quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cinema : Estreias da Semana

Quinta 04 Dezembro 2008

Amália

Estreia nos cinemas esta quinta-feira, 4 de Dezembro, «Amália», do realizador Carlos Coelho da Silva e produzido por Manuel Fonseca, um tributo a Amália Rodrigues e ao Fado, assinalando a primeira produção da Valentim de Carvalho Filmes (VCI). Numa noite de 1984, uma fadista cansada e deprimida perde-se na nostalgia das memórias de uma vida de paixão e sofrimento, o filme conta a história de uma fadista portuguesa – com certeza! Neste guião de Pedro Marta Santos e João Tordo, Sandra Barata Belo dá vida a Amália.

O tão aguardado filme oscila entre o romance e o drama (com tempero de documental), reflectindo a própria vida da fadista e abordando também todo um contexto histórico em que as personagens se movimentam. É uma obra que os constitui uma excelente oportunidade de conhecer e aprender mais sobre a mulher por trás da artista – foram entrevistadas pessoas que conviveram com Amália –, sobretudo para os que nunca deram uma hipótese ao estilo musical lusitano por excelência.
Ficha Técnica:
Título original: «Amália»
Realização: Carlos Coelho da Silva
Elenco: Sandra Barata Belo, Carla Chambel, Ricardo Carriço, Ricardo Pereira, António Pedro Cerdeira, Susana Mendes
Género: Drama/Romance/Documental
Fome
Fome, de Steve McQueen, sobre os protestos que tiveram lugar na prisão escocesa de Maze em 1981, marcados pela greve de fome dos membros do IRA, que reivindicavam o estatuto de prisioneiros políticos. Michael Fassbender interpreta Bobby Sands, um membro do IRA com influência junto dos seus camaradas que decide, um dia, iniciar uma greve de fome – a última carta que pode jogar como protesto contra as condições em que estão encarcerados.

Este capítulo infeliz também ficou famoso, em parte, pelo «no wash protest», em que os presos acumulavam excrementos humanos e comida podre para forrar as paredes das celas e atiravam urina por baixo das portas para obrigar os guardas a limpar. Trata-se de uma obra de extremos. A fotografia traz ora planos muito lentos e parados – tão lentos como o passar do tempo numa prisão –, ora planos rápidos e agitados, que fazem sobressair o horror das agressões dos guardas.
Ficha Técnica:
Título original: «Hunger»
Realização: Steve McQueen
Elenco: Michael Fassbender, Rory Mullen, Stuart Graham, Larry Cowan, Liam McMahon Género: Drama / Histórico
Uns Sogros de Fugir
Ninguém aproveita melhor o Natal do que Brad e Kate. Todos os anos, este feliz casal parte numa viagem para um local exótico, de modo a fugirem das famílias de ambos. Mas não este ano.

Brad e Kate ficam retidos no aeroporto de São Francisco, nos EUA, devido às péssimas condições climatéricas.

Pior ainda, como são entrevistados pela televisão local, revelam o seu destino a toda a cidade e… às suas famílias.
Agora, os familiares estão à espera deles em casa do pai de Brad. E da mãe de Kate. E da mãe de Brad. E do pai de Kate…
Ficha Técnica:
Título original: «Four Christmases»
Realização: Seth Gordon
Elenco: Vince Vaughn, Reese Witherspoon, Robert Duvall, Sissy Spacek, Jon Voight, Jon Favreau e Mary Steenburgen
Género: Comédia
Crepúsculo
Crepúsculo é uma moderna história de amor, plena de acção, entre um vampiro e uma humana. Bella Swan foi sempre um pouco diferente, nunca se preocupando em ser uma das miúdas com estilo da sua escola secundária, em Phoenix. Quando a sua mãe volta a casar-se e Bella vai viver com o seu pai, na chuvosa pequena cidade de Forks, em Washington, ela não espera grandes mudanças. É então que conhece o misterioso e fascinante Edward Cullen, um rapaz diferente de todos os que já conhecera. Inteligente e divertido, ele vê a beleza interior de Bella e, rapidamente, o casal é levado por um apaixonado e decididamente pouco ortodoxo romance.

Edward consegue correr mais rápido do que um leão, consegue parar um carro em andamento com as suas próprias mãos e não envelhece desde 1918. Como todos os vampiros, ele é imortal, mas não tem presas e não bebe sangue humano. Entre os vampiros, o rapaz e a sua família são únicos na sua opção de vida. Para o vampiro, Bella é tudo aquilo por que ele esperou durante 90 anos: uma alma gémea. Mas, quanto mais próximos eles ficam, mais Edward tem de lutar para resistir ao apelo animal do seu cheiro, que o poderia transportar para um delírio incontrolável. Mas o que irá o casal fazer, quando James, Laurent e Victoria, os Nómadas, inimigos mortais dos Cullens, chegarem à cidade, à procura de Bella?
Ficha Técnica:
Título original: «Twilight»
Realização: Catherine Hardwicke
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Billy Burke, Peter Facinelli e Taylor Lautner
Género: Acção/Romance/Terror/Thriller
Trancoso - Filme em Destaque
De 05 a 08 de Dezembro

Cine Auditório Jacinto Ramos
Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h
Domingos - 16:00h

Olhos de Lince

Jerry e Rachel são dois estranhos que se cruzam por causa de um estranho telefonema de uma mulher que não conhecem.

Ameaçando a sua família e amigos, essa estranha mulher manipula Jerry e Rachel, fazendo deles meros peões do seu jogo diabólico.

Eles tentam fugir, mas a estranha controla todos os seus passos, antecipando cada movimento.
Ficha Técnica:
Título original: Eagle Eye
Realização: D.J. Caruso
Elenco: Shia LaBeouf, Michelle Monaghan, Billy Bob Thornton
Género: Drama, Thriller
Classificacao: M/12
DD / Publico / Superónico - BandarraFm

Sem comentários: