terça-feira, 25 de março de 2008

Serra da Estrela : Nevão atrai turistas

O forte nevão que caiu na serra da Estrela atraiu ontem milhares de pessoas ao maciço central e obrigou a GNR a interrupções periódicas na circulação automóvel, para que se mantivesse as condições de segurança.Como vai sendo tradição, o fim-de-semana da Páscoa foi aproveitado pelos turistas, sobretudo portugueses e espanhóis, para um passeio até à serra. O objectivo é sempre apanhar as montanhas cobertas de neve – e a meteorologia não desiludiu.O nevão que se abateu sobre o maciço central no sábado criou as condições ideais para que todos se pudessem divertir a esquiar, a deslizar em pequenos trenós de plástico, a criar divertidos bonecos de neve ou simplesmente a fazer guerras de bolas de neve.
"É a segunda vez que nos deslocamos cá e continuamos encantados. A paisagem é das mais bonitas que temos em Portugal", referiu José Oliveira, de Coimbra, antes de atirar mais uma bola de neve à namorada.Pelos cálculos do sargento Carlos Fernandes, comandante do posto de Montanha da GNR, só ontem terão passado pela zona da torre "entre quatro a cinco mil viaturas".Como as temperaturas oscilaram entre os três e os seis graus negativos, os turistas não permaneciam muito tempo na parte central. A maior parte parava, tirava umas fotografias, brincava um pouco com a neve, visitava o pequeno centro comercial com produtos tradicionais e partia para outras paragens menos frias.
Mesmo assim "tivemos de proceder a pequenos cortes do trânsito, por períodos entre os cinco e os 15 minutos", para evitar grandes concentrações e manter pelo menos uma faixa de rodagem transitável, explicou o sargento Fernandes.
As principais vias de acesso ao maciço central foram encerradas no sábado, depois de uma forte queda de neve. Algumas pessoas tiveram de abandonar as viaturas, sendo transportadas pelos militares da GNR para os locais onde estavam alojados ou para sítios seguros.Nos poucos casos em que houve necessidade de evacuação os turistas não tinham agasalhos adequados ou produtos comestíveis que lhes permitissem aguardar umas horas nas viaturas, até que as estradas fossem desimpedidas pelos limpa-neves.Ontem de manhã a circulação ao trânsito foi restabelecida e todos tiveram possibilidade de passar o Domingo de Páscoa na neve da serra mais alta do Continente.
CONDUTORES IGNORAM AVISOS
A esmagadora maioria dos condutores que se deslocam à serra da Estrela continua a ignorar os conselhos dados pelas forças de segurança. "Diria que 99,9 por cento das pessoas não se preocupa [com as regras básicas de segurança]", diz o sargento da GNR Carlos Fernandes.
Os condutores ainda não se habituaram a transportar correntes para circular na neve, agasalhos adequados para resistirem às temperaturas negativas e mantimentos para o caso de ser necessário ficar algumas horas retido na viatura. "Às vezes bastava terem as correntes", avisa Carlos Fernandes.

Correio da Manhã / Francisco Pedro

Sem comentários: