quarta-feira, 2 de julho de 2008

Escola de Foz Côa vence primeiro prémio Fundação Ilídio Pinho

Cerimónia de entrega das distinções é hoje, no Porto
Os alunos da instituição do distrito da Guarda concorreram com um Sistema de Informação Geográfica do Património Geológico de Vila Nova de Foz Côa. Já a Escola João Franco, do Fundão, recebe uma Menção Honrosa

Duas escolas da Beira Interior são hoje distinguidas pela Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do prémio "Ciência na Escola". A Escola Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, de Vila Nova de Foz Côa, conquistou o primeiro lugar e a Escola João Franco, do Fundão, uma das cinco menções honrosas atribuídas pela instituição. A cerimónia decorre hoje na Fundação Ilídio Pinho, a partir das 10h30, onde deverá estar pressente a ministra da Educação.
A escola Tenente Coronel Adão Carrapatoso concorreu com um projecto intitulado Sistema de Informação Geográfica do Património Geológico de Vila Nova de Foz Côa, elaborado no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia. Os dados recolhidos são descritos em fichas, de formato pdf, sendo depois colocadas com marcadores no Google Earth.

"É possível ver toda a informação didáctica, paisagística através de fotografias que também estão disponíveis e mesmo económica", adianta o presidente do conselho executivo. Segundo Jorge Silva, é possível encontrar no Google Earth fichas de georeferenciação, com informação de GPS, assim como amostras geológicas ou ainda seguir "roteiros que os interessados podem percorrer virtualmente ou «in loco»".

O primeiro prémio vale um cheque de 25.000 euros, mas como a Escola Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso ficou em "ex-aequo" com uma escola do agrupamento Marinhas do Sal, de Rio Maior, recebe metade, ou seja 12.500. Dinheiro que "em princípio" será investido em equipamento para dar continuidade ao projecto - elaborado por 70 alunos -, através da criação de uma base de dados "dinâmica em que os visitantes podem enviar-nos informação".

Liliana Machadinha / Diario XXI / BandarraFm

1 comentário:

Anónimo disse...

O curso de informatica tbm ajudou..A q modifica ai onde diz "disciplinas biologia e geologia" e por tbm curso proficional de Informatica e gestão.;D