quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cápsula do tempo vai surgir na Guarda

A cápsula será aberta 50 anos depois de selada, em 2001, com objectos contemporâneos. É o ponto de partida para “uma fundação que irá promover acções no âmbito da inovação, ciência, tecnologia, ambiente e cultura”
A cidade da Guarda vai ter uma “Cápsula do Tempo” em 2011, um projecto anunciado na segunda-feira pelo presidente da Câmara da Guarda e pelo presidente do Clube Escape Livre, as duas entidades promotoras. Consiste em dois eixos de acção: “Guarda o Passado” e “Guarda o Futuro”.
“Guarda o Passado” passa pela criação de um monumento, com uma área entre os 80 a 100 metros quadrados, a construir num local “privilegiado da cidade da Guarda, importante para receber muitos turistas nacionais e internacionais”, adianta Luís Celínio, do Escape Livre, mas cuja localização só será revelada em Fevereiro de 2009.
O monumento irá guardar objectos caracterizadores da época, desde um DVD, um telemóvel, um computador portátil, ou até mesmo uma viatura, um recipiente de gasolina ou gasóleo ou outros que irão ser sugeridos pela população.

ENCONTRO ENTRE O PASSADO E O FUTURO

A cápsula será aberta apenas 50 anos depois de selada. Luís Celínio espera que este edifício seja um “projecto arquitectónico de referência em Portugal”, atraindo milhares de turistas, até porque será feito por um arquitecto “de referência em Portugal” cujo nome só será conhecido em Novembro deste ano.
O monumento servirá não só de cápsula, como terá uma parte interactiva onde o visitante poderá deixar a sua identificação, os seus pensamentos, ideias, profecias ou perspectivas do que será o futuro, podendo alterar o seu testemunho ao longo dos 50 anos.
No âmbito da vertente “Guarda o Futuro” será criada uma fundação que irá promover acções no âmbito da inovação, ciência, tecnologia, ambiente e cultura. Entre as acções a desenvolver estão ciclos de conferências, publicação de colecções e apoio à investigação, com vista ao estudo, reflexão e planeamento do futuro nas diferentes vertentes da actividade humana.
Para o presidente da Câmara da Guarda, “é importante que todos perspectivemos qual será o modelo de cidade que queremos”. O orçamento não foi revelado, mas o projecto será candidatado ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Diario XXI

Sem comentários: