segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Seis detidos em mega operação em Seia

Além dos detidos, foram constituídas arguidas 12 pessoas, além de apreendido diverso armamentos e material contrafeito Seis pessoas, entre os 25 e 50 anos, foram detidas e 12 constituídas arguidas, em Seia, na sequência de uma operação do Comando Territorial da Guarda, da GNR, na última quinta-feira.

A acção decorreu no âmbito de uma investigação que durava 'há sensivelmente 12 meses', e de 'um processo em curso no Tribunal Judicial de Seia', anunciou a força militarizada.A operação foi desenvolvida com apoio de efectivos e valências específicas da Unidade de Intervenção e Comandos Territoriais de Viseu e Castelo Branco com o objectivo de dar cumprimento a 60 mandados de busca a residências e veículos.

Além das detenções, a mega operação da GNR teve como resultados a apreensão de material diverso como '14 armas de fogo (seis de defesa e oito de caça); nove armas brancas; 670 munições de calibres diversos; vários documentos de veículos', refere o Comando Territorial, em comunicado. Foi ainda apreendida 'elevada quantidade de material contrafeito, designadamente, peças de vestuário e equipamentos de gravação, suporte e divulgação musical, de entre o qual três torres de gravação e 3.818 CD’s e DVD’s', conclui.

Os detidos foram presentes ao Tribunal de Seia, na sexta-feira, para primeiro interrogatório. Entre o material apreendido contam-se 14 armas de fogo, seis de defesa e oito de caça, além de munições e armas brancas.

Diario XXI

30 Anos: Xutos prometem «concerto memorável» no Restelo

O guitarrista Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, prometeu que o concerto do Estádio do Restelo para comemorar os 30 anos de carreira será «memorável», com uma produção nunca vista em Portugal por uma banda portuguesa.

Depois das comemorações dos 25 anos de carreira no Pavilhão Atlântico, a meta era «fazer um estádio a seguir» e «nós quisemos sempre fazer um espectáculo ambicioso, semelhante às bandas de top mundial», afirmou Zé Pedro, durante uma pausa no Algarve da tournée de promoção do novo disco.
Para o próximo dia 26 de Setembro, Zé Pedro promete uma «produção grandiosa», num palco que vem da Bélgica e pertence a uma companhia que trabalha com bandas como os U2 ou os Rolling Stones, além do reforço de toda a estrutura de suporte do espectáculo.
Diário Digital / Lusa

Espanha: Quatro portugueses mortos em acidente de viação

Quatro homens portugueses morreram e um quinto ficou ferido na sequência de um acidente durante a madrugada de hoje num acidente de viação que ocorreu a cerca de 70 quilómetros de Madrid, na região de Segovia.

Fonte da Delegação Provincial de Tráfico de Segóvia confirmou à Lusa que as quatro vítimas mortais tinham idades compreendidas entre os 30 e os 43 anos. O ferido, de 22 anos, conduzia a carrinha onde seguia o grupo, ao que tudo indica formado por trabalhadores que estavam a deslocar-se para o seu local de trabalho.

Diário Digital / Lusa

Autárquicas: Termina hoje prazo de entrega de candidaturas

Termina hoje o prazo de entrega de mais de 100 mil candidaturas a autarquias, juntas de freguesia e assembleias municipais. As eleições autárquicas decorrem a 11 de Outubro, sendo eleitos no sufrágio 308 presidentes de câmaras municipais, 308 presidentes de assembleias municipais e 4.260 presidentes de juntas de freguesia.

As candidaturas às eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro terão de ser entregues ao juiz de comarca competente até hoje, de acordo com mapa-calendário das operações eleitorais divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, as candidaturas terão de ser entregues perante o juiz de comarca competente em matéria cível com jurisdição na sede do município respectivo até 55º dia anterior ao acto eleitoral.

Assim, e conforme estabelece o mapa-calendário divulgado pela CNE, o prazo limite para a apresentação das candidaturas para as autarquias locais será hoje, dia 17 de Agosto. A Lei Eleitoral define que a campanha eleitoral para os órgãos das autarquias locais tem a duração de 11 dias cabendo sempre aos candidatos e partidos políticos, coligações ou grupos de cidadãos eleitores a sua promoção e realização. Hoje serão também apresentados os orçamentos de campanha junto da Entidade das Contas e Financiamentos dos Partidos Políticos.
Diário Digital / Lusa

Mundiais: Bolt campeão mundial dos 100 m com novo recorde

O jamaicano Usain Bolt estabeleceu este domingo novo recorde do Mundo dos 100 metros, ao correr a distância em 9,58 segundos, na final da prova dos Mundiais de Berlim 2009. Bolt, triplo campeão olímpico em Pequim 2008, retirou 11 centésimos ao seu anterior máximo mundial (9,69 segundos), estabelecido nos Jogos Olímpicos de Pequim. O jamaicano venceu o duelo com o norte-americano Tyson Gay, que conquistou a medalha de prata, ao terminar com o tempo de 9,71 segundos, e com o compatriota Asafa Powell, medalha de bronze, com 9,84.

Nelson Évora garante final com salto de 17,44 m.

O português Nelson Évora, campeão olímpico e mundial em título, qualificou-se hoje ao primeiro salto para final do triplo-salto dos Mundiais de atletismo de Berlim 2009, ao saltar 17,44 metros.
Numa qualificação que apurava quem atingisse 17,15 metros ou os 12 melhores, o atleta do Benfica, que tem como recorde pessoal 17,74 metros e este ano já saltou 17,66, foi o primeiro a selar o apuramento. A final do triplo-salto realiza-se terça-feira, a partir das 18:05 locais (17:05 em Lisboa).
Sónia Tavares afastada das meias-finais dos 100 m.
A velocista portuguesa Sónia Tavares falhou este domingo o apuramento para as meias-finais dos 100 metros dos Mundiais de atletismo de Berlim 2009, ao terminar a terceira série no oitavo e último lugar. Numa qualificação que apurava as três melhores de cada uma das quatro séries e ainda os quatro melhores tempos entre as restantes, Sónia Tavares cumpriu a prova em 11,55 segundos. A atleta do Sporting, que nas eliminatórias tinha feito 11,64 segundos e sido a quinta e última repescada, fez uma marca abaixo do seu recorde pessoal (11,39 segundos, já este ano).

Vera Santos quinta nos 20 km marcha.

A portuguesa Vera Santos terminou este domingo em quinto lugar a prova dos 20 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo de Berlim2009, enquanto Susana Feitor fechou o «top 10» e Inês Henriques foi 11.ª. Numa prova ganha pela russa Olga Kaniskina, que repetiu o título dos Jogos Olímpicos de Pequim2008, Vera Santos concluiu a prova em 1:30.25 horas, mais 1.25 minutos do que a chinesa Liu Hong, terceira. A irlandesa Olive Loughnane arrebatou a medalha de prata.Por seu lado, e na 10.ª presença (recorde) em Mundiais, Susana Feitor ficou no 10.º lugar, com 1:32.42 horas, imediatamente à frente de Inês Henriques, que gastou mais nove segundos.

K4 português conquista bronze nos 200 metros.

O K4 Helena Rodrigues/Teresa Portela/Joana Sousa/Beatriz Gomes conquistou este domingo a medalha de bronze na final dos 200 metros nos mundiais de canoagem do Canadá, a segunda da história para Portugal. Embora nos últimos anos o país tenha conquistado muitas medalhas internacionais - este ano já são 10 -, esta é apenas a segunda em mundiais absolutos, após o bronze de José Garcia em K1 1.000 na Bulgária, em 1989. Depois de coleccionar vários quartos lugares, as portuguesas, sextas na final de K4 500, apenas perderam para as duas grandes potências da modalidade, a Alemanha (35,049 segundos) e Hungria (35,075), concluindo a prova com 35,657.

Diário Digital / Lusa

Benfica imita rivais ao empatar na 1.ª jornada da Liga

O Benfica não aproveitou os deslizes do Sporting e FC Porto na primeira jornada da Liga portuguesa, já que também empatou (1-1) na recepção ao Marítimo. Weldon marcou o tento da formação de Jorge Jesus. Com os empates de Sporting e FC Porto, o Benfica entrou em campo com a possibilidade de ganhar vantagem sobre os rivais logo na primeira jornada da Liga portuguesa.

Os encarnados começaram, no entanto, por ter a contrariedade de Carlos Martins sair lesionado aos 18 minutos. O jovem Fábio Coentrão para o seu lugar. No minuto seguinte, o Benfica quase marcou na cobrança de um livre. O remate de Aimar esbarrou na barra da baliza de Peçanha. Contra a corrente do jogo, o Marítimo acabou por chegar à vantagem no marcador. David Luiz cortou a bola com a mão e o árbitro assinalou grande penalidade, que o experiente Alonso não desperdiçou diante Quim (24). O Benfica entrou forte no segundo tempo, desperdiçando oportunidades por Coentrão (51), Di Maria (58) e Sidnei (58). O guarda-redes Peçanha esteve em bom plano nos três lances, segurando a vantagem maritimista.

O treinador dos encarnados, Jorge Jesus, arriscou no ataque com a entrada de Weldon para o lugar de Sidnei. Aos 74, Saviola é derrubado na área e o árbitro assinalou grande penalidade, mas Cardozo permitiu a defesa do inspirado Peçanha. O reforço Weldon conseguiu empatar a partida aos 86 minutos num cabeceamento. Empolgado com o tento do brasileiro, o Benfica acabou a desperdiçar várias oportunidades de golo. Um autêntico sufoco. Em período de descontos ficou ainda uma grande penalidade por assinalar, motivando protestos por parte dos encarnados. Briguel cortou o esférico com o braço. Depois de uma boa pré-época, o Benfica imitou os rivais e somou apenas um ponto no arranque da Liga portuguesa.

Diario Digital

Rotações 17 Agosto 2009

Rali Cidade da Guarda já está definido

O Clube Automóvel da Guarda leva a efeito nos dias 18 e 19 de Setembro mais uma edição do Rali Cidade da Guarda, prova que pontua para o Troféu nacional de Regularidade e para a Challenge Ibérica.Disputado uma vez mais nas sinuosas estradas da Serra da Estrela, e como sempre com um elevado nível competitivo, o Rali da Cidade mais alta de Portugal, tem este ano uma série de novidades a contar para o Troféu Nacional de Regularidade e Challenge Ibérica.

Para já assinale-se a inclusão de cerca de 70% de traçado novo, utilizado estradas de muito bom piso e de grande sinuosidade, desaparecendo uma grande parte dos itinerários utilizados. Serão zonas novas, e que irão proporcionar um rali variado, com paisagens muito bonitas e troços vivos, com grandes desníveis.Reencontrar outros lados da serra mais esquecidos, mas mais bonitos em termos paisagísticos e com mais elevado grau de condução são os aspectos a referenciar em estradas alcatroadas que em alguns casos ainda se encontram com areia face a só há pouco tempo ter sido asfaltado.
Início da 1ª Etapa/1ª Secção às 8 horas com 5 horas de prova até ao final da secção, privilegiando passagens por Gonçalo “Troço novo”, Manteigas “2 Troços novos”, Torre “Troço novo”, Vide “Troço novo”, Unhais da Serra “Troço novo”, passagem no Tortozendo. O almoço será na Covilhã, o que é uma novidade neste Rallye.A 2ª Secção inicia 15:30 horas, “Troço novo” Rampa da Serra da Estrela que proporcionará a todos os concorrentes uma boa experiencia a 50 Km por hora serra acima, “Troço novo” a descida do Vale Glaciar até Manteigas com passagem pelos troços da manhã um em sentido contrário, uma paisagem para ficar na memória e 2 novos troços especiais de classificação realizados em parte já durante a manhã a menos de 20 km da Guarda e são a grande novidade do rali da Guarda “dois troços novos” pequenos mas super competitivos totalmente novos a menos de 5 km da cidade, um termina junto ao cemitério novo da Guarda onde proporcionará um grande momento de condução.Apesar de não haver etapa nocturna, a quilometragem total do Rali mantêm-se inalterada.
Sábado, 19 de Setembro:
1ª Etapa (e única)
1ª Secção - Partida - 8:00 h - Av. Coronel Orlindo Carvalho - Guarda.
1ª Secção - Chegada - 13:00 h - Hotel Turismo da Covilhã
2ª Secção - Partida - 14:30 h - Hotel Turismo da Covilhã
2ª Secção - Chegada - 18:00 h - Av. Coronel Orlindo Carvalho – Guarda.
Atkinson prepara 2010...

Apesar de ausente do Mundial de Ralis, o piloto Chris Atkinson mantém-se a trabalhar afincadamente para poder regressar ao campeonato em 2010, tendo referido isso mesmo numa entrevista ao site "wrc.com". Segundo Atkinson, apesar do reduzido número de lugares nas equipas de fábrica, tem trabalhado para regressar em 2010 ao volante de um carro que lhe permita lutar pelas vitórias. Devido ao tempo livre que tem actualmente, intensificou a sua preparação física, fez alguns testes para manter "a mão" sobre um carro de ralis e esteve presente numa corrida de "Mini's" na Austrália. Atkinson pensou ainda estar a partida do Rali da Austrália em Setembro próximo, mas tal não deverá acontecer, pelo que fica como única prova de 2009 a presença e Monte Carlo com um Citroen C4 WRC. Recorde-se que a René Georges chegou a propôr ao Clube Sports da Madeira a presença de Atkinson no Rali Vinho da Madeira com um Skoda Fabia S2000, mas as verbas pedidas pelo preparador belga eram elevadas e o acordo acabou por não acontecer.

Massa prevê regresso em Monza


Michael Schumcaher regressa ou não ao cockpit do Ferrari para substituir Felipe Massa. Enquanto se vai discutindo, e enquanto Luca Badoer se prepara para o regresso aos grandes prémios em Espanha, no Brasil Massa recupera de forma excelente com elevado ritmo e já se fala mesmo no regresso antes do final da temporada. Segundo o publicado no jornal italiano "Corriere dello Sport", a recuperação das lesões que Massa sofreu na cabeça estão a decorrer a um ritmo excelente, o que permitirá levantar a possibilidade de Massa regressar ao cockpit do Ferrari F60 no Grande Prémio de Itália em Monza.Previsões parecem optimistas saídas da euforia tiffosi dos jornalistas italianos, até porque o médico da equipa - Stefano Domenicali - regressou recentemente do Brasil satisfeito com a recuperação do piloto brasileiro, mas não fez referência nenhuma quanto ao regresso do piloto aos grandes prémios. A verdade é que Felipe Massa está a recuperar muitíssimo bem, restando saber o que se está a passar no "coração" da equipa em relação aos próximos grande prémios sobre os factos.

Solberg já estuda 2010

Para concentrar os seus esforços numa nova solução para os dois derradeiros ralis em termos competitivos, Petter Solberg irá falhar a presença no rali da Austrália. Em entrevista, o norueguês comentou os sussurros que o dão como certo ao volante de um Ford Focus em Espanha e em Gales. Solberg refere que a presença na Catalunha com o Xsara WRC faz todo o sentido pela competitividade do modelo francês em asfalto, sendo até essa uma das suas curiosidades, mas não confirma que seja mesmo com o Citroen, além de que sempre vai adiantando "são tudo rumores, mas o que estou a idealizar neste momento é importante para a próxima temporada." O ex-campeão do mundo reconhece que os lugares nas duas equipas de fábrica estão definidos, mas "poderei ajudar as equipas, e talvez parte do meu plano para o próximo ano passe por aí." Confrontado com o IRC, Solberg apenas considera essa hipótese se estiver ligado a um construtor que tenha planos futuros para ingressar no WRC.

Johnny Herbert regressa

Johnny Herbert vai correr nas três últimas provas do BTCC com um Honda Civic. O antigo piloto de F1, Johnny Herbert, que tem já 45 anos, irá substituir James Thompson - que passou a integrar a equipa da Lada no WTCC - ao volante do Honda Civic do Tem Dynamic.O piloto britânico que venceu 3 Grande Prémios de F1 e as 24H de Le Mans de 1991 irá participar nas provas do Campeonato Britânico de Turismo de Silverstone, Rockingham e Brands Hatch

1º Encontro Veículos Clássicos de Gouveia - Serra da Estrela

Serra a Fundo estreia-se com encontro de Clássicos.No próximo dia 12 de Setembro todos os Clássicos só têm um rumo a seguir: Gouveia!A Secção de Desportos Motorizados de Gouveia, Serra a Fundo, com o Apoio do Município de Gouveia do Museu da Miniatura Automóvel e a colaboração do Grupo Viseense dos Amigos dos Clássicos, Clube Mini da Serra da Estrela e do Mm, vai levar a cabo o 1º Encontro de Clássicos de Gouveia - Serra da Estrela, no dia 12 Setembro.O programa vai proporcionar a todos os participantes momentos de lazer e prazer, aliando a gastronomia, ao prazer da condução.
Depois da recepção aos participantes, nos Paços do Concelho, é dada a partida para a Rota do Queijo, do Vinho e do Doce, que inclui Passeio pelo Baixo Concelho, visita a uma Queijaria, a uma Exploração Vitivinícola, e respectivas provas de queijo, doce e vinho.Após o almoço, que será livre pelos restaurantes do concelho, a tarde está reservada para uma Gincana Automóvel no centro da cidade, uma Visita ao Museu da Miniatura Automóvel e um Passeio pelo alto concelho que vai levar os participantes até ao jantar, oferecido pela organização.A noite fica reservada para uma Prova Surpresa e um Arraial Popular.Estão reunidos todos os aliciantes, para os amantes dos clássicos passarem um dia diferente na Capital da Aventura, em Gouveia.Preço de Inscrição p/pessoa - 15euros.

Salvador Cabral / BandarraFm