segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cartão do Cidadão será suficiente para votar

O Cartão de Cidadão vai ser necessário para votar nas próximas eleições apenas como documento de identificação, visto não agregar o cartão de eleitor, ao contrário do que se previa inicialmente Fonte do Gabinete da Secretária de Estado da Modernização Administrativa divulgou à Lusa que mais de um milhão de cidadãos já possui o Cartão de Cidadão, documento que veio substituir o bilhete de identidade, o cartão de utente dos serviços de saúde, o cartão do contribuinte e o cartão de beneficiário da Segurança Social.

Em ano de eleições, a Lusa procurou esclarecer de que forma é que os cidadãos portadores deste cartão poderão votar já no próximo dia 7 de Junho para as Europeias e posteriormente para as Autárquicas e Legislativas, tendo em conta as alterações à lei do Recenseamento Eleitoral e a não inserção do número de eleitor no novo cartão de identificação. De acordo com a Direcção Geral da Administração Interna (DGAI), «o cartão de eleitor não está inserido no Cartão de Cidadão, ao contrário do que se previa inicialmente».

Confrontado com a falta de informação dos cidadãos sobre esta matéria, o director de Serviços de Apoio ao Recenseamento Eleitoral, Domingos Magalhães, admite que a maior parte dos serviços tem passado uma «informação errada» aos votantes. No ano passado, foi aprovada uma lei, com o apoio de todas as bancadas parlamentares, que torna automático o recenseamento eleitoral, evitando que os cidadãos se desloquem às juntas de freguesia para este procedimento. Domingos Magalhães salientou a importância das alterações à lei do recenseamento eleitoral que vieram eliminar a necessidade de inserir o número de eleitor no Cartão de Cidadão. Com a nova lei, os cidadãos portadores do Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão.
Segundo o responsável, mais de 300 mil cidadãos não votavam na freguesia indicada no BI e alteraram o seu local de voto devido à nova lei, tendo recebido «excepcionalmente» em sua casa uma carta com a informação. Os cidadãos detentores de BI válido que nunca se haviam inscrito no recenseamento eleitoral foram também automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no BI. Os jovens de 17 anos ficam igualmente inscritos, podendo votar se à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos. Os cidadãos podem assim consultar o número de eleitor, que lhes foi automaticamente atribuído, na sua sede de junta de freguesia através dos cadernos eleitorais, acedendo via internet ao site www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando uma SMS gratuita para 3838 (RE espaço número de identificação contido no BI ou no cartão de cidadão espaço AAAAMMDD).
Isto porque o cartão de eleitor deixou de ser emitido, obrigando assim os cidadãos a procurarem saber qual o número que lhes pertence para poderem votar. «O acesso ao site e o envio de SMS é uma medida de simplificação que permite aos cidadãos informarem-se sem saírem de casa», afirmou Domingos Magalhães, considerando «masoquistas» aqueles que «se derem ao trabalho» de se dirigirem às juntas de freguesias. O director de Serviços de Apoio ao Recenseamento Eleitoral esclarece ainda que o «chip» inserido no Cartão de Cidadão não tem qualquer informação relativamente ao cartão e número de eleitor, não havendo a necessidade de instalar equipamentos para leitura destes nas secções de voto. Todos os cidadãos recenseados poderão, deste modo, votar já nas próximas eleições europeias bastando, para isso, apresentar o número de identificação civil e o número de eleitor na sua junta de freguesia.
Diário Digital / Lusa

Palma de Ouro é «maravilhoso, mas inesperado», diz produtora

A produtora da curta-metragem «Arena», que venceu domingo a Palma de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cannes, comentou que a atribuição do prémio é «maravilhoso, mas completamente inesperado».

Maria João Mayer, da produtora Filmes do Tejo, afirmou que a participação na competição oficial já tinha sido «óptimo, óptimo, óptimo». «E a Palma de Ouro é uma maravilha, mas bastante inesperado», considerou a produtora, acrescentando que o prémio poderá dar «continuidade» ao trabalho do jovem realizador João Salavisa.

Diário Digital / Lusa

James Morrison e Bloc Party no Algarve

James Morrison e Bloc Party são os primeiros cabeças-de-cartaz confirmados para o festival Rock One que se realiza no Autódromo Internacional do Algarve entre 5 e 8 de Agosto. Morrison actua a 5 de Agosto. Os Bloc Party no dia seguinte.

A 7 de Agosto, a noite será dirigida a um público mais adulto. O último dia destina-se a sons mais pesados, revelou Álvaro Ramos, da Ritmos & Blues, em conferência de imprensa. Para além do palco principal, haverá também uma tenda electrónica. O Disco Digital sabe que DJ Tiesto é um dos nomes prováveis para este espaço.

O preço dos bilhetes diários é de 50 euros ou 80 (para quatro pessoas). O passe individual para o festival custa 80 euros ou 240 euros (quatro pessoas). A partir de amanhã, pelas 23h59, os ingressos estarão disponíveis no site do evento. O Rock One é um festival de música e desporto automóvel. A organização pretende que o evento passe a ser realizado a cada ano ímpar.
Davide Pinheiro/ Diario Digital

Liga dos Campeões: suíço Busacca é o árbitro da final

A UEFA escolheu o suíço Massimo Busacca para apitar a final da Liga dos Campeões de 2008/2009, quarta-feira, entre Manchester United e Barcelona.

Juiz de 40 anos, Busacca esteve, esta época, em seis jogos da UEFA, depois de já ter arbitrado a final da Taça UEFA 2006/2007, em Glasgow, na Escócia, que teve como finalistas as equipas espanholas do Espanhol e do Sevilha.
Busacca, que na final de quarta-feira terá como árbitros-assistentes Matthias Arnet e Francesco Buragina, e como quarto árbitro Claudio Circhetta, esteve igualmente no Euro2008 e no Mundial2006.

Diario Digital

Salários: 326 mil acumulam dois empregos em Portugal

Em Portugal, 326 mil pessoas são confrontadas com a necessidade de acumular dois trabalhos, uma vez que, para muitos trabalhadores, um emprego só e apenas um salário são insuficientes para viver, refere o Jornal de Notícias.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao primeiro trimestre do ano, revelam que mais de 300 mil pessoas saem de um emprego e entram noutro, também remunerado, e fazem-no, na sua maioria, porque não têm alternativa, segundo vários estudiosos do fenómeno do trabalho, ouvidos pelo Jornal de Notícias.

Um terço dos empregados (perto de um milhão e meio) não leva para casa mais do que 600 euros ao final do mês, líquidos, e outro milhão ganha um pouco mais: até 900 euros por mês.
Ainda segundo o jornal, há mais pessoas a ganhar menos de 310 euros do que entre 1.800 e 2.500 euros (o que pode ser explicado pelo trabalho em tempo parcial).

Diario Digital

Prazo de entrega do IRS termina esta segunda-feira

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa ao ano de 2008 termina esta segunda-feira.
Os contribuintes da segunda fase que ainda não declararam o seu IRS, podem fazê-lo até ao final do dia de hoje, mas apenas pela Internet, através do site das declarações electrónicas.

Neste último dia, as finanças decidiram alargar o horário de funcionamento da linha telefónica para onde os contribuintes podem ligar a pedir ajuda, funcionando esta segunda-feira até às 22:00 horas.

Diario Digital

Rotações 25 Maio 2009

Rali de S. Vicente
Camanho deixou tudo Calado

Alexandre Camacho / Pedro Calado dominaram o Rali de S. Vicente, prova do campeonato Open madeirense, mas que contou com a presença de alguns nomes do campeonato principal do arquipélago que aproveitaram para testar. O mesmo e Pedro Calado apresentavam-se à partida da prova com o intuito de rodar o mais rápido possível por forma a preparar a edição de 2009 do Rali Vinho Madeira..A dupla campeã em título imprimiu um andamento bastante forte desde o início da prova Camacho venceu os 7 troços da prova e terminou de vantagem sobre Miguel Nunes, numa luta entre os Peugeot 207 S2000. Miguel Nunes por não ter utilizado borracha nova na viatura francesa, decisão tomada antes do arranque da prova pela sua equipa, o vice-campeão regional “queixou-se” ao longo de todo o dia de falta de aderência. O lugar mais baixo do pódio ficou para Filipe Freitas que a correr "em casa" com o Renault Clio S1600 foi o melhor dos duas rodas motrizes e ficando a 43,7s do vencedor. Filipe Freitas e Daniel Figueiroa com uma excelente exibição em casa, justificando o porque de terem vencido as duas últimas edições da prova.

João Silva o piloto do Team C.D. Nacional/Olca esteve irrepreensível ao longo de todo o rali, deixando bem claro que as evoluções colocadas na viatura francesa tornam o Clio muito mais competitivo, o Renault Clio R3 foi o 4º, depois de uma animada luta com João Magalhães no Mitsubishi Lancer Evo IX que ficou em 5º e venceu o Grupo N. A equipa actual segunda classificada em termos de Grupo N regional esteve presente nesta prova para poder reconhecer os troços do Rali Vinho Madeira, situação essa que foi conseguida na totalidade.Vitor Sá ficou no 6º posto a 11 segundos de Magalhães, evidenciando que as alterações efectuadas pela Gatmo no Mitsubishi Lancer Evo X não deram grandes frutos, voltaram a sentir alguns problemas no seu Mitsubishi Lancer Evo X, desta feita a nível de propulsor, tendo por diversas vezes o pluricampeão afirmado que o carro parecia mesmo não ter motor. O piloto da Sá Competições está a ter um princípio de época bastante desgastante, dado que está a evoluir aos poucos a sua viatura em termos de afinações, o que tem desgastado a equipa a nível moral.Rui Nunes no 13º lugar com o Ford Escort MKII foi o melhor dos pilotos inscritos no Open, seguido de Francisco Tavares em Toyota Corolla GT (14º) e do líder do campeonato Miguel Andrade em Renault 5 GT Turbo que se mantém no topo da tabela classificativa.

Classificação:
1 Alexandre Camacho / Pedro Calado
2 Miguel Nunes / Vitor Calado
3 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa
4 João Silva / Vitor Martins
5 João Magalhães / Jorge Pereira
6 Vitor Sá / José Camacho
7 André Silva / Rui Rodrigues
8 Luis Serrado / Marco Sousa
9 João Ferreira / João Paulo
10 Wilson Aguiar / Deodato Freitas

Rali Guijuelo
Mitsubishi com destaque em Salamanca


Depois de Xavi Pons ter dominado quase desde o início, perdeu no último troço o Rali Guijuelo a favor do primeiro líder, Yeray Lemes em Mitsubishi Lancer Evo IX.Lemes foi sempre um adversário constante mantendo sempre a segunda posição e à partida para a última classificativa estava apenas separado do liderança por uns 19,9 magros segundos!Xavi Pons (Mitsubishi Lancer Evo IX) o campeão 2008 do Campeonato de Terra de Espanha chegou a ter uma vantagem, mesmo que não muito dilatada, de 28,7s para Lemes após a 6ª classificativa.Pons concluiu o Guijuelo na 4ª posição, enquanto Nani Roma (Mitsubishi Evo IX) terminou no 2º lugar a 48,3s do vencedor e menos 1 décimo de segundo que o 3º Oscar Fuertes (Mitsubishi Evo IX), numa demonstração da competitividade desta prova. Roma em um Mitsubishi EVO IX preparado pela Calm Red Bull que também lhe irá preparar as futuras provas de raids, como a Baja de Espanha de Aragão que já venceu 5 vezes.O piloto da Mitsubishi no Dakar, Roma, ao vencer a última classificativa retirou o 2º lugar a Fuertes. O vencedor da 1ª prova da época 2009, o francês Brice Tirabassi nunca conseguiu entrar no Top 20, …, fruto de uma penalização de 3 minutos e depois de alguns problemas mecânicos do Impreza da equipa oficial da Subaru Rally Espanha.Mais uma vez Dani Sola ficou pelo caminho com problemas no Citroen C2 Proto - com um andamento espectacular -, tendo chegado mesmo assim a ocupar o 2º lugar na 2ª e 3ª classificativa.Foram catorze mitsubishi seguidos que venceram em Salamanca.
Classificação:
1 YERAY LEMES E SAMUEL VEGA LANCER EVO IX
2 NANI ROMA E JOAQUIM MUNTADA LANCER EVO IX
3 OSCAR FUERTES E HELIO CASARRUBIOS LANCER EVO IX
4 XAVI PONS E ALEX HARO LANCER EVO IX
5 WILLIAMS VILLANUEVA E BORJA AGUADO LANCER EVO IX

Campeonato de Portugal de Montanha
Salvador Soma e segue


Murça dá Salvador no lugar do costume
Pedro Salvador somou mais um triunfo indiscutível no Campeonato de Portugal de Montanha, uma vez mais voltou a abdicar da terceira subida de prova pelos dois bons registos nas duas subidas iniciais.Paulo Ramalho foi 2º sempre muito longe de Salvador, mas com António Barros relativamente perto. Barros conseguiu bater o espanhol António Mosteiro depois de terem rodado muito juntos nos treinos, o que lhe valeu o lugar mais baixo do pódio. Mosteiro ainda consegiu acompanhar Barros nas duas primeiras subidas, mas acabou por ser claramente batido na terceira subida. Joaquim Teixeira defendeu a "honra" da casa e bateu Bernardo Sá Nogueira numa interessante luta entre os dois pilotos. Na categoria 1 António Nogueira levou a melhor sobre Miguel Ferreira da Silva apesar de não ter registado tempo na primeira subida. Na categoria 3 Rui Mendonça num Ford Escort MKI foi o melhor. António Rodrigues afectuou apenas as subidas de treinos e a derradeira de prova, em virtude de um problema eléctrico que o impediu de efectuar as duas primeiras de prova. O piloto de Murça espera voltar a correr com o BRC CM02 em Bragança.
Classificação final:
1º 2 - Pedro Salvador - Juno SSE
2º 2 - Paulo Ramalho - Juno SSE
3º 2 - António Barros - BRC CN05 Evo
4º 2 - António Mosteiro - Decode BFR
5º 2 - Joaquim Teixeira - Radical SR3
6º 2 - Bernardo Sá Nogueira - SilverCar CM08
7º 2 - Luís Nóvoa - BRC CM02
8º 2 - João Fonseca - BRC CM02
9º 1 - António Nogueira - Porsche 911 GT2
10º 1 - Miguel Ferreira da Silva - Mitsubishi Lancer Evo V

Campeonato Italiano de Fórmula Renault
Duplo 5º lugar para Arnaut


A segunda jornada do Campeonato Italiano de Fórmula Renault que decorreu este fim-de-semana em Varano correu bem para o piloto português, Bernardo Aranut que conseguiu em ambas as corridas o quinto lugar da tabela classificativa, o que o coloca igualmente no quinto posto no Campeonato. O jovem piloto de 17 anos que este fim-de-semana disputou apenas a sua segunda jornada nos fórmulas está a adaptar-se à nova realidade desportiva de forma muito consistente. Apesar de ter começado tardiamente os treinos para este Campeonato, Arnaut já roda ao mesmo ritmo que os pilotos da frente, pelo que terá todas as hipóteses de discutir, corrida a corrida, as primeiras posições. Este fim-de-semana foi quinto em ambas as corridas, pese embora a prova de hoje não o tenha deixado totalmente satisfeito. “No arranque mantive a posição. Os inícios das corridas são sempre mais difíceis para mim pois não consigo tirar partido dos pneus frios. Para além disso na corrida de hoje não estava confiante no carro, pelo que não deu para arriscar, até porque estávamos todos muito dispersos. Cheguei perto do meu companheiro de equipa que estava mesmo à minha frente, mas não deu para passá-lo. Nesta pista é quase impossível ultrapassar”, disse. Apesar disso Bernardo Arnaut encontra-se satisfeito por ocupar já o quinto lugar no Campeonato: “Penso que é muito bom. Estou a 14 pontos do segundo classificado e ainda há muitas corridas pela frente. Está a ser um bom início”, concluiu. A próxima ronda do Campeonato realiza-se a 14 de Junho em Hungaroring.

Salvador Cabral / BandarraFm

Party People Sugere:


BandarraFm

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gripe A H1N1: Caso suspeito no hospital de Seia

Uma mulher com suspeita de gripe A (H1N1) deu entrada hoje de manhã no serviço de urgência do Hospital de Seia e deverá ser transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra, disse fonte hospitalar.

«Confirmamos um caso suspeito na urgência do Hospital de Seia. Foi activado o plano de contingência da gripe local e o processo está a seguir os trâmites definidos pela Direcção-Geral de Saúde. A doente vai ser transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)», disse Luísa Lopes, directora da urgência da Unidade Local de Saúde da Guarda, que abrange aquele hospital.A médica disse ainda à agência Lusa que a mulher, cuja idade não soube especificar, é «proveniente de uma área de risco, vinda dos Estados Unidos da América».

Diário Digital / Lusa

Portugal ultrapassa Espanha em competitividade

Portugal conseguiu recuperar em termos de competitividade e tornar-se no país mais competitivo do Sul da Europa. Os dados são de um estudo do Institute for Managment Development (IMD), uma universidade suíça, que colocou o nosso país três lugares acima no ranking em relação ao ano passado.

No ranking da competitividade a economia nacional subiu três lugares em relação ao ano passado. Os dados são apresentados num estudo de uma universidade suíça que refere que Portugal ultrapassou a Espanha, o que acontece pela primeira vez desde 2005, e ainda a Itália e a Grécia. O estudo do Institute for Managment Development coloca Portugal em termos de competitividade no 16.º lugar, entre os 27 países da União Europeia, isto segundo os dados apresentados no World Competitiveness Yearbook 2009 e divulgados pelo gabinete do Plano Tecnológico. Olhando aos mesmos dados, mas já fora do âmbito dos países da União Europeia, o World Competitiveness Yearbook 2009 coloca Portugal na 34.ª posição, num total de 57 países, tendo ultrapassado a Espanha e a Estónia.

A primeira reacção a estes dados chegou do Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, que considerou esta subida "muito positiva, especialmente num momento em que é preciso reagir à crise" e ainda que esta subida "mostra que a estratégia adoptada está a dar resultados" porque "melhorar a competitividade é uma tarefa de longo prazo" que tem de ser continuado "através de acções concretas". Segundo este estudo, a performance económica e a melhoria das infra-estruturas foram essenciais para a subida global do país, que se destacou também pela sua competitividade nos custos, pelo enquadramento legal e social e pelas suas infra-estruturas tecnológicas.
Face a 2007, Portugal ganhou também cinco posições e relativamente a 2005 outras duas, tendo sido um dos cinco países da União Europeia que mais melhoraram neste ranking em 2008.
O comportamento de Portugal no quadro da União Europeia apenas é comparável ao da Alemanha e Suécia, que também subiram três lugares, e inferior ao progresso da Lituânia, que subiu cinco posições, e da Finlândia, que progrediu três posições. O World Competitiveness Yearbook é uma publicação anual promovida pelo Institute for Managment Development que classifica e analisa mais de 250 critérios/variáveis agrupados em quatro factores de competitividade: performance económica, eficiência de Governo, eficiência empresarial e infra-estruturas.

Rtp

terça-feira, 19 de maio de 2009

Rotações 19 Maio 2009

Vide nas andanças das 4 rodas

A BandarraFm deslocou-se até Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, com quem Trancoso está geminada desde 27 de Março de 1988, para a apresentação do Rally Terras de Vide Automóveis Antigos.Juntamente com a autarquia e embora com designação diferente, a Escuderia de Castelo Branco, leva os automóveis antigos nos dias 4 e 5 de Setembro de 2009 até Castelo de Vide para reeditar a subida da Rampa de Castelo de Vide. Será pela mão da Escuderia de Castelo Branco, que se levará a efeito a I Rali Terras de Vide.Prova denominada de concentração turística, por uma questão regulamentar, na realidade será a realização da famosa Rampa de Castelo de vide, traçado que em boa hora a Escuderia de Castelo Branco reactiva esta ano para fazer parte integrante do Rali Terras de Vide.

Este ano a Escuderia de Castelo Branco, vai colaborar com a Câmara Municipal e abalança-se na realização de uma prova aberta em duas frentes para todo o tipo de veículos, desde que portadores dos necessários elementos de segurança, os pilotos que correrem, não sendo porém necessário ter licença desportiva.Uma apresentação algo distinta, já que contou com 12 viaturas históricas, a percorrerem uma regularidade junto a Câmara Municipal de Castelo de vide que deu as gentes da vila um aliciante do que a prova poderá corresponder em termos competitivos. A Organização ofereceu aos dois melhores participantes a inscrição para a prova de Setembro.A prova decorrerá no dia 4 com a rampa, e a segunda etapa dia 5 com duas secções.

Classificação na Prova de Regularidade:
Lourenço - Paula Ferreira
José Santos Fernandes
Alexandre Calheiros
António Simões Nunes
Pedro Dinis
Fernando Vaz Pinto
Carlos Duarte Ferreira
João Carrega
Jorge Azevedo
José Borges de Castro
José Marques Pereira
Fernando Neves

Marku Alen Na Figueira Da Foz será Boa Viagem

A ideia partiu da Câmara Municipal, aproveitando a presença do piloto finlandês, Markku Alen, na Figueira da Foz, no final de Maio, por altura do "EFigueira Festival": trata-se de reeditar o mítico troço da Serra da Boa Viagem - mais precisamente a parte vísivel na imagem acima, cerca de 2,5 dos mais de oito quilómetros originais, a disputar na noite de 29 de Maio - correspondendo, desse modo, a um desejo expresso por Alen, cinco vezes vencedor do "nosso" rali, em voltar a conduzir nas estradas florestais que fazem parte da história da competição automóvel em PortugalO troço da Boa Viagem acompanhou, em 1973, a estreia do então Rali TAP no mundial; voltou a incluir o percurso do rali na década de 80 e, mais tarde, em 1997, no último ano em que a cidade serviu de base à competição. Ficam na memoria de algumas recordações fotográficas desses tempos, recolhidas na imensidão de passagens no salto. De lembrar ainda um vídeo, de pouco mais de 30 segundos, captado no interior do Ford Escort de Carlos Sainz, durante a super-especial da Boa Viagem, que acabou anulada devido, essencialmente, à má colocação (e comportamento) do público. Que, recorde-se, acorreu em massa à serra.

O regresso à Figueira da Foz do piloto finlandês, cinco vezes vencedor do Rali de Portugal, para participar no “EFigueira Racing Festival”, acabou por levar a Câmara Municipal, parceira do evento, a promover uma demonstração de pilotagem em parte da classificativa de asfalto que integrou o percurso do rali nas décadas de 70 a 90. “Recordar o troço da Boa Vigem corresponde a um desejo pessoal do Markku Alen”, disse José Cardoso, promotor do ““EFigueira Racing Festival”, evento que vai decorrer entre 29 de Maio e 1 de Junho. Já Lídio Lopes, vice-presidente da autarquia da Figueira da Foz, explicou que a reedição da “carismática” classificativa da Boa Viagem ocorre no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a organização do evento. O troço escolhido tem 2,5 quilómetros, a subir, entre o Cabo Mondego e a Casa de Chá, no cimo da serra, percurso idêntico à super-especial do rali de Portugal de 1997, que acabaria anulada devido à grande afluência de público.

A reedição da prova especial da Boa Viagem está agendada para a noite de 29 de Maio, a partir das 22h00.O autarca justificou com “questões de segurança” a opção por um troço mais curto do que o original, cuja escolha obrigava a uma operação logística de grande envergadura ao nível de meios de socorro e de fecho dos vários cruzamentos existentes na Serra da Boa Viagem. A classificativa original tinha mais de oito quilómetros e terminava junto a Quiaios, povoação que dava nome a um famoso “salto” existente no percurso que integrou o rali TAP de 1972 e 73. Embora ainda esteja por definir qual a viatura que Markku Alen vai conduzir na reedição da classificativa, a organização espera a participação de outros pilotos dos ralis nacionais “com carros próprios”, disse José Eduardo Cardoso.
O “EFigueira Racing Festival” vai decorrer nas antigas instalações de uma indústria de madeiras, na margem esquerda do Mondego e, entre outras valências, integra uma competição automóvel, a 30 e 31 de Maio, com a participação de mais de 30 pilotos nacionais e internacionais. Além de Markku Alen - que em 1978 venceu a Taça FIA de Pilotos, competição que no ano seguinte daria lugar ao mundial de ralis - confirmaram a presença Timo Salonen, campeão mundial em 1985, e Didier Auriol, o francês que conquistou o título em 1994, que já disse que não, (o que leva a pensar se não será outra tramóia como a que era para ser levada a cabo). Os restantes pilotos estrangeiros são os italianos Andrea Aghini e Alex Fiorio, ambos já retirados dos ralis internacionais. A lista de competidores nacionais inclui 35 nomes, maioritariamente pilotos de ralis dos últimos 30 anos, embora não esteja ainda confirmada a relação final de participantes. A competição será disputada, por eliminatórias, ao volante de carros de ralis como o Lancia Delta Integrale e o Mitsubishi Evo IX, numa pista de terra batida construída para o efeito.
Salvador Cabral / BandarraFm

PSD está contra distribuição de preservativos nas escolas

O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, considerou hoje que a distribuição de preservativos nas escolas prevista no projecto de lei do PS sobre educação sexual «não é positiva» e «é uma questão lateral». Paulo Rangel adiantou que o PSD terá «uma posição global» sobre o projecto de lei que está em discussão na especialidade, dando liberdade de voto ao seus deputados para seguirem ou não essa posição. Questionado pelos jornalistas, no Parlamento, sobre a possibilidade de haver distribuição de preservativos nas escolas, Paulo Rangel respondeu: «É uma questão sinceramente que eu julgo que não é positiva neste momento». «A distribuição de preservativos nas escolas não é uma questão positiva porque nós achamos que a escola é um espaço que tem outras finalidades que não justamente a de fazer a distribuição de preservativos», justificou. Contudo, o líder parlamentar do PSD desvalorizou essa questão: «O essencial é que estamos a discutir uma lei de educação sexual, não estamos a discutir a bandeira dos preservativos».

«A lei de educação sexual é uma coisa estrutural e nós fazemos uma avaliação global dessa lei. A nossa predisposição é muito favorável a que se dê finalmente este passo e por isso até votámos a favor desta proposta inicialmente. Questões como essa são laterais, temos que vê-las no equilíbrio global», disse. De acordo com o social-democrata, o PSD «pôs algumas condições» para votar a favor da lei na votação final global, mas não estavam relacionadas com a distribuição de preservativos, antes «com a liberdade dos pais e com uma certa autonomia dos estabelecimentos de ensino». «Na votação na especialidade não estão a cumprir-se e portanto nós estamos a ficar muito pouco receptivos a esta lei de educação sexual», acrescentou, lamentando que «neste momento as posições estejam muito extremadas» e que, ao contrário daquilo que nos foi antecipado numa fase inicial, não esteja a haver abertura para votar as propostas vindas do PSD.

«Tomaremos uma posição global. Na questão da educação sexual damos sempre, como em todas as matérias que têm relevo moral, liberdade de voto, mas o partido terá uma posição, depois os deputados podem segui-la ou não», concluiu. Por outro lado, questionado sobre a oposição do PS à audição parlamentar do membro nacional da Eurojust, Lopes da Mota, Paulo Rangel sublinhou que não foi o PSD a pedir essa audição, mas que não vê «nenhum problema» a que se realize e por isso vai votar a favor do requerimento do CDS-PP. Interrogado se uma audição parlamentar não se sobrepõe ao processo disciplinar instaurado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o líder parlamentar do PSD respondeu: «Podíamos esperar pelo fim do processo disciplinar, mas se ela decorrer ao mesmo tempo as competências políticas não se confundem com as competências administrativas da PGR e por isso não há nenhuma razão para negar essa audição».

Para o PSD, no entanto, não é necessário ouvir o procurador Lopes da Mota para defender que seja afastado das funções que ocupa na Eurojust: «Uma pessoa que admite ela própria que usou indevidamente o nome de um ministro e até do primeiro-ministro e que tem o cargo de representação internacional que tem o procurador Lopes da Mota não está em condições de se manter no cargo». «O que é lamentável é que o PS esteja a passar por cima de uma coisa gravíssima para a imagem externa do Estado português e para a confiança nas instituições e que está a causar um mal-estar na União Europeia, em particular, nos círculos judiciais do Eurojust. Está a causar muito mal-estar a circunstância de terem como presidente alguém que neste momento há assumiu que utilizou indevidamente nomes de membros do Governo português», alegou Paulo Rangel.

Diário Digital / Lusa

Beyoncé no Pavilhão Atlântico

Dois anos depois, Beyoncé está de regresso ao Pavilhão Atlântico. Desta vez, a diva dos tempos modernos vem apresentar o álbum «I am… Sasha Fierce».

Desde a primeira e última visita a Lisboa, Beyoncé já foi protagonista em «Dreamgirls» e casou-se com Jay-Z. No dia 5 de Dezembro estreou o filme, «Cadillac Records», onde Beyoncé interpreta o papel da poderosa cantora americana Etta James. Esta é também a última digressão antes de uma paragem de dois anos, motivada pelo cansaço. E isto apesar de ser workaholic, como confessou recentemente a mãe. Os bilhetes variam entre os 34 e os 45 euros. O concerto começa às 21h00.

Diario Digital

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Rotações 18 Maio 2009

Rali VN Cerveira - Campeonato Open de Ralis
Peres, pois claro!!!


Pode-se afirmar que a chuva que caiu ao longo de todo o Rali V. N. de Cerveira beneficiou fortemente Pedro Peres / Tiago Ferreira para garantirem mais um triunfo no Campeonato Open de Ralis. Nuno Pina rubricou uma excelente exibição no Desafio Modelstand. Paulo Azevedo foi o melhor dos clássicos.Ricardo Costa foi o mais rápido na Super-Especial do Rali de Cerveira, a quinta prova do Campeonato Open e uma das novidades da etapa organizada pelo Targa Clube.

Mesmo perdendo a Super-Especial, Pedro Peres entrou com um ritmo muito forte e desde o segundo troço foi sempre ganhando vantagem, alcançando uma vitória difícil devido à muita chuva, apesar de um percalço com um tubo do turbo solto.Com este resultado Peres termina a fase do asfalto com vantagem sobre os mais directos adversários ao ter conseguido a vitória em 4 das 5 provas já realizadas.Ricardo Costa levou de V. N. de Cerveira a pontuação máxima no que diz respeito ao Regional de Ralis – Norte.O piloto do Mitsubishi Lancer foi o mais forte entre os pilotos que estão inscritos no campeonato, tendo Luís Mota sido o segundo e Armindo Neves o terceiro. Apesar de ter sido apenas o quarto classificado, Júlio Bastos continua a liderar a classificação, quando faltam disputar apenas três provas para o final da temporada. Nuno Pina continua imbatível no Desafio Modelstand, realizadas quatro das oito provas do calendário. Uma vez mais, o piloto de V.N. de Famalicão, não deu margem aos adversários, apesar de Daniel Ribeiro ter demonstrado também ele que continua cada vez mais próximo do líder.

Pedro Ortigão foi o terceiro classificado e José Cruz o quarto e ultimo classificado.
O lugar mais baixo do pódio ficou para Nuno Pina que rubricou mais uma excelente exibição, arrumando a questão do Desafio Modelstand logo no primeiro troço do dia. Daniel Ribeiro ficou logo a seguir na frente de Luís Mota. João Ruivo teve um rali limitado por falta de pressão de turbo na fase inicial, acabando no 6º lugar. Miguel Abrantes foi uma boa surpresa ao ficar em 7º com um Citroen Saxo que estava bastantes furos abaixo do seu antigo carro. Paulo Azevedo em Ford Escort RS foi o melhor entre os concorrentes dos Clássicos mas, por não estar inscrito, foi Aníbal Rolo que ao terminar na terceira posição atrás de Américo Antunes (também fora das contas), levou a pontuação máxima do Rali V. N. de Cerveira e adiou para a derradeira prova, em Murça, o título do Campeonato de Portugal Clássicos de Ralis.

Frederico Ferreira não conseguiu ganhar os dois pontos que precisava para garantir, logo aqui, o ceptro. A falta de participantes na prova do Clube Automóvel da Régua, poderá contudo não permitir que Rolo ultrapasse o piloto do Ford Escort RS na classificação. António Freitas em Ford Escort RS foi o quinto, terceiro em termos de pontuação e Vítor Torres o quarto (sexto da gera). Luís Isquierdo em Ford Fiesta completou o lote dos pilotos que terminaram entre os Clássicos. André Pimenta voltou a vencer entre os concorrentes do Campeonato de Portugal Júnior de Ralis e destacou-se ainda mais na liderança da classificação. Numa prova onde teve, na primeira metade, forte oposição de António Freitas, o piloto do Skoda Fábia conseguiu realizar uma derradeira secção num ritmo muito forte e não deu hipóteses ao seu principal adversário. Com a desistência de Gil Costa, Mariana Neves de Carvalho foi a terceira classificada.
Agora segue-se a terra e vamos ver como vão mudar as coisas ou se tudo fica igual.

Classificação final:
1º Pedro Peres / Tiago Ferreira - Ford Escot RS Cosworth
2º Ricardo Costa / Nuno Almeida - Mitsubishi Lancer Evo VI
3º Nuno Pina / Guilherme Pereira - Peugeot 206 GTI
4º Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães - Peugeot206 GTI
5º Luis Mota / André Mota - Mitsubishi Lancer Evo IV
6º João Ruivo / Alberto Silva - Fiat Stilo Multijet
7º Miguel Abrantes / Miguel Vale - Citroen Saxo Cup
8º Paulo Azevedo / Luis Cavaleiro - Ford Escort RS
9º Armindo Neves / Filipe Serra - Mitsubishi Lancer Evo VI
10º Martinho Ribeiro / Paulo Marques - Citroen C2 R2

Classificação Do Campeonato
1º Pedro Peres 111
2º Nuno Pina 84
3º João Ruivo 69
4º Luís Mota 62
5º Frederico Ferreira 59
6º Daniel Ribeiro 47

Salvador Cabral / BandarraFm

Confraria valoriza azeite e queijo

Em Celorico da Beira criou-se uma confraria do azeite e do queijo tradicional que ajuda os produtores a escoar os seus produtos.

Com o objectivo de promover o escoamento dos produtos da região, foi criada uma confraria dos produtores do azeite e do queijo tradicional em Celorico da Beira. Segundo António José Batista, sócio-fundador e presidente da direcção, a colectividade foi constituída em Março deste ano, por dezassete confrades, todos do concelho de Celorico da Beira, e os órgãos sociais foram eleitos no dia 2 de Maio.A direcção irá organizar 'certames específicos', para a promoção e divulgação do azeite e do queijo, assumindo que ambos os produtos 'têm um grande peso na economia', daquele concelho serrano.'Há muitos produtores de queijo e de azeite mas queixam-se de dificuldades no escoamento dos produtos, que são da maior qualidade', referiu o dirigente.António José Batista diz que 'a ideia inicial era criar uma Confraria do queijo da Serra da Estrela, mas como já existe uma associação, pensei então em associar os dois produtos: o azeite e o queijo tradicional',

A Confraria tem sede no lugar de Galisteu, na freguesia de Vide-Entre-Vinhas, naquele concelho, e 'tem por fim apoiar os produtores e agricultores do azeite e do queijo tradicional de Celorico da Beira (o queijo Serra da Estrela feito com leite de ovelha), representá-los perante os órgãos de soberania e os órgãos locais', segundo António Batista.Um dos objectivos da confraria é 'melhorar a qualidade de vida', dos produtores, 'promovendo e dinamizando as suas condições de trabalho, bem como publicitar e angariar compradores para as respectivas produções', adiantou o dirigente.A direcção da Confraria dos produtores do azeite e do queijo tradicional de Celorico da Beira já definiu que no seu símbolo figuram 'um castelo, um ramo de oliveira, um queijo, um cão, duas ovelhas e o pastor com o cajado', A confraria vai promover e divulgar o azeite e o queijo através de 'certames específicos'.

Diario XXI

Caso MySpace: Veredicto final conhecido hoje

O veredicto final do caso MySpace, no qual Lori Drew foi condenada por ter provocado o suicídio de uma adolescente, depois de ter criado um perfil falso na rede social, será conhecido esta segunda-feira. Os advogados de acusação do caso estão a pedir três anos de prisão para a dona de casa, rejeitando a proposta de liberdade condicional sob fiança. «A acusada tornou-se o perfil público do cyberbullying», argumenta o Ministério Público, na sua proposta ao tribunal, explicando que «uma sentença de condicional encoraja outros a usar a Internet para atormentar e explorar as crianças».

A mulher foi acusada de ajudar a criar uma conta no MySpace sob um nome falso, com o objectivo de convencer Megan Meier de que estava a conversar com um rapaz de 16 anos, chamado Josh Evans. A rapariga suicidou-se em Outubro de 2006, depois de ter recebido mais de uma dezena de mensagens cruéis do falso perfil. Drew foi condenada a três violações de computador pelo que a pena poderá ir até um ano de prisão por cada crime e 100 mil dólares (73.416 euros) de multa, embora a acusada tenha alegado que não tinha criado qualquer perfil falso na rede social ou sequer enviado mensagens a Meier. Caso fosse condenada por todas as acusações, a doméstica poderia ter apanhado até 20 anos de prisão.
Contudo, de acordo com o site da revista Wired, numa avaliação prévia enviada por agendes da condicional, o cálculo levou em consideração o cadastro da arguida, o que levou a apontar uma sentença leve, que tem como referência zero e seis meses de prisão, mais o pagamento de uma coima. Drew e uma amiga, Ashley Grills, criaram o falso perfil para saber o que Megan pensava sobre a filha da primeira. Na troca de mensagens, o suposto rapaz chegou a dizer que amava a menina, mas, no dia 16 de Outubro de 2006, «Josh» enviou um recado a Megan, dizendo que «o mundo seria um melhor lugar sem ela».

Nesse dia, a adolescente suicidou-se. Quem criou o perfil foi Grills, mas afirmou que Drew é que sugeriu a «brincadeira» para saberem o que Megan achava da sua filha, tendo escrito algumas das mensagens, o que Drew, por sua vez, nega. Grills também admite ter sido ela a enviar a mensagem que, alegadamente, despoletou o suicídio, mas sublinha que a sua única intenção era terminar o relacionamento virtual, porque sentiu que a situação estava a ir longe demais.

Diario Digital

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Associação de Pais / Encarregados de Educação
da Escola Secundária c/ 3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra
VALOR PARA A ESCOLA, FAMILIA E CIDADE

Daniel Alberto Rodrigues da Costa,
Presidente Direcção. Tm.964 263 996


CONVOCATÓRIA

Convocam-se todos os pais e Encarregados de educação interessados, pertencentes à nossa escola, para reunião extraordinária a realizar no dia 18 de Maio de 2009 (2ªFeira), pelas 21h.00m na Biblioteca da Escola.

A reunião terá a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1. Informações diversas/ Ponto da situação dos trabalhos da APEE.
Ponto 2. Discussão e Apreciação das Candidaturas ao Cargo de DIRECTOR da
Escola.
Ponto 3. (Regulamento do processo de Avaliação do pessoal Docente). Apreciação
por todos os Pais e Encarregados de Educação do 11º A; 11ºC: 11ºD e 7ºA.
Ponto 4. Outros assuntos julgados convenientes.


P.S. Caso não possa neste horário, a APEE está disponível em horário que lhe for mais conveniente. Contacte-nos sempre que achar oportuno.

Trancoso, 12 de Maio de 2009
Pela APEE
Daniel Alberto Rodrigues da Costa


Mais Informações:
escolafamiliaamiga@hotmail.com
escolafamiliaamiga.blogspot.com

México: Férias grátis para quem apanhar Gripe A em hotéis

Um grupo de hotéis de Cancún e da Riviera Maya estão a convidar turistas mexicanos e estrangeiros a visitar a região e oferecem férias gratuitas durante 3 anos se comprovarem que se foram contagiados com Gripe A após a estada nas Caraíbas mexicanas, disse hoje um dos organizadores.

«No caso de ser comprovado que um turista foi contagiado aqui nas férias, se nos mandarem uma análise de sangue que confirme que se trata do vírus AH1N1 e que o contágio se manifestou até 14 dias após a saída, terá férias de graça durante 3 anos com um acompanhante», disse à imprensa empresário Fernando García Zalvidea. O também diretor-geral do consórcio Nacional Real Resorts disse que oito hotéis aderiram à iniciativa, que visa recuperar a ocupação, que caiu para 20% neste período. A epidemia já causou 58 mortos e 2.224 infectados no México, e afectou diversos setores económicos, sobretudo o turismo. García Zalvidea explicou que os empresários do setor que se uniram à campanha desinfectam paredes, portas, varandas, escrivaninhas e quartos dos estabelecimentos. O empresário disse que os hotéis mantiveram conversas com outras cadeias mexicanas que se interessaram em participar.

A Gripe A é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado H1N1. Este é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Para diagnosticar a infecção, é necessário recolher uma amostra respiratória tada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinada em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultados práticos, de acordo com o CDC (Centros de Controlo de Doenças dos Estados Unidos).

Diario Digital

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Euro2012: UEFA indica 4 cidades polacas, ultimato à Ucrânia

A UEFA escolheu hoje quatro cidades polacas para receberem o Euro2012 de futebol, mas apenas validou a cidade ucraniana de Kiev, dando um ultimato de seis meses para que a Ucrânia melhore as suas infra-estruturas. A UEFA entendeu que Varsóvia, Gdansk, Wroclaw e Poznan cumpriam os requisitos e serão cidades anfitriãs do Euro2012, enquanto as "suplentes" Cracóvia e Chorzow foram postas de lado.

Nas decisões do comité executivo, a nota mais importante foi o sério aviso à Ucrânia, país que para já conta apenas com a capital Kiev para o Europeu, prevendo-se que receba jogos da fase de grupos, quartos-de-final e meias-finais. A UEFA disse também que Kiev apenas poderia receber a final caso venha a fazer, até 30 de Novembro, melhoramentos significativos no Estádio Olímpico, aeroporto, infra-estruturas e hotéis. Existem outras cidades ucranianas, nomeadamente Lviv, Donetsk e Kharkiv, com ultimatos para melhorias ao nível de estradas, aeroportos, estádios e hotéis.

"Deixámos bem claro quais as condições que as cidades ucranianas têm que preencher antes de 30 de Novembro para que possam receber o Euro2012", disse o presidente da UEFA, Michel Platini. O francês disse ainda que haveria vontade para uma distribuição equitativa quanto ao número de cidades polacas e ucranianas, mas que se a Ucrânia não responder aos avisos o Europeu poderá ter um maior pendor polaco. "Organizaremos o Europeu em quatro cidades polacas e nas duas cidades ucranianas melhor preparadas", disse Platini.
Diário Digital / Lusa

Timor-Leste: PNTL assume autoridade...

A Polícia Nacional de Timor-Leste assume quinta-feira a autoridade no distrito de Lautem (nordeste), um dos 13 do país, na sequência de um processo de avaliação em que foram seleccionados os de Manatuto (centro) e Oe-Cussi (enclave na Indonésia).

Este passo de gigante para a consolidação do país foi hoje anunciado em conferência de imprensa pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, acompanhado pelo representante especial do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), o indiano Atul Khare, e pelo secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres.A Missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) e o governo timorense chegaram a um acordo que estabelece as bases das responsabilidades incumbidas à Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e à Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no processo de consolidação nacional em curso.

Diário Digital / Lusa

Michael Jackson já ensaia...

Michael Jackson já ensaia há sensivelmente um mês para os cinquenta concertos de Londres que se iniciam em Julho. Só de bilhetes vendidos, o Rei da Pop já tem qualquer coisa como 62 milhões de euros. A promotora AEG investiu quase 15 milhões na produção. À Billboard, o responsável máximo da empresa de espectáculos, Randy Phillips, falou naquela que considera ser «a maior produção de sempre» com recurso a tecnologia nunca antes utilizada. Até agora, os ensaios têm sido «excitantes», assume, e com dois palcos.

«O Michael está a trabalhar num deles com os produtores do espectáculo e o coreógrafo Kenny Ortega. Os bailarinos e os músicos estão no outro a ensaiar a coreografia». As audições para bailarinos decorreram entre 13 e 15 de Abril com mais de 700 candidatos. Jackson e a produção escolheram os melhores, que agora estão «fechados a trabalhar». O próximo passo é escolher as canções. «Ele está em grande forma», garante Randy Phillips, e «soa a...Michael Jackson», declara também. O Rei da Pop estará a trabalhar numa nova dança que pretende que suceda ao famoso Moonwalk. A acompanhá-lo está o referido Kenny Ortega, colaborador das digressões de Dangerous e HIStory.

Diário Digital

Euromilhões: Nova milionária sonha criar cavalos

A jovem espanhola de 25 anos que ganhou o maior prémio do sorteio europeu Euromilhões, 126 milhões de euros, sonha comprar uma quinta e criar cavalos.

A jovem, que optou por manter o anonimato, explicou à direcção do portal da Internet que lhe registou o boletim premiado que a concretização desse sonho foi a primeira coisa que lhe ocorreu fazer com o dinheiro ganho. Também disse que a madrinha tem uma doença muito rara, de que existem poucos casos no mundo, e que gostaria de doar «uma verba importante» para dedicá-la à investigação desta doença.

Diário Digital / Lusa

Nobel da Música para Peter Gabriel

Peter Gabriel e o venezuelano José Antonio Abreu são os vencedores do Polar Music Prize 2009, prémio atribuído pela Academia Real Sueca de Música e considerado o Nobel da Música.
Segundo a BBC News, citando a academia, o ex-vocalista dos Genesis foi galardoado pela «influência no desenvolvimento da música popular, redefinindo mesmo o próprio conceito».

Já o pianista e compositor venezuelano recebeu a distinção pelo esforço que tem feito para «tornar a música parte do dia-a-dia das pessoas». Abreu é o fundador de um programa que oferece aulas e workshops de música a crianças e jovens desfavorecidos. A cerimónia de entrega dos prémios (134 mil euros para cada um) está marcada para 31 de Agosto, em Estocolmo, e contará com a presença do rei Carlos Gustavo da Suécia.

Diario Digital

Gripe A: Projecto europeu desenvolve nova vacina inalável

Um consórcio europeu de investigadores está a desenvolver uma nova vacina inalável contra a gripe que oferece a vantagem de poder ser produzida em pouco tempo e em grande quantidade e que deverá ser testada também em relação ao A H1N1.

Segundo Thomas Muster, responsável pelo projecto Fluvacc, os ensaios já realizados em humanos mostram que a nova vacina, em fase de ensaios clínicos, e produzida a partir de culturas celulares e não do método tradicional com ovos de galinha, «é segura e imunogénica». Em vez de recorrer a proteínas virais produzidas pelos ovos, esta vacina contém uma réplica deficiente do vírus, que gera uma forte resposta imunizadora. A vacina («deltaFLU») baseia-se assim em «vírus atenuados» nos quais foi desactivado um gene indispensável à sua replicação, um processo que os investigadores planeiam em breve usar com o novo vírus A H1N1 para estudar os resultados.
«A eliminação do gene em causa demora duas semanas, em vez dos vários meses necessários no método tradicional, tornando assim possível a produção de novas vacinas em pouco tempo», afirmou. Muster, director e co-fundador da empresa austríaca AVIR Green Hills Biotechnology, onde a vacina está a ser desenvolvida, falava aos jornalistas no âmbito da conferência Research Connection 09, recentemente organizada em Praga pela Comissão Europeia no quadro da presidência checa da UE. O projecto, financiado em 9,2 milhões de euros com fundos europeus, junta oito parceiros de quatro países da UE (Áustria, Alemanha, República Checa e Eslovénia) e Rússia, e estará concluído em Setembro do próximo ano. «Como as estirpes aviárias altamente virulentas atacam os ovos de galinha fertilizados, o uso de culturas celulares é essencial», segundo explicou o investigador, e permite aumentar facilmente a sua produção em caso de procura acrescida, através do uso de bio-reactores.
«A produção de culturas celulares e o uso de métodos de genética reversa permite gerar rapidamente em elevadas quantidades uma vacina segura contra qualquer potencial vírus de gripe, satisfazendo as necessidades logísticas durante uma infecção pandémica», sublinhou.
A maior eficácia deste tipo de vacinas em relação às injectáveis está também no facto de estimularem uma reacção protectora imune directamente no local de entrada do vírus, através da sua administração pelo nariz, com um nebulizador, mais fácil e menos dolorosa do que uma injecção muscular. Quanto à segurança, todas as experiências realizadas apontam para a improbabilidade de complicações inesperadas, tanto em crianças como em idosos ou pessoas imuno-comprometidas, mesmo em caso de uso generalizado, referiu Thomas Muster.

Por outro lado, a vacina pode induzir uma resposta imune eficaz e de longa duração contra uma vasta gama de variantes de vírus de gripe, o que é só condicionalmente possível com as vacinas tradicionais. «O método de genética reversa optimizado neste projecto permite a geração de uma vacina atenuada contra qualquer potencial vírus de gripe, incluindo variantes de gripe aviária altamente virulentas, num curto período de tempo», afirmou. Segundo os dados disponíveis, uma única nebulização com a vacina permite imunizar o paciente durante pelo menos um ano, com 70 a 90 por cento de eficácia, mais do que as vacinas antigripais correntes.

Diário Digital / Lusa

Bruxelas anuncia multa recorde à Intel

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira uma multa recorde de 1,06 mil milhões de euros à norte-americana Intel, líder mundial de microprocessadores, por abuso de posição dominante.

Bruxelas acusa a Intel de ter aproveitado, entre Outubro de 2002 e Dezembro de 2007, a sua posição dominante no mercado de processadores para prejudicar as concorrentes, através de descontos «integral ou parcialmente ocultos» estabelecidos com os fabricantes de computadores. «A Comissão contesta, não os descontos em si, mas as condições em que a Intel os concedeu»,afirma o comunicado do órgão executivo da União Europeia (UE).
O recorde anterior de multa aplicada pela Comissão Europeia era da gigante norte-americana do software Microsoft, que no ano passado foi condenada a pagar 899 milhões de euros por não cooperar após uma sentença contra a empresa, também por abuso de posição dominante. O grupo apresentou um recurso judicial que está em andamento.

Diário Digital

Rotações 12 Maio 2009

Rali Sata Açores 2009
Kris Meeke Bisa no IRC


Ao vencer o SATA Rali Açores, o irlandês Kris Meeke (Peugeot 207 S2000) ascendeu ao comando do IRC (Intercontinental Rally Challenge), como consequência do facto de ser o primeiro piloto a vencer duas provas, esta temporada (Rali de Curitiba e SATA Rali Açores).Sétimo na estrada, no primeiro dia, Kris Meeke tirou partido desse facto para ir ganhando avanço sobre os seus opositores, numa táctica que se revelou eficaz, pois o piloto não correu riscos, para no segundo dia gerir, com mestria, o avanço conquistado, por forma a garantir o triunfo. A demonstração da superioridade do piloto irlandês começou logo na segunda classificativa, altura em que assumiu o comando, para não mais o perder, e nas nove vitórias em 17 classificativas, o que significa 50 % de triunfos.Para Kris Meeke «foi um rali muito difícil, em particular hoje, dadas as condições atmosféricas adversas que tivemos de enfrentar, mas estou muito contente por ter conseguido cumprir a prova sem ter cometido erros e penso que esteve aí o facto decisivo do sucesso».
E se cedo o primeiro lugar teve dono, já o mesmo não sucedeu em relação às outras duas posições do pódio, com o checo Jan Kopecky (Skoda Fabia S2000) e o francês Nicolas Vouilloz (Peugeot 207 S2000) a protagonizarem um duelo que acabou por ser favorável ao primeiro, que demonstrou, na estreia da Skoda em terra, que o Fabia é competitivo.No final a prova, Nicolas Vouilloz não escondia ter sentimentos contraditórios ao confessar estar «um pouco desiludido por ter perdido o segundo lugar, mas satisfeito por ter terminado um rali muito difícil e estar num dos lugares do pódio».O belga Freddy Loix (Peugeot 207 S2000), que chegou a S. Miguel no comando do IRC (Intercontinental Rally Challenge) e foi o primeiro comandante da prova, ao ser o mais rápido na Super Especial de abertura, viu as suas esperanças num bom resultado irem por água abaixo, em consequência de um furo, logo na primeira especial do segundo dia, com o tempo perdido a arredá-lo da corrida pela vitória. O quarto lugar final é consequência do despiste do finlandês Anton Alen (Fiat Punto S2000) que, apesar de entrar para a derradeira especial com 5,4 s. de avanço sobre o seu adversário, foi incapaz de resistir “à pressão” e despistou-se, ficando a bloquear a estrada e comprometendo de vez a hipótese de um bom resultado.

Para o belga o quarto lugar não chegou para lhe permitir conservar o comando do IRC.Para o belga, que considerou o SATA Rali Açores «uma prova com classificativas muito belas e difíceis», o resultado «acaba por ser o possível, depois de ter comprometido um bom resultado, com o furo ao fim dos 500 metros da primeira especial. A partir daí vim a recuperar terreno e este resultado acaba por ser aquele a que podia aspirar, depois do que se passou». Com o atraso do finlandês, Fernando Peres (Mitsubishi Lancer IX), vencedor por sete vezes da prova do Grupo Desportivo e Comercial, subiu ao quinto lugar, foi o melhor português e fez uma excelente operação pontual em termos de Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), mostrando que, sem problemas, é capaz de lutar pelas primeiras posições.O hepta-vencedor da prova não escondia no final a satisfação «por um resultado que acaba por significar uma vitória, já que à nossa frente ficaram cinco pilotos profissionais, com os quais não nos podemos bater». Em relação à prova, Fernando Peres confessou que «como sabíamos que hoje ia chover, tivemos a preocupação de andar depressa ontem, para podermos gerir, durante o dia de hoje, em que me senti muito cansado, por falta de preparação física, que não faço desde que fiquei doente, por alturas do Rali de Portugal».A anulação da derradeira especial impediu Conrad Rautenbach (Peugeot 207 S2000) e Ricardo Moura (Mitusbishi Lancer IX) de tentarem desalojar Franz Wittmann (Mitsubishi Lancer IX) do sexto lugar, a que ascendeu pelo abandono do finlandês.

Problemas de transmissão, em duplicado, um em cada etapa, condicionaram a prova do bi-campeão nacional, Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) que continua a ter dificuldades, nas provas internacionais, em traduzir em resultados o seu andamento.Apesar de desiludido com o resultado, Bruno Magalhães considerava «positivo o facto de ter conseguido recuperar uns pontos em termos de Campeonato de Portugal, depois de uma prova em que apesar do “trabalho de casa” bem feita, voltámos a ter problemas inexplicáveis. A transmissão cedeu, das duas vezes, sempre no primeiro de uma “ronde” de três troços, o que me fez perder muito tempo, depois de, na fase inicial, estar na luta pelas primeiras posições».Bernardo Sousa (Fiat Punto S2000) fechou o “top ten”, naquela que foi a primeira prova, desta temporada, que o piloto da Madeira terminou.Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000), que começou o rali em condições físicas deficientes e teve problemas, iniciais, de embraiagem, terminou em 11.º e foi o quinto dos interessados no CPR, manteve o comando do campeonato, agora com nove pontos de avanço sobre Bruno Magalhães e Fernando Peres.

Rali Sata Classificação final:
1º Kris Meeke / Paul Nagle – Peugeot 207 S2000
2º Jan Kopecký / Petr Starý – Skoda Fabia S2000
3º Nicolas Vouilloz / Nicolas Klinger – Peugeot 207 S2000
4º Freddy Loix / Frédéric Miclotte – Peugeot 207 S2000
5º Fernando Peres / José Pedro Silva – Mitsubishi Lancer Evo. IX
8º Ricardo Moura / Sancho Eiró – Mitsubishi Lancer Evo. IX
9º Bruno Magalhães / Carlos Magalhães – Peugeot 207 S2000
10º Bernardo Sousa / Jorge Carvalho – FIAT Punto S2000
11º Vitor Pascoal / Mário Castro – Peugeot 207 S2000
12º Luís Pimentel / Bruno Pimentel – Subaru Impreza N12
13º Pedro Rodrigues / Daniel Araújo – Subaru Impreza N12
14º Ricardo Teodósio / Pedro Conde – Mitsubishi Lancer Evo IX
15º Ricardo Carmo / Justino Reis – Mitsubishi Lancer Evo IX

Classificação IRC
1. Kris Meeke 20
2. Freddy Loix 18
3. Nicolas Vouilloz 14
4. Jan Kopecky 13
5. Sebastien Ogier 10
6. Carl Tundo 10
7. Giandomenico Basso 10
8. Alistair Cavenagh 8
9. Stephane Sarrazin 6
10. Lee Rose 6
14. Fernando Peres 4
26. Ricardo Moura 1

Campeonato Nacional Absoluto:
1.º, Vítor Pascoal 29
2.º, Bruno Magalhães 20
3.º, Fernando Peres 20
4.º, Ricardo Teodósio 18
5.º, Pedro Rodrigues 16
6.º, Ricardo Moura 14
7.º, Adruzilo Lopes 9
8.º, Bernardo Sousa 8
9.º, Nuno Barroso Pereira 6
10.º, Luís Cardoso 5

Classificação do Campeonato Açoreano:
1º Ricardo Moura – 25
2º Luís Pimentel – 16
= Ricardo Carmo – 16
13.º, Manuel Inácio 3
13.º, Francisco Barros Leite 3
14.º, Carlos Matos 2
14.º, Pedro Meireles 2
16.º, Frederico Gomes 1
16.º, Armando Oliveira 1
16.º, Carlos Lopes 1

Salvador Cabral / BandarraFm

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rotações 11 Maio 2009

Shell Eco-marathon Europe 2009 um litro para 3771 Km

Nos protótipos St Joseph La Joliverie conseguiu 3771 km. Nos Na categoria de UrbanConcept movido a hidrogénio Norges Tekniske og Naturvitenskapelige Universitet conseguiu 1246 km e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi primeira na categoria Gasolina.Pela primeira vez o EuroSpeedway in Lausitz foi palco da prova europeia da Shell Eco-marathon e nas cinco primeiras posições em protótipo 2 equipes francesas duas alemãs e uma Finlandesa entre 100 classificados. Em Gasolina St Joseph La Joliverie de Nantes com 3771 km foi o primeiro classificado como já vem sendo um habito.O segundo da geral e primeiro Hidrogénio foi a Technical University of Denmark, com 3549 km.Em décimo da geral e primeiro na categoria LPG foi o Lycée Marcel Callo Redon com 2380 km a Liquid Petroleum Gas ()A melhor equipe portuguesa na categoria de protótipos foi o Departamento De Engenharia Mecânica 13º da geral, - F.C.T.U.C. com 2042 km.

Na categoria de UrbanConcept o vencedor foi Norges Tekniske og Naturvitenskapelige Universitet com1246 kmmovido a HydrogenTerceiro da geral e movido a LPG Technical Universos of Denmark com 589 km foi o primeiro a Liquid Petroleum Gás.No UrbanConcept na categoria de gasolina a melhor equipe a portuguesa em 6º da geral foi a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com 343 km.O Instituto Politécnico da Guarda foi oitavo com 297 km e o terceiro movido a gasolina, feito alcançado logo na primeira tentativa já que a segunda tentativa como se pode ver na classificação não resultou e a terceira esteve muito aquém do resultado obtido.

Premios Especiais
Protótipo: Fondazione Politecnico di Milano, Itália, que teve olho para o fabrico de seu protótipo, mas também era um veículo de manutenção, projectado de tal forma que todos os componentes eram facilmente acessíveis.

UrbanConcept: Østfold University College, Noruega, que combinado elegância estética, eficiência aerodinâmica e engenharia excelência. Eles foram capazes de assimilar uma variedade de conceitos bem sucedidos em um desenho no todo.

Comunicação & Marketing Prêmio Shell Politecnico di Torino, Itália, uma abordagem integrada, abrangente, profissionalmente gerido como os excelentes resultados alcançados no aumento da sua visibilidade nos meios de comunicação em casa.

Técnico Bosch Innovation Award ESSTIN, Nancy, França, o uso inovador de um banco de ensaio para testar a equipa que permite o veículo sem ter de alugar uma pista, e a integração do GPS incorporado um sistema de comunicações para uma melhor comunicação com o piloto.

ADAC Segurança Award Faculté Polytechnique de Mons, na Bélgica para a análise de risco estudos abrangentes e integrados aos sistemas de alerta rápido.

Shell Best Team Spirit Award ENSIAME Valenciennes, França, um excelente trabalho em equipe sobre e off-rack, uma energia positiva e que foi uma inspiração para os outros.


SKF Prêmio Eco-friendly O Eco-friendly não foi distribuído entre os prêmios especiais na edição 2009 da Shell Eco-marathon Europa, já que nenhuma das equipas inscritas conseguiu completar a corrida dentro do tempo permitido, um critério básico a ser elegível para um prêmio.

All Prototype
1 St Joseph La Joliverie Nantes 3771 km 3582 km 3771 km 3568 km Gasoline (Petrol)
2 Technical University of Denmark, DTU 3549 km 3 tours 3549 km 3490 km 542 km Hydrogen 3 Polytech Nantes 3451 km 6 tours 3451 km Hydrogen
4 Fachhochschule Trier 3178 km 8 tours 2434 km 3178 km Hydrogen
5 Tampere University of Technology 2960 km 3 tours 2960 km 6 tours 2754 km Gasoline (Petrol)
6 Univ Paul Sabatier/INSA Toulouse 2882 km 8 tours 2864 km 2882 km 2821 km Gasoline (Petrol)
7 ESSTIN- Ecole Supérieur des Sciences et Technologies de l´Ingenieur de Nancy 2814 km 2508 km 6 tours 2814 km 2220 km Hydrogen
8 Fondazione Politecnico Di Milano 2741 km 2185 km 3 tours 2741 km Hydrogen
9 Chemnitz University of Technology 2469 km 3 tours 2 tours 2062 km 2469 km Hydrogen
10 Lycée Marcel Callo Redon 2380 km 2242 km 2129 km 2380 km 1964 km Liquid Petroleum Gas (LPG)
13 Departemento De Engenharia Mecânica - F.C.T.U.C. 2042 km 2042 km 2 tours 5 tours 1898 km Gasoline (Petrol)
25 Universidade do Minho 1162 km DNF DNF 1162 km Gasoline (Petrol)
38 Institutio Superior Politéchno DE VISEU 795 km 795 km 5 tours 1 tours 8 tours Gasoline (Petrol)
43 University of Applied Science of Bragança 704 km 646 km DNF 3 tours 704 km Gasoline (Petrol)
44 Escola Secundària de Faria 698 km 698 km 3 tours 8 tours Gasoline (Petrol)
88 Universidade de Tras os Montes e Alto Douro 143 km 121 km 4 tours 143 km 131 km Gasoline (Petrol)

All UrbanConcept
1 NTNU (Norges Tekniske og Naturvitenskapelige Universitet) 1246 km DNF 4 tours 1246 km Hydrogen
2 Haagse Hoge School/TH Rijswijk Academie voor Engineering 804 km 804 km 792 km Hydrogen
3 Technical Universos of Denmark 589 km 589 km DNF Liquid Petroleum Gas (LPG)
4 University of Sakarya 568 km 407 km DNF 568 km Hydrogen
5 EMAC Albi Carmaux - Ecole des Mines 480 km DNF 480 km 1 tours Hydrogen
6 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 343 km 343 km 335 km Gasoline (Petrol)
7 LP Louis Delage Cognac 339 km 288 km 339 km Gasoline (Petrol)
8 Instituto Politécno da Guarda 297 km 297 km 6 tours 181 km Gasoline (Petrol)
9 Lycée Jean-Baptiste de Baudre Agen 245 km 2 tours 245 km Diesel
10 IPSA Kremlin Bicêtre - Institut Polytechnique des Sciences Avancées 244 km DNF 244 km 242 km Gasoline (Petrol)
20 University of Beira Interior 122 km 4 tours 122 km 114 km Gasoline (Petrol)

Elisabete Jacinto já tem nova montada

Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal preparam afincadamente o regresso às competições, depois de um Dakar que se revelou pródigo em mostrar as duas facetas bem distintas dos desportos motorizados. Depois do azar no Dakar deste ano, a piloto não baixou os braços e o regresso as competições está próximo. O novo MAN TGS, apresentado esta semana, e cuja base foi preparada pelo construtor germânico de camiões, é considerado um dos melhores camiões de série do mundo. Tem vindo a ser evoluído em Portugal e será com ele que Elisabete Jacinto partirá para os primeiros treinos que se disputarão em Marrocos e estará presente no Rali Transibérico, a prova portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno. “Desde que o camião chegou a Portugal não tenho parado, mas estou muito satisfeita, pois tudo tem corrido como o previsto. Vamos poder brevemente apresentar, em moldes inéditos, o nosso camião, que tem uma imagem muito mais racing” explica Elisabete Jacinto que acrescenta: “Temos em Portugal técnicos muito qualificados e torna-se mais fácil de trabalhar pois falamos todos a mesma língua. Optámos por fazer em Portugal a caixa de carga e a suspensão.

O que se fez até agora tem um enorme potencial! Se considerarmos a nova decoração e as dimensões bem mais generosas do TGS, tenho a certeza que este camião terá uma imagem marcante”. Com o novo camião preparado para grandes desafios, Elisabete Jacinto esteve recentemente em Paris onde acompanhou a apresentação do Silk Way, a nova grande competição de todo o terreno que terá lugar em Setembro. A equipa está ainda a ponderar a possibilidade de participar neste rali: “É de facto uma prova que está a suscitar um grande interesse. Tive um convite da Kamaz que muito honrou, a mim e à equipa mas que tive de declinar por não ser compatível com o nosso actual projecto. Todavia, a organização russa manifestou claro interesse na nossa presença com este novo MAN TGS e estamos a estudar as condições para analisar se é viável”. Se a participação em Setembro no Silk Way não se concretizar, é muito provável que Elisabete Jacinto esteja à partida no Rali de Marrocos, prova que se disputa em Outubro e onde já triunfou na classificação geral dos camiões. Depois, e tal como acontece há mais de dez anos, o mês de Janeiro está reservado para presença numa grande maratona de todo o terreno.

Salvador Cabral / BandarraFm

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Rotações 08 Maio 2009

Provas em Destaque este Fim-de-Semana:
Rampa Internacional Serra Da Estrela
O GP de Portugal Campeonato Mundial de Motocross, Águeda 9 e 10 de Maio.Campeonato Nacional de Quad-Cross,Fernandinho-Torres Vedras
Sata Rally Açores
Rali De Martim Longo Algarve
Rali Do Sobral
Circuito De Karting Do Faial

Campeonato Nacional de Enduro Gonçalo Reis equilibra o duelo

Gonçalo Reis venceu o Enduro de Rio Maior e equilibrou o duelo com Felipe Zanol pelo título máximo da modalidade, pois reduziu para apenas 2 pontos a sua desvantagem face ao piloto brasileiro, deixando a discussão totalmente em aberto para a jornada de encerramento do Campeonato.A prova de Rio Maior proporcionou um "volte face" na hierarquia reinante no Campeonato Nacional de Enduro, ficando a competição perfeitamente ao rubro para a jornada decisiva, a disputar nos dias 23 e 24 de Maio em Góis. Isto porque Felipe Zanol e Gonçalo Reis estão apenas separados por 2 pontos na tabela absoluta – e 3 pontos na classe Elite 1. Por outro lado, Mário Patrão é o novo comandante da "Elite 2", só com 3 pontos de vantagem sobre Fernando Ferreira. E mesmo na classe "Nacional" a situação evoluiu, pois Vítor Oliveira continua na frente com 16 pontos relativamente a António Oliveira, mas este já falhou um resultado, ao contrário do rival.

Após longo interregno o pelotão dos trilhos regressou à acção, numa prova exigente com abundância de piso pedregoso, três voltas diárias ao percurso de 48 Km e o calor a fazer-se sentir. O público aderiu ao evento, usufruindo de curta deslocação entre as "especiais", situando-se a "Extreme" em plena cidade.A "Extreme" teve mesmo um papel significativo na discussão do triunfo, com Gonçalo Reis a revelar maior eficácia nesse troço artificial, numa prova em que quatro pilotos diferentes conseguiram diariamente entrar no lote dos vencedores de "especiais" – aspecto elucidativo sobre o equilíbrio do confronto. Na batalha absoluta (e na classe Elite I), Reis conseguiu impor-se a Zanol nos dois dias, batendo o brasileiro por 20,1s e 37,4s, respectivamente. Na classe, Gonçalo Bandeira foi o restante concorrente que completou os dois dias.A luta pelo 3.º lugar absoluto envolveu os melhores pilotos da classe Elite 2. No Sábado, Fernando Ferreira superiorizou-se a Mário Patrão por escassos 4,9s, enquanto Paulo Gonçalves se impunha a Sandro Marcos e Paulo Felícia para o 3.º posto da classe. Menos sorte teve Luís Correia, pois em erro de percurso ditou 8 minutos de penalização e a queda para o último lugar.

No Domingo, Mário Patrão esteve ao seu melhor nível, obtendo um êxito que valeu a subida ao comando do Campeonato na classe. O segundo colocado foi agora Luís Correia, que continua em rápida adaptação ao Enduro, seguido de Sandro Marcos, Fernando Ferreira, Paulo Gonçalves – que sofreu uma queda na última passagem pela "especial" de motocross – e David Megre. A lista de abandonos incluiu Paulo Felícia, lesionado, a juntar-se aos desistentes nos dois dias, Pedro Oliveira e Gustavo Gaudêncio, este último por problemas eléctricos na sua moto.Na categoria "Nacional", António Oliveira foi o claro vencedor em ambos os dias, secundado pelo líder do Campeonato, Vítor Oliveira, e com Norberto Teixeira também sempre na 3.ª posição.Na categoria "Verdes", na classe I Nuno Oliveira (Kawasaki) ganhou no Sábado, enquanto Luís Oliveira (Honda) se impôs no Domingo. Nas outras classes, os vencedores foram os mesmo nos dois dias: João Nobre (KTM) na II, Pedro Gravato (KTM) na Promoção e Jorge Peixoto (KTM) entre os Veteranos.

Challenge Mini – Valência Irmãos Petiz vencem na estreia

Os irmãos Petiz conseguiram no circuito Cheste a vitória na prova inaugural MINI Challlenge, que decorreu na pista de Valência. Apesar do dia quente, bem como a concorrência dos espanhóis do Grande Prémio de motociclo na televisão, uma grande audiência a ver a evolução do novo Mini e vários eventos promocionais que foram incluídas no circuito Ricardo Tormo.
Num programa de provas com a presença de um vasto conjunto de pilotos portugueses Pedro e Tiago Petiz que culmina com este 1º lugar da dupla do Porto.Pedro e Tiago Petiz partilharam o Mini que os levou à vitória, tendo afirmado que, ”estamos muito felizes pela vitória, depois de sairmos da 6ª posição. Depois de uma boa primeira parte, conseguimos manter a vantagem e levar o carro à vitória”.Marcos Fernandez completou o trabalho começado por Navarrete, terminando à frente de Bertolín. Próxima prova da Mini Challenge dias 6 e 7 de Junho em Jarama (Madrid).

Classificação da Corrida Final Mini Challenge:
1º Pedro Petiz/Tiago Petiz
2º M. Fernández/F. Navarrete
3º M. Bertolín
4º B. Mollinedo/A. Vela
5º C. A. Cerro/A. Rodríguez

O ADEUS Lousada fora do calendário

Em comunicado publicado no seu site oficial, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting anunciou a retirada de todas as provas que estavam inscritas pelo Clube Automóvel de Lousada dos caledários.Esta tomada de posição surge na sequência da ausência de reconfirmação por parte do CAL das datas de realização e pagamento das respectivas taxas das restantes provas.Assim o nacional de Rallycross ficará reduzido a seis provas nesta temporada 2009, sendo disputadas duas provas em Montalegre, duas em Castelo Branco e duas em Sever do Vouga.Divulgamos na integra o comunicado da FPAK:


CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALICROSS / CAMPEONATO DE PORTUGAL DE OFFROAD / TAÇA NACIONAL DE RALICROSSALTERAÇÃO DE CALENDARIO

O Clube Automóvel de Lousada, a quem fora atribuída a organização de duas provas do calendário dos Campeonatos e Taça Nacional de Ralicross, remeteu à FPAK em, 18 de Fevereiro de 2009, um pedido de adiamento da prova “49º RALICROSS DE LOUSADA”, cuja data de realização prevista seria a de 14 e 15 de Março.Por e-mail datado de 25 de Fevereiro de 2009, a FPAK informou a Direcção do CAL que tal adiamento havia sido concedido, mas clarificando igualmente que no que se referia às três provas inscritas pelo CAL no Calendário Desportivo Nacional 2009, deveria o CAL reconfirmar à FPAK e por escrito até 10 de Março de 2009, a sua respectiva realização e em que datas, bem como proceder ao pagamento dos respectivos direitos de inscrição no Calendário.Sem o que a FPAK se veria forçada a retirar todas provas que o CAL havia inscrito no Calendário 2009, por não existirem quaisquer garantias por parte do CAL sobre a sua efectiva realização. Caso em que, teria então que analisar a hipótese da substituição das provas de Campeonato inicialmente atribuídas ao CAL por outras provas com as mesmas características.Como até à data nenhuma comunicação escrita do Clube Automóvel de Lousada sobre o assunto foi recebida, a Direcção da FPAK, ao abrigo do disposto no Artigo 31º das Prescrições Gerais aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting, decidiu substituir as duas provas inicialmente atribuídas ao CAL por outras duas de características semelhantes, para satisfazer as condições estabelecidas na regulamentação específica dos Campeonatos e Taça Nacional em questão.

Pelo que o novo calendário de provas dos CPRx e TNRx passa a ser o seguinte:
Junho 27.28 RALICROSS DE MONTALEGRE 1 C A VILA REAL
Julho 11.12 XIV RALICROSS DE CASTELO BRANCO ESC C BRANCO
Julho 25.26 26º RALICROSS ROTA DA LUZ /S. VOUGA VOUGA S C
Setembro 26.27 27º RALICROSS ROTA DA LUZ VOUGA S C
Outubro 10.11 RALICROSS DE MONTALEGRE 2 C A VILA REAL
Out./Nov. 31/01 XV RALICROSS DE CASTELO BRANCO ESC C BRANCO

Salvador Cabral / BandarraFm

GP DE PORTUGAL – CAMPEONATO MUNDIAL DE MOTOCROSS

Águeda recebe os melhores do Mundo a 9 e 10 de Maio

O GP de Portugal pontuável para o Campeonato Mundial de Motocross realiza-se em Águeda já no próximo fim-de-semana de 9 e 10 de Maio. Para além das classes rainhas MX1 e MX2, a prova apresenta como novidade a estreia da classe MXWoman, que reúne a elite feminina da modalidade. Outro motivo de grande interesse é o piloto português Rui Gonçalves que está na luta pelo título de MX2.

Este ano a prova portuguesa é a quinta das quinze que compõem o calendário do Mundial e o campeonato apresenta a maior competitividade de sempre. Nas quatro provas até agora realizadas os vencedores foram sempre diferentes em todas as classes, o que deixa antever um grande espectáculo no Crossódromo Internacional de Águeda.

O público português vai torcer fortemente para que um piloto repita o triunfo: Rui Gonçalves (KTM). O jovem luso fez História há poucos dias, quando triunfou no GP de Benelux que se realizou na Holanda. Foi o primeiro português a vencer uma prova do Mundial de Motocross e apesar de um início de campeonato com alguns azares, é um forte candidato à conquista do título de MX2.

Rui Gonçalves ocupa o oitavo lugar da classificação, mas tem ainda muitas provas para recuperar a diferença pontual. O próximo objectivo é triunfar no seu país e frente ao seu público. A classe MX2 é liderada pelo francês Gautier Paulin (Kawasaki). Em MX1 é o italiano António Cairoli (Yamaha) que ocupa a liderança. O espanhol Jonathan Barragan (KTM), vencedor da última prova, também será uma forte atracção, principalmente para o muito público espanhol que todos os anos marca presença em Águeda.

Pela primeira vez o GP de Portugal terá também em pista as mulheres mais rápidas do Mundo, que competem na classe MXWoman. O andamento das melhores participantes é verdadeiramente impressionante, ficando a dever pouco aos homens. A francesa Livia Lancelot (Kawasaki) defende o título conquistado no ano passado e foi a vencedora da prova inaugural desta temporada. Águeda será a segunda ronda das sete a disputar.

As motos entram em pista logo na manhã de sábado, para a realização dos treinos livres e cronometrados. Á tarde têm lugar as corridas de qualificação e a primeira manga de MXWoman. No domingo realizam-se sessões de Warm-up e as corridas começam às 11H15 com a segunda manga das Senhoras. Seguem-se as corridas de MX2 e MX1, duas mangas para cada classe.

É esperada a maior enchente de sempre no Crossódromo Internacional de Águeda, onde para além das corridas haverá muito mais para assistir: o público pode visitar o Paddock e a zona de exposição dedicada ao mercado de motos e acessórios. Finalmente, mais uma novidade, o MX Rock in Souto do Rio, uma festa com muita música e animação que terá lugar na margem do Rio Águeda, muito próximo do circuito.

Acção, espectáculo e diversão são garantias de Águeda Capital do Motocross, no maior evento do ano. Mais informações em www.mxagueda.com.
O GP de Portugal de Motocross é organizado pelo Ginásio Clube de Águeda em colaboração com o promotor internacional Youth Stream e realiza-se sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação de Motociclismo de Portugal. Tem o apoio da Câmara Municipal de Águeda, do Instituto do Desporto de Portugal e do Turismo de Portugal.

Ficha Técnica
Evento:
GP de Portugal – Campeonato Mundial de Motocross MX1, MX2 e MXWoman (5ª de 15 provas) Local: Crossódromo Internacional de Águeda
Data: 9 e 10 de Maio de 2009 (sábado e domingo)
Organização: Ginásio Clube de Águeda (GiCA)

Horários:
Sábado, 9 de Maio
09H00: MXW Treinos Livres
10H00: MX2 Treinos Livres
10H50: MX1 Treinos Livres
12H00: MXW Treinos Cronometrados
13H30: MX2 Treinos Cronometrados
14H30: MX1 Treinos Cronometrados
16H00: MX2 Manga de Qualificação
17H00: MX1 Manga de Qualificação
18H00: MXW 1ª Manga

Domingo, 10 de Maio
08H45: MXW Warm-Up
09H15: MX2 Warm-Up
09H40: MX1 Warm-Up
11H15: MXW 2ª Manga
MXW Pódio
12H10: MX2 Manga 1
13H10: MX1 Manga 1
15H03: MX2 Manga 2
MX2 Pódio
16H03: MX1 Manga 2
MX1 Pódio

Bilhetes
Sábado – 10€
Domingo – 25€
Sábado e domingo – 30€
Senhoras – 50% de desconto

Informações
Web: http://www.mxagueda.com/ (evento) http://www.motocrossmx1.com/ (campeonato)
E-mail: info@mxagueda.com

Imprensa
E-mail: press@mxagueda.com
Tel: 916 283 079

Salvador Cabral-Rotações/ BandarraFm

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nova lei da parentalidade entra hoje em vigor

As novas regras de licença de parentalidade que reclamam dos homens uma maior participação no acompanhamento dos filhos entram hoje em vigor, substituindo assim as de paternidade e de maternidade.

Em quatro anos, apenas 1.793 homens pediram licença de paternidade para substituir a mãe nos cuidados à criança após o nascimento. Em 2004, os serviços de Segurança Social pagaram subsídio de paternidade a 391 homens, no ano seguinte este número aumentou para 413 e em 2006 passou para 438. O número de subsídios de maternidade é muito superior: entre 2004 e 2007 foram concedidos 301.903 subsídios. Com estas novas regras há um aumento da licença parental para seis meses, subsidiado com 83 por cento do salário bruto, mas que atingirá 100 cento se a licença for de cinco meses partilhada por pai e mãe.

O subsídio por maternidade, paternidade e adopção apenas previam o pagamento de 120 dias a 100 por cento ou 150 dias a 80 por cento. A 12 de Fevereiro, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, afirmou que, logo que o diploma fosse publicado em Diário da República, teriam direito aos novos benefícios da licença de parentalidade não apenas os novos casos de nascimento, mas também os casais que nesse momento já se encontrarem em período de usufruto de licença de parentilidade.
O diploma prevê também a criação de um subsídio parental alargado, permitindo um prolongamento da ausência do trabalho dos progenitores (pai ou mãe) por mais três meses ou mesmo seis meses se houver partilha da licença entre pai e mãe. Outro ponto de mudança é a equiparação da adopção às licenças de parentalidade, assim como o reforço dos direitos dos avós. Um outro diploma do Ministério das Finanças transpõe este conjunto de normas para os trabalhadores da Administração Pública em situação de convergência nos regimes de protecção social.
Diário Digital / Lusa