sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Trancoso - Museus

Em Trancoso existirão um Museu do Tempo, um Centro de Interpretação Judaica e agora está também em preparação um museu dedicado a Eduarda Lapa (1895-1976), uma pintora natural do concelho, informou a edilidade.

Para já, de 15 a 21 de Outubro, está aberta ao público, no Centro Cultural de Trancoso, a 2ª Exposição de Quadros de Eduarda Lapa.
Depois virá o museu dedicado à artista, cuja vocação a levou até Paris, onde conviveu com alguns dos melhores artistas plásticos da época, frequentando as Academias de Emílio Renard, Chaumière e Moderne.

Regressada da "Cidade Luz", em Portugal realizou a sua primeira exposição nos Paços do Concelho de Trancoso em 1917.
Discípula de Malhoa, Eduarda Lapa ficou conhecida como "A Pintora das Flores", tendo integrado a Primeira Exposição de Arte Naturalista em 1944. As suas obras a óleo e pastel valeram-lhe a atribuição da Ordem Oficial de Santiago em 1950.
O espólio da pintora vai integrar um museu onde serão expostos os quadros, objectos de uso quotidiano, insígnias, comendas e dois vestidos que Eduarda Lapa usou por ocasião da despedida do Rei de Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, considera este património artístico de "inestimável valor".
O autarca evidencia a importância do Museu Eduarda Lapa que, associado ao Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso, Museu do Tempo, Centro Cívico de Vila Franca das Naves, e aos actuais equipamentos desportivos e culturais, demonstram que a Cultura é também elemento de atracção e desenvolvimento.
"Trancoso tem condições geoestratégicas para ser, de forma ímpar, um verdadeiro Centro Cultural, irradiador de conhecimento, cultura e valorização dos seus valores nos diversos campos", acredita Sarmento.
Lusa

Sem comentários: