segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Eusébio faz hoje 68 anos

Eusébio da Silva Ferreira, ou simplesmente, Eusébio, faz hoje 68 anos. Nascido em Lourenço Marques, hoje Maputo, capital de Moçambique, ficou conhecido como Pantera Negra.
Foi pouco antes do Natal de 1960 que chegou a Lisboa depois de ter assinado um contrato de 350 contos com o Benfica.Estreou-se no Estádio da Luz a 23 de Maio de 1961, num jogo amigável contra o Atlético em que marcou três dos quatro golos do Benfica.
A estreia na selecção nacional aconteceu a 8 de Outubro de 1961. Em 1966, vestindo a camisola das quinas, foi um dos principais protagonistas do Campeonato do Mundo jogado em Inglaterra, com uma prestação fenomenal.Em 2004, foi eleito o melhor futebolista de Portugal dos 50 anos da UEFA, e eleito o terceiro melhor jogador do século atrás de Pelé e de Maradona.Em toda a carreira marcou 733 golos em 745 jogos.
Os golos marcados antes de Eusébio se transferir para o Sport Lisboa e Benfica, não estão contabilizados, o que significa que oficialmente para efeitos estatísticos a carreira de Eusébio, apenas começa após a sua transferência para o Sport Lisboa e Benfica, facto esse, que vem prejudicar a contagem oficial dos golos marcados pelo jogador.
RTP

Rotações 25 janeiro 2010

Hirvonen mostrou o valor do S2000

Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen venceram o lendário Rali de Monte Carlo no novo M-Sport Ford Fiesta carro de rally S2000 depois de liderar do começo ao fim a sua estreia competitiva e que a Bandarra fm acompanhou. A Ford FIA World Rally Championship condutores e equipe dominaram as traiçoeiras condições do inverno nas montanhas do sul da França para terminar no famoso Turini porto de Mônaco com temperaturas a rondar os 17º negativos.A perícia dos finlandeses, vice-campeão no Campeonato do Mundo de 2009, provou ser inestimável ao volante dum Fiesta S2000 novo e excitante. O rali também lhes forneceu um ideal warm-up para a temporada de WRC, que começa na Suécia, no próximo mês.
O Rali de Monte Carlo foi a rodada de abertura do Intercontinental Rally Challenge (IRC), para a M-Sport, e deixou encantado o patrão Malcolm Wilson que observou a cobertura televisiva ao vivo dos quilómetros finais e a forma como com segurança Hirvonen guiou o Fiesta S2000 à vitória. A neve e o gelo cobriam os caminhos de montanha e os níveis de aderência constantemente alterados em condições escorregadias. No entanto, os pneus Pirelli foram próprios para o clima e para Hirvonen não fazer um único erro durante os 15 troços de velocidade."O Rali de Monte Carlo é uma das manifestações mais importantes do mundo e é uma grande emoção ganhar aqui", disse Hirvonen este jovem de 29 anos. "Foi um evento longo, duro e as condições de um desafio ainda mais difícil. Este carro é novo para a concorrência, mas tudo funcionou perfeitamente a partir do primeiro quilómetro. Esta é uma homenagem a toda a equipe, e particularmente as pessoas que colocam em tanto esforço durante as últimas duas semanas. "Para iniciar a temporada com uma vitória é um grande aumento da confiança. Gosto do sentimento de vitória e quero continuar assim, quando o WRC começa no próximo mês, na Suécia", acrescentou Hirvonen.

Mikko dirigiu exactamente no ritmo que ele necessitava para ganhar o que será crucial para o desenvolvimento futuro do Fiesta.Está visto que temos S2000 para ombrear com Peugeot e Skoda. É a marca checa que sai melhor desta prova, pelo menos das que estão interessadas no IRC. Dois carros no pódio, Juho Hanninen ainda tentou dar luta, mas percebeu que não conseguia até por algumas escolhas de pneus e set-ups menos felizes. Nicolas Vouilloz teve uma estreia positiva com o Skoda, mas apenas conseguiu brilhar pontualmente, apesar de um resultado positivo não impressionou. Stephane Sarrazin andou há deriva, e só pontualmente mostrou o que vale, pelo que o 4º lugar é o resultado dessa inconsistência. Jan Kopecky teve dois furos que lhe arrumaram as aspirações na 1ª etapa, acordou na etapa seguinte e foi um dos homens em destaque na 3ª etapa. A opção de pneus com pregos para a derradeira noite, acabou por se revelar acertada, mesmo que inicialmente levantasse duvidas. Guy Wilks bem pode queixar-se da primeira ronda nocturna para o seu 6º lugar. Demasiado relaxado na primeira passagem por "Lantosque-Luceram", acabou por perder dois lugares que não conseguiu recuperar na segunda ronda.

Uma demonstração extraordinária de Bruno Magalhães e Carlos Magalhães na recta final do Rallye de Monte Carlo, marcada pelas passagens no infernal Col du Turini, permitiu à equipa portuguesa Peugeot Total a proeza de estrear-se com um 7º lugar e arrecadar os primeiros pontos, no arranque da época 2010 do IRC (Intercontinental Rallye Challenge). Foi a melhor classificação de um piloto português neste rali, nas últimas décadas.Na 8ª posição à entrada para a penúltima especial, os pilotos da Peugeot Portugal subiram então ao 7º posto, com o abandono de Sébastien Ogier, o vencedor da edição de 2009. Magalhães concluiu então o seu primeiro Monte Carlo com um 6º crono na última especial e o 7º lugar consolidado à geral, sendo ainda o 2º melhor Peugeot atrás de Sarrazin.Bruno Magalhães: “Cumpri um sonho de criança ao vir correr a Monte Carlo! À partida interessava-nos ficar no ‘top 10’, pelo que estou muito feliz com este 7º lugar e sinto que os objectivos foram totalmente cumpridos. Se tivéssemos um pouco mais de experiência num rali tão difícil em termos de afinações e com tanta variedade na escolha de pneus, teríamos ido ainda mais longe.”

Kris Princen manteve a vantagem nas duas rodas motrizes e venceu aos comandos do seu Clio R3, tendo-se superiorizado a Pierre Campana em viatura idêntica. Nota de interesse para o facto dos melhores duas rodas motrizes se terem superiorizado, num rali com pisos tão inconstantes e escorregadios como os de Monte Carlo aos N4 “convencionais”. Olivier Burri, em Subaru Impreza foi o melhor deste lote de pilotos mas teve que se contentar com a 13ª posição da geral, precisamente atrás dos dois melhores 4X2.

Classificação do Rallye de Monte Carlo
1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Fiesta S2000
2º Juho Hanninen / Mikko Markkula - Skoda Fabia S2000
3º Nicolas Vouilloz / Benjamin Veillas Skoda Fabia S2000
4º Stéphane Sarrazin / Jacques-Julien Renucci - Peugeot 207 S2000
5º Jan Kopecky / Petr Stary – Skoda Fabia S2000
6º Guy Wilks /Philip Pug - Skoda Fabia S2000
7º Bruno Magalhães / Carlos Magalhães - Peugeot 207 S2000
8º Jean-Sébastien Vigion / Stephane Prevot – Peugeot 207 S2000
9º Jaroslav Orsak / Karel Vajik – Skoda Fabia S2000
10º Andrej Jereb / Miran Kacin – Peugeot 207 S2000

IRC Pilotos
1 Mikko HIRVONEN 10
2 Juho HANNINEN 8
3 Nicolas VOUILLOZ 6
4 Stéphane SARRAZIN 5
5 Jan KOPECKÝ 4
6 Guy WILKS 3
7 Bruno MAGALHAES 2
8 Jean-Sébastien VIGION 1

IRC Marcas
1 ŠKODA 14
2 M-SPORT 10
3 PEUGEOT 9
4 SUBARU 5
5 RALLIART 1

IRC 2WD CUP Pilotos
1 Kris PRINCEN 10
2 Pierre CAMPANA 8
3 Thomas BARRAL 6
4 Simone CAMPEDELLI 5
5 Jean-Michel RAOUX 4
6 Arnaud MONNET 3
7 Christophe FONTAINE 2
8 Tom CAVE 1

IRC 2WD CUP Marcas
1 M-SPORT 13
2 PEUGEOT 10
3 ŠKODA 6

Salvador Cabral / BandarraFm

Taça da Liga:Benfica, Sporting, Porto e Ac. Coimbra

O FC Porto apurou-se este domingo para as meias-finais da Taça da Liga ao vencer por 2-0 na deslocação ao reduto do Estoril-Sol. Belluschi e Orlando Sá assinaram os golos portistas. Após uma primeira parte sem golos nem grandes jogadas de perigo, Jesualdo Ferreira lançou Falcao e Alvaro Pereira no reatamento, saindo Guarín e Nuno André Coelho. Belluschi, aos 54 minutos, cobrou com êxito um livre directo a punir falta sobre Ruben Micael, que se estreou pelos dragões. Aos 78 minutos, Orlando Sá aproveitou um falhanço de um defensor canarinho e dilatou a vantagem dos tetracampeões nacionais. No outro encontro do grupo A, a Académica venceu no terreno do Leixões, graças a um golo de Sougou. FC Porto e Académica somaram sete pontos, mas os portistas ficaram em primeiros graças a uma melhor diferença de golos. Os estudantes, contudo, também se apuraram para as meias-finais ao serem o melhor dos segundos classificados.
O Sporting somou este domingo a terceira vitória em três jogos no grupo B da Taça da Liga ao triunfar no terreno do Trrofense por 1-0. Liedson, aos 37 minutos, assinou o golo leonino. Após uma semana atribulada, que culminou com a demissão de Sá Pinto após agressões a Liedson, o Sporting venceu apesar de uma exibição cinzenta e apurou-se para as meias-finais de uma competição onde já foi finalista vencido nas duas edições anteriores. No outro encontro, o Sporting de Braga goleou a União de Leiria por 4-1, apagando a má carreira na competição.O Sporting somou nove pontos, enquanto o Trofense foi segundo, com quatro. O Sporting Braga foi terceiro, com três pontos, e a União de Leiria ficou na última posição, com apenas um ponto.
O Benfica assegurou este domingo a passagem às meias-finais da Taça da Liga ao vencer por 2-1 no terreno do Rio Ave. Após uma primeira parte sem golos, Carlos Martins inaugurou o marcador aos 49 minutos. Cinco minutos depois, Bruno Gama empatou na conversão de uma grande penalidade a punir falta de David Luiz sobre Tarantini. Dí María, aos 76 minutos, deu o triunfo aos pupilos de Jorge Jesus. No outro jogo do grupo C, o Nacional recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo de Juliano. O Benfica somou sete pontos, seguindo-se Rio Ave e Nacional, ambos com quatro. O Vitória de Guimarães, com um ponto, foi o último classificado.
Diário Digital

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FC Porto nos quartos após 30 penalties

O FC Porto alcançou os quartos-de-final da Taça de Portugal após eliminar o Belenenses no Restelo por 10-9 nas grandes penalidades (2-2 após prolongamento). O guarda-redes Beto foi o nome do jogo, assim como o colega de posição Bruno Vale. Ambos obrigaram a marcação de 30 grandes penalidades… Num encontro bastante disputado, mas nem sempre bem jogado, o FC Porto esteve a perder por duas vezes mas acabou por encontrar forças para empatar por duas vezes. O Belenenses marcou por Lima, aos 13 e 80 minutos, mas os dragões reagiram por Falcão (14) e Rodriguez (85), que recebeu ordem de expulsão aos 99.

No prolongamento, devido a ter mais um jogador, o clube de Belém foi melhor e teve oportunidades para marcar, mas o FC Porto conseguiu segurar a igualdade. Depois veio os penalties, com Bruno Vale e Beto a mostrarem competência, enquanto alguns dos jogadores de ambas as equipas mostraram o contrário. O homem que deitou tudo a perder foi Romário, que já tinha perdido na primeira ronda. Farías marcou o golo da qualificação, mas todos os jogadores do dragão foram agradecer a Beto.

Diário Digital

Liedson e Sá Pinto ao murro no balneário

O avançado brasileiro do Sporting Liedson e o director desportivo Ricardo Sá Pinto desentenderam-se e terão andado ao murro no balneário do Estádio de Alvalade, devido ao erro do guarda-redes Rui Patrício no jogo da Taça de Portugal, contra o Mafra, que esteve na origem do segundo golo dos visitantes. Segundo avança a imprensa desportiva desta quinta-feira, o desentendimento entre os dois elementos terá começado ainda no terreno de jogo e piorado já no balneário, durante uma reunião de emergência convocada por Sá Pinto, em que o director desportivo terá tomado o lado dos adeptos e criticado duramente Rui Patrício, motivando a intervenção do «Levezinho».

Os jornais garante ainda que Liedson terá tomado o partido do companheiro de equipa e, com a troca de palavras a subir rapidamente de tom, terá mesmo chegado a trocar empurrões e alguns murros com Sá Pinto. O ambiente no balneário só terá serenado com a intervenção dos restantes elementos do plantel e a retirada do brasileiro do local, com este a deixar a garantia de que, a partir de agora, dificilmente poderá conviver no mesmo espaço com Sá Pinto. «É ele ou eu!», terá sido a ideia deixada no ar pelo avançado, acrescenta o diário desportivo Record.

Quanto ao treinador do Sporting, Carlos Carvalhal, terá assistido incrédulo a toda a cena, acabando por comparecer na conferência de imprensa após o jogo mais de uma hora depois deste ter terminado. No entanto, preocupante para Carvalhal é deverá ser também o facto de tudo apontar para que venha a perder o goleador, que a partir de agora está, tal como Sá Pinto, debaixo da alçada disciplinar do clube e em risco de ter de cumprir um pesado castigo. A imprensa revela ainda que o clube deverá tomar uma posição oficial sobre ao assunto ainda esta quinta-feira.

Diário Digital

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Futebol Distrital - I & II Divisão 2009/2010

Distrital de 1ª Divisão AFGuarda

Jornada 13 - 17 Janeiro 2010

Figueirense 2-1 Trancoso
Aguiar da Beira 0-0 Vilanovenses
Desp. Soito 3-0 Lageosa
Foz Coa 6-0 Celorisense
Vila Cortez 4-1 Sabugal
Gouveia 3-2 Penaversense
Pinhelenses 2-0 Vilar Formoso

Classificação:
1. Aguira da Beira 25
2. Gouveia 25
3. Foz Coa 24
4. Vila Cortez 23
5. Sabugal 21
6. Figueirense 20
7. Vilanovenses 19
8. Trancoso 19
9. Pinhelenses 17
10. Vilar Formoso 16
11. Desp. Soito 12
12. Penaverdense 9
13. Celorisense 5
14. Lageosa 0

Proxima Jornada - 14ª, 31 Janeiro 2010

Gouveia - Pinhelenses
Vila Cortez - Penaverdense
Foz Coa - Sabugal
Desp. Soito - Celoricense
Aguiar da Beira - Lageosa
Figueirense - Vilanovenses
Trancoso - Vilar Formoso

Distrital 2º Divisão AFGuarda

Jornada 07 - 17 Janeiro 2010

Serie A
Guarda FC 3-3 Mileu
FC Pala 3-1 Guarda Unida
Castanheira 0-4 Freixo Numão
Casal Cinza 0-3 VF Naves

Classificação:
1. VF Naves 16
2. Mileu 13
3. Guarda FC 13
4. FC Pala 13
5. Freixo Numão 7
6. Guarda Unida 4
7. Castanheira 3
8. Casal Cinza 0

Serie B
Teixerense 2-3 Manteigas
Paços da Serra 1-1 Nespereira
Abadense 0-0 Seia FC
Santa Comba 1-5 Fornotelheiro

Classificação:
1. Manteigas 16
2. Nesperaira 10
3. Seia Fc 9
4. Santa Comba 9
5. Teixerense 8
6. Fornotelheiro 7
7. Paços da Serra 5
8. Abadense 4

Proxima Jornada - 8ª, 31 Janeiro 2010

Serie A
Mileu Guarda - Guarda Unida
FC Pala - Freixo Numão
Castanheira - V.F.Naves
Guarda FC - Casal Cinza

Serie B
Manteigas - Nespereira
Paços da Serra - Seia FC
Abadense - Fornotelheiro
Teixeirense - Santa Comba

AFGuarda/BandarraFm

Rotações 18 janeiro 2010

Supercross Joaquim Rodrigues em bom plano na Alemanha

Joaquim Rodrigues esteve em bom plano no Supercross de Dortmund, uma reputada prova internacional daquela modalidade. O lusitano conquistou o 3.º lugar em SX1 na final de Domingo, e foi 7.º classificado no conjunto dos três dias de prova. Paulo Alberto também competiu na Alemanha, mas com menos sorte na classe SX2.Os dois pilotos portugueses iniciaram a temporada de 2010 com esta participação no Supercross de Dortmund, na Alemanha. Um país onde Joaquim Rodrigues tem bastante "cartel", desde que em 2002 ali venceu o Campeonato absoluto de SX. Por isso mesmo, o minhoto foi uma vez mais convidado para esta prova internacional em solo germânico, e correspondeu bem à chamada.Entre 36 participantes na classe SX1, "Quim" Rodrigues (em KTM) só teve uma noite pouco produtiva, precisamente a primeira, disputada na Sexta-feira, quando o lusitano teve de abandonar na derradeira volta da sua meia-final. No Sábado rectificou a pontaria, pois apurou-se para a final – à qual tiveram acesso 12 pilotos qualificados – e terminou essa corrida num bom 7.º posto.


A melhor exibição de Rodrigues aconteceu no Domingo, quando esteve sempre envolvido na discussão dos primeiros lugares da final. O piloto de Barcelos conquistou então um expressivo 3.º lugar, ficando apenas a 3,6s do vencedor, o norte-americano Kyle Chisholm – de resto, o vencedor nos três dias de prova. No somatório de pontos das três finais diárias, o lusitano obteve o 7.º lugar nesta edição do SX de Dortmund.Já recuperado de uma clavícula lesionada no fim de Novembro, Paulo Alberto também integrou o lote de convidados para este Supercross de Dortmund, mas na classe SX2. Entre 25 concorrentes e ainda em busca da melhor forma após o período de convalescença, falhou a qualificação para as finais – nesta classe havia duas finais diárias.Paulo Alberto (em Suzuki) teve um desempenho mais conforme as suas capacidades. Nesse dia foi 8.º classificado na primeira final, tendo de desistir na antepenúltima volta da restante corrida. Finalmente, no Domingo quedou-se pelo "last chance" de apuramento.


12ª Gala Spal


A 12 ª edição da Gala Spal/A Nossa Selecção de Pilotos 2009, juntou no Hotel Vanguarda mais de uma centena de convidados que assistiram à entrega dos Troféus Spal e dos Diplomas aos pilotos do distrito da Guarda que, uma vez mais, foram homenageados pelo Clube Escape Livre.Trinta e quatro pilotos de dez diferentes modalidades foram, distinguidos, na noite da passada sexta-feira, pelos membros da Comissão de Honra, entidades oficiais e convidados vindos especialmente, para esta Gala, de diversos pontos do País.O Clube da Guarda fez ainda quatro distinções especiais, uma tradição neste tipo de iniciativa.Sócio Honorário foi atribuído ao Campeão do Mundo Armindo Araújo.OTroféu Manuel Gião, entregue pelo filho do falecido piloto da há firma da Guarda Matos & Prata.Mas o homem da noite e dos louros foi Mário Patrão que além da distinção a todos os pilotos levou para casa, o Troféu Prestígio distinguiu Mário Patrão. O Troféu Piloto do Ano foi entregue a Mário Patrão por votação entre todos os presentes com 24 votos.


Lista pilotos Homenageados


Autocross
Ana Matias
António Matias
Joaquim Frade
José Blanco
Nuno Paixão


Ralis
Nuno Rodrigues da Silva


Velocidade
Francisco Carvalho
David Saraiva


Ralis Clássicos
João Queiroz


Ecomaratonas
David Marques
João Gomes


Navegação
Alexandre Faro
António Cruz Pereira
Carlos Alberto Lourenço
Carlos Coelho
João Pedro Borges
João Esteves
Jorge Nuno Brioso
Luis Filipe Poço
Nuno Neta da Costa
Nuno Martins
Paulo Fernandes Dias
Sérgio Loureiro


Radiomodelismo
Ângelo Fonseca
Diogo Fonseca
Nuno Costa
Rui Brites


Motocross
André Ruano
Márcio Ferreira
Vinícius Ferreira


Todo Terreno e Enduro
Mário Patrão
Telmo Conde
João Pedro
Luis Coelho
Paulo Oliveira


Salvador Cabral ( Valence no Raly de Monte Carlo ) / BandarraFm

Globos de Ouro: «Avatar» é Melhor Filme Dramático

A cerimónia dos Globos de Ouro, prémio da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywwod (HFPA), decorreu esta noite em Los Angeles, antecipando, de alguma forma, o que poderá acontecer nos Óscares. «Avatar» recebeu o galardão para Melhor Filme Dramático e Melhor Realizador, os troféus mais cobiçados da noite.

Na 67ª edição do troféu, a norte- americana Sandra Bullock foi designada a Melhor Actriz em Filme Dramático, pelo seu papel em «The Blind Side». A actriz, de 45 anos, tinha sido também nomeada para a categoria de Melhor Actriz de Comédia, pela interpretação em «A Proposta», mas o galardão foi conquistado por Meryl Streep, pela interpretação em «Julie & Julia».

A pelicula alemã «O Laço Branco», de Michael Haneke, conquistou o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro, enquanto Mo´Nique obteve a estatueta dourada de Melhor Actriz Secundária, pela interpretação em «Precious», de Lee Daniels, uma adaptação do livro «Push» de Sapphire (1996).

Óscares: «A Princesa e o Sapo» desclassificado de categoria

«A Princesa e o Sapo», da Disney, foi desclassificado na categoria de Melhor Banda Sonora, nos Óscares de 2010, por, alegadamente, não respeitar uma das regras da Academia. Contudo, a norma é vaga e abre espaço a várias interpretações. «Bandas sonoras compostas de trechos já utilizados ou músicas já existentes anteriormente, impacto diminuído pela predominância de canções ou músicas produzidas por mais de um compositor não poderão ser consideradas elegíveis», afirma a lei criada pela organização de um dos mais importantes eventos da indústria cinematográfica.

Contudo, a banda sonora do primeiro filme de animação com uma protagonista negra foi composta unicamente por Randy Newman, o responsável pela música de «Toy Story 2», portanto os produtores do filme não sabem exactamente o motivo da desqualificação. Ainda assim, a longa- metragem poderá concorrer na categoria de Melhor Canção.«A Princesa e o Sapo», que só deverá estrear nas salas de cinema portuguesas no início de Fevereiro, ultrapassou «The Blind Side», protagonizado por Matt Damon, e liderou a bilheteira nos EUA no primeiro fim-de-semana em cartaz nos cinemas. No primeiro dia de exibição a animação arrecadou sete milhões de dólares.

A película da Disney, que conta a história de uma mulher transformada em sapo depois de um beijo e marca a volta do estúdio aos desenhos feitos à mão, arrecadou, no total, 25 milhões de dólares em bilhetes. «É um desses contos de fadas clássicos da Disney e as pessoas apaixonaram-se por ele», justificou Chuck Viane, chefe da distribuição nacional da Buena Vista.

Biografia de Lady Gaga será lançada em banda desenhada

Lady Gaga será transformada em personagem de banda desenhada para contar a história da sua vida. A biografia da cantora, que será lançada em Maio, é um projecto da Bluewater Comics, que pretende ainda fazer a banda desenhada do percurso de Robert Pattinson, 50 Cent, David Beckham e Taylor Swift. A polémica artista, conhecida pelos seus trajes bizarros e pela sua cultura nonsense, foi considerada a Mulher do Ano pela MTV dos EUA, depois de ter sido eleita a terceira Mais Influente pela revista Entertainment Weekly e de ter sido a mais ouvida no ano do site Last.fm.

Stefani Joanne Angelina Germanotta, o seu verdadeiro nome, ultrapassou Beyoncé, Taylor Swift e Britney Spears, segundo o canal de televisão norte-americano. «Não houve ninguém que nos tenha desafiado, provocado ou entretido mais nos últimos 12 meses», declarou, em comunicado.
Recentemente, Madonna teria afirmado, numa espécie de passagem de testemunho, que Gaga teria a mesma energia que ela, no início da sua carreira. A cantora, de 23 anos, transformou-se num ícone da música e da moda, apresentando visuais sinistros, através da sua paixão pelas ombreiras enormes e pelos chapéus bizarros.

The Gift trabalham em novo álbum

Os The Gift estão, finalmente, a trabalhar num novo álbum, revelou Nuno Gonçalves ao Correio da Manhã. O disco já tem título definido mas o compositor do grupo escusou-se a revelá-lo ao jornal. A edição deverá ocorrer no segundo semestre do ano.

«Vamos fazer um disco muito mais arrojado (...) do ponto de vista da produção e na forma como irá chegar às pessoas», promete Nuno Gonçalves. Os The Gift não gravam desde 2004, ano em que saiu «AM/FM».

Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rotações 11 Janeiro 2010

O mais rápido do mundo

Com o lema "a melhor tecnologia para melhor desempenho", o fabricante 9ff, especialista em modelagem Porsche lançou o GT9-R, o carro de produção mais rápido do mundo. Um mecânico com 1120cv potencia, com uma aerodinâmica estudada, são responsáveis por este super carro com que são alcançados 418 km / h velocidade máxima, batendo o todo-poderoso Bugatti Veyron, carro desportivo americano SSC Ultimate Aero TT Tecnologia da Concorrência O GT9-R é um carro que tem um objectivo: o melhor desempenho em todas as situações. O chassi leve com aerodinâmica e desempenho do motor, é o resultado de 7 anos de desenvolvimento deste turbo mecânico tornam este carro de circuito num carro real, mas aprovado para a estrada. O motor utilizado é um 4,0 de seis boxer cilindro 9ff profundamente modificada por uma quadra da Porsche, que é capaz de entregar um escalonamento 1.120 hp e 1050 Nm de troque. Além dos 418 km / h velocidade máxima, todos os serviços declarados são igualmente impressionantes, com a aceleração de 0 a 100 km / h em GT9-R para o relógio em apenas 2,9 segundos e pode chegar a 300 km / h de paralisação em 14,9 segundos. Exclusivo e como apenas 20 unidades serão fabricadas este modelo, a um preço que não tenha sido tornada pública, mas provavelmente muito superior a 500.000 €. Além disso, cada uma das 20 unidades será única, pois, como bom treinador que é 9ff, cada carro será fabricado como o comprador personalizar ao mais ínfimo pormenor. Enquanto aguardam essa velocidade recorde é quebrado, provavelmente por a anunciada Keatin TKR, o carro mais rápido do mundo.

Africa Eco Race

A piloto Portuguesa Elisabete Jacinto e os seus companheiros de equipa regressaram à caravana do Africa Eco Race, depois de dois dias passados em Nouakchott onde o material suplente, que aí foi entregue, vai permitir ao seu MAN TGS chegar até Dakar,A piloto do Team Oleoban Man Portugal, naturalmente, desolada por ter sido forçada a abandonar, quando ainda lutava pela vitória, está cada vez mais convicta de que tomou a opção correcta quanto à escolha do Africa Eco Race, em detrimento do Dakar Argentina Chile.“Infelizmente para nós, que muito trabalhámos para aqui estar nas melhores condições que alguma vez tivémos para enfrentar esta longa maratona africana, o ter surgido uma situação que foge do nosso controle e que nos impediu de poder alcançar, quem sabe, aquela que seria uma importantíssima vitória. Senti-me confiante, com uma excelente máquina e travei um duelo dos mais interessantes da minha carreira” explica Elisabete Jacinto que, em Nouakchott, teve oportunidade de se inteirar do que vai acontecendo na América do Sul.

“Sei que os portugueses estão a conseguir boas prestações e faço votos para que assim seja até ao final da corrida. Soube, por outro lado que, tal como eu suspeitava, o traçado não tem sido minimamente interessante para os camiões e o desconforto é enorme, por parte da maioria dos presentes. Essa foi uma das razões que me levou a optar pelo Africa Eco Race e percebo que fiz uma excelente escolha. Já disse e repito: o René Metge fez um trabalho fabuloso na escolha dos percursos, com road-books muito próximo do perfeito e fazer estas pistas sem encontrar grandes traços e muito menos regos e tudo cavado, como sempre me aconteceu no passado, é de um prazer que supera tudo o que pode faltar à prova noutros domínios”.Tudo na mesma num Africa Race que dificilmente se poderá considerar como competitivo, pelo menos a nível participativo.
No ultimo dia Jacky Loomans voltou a vencer uma etapa mas apenas conseguiu 5 segundos de vantagem para Jêrome Pelichet. Loomans fica, com a consolação das 4 vitórias e da segunda posição à geral quando apenas falta a etapa que levará a curta comitiva até Dakar.Jean Louis Schelesser foi apenas terceiro mas mantém a primeira posição presa por quase uma hora e meia.Nos camiões, depois da desistência de Elisabete Jacinto, não há história: Miklos Kovacs voltou a triunfar na etapa e tem uma eternidade a separá-lo do segundo classificado, o belga Noel Essers.

Carros
1 SCHLESSER Jean louis (F) DEBRON Arnaud (F) SCHLESSER
2 LOOMANS Jacky (B) DRIESMANS Frits (B) NISSAN
3 LETHIER Francois (F) LURQUIN Jean marie (B) BUGGY

Camiões
1 KOVACS Miklos (H) CZEGLEDI Peter (H) TOTH Tamas (H) SCANIA
2 OLIVIER Stephane (F) TURLAIS Xavier (F) VIVIER Frederic (F) RENAULT
3 ESSERS Noel (B) DE PAUW Hans (B) BAETEN Richard (B) MAN

Gala do Clube Escape Livre

É já na próxima sexta-feira, dia 15 de Janeiro, que o Clube Escape Livre organiza pelo 12º ano consecutivo a Gala Spal.Muito perto de quarenta pilotos de nove modalidades distintas, recebem o Diploma e o Troféu correspondente à sua participação em provas oficiais dos diversos campeonatos. Trata-se do reconhecimento público do esforço e dedicação dos pilotos de desportos motorizados em participarem nos respectivos Campeonatos.Mário Patrão, detentor de 19 títulos nacionais, cinco deles consecutivos.António Matias que em 2009 alcançou o primeiro título da sua já longa carreira no autocross.Francisco Carvalho piloto de velocidade que mais vezes foi eleito Piloto do Ano.3 Distinções especiais, a divulgar, apenas na noite da Gala: O Troféu Piloto do Ano – que resulta da votação entre todos os presentes - e duas escolhas da Direcção do Clube: o Troféu Prestígio e o Troféu Manuel Gião. Estes dois prémios têm como finalidade homenagear entidades ou individualidades que através da sua acção tenham dado um contributo importante e fundamental para as actividades do Clube e para a promoção da região da Guarda.

Lista dos pilotos a Homenagear
Autocross
Ana Matias
António Matias
Joaquim Frade
José Blanco
Nuno Paixão
Ralis
Nuno Rodrigues da Silva

Velocidade
Francisco Carvalho
David Saraiva

Ralis Clássicos
João Queiroz

Ecomaratonas
David Marques
João Gomes

Navegação
Alexandre Faro
António Cruz Pereira
Carlos Alberto Lourenço
Carlos Coelho
João Pedro Borges
João Esteves
Jorge Nuno Brioso
Luis Filipe Poço
Nuno Neta da Costa
Nuno Martins
Paulo Fernandes Dias
Sérgio Loureiro
Radiomodelismo
Ângelo Fonseca
Diogo Fonseca
Nuno Costa
Rui Brites

Motocross
André Ruano
Márcio Ferreira
Vinícius Ferreira

Todo Terreno e Enduro
Mário Patrão
Telmo Conde
João Pedro
Luis Coelho
Paulo Oliveira

FIA divulga inscritos

A FIA divulgou as listas de inscritos no S2000 Cup, PWRC e JWRC, deixando de fora os pilotos do SWRC. Em cada um dos casos as provas onde vão estar presentes para pontuar.Apesar das inscrições terem terminado oficialmente, a FIA estendeu o prazo e aceitará com algumas reservas inscrições até 9 de Abril (PWRC) e 30 de Abril (JWRC).
Fique com as listas de inscritos:
S2000 Cup
Barwa Worlr Rally Team (MX, JOR, NZ, P, FI, J, GB)
Dynamic World Rally Team (MX, JOR, P, FI, D, F, GB)
Skoda - René Georges Rally Sport (S, MX, JOR, P, D, F, GB)
Janpro - (S, JOR, NZ, P, FI, D, GB)
Czech Ford National Team - (S, MX, NZ, FI, D, F, GB)
Red Bull Rally Team (S, JOR, NZ, FI, D, F, GB)

PWRC:
Toshi Ara - Subaru Team Arai (MX, NZ, D, J, F, GB)
Gabor Mayer - Gaboko Hungary ASE (MX, JOR, NZ, FI, J, GB)
Nicholai Georgiou - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Peter Horsey - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Hayden Paddon - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Alex Raschi - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Ott Tanak - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Armindo Araujo - Ralliart Italy (S, MX, JOR, D, F, GB)
Czech National Team (S, JOR, NZ,FI, J, F)
Gianluca Linari (S, MX, JOR, NZ, J, F)
Fabio Frisiero - Hawk Racing Club s.r.l. (S, MX, NZ, FI, F, GB)

JWRC:
Egoi Eder Valdes Lopez (P, BUL, D, F, E)
Loïc Mattei (Tur, P, BUL, D, F)
Todor Slavov (Tur, BUL, D, F, E)
Team Sab Motorsport (Tur, P, BUL, F, E)

Salvador Cabral/BandarraFm

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Nigeriano tentou explodir avião pode apanhar prisão perpétua

O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que tentou fazer-se explodir num voo norte-americano rumo a Detroit no Natal, pode, no máximo, ser condenado à prisão perpétua. O homem tem hoje audiência em Detroit. Abdulmutallab foi indiciado quarta-feira por seis crimes, incluindo o de uso de arma de destruição maciça, que prevê pena de prisão perpétua. Os outros crimes têm, cada um, penas que variam entre 20 e 30 anos. Foi acusado também de tentativa de assassínio e tentativa de destruição de aviões, entre outros.

Se alguém tivesse morrido na tentativa de ataque, a acusação poderia propor a pena de morte. De acordo com os documentos judiciais, Abdulmutallah foi acusado de embarcar com uma «bomba escondida» e podia «detoná-la quando quisesse, causando uma explosão a bordo do voo 253». Não existe menção específica ao terrorismo nas sete páginas que formalizam o indiciamento, mas o presidente Barack Obama disse considerar o episódio um atentado frustrado contra os EUA arquitectado pela rede terrorista Al Qaeda. Segundo as investigações, o nigeriano viajou para Amsterdão, e, de lá, embarcou no voo com um pó explosivo escondido na roupa interior. Quando o voo se aproximava de cidade de Detroit (EUA), Abdulmutallab tentou detonar o pó injectando uma substância química. A sua atitude, no entanto, chamou a atenção de outros passageiros, que conseguiram contê-lo, impedindo-o de fazer explodir o aparelho. Depois da prisão, em depoimento, o nigeriano - ainda segundo as autoridades norte-americanas - admitiu ter sido treinado para a acção pelo braço iemenita da Al Qaeda.

A 19 de Novembro, o pai de Abdulmutallab alertou a embaixada dos EUA em Abuja, na Nigéria, de que o seu filho se tinha transformado num extremista islâmico. No dia seguinte, as autoridades colocaram o nome do rapaz numa base de dados conhecida como «Tide», mas não numa lista mais restrita, que o proibiria de embarcar rumo aos EUA. Abdulmutallah está na prisão federal de Milan, no Estado norte-americano do Michigan. Teve seu visto para os EUA revogado. O rapaz tinha recebido, em Junho de 2008, visto para entradas múltiplas no país, com vigência de dois anos.

Diário Digital

Teclado «pressente» quando utilizador está sob stress

Da próxima vez que inserir um nome de utilizador e a senha, pense sobre o seu ritmo de digitação. Ele não só pode ser usado para identificá-lo, como também pode revelar se está sob stress. A equipa por trás da descoberta sugere que o método deve ser usado por lojas ou bancos para detectar se você está a aceder à sua conta sob stress extremo ou coação.

Há muito se sabe que os ritmos do estilo de digitação de uma pessoa são estáveis ao longo do tempo, levando a sugestões que poderiam ser utilizadas para verificar a identidade, ou mesmo detectar sinais precoces da doença de Alzheimer. Mas pouco se sabe sobre o efeito do stress sobre os padrões de digitação, segundo investigaram o psicólogo Mike Dowman e colegas da Universidade de Abertay, Reino Unido. Os investigadores pediram a 35 pessoas para que se fizessem o login num computador 36 vezes, ao longo de três sessões intercaladas por até um mês de intervalo, usando o mesmo nome de utilizador (abertayexperiment) e senha (understandsomething). As pessoas foram colocadas em estados de stress e neutralidade, alternadamente, através da audição de uma série de sons conhecidos, a fim de evocar emoções particulares - desde papel a ser amassado suavemente, passando por discussão de casais, até sirenes de emergência.

O tempo de cada tecla pressionada, assim como o intervalo entre uma e outra a ser libertada e pressionada, foi gravado para criar uma «impressão digital» da digitação de cada um. Eletródos foram fixados nas mãos dos dactilógrafos para detectar a partir da transpiração - um sinal de stress também explorado por detectores de mentira. A partir daí, o grupo usou os dados para desenvolver e testar softwares que identificassem uma pessoa a partir do seu estilo de digitação subjectivo. Usando apenas 36 caracteres, de detalhes de login, a pesquisa foi capaz de identificar correctamente 97,2% dos utilizadores, num total de 42.840 logins. Não era incomum, no sincronismo de uma pessoa, a variação de apenas 20 milésimos de segundo entre dois logins de uma semana de intervalo, diz Dowman.

Os dados também mostraram que o stress podia ser detectado na digitação de uma pessoa porque variava os padrões de tempo (por exemplo, pressionando as teclas de forma mais curta, em média) - embora dactilógrafos mantivessem o seu estilo identificável. «Não há dúvida: as pessoas fazem digitações diferentes sob stress», diz Dowman, que sugere que sistemas de segurança podem ser concebidos para emissão de um alarme, caso pareça que uma pessoa seja obrigada a entrar num sistema, tanto numa caixa electrónica quanto numa conta online. Mais pesquisas serão necessárias, entretanto, antes de um sistema identificar se uma pessoa está, por assim dizer, apenas a ter um dia mau ou a ser pressionada por um grupo de homens armados.

Diário Digital

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Deolinda e Mazgani actuam no Festival Eurosonic, na Holanda

Os Deolinda e o músico Shahryar Mazgani actuam na próxima semana em Groningen, na Holanda, integrados no cartaz do Festival Eurosonic, que decorrerá de 14 a 16 e Janeiro. Mazgani, que acaba de lançar na Bélgica, Holanda e Luxemburgo o álbum "Ladies and Gentlemen introducing... Mazgani", apresenta-se no dia 14 no espaço Shadrak daquela cidade. O músico luso-iraniano fechou 2009 a investir no mercado internacional, com a edição de um álbum que reúne temas do primeiro disco, "Song of the new heart", e do recente EP "Tell the people".

No dia 15, os Deolinda estarão no Grand Theatre e este será um dos últimos concertos antes do grupo entrar em estúdio para gravar o sucessor do álbum de estreia, "Canção ao lado". O Festival Eurosonic apresenta-se como uma plataforma de promoção da música recente que se faz na Europa e inclui concertos, debates e conferências para profissionais e público em geral. No arranque do festival, a 14 e Janeiro, decorrerá a cerimónia de atribuição dos prémios "European Border Breakers Awards" (EBBA) de 2010, que distinguiram dez artistas europeus, entre os quais os Buraka Som Sistema.

Estes prémios são atribuídos pela Comissão Europeia, em parceria com a European Broadcasting Union, e destinam-se a distinguir músicos europeus em início de carreira com sucesso além fronteiras. Os Buraka Som Sistema, que não poderão estar em Groningen por motivos de agenda, foram reconhecidos depois de terem lançado o álbum de estreia, "Black Diamond", que apresentaram em vários clubes da Europa. Na cerimónia do dia 14, que decorrerá no Oosterpoort Theatre com apresentação de Jools Holland, será ainda atribuído o prémio do público para melhor artista europeu, de entre os dez vencedores do EBBA, incluindo os Buraka Som Sistema. O quarteto de kuduro e electrónica foi um dos grupos portugueses que integrou em 2009 o cartaz do Festival Eurosonic, ao lado de Rita Redshoes e Legendary Tigerman.

Actrizes de renome recusam interpretar Madonna em filme

A cantora Madonna está à procura de uma estrela para protagonizar o mais recente projecto cinematográfico em que está envolvida, mas nenhuma quer participar. Até agora, já recusaram interpretar a cantora pop as actrizes Keira Knightley e Cate Blanchett, de acordo com a imprensa internacional. Na base da dificuldade de encontrar uma protagonista estará a possibilidade de a interpretada (Madonna) poder envolver-se demais na produção do filme, uma vez que já é responsável pelo argumento e pela banda sonora.

Por outro lado, também conta a possibilidade de Madonna querer protagonizar ela própria o papel no filme, que cairia em descrédito. A crítica internacional considerou «Filth and Wisdom» (exibido no Festival de Berlim 2009), realizado pela cantora, como estando «acima das expectativas», segundo a Agência Reuters. No entanto, a melhor incursão da artista pelo cinema foi «Evita», pelo qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz em Comédia ou Musical, em 1997.

EUA: «O Cavaleiro das Trevas» é a maior bilheteira da década

«O Cavaleiro das Trevas», a última aventura de Batman que deu destaque a Joker, interpretado pelo falecido Heath Ledger, foi a maior bilheteira da década nos EUA, arrecadando mais de 500 milhões de dólares (348 milhões de euros) só em território norte-americano e cerca de mil milhões de dólares (697 milhões de euros) em todo o mundo.

O sucesso do filme, de Christopher Nolan, deve-se, em grande parte, à morte do protagonista, em Janeiro de 2008, o ano de estreia da longa- metragem, que acabaria de vencer o primeiro Óscar póstumo para Melhor Actor Secundário, além da estatueta dourada para Melhores Efeitos Sonoros. Segue a lista completa dos dez filmes que mais receitas geraram nas bilheteiras norte-americanas na última década:

1º Batman - O Cavaleiro das Trevas, 2008, US$ 533 milhões;
2° Shrek 2, 2004, US$ 441 milhões;
3º Piratas das Caraíbas - O Cofre do Homem Morto, 2006, US$ 423 milhões;
4º Homem-Aranha, 2002, US$ 403 milhões;
5º Transformers: Retaliação, 2009, US$ 402 milhões;
6º Guerra das Estrelas: Episódio III - A Vingança dos Sith, 2005, US$ 380 milhões;
7º O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei, 2003, US$ 377 milhões;
8º Homem-Aranha 2, 2004, US$ 373 milhões;
9º A Paixão de Cristo, 2004, US$ 370 milhões;
10º O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, 2002, US$ 339 milhões

Mary J. Blige agride marido

Mary J. Blige foi vista a dar uma estalada ao seu marido, durante a festa de lançamento do seu novo disco, «Stronger With Each Tear», no bar M2, em Nova Iorque, nos EUA, quando se encontrava na presença do casal Beyoncé e Jay-Z.

O The New York Post divulgou um vídeo, no qual se vê Kendu Isaacs a verificar uma das mãos, que teria sido mordida pela cantora, alegadamente por ciúmes. O marido de Mary J. Blige teria, supostamente, tentado seduzir uma das empregadas daquele estabelecimento nocturno.

Filmagens de «O Hobbit» devem começar em Junho

As filmagens de «O Hobbit» começam já em Junho na Nova Zelândia, segundo o site ComingSoon, que reproduziu uma notícia do Production Weekly. As gravações do filme dirigido por Guillermo del Toro devem estender-se por 14 meses.No entanto, a produção não deve receber um «sinal verde» para começar antes da MGM resolver os seus problemas financeiros. Mesmo assim, tanto a MGM quanto a Warner estão a preparar-se para um lançamento em Dezembro de 2011 ou o mais tardar em Dezembro de 2012.

No elenco do filme estão confirmados Andy Serkis (que interpretou o Gollum na trilogia do Anel), Hugo Weaving, Ian McKellen e Cate Blanchett. Todos voltam aos papéis que interpretaram na trilogia. Ainda não há definição sobre o escolhido para interpretar Bilbo, protagonista da história.

Sylvester Stallone fractura pescoço em cena de luta

Sylvester Stallone fez uma fractura no pescoço durante as filmagens de uma cena de luta do seu próximo filme, «Os Mercenários». Segundo o próprio actor, em declarações à FHM, a lesão teve origem num confronto com o ex-boxeur Steve Austin. «A minha luta com Stone Cold [a alcunha de Austin] foi tão feroz que acabei com uma fractura no pescoço, não estou a brincar», revelou o veterano, acrescentando que teve de «colocar uma placa de metal» na zona afectada.

«Num determinado momento, éramos sete a lutar, cada um mais forte do que o outro», explicou a estrela de Hollywood, que acumula as funções de realizador com as de actor, contracenando com Mickey Rourke e Dolph Lundgren, entre outros. «Os nosso duplos pediram misericórdia», brincou. Parcialmente filmado no Brasil, a longa-metragem contou com a última paticipação no grande ecrã de Brittany Murphy, que morreu em Dezembro, aos 32 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Diário Digital / Lusa

Nasa divulga imagem de buraco negro no centro da Via Láctea

A Nasa (agência espacial norte-americana) divulgou uma imagem de um buraco negro localizado no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*. Com uma dimensão de 114 anos-luz, está localizado a cerca de 26.000 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário. É visível a partir dos dois hemisférios da Terra. O Sagitário A* é supermassivo, ou seja, possui uma massa muito maior que a da maioria das estrelas massivas, com cerca de 100 massas solares. Os cientistas acreditam que as regiões centrais de praticamente toda a galáxia - como é o caso da Via Láctea, onde fica a Terra - contêm um buraco negro supermassivo como este, de um milhão de massas solares ou mais.
No entanto, de acordo com os astrónomos da Nasa, este buraco negro é um «devorador» fraco. O seu combustível vem de ventos originados em estrelas jovens, localizadas numa relativamente longa distância do Sagitário A*, onde a sua influência gravitacional é fraca, tornando-se difícil a captura. A imagem foi produzida ao se utilizar diferentes faixas de energia de Raios-X do observatório da Nasa Chandra e utilizando códigos coloridos para representá-las. Os dados são de uma série de observações que duram no total um milhão de segundos, ou quase duas semanas.
Diario Digital

Acidentes nas estradas fizeram 738 mortos em 2009

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 738 vítimas mortais no ano passado, menos cinco por cento do que em 2008, segundo dados provisórios hoje apresentados no Ministério da Administração Interna. Os números da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que fez um balanço provisório da sinistralidade do ano passado, indicam que 738 pessoas morreram em Portugal Continental em consequência de acidentes nas estradas, menos 38 que em 2008, quando se registaram 776 vítimas mortais.

Lisboa, com 79 mortos, Setúbal (75), Santarém (74) e Porto (73) foram os distritos com mais vítimas. Já os distritos que registaram menos mortos em 2009 foram Portalegre, com nove, seguido de Bragança, com 10. Os dados da ANSR mostram também que no ano passado se registou uma diminuição dos feridos graves. Ao longo de 2009, ficaram gravemente feridas 2567 pessoas, menos 39 que no ano anterior. Por sua vez, os feridos ligeiros aumentaram ligeiramente, passando de 41 327 em 2008 para 42 284 em 2009.

Segundo a ANSR, 19 pessoas morreram e 109 ficaram gravemente feridas no ano passado nos Açores, enquanto na Madeira houve 16 vítimas mortais e 101 feridos graves.Os dados provisórios hoje apresentados não englobam o número de acidentes. «As vítimas mortais, feridos graves e ligeiros são obtidos de um dia para o outro através do sistema de antenas e enviados pelas forças de segurança para a ANSR. Já os acidentes são difíceis de enviar com o mínimo de rigor», justificou Paulo Marques, presidente da ANSR.

O responsável adiantou que em Março será divulgado o Relatório Nacional de Segurança Rodoviária de 2009, no qual estão incluídos todos os indicadores, nomeadamente os acidentes. Mas Paulo Marques sustentou que a nível internacional o indicador «mais importante» é o das vítimas mortais. Questionado sobre o eventual aumento de acidentes, o presidente da ANSR referiu que se tal aconteceu «de forma exagerada é necessário tirar as ilações».
Diário Digital

Casamento homossexual: PSD dá liberdade de voto a deputados

O PSD dará liberdade de voto aos seus deputados quanto aos diplomas relativos ao casamento homossexual e desafiou o PS a seguir o exemplo dos sociais-democratas em nome da «dimensão de intervenção» do Parlamento.

«Haverá liberdade de voto dos deputados relativamente a todos os diplomas, estando eu convencido de que o diploma que é apresentado pela direcção receberá um larguíssimo consenso e terá uma votação expressiva», disse o líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar Branco, no final de uma reunião extraordinária da bancada social-democrata para discutir o diploma do partido.
Para o líder parlamentar social-democrata, a decisão de não impor a disciplina de voto em relação aos diplomas que serão votados sexta-feira em plenário (do Governo, do BE e do partido ecologista Os Verdes para a consagração do casamento entre pessoas do mesmo sexo e do PSD para a instituição de uma união civil registada) «marca bem a diferença» entre PSD e PS.
Diário Digital / Lusa

Rotações 06 Janeiro 2009

Reviravolta nos ralis

O Rali Torrié está marcado para 5 e 6 de Março.O clube liderado por Fernando Batista tem em cima da mesa a possibilidade de realizar o Rali Torrié em piso de asfalto, sendo esta uma situação que desequilibraria a relação terra / asfalto do campeonato, mas atrairia muitos pilotos espanhóis a exemplo do que acontecia no passado com o Rali Sopete / Póvoa do Varzim. Entre os diversos esquemas de rali possíveis, há meia dúzia deles em que a escolha recai sobre pisos de asfalto, utilizando troços na zona de Vieira do Minho / Povoa do Lanhoso. Tratam-se de estradas que nunca foram usadas em ralis, pelo que a acontecer seria um rali novo para toda a gente.Campeonato Open de Ralis, o clube albicastrense decidiu apostar num verdadeiro “upgrade” de qualidade, deslocando a prova para uma outra zona da beira-baixa, que desde o lançamento da ideia, a acolheu de braços abertos.

A procura de classificativas mais interessantes para os concorrentes, com desenho e competitividade exemplares, levou a Escuderia Castelo Branco a rumar a terras de Oleiros e Proença-a-Nova, para avaliar a disponibilidade de estradas, algumas delas outrora utilizadas em terra, nos ralis dos anos 70 e 80, que o “progresso asfaltou” entretanto, mantendo no entanto grande parte do traçado original, que lhe empresta o interesse procurado pelos participantes.Escuderia Castelo Branco pode ainda adiantar que o Rali Rota do Medronho terá uma etapa única dividida em duas secções, cada uma delas constituída por uma dupla ronda por duas classificativas distintas, com uma quilometragem suficiente para poderem ser consideradas como verdadeiras provas especiais…

Mundial de ralis próxima geração

Esta será a ultima temporada, que será disputada com os World Rally Cars de dois litros. Depois do reinado que começou em 1997 quando os World Rally Cars substituiram o Grupo A, a próxima geração está ao ataque e assumira funções em 2011. As mudanças têm sido propostas pela FIA, que prepara uma nova era no Campeonato Mundial de Rally, com novas regras para reduzir custos e aumentar a competitividade. Os novos World Rally Cars podem ser usados a partir de 2011, com quatro rodas motrizes, mas terá menor manutenção e mais baixo custo, e será a primeira a incluir o conceito de Global Motor da FIA. Projectado para aumentar a competitividade entre os pilotos e equipes, a nova regulamentação vai revolucionar o desporto. O próximo World Rally Cars será baseado no regulamento em curso do Super 2000, mas o motor de 2 litros de S2000 será substituído por um 1.6 turbo de injecção. A partir de 2011 todas as novas aprovações de carros Super 2000 levará motor 1,6 turbo alimentado. Este é o mecanismo de regulamentação global desenvolvido pela FIA, que pode ser implementado em várias frentes, começando com a WRC e WTCC em 2011. O chassi do veículo, será menor do que no World Rally Cars, que deverá levar os construtores a utilizar "os modelos pequenos da família", como o Ford Fiesta para a nova categoria. A FIA e os fabricantes preferem-nos porque são mais respeitadores do ambiente e são bem recebidos pelos consumidores.

A FIA tem trabalhado ao longo do tempo para garantir que estes carros possam também satisfazer os mais elevados padrões de segurança. Jacques Berger, presidente da Comissão Técnica da FIA, tem garantido a manutenção dos principais elementos de segurança do veículo, tais como um chassi de aço reforçado. Berger explica: "A nova geração de carros como o Ford Fiesta e o novo Citroën DS são semelhante aos carros actuais. Todo mundo vai usar a nova especificação de carros a partir de 2011 e não permitirá que a remoção de peças de aço da estrutura. Então, todos os reforços do pilar B todo o aço - deve ser mantida. " A única excepção é que o NCAP rolbares do lado das portas dos carros de produção - devem ser removidos para a instalação de absorção de energia no carro do lado do impacto projectado no rally. Andy Mellor, gerente técnico do Instituto da FIA vem trabalhando para otimizar a segurança em impactos laterais do Campeonato Mundial de Carros e descobriu que o isolamento é a solução ideal, devido à sua leveza e suas propriedades de absorção de energia. Isto refere-se a taxa em que níveis elevados de energia é absorvida.O inquérito do Instituto da FIA também mostrou que as janelas laterais de plástico deve ser definida para ser uma lacuna entre a porta e os assentos podem ser preenchidos com material mais absorvente.

Os assentos construídos de acordo com as normas de segurança mais recentes será obrigatório para os fabricantes de equipamentos em 2010 e para todos Mundo Rally Cars em 2011. Na actual World Rally Cars deve ter um mínimo de 200 milímetros entre a porta e a borda externa do banco que permite a colocação de material absorvente equivalente a cerca de 60 litros. De acordo com Andy Mellor: "A chave é a gestão de energia e isolamento. Os actuais sistemas funcionam bem e o kit WRC 2009 é muito seguro. Incorporando o pacote na Super 2000 é algo de uma medida adicional de segurança ao invés de uma necessidade para o teste. " Tendo estabelecido isso, a equipe do instituto de investigação centra-se na FIA para optimizar protecção em caso de capotamento. A primeira tarefa foi investigar a estrutura da segurança barras utilizando um programa de modelagem computacional. Os resultados desta investigação foram anunciadas na reunião do grupo de pesquisa, presidido pelo Professor Watkins, após o que passou para a segunda fase, em que sete estruturas caixas Subaru Impreza efectuaram o teste de dinâmica física e deformação. As medidas de teste de precedência para reduzir as chances de um colapso do tesadilho. As especificações de segurança para 2011 serão concluídas nas instalações da FIA de protecção de impacto e capotamento com dois Super 2000 teste serão realizados. Espera-se que este trabalho seja concluído no início de 2010.

Camacho abandonou

O bicampeão madeirense de ralis, Alexandre Camacho, não correrá, pelo menos a tempo inteiro no Campeonato de Ralis Coral.Depois de ter conquistado o ceptro por duas vezes, Camacho adiantou que para 2010 “…não há projecto, não há ralis. O carro está à venda, por isso paro…”, colocando um ponto final na procura de potenciais apoios. O que ainda não está completamente colocado de parte é a participação no Rali Vinho Madeira, afirmando que “…óbvio que gostaria, mas por agora não esta nada pensado…”, sendo que para tal se concretizar, são necessários os tão preciosos patrocinadores. Dos dois títulos que venceu, Alexandre Camacho guardará “…boas memórias porque os nossos objectivos foram sempre atingidos com muito esforço e dedicação de toda a equipa da Olca Team, que tudo fez para que nós tivéssemos tudo para ganhar…”. Esperemos que a ausência seja breve e que o voltemos a ver fazer aquilo que faz de melhor: conduzir.

Elisabete voa baixinho

6ª etapa do Africa Eco Race 2010 Elisabete Jacinto mais rápida que Schlesser a Piloto portuguesa foi 2ª classificada.Depois da vitória de ontEm, Elisabete Jacinto conquistou hoje o 2º lugar na etapa que levou o Africa Eco Race de Marrocos para a Mauritânea. Aos comandos do MAN TGS, a piloto do Team Oleoban Man Portugal continua a travar com o hungaro Miklos Kovacs um duelo emocionante. Na 6ª etapa, hoje disputada entre Greid Lareich e Boulanouar, gastou apenas mais 2m48s que o piloto do Scania, tendo percorrido os 183 quilómetros de sector selectivo em 1h59m11s, a uma média superir a 90 km/h, o que lhe permitiu ser apenas superada por dois dos carros em prova e sido ainda mais rápida que os dois Buggys da equipa de Jean Louis Schlesser.A 7ª etapa Boulanouar a Tabrenkout serão 436 quilómetros dos quais 398 disputados ao cronómetro.

Classificações:
Etapa

Auto: 1º Loomans/Driesmans (Nissan), 2º Pelichet/Decre (Bowler Wildcat)
Camiões: 1º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN)
Geral
Auto: 1º Schlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN)

Salvador Cabral / BandarraFm

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ron Wood recebe advertência após agressão a ex-namorada

Ronnie Wood recebeu uma advertência no Reino Unido por ter agredido a sua ex-namorada, Ekaterina Ivanova, depois de ter sido detido no início de Dezembro. O guitarrista dos Rolling Stones teria batido na jovem russa em plena rua, na localidade de Claygate, no sudeste de Inglaterra. «Tudo começou como um conto de fadas e depois transformou-se numa espécie de conto de fadas maldito», afirmou Ivanova, que trabalhava como empregada de mesa num bar londrino quando conheceu o músico. «Ele oscilava entre o Dr. Jekyll e o Mr. Hyde e eu ia ficar presa com um malvado rei dos gnomos», disse, em declarações à revista Hello!.

Ron Wood, de 62 anos, divorciou-se no ano passado de Jo, após 25 anos de casamento, para namorar com a jovem Ivanova, de 21 anos, mas, de acordo com a imprensa, o casal ter-se-á separado em Novembro. O guitarrista é membro dos Rolling Stones desde a sua fundação, em 1976, juntamente com o vocalista Mick Jagger, o guitarrista Keith Richards e o baterista Charlie Watts.
Lady Gaga é a Mulher do Ano pela MTV

Lady Gaga, a polémica cantora conhecida pelos seus trajes bizarros e pela sua cultura nonsense, foi considerada a Mulher do Ano pela MTV dos EUA, depois de ter sido eleita a terceira Mais Influente pela revista Entertainment Weekly e de ter sido a mais ouvida no ano do site Last.fm. Stefani Joanne Angelina Germanotta, o seu verdadeiro nome, ultrapassou Beyoncé, Taylor Swift e Britney Spears, segundo o canal de televisão norte-americano.

«Não houve ninguém que nos tenha desafiado, provocado ou entretido mais nos últimos 12 meses», declarou, em comunicado. Recentemente, Madonna teria afirmado, numa espécie de passagem de testemunho, que Gaga teria a mesma energia que ela, no início da sua carreira. A cantora, de 23 anos, transformou-se num ícone da música e da moda, apresentando visuais sinistros, através da sua paixão pelas ombreiras enormes e pelos chapéus bizarros.

Green Day devem voltar a Portugal em 2010

Os Green Day deverão voltar a Portugal este ano. Quem o garante é uma fã que alegadamente trocou mensagens com o baterista Tré Cool, via Facebook.
Na comunidade Futebol Tuga, pode ler-se que «o Tré tem uma conta no Facebook (é mesmo ele, foi confirmado numa Drum magazine e no Green Day Authority)».

O músico terá respondido a Rita, uma fã portuguesa, escrevendo «We come back this summer». Os Green Day estiveram no Pavilhão Atlântico em Setembro.

Tema inédito de Michael Jackson com Lenny Kravitz na net

Os fãs de Michael Jackson já podem ouvir uma canção inédita do cantor, «Another Day», um faixa produzida por ele e Lenny Kravitz e que começou a ser divulgada indevidamente este fim-de-semana na Internet. Segundo os meios de imprensa norte- americanos, em alguns sites é possível escutar cerca de dois minutos da gravação, e da qual o próprio Kravitz falou publicamente em Junho, após a morte de Jackson.

Em carta publicada no site Spinner, Kravitz disse que trabalhar nesta produção com Jackson foi «a experiência mais alucinante que teve num estúdio». «Ele foi muito divertido e passamos o tempo todo a rir», escreveu Kravitz.«Another Day» é a segunda produção que chega à Internet depois da morte do artista, pois poucos dias antes da estreia do documentário «This is it», imagens do filme também foram divulgadas na rede.

Bono reafirma luta contra pirataria de música e filmes

O vocalista da banda irlandesa U2, Bono, reforçou neste domingo a importância da luta contra o download ilegal de músicas e filmes da Internet, sublinhando que a prática prejudica muito os artistas. «A única coisa que protege as indústrias do cinema e da TV do destino que conheceram a música e os jornais é o tamanho dos arquivos», escreveu o cantor numa coluna publicada pelo New York Times. Contudo, dentro de alguns anos, os avanços da tecnologia permitirão descarregar uma temporada inteira da série «24» em 24 segundos, alertou.

Para Bono, uma década de partilha e de roubo de arquivos musicais comprovou que os que sofrem com essa situação são os próprios artistas, sobretudo os jovens compositores que não se conseguem sustentar apenas com a venda de ingressos para espectáculos e a venda de camisolas», acrescentou. Segundo o cantor, os esforços levados a cabo pelos EUA (no combate à pornografia infantil) e da China (na mobilização para caçar os ciberdissidentes) provaram que é «totalmente possível controlar» o conteúdo que circula na rede. «Talvez os magnatas do cinema tenham sucesso onde os músicos fracassaram, e consigam mobilizar os Estados Unidos para a defesa da indústria mais criativa do mundo», concluiu Bono.

Soundgarden regressam ao activo 12 anos depois

Os norte-americanos Soundgarden, um dos nomes maiores do rock norte-americano dos anos 1990, confirmaram hoje que vão regressar ao activo, 12 anos depois do grupo de Seattle se ter separado. A página na Internet da banda do cantor Chris Cornell (http://www.soundgardenworld.com/) tem desde hoje uma nova mensagem dirigida aos fãs: «A espera de 12 anos acabou. Estamos de regresso à escola.»

Os Soundgarden formaram-se em 1984, em Seattle, e, ao lado de bandas como Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam, foram, durante a décade de 1990, um dos pilares da sonoridade grunge. A banda editou cinco álbuns de originais na sua carreira, o último dos quais, «Down on the Upside», datado de 1996.

Diário Digital / Lusa

Telescópio descobre cinco novos planetas extra-solares

O telescópio espacial da NASA Kepler, concebido para encontrar planetas do tamanho da Terra, descobriu cinco novos planetas extra-solares (planetas fora do nosso sistema solar).

«Estas observações contribuem para compreendermos como é que os sistemas planetários se formam e evoluem de gás e discos de poeira para estrelas e planetas», explicou William Borucki do Centro de Investigação da NASA em Moffett Field, no Estado da Califórnia. «A descoberta também mostra que o nosso instrumento [o telescópio Kepler] está a trabalhar bem. E indica que o Kepler vai alcançar todos os objectivos científicos», acrescentou Borucki, que é o principal investigador da missão. A descoberta foi anunciada ontem durante uma conferência de imprensa num encontro da Sociedade Astronómica Americana, em Washington.

As temperaturas situam-se entre os 2.200 (1204 graus Célsius) e 3.000 graus Fahrenheit (1648º C.) – superiores à temperatura da lava e quente demais para a existência de vida. Mas a missão do Kelpler está longe de terminar. «As descobertas de hoje são uma contribuição significativa para um objectivo», disse Borucki. «As observações do Kepler vão dizer-nos se existem muitas estrelas e planetas que podem acolher vida, ou se estamos sozinhos na galáxia». Os planetas extra-solares chamam-se Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b. Também conhecidos como «hot Jupiters», pela elevada densidade e temperatura extrema, os novos astros variam em tamanhos, que vão desde a dimensão de Neptuno a áreas superiores à de Júpiter.

Diário Digital

Designer sueco inventa caixote de lixo/urinol

O designer sueco Stephan Bischof, que reside em Londres, inventou um caixote de lixo que serve também como urinol para homens.
Visto de um lado, a invenção é um caixote de lixo comum, como qualquer outro. Mas do outro lado, o designer colocou um orifício, que pode ser usado pelos homens para urinar.
Como teste, Bischof deixou a sua invenção numa esquina de Londres por algumas horas. Em pouco tempo, o caixote de lixo/urinol despertou o interesse de vários pedestres e usado por alguns.
Diário Digital

Fiorentina: «Miguel Veloso está ao nosso alcance»

Apesar das dificuldades financeiras em que supostamente se encontra o emblema de Florença e já depois de assumido publicado o interesse no médio do Sporting, o director desportivo da Fiorentina veio a público garantir que o sportinguista Miguel Veloso «está ao alcance» do clube italiano.

Em declarações reproduzidas pelo jornal A Bola, Pantaleo Corvino descreve o internacional português de 23 anos como «um médio talentoso, muito bom», e que, acrescenta, «conhecemo-lo bem porque defrontámos o Sporting no play-off [de acesso à Liga dos Campeões], mas também porque o seguimos há algum tempo».

De resto, mesmo no aspecto financeiro, Miguel Veloso «é uma operação ao nosso alcance», garante Corvino, embora, «a vir para Florença, ele teria de ser titular». «E os nossos médios titulares são Montolivo e Zanetti», conclui o mesmo dirigente.

Diário Digital

Obama prepara reformas no combate ao terror

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende apresentar hoje novas medidas para evitar futuros ataques como a tentativa de afzer explodir um avião no dia de Natal, o que causou desgaste político ao governo devido a possíveis falhas na identificação de suspeitos de terrorismo.

Obama irá delinear uma primeira série de mudanças, incluindo melhorias nas criticadas «listas de observação» de suspeitos. As medidas serão anunciadas após reuniões com assessores e chefes de inteligência, segundo fontes do governo. Um dia depois de voltar das férias no Hawai, Obama enfrenta o desafio de dedicar a sua atenção à questão da segurança nacional - repentinamente levada para o topo da sua agenda - sem descuidar de outros assuntos prementes, como a redução do desemprego e a aprovação da reforma da saúde pública.

O governo está na defensiva devido a falhas nos procedimentos de inteligência que permitiram que um nigeriano entrasse com explosivos num avião da Northwest Airlines que fazia o voo Amsterdão-Detroit no dia 25. O homem foi detido quando tentava sem sucesso explodir o avião, já perto de Detroit. Agências de espionagem dos EUA e o Departamento de Estado tinham informações sobre as ideias radicais do suspeito Umar Farouk Abdulmutallab, aparentemente ligado à Al Qaeda iemenita, mas não o colocaram na lista de pessoas proibidas de embarcar.

Funcionários da Casa Branca admitem que o caso expôs erros, mas minimizaram a necessidade de uma reforma geral no sistema de segurança pública. A oposição republicana acusa o governo Obama de ser fraco na questão da segurança, e espera usar isso a seu favor na eleição parlamentar de Novembro. O incidente mostra também que os EUA, envolvidos num prolongado conflito no Afeganistão, têm agora uma outra fonte de problemas: o Iémen, o país mais pobre da Península Arábica. Apesar da atenção que o governo e a imprensa dedicam ao caso, Obama não pretende afastar-se de outras prioridades políticas, como emprego e saúde, segundo o seu porta-voz Bill Burton.

Diário Digital

Rotações 05 Janeiro 2010

Uniformizados a nível europeu os Rails

De acordo com a FEMA – Associação Europeia de Federações de Motociclistas – um consenso está perto de ser atingido após uma reunião que juntou a FEMA, o CEN – Comité Europeu de Estandardização – e os Estados Membros. Para Hugo Roebroeck, porta-voz da FEMA, “foi dado o primeiro passo para a adopção de um padrão igual de rails a nível europeu que toma em conta a segurança dos motociclistas.”A discussão em torno dos rails de protecção existentes nas estradas europeias, o que inclui as estradas nacionais, continua, com a possibilidade de existir já a partir do Verão de 2010 um padrão de construção destes dispositivos de segurança, a nível europeu.
Relembramos que o padrão actualmente em vigor na Europa, contempla apenas rails de protecção que têm em conta a segurança dos automóveis, “esquecendo-se” da segurança dos mais vulneráveis nas estradas, que são os motociclistas. Se este acordo conseguir a aprovação final, “pela qual lutamos há mais de vinte anos”, reforça o mesmo porta-voz da FEMA, os rails de protecção terão obrigatoriamente de incluir uma “saia” inferior para impedir que os motociclistas embatam nos postes verticais de suporte dos rails. O acordo agora alcançado ainda tem de passar por mais uma fase de aprovação, durante uma reunião de uma comissãotécnica, que irá decorrer durante no final do mês de Junho em Praga.

V de V volta ao Estoril

A Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril (ACDME), continua em 2010 com as "Série V de V" novamente a visitar Portugal e o Autódromo do Estoril. Tal como em anos anteriores, irá encerrar a temporada que arranca no mês de Março no circuito espanhol de Jarama A prova portuguesa do campeonato tem como organizadfor Eric Van de Vyver,. Recorde-se que Simon Dolan e Sam Hancock (Norma M20 F) este ano venceram a corrida de protótipos, e que Eric Mouez, David Lorger e Michel Nourry (Porsche 997 Cup S) nas 6 horas destinadas a viaturas de GT e Turismo triunfaram.

Calendário Provisório 2010
1 Jarama 19-21 Mar
2 Circuito a definir 11 Abr, 25 Abr, ou 2 Mai
3 Course Sprint, circuito a definir 14-16 Mai
4 Motorland Aragon 28-30 Mai
5 Course Sprint, Pau-Arnos 18-20 Jun
6 Lédenon 02-04 Jul
7 Paul Ricard HTTT 03-05 Set
8 Dijon-Prenois 24-26 Set
9 Magny-Cours 22-24 Out
10 Estoril 19-21 Nov

Covilhã ataca em 2010

Para esta temporada a Rodrive Competições comprou um Ginetta G50, viatura de construção inglesa e que se destina às competições de GT, incorporada nas categorias de GT4. Esta máquina, tem-se revelado muito competitiva na sua categoria em todos os campeonatos em que tem participado, desde a Britcar inglesa, ao Campeonato Europeu de GT4 e ao Campeonato de Espanha de GT. A equipa da Covilhã utilizou-o em Espanha e no Campeonato de Portugal de Resistência, onde, com António Barros ao volante, chegou a vencer corridas à geral.
Depois dos sucessos obtidos com António Barros esta época no Campeonato de Portugal de Resistência, a Rodrive Competições conta alinhar com o seu Ginetta G50 no Campeonato de Portugal de GT e Sport-Protótipos em 2010. "Tendo constatando da competitividade e fiabilidade do carro inglês (em 2009), temos de facto intenções de participar no campeonato (de GT / SP) em 2010", explicou Carlos Rodrigues, o chefe de equipa da Rodrive Competições. Contudo, Rodrigues apela a um regulamento que não ignore as viaturas da categoria GT4, cujos custos de participação são muito mais interessantes para os pilotos e de acordo com as possibilidades do automobilismo nacional. "Gostaria de poder ver um regulamento técnico e desportivo mais apelativo para as viaturas de GT4, que não deixando de serem GT, conseguem 'performances' interessantes a custos muito mais apelativos nos tempos que correm. Fazer uma época com um Ginetta G50 GT4 não tem absolutamente nada a ver com os custos de correr com um GT3, seja ele qual for." A participação da equipa covilhanense na nova competição da promover pela Full Eventos não deverá ficar-se por aqui, pois "pode também surgir a participação da Rodrive gerindo e assistindo outras viaturas, para além do Ginetta."

África Race uma grande surpresa

Poucos mas bons organização exemplar, é o que se pode dizer do África Race, o Dakar de 2010.O Africa Eco Race, a grande maratona africana de todo o terreno, arrancou de Portimão, com a realização do Shakedown que atraiu aos terrenos anexos à Marina de Portimão, milhares de espectadores. Elisabete Jacinto foi, a par de Jean Louis Schlesser, o piloto mais solicitado pelos muitos adeptos que se deslocaram até ao parque que recebeu a caravana do rali.No primeiro grande dia com um sector selectivo de 145 Km, nos carros o mais rápido foi François Lethier em Buggy Sclesser que se superiorizou a Jerome Pelichet em Bowler Wildcat. Nos camiões, Elisabete Jacinto no MAN TGS superou o Scania da equipa hungara liderada por Miklos Kovacs, com quem manteve animado duelo ao longo de todo o sector selectivo.

Auto: 1º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser), 2º Pelichet/Decre (Bowler Wildcat)
Camiões: 1ºElisabete/Velhinho/Cochinho (MAN) 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania)

Disputadas que estão as primeiras etapas do Africa Eco Race, Elisabete Jacinto ocupa o 2º lugar da categoria de camiões Nos Camiões, Elisabete Jacinto teve mais um problema, desta vez foi o motor do MAN que se calou já perto do final do sector selectivo passando depois a trabalhar apenas no modo de segurança, mantendo a segunda posição da geral.Nos camiões Miklos Kovacs num Scania é o lider, ao passo que nos automóveis Jean Louis Schlesser na liderança com o seu buggy.

Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN)

Estranho seria se Schlesser não liderasse. Com tão poucos adversários, Schlesser, se nada de muito especial se passar, deve chegar a nova vitória no Africa Eco Race.A caravana deixa Mrhimina em direcção a Agadir onde terá lugar, no Domingo, a etapa de repouso. Antes disso os concorrentes terão pela frente um sector selectivo de 300 kms.

Classificações:
Etapa
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser) .
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).
Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser),
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).

Depois do descanso a caravana sai de Agadir rumo a Greid Lareich, no sul de Marrocos, país que com esta etapa se despede do Africa Eco Race, com 304 quilómetros de sector selectivo, disputados ao cronómetro.O René Metge está de parabéns, porque preparou umas especiais magníficas ao analisar por estas 5 primeiras, mas ainda falta muito até percorrer as pistas do Lac Rose e atingir Dakar.Depois do dia de descanso em Agadir, Elisabete Jacinto regressou hoje aos triunfos no Africa Eco Race. Aos comandos do MAN TGS a piloto do Team Oleoban Man Portugal, foi a mais rápida entre os camiões na 5ª etapa, hoje disputada entre Agadir e Greid Lareich a derradeira etapa em solo marroquino. No duelo que trava com o hungaro Miklos Kovacs, a vantagem sorriu desta fez à única representante lusa na prova
Etapa
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser)
Camiões: 1ºElisabete/Velhinho/Cochinho (MAN), 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania)
Geral
Auto: 1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 18h07m07s; 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser), a 7m44s
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania) 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN).

Salvador Cabral / BandarraFm