quinta-feira, 22 de maio de 2008

Programa apoia jovens voluntários para as florestas

Tal como em anos anteriores, vai decorrer de 1 de Junho a 30 de Setembro, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, um programa anual que visa a preservação dos recursos florestais e ecossistemas e que conta com jovens voluntários. Acções de sensibilização das populações em geral, bem como a prevenção contra os incêndios florestais, a monitorização e reflorestação de áreas ardidas, são algumas das actividades ocupacionais. Os participantes têm um seguro de acidentes pessoais, uma bolsa diária de participação de 12 euros e equipamento.
“Este programa é também um contributo do Instituto Português da Juventude (IPJ) para que um elevado número de jovens, dos 18 aos 30 anos, possam ter umas férias diferentes, envolvidos num desafio que é de todos nós, preservar e valorizar a área florestal portuguesa”, refere uma nota do IPJ.
A operacionalização e a execução das acções a desenvolver no âmbito deste programa “só serão possíveis com o envolvimento e empenhamento das diversas entidades que se podem candidatar”. São os casos de câmaras municipais, juntas de freguesia, associações florestais e outras entidades ou associações. As candidaturas podem dar entrada na Direcção Regional do Centro do IPJ até 15 dias antes do projecto iniciar.
Em 2007, o programa juntou na Região Centro um total de 3.264 voluntários, em parceria com 145 entidades.

Diario XXI

Sem comentários: