quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rotações 30 setembro 2009

Lamy no pódio

Pedro Lamy concluiu o Petit Le Mans, disputado este fim-de-semana no circuito de Road Atlanta na segunda posição. Apesar de ter estado sempre na luta pela liderança da prova americana, as hipóteses de conquistar a tão desejada vitória foram “por água abaixo”, quando um dilúvio obrigou a direcção da prova a dar a corrida por concluída no final de 5 horas de competição. A Peugeot acabou por conseguir uma dobradinha, com Stephane Sarrazin e Franck Montagny na primeira posição e Pedro Lamy e Nicolas Minassian no segundo posto. Foi um bom resultado para a nossa equipa, contudo, tenho a certeza que se a corrida não tivesse sido interrompida e tivéssemos regressado à pista para completar as 10 horas de prova, teríamos todas as condições de vencer. Infelizmente, as condições meteorológicas francamente más e até perigosas, não o permitiram e tivemos que nos contentar com a segunda posição, resultado que no computo geral é muito bom, pois conseguimos uma dobradinha no Petit Le Mans, acabando com a saga de vitórias da Audi”, comentou Pedro Lamy que foi um dos grandes protagonistas do dia.

Depois de três dias de sol e para “desespero” da Peugeot, a chuva compareceu mesmo antes do início da corrida, com a equipa francesa a não ter hipóteses de alterar as afinações do Peugeot 908 Hdi FAP. Contudo, Pedro Lamy, o primeiro a assumir os comandos do carro nº 7, imprimiu um ritmo fortíssimo no seu turno de condução, mantendo-se sempre em luta pela vitória da prova. “Apesar de na parte inicial o Audi do Capello/McNish estar ligeiramente mais rápido e de na chuva o nosso carro escorregar demasiado de traseira, consegui manter um bom ritmo, que me permitiu entregar o carro ao meu colega de equipa no segundo posto”, prosseguiu o piloto português. Com a conclusão da prova a acontecer passadas apenas 5 horas de corrida, a vitória acabou por sorrir a Stephane Sarrazin e Franck Montagny com Pedro Lamy e Nicolas Minassian no segundo posto e Rinaldo Capello/ Allan McNish na terceira posição. Entre a aguerrida classe GT2, a Ferrari levou de vencida com uma táctica arrojada por parte da Risi Competizione, que chamou Mika Salo no momento certo para montar pneus de chuva quando a chuva que acabaria por precipitar o aparecimento das bandeiras vermelhas se abateu sobre Road Atlanta. O carro italiano, o único oriundo de Maranello presente nesta competição, suplantou o BMW M3 de Muller/Milner/Muller, enquanto que Beretta/Gavin/Fassler, que impuseram o seu Corvette no início da corrida, quedaram-se pelo terceiro posto. O melhor dos LMP2, que sofreram uma autêntica razia, foi o Lola Mazda de Leitzinger/Franchitti/Devlin que se impôs, ficando, ainda assim, atrás dos mais rápidos GT2.
Classificação:
1. Sarrazin/Montagny P1 Peugeot
2. Minassian/Lamy P1 Peugeot
3. Capello/McNish P1 Audi
4. Luhr/Werner P1 Audi
5. Panis/Lapierre/Dumas P1 ORECA
6. Brabham/Sharp/Franchitti P1 Acura
7. Dyson/Smith UNC Lola-Mazda
8. Melo/Kaffer/Salo GT2 Ferrari
9. Muller/Milner/Muller GT2 BMW
10. Henzler/Werner GT2 Porsche
Em Vila Real vence Barata e Coutinho

Paulo Barata e António Santos foram os vencedores do Rali de Vila Real, a antepenúltima etapa do Campeonato Regional Douro, que teve lugar esta sexta e sábadoA dupla, aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VI, apenas não venceu uma das cinco especiais em disputa, perdendo-a por apenas 0,1s. Assim, concluíram a prova com 28 segundo exactos de vantagem sobre os segundos classificados. Nesta posição ficaram José Conceição e Hugo Lisboa, que venceram a outra classificativa, travando uma luta forte com Luís Bastos e Paulo Marques, terceiros classificados, perdendo o lugar intermédio do pódio por apenas 1,9s. Júlio Bastos e Aníbal Pereira, foram quartos na estrada, mas penalizaram um minuto e perderam a posição para Paulo Silva e Sofia Mota,Em termos de Classificação do Campeonato, Rui Morais e Rui Teixeira, entraram nesta prova no comando, mais com o sexto lugar e o terceiro de Luís Bastos (segundo à entrada de Vila Real), as contas ficaram mais apertadas para as duas provas que faltam.Na prova extra campeonato, que o Clube Automóvel de Vila Real fez disputar em paralelo, Manuel Coutinho/Manuel Babo não tiveram grandes dificuldades em levar a melhor, vencendo as cinco classificativas em disputa.

RALI DE VILA REAL
CRRD
Paulo Barata / António Santos
Júlio Bastos / Aníbal Pereira
Paulo Silva / Sofia Mota
José Conceição / Hugo Lisboa
Luís Bastos / Paulo Marques
Rui Morais / Rui Teixeira
Jorge Leite / Estefânio Pinto
José Lourenço / Américo Ribeiro
Fernando Sesto / Enrique Vila
David Puiq / Nicolas Cernadas
José Esteves / António Moreira

PROVA EXTRA
Manuel Coutinho / Manuel Babo
Cesar Velasco / Francisco Yasto
André Martins / Filipe Carvalho
Paulo Torres / José Vieira
José Del Rio / Oscar Del Rio
Daniel Mariño / Daniel Castro
Nuno Gouveia / Ricardo Torres
Hélder Miranda / Bruno Teixeira
Antonio Garcia / Rafela Moreno
Ricardo Vallehermoso / José Bada
Paulo Castro / Paulo Gonçalves
António Fernandes / António J. Fernandes

Fiesta 2000 já fez testes

Depois de ter trabalhado em Agosto e Setembro na construção do primeiro Fiesta S2000, a Ford já colocou os primeiros exemplares a caminho dos testes. O objectivo da M-Sport é o de conseguir homologar o carro em Janeiro de 2010 para poder competir na WRC S2000 Cup do próximo ano.Matthew Wilson foi o homem que esteve pela primeira vez ao volante do Fiesta S2000, sendo ele um dos grupo de pilotos que irão testar o carro nas próximas semanas. Os próximos meses serão de intensos testes em vários pontos do continente europeu, estando inclusivé prevista a presença de clientes da marca e potenciais interessados no novo Ford de ralis. Segundo um comunicado da marca, esta 2ª feira foi feito o "shake-down" ao primeiro chassis próximo das instalações da M-Sport em Cumbria. Um segundo chassis está já em fase final de acabamento, devendo ficar pronto no mês de Outubro, estando os trabalhos a decorrer dentro do planeado.Vamos tentar saber mais novidades aqui na Catalunha, para levar aos nossos ouvintes tudo do novo S2000.

Ferrari 458 Italia pronto para encomenda.


As vendas do sucessor do Ferrari F430 arrancam no próximo mês de Janeiro. O Ferrari 458 Italia foi apresentado em Frankfurt, pela mão do ex-piloto de F1 Michael Schumacher e do presidente da marca Luca di Montezemolo. As vendas do sucessor do F430 arrancam em Janeiro, sendo que a marca italiana dará preferência aos que já são clientes Ferrari. No mercado português, o seu preço não será inferior a 200 mil euros. Recorde-se que o 458 Italia beneficia do motor 4.5 V8 de 570 cv de potência. Associado a uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades, permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 325 km/h. Apesar do novo bloco ser consideravelmente mais potente do que o anterior V8, o Ferrari 458 Italia emite 320 g/km de CO2 e apresenta um consumo médio de 17,3 l/100km.

Salvador Cabral / BandarraFm

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rotações 29 Setembro 2009

TT Terras da Raia campeões encontrados…

Nas Motos domínio total de Mário Patrão que se sagrou Campeão uma vez mais. Nos Quads a vitoria foi para Paulino Cruz campeão Europeu de Bajas, nos buggy venceu Nuno Van-Uden POLARIS RZR e nos autos a vitoria coube a Barbosa com o seu co-piloto Ramalho a vencer o título Nacional de TT. Mário Patrão nas motos, e Paulino Cruz nos Quad, são os campeões absolutos de Todo-Terreno em 2009Quatro em um é como podemos referir a prova da escuderia de Castelo Branco.

Nos auto a Super-especial que abria a prova teve de ser anulada, porque não havia controladores no final. A situação até seria pouco insólita, se não tivessem sido os primeiros pilotos a sair para a especial a darem conta do facto! O carro "0" atrasou-se e acabou por ser Filipe Campos a chegar ao final e não descobrir o controlo, acabando por ir parar à zona do pódio da prova. A Escuderia de Castelo Branco acabou por reconhecer o erro devido ao facto dos controladores não terem acordado.Em termos desportivos no primeiro dia, a luta entre Miguel Barbosa e Filipe Campos foi uma realidade. No final do 1º SS Miguel Barbosa perdeu tempo com um falso alarme da bomba de água do BMW X3, cedendo a liderança a Filipe Campos. De tarde foi o campeão nacional a ceder a liderança a Miguel Barbosa. Perto do final do 2º SS, Campos encontrou no caminho um buggy da prova que se tinha atrasado em mais de 1 hora, acabando o piloto do BMW por ter de rodar cerca de 20km atrás do buggy e perdendo a liderança, mais uma nota positiva para a organização.

O dia foi demolidor, com pouco mais de uma dezena de equipas a lograrem terminar na categoria de automóveis.Terminou em grande estilo o Rali TT Terras da Raia, com Miguel Barbosa e Luís Ramalho a conseguirem uma estupenda vitória absoluta, que coloca um ponto final à série de azares que acompanharam o piloto desde o início da época, consagrando também Luís Ramalho como Campeão absoluto de navegadores, isto após uma luta até ao último metro que empolgou toda a assistência presente no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, no final da prova.Discutindo quando muito o terceiro lugar absoluto, como aconteceu durante algum tempo com Pedro Grancha e Rui Sousa e já no final, entre Bernardo Moniz da Maia e José Gameiro, com este a perder por três segundos, o pódio que tanto procurou.

Pedro Grancha não conseguiu repetir o resultado no Rali TT Terras da Raia, penúltima etapa do Campeonato de Portugal, que se está disputar em Castelo Branco, onde foi forçado a abandonar alegando falta de condições de segurança para continuar em prova.Entre os dez primeiros colocou-se ainda Mário Raposo e os dois primeiros do desafio Elf-Mazda, desta vez com João Pais à frente de Bruno Oliveira, vencendo assim “em casa” já que o seu principal patrocinador, tem uma base em Castelo Branco.António Mendes ficou verdadeiramente furioso.“Por questões de segurança, e manifestando a minha indignação pelo sucedido, achei por bem não participar no Rali TT Terras da Raia. Numa prova organizada pelo ACP, esta situação nunca aconteceria. São casos como este que afastam os concorrentes e colocam em causa a credibilidade de algumas provas.”“Fiquei muito desiludido com tudo o que aconteceu em Castelo Branco. A polémica do cancelamento do prólogo que mexeu com a verdade desportiva e a série de azares que levaram ao meu abandono. As corridas são feitas com todas estas ocorrências, mas acho que todos mereciam melhor sorte”, declarou, algo desanimado, Augusto Ramiro.

Classificação Final Autos
1º Miguel Barbosa / Luis Ramalho BMW X3 CC
2º Filipe Campos / Jaime Batista BMW X3 CC
3º Bernardo M. Maia / Joana S.Mayor BMW X3 CC
4º José Gameiro / Antonio Saraiva Nissan Off-Road
5º Mário Raposo / Pedro Cação Nissan Navara
6º Bruno Oliveira / Bruno Fernandes Mazda BT
7º Eduardo Antunes / Francisco Esperto Nissan Navara (T2)
8º Carlos Almeida / Ricardo Mendonça Nissan Navara
9º Antonio Teixeira / Jorge Amaral Mazda BT 50
10º Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas Mazda BT 50

Mário Patrão a não ter dificuldades em se sagrar uma vez mais campeão Nacional da Categoria TT2, controlando toda a prova e vencendo com toda a segurança, como só acontece com os grandes campeões. A faltar apenas Portalegre Mário Patrão pode dizer que foi campeão antecipado.Fernando Ferreira termina da melhor forma em Castelo Branco ao sagrar-se vencedor da categoria TT3. “Tinha o objectivo também de ser campeão absoluto, mas o Mário Patrão esteve sempre muito forte. De qualquer maneira, penso que a minha equipa está toda de parabéns, pois saímos de Castelo Branco também com um titulo e, à partida, também com o vice campeonato absoluto, o que é muito positivo tendo em conta que é a primeira vez que estou a correr com uma mota desta cilindrada”frisou Ferreira que reconheceu a superioridade evidenciada pelo piloto de Seia. Mário Patrão é o Campeão Nacional de Todo Terreno com 230 pontos contra 203 de Fernando Ferreira.

Classificação Final Motos
1 Mário Patrão SUZUKI RMZ I 450
2 António Maio KAWASAKI KXF 450
3 Fernando Ferreira YAMAHA WR 500
4 Fausto Mota YAMAHA WR 250
5 João Nobre KTM EXC
6 Pedro Oliveira YAMAHA YZ 250
7 Domingos Santos HONDA LRF
8 David Megre KTM EXC - F 250
9 Nelson Silvestre KTM 250 EXC - F
10 Víctor Oliveira HUSABERG FE 450

Nos Quads o Campeão da Europa conhecido na semana passada, por a ultima prova não se realizar, esteve em Castelo Branco e venceu mostrando de alguma forma que o titulo Europeu não terá sido em vão. Muita luta e muito pó mas no final a classificação acabou por ser a que se previa no final destes 3 dias de árdua competição.Entre os Quad, Roberto Borrego protagonizou a surpresa no Sábado, pois pela primeira vez no Campeonato um piloto da classe "Stock" ganhou uma etapa "à geral". Borrego bateu então Paulino Cruz por 1m13s, sendo Filipe Leal o 3.º colocado a 2.37s. Mais atrás, no 4.º posto e a 10m20s, ficou o melhor representante da classe Promoção, André Mendes. No rol dos azarados, saliência para os abandonos de João Lopes com o motor partido, e de Valério Gonçalves e Toni Cunha também por problemas mecânicos.Na etapa de Domingo foi a vez de Roberto Borrego desistir com a manga de direcção do seu quad partida. Paulino Cruz esteve imperturbável para vencer, com 3m37s sobre Filipe Leal. André Mendes subiu um lugar face ao registo da véspera, sendo agora 3.º colocado diante de Humberto Pinto e João Lopes, enquanto Nuno Rodrigues era agora 6.º classificado, após ter sido 5.º no Sábado.António Moreira também já arrebatou o título de Q1

Classificação Final Quads
1 Paulino Cruz SUZUKI LTR 450
2 Filipe "Fininho" Leal SUZUKI LTR
3 André Mendes SUZUKI LTR 450
4 Nuno Rodrigues SUZUKI LTR 450
5 António Moreira POLARIS OUTLAW 525
6 Nelson Moreno SUZUKI LTR 450
7 Humberto Pinto (Bertinho) SUZUKI LTR 450
8 João Alberto Ferreira SUZUKI LTR 450
9 António Anciães SUZUKI LTR 450
10 João Manuel R. Ferreira SUZUKI LTR 450

Nos Buggy Nuno Van-Udem venceu ao colocar a sua polaris no primeiro lugar, dando assim mais um brilho de alento ao campeonato de Portugal de TT que vive momentos difíceis, apesar de se saber porquê. Terminaram sete dos pilotos que se apresentaram a partida para estes 3 dias de competição.Na categoria de UTV-Buggys, Nuno Van Uden ganhou os dois dias de prova. No Sábado o segundo no terreno, Vítor Santos, seria desclassificado por utilizar pneus não regulamentares e falta de extintor no seu veículo, pelo que o 2.º posto foi creditado a Luís Rodrigo Ramalho, seguido por António Estêvão. No Domingo Van Uden voltou a dominar, desta vez seguido por Paulo Pereira e António Estêvão, enquanto Luís Ramalho conheceu contratempos e ficou no 4.º lugar.

Classificação Final Buggys
1 Nuno Van-Uden POLARIS RZR
2 Rodrigo Ramalho FBF 1100
3 António Estêvão FBF 1100
4 António Val DAZON 1100 D
5 Rui Castanheira FBF 1100
6 Pedro Gomes / Alcides Calçada SEMOG 1100
7 Paulo Pereira DAZON 1100 D

Salvador Cabral / BandarraFm

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PSD/Guarda: PSD perdeu porque falhou máquina da campanha

O presidente da distrital do PSD/Guarda, Álvaro Amaro, disse hoje à agência Lusa que o partido perdeu as eleições porque «costuma ser uma verdadeira máquina em campanha eleitoral» e desta vez «não foi essa verdadeira máquina».

Segundo o dirigente social-democrata, o PSD perdeu as eleições legislativas «num campo onde costuma ser uma verdadeira máquina, ou seja, na campanha eleitoral, porque à entrada para a campanha eleitoral ninguém ousava fazer um prognóstico sobre o vencedor e em dez dias, o PSD não ganhou». Álvaro Amaro disse que não faz ideia do que falhou durante a campanha social-democrata e recusa «apontar o dedo a quem quer que seja» dentro do partido.
Diário Digital / Lusa

UE abre procedimento de «défice excessivo» contra Portugal

A Comissão Europeia irá abrir em Novembro um procedimento de «défice excessivo» contra Portugal, uma situação em que se encontram mais de metade dos Estados-membros da União Europeia, que viram as suas contas públicas derrapar com a crise.

Bruxelas irá fazer uma série de recomendações, colocar Lisboa sob «vigilância orçamental» e avançar com um calendário para sair da situação de desequilíbrio das contas superior a 3,0 por cento do PIB (défice excessivo), seguindo as regras que estão estipuladas no Pacto de Estabilidade e Crescimento da União Europeia. O período que será dado para corrigir o «défice excessivo» português será negociado com as autoridades nacionais. Os prazos já aplicados a outros Estados-membros variam entre 2010, para a Grécia, e 2013/14 para a Irlanda e Reino Unido.
Diário Digital / Lusa

Sporting: Paulo Bento em risco de suspensão até dois anos

O treinador do Sporting, Paulo Bento, arrisca-se a ser alvo de castigo pesado, que poderá traduzir-se numa suspensão de dois meses a dois anos, em virtude das palavras proferidas na flash interview, após a derrota de sábado, frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão.

A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do jornal Record, recordando que, para este castigo tão pesado, contribui o facto de Paulo Bento já ter sido punido anteriormente, por duas vezes, com 12 dias de suspensão – a primeira por, após o Benfica-Sporting de 29 de Setembro de 2007, ter afirmado existir «falta de vergonha de quem dirige os jogos e os árbitros», e a segunda por, após a final da Taça da Liga, com o Benfica, a 21 de Março deste ano, ter classificado de «roubo» a arbitragem de Lucílio Baptista.

Em qualquer dos casos, recorda o diário desportivo, a punição prevista no Regulamento Disciplinar da Liga é de uma punição que pode ir de um mês a um ano, sendo que, no mesmo artigo, está igualmente previsto que, «em caso de reincidência», a pena possa ser agravada «para o dobro». Embora seja ainda cedo para afirmar se o treinador do Sporting irá ficar todo esse tempo arredado do banco de suplentes, o Record garante que a Comissão Disciplinar (CD), presidida pelo juiz Ricardo Costa, não deverá deixar passar em claro as últimas afirmações de Paulo Bento, atacando não só a Comissão de Arbitragem (CA), como o próprio presidente do organismo, Vítor Pereira. Sendo que, desta vez, a CD terá, seguramente, mão bem mais pesada do que em ocasiões anteriores.

Diário Digital

PSD vence Eleições Legislativas no concelho de Trancoso

O PSD venceu as eleições legislativas no concelho de Trancoso com 41,60%. O segundo partido mais votado foi o PS com 31,33% dos votos.

De salientar ainda a votação do CDS-PP com 12,49% (782 votos).O PS venceu nas freguesias de Cogula, Fiães, Terrenho e Torres. Em Valdujo registou-se um empate entre PS e PSD. Nas restantes 24 freguesias ganhou o Partido Social Democrata.

Partidos % Votos Votantes
PPD/PSD 41,60% 2.604
PS 31,33% 1.961
CDS-PP 12,49% 782
B.E. 6,18% 387
PCP-PEV 1,88% 118
Abstenção no Concelho de Trancoso 43.59%
Nulos: 111 (1,77%)
Brancos: 81 (1,29%)

Portal de Trancosos / Rtp

Rotações 28 Setembro 2009

World Rally Championship,
Catalunya-Costa Dourada, Espanha Rally


Quem vai dominar em Espanha.
Um total de 80 participantes de 28 países, 20 dos quais espanhóis, compõem a lista de entrada oficial do 45 RACC Catalunya-Costa Daurada, Espanha Rally, penúltima etapa do World Rally Championship, organizado pela RACC, que será realizada de 1-4 outubro, tendo o seu epicentro em Salou e ao parque temático PortAventura. A lista de participantes tem um a mais que no ano passado, mostrando a grande aceitação da ronda espanhola, sem portugueses há partida. Apesar da queda clara do número de participantes nas últimas provas, devido à crise internacional, que não parecem afectar a corrida espanhola a partir de uma perspectiva desportiva. Após o resultado final na Austrália, a prova espanhola tornou-se decisiva para o campeonato. As cinco equipas WRC com 10 WRCars oficial: WRC Citroën Total (Sébastien Loeb, Dani Sordo), a BP Ford Abu Dhabi WRT (Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala) Stobart VK M-Sport Ford RT (Matthew Wilson Henning Solberg); Citroën Junior Team (Evgeny Novikov, Conrad Rautenbach) e Munchi's Ford WRT (Federico Villagra, Paul Bird). Quatro fabricantes WRC apoiam também a lista: Petter Solberg (Citroen), Sebastien Ogier (Citroën), Khalid Al-Qassimi (Ford) e Andreas Mikkelsen (Citroen), que são unidas por dois veículos particulares dirigido pelo veterano Dany Snobeck ( Peugeot), campeão atual da especialidade francesa, e Graham Coffrey (Subaru) do Reino Unido. A RACC irá testemunhar a presença de Petter Solberg usando um Citroen C4, pela primeira vez, substituindo o Xsara que estava usando até agora

O percurso é idêntico ao de 2008, com o parque de serviços baseados no PortAventura Park em Salou, situado a uma hora de carro de Barcelona, e as etapas efectuam-se na região de Tarragona. Após cerimónia à noite que começa em frente ao mar, cada dia é composto por duas passagens por um ciclo idêntico de três etapas. Sexta-feira a abertura é a mais longa do rali, com 131,76 quilómetros de competição, grande parte a nordeste de Salou. Segundo dia de sábado para o noroeste inclui o monstro 38,27 km El Priorat - La Ribera d'Ebre efectuada em teste. A última jornada é a oeste de Salou, mas fica perto da cidade, antes de terminar às 15h07. As 18 especiais com 353,62 km num percurso de 1.299,13 km.Pneu Pirelli fornecerá duas especificações de pneus para a BP Ford Abu Dhabi motoristas. O pneu de asfalto padrão PZero estará disponível primeiramente em composto duro, mas com uma quantidade limitada de compostos de borracha macia para uso em tempo frio ou molhado. As equipes não estão autorizados a esculpir há mão cortes adicionais na borracha, em caso de chuva ou lama, cada veículo pode transportar duas rodas sobressalentes.Quatro Focus RS WRC Henning Solberg / Cato Menkerud e Matthew Wilson / Scott Martin são nomeados pela Stobart VK M-Sport Seleção enquanto Federico Villagra / Jorge Perez Companc e Paul Bird / Ian Windress levará para a equipe Munchi's Ford. O rali é também a penúltima ronda da série Fiesta Internacional SportTrophy e marca a estréia do novo WRC rally car R2 Fiesta. Cinco R2S Fiesta e Fiesta ST quatro carros foram inscritos por candidatos ao título, com um total de 11 Fiestas inscritos no rali.

O RACC Catalunya-Costa Daurada, Rally da Espanha, será o oitavo e último evento Júnior, embora o resultado final já decidido na Finlândia, graças à vitória do checo Martin Prokop (Citroen), na ausência de uma prova é proclamado campeão. Apesar de os participantes na J-WRC Rally poderem eleger seis dos oito que compõem o campeonato, Prokop precisou de apenas cinco resultados, com três vitórias em Chipre, Itália e Finlândia, para conquistar o título na sua nona edição, de que a Citroën já ganhou cinco vezes. O RACC contará praticamente todos os pilotos que participaram esta temporada no Mundial Junior, com a ausência apenas de Michal Kosciuszko da Polônia. Ao todo serão nove participantes a fechar a temporada 2009 da J-WRC evento em que os condutores de veículos que utilizam a categoria S1600 e mais actual ou R3, mostrando ao mesmo tempo altamente competitivo e tem sido verificada em sete dos testes até agora efectuados.A Bandarra FM vai lá estar para testemunhar a luta e o empenho desta caravana que para o ano estará também novamente no Algarve.A distribuição dos 80 participantes, 28 dos quais são pilotos prioritários FIA, é a seguinte: 16 WRC, 9 J-WRC, 8 veículos R2 e R3, 27 Grupo N4 (incluindo os 5 participantes Pirelli Star Driver), 8 classe A6 e 12 veículos das categorias N3 e N2.

IRC Calendário 2010

O calendário de 2010 do Intercontinental Rally Challenge. O primeiro destaque vai para o Sata Rali dos Açores e para o Rali Vinho Madeira, que continuam a integrar o calendário de 2010.

Japão, Chipre e Argentina são outras novidades num Calendário que passará a ter 12 provas, registando-se a saída da Rússia e do Quénia.

Calendário Provisorio IRC 2010:
19-23/1 - Monte Carlo
5-7/3 - Curitiba
25-27/3 - Argentina
20-22/5 - Açores
18-20/6 - Ypres
8-10/7 - Japão
5-7/8 - Madeira
27-29/8 - Barum
9-11/9 - Asturias ou Valais
23-25/9 - San Remo
14-16/10 - Escócia
26-28/11 – Chipre

Salvador Cabral / BandarraFm

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rotações 24 Setembro 2009

Rali cidade da Guarda vencedor não federado

Como sempre o Rali da Guarda tem estradas muito boas e com excelentes paisagens, infelizmente o troço de alcatrão extremamente sujo de areia veio a tornar-se decisivo na classificação final. A equipa vencedora Pedro Jerónimo e Carlos Hipólito, não são pilotos federados o que demonstra que não só os bons vencem, mais uma vez é um não federado que ganha este rali.O clube automóvel da Guarda, mostrou a todos que a competição vale por um todo e que um rali da categoria sport vale por isso mesmo, e a regularidade nos vários tipos de asfalto é bem a prova disso. Um vencedor não federado demonstra bem que o rali cidade da Guarda é para todos.Quanto ao rali, esteve como sempre bem, com excepção do famoso troço em gravilha na pec 5 que tinha efectivamente algum perigo, mas como diziam alguns, cada um anda o que pode e o que sabe, é um rali sport. Neste troço houve 2 passagens e na 2º passagem, houve quem arranca-se 30” antes do tempo e assim resolvesse o problema, portanto não havendo controlos nos 1ªs 500 m este foi parcialmente resolvido.

Para ajudar ainda mais, alguém da organização decide anular o último troço, após algumas reclamações por a distância de um parcial estar errado. Mas só aquele troço é que foi anulado. Na minha opinião existiram talvez alguns interesses, não havia necessidade pois a distância do totalizador estava correcta e além disso a maioria dos concorrentes cumpriram. Realçar as vitórias de Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez no Grupo F / Classe 5, de Vítor Morais / Luciano Carvalho na Classe 7 e também o 2º lugar de Pepe de la Parte e Lourdes de Juan na Classe 9.O traçado do Rali foi muito bem escolhido: sinuoso, estradas quase sempre com bom piso, belas paisagens (quando dava tempo para apreciar), mantendo o mesmo alguns dos 'clássicos' troços que são a imagem deste Rali, introduzindo alguns outros interessantes.Reviravolta na classificação da challenge Portugal passou a liderar com 50 pontos de vantagem.

Classificação do Rali Cidade da Guarda:
1 Pedro Jerónimo Carlos Hipolito Porsche Carrera RS G 9
2 Rui Pereira Filipe Menezes Opel 1904 SR G 82
3 Cipriano Antunes Vicente Antunes Audi Quattro H 123
4 Jose Familiar Hugo Soares VW Golf GTI H 114
5 Rui Salgado Luís Godinho Ford Escort RS 2000 H 115
6 Camilo Figueiredo Carlos Cruz Ford Escort RS 2000 G 8
7 Angel Monteagudo Adolfo Gonzalez BMW 1602 F 57
8 Ana Mexia Leitão Magda Ferreira VW Golf GTI H 118
9 Sinel Martins Francisco Fonseca BMW 2002 G 8
10 José de la Parte Lourdes de Juan BMW 2002 Turbo G 9

Classificação de Pilotos após 2 Provas:
1 Alberto Lerchundi 30
1 Pedro Jerónimo 30
3 Ana Mexia 29
4 Jose De La Parte 26
5 Angel T. Perez 25
5 Rui Pereira 25
7 Jose Luis Nunes 23
8 Cipriano Antunes 21
8 Joao Rodrigues 21
10 Jose Familiar 18
10 Manuel Macho 18

Campeonato da Europa e Troféu das Nações de Enduro Portugal no pódio

A selecção portuguesa, concorrente ao Troféu das Nações de Enduro, conquistou um lugar no pódio ao concluir os três dias de prova no 3.º lugar. Esta primeira edição do Troféu das Nações de Enduro reuniu 137 pilotos em Castiglion Fiorentino, Itália, com destaque para as equipas seniores representativas de doze países, cada uma das quais constituída por três pilotos. Paulo Felícia, Gonçalo Reis e Hélder Rodrigues, estiveram em grande evidência. Nos dois primeiros dias ocupou o 2.º lugar da classificação colectiva, atrás da Itália e em luta cerrada com a França. Tudo indicava que esse poderia ser o resultado final, mas hoje Paulo Felícia teve azar na "especial" de Motocross. O transmontano seguia no 3.º posto da sua série quando, na última curva da derradeira volta, não conseguiu evitar o adversário que o precedia, inesperadamente caído à sua frente. A moto de Felícia ficou presa na desse piloto, demorando algum tempo até resolver a situação. O suficiente para a França ultrapassar Portugal na classificação, por apenas… um segundo e sete décimos!!!

Na verdade, a nossa equipa entrou muito bem no primeiro dia de prova, posicionando-se no segundo lugar com 1m09s de atraso para a Itália, mas deixando à sua retaguarda a França por meio-minuto de diferença. Desde logo ficou claro serem estas as três equipas mais fortes, confirmando o prognóstico de que discutiriam entre si os lugares no pódio.No segundo dia acentuou-se o domínio dos homens da casa, pois a Itália ampliou a vantagem sobre os opositores. No entanto, apesar da pressão exercida pela equipa da França, o trio lusitano continuou em plano de evidência – foi 3.º nesta etapa mas conseguiu segurar a 2.ª posição na "geral" da prova, com 20 segundos de avanço para os gauleses. Efectivamente, após dois dias de competição, a Itália seguia na frente com 3m43s sobre Portugal, e 4m03s relativamente à França.Motocross em linha a Itália confirmou o triunfo na competição, enquanto Portugal – pelos motivos já referidos – acabou no 3.º lugar, com uma diferença mínima para a França.

Classificação Final:
1.º Itália, 3h51m59,4s;
2.º França, a 4m25,3s;
3.º Portugal, a 4m27,0s;
4.º Holanda, a 6m27,6s;
5.º Inglaterra, a 9m10,0;
6.º Polónia, a 11m44,3.

Além do Troféu das Nações, este Enduro de Castiglion Fiorentino constituía também a quarta e última jornada do Campeonato da Europa individual, que rendeu outros bons motivos de satisfação para Portugal – Gonçalo Reis sagrou-se vice-campeão europeu na classe Júnior E1, enquanto Paulo Felícia acabou no 3.º lugar da Sénior E2.Na classe Júnior E1, Gonçalo Reis tinha 40 pontos de atraso para o francês Dumontier, pela que a sua principal preocupação consistia em preservar o segundo posto, ameaçado pelo germânico Beier, com menos 6 pontos. No primeiro dia o piloto do Magoito foi 2.º classificado, precisamente atrás do alemão (diferença de 13 segundos), mas no Sábado Gonçalo Reis esteve imparável e ganhou a classe, batendo Dumontier por 6,2s e Beier por 17,1s. Hoje, no Motocross final o português voltou a ser 2.º colocado, garantindo assim essa mesma classificação no Campeonato.

Paulo Felícia chegou a esta prova no 3.º lugar da classe Sénior E2, a 4 e a 2 pontos, respectivamente, dos italianos Beconi e Zanni. Nesta ronda, Beconi confirmou a liderança ao ser o mais rápido nos dois primeiros dias de prova, sempre secundado pelo lusitano – com diferenças de 2,1 e 9,7s, respectivamente – e Zanni era 5.º e 3.º colocado. À entrada para o Motocross em linha Felícia ocupava já a 2.ª posição no Campeonato, mas o problema descrito fez com que neste dia fosse apenas 6.º na sua classe. Como Zanni ganhou hoje, este piloto italiano conseguiu recuperar o 2.º posto na tabela do "Europeu", fechando a competição com 7 pontos de vantagem sobre Felícia. Este último foi também 6.º classificado na classificação absoluta do Campeonato.
Hélder Rodrigues alinhou nesta prova do "Europeu" na medida em que integrou a selecção nacional. O piloto de Almargem do Bispo iniciou a acção com um 7.º lugar na classe Sénior E1, apesar de alguns problemas de adaptação à moto e ao terreno. No segundo dia registou ainda algumas quedas, sendo então 10.º da classe, e hoje concluiu a função com o 12.º lugar no Motocross.

Além da equipa concorrente ao Troféu das Nações, as cores lusitanas foram ainda representadas nesta prova por dois jovens, Diogo Ventura e Luís Oliveira, ambos com 16 anos de idade. Na etapa inaugural Ventura impressionou os observadores, ao obter um significativo 5.º lugar da classe Júnior E1, e no segundo dia baixou para o 8.º posto essencialmente devido a pequenas quedas nas três passagens pela "especial" de Cross. Finalmente, no Motocross em linha Ventura foi 13.º classificado.Luís Oliveira acusou algum nervosismo nesta sua estreia internacional, e no primeiro dia cometeu alguns erros que explicam o 22.º e último lugar na classe Júnior E1o jovem piloto já surgiu mais adaptado e melhorou o desempenho, obtendo o 14.º posto, e terminou a prova com o 9.º lugar.

Salvador Cabral/BandarraFm

3º Concurso de Pesca Desportiva

A Casa do Benfica em Trancoso e o INATEL organizam no dia 26 de Setembro, sábado, o 3º Concurso de Pesca Desportiva.

A prova, que terá lugar na Barragem da Teja, começa às 12h00 com a concentração dos participantes, seguindo-se o sorteio às 12h15.

A partir das 13h50 poderá ser feita a engodagem para a prova ter início às 14h00, prolongando-se esta até às 17h00. A entrega dos prémios aos vencedores será às 18h30.

Portal de Trancosos/BandarraFm

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

GNR deteve pastor ao atear incêndio

A GNR de Trancoso deteve ontem, 23 de Setembro, um pastor de 70 anos, residente em Valdujo, pela alegada prática de um crime de incêndio florestal.

O major Cunha Rasteiro, Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, adiantou ao Jornal A Guarda que o suspeito foi detido “em flagrante delito, cerca das 10:00, quando ateava o incêndio”, num local conhecido por Volta Larga, em Valdujo.
O pastor “foi surpreendido” pelos militares da GNR do posto de Trancoso, num local que “estava sob vigilância” após a deflagração de 5 incêndios nos últimos dias. Após a detenção, o homem foi entregue à Polícia Judiciária da Guarda que o apresentará ao juiz do Tribunal de Trancoso para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coacção.

A Guarda / Portal de Trancoso.

Rotações 23 Setembro 2009

Encontrado Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0

António Félix da Costa conquistou este fim-de-semana na Alemanha, o Título de Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Depois de ter estado em evidência ao longo de toda a temporada, com 10 pódios nas 12 corridas que disputou (nove vitórias e 1 segundo lugar), o piloto português conquistou o seu primeiro Título Internacional. Ainda em Nurburgring, António Félix da Costa voltou a subir ao pódio na segunda corrida pontuável para o Europeu de Fórmula Renault 2.0, obtendo um fantástico segundo lugar. Devido à proximidade do horário entre a primeira corrida do NEC e a segunda corrida do Europeu e, sendo o Campeonato Europeu o seu principal objectivo do ano a equipa Motopark optou por fazer com que o piloto português arrancasse das boxes de forma a evitar a habitual confusão na primeira curva de Nurburgring: “Iria partir do terceiro lugar da grelha, onde normalmente existe alguma confusão no arranque, pelo que a equipa optou por essa decisão”, começou por contar o piloto português que depois dos 18 pilotos passarem, arrancou do pit-lane e terminou num excelente sexto lugar final, posição que lhe permitiu “gerir da melhor forma a segunda corrida e a classificação do campeonato”, face a inversão da grelha para a segunda corrida, que é inversa para os oito primeiros classificados. Já na segunda corrida, arrancando do terceiro posto, António Félix da Costa não deu hipóteses aos seus adversários e logo na segunda volta ocupava a primeira posição, ganhando a corrida com cerca de 10 segundos de vantagem para o segundo classificado, o britânico Adrian Quaife-Hobbs.

Este resultado permitiu ao jovem piloto português, considerado por muitos como um dos mais promissores pilotos da actualidade, arrecadar o tão desejado Título de Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. “Foi um fim-de-semana muito desgastante, onde disputei duas corridas do Europeu e duas do Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Contudo, julgo que a conquista deste Título, a uma jornada do final do campeonato, foi uma excelente recompensa por todo o trabalho e empenho que a equipa tem dedicado desde o início da temporada. Fiquei muito satisfeito e ainda mais motivado para continuar a lutar pelo Título Europeu. Gostaria de agradecer e dedicar este Título a todos aqueles que me acompanharam ao longo desta época, entre Patrocinadores, a minha equipa, amigos e o meu pai”, disse. Já na segunda corrida do Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0, António Félix da Costa voltou a estar em evidência. Depois da vitória na corrida de ontem, subiu hoje, ao segundo lugar. A classificação das duas corridas de Nurburgring e pontuáveis para o Europeu estão neste momento suspensas, aguardando-se resolução do Tribunal Desportivo de Apelação, devido ao apelo interposto pela Motopark contra uma alegada irregularidade encontrada no sistema de travagem do seu carro. “A decisão do apelo da Motopark sobre estas duas corridas sairá nas próximas semanas. Tanto eu como a minha equipa estamos confiantes que a decisão será a nosso favor, recuperando os 27 pontos que aqui estão em jogo. Para já quero saborear este Título para depois poder me concentrar na última prova do Europeu a disputar em Alcaniz”, concluiu o novo Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0.

Filipe Albuquerque ambiciona pódio nos GT’s Italianos

Filipe Albuquerque vai estar no próximo fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro em Mugello (Itália) para efectuar a sua primeira corrida nos GT’s Italianos ao volante de um Audi R8. O piloto português vai substituir Dindo Campello e fazer equipa com Giorgio Sanna.O convite endereçado pela Audi Itália foi prontamente aceite por Albuquerque que já teve oportunidade de testar a máquina com que vai correr este fim-de-semana.“O meu objectivo passa por conseguir um lugar no pódio. A equipa ocupa neste momento o quinto lugar do Campeonato e aquilo que pretendo fazer é ajudá-los a subir na tabela”, continuou.“Óbvio que os treinos cronometrados vão ter um papel preponderante no resultado final, mas o importante é que estou confiante e determinado em fazer o melhor possível”, concluiu o piloto de Coimbra.De salientar que Filipe Albuquerque tem, em todas as categorias por onde tem passado, demonstrado sempre uma rápida adaptação a novas realidades e a conseguir, de uma forma constante, bons resultados. O mesmo se espera que aconteça nesta sua prova de estreia nos GT.

2010 já mexe nos ralis

Meeke que tem o apoio da Peugeot UK é o actual líder do IRC, com um ponto de vantagem para Jan Kopecky.O piloto da Republica Checa ao volante do Skoda Fabia S2000 está a fazer uma ponta final extraordinária, com duas vitórias consecutivas, primeiro no Barum e depois nas Astúrias, sempre com Meeke como 2º classificado.Meeke espera levar o seu 207 S2000 à vitória no IRC de 2009, estando esperançado nos bons resultados quer no San Remo, quer no RAC.Kris Meeke já garantiu o apoio da Peugeot UK para 2010, pretendendo assim manter-se ao volante dos actuais S2000 no IRC, esperando pelas definições dos regulamentos para 2011 para decidir a sua carreira em termos de WRC ou não!Refira-se que os seus companheiros da “marca do leão”, 3º e 5º do IRC, Nicolas Vouilloz e Freddy Loix não terão o apoio da Peugeot Bélgica para 2010!

F1 Portugal continua de fora

A FIA, anunciou o calendário do próximo ano e que haverá uma novo reequilíbrio entre os diversos motores que disputam os Grandes Prémios. A entidade federativa apresentou um calendário com dezanove provas, abrindo com o Grande Prémio do Bahrein, ao invés do da Austrália, e fecha em Interlagos. No novo calendário consta o Grande Prémio do Canadá, no entanto, o regresso ao continente norte-americano está dependente das negociações que decorrem entre os organizadores canadianos e a FOM. Por outro lado, o Grande Prémio da Coreia do Sul é grande novidade, tendo a sua estreia marcada para o dia 17 de Outubro do próximo ano.
Calendário:
14/3 Bahrein
28/3 Austrália
04/4 Malásia
18/4 China
09/5 Espanha
23/5 Mónaco
30/5 Turquia
13/6 Canadá *
27/6 Europa (Valência)
11/7 Grã-Bretanha
25/7 Alemanha
01/8 Hungria
29/8 Bélgica
12/9 Itália
26/9 Singapura
03/10 Japão
17/10 Coreia do Sul
31/10 Abu Dhabi
14/11 Brasil

Portugal segue no A1 GP

A A1 GP revelou esta semana o seu calendário para a próxima temporada de A Taça Mundial do Automobilismo, mantendo uma data para Portugal. As dúvidas que rodearam a competição de Tony Teixeira nos últimos meses têm sido enormes, devido a dificuldades financeiras nas empresas do português radicado na África do Sul, tendo esta semana surgido o rumor que apontava o abandono do projecto por parte da Ferrari, que fornece os seus motores a todos os carros da categoria. No entanto, Teixeira, para mostrar que a vitalidade do seu campeonato, revelou esta segunda-feira o calendário da próxima temporada, que terá o seu início no próximo dia 25 de Outubro na Austrália e final no dia 16 de Maio de 2010 na Holanda. Portugal mantém a sua data no calendário, a 11 de Abril, sendo a sétima etapa da temporada. Não foi anunciado ainda qual o circuito, mas certamente que o Autódromo Internacional do Algarve será a escolha. Quanto à equipa portuguesa sabem-se ainda poucos pormenores quanto ao seu line-up da quinta temporada. Luís Vicente e os seus homens têm todo o interessem em manter Filipe Albuquerque no carro português, mas ainda não é seguro que o piloto de Coimbra continue a defender as cores lusas.
Calendário:
25/10 2009 Austrália
15/11 2009 China
06/12 2009 Malásia
28/02 2010 África do Sul
14/03 2010 Brasil
21/03 2010 México
11/04 2010 Portugal
02/05 2010 Alemanha
16/05 2010 Holanda

Salvador Cabral/ BandarraFm

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mundial2014: Portugal poderá ajudar com experiência do Euro04

Portugal poderá ajudar o Brasil na organização do Mundial 2014 em futebol, com a experiência que acumulou como sede do Euro 2004, afirmou segunda-feira um responsável local pelo comité organizador da competição. Ricardo Teixeira, que também é presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmou, na abertura de uma ronda de negócios, em São Paulo, que Portugal organizou uma das melhores edições do campeonato europeu. «Portugal necessariamente tem muito a nos ajudar porque organizou o Euro 2004 e é candidato a sede do Mundial de 2018 ou de 2022», disse.
Diário Digital / Lusa

Sistema de vigilância em saúde pública entra hoje em vigor

O sistema de vigilância em saúde pública entra hoje em vigor para prevenir e conter a propagação das doenças transmissíveis e outros riscos para a saúde pública. O novo sistema de vigilância epidemiológica, que vem substituir uma lei que datava de 1949, irá recolher, actualizar, analisar e divulgar os dados relativos a doenças transmissíveis e outros riscos em saúde pública, bem como preparar planos de contingência face a situações de emergência ou tão graves como de calamidade pública. Para isso, será criada uma rede de âmbito nacional que envolve os serviços operativos de saúde pública, os laboratórios, as autoridades de saúde e outras entidades dos sectores público, privado e social, cujos participantes contribuem para um sistema nacional de informação de vigilância epidemiológica, denominado SINAVE.


Diário Digital / Lusa

Arqueólogos turcos encontram cadáveres da guerra de Tróia

Arqueólogos turcos encontraram os cadáveres de duas pessoas que, se acredita, caíram na primeira linha defensiva da mítica cidade de Tróia, destruída há mais de 3 mil anos, no oeste da Turquia, informou hoje a imprensa local.
Os restos, encontrados a 350 metros de profundidade sob o castelo de Tróia, são de um homem e de uma mulher.
O professor Rustem Aslan, vice-chefe da equipa de arqueólogos, explicou à imprensa que é a primeira vez que se encontraram cadáveres que parecem proceder da guerra de Tróia (entre os séculos XIII e XI a.C). «Em poucas semanas saberemos a época exacta da sua morte e as suas idades aproximadas. Estas pessoas foram enterradas na parte inferior da linha defensiva», disse o especialista. «Se as nossas estimativas são correctas, podemos afirmar que encontramos as primeiras vítimas da guerra de Tróia», acrescentou Aslan. A guerra de Tróia é um dos eixos centrais da «Ilíada» e da «Odisseia», do poeta grego Homero.

Diário Digital

Outono começa hoje, mas com dias frios ainda incertos

Com início marcado para as 22:19, o Outono regressa hoje com a promessa de dias mais frios, que podem ser adiados devido às alterações climáticas.

O último relatório da Agência Europeia do Ambiente, relativo a 2007, refere que a temperatura média global aumentou 0,1 graus centígrados por década nos últimos cem anos. Apesar da variabilidade climática ser natural, os especialistas estão preocupados com o fenómeno das alterações climáticas e suas implicações na fauna e na flora.
Diário Digital / Lusa

Rotações 22 Setembro 2009

Campeonato de Portugal de Ralicross, Taça Nacional de Ralicross e Crosscar…Mais uma em Sever do Vouga

Muito público, uma vez mais, ocorreu à Pista do Alto do Roçário para a segunda visita da época dos “Nacionais de Ralicross a Sever do Vouga. Sob a batuta do Vouga Sport Clube, foi um dia de domingo completamente preenchido pelos treinos, corridas de qualificação e finais. Presentes estiveram os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralicross, Taça Nacional de Ralicross e Crosscar. Nesta última competição, sempre espectacular, a vitória foi do campeão nacional, Luís Caseiro. Hugo Costa foi segundo e Saulo Dias terceiro. Na Taça Nacional de Ralicross, na Divisão 5, a vitória foi para o espanhol José Blanco (BMW 325 IX) que se superiorizou a José Pereira (VW Golf TDI). No último lugar do pódio terminou Rodolfo Ribeiro em Ford Sierra Cosworth. Na Divisão 4 da Taça, o triunfo foi para João Sousa (Peugeot 306 GTI). Hugo Santos (Renault Clio ) terminou em segundo e José Sousa (Citroen ZX) fechou os lugares do pódio.
Nas provas do Campeonato de Portugal de Ralicross, na Divisão 3, boa luta entre Rui Sirgado e Mário Barbosa, ambos em Citroen Saxo, com a vitória a sorrir ao primeiro que ainda viu a irmã, Cátia (Peugeot 106) acompanhá-lo no pódio. Na Divisão 2, José Polónio (Peugeot 206) não teve concorrência à altura, superiorizando-se claramente a Valter Martinho, também em Peugeot 206 e a Dionísio Sanguedo em Renault Clio.Na Divisão 1, a classe rainha do Ralicross com os carros mais potentes e espectaculares, alguma surpresa com o resultado final pois se tudo apontava para o triunfo de Ruben Tabaio – as corridas de qualificação assim o indicavam - acabou por ser Joaquim Santos a vencer, fruto de uma boa estratégia de corrida e com o Opel Astra muito bem afinado, relegando o jovem piloto do Ford Focus WRC para a segunda posição. Carlos Silva terminou em terceiro. Destaque para Pedro Matos (Mitsubishi Lancer) que se mostrou sempre como o maior opositor de Tabaio, mas que ao capotar na terceira corrida de qualificação deitou tudo a perder.

WTCC, Seat na Maior…

A SEAT teve uma jornada de sonho no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, saindo de Itália isolada na frente do campeonato de pilotos e equipas. Gabriele Tarquini e Yvan Muller dividiram os louros, enquanto Tiago Monteiro teve um fim-de-semana para olvidar. A primeira corrida no circuito dos arredores de Bolonha começou com uma carambola em Tamburello. Jordi Gene e Rob Huff criaram na travagem da afamada curva o caos e o acidente que colocou fora de prova Tiago Monteiro e levou igualmente na confusão Augusto Farfus, a esperança da BMW na conquista do título perdido em 2008.

Gabriele Tarquini e Yvan Muller rapidamente asseguraram as duas primeiras posições e apenas tiveram que gerir a pouca vantagem para Huff para a primeira dobradinha do fim-de-semana da casa de Abrera. Alex Zanardi foi o 4º classificado e o melhor dos BMW, enquanto que o 5º lugar de Tom Coronel lhe valeu a vitória entre os "privados". Contudo, a revelação da prova veio de leste, com o 6º lugar obtido por James Thompson que assim deu os primeiros pontos à LADA.Na segunda contenda, os SEAT mostraram outra vez a sua supremacia, mas desta vez com os dois primeiros a alternarem na classificação final, o que deixa Tarquini na frente de Muller com nove pontos de avanço.
Alain Menu foi o 3º classificado, dando mais um pódio à Chevrolet, enquanto Farfus, com toda a BMW a trabalhar para si, ainda conseguiu buscar o ponto de honra respeitante ao 8º lugar. Thompson foi novamente 6º classificado e Monteiro ficou de fora depois de um momento com Tom Boardman em Rivazza a três voltas do fim. Terminada a temporada europeia, o WTCC ruma para Oriente, sendo que a penúltima corrida do ano se disputa a 1 de Novembro em Okayama, no Japão.

Corrida 1 - Resultado Final:
1. Gabriele Tarquini SEAT 29m31.701
2. Yvan Muller SEAT + 0.409
3. Robert Huff Chevrolet + 0.842
4. Alex Zanardi BMW + 1.457
5. Tom Coronel SEAT + 3.501
6. James Thompson Lada + 5.620
7. Sergio Hernandez BMW + 6.002
8. Alain Menu Chevrolet + 6.390
9. Felix Porteiro BMW + 10.004
10. Tom Boardman SEAT + 10.346
Corrida 2 - Resultado Final:
1. Yvan Muller SEAT 21m51.680
2. Gabriele Tarquini SEAT + 0.312
3. Alain Menu Chevrolet + 4.008
4. Alex Zanardi BMW + 4.467
5. Jordi Gene SEAT + 5.632
6. James Thompson Lada + 7.190
7. Rickard Rydell SEAT + 7.612
8. Augusto Farfus BMW + 8.327
9. Andy Priaulx BMW + 8.827
10. Stefano D'Aste BMW + 9.499

Troféu Abarth 500 Europa, Português à beira do pódio…

Jorge Rodrigues concluiu a sua primeira participação além fronteiras, no Troféu Abarth 500 Europa, com o quarto lugar final da classificação geral. A competição terminou este fim-de-semana no circuito italiano de Imola, onde o jovem piloto de Braga obteve dois quartos lugares, nas duas corridas disputadas: “Fui o quinto mais rápido na qualificação e a primeira corrida não teve grande história, pois logo no início subi a quarto e andei o resto da prova nesta posição”, explicou.Para a segunda corrida, Jorge Rodrigues voltou a partir da quinta posição e voltou a terminar em quarto, mas com uma história um pouco diferente: “Levei um toque logo na primeira curva e cai para o sétimo lugar. Depois fui atrás do prejuízo e consegui chegar a quarto, onde terminei a corrida”.

Está assim concluída a primeira participação de Jorge Rodrigues numa competição fora de Portugal, onde o piloto considera que: “Em termos gerais e como pequeno balanço, penso que é positivo. Foi a primeira vez que estive englobado numa competição europeia e isso trouxe algumas dificuldades, como o caso de não conhecer as pistas nem os meus adversários. Também venho de uma paragem em termos competitivos e por isso penso que foi bom. Mesmo nesta última corrida, com alguns pilotos italianos conhecedores da pista de Imola, tive um ritmo bom e estou convicto que se fizesse uma corrida amanhã, seria muito melhor”, concluiu.

Rali do Faial, deixa tudo em aberto…

Miguel Nunes / Pedro Calado "viraram" o campeonato a seu favor, quando falta apenas disputar o Rali do Faial e um ponto separa Nunes de Camacho. A dupla do Peugeot 207 S2000 apresentou-se com um ritmo avassalador e um carro superior ao habitual, factos que deixaram Alexandre Camacho sem capacidade de reacção. O campeão em título apenas conseguiu vencer um dos nove troços disputados, tendo de se contentar com o 2º posto. Rui Pinto colocou o Mitsubishi Lancer Evo IX no 3º posto com um triunfo no Grupo N. Pinto acabou por beneficiar de um problema de Vitor Sá e de uma penalização de 3 minutos sofrida por este para ficar livre da pressão do homem do Lancer Evo X. Samir Sousa teve uma estreia positiva com o Peugeot 206 S1600, ao conseguir o 4º lugar depois de levar de vencida a luta com João Silva que acabou por ficar com o 5º posto. Filipe Freitas parecia ter o 4º lugar "seguro", mas um precalço no derradeiro troço atirou-o para o 6º posto.
Classificação final:
1º Miguel Nunes / Vitor Calado - Peugeot 207 S2000
2º Alexandre Camacho / Pedro Calado - Peugeot 207 S2000
3º Rui Pinto / Luis Faria - Mitsubishi Lancer IX
4º Luis Serrado / Marco Sousa - Peugeot 206 S1600
5º João Silva / Vitor Martins - Renault Clio R3
6º Filipe Freitas / Daniel Figueiroa - Renault Clio S1600
7º Rui Fernandes / Roberto Castro - Mitsubishi Lancer IX
8º Marco Rodrigues / Pedro Coelho - Peugeot 206 S1600
9º Filipe Silva / Paulo Coelho - Peugeot 206
10º João Ferreira / João Paulo - Citroen C2

Salvador Cabral / BandarraFm

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Lady GaGa e Kings of Leon lideram nomeações aos EMA

Lady GaGa e os Kings of Leon lideram as nomeações aos MTV Europe Music Awards 2009 que serão entregues a 5 de Novembro, em Berlim.
A artista e a banda concorrem a cinco categorias distintas. Os Kings Of Leon estão indicados para os EMAs de Melhor Canção, por «Use Somebody», Melhor Actuação Ao Vivo, Melhor Grupo, Melhor Artista Rock e Melhor World Stage, enquanto GaGa pode levar para casa os troféus de Melhor Canção, por «Pokerface», Melhor Actuação Ao Vivo, Revelação do Ano, Melhor Artista Feminina e Melhor World Stage. Pelo palco dos EMAs 2009 vão passar os Tokio Hotel, Green Day e Leona Lewis. As restantes actuações ao vivo serão anunciadas em breve. Ao todo os EMAs incluem 13 categorias e 23 prémios regionais, entre os quais o de Best Portuguese Act, ao qual concorrem David Fonseca, Buraka Som Sistema, os Pontos Negros, Xutos & Pontapés e X-Wife. A votação para o EMA Regional Award arrancou no início de Setembro e termina a 11 de Outubro.
Os cinco grupos locais mais votados serão anunciados a 12 de Outubro e passarão a concorrer à categoria de Melhor Artista Europeu. Este ano a MTV apresenta como novidade os EMAs de Melhor World Stage e Melhor Artista Push, uma forma de premiar os artistas em que a MTV mais apostou. Os vencedores de 11 das 13 categorias serão eleitos pelos espectadores da MTV em ww.mtvema.com. O vencedor da categoria de Melhor Vídeo será eleito pela MTV. Fica a lista de nomeados aos MTV Europe Music Awards 2009:
Melhor Canção
Beyonce - Halo
Black Eyed Peas - I Got A Feeling
David Guetta com Kelly Rowland – When Love Takes Over
Kings Of Leon - Use Somebody
Lady GaGa - Pokerface
Melhor Artista Masculino
Eminem
Jay Z
Kanye West
Mika
Robbie Williams
Melhor Artista Feminina
Beyonce
Katy Perry
Lady GaGa
Leona Lewis
Shakira
Melhor Actuação Ao Vivo
Beyonce
Green Day
Kings of Leon
Lady GaGa
U2
Melhor Artista Urbano
Ciara
Eminem
Jay Z
Kanye West
T.I.
Melhor Grupo
Black Eyed Peas
Green Day
Jonas Brothers
Kings of Leon
Tokio Hotel
Melhor Artista Rock
Foo Fighters
Green Day
Kings of Leon
Linkin Park
U2
Revelação do Ano
Daniel Merriweather
La Roux
Lady GaGa
Pixie Lott
Taylor Swift
Melhor Artista Alternativo
Muse
Paramore
Placebo
The Killers
The Prodigy
Melhor Vídeo
Beyonce – Single Ladies (Put a Ring on It)
Britney Spears – Circus
Eminem – We Made You
Katy Perry – Waking up in Vegas
Shakira – She Wolf
Prémio World Stage
Coldplay
Kid Rock
Kings of Leon
Lady GaGa
Linkin Park
Best Portuguese Act
Buraka Som Sistema
David Fonseca
Os Pontos Negros
X Wife
Xutos & Pontapés
Diário Digital/ Supersónico

Taça de Portugal:

Os três grandes têm a vida facilitada em termos teóricos na Taça de Portugal. O sorteio ditou os seguintes jogos: Monsanto-Benfica, FC Porto-Sertanense e Sporting-Penafiel. O FC Porto, detentor do troféu, joga pela terceira vez consecutiva com o emblema da Sertã.
Os dragões vão defrontar o Sertanense no sábado, dia 17 de Outubro, devido ao jogo com o APOEL Nicósia, no dia 21, para a Liga dos Campeões.
Já o Benfica e o Sporting deverão jogar no dia 18 de Outubro. O clube da Luz defronta o Monsanto, da II Divisão, Zona Centro, e o Sporting recebe o Penafiel, da Liga de Honra.
Diário Digital

Rotações 21 Setembro 2009

Gião… acabou o enguiço

No circuito de Magny-Cours em França o hino português soou depois de Manuel Gião e Pedro Couceiro terem rubricado a primeira vitória da temporada no Internacional GT Open. Os pilotos portugueses arrancaram da terceira posição da grelha, e lutaram com todos os argumentos para conseguirem o primeiro lugar. Este resultado permite-lhes continuar na luta pelo título do Campeonato, ambição que sempre mantiveram desde o início da temporada.

A dupla portuguesa que na primeira corrida do fim-de-semana sentiu inúmeras dificuldades decidiu arriscar um 'set-up' mais arrojado: "Que acabou por resultar bastante bem. As alterações foram feitas de forma consciente e de facto foi um enorme prazer sentir que o carro estava a corresponder a todo o nosso trabalho", começou por dizer Pedro Couceiro. "Foi uma corrida perfeita e um resultado que realmente merecemos. Aguentámos bastante bem a pressão inicial, fizemos uma paragem nas boxes exemplar e mesmo no final o Pedro conseguiu fazer frente a um percalço de corrida e cruzar a linha de meta no primeiro lugar", disse Manuel Gião. Ouvir a 'portuguesa' foi sem dúvida o momento alto: "Estar no topo do pódio tem um sentimento muito especial e ver toda a equipa feliz foi sem dúvida muito gratificante para nós. Conseguimos muitos pontos que nos vão permitir lutar até ao final pelo título de Campeões. É uma motivação extra", disseram os pilotos portugueses.

Rali Centro de Portugal
Bruno atacou forte


Bruno Magalhães venceu calmamente a prova e alcançou a liderança do campeonato, deu um passo de gigante rumo a mais um título nacional.Mais um passeio de Bruno Magalhães. Por muito brio que tenha o piloto lisboeta, não será estas participações em provas do CPR "caseiro" que poderá evoluir, um pouco por falta de verdadeira concorrência das marcas em termos nacionais.Mesmo se Armindo Araújo esteve presente e correu sem qualquer preocupação pontual e Bruno Magalhães não precisou de forçar e mesmo assim o virtual campeão do PWRC ficou a quase 1 minuto de distância...assim se comprovou, se necessário o fosse, quanto a regulamentação nacional precisava de uma lufada de ar como aconteceu no Campeonato espanhol, permitindo aos Grupos N tradicionais alterações em termos de carburadores, etc.Mas como no nosso país, o que dá a entender é que são precisos poucos e o resto não interessa.Mas, Armindo Araujo ficou em segundo, mas como não era para o campeonato, também os seus perseguidores em nada se preocuparam com ele.

Claramente quem esteve em excelente plano foi Fernando Peres, cada vez mais como o Vinho do Porto quanto mais velho melhor, algo que também se pode aplicar a Adruzilo Lopes piloto da ARC sport de Aguiar da Beira.Muito embora erros na segunda passagem pelos troços de sexta-feira, entre eles um falhanço na abordagem a uma chicane, foram determinantes para este resultado, mesmo assim bom, e que permitiu ao piloto da ARC Sport passar para a liderança do campeonato de Produção.Se uns estiveram muito bem, outros houve a quem o Rali Centro de Portugal será uma prova para esquecer como foi o caso de Vítor Pascoal. Na sexta-feira uma má opção de pneus condicionou e muito a sua prestação. Na etapa o piloto de Amarante entrou ao ataque mas logo no troço seguinte um pião, e a consequente dificuldade em engrenar a marcha – atrás e lá foram cerca de 30 segundos.

A partir daí lá foi a liderança do campeonato bem mais cedo do que o piloto e todos pensariam.Sempre espectacular, mas desta vez também azarado esteve Ricardo Teodósio que ao volante de um Evo IX da ARVidal acabou por terminar em sétimo da geral, terceiro do Grupo N.Logo a seguir ficou Pedro Leal, num Evo X da RMC, tal como o de Armindo, mas só mesmo nisso eram semelhantes já que o de Leal era da Copa espanhola, logo um Grupo N weak. Mas Pedro Leal até consegue fazer da fraqueza força e teve bons apontamentos. E já agora, que bom que era que a Mitsubishi Portugal se entusiasmasse até porque o CPR está tão necessitado de um (verdadeiro) troféu! Notas menos positivas para as provas de Ricardo Moura, Barroso Pereira e Pedro Rodrigues, sempre muito longe dos outros pilotos do Grupo N.

Classificação Final:
1 Bruno Magalhães Carlos Magalhães Peugeot 207 S2000
2 Armindo Araújo Miguel Ramalho Mitsubishi EVO X
3Fernando Peres José Pedro Silva Mitsubishi EVO IX
4 Adruzilo Lopes José Janela Subaru Impreza N2009
5 Vitor Pascoal Mário Castro Peugeot 207 S2000

Classificação do Campeonato:
1º Bruno Magalhães 55
2º Vitor Pascoal 54
3º Fernando Peres 36
4º Adruzilo Lopes 33

Miguel Campos mostrou que quem sabe não esquece. Venceu entre os concorrentes do CPR2... onde se inscreveu no passado dia 15!Miguel Campos venceu com grande vantagem o CPR2 no Rali Centro de Portugal. O seu andamento foi de tal modo que chegou a incomodar alguns pilotos do CPR. Para uma estreia com o Clio R3 dificilmente se poderia esperar mais. Num rali com um traçado mais apropriado ao Clio R3 e ainda mais adaptado ao Clio, cuidado com Miguel Campos. Falta é saber se há "Caixa" para as próximas provas!...Curioso é que tenha passado despercebido a muitos (nós incluidos e também aos outros, pelo menos alguns, pilotos do CPR2) que Miguel Campos se tinha inscrito no campeonato, mais precisamente no passado dia 15! Ora com isto passou a haver uma nova carta no baralho (e que carta! Um verdadeiro Ás!).Estamos falados do homem "doutro" campeonato... mas que afinal faz parte deste campeonato, falemos agora dos outros.

E nos outros, o que mais lucrou com o Centro de Portugal, foi um piloto também ele do Centro de Portugal, mas bem mais a Norte, Carlos Matos, que com o Clio S1600, finalmente a parecer ter voltado à competitividade do ano passado, terminou na frente de Barros Leite. O piloto de S. Pedro do Sul (fica bem mencionar o nome da nossa cidade) fez um forcing nos troços do Pinhal e superou o Leon TDi.Na quarta posição terminou o outro piloto da ARC Sport, Manuel Inácio, que teve num furo na roda dianteira direita no último troço da manhã o contratempo que o relegou para essa posição.Com Paulo Antunes a "borrar a escrita" ao ter uma saída de estrada, o CPR2 ficou agora mais aberto, embora a chegada do extra-terreste Campos possa baralhar em muito as contas.O abandono de Paulo Antunes permitiu também que no Citroen Racing Trophy a vitória fosse para Frederico Gomes, à frente de Paulo Neto, Armando Oliveira e Carlos Lopes.Destaque, mas pela negativa, para a passagem dos dois carros do Grupo GT por este rali. Ficaram ambos pelo caminho e enquanto andaram pouco ou nada impressionaram.

Paulo Correia estreou o Evo VI com uma vitória clara na prova do Regional Centro integrada no Rali Centro de Portugal.Com apenas 16 concorrentes à partida, a prova do Regional, tal como sempre acontece quando integrada numa prova do "Nacional" passa algo despercebida.Porém, com uma lista do "Nacional" tão curtinha, a presença do Regional sempre ajuda a aumentar o número de concorrentes.Quanto à prova em si, tal como no "Nacional", também aqui luta pela vitória foi coisa que não existiu e o piloto de Coimbra, em estreia no Lancer Evo VI, passeou a sua superioridade, apenas não triunfando na Super especial e no último troço, vencendo com mais de 1 minuto de avanço sobre Daniel Nunes num Citroen A GTI e Luís Mota no Lancer Evo IV.Terminaram apenas 7 concorrentes, o que demonstra um dos grandes problemas das provas do Regional que é o número elevadíssimo de desistências...

Classificação Final:
1 Paulo Correia Ricardo Correia Mitsubishi Carisma
2 Daniel Nunes Carlos Ramiro Citroën AX GTI
3 Luis Mota André Mota Mitsubishi Lancer EVO IV
4 Pedro Gaspar Fabrice Gaspar BMW 325 IX
5 Fernando Teotónio Luis Morgadinho BMW 325 I

Salvador Cabral / BandarraFm

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rotações 17 Setembro 2009

Rui Gonçalves é Vice-Campeão do Mundo

Rui Gonçalves consagrou-se como o primeiro piloto português a ser vice-campeão do Mundo de Motocross. Este notável resultado aconteceu na derradeira jornada do Campeonato no Brasil, prova onde o lusitano terminou as duas mangas da classe MX2 na 5.ª posição. A discussão do título mundial na classe MX2 durou até à última prova, para a qual Rui Gonçalves entrou com 22 pontos de desvantagem face ao comandante, Marvin Musquin. Perante essa diferença, só um verdadeiro "dia negro" do francês poderia ainda dar hipóteses a Gonçalves neste confronto decisivo, mas isso não aconteceu. Aliás, a coroa ficou entregue a Musquin logo no final da primeira manga, graças ao triunfo do piloto gaulês nessa manga.

O 2.º lugar no Campeonato é sem sombra de duvida muito prestigiante, reforçando o estatuto de Rui Gonçalves como um dos melhores crossistas mundiais da actualidade. O piloto de Vidago deu brilhante continuidade à carreira internacional, pois esta foi a sua oitava época consecutiva de envolvimento no "Mundial" de Motocross, assinalada por quatro vitórias em Grandes Prémios e um total de seis mangas ganhas. Mais ainda, num total de 29 mangas disputadas, terminou 15 nos três primeiros lugares. Um desempenho de grande nível, que permitiu a Rui Gonçalves concluir a temporada como vice-campeão.A chuva intensa que caiu durante a semana no Estado de Santa Catarina, onde se situa Canelinha, no Sul do Brasil, levou mesmo a organização a cancelar os treinos e qualificações de Sábado, a fim de poupar a pista para as corridas. A aposta deu resultado, porque não choveu e o terreno apresentou-se em condições adequadas. A abrir o programa cada classe teve direito a um treino livre de 10 minutos, logo seguido pelo qualificativo de 20 minutos, ordenando os concorrentes para a grelha de partida.

Na primeira manga Rui Gonçalves entrou ao ataque e liderou o pelotão durante as primeiras três voltas, até ser ultrapassado na quarta por Marvin Musquin. Este não cometeu erros e aguentou firmemente o comando para ganhar destacado, assegurando desde logo a conquista do título. Rui Gonçalves foi 5.º colocado, posição em que se fixou a partir da nona volta.Na segunda manga o piloto português ainda surgiu na dianteira durante a volta inaugural, mas na segunda passagem à pista Musquin ascendeu ao comando. O francês ainda perdeu a posição para Ken Roczen já na segunda metade da corrida, durante cinco voltas, mas na antepenúltima recuperou em definitivo a primeira posição. Quanto a Rui Gonçalves, andou durante muito tempo no 4.º posto, só baixando para 5.º a cinco voltas do fim.Na classe MX1 o italiano Antonio Cairoli já era virtual campeão desde a jornada anterior. Na pista de Canelinha, o belga Clemente Desalle ganhou a primeira manga, enquanto o seu compatriota Steve Ramon levou a melhor naquela que encerrou este Campeonato do Mundo de 2009.

Campeonato
MX2:

1.º Marvin Musquin (KTM) 540 pontos;
2.º Rui Gonçalves (KTM) 500;
3.º Gautier Paulin (Kawasaki) 437;
4.º Davide Guarneri (Yamaha) 418;
5.º Ken Roczen (Suzuki) 390;
6.º Steven Frossard (Kawasaki) 332.

MX1:
1.º Antonio Cairoli (Yamaha) 561;
2.º Maximilian Nagl (KTM) 525;
3.º Clemente Desalle (Honda) 508;
4.º David Philippaerts (Yamaha) 497;
5.º Ken de Dycker (Suzuki) 495;
6.º Joshua Coppins (Yamaha) 485.

André Araújo à beira do “Tri”

André Araújo ganhou o Stunt Riding de Maiorca, e com esse triunfo está à beira de se sagrar campeão da modalidade pela terceira vez consecutiva. Se isso vier a acontecer, será o terceiro piloto de “Stunt” a conseguir esse nível de desempenho na categoria principal.O Campeonato Nacional de Stunt Riding (ex-Freestyle) foi instituído em 2001 – após um Troféu no ano anterior – e nas três primeiras edições o campeão foi Humberto Ribeiro. Nos três anos seguintes sucedeu-lhe Ricardo Domingos, e agora André Araújo está em posição privilegiada para repetir a façanha. Isto, falando apenas na chamada "categoria A", pois nesta história do Stunt durante três épocas existiu também outra classe, para máquinas menos potentes.A quinta e penúltima jornada do Campeonato disputou-se em Maiorca, nas imediações da Figueira da Foz, com cerca de dois mil espectadores muito animados com as acrobacias executadas por seis concorrentes, sob calor intenso.

André Araújo começou a ganhar vantagem logo na manga de exercícios livres, pois registou 70 pontos, contra 58 de Paulo Matias e Hélio Pereira. O azarado do dia foi o habitual 4.º classificado, Bruno Mendonça, que logo nesta fase começou a debater-se com problemas de motor, de tal forma que já não alinhou na segunda manga.Na manga de exercícios livres André Araújo confirmou a supremacia evidenciada em Maiorca, registando então 166 pontos, contra 147 de Hélio Pereira e 135 de Paulo Matias. Estes sofreram 10 pontos de penalização, Matias devido a queda e Pereira por ter batido na extremidade da pista.Feita a soma de resultados André Araújo conquistou uma vitória folgada, desta vez com Hélio Pereira a superar Paulo Matias no confronto pelo 2.º posto, enquanto Flávio Silva levou a melhor sobre Fábio Paulino na discussãodo 4.º lugar.Em termos de Campeonato, na pior das hipóteses e para revalidar o título, André Araújo apenas precisa de ser 4.º classificado na última prova. Esta terá lugar a 3 de Outubro, em Cascais.

Classificação:
1.º André Araújo (Honda CBR 900) 236 pontos;
2.º Hélio Pereira (Honda CBR 600) 205;
3.º Paulo Matias (Suzuki GSXR 600) 193;
4.º Flávio Silva (Yamaha R6) 166;
5.º Fábio Paulino (Honda CBR 600) 139;
6.º Bruno Mendonça (Honda CBR 600) 23.

Campeonato:
1.º André Araújo (Honda) 115 pontos;
2.º Paulo Matias (Suzuki) 100;
3.º Hélio Pereira (Honda) 85;
4.º Bruno Mendonça (Honda) 43;
5.º Fábio Paulino (Honda) 25;
6.º Flávio Silva (Yamaha) 21;
7.º Célio Coelho (Yamaha) 9.

Paulo Gonçalves primeiro em Minjoelho

Paulo Gonçalves ganhou em Minjoelho a segunda prova do Campeonato Nacional de Cross-Country, e com este êxito passa a liderar essa competição em igualdade pontual com Sandro Marcos. Uma situação demonstrativa do crescente interesse que o Cross-Country desperta.Alguns dos melhores pilotos nacionais de "Enduro / TT" estão a envolver-se seriamente no Cross-Country, conferindo maior impacto e intensidade competitiva às provas da modalidade. Em Minjoelho, nos arrabaldes de Tomar, 41 pilotos estiveram em acção, sendo que apenas 22 completaram a corrida de duas horas mais duas voltas. O pó voltou a fazer-se sentir, embora com menos intensidade que o verificado quinze dias antes em Paços de Ferreira, pois desta vez uma parte do percurso era "arejada" pelo vento.

Paulo Gonçalves dominou as operações nesta prova, escapando a uma queda colectiva sensivelmente a meio da corrida. O piloto de Esposende chegou ao fim com 1m02s de vantagem sobre Sandro Marcos, sendo este ordenamento inverso do verificado na jornada de abertura. Como tal, os dois credenciados pilotos surgem empatados na frente do Campeonato. Em Minjoelho Luís Carreira completou o pódio, mas já a uma volta do vencedor, seguido por Hélder Rodrigues.Na classe Nacional aconteceu uma situação semelhante, pois se na jornada anterior tinha ganho Joel Paiva, desta vez Norberto Teixeira passou primeiro a linha de meta. O duelo entre os dois pilotos foi muito intenso, de tal maneira que acabaram a prova separados apenas por 3 segundos de diferença! Assim sendo, Teixeira e Paiva também estão empatados na tabela de pontos da classe. Quanto à classe Promoção, o melhor representante foi José Vieira – 7.º na "geral" absoluta da prova – com uma volta de vantagem sobre os mais próximos perseguidores.

Classificações por Classes
Consagrados: Os quatro primeiros da classiicação geral pertencem a esta classe.
Nacional:
1.º Norberto Teixeira (Yamaha) 17 voltas em 2h14m03s;
2.º Joel Paiva (BMW) 0.03;
3.º Manuel Santos (Yamaha) a 4.41;
4.º Elias Rodrigues (BMW) a 1 volta;
5.º António Pereira (Yamaha) a 1 volta;
6.º Pedro Vitorino (Husaberg) a 1 volta.

Promoção:
1.º José Vieira (Yamaha) 17 voltas em 2h14m38s;
2.º Nuno Filipe (KTM) a 1 volta;
3.º Nuno Pereira (Yamaha) a 1 volta;
4.º Cândido Faria (Honda) a 1 volta;
5.º Júlio Sousa (Yamaha) a 1 volta;
6.º Carlos Teixeira (Husqvarna) a 2 voltas.

Salvador Cabral/BandarraFm

Desemprego poderá atingir 650 mil portugueses em 2010

A OCDE prevê que no próximo ano Portugal vai ter 650 mil desempregados, o que representa mais 210 mil do que os contabilizados em 2007. Os dados que constam do relatório sobre as Perspectivas de Emprego 2009, revelam ainda que nos 30 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico o desemprego vai atingir os 57 milhões de pessoas.

Segundo os dados hoje divulgados Portugal vai chegar, ao último trimestre de 2010, com uma taxa de desemprego na ordem dos 11,7 por cento. Uma subida de 47,9 por cento face ao mesmo período de 2007. Em Dezembro de 2007, Portugal tinha 440 mil desempregados e uma taxa de desemprego de 7,9 por cento. No final de Junho de 2009, o número de desempregados em Portugal elevou-se 19 por cento, para 524 mil desempregados (mais 84 mil desempregados do que no quarto trimestre de 2007), com a taxa de desemprego a situar-se nos 9,4 por cento.

Portugal destaca-se nas medidas anti-crise
O relatório revela também que Portugal gastou uma média de 0,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em medidas e políticas activas de emprego especificamente direccionadas para o combate à crise. Portugal é, a seguir à Polónia, o segundo país que mais tem gasto em políticas activas de emprego. Em Dezembro, o Governo português lançou um plano de 12 medidas de apoio ao emprego que vão ter um custo de 58 milhões de euros, 300 dos quais sairão do Orçamento de Estado de 2009. Estas 12 medidas inserem-se num plano de combate à crise que prevê 29 medidas para incentivar o investimento e combater o desemprego. A OCDE revela ainda que na maior parte dos 30 países que integram a organização, os fundos adicionais direccionados para o mercado de emprego têm sido muito reduzidos. Destacando-se apenas Portugal, Polónia, Grécia, Espanha, Suécia e Japão.

80 por cento dos trabalhadores vive em risco de pobreza
Outro dos dados analisados no relatório sobre as Perspectivas de Emprego 2009 foi o risco de pobreza, e em relação a Portugal os dados revelam que 80 por cento dos trabalhadores portugueses, em idade activa, vive em risco de pobreza. Para a OCDE, o risco de pobreza é mais elevado em famílias em que só existe um empregado e com um filho, e em famílias com elementos em idade de reforma.

Desemprego pode atingir os 10 por cento nos países da OCDE
O relatório sobre as Perspectivas de Emprego 2009 prevê ainda que a taxa de desemprego nos países da OCDE aproximar-se dos 10 por cento, o que representa que no final de 2010, cinquenta e sete milhões de pessoas estarão sem emprego. Espanha, o país onde a taxa de desemprego é actualmente a mais elevada (18 por cento), mais do que duplicará no final de 2010, devendo atingir 4,5 milhões de desempregados e uma taxa de desemprego a rondar os 20 por cento nos finais do próximo ano. A Holanda, o país da OCDE com a taxa de desemprego é mais baixa (actualmente cifra-se nos 3,5 por cento) terá no final de 2010 uma taxa de desemprego de 7,6 por cento, com 679 mil desempregados.

OCDE deixa recomendações
O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Angel Gurría, apelou aos Governos para que tomem medidas. "É necessário haver políticas especiais concentradas no mercado de trabalho, para que possamos ter uma recuperação mais rápida", afirmou o responsável máximo da OCDE em conferência de imprensa. Segundo Angel Gurría, "acreditamos que estes dados se vão manter e vão afectar principalmente os grupos mais vulneráveis da população: os jovens, os imigrantes, os trabalhadores temporários e as mulheres". Nesse sentido, a OCDE deixa algumas recomendações como "apoiar os jovens que procuram colocação, aumentar a formação dos desempregados para que a sua contratação seja mais atractiva para as empresas e apoiar os esforços dos desempregados para obterem novo emprego".

Rtp

Maioria vê democracia pelo Mundo como objecto frágil

Um relatório apresentado nas Nações Unidas sublinha que a população mundial não sente liberdade para expressar opiniões políticas que não as oficiais. De acordo com o inquérito da União Inter-parlamentar, o apoio - que existe - à democracia como sistema de governo não é acompanhado pela vontade dos estados de respeitarem os seus princípios.

O estudo foi tornado público esta semana num acto simbólico que assinalou o Dia Internacional da Democracia, celebrado terça-feira. Refere o inquérito da agência das Nações Unidas que a maioria da população mundial considera que no seu país não se podem expressar opiniões políticas impopulares. Nesse sentido, de acordo com o inquérito da União Inter-parlamentar (UIP), os partidos opositores têm poucas oportunidades de expor as suas ideias e, apesar do grande apoio à democracia como sistema de governo, persistem dúvidas sobre o seu funcionamento prático e a vontade de os estados respeitarem os princípios dessa democracia.
Apesar de 86 por cento dos inquiridos ter considerado ser muito importante poder expressar posições políticas, apenas cerca de um quarto (24%) confirmou que no seu país pode exercer esse direito sem temer qualquer punição. Em 21 dos 24 países contemplados no estudo da ONU, a maioria dos inquiridos considera que os partidos da oposição não têm "uma oportunidade justa para expressar a sua opinião e procurar influenciar o governo". "A tolerância é o pilar do diálogo político e do pluralismo, ainda que isso esteja ausente em muitas sociedades, o que representa uma ameaça para a paz, desenvolvimento e segurança", considerou a representante da União Inter-Parlamentar na ONU, Anda Filip, durante a presentação deste estudo.
Dividido pelos resultados que dão razões "para nos animarmos mas também para nos preocuparmos", o presidente da UIP, Theo Bem Gurirab, sublinha que "há uma grande aspiração democrática no mundo como o único sistema de governo capaz de proporcionar progresso no campo das liberdades e dos direitos, na distribuição justa de riqueza e segurança".
Há no entanto a descrença entre a grande maioria da população mundial "de que a democracia funcione na prática", lamentou Gurirab. Foram 24 os países contemplados no inquériro.

A empresa WorldPublicOpinion, responsável pelo estudo, entrevistou 21 285 pessoas por todo o globo, passando pelos Estados Unidos, China, Indonésia, Índia, Brasil, Argentina e México. Numa mensagem emitida a propósito do Dia Internacional da Democracia, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu para os "formidáveis e numerosos" obstáculos à consolidação da democracia. "Restaurar ou constituir novas democracias, preservar as frágeis e melhorar a qualidade das democracias estabelecidas requer um compromisso e um trabalho intenso", advertiu Ban Ki-moon.

Rtp