sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Serra da Estrela: Autarcas negam comunicado que os coloca contra novo pólo turístico

Diversos autarcas da zona da Serra da Estrela desautorizam um comunicado segundo o qual vão tomar medidas contra o novo Pólo Turístico regional, mas que disseram à Agência Lusa não ter subscrito.

Este documento é assinado pelo presidente da Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras), que preside à Câmara da Covilhã, e anuncia que os municípios de Almeida, Covilhã, Fundão, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Trancoso e Gouveia, todos do PSD, "decidiram não integrar o novo pólo" por discordância com os estatutos.
Anuncia ainda que os autarcas vão pedir em tribunal a suspensão dos estatutos e que se estes não forem alterados vão criar "uma nova entidade" de promoção turística.

Apesar de defenderem alterações nos estatutos, os autarcas em causa, contactados pela Agência Lusa, não subscrevem as decisões anunciadas em seu nome e desconheciam o comunicado.
Segundo referem, as reservas quanto à composição da assembleia-geral prevista nos estatutos do novo pólo teve uma abordagem informal, à margem da última reunião da Comurbeiras, fora da ordem de trabalhos e sem deliberações.
em declarações a agencia lusa o presidente da Camara Municipal de Trancoso "Considera legítimo que o Governo aprove os estatutos, mesmo que os autarcas discordem de alguns aspectos", nomeadamente sobre quem tem assento na assembleia-geral, critica comum entre os autarcas em causa.
Julio Sarmento disse ainda que "os municipios estão dentro do pólo e querem articular vontades, acrescentando que "Uma coisa é os autarcas concertarem posições, outra é a Covilhã anunciar uma posição e depois querer levar outros a reboque". sublinhando que No encontro em que esteve presente o vice-presidente da C.M.Trancoso "ninguém ficou mandatado e por conseguinte não autoriza que se inclua Trancoso nesse comunicado.
Lusa

Sem comentários: