sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Futebol Distrital - Jornada e Nomeações

Campeonato Distrital de 1ª Divisão
Época 2008/2009 – Dia 01/03/2009 – 15H00


Trancoso X Manteigas – Luís Ramos
Meda X Aguiar Beira – Paulo Brás
Vila Cortez X Celorico – Élio Nascimento
Mileu X N. D. S. – André Rafael
Sabugal X Lageosa – Hugo Geraldes
Foz Côa X Vilanovenses – Silvério Sousa
Figueira X Pinhel – Marco Bernardo
Gouveia X Vilar Formoso – Renato Gonçalves

Campeonato Distrital de 2ª Divisão
Época 2008/2009 – Dia 01/03/2009 – 15H00


Série “A”
Pala X Casal de Cinza – Sérgio Melo
V. F. Naves X Castanheira – Daniel Gil
Soito X Guarda Desportiva – António Nevado
Guarda Unida X Freixo Numão – António Vicente – Est. Municipal

Série “B”
Teixeirense X Penaverde – Gonçalo Martins
Nespereira X Açores – João Abrantes
Paços da Serra X Fornotelheiro – Sérgio Pires
Seia F. C. X Abadense – Luís Gomes

Campeonato Distrital de Juniores
28/02/2009 – 15H00

Meda X Aguiar da Beira – Hugo Geraldes
Trancoso X Soito – Paulo Dias – Dia 28 – 11H00 – Trancoso
Seia F. C. X Pinhel – Silvério Sousa
Guarda Unida X N. D. S. – Hugo Amaral – Campo Zambito

Campeonato Distrital de Juvenis
01/03/2009 – 11H00

Trancoso X Foz Côa – Sérgio Melo – Dia 1 – 19H00 – Trancoso
Aguiar Beira X Celorico – João Abrantes
Pinhel X Guarda Unida – António Nevado
São Romão X Sabugal – Jogo Já Efectuado
Guarda Desportiva X N. D. S. – Marco Bernardo – Campo da Castanheira

Campeonato Distrital de Iniciados
28/02/2009 – 15H00

Série “A”
N. D. S. X Seia F. C. – Rui Fernandes – Carapito
São Romão X Foz Côa – Bruno Pinto
Casa Benfica da Meda X Almeida – Gonçalo Martins – Dia 28 – 11h00 – Meda
Trancoso X Estrelas da Guarda – Gonçalo Martins

Série “B”

V. Franca das Naves X Figueira C. T. L. – António Nevado
Fornos X Ratoeira – André Rafael – Campo Pelado
Pinhel X Freixo de Numão – Manuel Pinto

Campeonato Distrital de Infantis
Dia 01/03/2009 – 11H00
2ª. FASE


Série “A”
Lameirinhas X Pinhel – Fábio Cardoso – Dia 1 – 11H00 – Casal de Cinza
Trancoso X N. D. S.”D” – Élio Nascimento
São Romão “A” X Oeiras – André Rafael – Dia 28 – 20h00 – São Romão
N. D. S.”A” X Sabugal – Vítor Gonçalves – Carapito

Série “B”
Guarda 2000 X Aguiar da Beira – Augusto Batista – Dia 28 – 11H00–Est. Municipal
Almeida X N. D. S. “C” – Sérgio Pires
Vilar Formoso X Guarda Desportiva – Aires Neves – Dia – 28 – 15H00
Fundação X Fornos – Jorge Santos

Série “C”
Manteigas X São Romão “B” – Samuel Lages
Meda X Figueira T. L. – Daniel Nabais
Seia F. C. “A” X Guarda Unida – Samuel Lages – Dia 28 – 15h00 – Campo Santiago
Celorico X Estrelas da Guarda – André Rafael – Campo Pelado

Série “D”
V. F. Naves X Foz Côa – Daniel Gil
N. D. S. “B” X Seia F. C. “B” – Aires Neves – Campo Zambito
Freixo Numão X Penaverde – Daniel Nabais

Campeonato Distrital Futsal Seniores
28/02/2009 – 19H00

Sequeira X Guarda Unida – Hugo Geraldes – Casal de Cinza
Manteigas Futsal X Almeida – Marco Rodrigues – (Inversão) – Almeida
Pinhel X C. D. C. Pinheiro – Élio Nascimento
Guarda Desportiva X Casal de Cinza – Francisco Desterro – 19H00 – Pav. S. Miguel
N. D. S. X Trancoso Eventos – Silvério Sousa – 20H30 – Pav. S. Miguel

Campeonato Distrital Juniores Futsal
01/03/2009 – 19H00

Lameirinhas X Casal de Cinza – Gonçalo Martins – Pav. S. Miguel
Oeiras X Manteigas Futsal – Sérgio Pires

Campeonato Distrital Seniores Feminino
28/02/2009 – 11H00

Régua X Guarda 2000 – AF Vila Real

AFGuarda / BandarraFm

Extra Dj Agency & Party People Sugerem:




Extra Dj Agency / BandarraFm

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Rotações 25 Fevereiro 2009

Arrancou a temporada de Autocross com Desclassificação Desonesta

Disputou-se no passado fim-de-semana a jornada inaugural dos “nacionais” de Autocross e Crosscar. Excelente organização do Foz Côa Automóvel Clube que apenas por negligencia do colégio de comissários viu com grande tristeza esta mesma desclassificação.Taça Nacional envolta em polémica num campeonato que face aos problemas federativos / pilotos parece não ter fim a vista. Azevedo propôs desclassificação de Blanco e Matias mas o colégio só penalizou o espanhol.Na Taça Nacional de Autocross, as Divisões 5 e 6 correrem conjuntamente. José Pereira, em VW Golf, viu ser-lhe atribuída a vitória na secretaria, depois de José Blanco, em BMW cortar a meta em primeiro lugar, ter visto um golpe de teatro dar-lhe a desclassificação.

Uma desclassificação polémica, o colégio de comissários referiu ao piloto espanhol que só era desclassificado porque José Azevedo reclamou. Dando a entender que era ao sabor do vento que estas análises eram feitas, se reclamas desclassificas o outro se não podes fazer o que queres.
José Azevedo foi o campeão nacional da época passada e não conseguia levar de vencida o piloto vencedor da taça José Blanco tentando tudo por tudo, em mangas e finais atira-lo para fora da pista por diversas vezes sem consequência para o piloto do BMW.

Na final, quando se atravessou no final da recta da meta o piloto espanhol José Blanco, não conseguiu evitar o embate e viu-se desclassificado depois de ter vencido a final com mais de meia volta de vantagem para o segundo classificado, a desclassificação foi proposta por Azevedo que alem de nem ter terminado só não viu quem não quis lhe deixou o carro em lastimoso estado nas mangas e o atirou para a barreira bem como não terminou a final, dois pesos duas medidas deste colégio de comissários que com esta medida viram mais um piloto dizer adeus ao autocross nacional.

Antes de se saber da desclassificação já o piloto José Blanco estava descontente com o que aconteceu na final.O colégio de comissários deu um doce ao piloto espanhol ao lhe atribuir a vitoria na prova mas referiu que o tinha de desclassificar, “palavras para que”. António Matias que tinha fechado o pódio viu-se assim classificado em segundo lugar e em terceiro ficou Carlos Fernandes em Peugeot 205.Na Divisão 2, Dionísio Sanguedo e o seu Renault Clio, formaram um binómio que se mostrou imbatível. Venceu a jornada da Divisão 2, depois de ter dominado desde os treinos até á final.

Conseguiu, desta forma, pontuação máxima, nesta primeira jornada do Campeonato de Autocross. Atrás de Sanguedo, classificaram-se Bruno Gonçalves e Rui Raposo, no segundo e terceiro lugares, respectivamente. Ambos estes pilotos, em Opel. Rui Raposo ainda apareceu em Foz Côa com o carro da época passada.Na Divisão 4, foi Valter Portugal quem venceu, ao volante de um H Sport TT. Portugal, “deu” aos seus adversários grande distancia ao vencer desde os treinos até à final. Luís Santos, em Toniauto, e Constantino Cunha, e Luna Sport, subiram ao pódio e por aquela ordem, Quanto à Divisão 6, a vitória foi de José Pereira, com um Toyota.

A presidente do Foz Côa Automóvel clube tocou na ferida da FPAK esta cada vez pior em termos de off-road e apesar do publico que compareceu para ajudar o clube nesta triste debandada de pilotos que ate ao colégio de comissários parece agradarVamos esperar agora pelo Europeu em Vila Nova de Foz Côa e uma coisa é certa os campeões Europeus já estão inscritos na prova e os pilotos de Kartcross estão receptivos ao convite formulado para a prova do Campeonato da Europa dia 18 e 19 de Abril.

Salvador Cabral / BandarraFm

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Rotações 24 Fevereiro 2009

Açores Team Praia da Vitória 2009 com Dez Equipas

Açores deu a conhecer as novas cores do "Team Praia da Vitória", um conjunto de dez equipas que visa "promover o concelho através da participação nas diversas vertentes dos ralis nos Açores", explicou Olavo Esteves, perante uma alargada assistência que marcou presença no novo Pavilhão do Juncal.Com mais duas duplas que na época transacta, a equipa criada pelo piloto praiense assenta "numa colaboração dada, desde a primeira hora, pela câmara municipal e pelo seu presidente, sendo que estamos certos de cumprir o acordado no âmbito da nossa actividade", disse também Olavo Esteves. A ocasião foi aproveitada pelo edil praiense para elogiar "a forma organizada e extremamente profissional com que a equipa tem representado o concelho e honrado a parceria", aproveitando para desejar "as maiores felicidades desportivas e pessoais a cada um dos seus elementos".Roberto Monteiro ressalvou a "dupla faceta deste projecto, que visa o fomento da actividade desportiva, sendo que os ralis têm uma projecção enorme na região, mas também a promoção turística do concelho, que se tem afirmado pela positiva", acrescentou.

Durante a apresentação foi frisado o facto de ter sido a própria autarquia a assumir os custos inerentes à utilização do sistema "HANS", um dispendioso elemento de segurança que será obrigatório na região no decorrer desta temporada.O "Team Praia da Vitória 2009" vai marcar presença no Campeonato dos Açores de Ralis, participando nos três troféus monomarca em disputa na região, para além das naturais participações em todas as provas da taça de ralis ilha Terceira, competição que este ano estará também na ilha Graciosa, e "pelo menos com uma equipa, em todas as ilhas onde houver ralis", prometeu Olavo EstevesSão então as seguintes dez duplas a dar forma à equipa da cidade de Nemésio sendo que, este ano, ao branco que serve de base para a decoração das máquinas, se destacam imagens coloridas que retratam vários pontos de interesse da Praia da Vitória:

Olavo Esteves/Ricardo Coelho - Renault Clio 2.0 RS
Fernando Meneses/Roberto Areias - Citroen Saxo Cup
Sérgio Cardoso/José Costa – Renault Clio 1.2
Teófilo Pires/Renato Garcia – Toyota Yaris
Paulo Meneses/Silvestre Rocha – Peugeot 106 xsi
Nuno Silva/André Avelar – Citroen Saxo VTS
Paulo Leal/Telmo Leal – Toyota Starlet 1.3
Pedro Pereira/Marlene Pereira – Peugeot 205 Rallye
Tiago Mourão/Francisco Misturada – Toyota Starlet 1.3
Hélder Pereira/Marco Espínola – Citroen AX gti

2CV e Dyane voltaram a Foz Côa Autocross

Amendoeiras em Flor contaram com a participação dos Citroën 2CV e Dyane, tal como no ano passado, a edição de 2009 do Autocross.

Corridas com adrenalina e uma oportunidade para vermos estes carros em casa parados há anos novamente nas pista com as corridas muito equilibradas que estes bólides proporcionaram.

Foz Côa homenageou Ernesto Gonçalves

Falar de Ernesto Gonçalves é difícil, ele era um exemplo de carinho amor e dedicação a tudo o que fazia.Foram mais de 25 anos que dedicou ao off-road.Um amante dos ralis no início dos anos 80 que depressa se apaixonou pelo autocross.Iniciou-se como grande impulsionador na Maia, onde foi organizador com enorme sucesso o que o levou a amar o autocross.Foi director da FPAK onde acompanhou várias direcções.Fez tudo sobre e égide do autocross, o ralicross, o Kartcross e o camião racing, atingiram os pontos mais altos da sua carreira.Foi sobre as suas directrizes que Portugal conseguiu 2 provas do Campeonato da Europa de autocross.
Conseguiu elevar a modalidade ao ponto de as provas atingirem em algumas delas a centena de pilotos. Ficou conhecido lá fora como membro da Comissão de Off-Road da FIA.Tinha todo o tempo do mundo para ouvir e escutar os pilotos organizadores jornalistas em todos os aspectos da modalidade, sempre pronto a “aprender e a ensinar”.Foi a vez de Vila Nova de Foz Côa conseguir fazer uma pequena mas grande homenagem a este símbolo com a inauguração de uma sala que leva a marca e o nome daquele, que todos os que tiveram oportunidade de o conhecer mais não viam do que um amigo. Por isso a Câmara Municipal de Foz Côa e o Foz Côa automóvel clube uniram-se para lhe prestar esta singela mas sentida homenagem, dando a sala multiusos no ponto mais alto da torre do circuito de Vila Nova de Foz Côa o Nome de ERNESTO GONÇALVES.

Salvador Cabral / BandarraFm

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Rotações 23 Fevereiro 2009

Faleceu a Raposa do Deserto
José Megre (1942 – 2009)


O automobilismo português perdeu a 21 / 02 / 2009 uma das suas figuras de referência.José Megre faleceu no Hospital das Descobertas, em Lisboa, vítima de doença prolongada. Megre foi o grande responsável por fomentar o todo-o-terreno em Portugal como uma actividade desportiva e de lazer.À familia enlutada o Rotações da BandarraFm envia sentidos pêsames. No passado (sábado) pelas 22:00h foi celebrada uma Missa de Corpo Presente na Basílica da Estrela, em Lisboa.O funeral (domingo) saiu pelas 10:30h em direcção a Águas - Penamacôr, onde foi sepultado.Difícil, é falar de uma referência podemos dizer mundial em termos de motor.

CURRICULUM simplificado DE JOSÉ MEGRE:
1963 – 1966 - Curso de Engenharia Mecânica com especialização em Automóveis (Londres – Inglaterra)
1967 – 1970 - Serviço Militar em Angola como Alferes Comando (12ª Companhia de Comandos)
1970 – 2002 - Trabalhou, durante 30 anos, no Sector Automóvel, como Director Técnico, Administrador e finalmente Consultor do Grupo Entreposto nas seguintes marcas de automóveis: 20 anos com a Datsun Nissan, 3 anos com a Renault Camiões, e finalmente 9 anos com a Porsche. Vários treinos de especialização no Japão e nos EUA
Desde 1955 - Viajou por todo o Mundo, principalmente em automóvel
1960 – 1975 - Piloto de velocidade em Circuitos e Rampas
1970 – 1980 - Preparador de viaturas de competição para Corridas e Ralis
1975 – 1977 - Piloto de Ralis (3 Ralis do Campeonato do Mundo WRC)
1976 – 1978 - Autor e Apresentador de um programa de Televisão na RTP1, denominado “Ida e volta”, sobre automóveis e transportes em geral
1981 – 1992 - Piloto de Todo-o-Terreno (Primeiro Clube Todo-o-Terreno em Portugal)
Escritor e Editor de três livros sobre o Rali Paris / Dakar, e as suas viagens pelo Mundo
1982 - Participação no Rali Paris / Dakar. Co-Fundador e sócio Nº1 do Clube Todo-o-Terreno
1983 - Participação no Rali Paris / Dakar.
1984 - Participação no Rali Paris / Dakar.

Co-Fundador e, até à data, Presidente do Clube Aventura, que continua a organizar o Raid Transportugal, iniciado em 1986.
1982 - Empresário desportivo na organização de eventos Todo-o-Terreno desde 1986
Criador das primeiras e mais importantes competições Todo-o-Terreno em Portugal: Baja Portalegre (1987) e da Baja Portugal (1988), Vodafone 1000/Rally Transiberico (2005), das 24 Horas, 6 Horas, e 3 Horas Todo-o-Terreno em Fronteira ainda do Raid Transportugal

Criador e Organizador de inúmeras expedições para viaturas 4X4, na Europa, África, Ásia e Américas. Cada uma, com uma extensão de 10.000 a 25.000 km, entre elas:
Lisboa – Bissau (1990, 1992)
Bissau – Lisboa (Patrol Ténéré 1991)
Lisboa – Cidade do Cabo (1992)
Capetown – Nairobi – Turkana (1997)
New York – Los Angeles (TansAmérica 1993)
América do Sul (Terrano II Sul América 1993, 1994)
Lisboa – Katmandu – Goa (Nissan – Caminhos da Ásia, 1996)
Guatemala – Panamá (1996)
Caracas – Rio de Janeiro (1996)
Ushuhaia – Buenos Aires (1997)
Bombaim – Butan – Nepal – Tibete (Terrano II Tibete, 2001)
Oklahoma City Seattle (2001)
Vancouver – Quebec Transcanada (2001)
Lisboa – Líbia (Tripoli – Ghat) – Lisboa (2006)
Lisboa – Nouakchot – Lisboa (2006)
Lisboa – Maputo (2007)
Arábia Saudita (2007, 2008)
Entre várias outras viagens, com 3.000 a 5.000 km, entre elas, cerca de 50 em Marrocos e ainda:
Emirates e Oman
Abidjan – Cotonou
Beirute - Damasco – Amam – Aqaba
Arménia – Geórgia e Azerbeijão
Uganda – Rwanda – Burundi
Kenya – Tanzânia
Alice – Darwin – Sydney (Austrália)

Nestas e noutras viagens aos países do Mundo, conduziu mais de 930.000 Kms fora de Portugal.
Vendeu a sua empresa Organizações Aventura ao ACP (Automóvel Club de Portugal) em 2006, sendo agora Consultor dos eventos – Baja Portalegre, Rali Transibérico, 24 Horas de Fronteira – actualmente organizados pelo Automóvel Club de Portugal.Actualmente estava concentrado em viajar – tentando conhecer todos os países do Mundo. Ficou-lhe apenas a faltar o Iraque depois de uma tentativa falhada de entrar no país pelo Kuwait, em direcção a Bassorá.Estava também dedicado à sua propriedade de família, situada nas Águas, Penamacor, Beira Baixa, onde construiu dois circuitos de todo-o-terreno, de 10 km cada um, e onde apresentou uma exposição da sua colecção de brinquedos e miniaturas, para além dos automóveis e motos da sua vida, em Setembro de 2008.O antigo lagar de azeite é agora um pequeno museu de utensílios, ferramentas e máquinas agrícolas do século passado.

MEDALHAS, CONDECORAÇÕES, PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Medalha de Cruz de Guerra (Angola)
Prémio Alfredo César Torres – FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting)
Personalidade do Século XX – Confederação de Desporto por proposta da Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico
Personalidade do Ano 2006 – Confederação de Desporto por proposta da FPAK
Troféu Rodas de Prata – (ACAP) Associação do Comércio Automóvel de Portugal
Prémio Autosport Volante (2003)

Camiões no Vodafone Rali TT Transibérico

A edição de 2009 do Vodafone Rali TT Transibérico promete. A grande novidade será a presença dos Camiões para animar ainda mais a caravana da maior prova portuguesa de Todo-o-Terreno. No regulamento que está disponível no site da FPAK, estão reservadas 10 vagas nas inscrições para camiões. Apenas serão aceites veículos T4, ou seja camiões todo-o-terreno de série. Com partida e chegada no Estoril, este ano junto ao Casino, e com o centro nevrálgico a ficar provavelmente perto do recinto de jogo de Stanley Ho, a prova conta com o habitual percurso repartido entre Portugal e Espanha. Castelo Branco, Badajoz e Beja são as cidades que receberão a caravana nos finais de etapa. O Vodafone Rali TT Transibérico disputa-se de 18 a 21 de Junho, pontuando para a Taça do Mundo de TT, para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para o campeonato espanhol.

Ojeda, Tirabassi e Ceballos com Subaru

Subaru Rallye Team Spain com Ojeda, Tirabassi e Ceballos
A Subaru Espanha estará presente, de forma oficial, nos Campeonatos de Espanha de Ralis de Asfalto e de Terra, através da sua nova equipa de competição, a Subaru Rallye Team Spain.
O projecto incluiu a participação nos dois campeonatos nacionais de rallyes com três pilotos e com os novos Subaru Impreza – Prodive 2009 de Grupo N.O programa desportivo 2009 contempla ainda a participação em duas provas, fora de Espanha, pontuáveis para o Campeonato do Mundo e para o IRC.Os pilotos são, o actual Campeão de Espanha de Rallyes de Asfalto, Enrique Garcia Ojeda, o ex-Campeão do Mundo Júnior e piloto oficial da Subaru no mundial de 2008, Brice Tirabassi e o jovem Mario Ceballos, uma das jovens promessas da Cantrábia. Ojeda e Ceballos vão participar do Nacional de Asfalto, enquanto Tirabassi vai competir no Nacional de Terra.A estrutura técnica está a cargo da KRS Events, mas contará com a assistência directa da Prodrive, estando a ser organizados umas séries de testes conjuntos.

Salvador Cabral / BandarraFm

Óscares: Noite de consagração para «Quem quer ser bilionário?»

O filme "Quem quer ser bilionário?", de Danny Boyle, foi o mais premiado na 81.ª edição dos Óscares, com oito prémios, numa noite em que a única surpresa foi a própria cerimónia.
As previsões cumpriram-se no domingo no Kodak Theatre, em Los Angeles, com a atribuição dos principais prémios ao favorito, "Quem quer ser bilionário?", eleito melhor filme e realizador.
De baixo orçamento, o filme conta a história de um adolescente que venceu um concurso televisivo, mas tem como pano de fundo a miséria das ruas de Bombaim, o que originou protestos na Índia contra Danny Boyle, acusando-o de ter transmitido uma imagem estereotipada do país.

Dos dez Óscares para o qual estava nomeado, o filme de Danny Boyle venceu oito, incluindo melhor fotografia, montagem, mistura de som, banda sonora, canção original e argumento adaptado."O estranho caso de Benjamin Button", de David Fincher, que liderava a corrida com 13 Óscares, recebeu apenas três estatuetas douradas, todas elas em categorias técnicas.
Não houve surpresas nas principais categorias.Kate Winslet venceu o Óscar de melhor actriz pelo filme "O Leitor", e Heath Ledger foi premiado a título póstumo com o Óscar de melhor actor secundário pelo papel de Joker em "Batman - O cavaleiro das trevas", depois de ambos terem terem recolhido os prémios BAFTA e Globo de Ouro.
O prémio de Heath Ledger foi recebido na cerimónia pela família, mas deverá ser entregue à filha do actor, de três anos.Para o Óscar de melhor actor principal avizinhava-se uma luta mais renhida entre Sean Penn ("Milk") e Mickey Rourke ("O Wrestler"), mas o papel do activista Harvey Milk retratado no filme de Gus van Sant deu a Penn a segunda estatueta da sua carreira.
Penélope Cruz foi eleita a melhor num papel secundário tornando-se na actriz primeira espanhola a receber um Óscar.

Em 2008 tinha sido premiado o seu conterrâneo Javier Bardem, com quem Penélope Cruz contracena em "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, que lhe valeu agora o prémio.
"Wall-E" deu ao realizador Andrew Stanton o segundo Óscar de melhor filme de animação, depois de "À procura de Nemo" (2003), "Homem no arame", de James Marsh, foi eleito o melhor documentário e "Departures", do japonês Yojiro Takita, o melhor filme estrangeiro.
Nesta 81.ª edição, que distinguiu ainda Jerry Lewis com um prémio humanitário, a excepção à previsibilidade foi mesmo a própria cerimónia, conduzida pela primeira vez pelo actor australiano Hugh Jackman.
A Academia de Hollywood tinha prometido algumas mudanças em relação ao formato dos Óscares e à estrutura do espectáculo, que perdeu audiência televisiva nas últimas edições.
Mais curta do que o habitual, a cerimónia teve uma encenação próxima dos ambientes de um clube de jazz e com grande inspiração nos musicais da Broadway.O realizador australiano Baz Lurhman, autor de "Moulin Rouge" e "Austrália", coreografou um dos momentos altos da cerimónia, uma rapsódia em que Hugh Jackman revisitou alguns dos mais conhecidos musicais da história do cinema.
Na apresentação dos nomeados, foram escolhidas diferentes soluções. Dez actores e actrizes premiados subiram ao palco do Kodak Theatre para falarem dos nomeados na área da representação e anunciar os vencedores.Destaque para as presenças de Sofia Loren, que falou de Meryl Streep, de Robert de Niro, que apresentou Sean Penn, de Kevin Klein, que recordou Heath Ledger, e de Anthony Hopkins, que elogiou Brad Pitt.
Daniel Craig, Sarah Jessica Parker e Will Smith conduziram as hostes nas categorias técnicas. Este ano, ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, praticamente não houve comentários ou piadas políticas, com excepção do discurso de vitória de Sean Penn, com uma referência à eleição de Barack Obama para a Casa Branca.Na plateia, entre as dezenas de estrelas de cinema sentaram os actores de "Quem quer ser bilionário?", muitos deles verdadeiros desconhecidos em Hollywood e que nunca tinha saído da Índia, onde o filme foi rodado.
Lusa / Rtp

Judo-Ouro para Telma Monteiro em Hamburgo

A portuguesa Telma Monteiro venceu a categoria de -57 kg do Grande Prémio de Hamburgo de judo, na Alemanha, este sábado

A judoca do Benfica, que já havia vencido a Taça do Mundo de Sofia, conseguiu a vitória no primeiro dos seis grandes prémios da temporada, depois de uma final em que bateu a chinesa Zhu Guirong em apenas 48 segundos, por duplo "wasa-ari".
Depois de ter sentido algumas dificuldades nas duas primeiras rondas, frente à cubana Mariset Espinoza e à canadiana Joliane Melancon, Telma Monteiro chegou à final com dois "ippons" sobre a austríaca Sabrina Filzmoser e a japonesa Kaori Matsumoto. A nipónica, líder do "ranking" mundial, tinha derrotado a portuguesa no Grand Slam de Paris.

Rtp

Operação Carnaval regista cinco mortos...

Cinco pessoas morreram e outras 16 ficaram em estado grave em acidentes registados nas estradas portuguesas ao fim de três dias da Operação Carnaval levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

A época festiva que está a decorrer já motivou 660 acidentes, dos quais levaram à morte de cinco pessoas e ferimentos graves em outras 16, segundo os últimos dados da GNR e após três dias da Operação Carnaval. A GNR referiu que até às 00.00 horas de segunda-feira e desde as 00.00 horas de sexta-feira, altura em que começou o reforço de militares nas estradas portuguesas, registou menos dois mortos em comparação com o período homólogo de 2008 com sete vítimas mortais.

Já em relação aos feridos graves registados nas estradas portuguesas a GNR deu conta de que nas últimas 72 horas houve mais três que em igual período de 2008. Olhando aos números apenas relativos ao dia de ontem, Domingo, duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas num total de 212 acidentes de viação que levaram á intervenção da GNR. Comparativamente ao mesmo período de 2008 ocorreram este ano menos 147 acidentes, menos dois mortos, mais três feridos graves e menos 42 feridos ligeiros.

A Operação Carnaval termina às 24 horas de terça-feira de Carnaval. Quanto ao total de mortes nas estradas portuguesas desde o início do ano, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária anunciou que 81 pessoas morreram nas estradas do continente entre o primeiro dia do ano de 2009 e o passado dia 15 de Fevereiro. Em relação a 2008, e no período homólogo de 1 de Janeiro a 15 de Fevereiro, morreram mais seis pessoas este ano sendo que o distrito de Setúbal é o que regista mais mortos em acidentes de automóvel com 12 casos verificados.

RTP

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Dj Cherry Chick

Guest Star - Party People

O Set da Dj Cherry Chick, Toca este Domingo 22 de Fevereiro na 3ª Hora do Party People, das 02.00Am às 03.00 Am, ( ouvir em directo na Emissão On-Line )
The Story:

Cherry Chick (Mariana Cruz), nasceu no dia 10 de Agosto de 1989 na Covilhã, Portugal. Foi muito cedo que demonstrou curiosidade em relação à música de dança. Em 2003, com apenas 14 anos e após contacto de cerca de um ano com a mecânica do djing, estreia-se com o apoio de alguns amigos mais ligados aos meandros deste meio.
O seu percurso começou com pequenas residências nos arredores da sua terra natal e rápidamente despertou curiosidade de alguns dos mais atentos. Encaminhando-se para novas oportunidades e abrindo sempre novas portas "gig por gig", provou o seu valor que actualmente é reconhecido através de frequentes requisições para actuar em clubs de insuspeita referência um pouco por todo o País. Desde 2004 que é representada pela Party Division, carismática pela sua dedicação em valorizar o trabalho de novos talentos nacionais na área do djing.
Tendo como base a música na sua vertente mais electrónica e irreverente, tem evoluído de forma notável não só a nível técnico, ao explorar novas tecnologias mas também como identidade músical na forma como projecta a sua expressão. O seu trabalho baseia-se na originalidade e singularidade.

Nos sets podem ouvir-se sonoridades que vão desde o mais puro e old school do "house" nas suas variadas vertentes, passando pela mais magnética, alternativa e ecletica electrónica germânica da actualidade numa mistura explosiva, marcante e sui-generis.
Evidencia claras influencias de Kraftwerk, Pepe Bradock, New Order, Soulwax, Tiga, Dave Clarke Miss Kittin, Daft Punk, Plastikman, Chemical Brothers, Vitalic, Metro Area, Laurent Garnier, Carl Craig, M.A.N.D.Y., Scissor Sisters, Loco Dice, Marc Houle, Wighnomy Brothers, Superpitcher, Mathias Kaden, Gui Boratto, Ellen Allien, Gabriel Ananda, John Gaiser, Shlomi Aber, Drama Society, Digitalism, Anthony Rother, Fischerspooner, Depeche Mode, The Hacker, Sven Vath, Alan Braxx, Booka Shade, Marc Romboy, Troy Pierce, Phonique, Duoteque, Alex Under, Stepahn Bodzin Tiefschwarz, Masters at Work, Alex Smoke, entre muitos outros.
Cherry Chick says:
"Quero fazer a diferença e mostrar às pessoas boa musica, diferentes estilos e ritmos, pois todos os seres humanos são excêntricos por serem únicos, assim como cada faixa que toco. É esse o sentimento que quero transmitir Conduzir almas, fazer com que corpos se soltem, abrir mentes, é esse o meu objectivo. Podem-me considerar uma psicóloga músical. Os meus discos são um teste de Rosarch"

Party People / BandarraFm

Atlântida...O Regresso

O Atlântida está de regresso à antena da BandarraFm, agora como Emissão Semanal de Duas Horas.

Atlântida, O Melhor do ChillOut, está de volta, com Selecção Musical de Paula Fajardo.

Lembro que foi no inicio do Verão de 2003 a estreia aqui na BandarraFm deste espaço dedicado ou Chillout, por isso a todos os que gostam destas sonoridades ai está o pedido satisfeito, o regresso do Atlântida.

Atlântida na BandarraFm
Sábados da Uma ás Três da Manhã

Agora disfrutem das paisagens sonoras...

Paula Fajardo / BandarraFm

Rotações 20 Fevereiro 2009

Provas em Destaque este Fim de Semana

Ervideira Rali TT 2009
Autocross/Crosscar das Amendoeiras,Vila Nova de Foz Côa,
Rali Município de Sabrosa
Rali Trás-os-Montes, Carnaval 2009
Ralie á Lampreia

António Lampreia Abre a Vencer

Troféu Selénia – Salir António Lampreia não deixou por mãos alheias a oportunidade de ganhar o seu primeiro rali da carreira.O piloto alentejano foi o mais resistente e conseguiu chegar ao primeiro lugar do pódio num inédito Rali de Salir, prova de estreia do Troféu Selénia.António Lampreia refere que “a vitória era de tentar e de agarrar” e que esta lhe permite “entrar com agressividade e mais alento nas próximas provas”. O facto de abrir a corrida aos quads, motas e buggys não assusta o vencedor do Rali: “é uma inovação que trará mais concorrentes”, sentencia.Completando o pódio, Pedro Lança, num Saxo Cup, alcançou o segundo lugar. O piloto de Sines deixou para trás Paulo Romão, num Nissan Navara GR. O antigo concorrente do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno optou pelo Troféu Selénia para voltar ao activo.

Vindo de Espanha, Miguel Zunino volta aos ralis. Vice-campeão espanhol em 2001, este escolheu também o Troféu Selénia e classificou-se sétimo com uma estreia que não condiz com a qualidade demonstrada outrora.Na vertente do motociclismo, João Simões, Pedro Gonçalves e Eduardo Vieira completaram o pódio, sendo que os dois primeiros correram de quad e este último de mota, sendo o primeiro classificado nessa classe.Os buggys, pela primeira vez em Portugal, participaram num rali. Muita curiosidade do público levou a uma enchente nos troços para ver estes participantes. A competição tem próxima paragem já a 14 e 15 de Março em Tavira. O rali será composto por dois troços com duas passagens cada.

GT Espanha duas provas em Portugal

As equipas de GT estão a preparar em Portugal o campeonato de 2009, com a Trotet, Imsa, RSV e RCA a rodarem na pista do Estoril.Para a nova categoria GT Light a equipa RCA está a desenvolver um Nissan 350Z com Luis Pérez Sala e J. Serviá (filho de Jose María Serviá), que se vai juntar a veículos procedentes de Copas e Challenges monomarcas de GT.A primeira prova do Campeonato terá lugar no mês de Maio no Circuito da Comunidade Valenciana Ricardo Tormo.

Campeonato:
Maio 02 – 03 Valência
Junho 06 – 07 Jarama
Julho 18 – 19 Estoril
Setembro 12 – 13 Albacete
Outubro 17 – 18 Jerez
Novembro 07 – 08 Algarve

II Enduro de Gouveia

O Motor Clube das Beiras, organiza nos dias 07 e 08 de Março de 2009, uma prova de Enduro designada por “II Enduro de Gouveia” – Pontuável para o C.N.E.”. Sob a égide da Federação Motociclismo de Portugal. Esta prova conta ainda para o Troféu KTM e Troféu HUSQVARNA.
Desenrolar-se-á de acordo com este Regulamento particular, o Código Desportivo, Regulamento da F.M.P. e Regulamento F.I.M. e seus anexos.

1.2 - PROGRAMA DA PROVA
14/02/09 - Abertura das inscrições.
03/03/09 - Fecho definitivo das inscrições.
05/03/09 - Publicação da lista de inscritos.
06/03/09 - Abertura do Secretariado da Prova – Câmara Municipal de Gouveia = 18h às 20 h–21:30 às 23 h.
06/03/09 e 07/03/09 - Verificações Documentais – Secretariado = 18:00 às 22:00 h e das 09:00 até 11:00 h.
06/03/09 e 07/03/09 - Verificações Técnicas – Frente á Câmara Municipal = 18:00 às 22:00 h e das 09:00 até 11:00 h.
07/03/09 - Publicação da Lista de Participantes no quadro oficial de afixação, (Secretariado) = 11.30 Horas
07/03/09 – Partida do 1º Concorrente = 12:00 horas.
08/03/09 – Partida do 1º Concorrente = 10:00 horas.
08/03/09 – Distribuição de prémios = 18:30 horas – Salão Nobre da Câmara Municipal
O percurso com a extensão de aproximadamente 50 Km por volta com Especiais incluídas, desenvolve-se no concelho de Gouveia existindo um total de 3 provas especiais por volta e 2CH`S, sendo que um é com ZA situado no Centro Hipico de Gouveia. No primeiro dia (07/03/09), os concorrentes das Classes Verdes efectuam 2 voltas ao percurso num total de 100 Kms e os concorrentes Elite e Nacional, efectuarão 3 voltas ao percurso, num total de 150 Km.

No segundo dia (08/03/09), os concorrentes das Classes Verdes efectuam 3 voltas ao percurso num total de 150 Kms e os concorrentes Elite e Nacional, efectuarão 4 voltas ao percurso, num total de 200 Km.ET (Enduro – Test) - Situada na Quinta Nevada, toda em piso de terra e saibre, rápida e em terreno acidentado com uma extensão de cerca de 5 Km. XT (Extreme) – Situada junto ao Centro Hipico, com descidas e subidas íngremes em terra no meio da Floresta, contendo ainda uma subida e descida de ribeiro. Extensão de 1,1 Km para a Elite e Nacional e 0,8 km para os Verdes. CT (Cross Test) – Situada na Quinta Nevada, toda em piso de terra com grande variedade de curvas e alguns saltos na extensão de 3,5 Km.

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada classe nos dois dias de prova (soma conjunta dos resultados do primeiro e segundo dia), bem como, aos 3 primeiros absolutos. A Cerimónia de entrega de Prémios será realizada após a publicação dos resultados oficiais no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gouveia.

Equipa Aprilia MotoGarrano

2009 será um ano de mudança na competição em Portugal, o ano em que dois nomes de referência se unem na mesma equipa de motocross: Aprilia e MotoGarrano. À grande qualidade técnica Aprilia, juntam-se os anos de experiência da MotoGarrano, garantindo assim uma parceria de inegável qualidade. A moto oficial será a nova Aprilia MXV 450 e, no comando, estará Hugo Santos. Com mais de 20 títulos de campeão nacional de Motocross e Supercross, o piloto Hugo Santos tem o perfil ideal para representar a Equipa Aprilia MotoGarrano.

Salvador Cabral / BandarraFm

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Duffy vence nos Brit Awards

Duffy foi a grande vencedora dos Brit Awards com a vitória em três categorias:Melhor Artista Feminina Britânica, Melhor Álbum Britânico e Revelação Britânica.
Já os Kings Of Leon venceram os prémios de Banda Internacional e Álbum Internacional. Os grandes derrotados acabaram por ser os Coldplay que apesar terem quatro nomeações acabaram de mãos a abanar.
Apresentada por Kylie Minogue, a cerimónia acabou com uma homenagem aos Pet Shop Boys, que receberam do Prémio de Contribuição Extraordinária para a Música. Brandon Flowers, dos Killers , foi convidado a demonstrar o seu apreço pela dupla.

Esta é a lista completa de vencedores:
Melhor Artista Feminina Britânica - Duffy
Melhor Artista Masculino Britânico - Paul Weller
Melhor Banda Internacional - Kings of Leon
Melhor Álbum Internacional - «Only By The Night», Kings of Leon
Melhor Álbum Britânico - «Rockferry», Duffy
Melhor Single Britânico - «The Promise», Girls Aloud
Melhor Banda Britânica Ao Vivo - Iron Maiden
Revelação Britânica - Duffy
Melhor Artista Feminina Internacional - Katy Perry
Melhor Artista Masculino Internacional - Kanye West
Banda Britânica - Elbow
Prémio da Crítica - Florence and the Machine
Prémio Contribuição Extraordinária Para a Música - Pet Shop Boys

Diário Digital

Prémios: Women`s World Awards

A actriz Monica Bellucci, as cantoras Anastacia e Marianne Faithfull e a prémio Nobel da paz Betty Williams estão entre as galardoadas dos Women`s World Awards 2009 divulgados hoje em Viena.

Os prémios serão entregues numa gala que se realiza na capital austríaca a 5 de Março.
Em 2008, a organização destes prémios, presidida pelo ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, atribuiu o prémio de mulher do ano à ex-refém colombiana Ingrid Betancourt.Em 2009, vão ser distinguidas 12 mulheres na área da cultura, do trabalho empresarial, da luta por um mundo melhor, mas agora foram anunciadas apenas oito galardoadas, enquanto as restantes quatro vão ser conhecidas no final do mês.

A actriz italiana Monica Belluci vai ser galardoada na área da interpretação enquanto que o prémio de carreira será dado à actriz e cantora Marianne Faithfull.Anastacia será premiada por ser uma das artistas mais populares da actualidade, com 34 milhões de discos vendidos, e pelo seu empenhamento em causas sociais, disseram os organizadores.Angela Missioni alcançou o prémio pelo seu trabalho como desenhadora de moda e a jovem cantora Kelly Clarkson é distinguida na categoria de entretenimento.
Nujood Ali vai ter um prémio "esperança" por com apenas 10 anos ter conseguido o divórcio, depois de ter sido forçada no Iémen a casar-se com um homem de 30 anos.O trabalho a favor da infância e pelos direitos humanos de Betty Williams, distinguida com o Nobel da paz em 1976, também será distinguido na gala. Marilyn Carlson Nelson, presidente da companhia, Carlson, será premiada como empresária.

Lusa/Rtp

Iraque:Começa julgamento de jornalista...

O julgamento de Muntazer al-Zaidi, o jornalista que lançou dois sapatos contra o ex-presidente norte-americano George W. Bush, começou hoje no Tribunal Criminal Central do Iraque.

Este tribunal é a entidade judicial competente para questões de terrorismo, situado na "Zona Verde", sector ultra-protegido da capital iraquiana.Al-Zaidi, de 30 anos, e que incorre numa eventual pena de prisão de 15 anos por "agressão contra um chefe de Estado estrangeiro", foi largamente elogiado pelo gesto em vários países do mundo, principalmente nos Estados árabes."Exigimos a anulação do julgamento e a libertação" do jornalista, declarou quarta-feira Dhiaa al-Saadi, que dirige a equipa de defesa, composta por 25 advogados."Ele só protestou contra a ocupação", adiantou.

A 14 de Dezembro de 2008, durante uma conferência de imprensa conjunta de George W. Bush e do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, Al-Zaidi levantou-se subitamente, gritou "isto é o beijo do adeus, cão", descalçou-se e atirou os sapatos contra o ex-Presidente norte-americano, mas sem o atingir.George W. Bush esquivou-se prontamente aos sapatos e jornalistas iraquianos dominaram o colega até à chegada dos serviços secretos iraquianos e norte-americanos.
Segundo o artigo 223 do Código Penal iraquiano, o gesto do jornalista poderá custar-lhe entre cinco e 15 anos de prisão se for provado que foi "uma agressão caracterizada".

Lusa/Rtp

PSD com 20 medidas para aumentar competitividade PME

Manuela Ferreira Leite apresentou 20 medidas para reforçar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) e combater a crise em Portugal. A líder do PSD explica que são propostas alternativas à política de José Sócrates e custam “um por cento do PIB”. Manuela Ferreira Leite sublinha que não são as grandes obras públicas que vão fazer Portugal sair da crise.

A presidente do PSD defende investimentos de proximidade e uma atenção especial às empresas exportadoras. O plano do PSD aposta no reforço da competitividade, no apoio às pequenas e médias empresas e no combate ao desemprego. Manuela Ferreira Leite sustenta ser um erro de enormes proporções não colocar as Pequenas e Médias Empresas, em especial as exportadoras, no centro da política económica. As 20 medidas propostas por Ferreira Leite estão divididas por três grandes objectivos: promover o emprego e a capacidade financeira; promover o investimento; promover a participação das PME nas compras e contratações públicas. Entre as medidas apresentadas encontram-se incentivos pela contratação de trabalhadores jovens, desempregados de longa duração ou com mais de 55 anos.

O reforço do crédito fiscal ao investimento para as PME exportadoras, a criação de uma conta corrente entre o Estado e as empresas, a extinção do pagamento especial por conta ainda este ano são outras medidas anunciadas por Manuela Ferreira Leite. A líder do PSD garante que o pacote de propostas custa um por cento do PIB. Estas sugestões são um contributo sério e de serviço ao país, argumenta a presidente do PSD.

Rtp

Sp. Braga memorável a caminho dos «oitavos»

O Sporting de Braga deu esta quarta-feira um importante passo em direcção aos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol ao golear o Standard de Liége, da Bélgica, por 3-0.

O jogo, da primeira "mão" dos 16-avos de final da prova, foi amplamente favorável à equipa treinada por Jorge Jesus, que assim vai iniciar o jogo em Liége com uma vantagem dificilmente anulável. O colombiano Renteria marcou o primeiro golo aos 17 minutos, num excelente remate cruzado e em arco, da esquerda, sem hipótetes para o guarda-redes Espinoza, também colombiano.

Numa noite de golos sul-americanos, o brasileiro André Leone fez o segundo, aos 26 minutos, e a contagem foi fechada pelo uruguaio Luís Aguiar, aos 86 minutos. Caso o Sporting de Braga confirme a passagem à fase seguinte, defrontará nos "oitavos" o vencedor do Paris Saint-Germain-Wolfsburgo, cuja primeira mão pendeu para o lado dos franceses, vencedores por 2-0.

Rtp

Rotações 19 Fevereiro 2009

Eurocircuito de Lousada corre perigo!

Tudo indica que a pista da Costilha, em Lousada, tenha os seus dias de existência contados. Depois de trancados os portões, há algumas semanas, por alguém ligada à INTUL (grupo de proprietários dos terrenos ocupados pelo circuito), hoje começaram a ser colocadas divisórias no interior da pista, aparentemente separando lotes de terreno.

Depois das duvidas por nós lançadas relativamente ao possível adiamento da primeira prova dos nacionais de Rallycross, que ali se disputaria, sobre o qual não conseguimos confirmação oficial, surge agora este dado novo, sendo certo que já há alguns dias houvesse quem comentasse nos bastidores, que em Lousada as corridas tinham acabado.Com o Clube Automóvel de Lousada à deriva, mergulhado numa profunda crise directiva e com a Câmara Municipal de Lousada (cujo presidente até ocupa igual posição na Assembleia Geral do CAL) desinteressada (ou não...) em relação a este assunto, o futuro da Pista da Costilha está seriamente comprometido.

Foz Côa abre OFF-Road Nacional

O Autocross/Crosscar das Amendoeiras, que se disputa no próximo fim de semana em Vila Nova de Foz Côa, é já uma tradição na abertura dos Campeonatos nacionais destas disciplinas do Off-Road.
Para este evento, o Foz Côa Automóvel Clube reuniu até ao momento a seguinte lista de inscritos:
Campeonato de Portugal de Autocross:
Divisão 4
302 Miguel Ferreira Luna Sport
303 Constantino Cunha Luna Sport
304 Luís Santos Toniauto
305 Valter Portugal Hsport Tt

Divisão 2
103 Vr 2 Motosport / Rui Raposo Opel Astra
104 Dioniso Sanguedo Renault Clio
105 Bruno Gonçalves Opel Astra
106 Tiago Alexandre Peugeot 306

Taça Nacional De Autocross
Divisão 6

502 Carlos Fernandes Peugeot 205
503 Celso Moura Peugeot 205 Rallye
504 José Ferreira Toyota celica
506 Nelson Silva Peugeot 205 Gti

Divisão 5
401 José Blanco Bmw Ix
402 António Matias Mitsubishi Lancer
403 José Azevedo Bmw 4x4
404 Elizabete Azevedo Bmw 4x4
405 José Pereira Vw Golf Rallye 4x4
406 Fernando Silva Seat Ibiza 4x4

Campeonato De Portugal De Crosscar
1 Luís Caseiro Ask 600
2 João Moutinho Hsport
3 Hugo Castro Jbracing
4 Pedro Rosário Semog
5 Luís Oliveira Ask 600
6 Saulo Dias Semog
7 Ludgero Santos Semog
8 Valter Cardoso Ask
9 Ricardo Antunes H Sport
10 Mário Dias Semog
12 Paulo Teixeira Ask
14 Pedro Santos Semog
21 Sérgio Castro Ask

Citroën 2cv
1 Fernando Cardoso
2 Ramiro Almeida3 José Baptista
4 Victor Silva5 Luís Ferreira
6 Sérgio Marques
7 José Pires

Ervideira abre TT

Ervideira Rali TT 2009 promove acção de carácter ambiental
O Campeonato de Portugal de TT começa no Alentejo com presença de pilotos de topo como Carlos Sousa, Miguel Barbosa ou Filipe Campos, entre tantos outros... O Ervideira Rali TT, primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2009, vai para a estrada nos dias 20 e 21 de Fevereiro, com novo patrocinador e um percurso decalcado de anos anteriores, mas desta feita com algumas alterações para permitir maior competitividade. Clássica prova do TT nacional, o Ervideira Rali TT irá contar com a presença de pilotos de topo, para uma prova que irá desde logo apadrinhar o regresso de Carlos Sousa ao Campeonato de Portugal de TT, onde estarão outros nomes sonantes como o ex-campeão nacional Miguel Barbosa, ou ainda o campeão em título Filipe Campos.

Prova com 20 anos de história no todo-o-terreno nacional, o Ervideira Rali TT terá um percurso variado e competitivo com um total de 297 quilómetros cronometrados divididos por dois sectores selectivos e uma Super Especial. Os dois sectores terão 146 quilómetros, cumprindo-se uma neutralização e paragem na zona de assistência entre os dois, enquanto a Super Especial terá a extensão de cinco quilómetros. As verificações técnicas e administrativas realizar-se-ão no dia 20 de Fevereiro no Parque de Exposições e Feiras em Reguengos de Monsaraz, cumprindo os pilotos a Super Especial a partir das 16 horas. No dia seguinte, a partida para o primeiro sector selectivo está prevista para as 9 horas.

Destacamos o facto de Duarte Leal da Costa, o responsável da Ervideira, patrocinador da prova, ter anunciado que “seráo plantados dez sobreiros por cada concorrente inscrito” deixando desde logo um desafio a pilotos, chefes de equipa e jornalistas para se juntarem à Ervideira nesta acção que "visa promover a defesa do meio ambiente e mostra a compatibilidade entre desporto automóvel e ecologia”. Fica assim o encontro marcado para o dia 20 de Fevereiro, para a prova inaugural do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, o Ervideira Rali TT. Entretanto, deixo-lhe aqui a referência dos melhores locais para ver passar pilotos e máquinas nos dois dias da prova, bem como uma imagem desenho do percurso para esta primeira prova do CPTT.

Sexta-feira, 20 de Fevereiro 2009
# Especial na Herdadinha junto à Adega Ervideira

Sábado, 21 de Fevereiro 2009
# Ponto 1 – Partida junto ao Monte da Cavaleira, estrada 255.
# Ponto 2 – Santo António do Baldio, entre o km 7.18 e o km 12, a prova contorna a povoação do Baldio.
# Ponto 3 – Junto ao campo de tiro do Outeiro, ao km 28 de prova.
# Ponto 4 – Montejuntos ao km 39.95, uma grande recta de boa visibilidade.
# Ponto 5 – Orvalhos zona plana e rápida e muito bonita ao km 61.28 de prova.
# Ponto 6 – Cruzamento da Barragem da Vigia ao km 91.45, zona de lombas sempre espectacular.
# Ponto 7 – Barragem do Monte Novo km 118.56, zona rápida de saltos com muito bom piso.
# Ponto 8 – Ao km 5 da EN 256, estradão com curvas espectaculares ao km 125 de prova.
# Ponto 9 – Junto à escola da Vendinha, zona de boa visibilidade e espectacular.
# Ponto 10 – Na Herdadinha junto à Adega da Ervideira, zona espectáculo e final dos 2 sectores em que os concorrentes fazem a parte final da especial e festa de palanque.

Os homens da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense conseguiram reunir 43 equipas para o arranque do campeonato, sendo maior a qualidade que a quantidade.
Principais candidatos há vitória nas diversas categorias:

Filipe Campos Jaime Baptista BMW X3 CC T1
Miguel Barbosa Miguel Ramalho BMW X3 CC T1
Pedro Grancha Paulo Primaz Nissan Navara Off Road T1
Bernardo Moniz da Maia Joana Sotto-Mayor BMW X3 CC T1
Pedro Silva Nunes Paulo Torres Mitsubishi Montero DID T2
Jorge Simões Anibal Mendonça Nissan Navara T2
José Dinis Lucas Luís Tirano Mitsubishi Pajero DID T1
Mário Dinis Lucas Francisco Luís Mitsubishi Montero 4x4 T2
André Amaral António Albano Proto DP04 4x4 T1
José Camilo Martins Mario Feio Nissan Navara 4x4 T8
Paulo Martins Antonio Morais Nissan Navara GRX 4x4 T1
Carlos Sousa Luís Ramalho Mitsubishi Racing Lancer T1
Joaquim ADELIO Abreu MACHADO PAULO Miguel Marques FIUZA Toyota Land Cruiser 120 T2
Lino Carapeta Rui António Browler Wildcat 4x4 T1
Nuno Matos Jaime Cortes Isuzu Demax T2
Henrique Filipe Brites Marques João Cunha Santos Nissan Navara 4x4 T8
Gustavo Morais Ana Leonor Sancho Mitsubishi Pajero V6 4x4 T8

Salvador Cabral / BandarraFm

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

China: SIDA tornou-se a doença infecciosa mais mortífera

A SIDA tornou-se a doença infecciosa mais mortífera na China, com a média de pelo menos uma morte por hora nos nove primeiros meses de 2008, anunciou o governo. A Sida superou a tuberculose e a raiva, segundo um comunicado do ministério da Saúde publicado terça-feira.Os números completos para 2008 ainda não estão disponíveis. No entanto, de Janeiro a Setembro, 6.897 doentes com Sida morreram entre as 264.302 pessoas contaminadas, o que coloca a síndrome na primeira fila das doenças infecciosas, precisou o ministério.

Segundo este último, 34.864 pessoas morreram de Sida desde que a doença foi detectada pela primeira vez na China nos anos 80. De acordo com a Onusida, entre 30 e 50 milhões de pessoas estão ameaçadas pelo vírus na China, onde a transmissão por via sexual é cada vez mais importante. No entanto, certos peritos e militantes consideram fortemente subavaliados os números publicados pela China.

Diário Digital / Lusa

Vencedores dos Brit Awards serão anunciados hoje

Com quatro nomeações cada, os Coldplay e a cantora Duffy são os favoritos aos Brit Awards, os prémios que serão atribuídos esta quarta-feira, em Londres, pela indústria discográfica britânica. Os Coldplay, que já estiveram nomeados em anos anteriores, são favoritos com o álbum «Viva la vida or death and all his friends», o mais vendido em todo o mundo em 2008, com 6,8 milhões de cópias. A banda de Chris Martin, que tem estado em estúdio a trabalhar em novas canções com o produtor Brian Eno, está nomeada para grupo britânico, actuação ao vivo, tema («Viva la vida») e álbum. Com o álbum «Viva la vida or death and all his friends», os Coldplay arrecadaram três prémios Grammy.

Quem também tem quatro nomeações é a cantora galesa Duffy, que actuará em Julho em Lisboa. Com o álbum de estreia, «Rockferry», um dos que mais venderam no Reino Unido em 2008, Duffy está nomeada para melhor álbum, tema («Mercy»), artista feminina a solo e revelação. Com três nomeações cada estão a cantora Adele, que venceu dois Grammy nos Estados Unidos, os Elbow, que venceram o prémio Mercury, e Scouting for Girls.

Nas categorias destinadas a artistas não britânicos, destaque para o prémio de melhor grupo, no qual estão nomeados os AC/DC, The Killers, Kings of Leon, MGMT e os Fleet Foxes, estes últimos considerados os melhores de 2008 por grande parte da crítica internacional.
Ian Brown, Paul Weller, Mike Skinner (The Streets), James Morrison e Will Young estão nomeados para melhor artista masculino.

A cerimónia, marcada para quarta-feira à noite em Londres com apresentação de Kylie Minogue, contará com actuações dos Coldplay, Duffy, U2, Estelle, The Ting Tings, Girls Aloud, Kings Of Leon, Take That e os Pet Shop Boys, que receberão o prémio de carreira. Nos 22 anos da história dos Brit Awards, Robbie Williams bateu todos os recordes ao receber 11 prémios a solo e três com os Take That.

Diário Digital / Lusa

Passeio Todo-o-Terreno às Gravuras do Vale do Côa e Trial/Passagem de Obstáculos

Recepção/ Encontro dia 21 de Fevereiro 2009, na Coriscada

Passeio Todo-o-Terreno para Jipes e Moto4 inclui:

* Visita às Gravuras do Vale do Côa;
* Prova de vinhos do Porto;
* Visita ao Museu do Vinho da Quinta da Erva Moira;
* Passagem de Obstáculos;
* Refeições

Pela primeira vez na história do concelho será realizado, pela Comissão de Festas da Coriscada, um passeio TT para todos os veículos de tracção às quatro rodas, ou seja, Jipes e Moto 4, que inclui uma visita às Gravuras do Vale do Côa. O passeio será realizado no fim-de-semana do Carnaval, para que mais pessoas possam aceder a esta mega-oportunidade.

O início está marcado para as 9h no adro da Igreja da Coriscada e tem refeições incluídas. O roteiro inclui passagem por Sta. Comba, Muxagata; paragem nas quintas do Chão da Ordem, da Erva Moira e dos Barreiros e provas de vinhos.Na Quinta da Erva Moira, a paragem inclui uma visita ao Museu do Vinho.A passagem de obstáculos será na Quinta da Paiola.

Os organizadores são a Comissão de Festas do Divino Senhor da Boa Esperança e a nossa missão é a Missão Boa Esperança!

Tentaremos, pois, fazer chegar a alegria da festa a todas as franjas da sociedade, nomeadamente crianças com necessidades especiais e ainda aos idosos da região. Pena é não conseguirmos chegar a todas as crianças e todos os idosos.

Contactos
Luís de Almeida – 938 406 873 / 966 082 618
Nuno Pinto – 965 412 794
CFDSBE, Coriscada/Rotações-BandarraFm

Votação para vencedores da 81ª edição dos Óscares terminou

As operações de voto destinadas a designar os vencedores dos Óscares do próximo domingo terminaram terça-feira, revelaram os organizadores da grande cerimónia de prémios da Sétima Arte. Os 5.810 membros do colégio eleitoral da Academia das Artes e das Ciências do Cinema dos EUA, todos profissionais, tinham até às 17:00 horas da Califórnia (01:00 desta madrugada em Lisboa) para entregar os seus boletins de voto. O voto por correspondência iniciou-se a 28 de Janeiro.

Compilados por uma sociedade de consultores, os resultados vão permanecer secretos até domingo, quando forem abertos os envelopes no palco do teatro Kodak, sala de espectáculos com 3.400 lugares no centro de Hollywood, no noroeste de Los Angeles.
Os Óscares, cujas nomeações foram reveladas a 22 de Janeiro, distinguem premiados em 24 categorias, sendo a mais prestigiada a de Melhor Filme.

«O Estranho Caso de Benjamin Button» surge na 81ª edição dos Óscares com 13 nomeações, perseguido por «Slumdog Millionaire», que obteve dez, mas surge como favorito, depois de este ano ter dominado todas as outras cerimónias de entrega de prémios de Hollywood, como os Globos de Ouro.

Diário Digital / Lusa

FIFA aceita candidatura luso-espanhola...

Com o envio do formulário de registo de candidatura à FPF, termina a dúvida sobre a aceitação de candidaturas conjuntas para a organização do Mundial de 2018 ou 2022

FIFA aceita candidatura ibérica ao Mundial de 2018 ou 2022, tendo a Federação Portuguesa de Futebol recebido, esta terça-feira, o formulário de registo da candidatura, a ser analisado por ambas as federações.Portugal/Espanha, Holanda/Bélgica, Inglaterra, Rússia, Indonésia, Qatar, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, México e Austrália são os concorrentes, que têm até 6 de Março para entregarem os formulários na sede da FIFA, em Zurique, Suíça.

Rtp

Rotações 18 Fevereiro 2009

Campeonato Nacional de Enduro - 2009Lutas renhidas em Fafe

O Campeonato Nacional de Enduro prosseguiu em Fafe com uma prova de grande interesse competitivo, marcada por lutas renhidas e vitórias decididas “ao segundo”. No primeiro dia Gonçalo Reis bateu Felipe Zanol por margem mínima, mas hoje ambos foram superados por Paulo Felícia.Os 104 participantes nesta segunda jornada do "Nacional" de Enduro encontraram em Fafe condições ideais para a prática da modalidade. Dois dias bastante solarengos favoreceram o espectáculo, tal como a chuva caída até à Terça-feira anterior deixou o terreno livre de pó, proporcionando boa tracção.Em cada dia o pelotão das categorias "Elite" e "Nacional" efectuou três voltas ao percurso, com um total de oito passagens cronometradas por troços especiais – duas na "Extreme", três no "Cross Test" e no "Enduro Test" – onde a luta foi muito intensa pela conquista dos lugares cimeiros. Entre os pilotos de topo, menção para a ausência nesta prova de Gustavo Gaudêncio, lesionado em treinos.

No Sábado, cinco pilotos diferentes inscreveram o seu nome na lista dos vencedores das "especiais", com Felipe Zanol a conseguir esse feito em quatro troços. Porém, como o brasileiro tinha perdido 14 segundos para os mais rápidos logo na primeira classificativa, depois teve de aplicar-se na recuperação. Entretanto, Gonçalo Reis ascendeu ao comando no final da segunda volta, e na derradeira passagem conseguiu resistir à aproximação de Zanol. Os dois pilotos entraram para o último troço separados por escassos 1,58s, mas a diferença nessa "especial" foi mínima – apenas 0,25s – permitindo a Gonçalo Reis triunfar neste dia.
Na 3.ª posição da "geral" ficou o melhor representante da classe Elite 2, Fernando Ferreira. Este minhoto realizou exibição de muito bom nível, deixando Paulo Felícia a uma dúzia de segundos. Nas posições seguintes e a menos de um minuto do vencedor ficaram Sandro Marcos, Hélder Rodrigues – que por ter estado adoentado, desde a prova anterior só treinou uma vez com a nova moto – e Mário Patrão.

Hoje o "filme" foi outro, com Paulo Felícia a ser o mais rápido nas primeiras cinco classificativas. Assim, Felícia entrou para a última volta com 13,1s de avanço sobre Gonçalo Reis e 21,4s relativamente a Felipe Zanol. Estes dois pilotos tentaram a recuperação, e a surpresa quase acontecia no último troço, onde o líder perdeu 15 segundos para o brasileiro. Feitas as contas, Paulo Felícia garantiu a vitória, mas apenas pela magra vantagem de 2,1s sobre Zanol, e 3,9s face a Reis.Na discussão dos lugares cimeiros esteve também envolvido Fernando Ferreira, mas uma queda a meio da prova (na segunda passagem pela "Enduro Test") fê-lo perder meio-minuto para os mais rápidos, acabando o dia apenas no 7.º lugar da "geral". Assim, o 4.º colocado foi Sandro Marcos, seguido por Hélder Rodrigues e Mário Patrão.Na categoria "Nacional", António Oliveira ganhou os dois dias de prova. No Sábado bateu apenas por nove décimos de segundo André Fernandes, com Victor Oliveira e Enrique Veja nas posições seguintes. Hoje, o êxito de António Oliveira foi mais expressivo, pois deixou o espanhol Veja a 25,5s e Victor Oliveira a 42,1s, com este último a manter a liderança no Campeonato da categoria.

Quanto à categoria "Verdes" – cujos participantes, como é habitual, apenas realizaram duas voltas diárias ao percurso – só um piloto conseguiu bisar vitória: foi ele Pedro Gravato na classe "Promoção". No que respeita à classe 1, Nuno Oliveira ganhou no Sábado, e Diogo Ventura no Domingo; na classe 2, José Luís Bastos impôs-se no primeiro dia, enquanto Cláudio Belchior foi o mais rápido no segundo dia; finalmente, entre os Veteranos António Carmo ganhou ontem, mas hoje Mané Teixeira levou a melhor.O Campeonato Nacional de Enduro prossegue dentro de três semanas, nos dias 7 e 8 de Março, em Gouveia. O brasileiro Felipe Zanol chegará às paisagens serranas na liderança do Campeonato Absoluto e da classe Elite 1, enquanto Fernando Ferreira é o comandante na classe Elite 2.

ARC Sport com Impreza 2009

A ARC Sport irá receber em breve nas suas instalações de Aguiar da Beira um Subaru Impreza WRX 2009, sendo este um importante "player" no Campeonato de Portugal de ralis deste ano. Apesar de Augusto Ramiro ter negado a recentemente aquisição da viatura nipónica, um comunicado de imprensa da equipa revela que o carro deverá chegar brevemente a Portugal. O Impreza da última geração vem substituir o Impreza N11 que já se encontra à venda no site da Prodrive há mais de uma semana. Quando ao piloto do carro, deverá ser Adruzilo Lopes, apesar de ainda não estar confirmado o projecto do piloto de Vizela para 2009. Já no final de Outubro último Augusto Ramiro tinha revelado interesse em ter um carro destes, sendo a evolução lógica para uma estrutura como a ARC que tem estreitas ligações com a Prodrive

ARC Sport ARRANCA COM OPTIMISMO
Apesar dos sinais de crise que determinam muitas indefinições e alguns abrandamentos de intenções, a época desportiva está à porta e há que encarar sem pessimismo os próximos desafios. Para Augusto Ramiro, um dos responsáveis pela estrutura de Aguiar da Beira, estes são momentos decisivos.“Temos de ser optimistas. Esta é a única postura para se tentar alcançar resultados, numa altura em que existem tantas indefinições. Estamos confiantes na nossa posição e, essencialmente, no nosso trabalho honesto e dedicado. Queremos continuar a contribuir para o desenvolvimento do desporto automóvel em Portugal, acreditando que, a breve trecho, tudo se irá definir”, afirma, confiante, Augusto Ramiro.Os Campeonatos de Portugal estão à porta. O Todo-o-Terreno arranca já a 20 de Fevereiro no Alentejo, com a disputa do primeiro desafio do ano, o Ervideira Rali TT.

Após diversos processos de intenções, a ARC Sport continua envolvida com os pilotos da época anterior, apesar de Fernando André e António Mendes não marcarem presença na prova inaugural do campeonato. “É necessário tempo para pensar no essencial. As corridas devem ser encaradas como um escape, e nunca como uma obrigação. Neste momento sei que devo concentrar energias na minha vertente profissional, e por isso, até ao início do Verão, não deverei definir qualquer estratégia”, justifica, assim, Fernando André, a sua ausência nos primeiros desafios do TT nacional.E se os afazeres profissionais são a justa justificação de Fernando André, também António Mendes irá demorar algum tempo até definir a sua estratégia para 2009.
“Acho que o campeonato está a atravessar um momento pouco interessante. As provas são muito dispendiosas em comparação com o pouco retorno que se consegue. Tenho muita pena, pois o meu carro está muito competitivo. Talvez considere a hipótese de estar presente nas provas mais longas, o Transibérico e Portalegre”, afirma António Mendes.

A ARC Sport não vai estar presente no Ervideira Rali TT, mantendo contundo em aberto a possibilidade de marcar presença na esmagadora maioria das provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Quanto ao Campeonato de Portugal de Ralis, a ARC Sport já confirmou a sua presença no Rali Torrié, a disputar a 7 e 8 de Março, com um novo Renault Clio R3 para Manuel Inácio, enquanto se aguardam por mais definições em relação ao novo Subaru Impreza N 2009, que chegará brevemente às oficinas de Aguiar da Beira.No primeiro Sábado de Março, a coincidir com a prova inaugural do Campeonato de Portugal, arranca na Madeira o Campeonato de Ralis local, competição onde a ARC Sport irá estar presente com três Renault Clio R3, igualmente construídos mas suas oficinas, para os pilotos Alexandre Jesus, José Carlos Magalhães e João Silva.Optimismo continua a ser palavra de ordem para a estrutura de Aguiar da Beira, que em 2009 aposta alcançar resultados positivos, relançando os êxitos conquistados na época passada.

Salvador Cabral / BandarraFm

Estrela nas meias-finais da Taça de Portugal

O Estrela da Amadora foi ao D.Afonso Henriques ganhar, por 1-0, qualificando-se para as semifinais da Taça de Portugal

Um golo de Varela, aos 83 minutos, põe o Estrela nas meias-finais da Taça de Portugal, em que os da Amadora vão ter pela frente o FC Porto, a 4 e 22 de Março.

Uma primeira parte pobrezinha, com os vencedores a fazerem um único remate à baliza de Serginho, mas a aguentarem a defesa, e os donos da casa a com ligeiro ascendente, mas apenas Desmarets e Marquinhos visaram o reduto de Nelson.

Uma segunda parte pouco mais mexida que a primeira, com o golo a surgir tardem como mais tarde acabou o jogo, com seis minutos de compensação, devido à lesão do guarda-redes vitoriano.

Rtp

Acordo Ortográfico deve entrar em vigor ainda este semestre

O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, afirmou hoje que o novo acordo ortográfico deverá entrar em vigor no primeiro semestre de 2009, mas tudo depende de negociações com os outros países da CPLP.

«Estamos em conversações com os outros países da CPLP [como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe]para ver se encontramos uma data para o adaptar nos documentos oficiais, nas imprensas nacionais e que os diários oficiais [Diário da República] dos vários países passem a adoptar a ortografia do novo acordo ortográfico», disse Pinto Ribeiro à agência Lusa.

O ministro falava em Lisboa no final do lançamento do FLIP 7, uma ferramenta informática criada pela empresa Priberam que permite uma conversão automática do português de Portugal e do Brasil de acordo com as novas normas ortográficas dos dois países. Esta ferramenta está já a ser testada na Imprensa Nacional Casa da Moeda, entidade responsável pela edição do Diário da República (DR). Assim que o acordo ortográfico entrar em vigor em Portugal, todos os documentos oficiais, como o DR, terão de obedecer às novas regras da escrita em língua portuguesa.

Com a ferramenta informática FLIP 7, quem escrever em português terá a opção de converter automaticamente o texto segundo o novo acordo ortográfico, sejam as normas do Brasil sejam as de Portugal. Através do FLIP 7, um software para o Microsoft Windows que inclui ainda dicionários, auxiliar de tradução e corrector, um texto em língua portuguesa com cerca de duzentas páginas poderá ser convertido em menos de um minuto nas regras do novo acordo ortográfico. Pinto Ribeiro sublinhou que, depois da entrada em vigor do novo acordo ortográfico, será mais fácil fazer novas edições de um livro, incluindo manuais escolares. «Sempre que, depois da entrada em vigor, se fizer um novo manual escolar, ele será adaptado ao novo acordo ortográfico. E as pessoas vão-se habituando assim», disse.

Diário Digital

Taça de Portugal: Porto Vs Guimarães Ou Estrela...

O FC Porto conhece hoje o adversário nas meias-finais da Taça de Portugal em futebol, quando os primodivisionários Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora se defrontarem, em jogo em atraso dos "quartos".

O jogo marcado para o estádio do clube minhoto, com início às 18:45, ( TVI )o põe duas equipas"coladas" na classificação do campeonato - o Guimarães é oitavo colocado e o Estrela é nono -, apesar de separadas por três pontos, com vantagem para os vimaranenses. O vencedor do encontro de hoje defrontará nas meias-finais - pela primeira vez disputadas a duas mãos - o FC Porto, tricampeão nacional e finalista vencido da última edição da Taça de Portugal, enquanto o outro embate coloca frente-a-frente Paços de Ferreira e Nacional.

Rtp

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rotações 17 fevereiro 2009

WRC 2009, Nem a neve pára Loeb

Foram 3 dias de intensa luta, Sebastien Loeb / Daniel Elena garantido o 9º triunfo consecutivo em provas do mundial, mostraram-se superiores na neve da Noruega. "Foi muito difícil, fui o primeiro na estrada ao longo de todo o fim de semana. Dei o máximo. A esta velocidade é muito fácil cometer um erro e perder o rali numa só curva. É bom conseguir ficar na frente dos pilotos finlandeses e ganhar um rali em neve." Referiu Sebastien LoebA dupla francesa não teve triunfo nada fácil, Mikko Hirvonen a exercer todo tempo forte pressão nos homens da Citroen, mas a verdade é que foi o carro francês o mais rápido no final dos três dias. Depois da táctica falhada para a 2ª etapa, Hirvonen ainda tentou chegar á liderança, mas a vantagem de Loeb permitiu-lhe defender-se. "Foi um rali louco e estou feliz por ter terminado. Foi uma bela luta, dei o máximo. O 2º lugar nem é mau," disse Hirvonen

Malcon Wilson estará agora a fazer conta à vida, porque a Noruega era um dos locais onde a Ford mais hipóteses tinha de vencer, e mesmo assim... perdeu. Jari-Matti Latvala fechou o pódio mostrando-se sempre inferior aos adversários que terminaram à sua frente, mas teve um rali sem erros, o que só por si já é bom. "O início do rali não foi bom, perdemos aí imenso tempo. O nosso objectivo era o 3º lugar e estamos satisfeitos com ele, somamos 6 pontos no campeonato," referia Latvala.Henning Solberg anseava o pódio, mas a Stobart falhou no set-up do carro e obrigou o piloto norueguês a perder muito e precioso tempo na fase inicial. Mas também desta forma não tirou pontos aos Ford oficiais e ainda deixou Sordo atrás de si. O espanhol em terra ou neve o seu andamento é bastante inferior, pelo que o 5º lugar é natural, queixou-se das notas, mas na verdade

Sordo só no asfalto consegue estar a um nível próximo de Loeb.
Sordo referiu "Foi um rali com pisos extraordinariamente difíceis. Estou feliz por ter terminado. Tivemos muitos problemas com as notas, mas aprendemos mais para o próximo ano." Petter Solberg começou o seu projecto privado com o 6º lugar, o que é bem positivo tendo em conta que utiliza um carro de 2006. No entanto ao longo da 1ª etapa evidenciou um andamento melhor do que nas duas restantes. Bom andamento teve Matthew Wilson, o filho do homem forte da M-Sport teve aqui um desempenho muito acima do que é normal em si, tendo inclusive incomodado Petter Solberg. Urmo Aava também andou um bocado apagado, lamentando a falta de confança no carro, conseguindo apesar de tudo registar o primeiro ponto no campeonato.
No PWRC Patrik Sandell deixou bem patente a sua superioridade e principalmente a superioridade do Skoda Fabia S2000. A FIA tem de fazer algo para manter os carros N4 competitivos, porque os S2000 deram um enorme salto competitivo. Patrik Sandell no final referia, "Sinto que tudo foi perfeito. Tudo decorreu sem problemas, estamos muito felizes. Foi fantástico. Estava um pouco nervoso nesta derradeira etapa, mas tivemos um set-up perfeito para a mistura de lama com neve e gelo dos troços desta etapa."
Temos de aguardar pelos ralios de terra para assistir à confirmação dessa evolução. Eyvind Brynildsen e Martin Prokop ficaram nos lugares seguintes.

Armindo Araújo conseguiu um excelente 4º lugar numa prova onde o Mitsubishi Lancer Evo IX da Ralliart Italy não deu qualquer problema, esperando que isto signifique o fim da fase negra da carreira do piloto português. Após concluído o rali, o piloto nacional estava muito satisfeito com o resultado obtido. “Estes cinco pontos foram uma excelente forma de começar o ano. Sabíamos que este não era um rali fácil para nós e partimos com o objectivo de não cometer erros e somar o máximo de pontos possível. No primeiro dia ainda estivemos em posição de pódio, mas ontem o Prokop esteve um pouco mais forte que nós, pelo que hoje optámos por manter o ritmo e somar cinco pontos, que são muito importantes neste início de campeonato, num terreno que não é claramente aquele onde estou mais à vontade”, afirma.

Ao longo de todo o fim-de-semana o Mitsubishi Lancer Evo IX esteve impecável. “Durante os três dias de rali não tivemos o mínimo problema com o carro, o que é excelente. Sinto que estamos melhor que no ano passado, mas que ainda é possível melhorar um pouco mais. Espero que isso se note no Chipre, em princípio a última prova que faço com este carro, sendo que será mais um evento em que será necessário muita cabeça, pois terá dois tipos de piso, terra e asfalto, e as especiais de terra costumam ser invariavelmente muito duros para as mecânicas”, rematou Armindo Araújo.O outro português - Bernardo Sousa - ficou-se pela 1ª etapa com problemas de motor na estreia do FIAT Punto S2000.

Classificação final:
1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen C4 WRC
2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC08
3º Jari-Mati Latvala / Mikka Anttila - Ford Focus WRC 08
4º Henning Solberg / Cato Menkerud - Ford Focus WRC08
5º Daniel Sordo / Marc Marti - Citroen C4 WRC
6º Petter Solberg / Phil Mills - Citroen Xsara WRC
7º Matthew Wilson / Martin Scott - Ford Focus WRC08
8º Urmo Aava / Kuldar Sikk - Ford Focus WRC07
9º Mads Ostberg / Ole Kristian Unnerud - Subaru Impreza WRC 08
10º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Citroen C4 WRC
11º Conrad Rautembach / Daniel Barritt - Citroen C4 WRC
12º Evgeny Novikov / Dale Moscatt - Citroen C4 WRC
13º Patrik Sandell / Emil Axelsson - Skoda Fabia S2000
14º Eyvind Brynildsen / Dennis Giraudet - Mitsubishi Lancer Evo IX
15º Anders Grondal / Maria Andersson - Subaru Imprezaa WRC08

Classificação dos campeonatos:
Pilotos:
1º Sebastien Loeb - 20
2º Mikko Hirvonen - 14
3º Daniel Sordo - 12
4º Henning Solberg - 10
5º Jari-Matti Latvala - 6

Construtores:
1º Citroen Total WRT - 32
2º BP Ford Abu Djabi WRT - 20
3º Stibart VK M-Sport WRT - 16

PWRC Noruega
1º Patrik Sandell/Emil Axellson – Skoda Fabia S2000
2º Eyvind Brynildsen/Denis Giraudet – Mitsubishi Lancer Evo IX
3º Martin Prokop/Jan Tomanek – Mitsubishi Lancer Evo IX
4º Armindo Araújo/Miguel Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo IX

PWRC
1º Patrik Sandell - 10
2º Eyvind Brynildsen - 8
3º Martin Prokop - 6
4º Armindo Araújo - 4

JWRC:
1º Aaron Bukart - 10
2º Martin Prokop - 8
3º Simone Bertolotti - 6

R15 TDI testou para as 12 horas de Sebring

O sucessor do R10 TDI foi testado, à porta fechada, em Vallelunga, e transmitiu boas indicações ao «staff» da marca alemã. O Audi R15 TDI vai competir, pela primeira vez, nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, a 21 de Março. Esta competição servirá para testar, novamente o sucessor do R10 TDI, tendo em vista as míticas 24 horas de Le Mans, e, ao volante, dos dois modelos vão estar Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish, Lucas Luhr, Mike Rockenfeller e Marco Werner.

O R15 foi ensaiado à porta fechada em Vallellunga, mas, antes de a apresentação oficial prevista para o próximo mês, sabe-se que se distingue por um nariz semelhante ao do novo R29 e pelos radiadores mais próximos das rodas da frente, de modo a equilibrar a distribuição do peso, tendo como preocupação as entradas de ar, os pontões laterais e o sistema de refrigeração. A traseira é mais baixa, para ganhar aderência, na sequência das novas regras da LMP1. Além disso, a inovadora asa traseira tem luzes. «Até agora o R15 TDI tem mostrado um desempenho que nós esperávamos, mas é preciso prová-lo em condições de corrida. Sebring é uma prova particularmente difícil e é perfeita para revelar até as fraquezas mais pequenas», afirma Wolfgang Ulrich, líder da Audi Motorsport.

Salvador Cabral / BandarraFm