sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Festival de Teatro da Guarda, Arranca Amanhã

Um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda vai estar em cartaz na edição deste ano do Acto Seguinte
Festival de Teatro da Guarda, que arranca sábado, organizado pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Segundo os promotores, o programa do festival anual, que decorrerá até meados de Outubro, contempla a apresentação de mais de uma dezena de espectáculos de teatro, marionetas e circo, interpretados por actores profissionais e amadores de dez grupos nacionais e de Espanha.
No dia 02 de Outubro, reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda interpretam a peça "A História do Soldado" de Charles Ferdinand Ramuz, com adaptação portuguesa de Mário Cesariny, pelas 21:30, no pequeno auditório do TMG.
A participação dos reclusos ocorre no âmbito do projecto Inside Out, iniciativa da Câmara e do TMG que tem por objectivo "a participação de públicos habitualmente esquecidos e a dinamização de actividades criativas com estes mesmos públicos, para a valorização das suas capacidades", como explicou Américo Rodrigues, director do Teatro da Guarda.

O Acto Seguinte começa no sábado com a peça "Começar a Acabar", de Samuel Beckett, apresentada no pequeno auditório às 21:30 pela Academia Contemporânea do Espectáculo/Teatro do Bolhão.
"Começar a Acabar" é um monólogo interpretado por João Lagarto "em que um homem se dirige ao público para contar a sua história".
No dia 12, segue-se a produção "Gengis entre os Pigmeus", de Gregory Motton, pela companhia Fora de Cena.
"Histórias em Papelão", do Aquilo Teatro da Guarda, é a proposta para dia 18, enquanto que, dia 20, o grupo Mundo Perfeito apresenta a peça "A Festa", protagonizada por Tiago Rodrigues e Rita Blanco, entre outros, que fala de um grupo de sete amigos que se juntam na casa de um deles para celebrar a passagem de ano.
Dia 26, o Azar Teatro (Espanha) leva à cena a produção "Solitos", espectáculo que, segundo Américo Rodrigues, director artístico do TMG, é feito "sem palavras".
Companhia Marimbondo monta uma mini-tenda no foyer dos auditórios do TMG, nos dias 26 e 27, e apresenta o espectáculo "Circo Máximo", onde os "artistas são bananas" e a que apenas sete espectadores podem assistir por sessão.
O Festival de Teatro da Guarda fecha as portas dia 18 com o espectáculo de teatro visual "Quadrar a Roda", de Jens Altheimer, que cruza dispositivos metálicos com a manipulação de bolas e máquinas.
Está também programada uma oficina de circo, para os dias 14, 15 e 16 de Outubro, orientada por Jens Altheimer.
Lusa / BandarraFm

Sem comentários: