado um E-mail para um domínio pessoal do então ministro do Ambiente do Governo de António Guterres.

A revista noticia ainda que a carta rogatória das autoridades britânicas solicita a verificação das contas bancárias de José Sócrates. Já o Diário de Notícias revela que o único indício apresentado pelas autoridades do Reino Unido à Procuradoria-Geral da República é uma conversa gravada em formato DVD em que o promotor do empreendimento de Alcochete, Charles Smith, afirmará a um administrador britânico ter feito pagamentos a José Sócrates. Perante as “notícias vindas a lume relacionadas com o caso Freeport”, Procuradoria-Geral da República e DCIAP remeteram para hoje a publicação de um comunicado com mais esclarecimentos.

Na quarta-feira, a directora do DCIAP veio garantir que, por ora, não há suspeitos ou arguidos no caso do licenciamento do empreendimento comercial de Alcochete. “Relativamente ao Freeport, quero explicar que é um processo em que se buscam elementos de cruzamento de informação. Não há qualquer suspeita relativamente a ninguém.

Não há arguidos constituídos”, afirmou Cândida Almeida. Contactado pela Agência Lusa, o gabinete do chefe do Executivo optou por reagir às últimas notícias com uma chamada de atenção para as declarações da directora do DCIAP e das “demais entidades competentes”. O Ministério Público havia publicado, a 10 e a 17 de Janeiro, uma sequência de comunicados destinados a assinalar que, até à data, não tinham sido recolhidos quaisquer indícios de envolvimento de governantes portugueses...

...Confrontado com uma barragem de perguntas sobre as investigações em curso, o procurador-geral da República reagiu com a ideia de que o caso do licenciamento do Freeport “está na moda, mas é um caso como tantos outros”. “Agora a comunicação social pegou no caso Freeport. Isso é por épocas. Temos a época Casa Pia e agora, em vez de ser o futebol, é o caso Freeport.

O caso Freeport é um caso como tantos. Há 70 mil só no DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Lisboa”, sublinhou Pinto Monteiro. No entender do procurador-geral, “há que esperar com a serenidade de um país democrático o desenrolar das investigações”. Pinto Monteiro consubstanciaria, depois, parte das declarações proferidas no mesmo dia pela directora do DCIAP, salientando que o Ministério Público dá “prioridade de aceleração” a casos cujas suspeitas recaem “sobre um político”.

Rtp

Rotações 28 Janeiro 2009

Pedro Sousa entra a ganhar

O campeão nacional de Trial, Pedro Sousa, iniciou a nova temporada a vencer. Aconteceu no Pavilhão Rosa Mota, em plena cidade do Porto, onde o minhoto dominou as operações na jornada de abertura do Campeonato de Trial Indoor.Cerca de dois mil espectadores aproveitaram esta tarde de Domingo para vibrar com a acção dos cinco pilotos, participantes na primeira ronda do "Nacional" de Trial Indoor. Um tempo bem empregue, pois ao longo de duas horas e meia – com uma exibição de "bike trial" pelo meio – o espectáculo foi de bom nível, entusiasmando o público presente.

O percurso apresentou obstáculos com coeficiente de dificuldade médio e alto, quatro dos quais utilizando caixas metálicas de diferentes formas geométricas, e o restante construído em madeira.Os concorrentes percorreram nos dois sentidos as cinco zonas delineadas – o que, na prática, corresponde a dez zonas. Além disso, lutaram directamente nas "paralelas", aos pares, e no sistema de cada piloto ter de enfrentar todos os seus adversários, proporcionando um total de dez séries nesse obstáculo. Em termos de sequência, refira-se que a primeira metade das séries nas "paralelas" foi disputada entre as zonas 3 e 4, e a segunda metade entre as zonas 7 e 8. A encerrar a prova, realizou-se o exercício de salto em altura.

Pedro Sousa instalou-se no comando logo na primeira zona, onde penalizou apenas 1 ponto, contra 5 dos rivais. O piloto de Braga manteve a liderança durante a toda a prova, terminando destacado com 9 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Pedro Maia.
Muito interessante de seguir foi a luta pelo segundo posto, entre Pedro Maia e Diogo Vieira. À entrada para a última zona os dois pilotos estavam em igualdade pontual, mas nesse obstáculo decisivo Maia só averbou 2 pontos, contra 5 de Vieira, determinando a diferença final de 3 pontos entre eles.Também para o 4.º lugar houve boa disputa entre Diógenes Nogueira e Nuno Santos, que terminaram separados apenas por 5 pontos, favoráveis a Diógenes. Os referidos duelos conferiram particular animação à prova organizada pelo Moto Clube do Porto.
O Campeonato Nacional de Trial Indoor prosseguirá a 7 de Março, em Arouca, com uma jornada nocturna.

Classificação:
1.º Pedro Sousa (Gas Gas 125) 20 pontos;
2.º Pedro Maia (Gas Gas 300) 29;
3.º Diogo Vieira (Gas Gas 125) 32;
4.º Diógenes Nogueira (Gas Gas 280) 55;
5.º Nuno Santos (Sherco 250) 60.

Campeonato:
1.º Pedro Sousa (Gas Gas) 10 pontos;
2.º Pedro Maia (Gas Gas) 7;
3.º Diogo Vieira (Gas Gas) 5;
4.º Diógenes Nogueira (Gas Gas) 3;
5.º Nuno Santos (Sherco) 1.

Toyota abandona campeonato

Mais um abandono de uma marca de um campeonato. Neste caso foi a Toyota que anunciou que não participará no campeonato australiano de ralis.

Verdadeiramente de surpresa e a poucos dias do início do campeonato australiano, com o Rali da Tasmania, a Toyota anunciou que não participará, deixando apeados os seus dois pilotos, Neal Bates e Simon Evans.

Pódio de João Barbosa em Daytona

O piloto foi o melhor português na mítica prova, disputada intensamente até ao fim e conquistada pela Brumos.
João Barbosa conquistou o terceiro lugar nas 24 horas de Daytona, depois de formar equipa com JC France, Hurley Haywood, Terry Barcheller e, por isso, foi o melhor português em acção, uma vez que Pedro Lamy, companheiro de Max AngeleLli, Wayne Taylor, e Brian Frissele, ficou na quarta posição.
Os dois pilotos nacionais lutaram sempre no topo da classificação, chegaram a dominá-la, e, passadas doze horas, Lamy (em destaque era o líder. Contudo, o Porsche Riley vencedor não foi o pilotado por Barbosa, mas o de David Donohue, António Garcia, Darren Law e Buddy Rice. Donohue ultrapassou Juan Pablo Montoya, a 39 minutos do fim, tendo garantido a vantagem mais reduzida de sempre (3.167 segundos), num ano em que o pai, Mark Donohue, comemora o 40ª aniversário da vitória nesta prova de resistência. Portanto, a Ganassi ficou impedida de conquistar o quarto triunfo consecutivo. Menos feliz foi César Campaniço, o terceiro português que competiu em Daytona na classe GT, pois não concluiu a prova dominada por Andy Lally, Justin Marks, Jorg Bergmeister e Patrick Long. «Os meus companheiros esforçaram-se bastante e estou satisfeito por poder transportar a bandeira», afirmou, no final, David Donohue.

C4 WRC mais seguro

O C4 WRC está equipado com um novo sistema que visa melhorar a segurança dos pilotos. A equipa Citroën Total World Rally Team parte para o Rali da Irlanda com outras perspectivas. Nesta edição do WRC 2009, a Citroën aprsenta-se com um carro mais seguro. Didier Clément, responsável pela gestão dos C4 WRC, sublinha dois pontos-chave: «Em primeiro lugar temos de lutar contra a meteorologia, que é variável e certamente húmida! As temperaturas andam próximo dos zero graus pelo que não é de estranhar que apareçam neve e gelo A grande novidade reside na gestão dos pneus Pirelli nestas condições singulares. Nós teremos à nossa disposição os PZero de mistura mole e pneus de neve sem pregos SottoZero. Uma sessão de testes na Irlanda permitiu afinar os carros e avaliar o desempenho dos dois tipos de borracha nas diferentes condições. Ou seja, apresentamo-nos à partida bem preparados, mas em competição tudo é diferente.»
Sem nenhuma evolução técnica de registo, o C4 WRC estará equipado com um novo sistema que visa melhorar a segurança dos pilotos: «As portas estão preenchidas com uma ?mousse? de alta densidade que permite absorver a energia em caso de embate lateral. Por essa mesma razão, os vidros laterais ? agora em policarbonato ? são fixos. Este sistema só foi possível graças à excelente colaboração entre a FIA e os construtores», explicou Didier Clément. No que diz respeito ao Rali da Irlanda propriamente dito, o homem que regista 47 vitórias em ralis do mundial, Sébastien Loeb, espera condições particularmente delicadas: «Tudo está reunido para tornar esta prova muito difícil! Nestas provas especiais de classificação, o carro tem a tendência de ?procurar a estrada? o que é complicado. Os testes permitiram encontrar afinações que garantem uma excelente estabilidade ao nosso C4 WRC. O Dani confirmou as minhas sensações, mas apenas na prova teremos a validação desse trabalho.»

O próximo Salão de Genebra

Opel apresenta o automóvel eléctrico Ampera
Ampera é a designação do revolucionário automóvel eléctrico com extensor de autonomia que a Opel vai revelar em estreia mundial na próxima edição do Salão Automóvel de Genebra (5 a 15 de Março de 2009). “Com o novo Ampera, a Opel torna-se no primeiro construtor automóvel europeu a oferecer a possibilidade de percorrer centenas de quilómetros com motorização eléctrica sem interrupções”, afirma o responsável de Marketing da GM Europe, Alain Visser.

A inovadora tecnologia de propulsão eléctrica desenvolvida pela GM, designada Voltec, apresenta um modo de funcionamento diferente de outros sistemas avançados de propulsão. Em percursos até 60 quilómetros, o Ampera é alimentado exclusivamente por uma bateria de iões de lítio carregada em qualquer tomada de electricidade de rede de 230v. Para distâncias maiores, o Ampera continua a ser movido a energia eléctrica que é fornecida por um pequeno motor-gerador de combustão interna instalado a bordo.Com estas características, o Ampera ajusta-se aos padrões de condução da maioria dos consumidores europeus. Na Alemanha, por exemplo, cerca de 80 por cento dos automobilistas percorrem menos de 50 quilómetros por dia.

Salvador Cabral / BandarraFm

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

David Fonseca ruma a Espanha em Março para três concertos

Quatro meses depois da estreia em Espanha, David Fonseca regressa em Março a palcos espanhóis para três concertos de apresentação do álbum «Dreams in colour», editado neste país no final de 2008, anunciou hoje o músico.

No dia 12 de Março David Fonseca actua em Madrid, no dia seguinte ruma a Barcelona e a 14 de Março toca em Terrassa, nos arredores daquela cidade catalã.
Esta será a segunda vez que David Fonseca actua em Espanha, depois de ter lá estado em Novembro passado para fazer a primeira parte dos concertos de Keane e para actuar na Mostra Portuguesa, em Madrid.

Depois dos três concertos de Março, David Fonseca rumará aos Estados Unidos para a terceira presença consecutiva no festival South by Southwest, em Austin, Texas.
«Dreams in colour», disco de platina, é o terceiro álbum a solo de David Fonseca, foi editado em 2007 e inclui, entre outros, «Superstars», «Rocket Man», uma versão de um tema de Elton John, «Kiss me oh kiss me» e «Silent Void».

Megan Fox será a próxima Lara Croft no cinema

Megan Fox será a próxima Lara Croft, protagonista de «Tomb Raider», no grande ecrã, sucedendo, assim, a Angelina Jolie, que ganhou popularidade a viver a sensual heroína dos videojogos no cinema.

A protagonista de «Transformers», Megan Fox, ficou, recentemente, em segundo lugar na eleição da mulher mais desejável de 2009, numa sondagem realizada pela revista masculina online Ask Men.
Conhecida pela sua beleza e sensualidade, a actriz vai voltar a integrar o elenco da sequela de «Transformers», ao lado de Shia LaBeouf, e fez parte de «Como Perder Amigos e Alienar Outro», que estreou no passado dia 1 de Janeiro nas salas de cinema portuguesas.

Universal viaja para controlar Amy Winehouse

O comportamento de Amy Winehouse durante a sua estadia na ilha caribenha de Santa Lucía está a preocupar a Universal, de acordo com a edição online do The Sun, que adianta que um executivo da editora já terá viajado de encontro à cantora, para perceber o que se passa com ela.
Apesar de a empresa confirma a viagem de um dos seus directores, a Universal nega que o motivo seja a atitude descontrolada da voz de «Rehab». Contudo, sabe-se que a artista britânica já terá gasto mais de oito mil libras, pagando bebidas e comida a desconhecidos.
Inicialmente, pensou-se que a voz de «Rehab» estivesse a recuperar da sua toxicodependência, mudando o seu estilo de vida menos saudável, mas testemunhos dos funcionários do hotel levaram a crer que a cantora britânica continua com o mau comportamento de sempre, incomodando hóspedes e pessoal sempre que pode.

Katy Perry afirma que falou em celibato «por brincadeira»

Katy Perry voltou atrás na promessa de ficar sem beijar durante um ano, afirmando que, quando disse que ia aderir ao celibato, «tudo não passou de uma brincadeira», de acordo com a edição online do jornal The Sun. «Eu não vou aderir ao celibato, isso foi uma piada», garantiu, explicando que prefere «a morte» à prática de abstinência emocional e sexual».

A voz do êxito «I Kissed a Girl» terminou o seu namoro com o rapper Travis McCoy em Dezembro de 2008, logo a seguir ao Natal, o que a levou a revelar que uma das suas resoluções de Ano Novo seria de que iria beijar apenas a sua gata, Kitty Purry, durante 2009.

DD / Supersónico - BandarraFm

Aquecimento global pode ser irreversível...

Uma equipa de cientistas especializados em ambiente nos EUA lançou um alerta de que muitos dos efeitos das alterações climáticas podem ser irreversíveis.

Num artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas afirmam que as temperaturas na Terra podem manter-se altas durante até mil anos, mesmo se as emissões de dióxido de carbono (CO2) fossem eliminadas hoje. Segundo os investigadores, se o nível de CO2 na atmosfera continuar a subir, vai chover menos em áreas que já são secas no sul da Europa, na América do Norte e em partes da Ásia e da Austrália.
Também afirmam que, actualmente, os oceanos estão a desacelerar o aquecimento global ao absorver calor, mas que em algum momento vão libertar este calor para a atmosfera.
A divulgação das conclusões dos ambientalistas coincide com o pedido feito pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para que a Agência Americana de Protecção Ambiental reveja as regras de emissão de dióxido de carbono por veículos de passageiros.

Vários Estados norte-americanos, liderados pela Califórnia, querem introduzir leis para obrigar os fabricantes de automóveis a melhorar drasticamente a eficiência do uso de combustíveis.
A medida encontrou oposição de vários sectores, que argumentam que essa decisão poderia derrubar a procura por novos carros neste período de recessão.
Os cientistas envolvidos na nova pesquisa dizem que os políticos precisam de agir imediatamente para contrabalançar os danos já provocados no ambiente.

Diário Digital

Fátima Felgueiras quer falar já na próxima sessão

A autarca Fátima Felgueiras pretende falar já na próxima sessão do julgamento, que hoje arrancou, em que é acusada de sete crimes de participação económica em negócio e um de abuso de poder
Fátima Felgueiras e outros nove arguidos, entre os quais antigos vereadores do PS e PSD, são acusados de participação, entre 1995 e 2001, em actos que violam a Lei de Bases do Sistema Desportivo.
Em causa está a atribuição pela autarquia de verbas ao F. C. de Felgueiras, que totalizam cerca de 3,6 milhões de euros.
Nesta sessão inicial de julgamento, a presidente do colectivo de juízes, Ana Neto, do círculo de Guimarães, marcou as primeiras 75 sessões, prevendo-se que estas se prolonguem pelo menos até ao Verão. A magistrada identificou os arguidos e informou todos os intervenientes processuais que o colectivo está a tempo inteiro com este julgamento, justificando assim a marcação de três a quatro sessões por semana. A presidente da Câmara de Felgueiras, por intermédio do seu advogado, Artur Marques, deu indicações ao tribunal de que pretende usar da palavra na próxima sessão marcada para dia 29.
O defensor da arguida afirmou aos jornalistas que está esperançado de que este julgamento decorra de «forma elevada e serena», tal como aconteceu com o julgamento do chamado «saco azul». Artur Marques mostrou-se também convicto de que «este pesadelo, tal como o anterior, há-de terminar com a absolvição de Fátima Felgueiras».
«Acabou em parte aquele pesadelo [saco azul]. Hoje vai começar outro pesadelo, mas há-de terminar e seguramente havemos de acordar bem-dispostos», acrescentou.
Para o jurista, os contratos celebrados entre a Câmara e o clube local «eram absolutamente legais, porque são formas de apoio que fazem parte das obrigações da Câmara de Felgueiras».
Neste julgamento, Fátima Felgueiras é pronunciada por oito crimes, um de abuso de poderes, sob a forma continuada, e sete de participação económica em negócio.

Entre os outros arguidos, o ex-presidente do Município, Júlio Faria (PS), é acusado de cinco crimes de participação económica em negócio e três outros ex-vereadores, Aurélio Carvalho (PSD), José Maria Sampaio (PS) e Vítor Manuel Costa (PS), são pronunciados, respectivamente, por cinco, um e dois crimes de participação económica em negócio. A pronúncia por participação económica em negócio abrange, ainda, cinco ex-dirigentes do Futebol Clube de Felgueiras: Joaquim Fonseca Peixoto, comerciante aposentado, (um crime), José Teixeira de Queirós, comerciante (um crime), Sidónio Maia Ribeiro, ex-industrial (dois crimes), Manuel Ferreira de Faria, economista (quatro crimes) e Fernando Rodrigues de Lima (dois crimes).

«A coberto da atribuição de subsídios para as camadas jovens e de verbas para realização de obras no Estádio dr. Machado Matos, os arguidos aprovaram e celebraram, em nome da Câmara Municipal, vários contratos-programa de comparticipação financeira e doações de terrenos a favor do FCF», lê-se na pronúncia. O Tribunal considera que os contratos-programa foram, apenas «expedientes» a que se recorreu para financiar aquelas despesas.
A próxima sessão está marcada para dia 29.

Diário Digital / Lusa

Pedro Henriques regressa aos relvados

Mais de um mês depois de ter arbitrado o último encontro (o polémico Benfica-Nacional, para a ILiga), Pedro Henriques volta a ser chamado para dirigir uma partida oficial. O árbitro lisboeta vai conduzir o Paços de Ferreira-Naval 1.º de Maio, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, no dia 28 de Janeiro.

O setubalense João Ferreira foi nomeado para dirigir no mesmo dia, e para a mesma competição, a recepção do FC Porto ao Leixões, segundo foi anunciado hoje pela Federação Portuguesa de Futebol. O Atlético de Valdevez, única equipa da II divisão ainda em prova, recebe quinta-feira o Nacional da Madeira, num encontro que será dirigido pelo portuense Vasco Santos. O outro encontro dos quartos-de-final entre o Vitória de Guimarães e o Estrela da Amadora foi adiado para 17 de Fevereiro.

Programa dos quartos-de-final:

- Quarta-feira, 28 Jan:
Paços de Ferreira (L) - Naval 1 de Maio (L), Pedro Henriques (Lisboa).
FC Porto (L) - Leixões (L), João Ferreira (Setúbal).

- Quinta-feira, 29 Jan:
Atlético de Valdevez (II) - Nacional (L), Vasco Santos (Porto).

Rtp/ Lusa

Explosão mata soldado israelita e...

A detonação de uma carga explosiva à passagem de uma patrulha militar no posto de controlo de Kissufim, a Sul da Faixa de Gaza, provocou hoje a morte de um soldado israelita. No mesmo sector, um palestiniano foi abatido por disparos de tanques e helicópteros de combate do exército do Estado hebraico, após nove dias de cessar-fogo.

Os primeiros episódios de violência desde o termo da operação militar israelita na Faixa de Gaza, a 18 de Janeiro, ocorreram às primeiras horas da manhã num dos sectores da fronteira entre Israel e o enclave administrado pelo movimento palestiniano Hamas. Uma patrulha do Tsahal (exército israelita) aproximava-se do ponto de passagem de Kissufim quando encaixou o impacto de uma explosão. Segundo a cadeia de televisão Al Arabiya, do Dubai, pelo menos um dos soldados israelitas morreu e outros três sofreram ferimentos. As informações sobre a causa da detonação são contraditórias. A televisão do Dubai referiu a instalação de uma carga explosiva no local, ao passo que a concorrente Al Jazeera, do Qatar, noticiou que a patrulha israelita foi atingida por uma granada de morteiro. Por sua vez, as chefias militares do Estado hebraico limitam-se a confirmar a explosão de uma bomba no lado israelita do posto de controlo de Kissufim, escusando-se a dar conta de quaisquer vítimas. As Forças de Defesa de Israel estão vinculadas a uma regra de censura que impede a confirmação de baixas antes da notificação das famílias dos soldados.

Após a explosão nas imediações do posto de controlo, helicópteros e carros de combate israelitas apontaram as miras a território palestiniano, abrindo fogo contra vários alvos. Um palestiniano de 24 anos, identificado como Anwar Al-Dreim, foi abatido pelos disparos dos militares israelitas, indicaram fontes do hospital Nasser, em Khan Younes, citadas pela France Presse. Ouvidos pela agência Reuters, alguns civis palestinianos da região de Kissufim adiantaram ter visto dois a três homens a encaminharem-se para a vedação da fronteira ao amanhecer. Pouco depois das 8h00, ouviram-se explosões e disparos. O aparente ataque contra a patrulha israelita ainda não foi reivindicado por nenhum dos grupos palestinianos que operam em articulação com o Hamas, nomeadamente os Comités de Resistência Popular e a Jihad Islâmica.

Os incidentes desta terça-feira vieram ilustrar a fragilidade das declarações unilaterais de cessar-fogo emitidas há mais de uma semana pelas autoridades israelitas e pelos responsáveis do Hamas. Por outro lado, podem pôr em causa as negociações mediadas pelo Egipto com o objectivo de instaurar uma trégua sustentável na região. Em 22 dias de operações militares em larga escala, morreram 1.330 palestinianos e 13 israelitas – dez efectivos do exército e três civis. A retirada das tropas do Tsahal destacadas para a ofensiva contra o Hamas foi concluída na véspera da tomada de posse do novo Presidente dos Estados Unidos.

A erupção de violência em Kissufim tem lugar na véspera da primeira visita à região de George Mitchell, o homem que Barack Obama escolheu para assumir a linha da frente da diplomacia norte-americana no Médio Oriente. O Presidente dos Estados Unidos prometeu mandatar o novo emissário para uma missão que nenhuma das anteriores administrações, republicanas ou democratas, foi capaz de concluir: lançar as bases de uma paz duradoura de forma “vigorosa e consistente”. O primeiro périplo de Mitchell terá uma primeira escala no Cairo. Em seguida, o emissário norte-americano deverá ser recebido no quartel-general da Autoridade Palestiniana em Ramallah, na Cisjordânia. Jordânia e Arábia Saudita serão os derradeiros destinos.

Rtp

Jamie Bell será Tintim e Daniel Craig pirata em filme 3D de Steven Spielberg

O actor britânico Jamie Bell, 22 anos, protagonista do filme "Billy Elliot", será o rosto de Tintim no filme de Steven Spielberg, substituindo Thomas Sangster, revelaram hoje os estúdios Paramount.

Em 2008 tinha sido anunciado o nome de Thomas Sangster, mas o actor acabou por abandonar o projecto, sendo anunciado agora que a Jamie Bell encarnará a personagem de banda desenhada criada por Hergé.O filme "The adventures of Tintin: Secret of the Unicorn" ("O segredo de licorne") integrará ainda Daniel Craig no papel do pirata Red Rackam.

Este será o primeiro de uma série de filmes em 3D que Spielberg e Peter Jackson vão fazer.
Jamie Bell e Daniel Craig são os mais recentes nomes do elenco deste filme, do qual fazem parte também Andy Serkis, Toby Jones, Simon Pegg, Nick Frost e Mackenzie Crook.
A trilogia será rodada nos Estados Unidos e na Nova Zelândia com o recurso a tecnologia a três dimensões, que promete revolucionar o cinema de animação.
Peter Jackson e Steven Spielberg fizeram saber que não vão filmar no modo tradicional, porque a imagem dos actores de carne e osso não honraria os desenhos originais de Hergé.

As histórias de Tintim e da sua inseparável cadela Milu já foram adaptadas anteriormente para cinema e para televisão. Os álbuns desenhados por Hergé, que integram ainda personagens carismáticas como a dupla Dupont e Dupond e o professor Girassol, estão traduzidos em 77 idiomas, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.
Tintim surgiu pela primeira vez há 80 anos, no suplemento juvenil Le Petit Vingtième.

Lusa

Rotações 27 Janeiro 2009

Campeonato Nacional de Enduro – 2009

Problemas de cronometragem afectaram seriamente o Enduro de Ourém, implicando mesmo o cancelamento do segundo dia de prova. Além disso, os resultados do primeiro dia encontram-se suspensos até à próxima Quinta-feira, data agendada para uma reunião definitiva sobre o assunto.
Uma falha técnica na transmissão dos dados recolhidos pelos "transponders" e células fotoeléctricas, esteve na origem dos problemas de cronometragem verificados no Enduro de Ourém. Durante o primeiro dia de prova, os "displays" (mostradores) colocados à saída das "especiais" não funcionaram, impedindo os concorrentes de terem conhecimento dos tempos alcançados.

Por outro lado, a classificação referente ao primeiro dia – afixada às 8h00 da manhã deste Domingo – foi objecto de reclamação por parte de diversos pilotos. Em consequência, seguidamente o Delegado da F.M.P. à prova promoveu uma reunião com os pilotos, para análise da situação. Atendendo à falta de garantias quanto ao funcionamento dos "displays", foi decidido cancelar o segundo dia de prova.
Entretanto, a classificação da jornada de Sábado fica suspensa até à próxima Quinta-Feira, quando a equipa de cronometragem deverá apresentar – em reunião com responsáveis da Organização e da F.M.P. – os registos totais obtidos através dos "transponders", para a partir daí se proceder à homologação dos resultados.

A organização decidiu também restituir aos pilotos 25 euros, correspondentes ao diferencial da taxa de inscrição para provas de um e dois dias de duração. Diga-se que em Ourém alinharam à partida 96 concorrentes, que deveriam ter enfrentado três voltas diárias a um percurso de 38 Km – reduzido face à quilometragem inicialmente prevista, para eliminar sectores impraticáveis devido à chuva caída durante a semana anterior à prova. Embora não tenha chovido no Sábado, o terreno apresentava-se naturalmente lamacento, mas só os problemas de cronometragem ditaram um fim prematuro para este Enduro de Ourém.

Miguel Praia brilha em ’casa’

O desfecho dos três dias de testes da Parkalgar Racing Team no Autódromo Internacional do Algarve não poderia ter sido melhor, permitindo mesmo dizer que tanto Miguel Praia como Eugene Laverty vão estar em posição de discutir os lugares cimeiros da tabela nas corridas do Campeonato do Mundo de Supersport. Miguel Praia, o único piloto português de motociclismo a disputar um Campeonato do Mundo, foi o protagonista do fim-de-semana, ao marcar presença sistemática entre os mais rápidos e a bater de forma categórica alguns dos mais fortes adversários, especialmente o actual campeão em título Andrew Pitt.

Eugene Laverty protagonizou uma excelente evolução na adaptação à nova Honda CBR 600 RR, encontrando um bom compromisso que o irá ajudar a entrar bem no Campeonato. Os resultados deste fim-de-semana revelam o excelente trabalho desenvolvido por toda uma equipa ao longo do período de interrupção entre as temporadas e dá aos pilotos a confiança necessária para entrarem em força no Campeonato que começa no próximo dia 1 de Março em Philip Island na Austrália.
O terceiro dia de testes começou com muita chuva, pelo que melhorar os cronos ficou completamente posto de parte. Miguel Praia nem sequer foi para a pista durante o treino da manhã, pois considerou que não seria uma mais valia testar naquelas condições. Laverty contrariou o seu companheiro de equipa e esteve em pista durante cerca de sete voltas.

À tarde o sol decidiu aparecer, mas não de forma a que os pilotos conseguissem melhorar os tempos registados ontem. Tanto Praia como Laverty estiveram em pista a trabalhar na electrónica da Honda CBR 600 RR: “Rodei para avaliar um pouco a electrónica e no fundo para acumular quilómetros. As condições estavam muito más, com muito vento. Não havia necessidade de correr riscos. Acabámos por rodar muito menos do que aquilo que estávamos à espera, mas o resultado de ontem foi muito bom. Sinto que estou muito mais confiante tanto com a moto como com a equipa. O entendimento entre mim e o meu novo responsável de moto está-se a revelar bastante profícuo”, explicou o piloto algarvio, Miguel Praia que melhorou em cerca de um segundo, o seu melhor tempo registado o ano passado a aquando da última corrida da temporada em Portimão.

Eugene Laverty fez muitos progressos ao longo destes três dias de testes e parte agora para a primeira corrida da temporada muito entusiasmado: “Foram três dias de intenso trabalho, mas que acabaram por resultar bastante bem. Estamos no caminho certo, o que me deixa bastante optimista para a primeira corrida. A Honda CBR 600 RR está bastante rápida, isso reflecte-se no crono conseguido. Fiquei logo atrás de Andrew Pitt, o Campeão de 2008. Este é um aspecto muito encorajador”, referiu o irlandês que este ano alinha pela Parkalgar Racing Team.

Tempos Combinado - 1º, 2º e 3º Dia:
1º J. Lascorz – Kawasaki ZX-6R
2º C. Crutchlow – Yamaha YZF R6
3º K. Sofuoglu – Honda CBR 600 RR
4º M. Praia – Honda CBR 600 RR
5º A. Pitt – Honda CBR 600 RR
6º E. Laverty – Honda CBR 600 RR

Harley Davidson acusa crise


A Harley-Davidson acaba de anunciar que irá proceder ao despedimento de 1100 funcionários (de um total de 9500 trabalhadores) maioritariamente na América. O fecho de certas unidades de produção e o reajustamento de outras, serão a causa desta resolução, de forma a compensar a queda nas vendas superior a 30% apresentada em 2008, e que chegou mesmo a registar, em Dezembro, um valor de recorde de 58% que representam no total, grosso modo, uma perca de 78 milhões de dólares. O actual Director, James Ziemer que recentemente tinha anunciado que pretendia deixar a empresa durante o ano de 2009, admitiu que a Harley-Davidson não está imune ao cenário económico actual.Grande parte dos despedimentos (70%) terão lugar já este ano, e os restantes irão ocorrer durante o próximo. A actual conjuntura irá obrigar a um corte na produção com valores entre os 10 e os 13 por cento, o equivalente à queda de vendas em 2008.

P.S.P. equipada com Honda

Em 2008 a Honda ganhou um concurso para fornecer a Polícia de Segurança Pública, com trinta novas motos para ajudar nas funções de patrulhamento, controlo de tráfego e segurança.O modelo escolhido foi a Pan-European, e as trinta unidades já foram entregues aos novos “proprietários”, nas instalações da Honda Portugal, devidamente equipadas com todos os detalhes específicos para ajudar os agentes da autoridade a cumprir as suas funções.Os responsáveis da Honda Portugal afirmam que “A Honda orgulha-se de ter sido a marca preferida entre todas as outras concorrentes e faz votos para que a Pan possa contribuir para uma sociedade melhor”.Por isso, é bom que todos os condutores – de duas ou quatro rodas – passem a ter mais cuidado quando virem uma Pan-European atrás de vocês… é que pode ser a Polícia!

Expomoto Batalha

Durante três anos vivemos em Portugal, com um sector dividido por duas exposições de motos. Este ano, com a não realização da Moto Expo em Lisboa, o único salão de exposições de motos que teremos no nosso País, será a Expomoto na Batalha, que decorrerá de 24 de Janeiro a 1 de Fevereiro.Nas palavras do Director do ExpoSalão, José Frazão “A EXPOMOTO apresenta-se com uma maior projecção no mercado, reforçada pela presença de um maior número de marcas de motos e de acessórios. A presença dos importadores das marcas, amplia e dinamiza a dimensão do salão, tornando-o mais atractivo para os visitantes”.As principais marcas de motos já confirmaram a presença na Batalha, assim como várias marcas de acessórios.Para complementar a animação nos stands, irá haver desfiles de roupa dedicada aos motociclistas, ou ainda uma prova de mini supercross de série, que se realizará no dia 1 de Fevereiro, no parque anexo à Expomoto Batalha.Os bilhetes custam 4 Euros, e as crianças até aos 11 anos não pagam.Os horários durante a semana são das 17h até às 23h, ao Sábado será das 14h às 23h, e ao Domingo das 14h até às 20h. Não perca, de 24 de Janeiro e de 1 de Fevereiro, a Expomoto na Batalha!

Salvador Cabral / BandarraFm

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Rotações 26 Janeiro 2009

IRC , Open Season – Ogier, o "Outsider" Vencedor de Monte Carlo

Grande vitória para Sebastien Ogier. O piloto convidado da BF Goodrich mostrou mais uma vez o que vale. Loix foi segundo e Sarrazin terceiro.Bem estiveram os Fabia S2000, com Hannien a dominar grande parte do rali e Kopecky depois do atraso inicial a recuperar até quarto. O Skoda provou ser um duro adversário para o até aqui dominador Peugeot 207.OIntercontinental Rally Challenge não poderia ter-se iniciado da melhor maneira, com a mítica prova de Monte Carlo, num formato clássico, com as condições que há muito não se viam e com diversas trocas de posições. O vencedor não é de outros tempos: num campeonato onde é apenas um "outsider"

Sebastien Ogier conseguiu o seu primeiro grande triunfo interacional.
Tendo sido Sebastien Ogier nomeado para tripular o Peugeot 207 S2000 do "BFGoodrich Drivers Team" na prova monegasca fez uma prova muito calculista, mas rápida e segura. Estava no sítio certo à hora certa quando os adversários falharam e acabou por vencer. Nicolas Vouilloz, Stephane Sarrazin, Juho Hanninen, Freddy Loix, Kris Meeke e Toni Gardemeister foram os nomes que, sem os problemas que tiveram, poderiam ter vencido. A etapa de hoje viu Juho Hanninen e Kris Meeke baterem logo nas primeiras curvas do primeiro troço, ao mesmo tempo que Loix furava. Ficava Toni Gardemeister em posição de atacar a liderança de Ogier nas quatros classificativas nocturnas, mas o Punto S2000 do finlandês da equipa Astra acabaria por ter problemas de alternador e levar Gardemeister ao abandono.

Enquanto todos os outros problemas foram causados por saídas e furos, Gardemeister teve uma prova segura, e acabou por ser o carro a trair as suas aspirações. Com estas voltas todas, Freddy Loix acabou por ser 2º ao passo que Stephane Sarrazin conseguiu recuperar até ao 3º posto depois de uma etapa nocturna feita ao ataque e um furo pelo meio. Jan Kopecky foi 4º na defesa da estreia do Skoda Fabia S2000, oa qual deixou excelentes e preocupantes (para os adversários) indicações. Giandomencio Basso e Anton Alen ficaram nos lugares seguintes numa prova em que a Abarth esteve longe dos lugares cimeiros. Frederique Romayer foi o melhor dos N4 e Luca Bettio conseguiu colocar o Renault Clio R3 no 9º lugar, vencendo as duas rodas motrizes.

Classificação final:
1º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Peugeot 207 S2000
2º Freddy Loix / Isidoor Smets - Peugeot 207 S2000
3º Stephane Sarrazin / Jacques-J. Renucci - Peugeot 207 S2000
4º Jan Kopecky / Petr Stary - Skoda Fabia S2000
5º Giandomenico Basso / Mitia Dotta - FIAT Punto S2000
6º Anton Alen / Timmo Alane - FIAT Punto S2000
7º Frederic Romayer / Thomas Fournel - Mitsibishi Lancer Evo IX
8º Olivier Burri / Fabrice Gordon - FIAT Punto S2000
9º Luca Betti / Alessandro Mathioda - Renault Clio R3
10º Patrick Artruru / Patrice Virieux - Mitsubishi Lancer Evo IX

Ralis do Open mudam de Sítio e de classificativas

Depois de se saber que o rali da escuderia de Castelo Branco trocava Vila Velha de Ródão pelo Fundão é agora a vez de CAM.A terceira etapa do Campeonato Open de Ralis será disputada em Barcelos nos dias 13 e 14 de Março.
O clube minhoto, depois de lhe ver atribuída a prova pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, encetou contactos com algumas autarquias, conseguindo agora com a cidade dos galos a parceria necessária para o evento: “Tivemos desde o primeiro momento uma grande receptividade”, destaca Barbosa Ferreira.O presidente do CAM, esclarece ainda que: “A autarquia, as empresas, os praticantes e aficionados dos ralis pertencentes à cidade de Barcelos, mostraram um empenho, um gosto, e uma visão fora do comum por esta possibilidade que agora se concretiza”.Encontrada a localização, há agora que começar a preparar tudo numa zona onde os ralis voltam passados oito anos, na altura em jornada do Campeonato de Promoção.

Em estudo, estão ainda algumas novidades em relação aos ralis que o CAM tem organizado e que serão anunciadas brevemente, bem como todo o esquema da prova. Uma das características que pode ser desde já anunciada é que o rali terá uma Super-Especial disputada na noite de sexta-feira, 13 de Março.Barbosa Ferreira, quis ainda agradecer a todos: “E muito particularmente à câmara municipal de Barcelos, a confiança em nós depositada. Como é habitual o CAM não vai defraudar as elevadas expectativas criadas em torno deste evento, tudo fazendo para que haja um elevado retorno em termos económicos para as empresas da cidade e da região de Barcelos".

Gala FPAK

FPAK entrega prémios e distinções de 2008
Na "Gala dos Campeões" – Cerimónia de Entrega de Prémios dos Campeonatos e Troféus Nacionais e Regionais de Automobilismo e Karting – 2008, que decorreu no Casino Estoril.

Do distrito da Guarda subiram ao palco do casino do Estoril, António Matias, Pipa Queiroz e José Blanco.

Foram igualmente entregues os Prémios Especiais FPAK – 2008. Estes prémios pretendem homenagear anualmente, personalidades ou instituições que, através da sua actuação, tenham contribuído de forma significativa para a dignificação do desporto automóvel ou que pela elevada dedicação demonstrada em relação ao automobilismo e karting nacionais, se tenham tornado credoras de tal merecimento.Foram distinguidas em 2008 as seguintes personalidades:

Prémio Carreira:
Américo Da Silva Nunes
Carlos Alberto Ferreira Da Silva
Joaquim Coelho Da Rocha Santos
Leonel Vitor Almeida Cavaco
Luis Gabriel Alves De Sousa Martins
Manuel Pedro Da Costa Pereira Roriz
Maria De Fatima Sousa Carrasqueira
Orlando Manuel Coronho Gonzaga Grego
Sebastião Pedro Charrua Louro
Sergio De Castro Pinto Paiva
Prémio Dedicação:
Fernando Manuel Petronilho
Francisco António Costa Romeiras
Jaime Alexandre Guerra Santos
Jorge Manuel Frazão Henriques Da Cunha
Jose Artur Valencia Castanheira
Jose Miguel Mendes De Barros
Jose Manuel Da Cunha Nogueira
Orlando Manuel Francisco Romana
Pedro Maria De Sousa Monteiro Abecasis
Prémio Prestigio:
Alvaro Augusto Dias De Miranda
Paulo Luis Do Carmo Pinheiro
Rui Manuel Frazão Henriques Da Cunha
Vodafone Portugal
Prémio César Torres:
Associação Nacional De Municipios.

Salvador Cabral / BandarraFm

Futebol Distrital - I & II Divisão

Campeonato Distrital de 1ª Divisão
16º Jornada Dia 25/01/2009 – 15H00

Aguiar Beira X Celorico -Adiado devido ao mau tempo
Manteigas X N. D. S. -Adiado devido ao mau tempo
Trancoso X Lageosa -Adiado devido ao mau tempo
Meda -2 X Vilanovenses -0
Vila Cortez -1 X Pinhel -0
Mileu -3 X Gouveia -2
Sabugal -3 X Figueira -1
Foz Côa -1 X Vilar Formoso -3

CLASSIFICAÇÃO
1-Aguiar da Beira -34
2-Meda -34
3-Sabugal -34
4-Figueira -26
5-Gouveia -23
6-Vila Cortez -22
7-Pinhelenses -22
8-Vilanovenses -21
9-Foz Coa -18
10-Lageosa -18
11-Mileu -17
12-Trancoso -16
13-V Formoso -15
14-Celorico -14
15-Manteigas -10
16-NDS -10

Campeonato Distrital de 2ª Divisão
8º Jornada

Série "A"
Casal de Cinza -0 X Castanheira -2
Freixo Numão -0 X Guarda Desportiva -2
Guarda Unida X V. F. Naves -Adiado mau tempo
Soito -1 X Pala -0

Classificação
1-Soito -24
2-Guarda Desportiva -19
3-Freixo Numão -14
4-Pala -13
5-V.F. Naves -9
6-Casal Cinza -4
7-Castanheira -4
8-Guarda Unida -0

Série "B" 12º jornada
Penaverde -1 X Figueiró -0
Açores -1 X Fornotelheiro -9
Abadense X Paços da Serra -Adiado (mau tempo)
Seia X Nespereira -Adiado (mau tempo)

CLASSIFICAÇÃO
1º -Seia -22
2º -Penaverdense -22
3º -Nespereira -17
4º -Abadense -16
5º -Fornotelheiro -15
6º -Figueiró Granga -11
7º -Paços Serra -10
8º -Teixeirense -6
9º -Açores -5

AFGuarda / BandarraFm

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nove distritos do Norte com aviso Amarelo devido ao vento ou chuva

Nove distritos do Norte de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido ao vento forte ou à chuva, enquanto para toda a orla costeira se prevê ondulação forte entre os quatro e os cinco metros.

Além da costa de Portugal continental também a costa do grupo ocidental dos Açores está com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, atendendo à altura das ondas.
Quanto aos distritos encontram-se hoje com aviso Amarelo os de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Bragança, Braga, Castelo Branco e Coimbra.
Para estes distritos aguarda-se vento forte com rajadas até aos 80 quilómetros por hora, acompanhada de chuva, por vezes forte, nos casos de Viana do Castelo e Braga.
Para hoje o Instituto de Meteorologia prevê chuva em quase todo território e uma subida da temperatura.
Face à melhoria das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu quarta-feira baixar o nível de alerta, de Laranja para Amarelo, o segundo menos grave.

Rtp

Mau Tempo: Troços de estradas cortadas em cinco distritos

As condições meteorológicas continuam hoje a motivar cortes ou condicionamentos de troços de estradas nos distritos da Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Aveiro.

Na Guarda, está cortada a estrada nacional 338 entre Piornos e a Torre, em Castelo Branco a nacional 338 entre Piornos - Torre - Cruz - Loriga e em Viseu a municipal entre Resende e Feirão.

No distrito de Aveiro estão cortadas as estradas municipais entre Arouca e Serra da Freita e entre Chão D`Ave e Serra da Freita e condicionadas as nacionais 324 entre Vale de Cambra e Arouca e a 224 entre Cavião e Junqueira.
No distrito de Coimbra está condicionada a estrada municipal entre Gramaça - Cocorinho - Piodão.

Rtp

Obama aprovou leis para governar com transparência

O primeiro dia de Barack Obama foi marcado por decisões no sentido de garantir a transparência da sua Administração e de alcançar a paz no Médio Oriente. A primeira decisão do 44.º presidente dos Estados Unidos foi pedir aos magistrados do tribunal militar para Guantanamo que suspendessem os julgamentos durante 120 dias.

Obama dedicou o seu primeiro dia a aprovar leis para uma governação “de transparência”, garantindo que também ele se iria sujeitar às mesmas regras. Os salários dos seus colaboradores mais próximos na Casa Branca foram congelados, porque o momento é para que todos os norte-americanos “apertem os cintos”. Obama aprovou ainda o que considera ser “os mais rígidos limites de qualquer Administração” para a actividade de lobbie em Washington. "Quem fizer parte de lobbies e entrar na minha Administração, não poderá trabalhar em questões para as quais fez lobby ou nas agências onde o fez nos dois anos anterior", afirmou Obama.

Os funcionários públicos que que forem trabalhar para grupos de pressão privados não poderão fazer lobby na Casa Branca enquanto Obama for presidente, garantiu o próprio. Também proibiu os presentes de membros destes grupos de pressão e anunciou o fim da confidencialidade de muitos documentos governamentais. Obama telefonou a homólogos egípcio, israelita, palestiniano e jordano O presidente dos EUA telefonou, no primeiro dia em que assumiu funções, aos Chefes de Estado egípcio (Hosni Mubarak), israelita (Ehud Olmert), palestiniano (Mahmud Abbas) e ao Rei Abdullah II da Jordânia. Obama terá “expressado o seu compromisso em trabalhar activamente para a paz israelo-árabe desde o início do seu mandato e para esperar que eles continuem a sua cooperação”, afirmou o novo porta-voz presidencial, Robert Gibbs.

Fontes diplomáticas ocidentais apontam que os EUA poderão aproveitar o processo de reconstrução da Faixa de Gaza “em parceria com a Autoridade Palestiniana” para fortalecer Abbas e a Fatah, enfraquecidos pela ofensiva israelita na Faixa de Gaza. Julgamentos em Guantanamo foram suspensos Os juízes que julgam cinco prisioneiros por conspiração para os atentados de 11 de Setembro aceitaram o pedido de Barack Obama. Os prisioneiros, que incorrem na pena de morte, terão de esperar até Maio. Os advogados de defesa interpretam a interrupção como uma etapa para o encerramento dos tribunais especiais que julgam os detidos na base militar de Cuba. As organizações de direitos humanos estão satisfeitas.

Obama tinha prometido, durante a campanha eleitoral, encerrar a prisão na base militar nos primeiros três meses da sua Administração. A complexidade jurídica e questões de segurança obrigaram o novo presidente a definir um novo prazo. Guatanamo poderá ser encerrada dentro de um ano se Obama assinar o decreto, que ainda se encontra em rascunho, refere a agência Reuters. O documento refere como necessária a revisão do estatuto dos prisioneiros, a sua transferência para estabelecimentos prisionais nos Estados Unidos e a criação de comissões para estes procedimentos.

Rtp

Rotações 22 Janeiro 2009

Formula 1: Buemi domina tudo e todos

F1 Renault revelou frente peculiar no Autódromo Internacional do Algarve a sua equipa e carro de 2009. A escuderia de Enstone revelou o R29 e a sua formação de pilotos, mantendo, como já se sabia, Fernando Alonso e Nelsinho Piquet como titulares e promovendo a tester Romain Grosjean. Também presente na pequena cerimónia que antecedeu o início dos testes esteve Flavio Briatore. O novo carro saído da pena da equipa de engenheiros liderada por Pat Symonds diferencia-se dos seus opositores já conhecidos por um nariz bastante largo e por uns flancos que se prolongam até à zona situada por baixa da asa traseira.

A bateria de testes que tem lugar esta semana no Autódromo Internacional do Algarve iniciou-se sob o signo da chuva, o que não tem permitido que as equipas cumpram os seus programas previstos para esta segunda-feira. Pouco depois da Williams e da Renault terem apresentado os seus contendores de 2009, Sebastien Buemi lançou-se em pista com o seu Toro Rosso STR3 Ferrari equipado ainda com as asas da temporada passada. A Williams apresentou no Autódromo Internacional do Algarve o seu contendor para 2009, carro em que a equipa de Grove deposita grandes esperanças. A formação de Frank Williams e de Patrick Head revelou hoje ao mundo o FW31 Toyota, monolugar que será utilizado este ano por Nico Rosberg e por Kamui Kobayashi. As cores de 2009 não foram ainda desvendadas, apresentando o carro de Grove com o azul que tem caracterizado a decoração de Inverno da Williams nos últimos anos.

Ao longo do dia o Williams FW31 Toyota, que será o único carro a usar um KERS com a tecnologia Flywheel. O piloto suíço foi mais rápido em pista mas, com o asfalto bastante molhado, ficou longe do recorde da pista, assinado por Pedro de la Rosa no sábado passado, ao registar a marca de 1:41,529. O novo recruta da Toro Rosso foi igualmente o piloto que mais rodou, completando quase o dobro das voltas realizadas pelos restantes homens em pista. De la Rosa foi o mais rápido entre os homens dos carros novos, mas a grande surpresa foi o Williams FW31 Toyota que, depois de ter sido apresentado, aproximou-se bastante da marca obtida pelo McLaren MP4-24 Mercedes. Porém, Nico Hulkenberg acabou por promover o aparecimento da única bandeira vermelha da sessão, ao sair de pista logo a seguir ao gancho, pouco depois do meio-dia e meio. O tester da equipa de Grove só depois das quatro voltou à pista, mas as condições da pista não lhe permitiram rolar consistentemente, assim como aos restantes pilotos.
Kamui Kobayashi rodou com o Toyota TF109 e Nelsinho Piquet com o Renault R29, mas qualquer um deles perdeu mais de três segundos para de la Rosa e para Hulkenberg, até ao princípio da tarde. O piloto brasileiro conseguiu melhorar a sua marca pouco antes da chuva se abater com toda a sua força sobre o Circuito Internacional do Algarve, marcava o relógio 14h40m, passando a perder menos de três segundos para o espanhol da McLaren Mercedes.
1 Sebastien Buemi Toro Rosso
2 Pedro de la Rosa McLaren Mercedes
3 Nico Hulkenberg Williams
4 Nelsinho Piquet Renault
5 Kamui Kobayashi Toyota

O piloto de testes Pedro de la Rosa foi o primeiro a experimentar o novo monolugar que será conduzido durante a semana também por Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen. O piloto de testes Pedro de la Rosa foi o primeiro a rodar na pista do Autódromo do Algarve com o novo monolugar da McLaren para 2009, o MP4-24, carro com que a escuderia britânica pretende manter a liderança na Fórmula Um na época que se aproxima e com ele vencer mais um campeonato do Mundo da categoria. Apresentado no passado sábado em Woking, o novo modelo surge agora em pista, num evento que vem confirmar a importância que o Autódromo Internacional do Algarve possui já entre os vários destinos possíveis para o desporto automóvel internacional. Pedro de la Rosa, piloto de testes da McLaren há seis anos, realizou assim um total de 18 voltas ao traçado da pista de Portimão, afirmando-se no final particularmente satisfeito pela forma como o carro se comportou e pelos dados que conseguiu retirar desse mesmo comportamento.

“Estou muito contente pela forma como decorreu esta sessão de testes. Obviamente que teremos que levar o MP4-24 ao seu limite, mas ainda assim podemos afirmar que este sábado foi já um dia de trabalho muito construtivo”, afirmou o piloto depois de um dia de testes em que os técnicos da McLaren procuraram avaliar a fiabilidade do monolugar. “Devido ao limite imposto no numero de testes privados ao longo do corrente ano é vital que consigamos desenvolver o carro para a primeira corrida da temporada”, continuou o espanhol, que volta a Algarve esta segunda-feira para novos testes, devendo ser substituído depois por Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, os pilotos titulares da equipa que ião prosseguir os testes nos dias seguintes. “Temos pela frente semanas de trabalho muito intensas e todos na equipa estão concentrados para conseguirmos os melhores resultados”, concluiu De la Rosa.

Depois da chuva ter marcado os últimos dias de testes no Autódromo Internacional do Algarve, hoje o Sol fez a sua aparição, o que agradou de sobremaneira às equipas presentes, ávidas de prosseguirem com a preparação da temporada de 2009. Sebastien Buemi, mesmo no seco, continuou a ser o piloto mais rápido em pista, aproveitando da melhor forma o facto de estar a rodar com o Toro Rosso Ferrari do ano passado equipado com os apêndices aerodinâmicos de 2008. Fernando Alonso, que se estreou ao volante do Renault R29, foi quem mais se aproximou do piloto suíço, tendo espanhol rodado consistentemente, o que deu motivos de alegria à formação de Enstone, depois dos problemas de motor de ontem.

Também a Williams teve motivos para se regozijar, uma vez que Nico Rosberg mostrou que o novo carro de Grove, após os primeiros quilómetros, pode ser competitivo e fiável. Por seu lado, Lewis Hamilton regressou ao volante do McLaren Mercedes depois de ter alcançado no Grande Prémio do Brasil o seu primeiro título na Fórmula 1, mas o seu primeiro dia de trabalho para a temporada de 2009 não lhe correu da melhor forma. O inglês ainda passou pelo comando da tabela de tempos, mas um problema técnico, provavelmente relacionado com um motor, acabou por imobilizar em pista o McLaren MP4-24 Mercedes, que, à semelhança dos dias anteriores, continua a ostentar uma asa traseira com as dimensões permitidas pelo regulamento de 2008.
Antes da situação de bandeiras vermelhas provocada por Lewis Hamilton, também Timo Glock interrompeu a sessão ao sentir problemas de motor no seu Toyota TF109 quando o relógio apontava 11.02. Tal como o Campeão do Mundo, o jovem germânico permaneceu na sua boxe.

1 Sebastien Buemi Toro Rosso
2 Fernando Alonso Renault
3 Nico Rosberg Williams
4 Lewis Hamilton McLaren Mercedes
5 Timo Glock Toyota

Alonso mostra-se, no Algarve, satisfeito com as novas regras, à excepção do KERS; Piquet sonha com o título e Briatore diz «não» à saída do espanhol Fernando Alonso ainda não começou a testar no Autódromo Internacional do Algarve, mas, no terceiro dia de trabalho, tornou-se num dos principais protagonistas.«Nesta temporada, todas as equipas vão começar do zero, o que pode ser uma vantagem, porque a Ferrari e a McLaren já não podem dar continuidade ao trabalho efectuado nos outros anos. Tenho vontade de vencer. Este é o meu objectivo e, por isso, oxalá consiga ganhar», afirma o espanhol, satisfeito com o primeiro dia de trabalho realizado pela equipa francesa no Algarve.

Nélsinho Piquet, que continua como companheiro de Fernando Alonso, defende que pode lutar pelo primeiro lugar do Mundial se tiver as mesmas condições do asturiano: «Ainda é muito cedo para falar, queremos, como é lógico, estar melhor ainda. Temos essa ambição, mas não sabemos quais os segredos das outras equipas e o que vão mostrar na Austrália. Se o carro estiver competitivo e se tiver mesmas hipóteses do que o Fernando, tenho a certeza que posso lutar pelo título». O brasileiro, que concorda com a presença da pista algarvia no calendário da Fórmula 1, admite que está este ano mais experiente: «Vai ser um ano bem mais tranquilo do que o ano passado, porque conheço todas as pistas e estou mais preparado.
Algumas mudanças não agradam a muita gente, porque se gasta mais dinheiro do que se economiza, mas outras foram positivas, como os pneus «slicks». De vez em quando é bom mudar e as alterações feitas são positivas. A Renault, que é uma equipa vencedora, tem mais hipóteses de andar na frente e disputar o campeonato.»

Salvador Cabral / BandarraFm

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Peru: Natureza "matou" civilização milenar

A natureza virou-se contra uma das mais antigas civilizações da América, já que investigadores sustentam que sismos e inundações, seguidos de tempestades, levaram os residentes para fora do território que é agora o Peru.

A comunidade agro-marítima do Vale Supe desapareceu há 3.600 anos mas foi próspera durante muito tempo, segundo um dos estudiosos, o antropólogo Mike Moseley, da Universidade da Florida (Estados Unidos).
A população do Vale Supe vivia do que a terra produtiva - junto a baías e estuários - dava. Pescava com redes, regava pomares, cultivava algodão e uma variedade de legumes, além de construir pirâmides de pedra muito antes da civilização Maia.
Contudo, a natureza foi "madrasta": um forte sismo, ou várias réplicas, atingiram a região, fazendo ruir muros e pavimentos e causando deslizamentos de terras.
Depois, seguiram-se as camadas de lodo provocadas por inundações.
Posteriormente, foi o "El Niño" - fenómeno climático que se caracteriza por uma mudança dos ventos e correntes no Oceano Pacífico - que trouxe grandes chuvadas, danificou sistemas de irrigação e arrastou detritos para os cursos de água e destes para o mar, onde a areia e lamas formaram uma grande restinga, vedando o acesso às antigas baías.
No fim, a terra onde a civilização Supe tinha vivido durante séculos tornou-se desabitável e os seus residentes desapareceram.

Lusa /Rtp

Cristiano Ronaldo confiante no apuramento para a África do Sul

O internacional português Cristiano Ronaldo afirma a sua confiança no apuramento de Portugal para o Mundial de 2010, pede o apoio dos adeptos, diz-se feliz no Manchester e ambiciona mais troféus pessoais.

Cristiano Ronaldo, o mais "dourado" dos jogadores portugueses, na "Grande Entrevista" de Judite de Sousa, gravada em Manchester, Inglaterra, afirmou-se como "parte da mobília" dos "red devils", confessando-se muito feliz onde está, mas, "o futuro a Deus pertence".Quanto à selecção, referiu a grande qualidade de Scolari e Queiroz, afirmou-se confiante no apuramento para o Mundial'2010 e reclamou maior apoio dos adeptos, um apoio mais positivo, de preferência sem assobios.

RTP

Barack Obama toma posse como Presidente dos Estados Unidos

Barack Obama toma hoje posse como 44.º Presidente dos Estados Unidos da América. As cerimónias vão decorrer em Washington e tudo leva a crer que deverá ser batido um recorde com quase meio século quando em 1963 um milhão e 200 mil pessoas estiveram no National Mall para assistir à tomada de posse de Lyndon Johnson.

Chegou o grande dia que a maioria dos americanos aguardava, o da tomada de posse do primeiro Presidente norte-americano negro. Barack Obama vai viajar da Casa Branca para o Capitólio, local onde irá fazer o juramento, regressando depois à residência oficial numa grande parada através da Pennsylvania Avenue. Recessão, encerramento da prisão de Guantanamo, retirada das tropas do Iraque, reforços no Afeganistão e crise no Médio Oriente são apenas alguns dos desafios com que Obama se irá confrontar a partir de hoje, o dia 1 como Presidente dos Estados Unidos.

As cerimónias da tomada de posse de Barack Obama prolongam-se por quatro dias tendo ontem, segundo dia das comemorações, Obama e o vice-presidente eleito, Joe Biden, acompanhados das respectivas mulheres, cumprido obrigações em actividades ligadas às comunidades e em memória de Luther King, o líder negro assassinado cujo nascimento foi assinalado ontem com um feriado. Na noite de ontem realizaram-se três banquetes em honra de três cidadãos norte-americanos que, segundo se pode ler nos convites de apresentação, "consagraram as suas vidas ao serviço público, sem espírito partidário". São eles o senador republicano John McCain, adversário derrotado por Obama nas presidenciais, o general Colin Powell, antigo secretário de Estado de George W. Bush e actual apoiante do futuro presidente, e o vice-presidente eleito Joe Biden.
O mundo irá assistir hoje certamente à queda de um recorde de quase meio século quando em 1963 um milhão e 200 mil pessoas estiveram no National Mall para assistir à tomada de posse de Lyndon Johnson. Hoje, no grande dia das cerimónias de tomada de posse de Barack Obama, são esperadas cerca de dois milhões de pessoas em Washington, quer para assistirem à cerimónia, quer para participarem na parada que assinala o dia. A cerimónia de investidura propriamente dita inicia-se às 10 horas locais, quando em Lisboa forem três da tarde, na rua frente ao Capitólio, sede do Congresso norte-americano, com Barack Obama a prestar juramento ao meio-dia, 17 horas em Lisboa, colocando a sua mão direita sobre a Bíblia de Abraham Lincoln, após o qual irá pronunciar o discurso de investidura.

Pelas 14.30 horas locais, 19.30 horas em Lisboa, após a tomada de posse, Obama fará um percurso de pouco mais de 2,5 quilómetros desde a Congresso até à sua nova residência, a Casa Branca, naquele que é o momento mais esperado da cerimónia de posse. A parte da tarde será preenchida ainda com um desfile composto por bandas e fanfarras de todo o país até à Casa Branca seguindo-se à noite dez bailes "oficiais" e dezenas de outros em honra do casal presidencial. Para amanhã de manhã, último dia das celebrações, o Presidente, o vice-presidente e respectivas famílias assistem a um serviço religioso na catedral de Washington.

RTP / BandarraFm

Rotações 20 Janeiro 2009

Montelongo, Ricardo Costa vence Pedro Peres

Pedro Peres depois de dois anos de domínio, viu chegar um adversário com aparentes argumentos para contrariar o bi-campeão. Ricardo Costa, em Fafe começou o ano a vencer, com Peres a assumir uma entrada demasiado cautelosa na prova e a vergar-se ao domínio de Ricardo.

No troço inaugural Peres entrou com demasiadas cautelas, em contraste com a entrada ao ataque de Ricardo Costa. Para Ricardo Costa foi um excelente início de temporada, "no meio das controvérsias em que iniciei o campeonato, este acabou por ser um prémio.

Não era possível fazer melhor, estava à espera de andar próximo do Pedro Peres, mas entrei ao ataque e isso revelou-se uma táctica que deu frutos." Daqui para a frente a luta pelo título está ao seu alcance, apesar do piloto de Famalicão não pensar nele e preferir pensar que "vou dar luta ao Pedro". No final dos dois primeiros troços o homem do Mitsubishi liderava com 26,4s de vantagem.

Luís Mota fechou o pódio do Rali de Montelongo depois de uma prova quase sozinho, sem conseguir chegar à frente mas sem que os adversários que o seguiam lhe conseguissem chegar. No 1º troço estava a desenhar-se uma animada luta com João Ruivo, só que o homem do Stilo teve problemas no 2º troço e deu um toque no 3º, acabando por abandonar. Frederico Ferreira conseguiu o 4º posto a correspondeu a um indiscutível triunfo entre os clássicos. O piloto do Ford Escort MKII explicou que "correu tudo bem e só no derradeiro troço aumentamos o ritmo".

E foi justamente nesse troço que Ferreira conseguiu bater Nuno Pina na luta pelo 4º lugar da geral. Alinhando com o Peugeot 206 GTI que utilizará no Desafio Modelstand e com objectivo de ganhar experiência, Pina foi uma surpresa, entrando no derradeiro troço empatado com Frederico Ferreira. Apesar desta prestação, Nuno Pina irá concentrar as suas atenções no Desafio nas provas futuras. Armindo Neves estreou o Huyndai Coupá Kit-Car no Open, garantindo o 6º lugar final. Neves não tinha a prova bem preparada e considerou o ersultado positivo tendo em conta que foi um rali para ganhar rodagem.
Logo atrás ficou outra dupla que esteve a aprender a trabalhar junta: Aníbal Rolo que agora é navegado pelo campeão de clássicos José Sousa. O 7º lugar poderia ter sido melhorado se não errasse na escolha de pneus de manhã.
Paulo Azevedo foi 8º numa aparição esporádica, já que o ex-campeão não tem previstas participações regulares. Martinho Ribeiro no Ford Puma Kit-car e o sempre espectacular Júlio Bastos no BMW 320is fecharam o "top-ten". Depois de duas semanas conturbadas o campeonato começou. O triunfo ficou nas mãos de um carro que há 15 dias estava proibido de correr e a publicidade obrigatória só o foi para alguns. O publico foi bem visível nos troços, apesar de 3 neutralizações, uma delas para permitir a passagem de um funeral...

Classificação final:
1º Ricardo Costa / Nuno Almeida - Mitsubishi Lancer Evo VI
2º Pedro Peres / Tiago Ferreira - Ford Escort Cosworth
3º Luis Mota / André Mota - Mitsubishi Lancer Evo IV
4º Frederido Ferreira / Octávio Araújo - Ford Escort RS 1800
5º Nuno Pina / Guilherme Pereira - Peugeot 206 GTI
6º Armindo Neves / João Luz - Hyundai Coupé Kit-car
7º Aníbal Rolo / José Sousa - Renault 5 Turbo
8º Paulo Azevedo / Luís Cavaleiro - Ford Escort RS
9º Martinho Ribeiro / Paulo Marques - Ford Puma Kit-car
10º Júlio Bastos / Estefânio Pinto - BMW 320iS

Irlanda - Safety Direct Galway International, Vitória para Eugene Donnelly

Eugene Donnelly, em Skoda Fabia WRC, venceu o Galway Rally aproveitando a desistência do primeiro líder, Eamonn Boland em Subaru Impreza.
O piloto do carro checo venceu a primeira prova da Irlanda de 2009 com uma vantagem para o segundo classificado, Gareth MacHale/Murphy ao volante do Ford Focus WRC.Refira-se que no final do primeiro dia a prova era comandada por Eamonn Boland (Subaru Impreza WRC) que assumiu a liderança logo no 1º troço debaixo de condições atmosféricas muito adversas, mas que desistiu. O futuro vencedor da prova, Donnelly, no final do 1º dia ocupava a terceira posição ao volante do Skoda Fabia WRC, já a fazer uma excelente prova. Conrad Rautenbach (Citroen Xsara WRC PH Sport) acabou por desistir no segundo dia depois de ter terminado ontem na 4ª posição. O vencedor do Grupo N foi Anthony O´Halloran (Mitsubishi Evo IX) que terminou a prova num excelente 5º lugar entre e à frente de alguns WRC!
Resultados Finais:
1º Eugene Donnelly/Paddy Toner (Skoda Fabia WRC)
2º Gareth MacHale/Brian Murphy (Ford Focus WRC)
3º Peadar Hurson/Damien Connolly (Subaru Impreza WRC)
4º Aaron MacHale/Barry Goodman (Ford Focus WRC) a 2:07.3
5º Anthony O´Halloran/Charlie McEnery (Mitsubishi Lancer IX) 1º Grupo N
Terminaram 25 concorrentes a prova internacional, 29 no Nacional com a vitória a pertencer a Patterson/McGarrity (Ford Escort MkII), 7 nos Históricos/Clássicos e a vitória foi para Cunningham/Hyland (Morris Cooper S), 12 na prova Junior com Wilson/Lennon 8Honda Civic Type R) a alcançar a vitória e no “Sunday Runners” a vitória foi para McGee/Kierans (Ford Escort) tende terminado mais 7 equipas.

Salvador Cabral / BandarraFm