quarta-feira, 5 de março de 2008

Cooperação Transfronteiriça

A associação de municípios de Cova da Beira e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro assinaram em Salamanca uma declaração para a criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial. Além dos representes de Salamanca participaram no encontro representantes de 10 municípios do distrito da guarda, entre os quais, Trancoso, e coordenadores do Centro de Desenvolvimento Regional Centro, da Associação de Municípios de Cova da Beira e do Serviço Nacional de Protecção Civil.
os Responsáveis de ambos os países vão agora consolidar três projectos que a Comunidade de Trabalho Salamanca-Beira Interior Norte vai apresentar depois ao novo programa de Cooperação Transfronteiriça 2007-2013.
Um dos projectos envolve a criação de um Observatório Transfronteiriço do Desenvolvimento Territorial em que estarão implicadas as administrações públicas, diversas instituições e entidades universitárias e empresariais dos dois países. Igualmente prevista está a constituição da sede do Agrupamento Europeu que sirva como receptor e fonte de informação para dinamizar, modernizar e diversificar o sector turístico e empresarial de Salamanca e da Beira Interior Norte. Por último apresentará ainda um outro projecto relacionado com o estabelecimento de uma rede que consolide os sistemas transfronteiriços de prevenção de riscos naturais, garantindo uma resposta coordenada.

Kaminhos/Bandarrafm

Sem comentários: