Toni Bou começa o ano com vitória
O Mundial de Trial Indoor teve o seu início no passado Domingo em Sheffield, Inglaterra. A época começou da melhor forma para a equipa Montesa Repsol -HRC, que conseguiu a dobradinha.Toni Bou conseguiu iniciar o ano com uma vitória no Mundial de Trial Indoor, porém, teve de se esforçar até à sétima e última secção, para conseguir garantir o triunfo. O bi-campeão mundial foi segundo classificado na volta de qualificação – com nove pontos – e teve de se esforçar na última secção do dia para concluir o Sheffield Trial Indoor à frente do resto da concorrência, iniciando assim a defesa do título da melhor maneira.No segundo lugar ficou o seu companheiro de equipa, o japonês Takahisa Fujinami, que concluiu a prova de forma espectacular. Após ter sido quinto classificado na volta de qualificação, Fujinami garantiu a dobradinha para a equipa Montesa Repsol-HRC, ao apenas penalizar em um ponto – por excesso de tempo – na volta final ao percurso.A segunda prova do Mundial de Trial Indoor será a 24 de Janeiro, na cidade francesa de Marselha.
Open – 2009
FPAK Abre Campeonato aos EVO V e Impreza GT4WD
A FPAK divulgou o regulamento actualizado do Campeonato Open. Mitsubishi Evo V e Impreza GT4WD passam a ser autorizados.O Presidente da FPAK já tinha levantado essa possibilidade na entrevista dada à estampa no semanário Autosport, agora passou a lei, senão veja-se este extrato do Regulamento do Campeonato Open: "Às provas de COR 2009, serão admitidas as seguintes viaturas: (...) serão ainda, excepcional e igualmente, autorizadas a participar nas mesmas condições dos demais concorrentes, as viaturas Mitsubishi Lancer EVO CP9A (FH 5585) e Subaru Impreza 555 GC8 (FH 5480), cuja homologação FIA foi recentemente prorrogada até 2009 e 2010, respectivamente".Falta saber agora o alcance desta medida, a dois dias do fecho das inscrições para a primeira prova do campeonato, o Rali de Montelongo. Quando todos reclamam estabilidade nos regulamentos e que estes devem ser divulgados atempadamente, esta medida peca, no mínimo, por tardia!...Espera-se agora uma reacção do Promotor do Campeonato e também a resposta dos potenciais concorrentes.
Dakar 2009, Portugueses Recuperam
Depois do dia mais longo do Dakar, a caravana enfrentou ontem 488km, dos quais 459 contra o cronómetro, mas isso não significou que fosse um dia de facilidades. Na frente as dificuldades parecem resumir-se a lutar contra o cronómetro.
Carros:
O Mundial de Trial Indoor teve o seu início no passado Domingo em Sheffield, Inglaterra. A época começou da melhor forma para a equipa Montesa Repsol -HRC, que conseguiu a dobradinha.Toni Bou conseguiu iniciar o ano com uma vitória no Mundial de Trial Indoor, porém, teve de se esforçar até à sétima e última secção, para conseguir garantir o triunfo. O bi-campeão mundial foi segundo classificado na volta de qualificação – com nove pontos – e teve de se esforçar na última secção do dia para concluir o Sheffield Trial Indoor à frente do resto da concorrência, iniciando assim a defesa do título da melhor maneira.No segundo lugar ficou o seu companheiro de equipa, o japonês Takahisa Fujinami, que concluiu a prova de forma espectacular. Após ter sido quinto classificado na volta de qualificação, Fujinami garantiu a dobradinha para a equipa Montesa Repsol-HRC, ao apenas penalizar em um ponto – por excesso de tempo – na volta final ao percurso.A segunda prova do Mundial de Trial Indoor será a 24 de Janeiro, na cidade francesa de Marselha.
Open – 2009
FPAK Abre Campeonato aos EVO V e Impreza GT4WD
A FPAK divulgou o regulamento actualizado do Campeonato Open. Mitsubishi Evo V e Impreza GT4WD passam a ser autorizados.O Presidente da FPAK já tinha levantado essa possibilidade na entrevista dada à estampa no semanário Autosport, agora passou a lei, senão veja-se este extrato do Regulamento do Campeonato Open: "Às provas de COR 2009, serão admitidas as seguintes viaturas: (...) serão ainda, excepcional e igualmente, autorizadas a participar nas mesmas condições dos demais concorrentes, as viaturas Mitsubishi Lancer EVO CP9A (FH 5585) e Subaru Impreza 555 GC8 (FH 5480), cuja homologação FIA foi recentemente prorrogada até 2009 e 2010, respectivamente".Falta saber agora o alcance desta medida, a dois dias do fecho das inscrições para a primeira prova do campeonato, o Rali de Montelongo. Quando todos reclamam estabilidade nos regulamentos e que estes devem ser divulgados atempadamente, esta medida peca, no mínimo, por tardia!...Espera-se agora uma reacção do Promotor do Campeonato e também a resposta dos potenciais concorrentes.
Dakar 2009, Portugueses Recuperam
Depois do dia mais longo do Dakar, a caravana enfrentou ontem 488km, dos quais 459 contra o cronómetro, mas isso não significou que fosse um dia de facilidades. Na frente as dificuldades parecem resumir-se a lutar contra o cronómetro.
Carros:
Carlos Sainz venceu mais uma etapa, mas por apenas 6 segundos de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah que se mantém aguerrido na tentativa de levar o seu BMW X3CC a recuperar a liderança. A diferença entre eles está agora nos 3m46s Luc Alphand fez uma etapa ao ataque, na tentativa de começar a recuperar o tempo perdido na 2ª feira, efectuou o 3º registo e subiu duas posições. Alphand foi o melhor Mitsubishi em prova, não escondendo o desempenho mediano dos Racing Lancer que têm sido batidos pelos VW e pelos BMW. Giniel de Villiers mantém o 3º lugar, na frente de Stephane Peterhansel, num dia em que estes dois pilotos tiveram uma etapa algo apagada e contribuíram para a criação de um fosso que os separa dos dois primeiros na classificação.
Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, continuam sem conseguir fazer uma etapa isenta de problemas. Apesar de terem subido 15 posições o pulo na classificação teria sido de outro tanto, não fora o caso de terem ficado sem combustível a 40 quilómetros do final. Mesmo assim o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q continua na liderança entre as equipas portuguesas.
“Depois dos problemas de ontem o carro só ficou pronto pouco antes da nossa hora de partida e tivemos de fazer esta etapa com o turbo grande. Ele até dá para andar rápido mas em alta rotação”, explica Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “E foi por isso que o consumo disparou e o gasóleo acabou a 40 quilómetros do final. O público ajudou-nos mas paramos várias vezes e perdemos quase uma hora e meia”
Depois do dia mais longo da prova, esta não deixou de ser mais uma etapa difícil e de grande desgaste para a dupla que lidera o agrupamento “luso” T2 da Padock Competições - Adélio Machado/Laurent Flament ao terminarem a especial na 76ª posição, sendo agora 71º da geral e mantendo 2º lugar de melhor português: “Não tem sido nada fácil, estas primeiras especiais do Dakar. “Uma etapa muito técnica com muita navegação e um piso muito agressivo, obrigando a cuidados acrescidos para poupar os pneumáticos. O muito pó voltou a ser nosso inimigo, obrigando em algumas situações a parar. Sensivelmente ao quilómetro atascamos e depois tivemos um furo que nos fez perder várias posições.” afirmou Adelio Machado
Classificação:
1º Carlos Sainz / Michel Perin - VW Race Touareg
Classificação:
1º Carlos Sainz / Michel Perin - VW Race Touareg
2º Nasser Al-Attiyah / Tina Thorner - BMW X3CC
3º Giniel de Villiers / Dieter Von Zitzewitz - VW Race Touareg
4º Stephane Peterhansel / J. P. Cottret - Mitsubishi Racing Lancer
5º Joan Roma / Lucas Senra - Mitsubishi Racing Lancer
17 Kuipers (Nld) Palmeiro (Prt) Bmw
53 Leal Dos Santos (Prt) Pires De Lima (Prt) Bmw
72 Machado (Prt) Flament (Fra) Toyota
79 Inocencio (Prt) Fiuza (Prt) Mitsubishi
81 Inocencio (Prt) Santos (Prt) Mitsubishi
95 Campos Pereira (Prt) Teixeira Marques (Prt) Toyota
98 Pita (Prt) Goncalves (Prt) Toyota
Motos:
17 Kuipers (Nld) Palmeiro (Prt) Bmw
53 Leal Dos Santos (Prt) Pires De Lima (Prt) Bmw
72 Machado (Prt) Flament (Fra) Toyota
79 Inocencio (Prt) Fiuza (Prt) Mitsubishi
81 Inocencio (Prt) Santos (Prt) Mitsubishi
95 Campos Pereira (Prt) Teixeira Marques (Prt) Toyota
98 Pita (Prt) Goncalves (Prt) Toyota
Motos:
Marc Coma continua com o seu ritmo neste Dakar 2009, enfrenta diariamente o andamento dos testes neste momento para a Argentina e em terra, passo a passo, a Cordilheira dos Andes e a fronteira com o Chile. O piloto do Team Repsol KTM, foi baleado durante os 459 quilômetros de especial. Anteriormente, cerca de 4 km antes de tomar a ligação na saída 06h20 desta manhã.
Hélder Rodrigues sobe para oitavo da geral, Piloto do Lagos Team/TMN, hoje 13º na etapa, continua a ser o melhor dos portugueses. “Esta foi mais uma etapa a “sério”, onde andei muito rápido na parte inicial para abrandar depois na zona final devido ao piso mais agressivo, com muita pedra e pó. Sinto que estou a andar a um bom ritmo e só posso estar satisfeito por ocupar agora o oitavo lugar da geral.” Acrescentou ainda “A especial era muito técnica, com muita navegação mas devido ao muito pó perdime por duas vezes mas não me atrapalhei e mantive um ritmo regular até ao fim”.
O quinto, vai ligar as cidades de Neuquén e San Rafael. Os pilotos irão ter uma primeira ligação de 173 quilômetros e, em seguida, enfrentar uma especial 506 e posterior ligação 84. Marc Coma será o primeiro a deixar novamente o bivaque às 05h00, e a especial começa as 07:35.
Classificação:
1 Coma (Esp) Ktm
2 Street (Usa) Ktm
3 Fretigne (Fra) Yamaha
4 Viladoms (Esp) Ktm
5 Ullevalseter (Nor) Ktm
8 Rodrigues (Prt) Ktm
13 Goncalves (Prt) Honda
62 Bianchi Prata (Prt) Bmw
Camiões:
Classificação:
1 Coma (Esp) Ktm
2 Street (Usa) Ktm
3 Fretigne (Fra) Yamaha
4 Viladoms (Esp) Ktm
5 Ullevalseter (Nor) Ktm
8 Rodrigues (Prt) Ktm
13 Goncalves (Prt) Honda
62 Bianchi Prata (Prt) Bmw
Camiões:
O atraso verificado na etapa de ontem obrigou Elisabete Jacinto a ter hoje um dia marcado pela enorme nuvem de pó que carros e camiões levantam, ela que, ao longo dos quase 400 quilómetros de sector selectivo, ultrapassou nada mais nada menos que 15 camiões e 35 carros. Apesar do sacrifício, a piloto do Team Oleoban MAN Portugal viu os seus esforços recompensados e subiu quase 10 posições, estando agora na 21ª posição, embora absolutamente convencida de que, partindo mais à frente para a próxima etapa, pode melhorar significativamente os seus resultados. Terminada este 4º dia de corrida, Elisabete Jacinto não só ocupa uma excelente posição entre os camiões, como supera todos os seus compatriotas da competição auto.
Classificação:
1 De Rooy (Nld) Colsoul (Bel) Van Melis (Nld) Ginaf
2 Chagin (Rus) Savostin (Rus) Nikolaev (Rus) Kamaz
3 Kabirov (Rus) Belyaev (Rus) Mokeev (Rus) Kamaz
4 Mardeev (Rus) Mizyukaev (Rus) Mardeev (Rus) Kamaz
5 De Azevedo (Bra) Justo (Bra) Martinec (Cze) Tatra
22 Jacinto (Prt) Velhinho (Prt) Cochinho (Prt) Man
Salvador Cabral / BandarraFm
1 comentário:
Excelente Trabalho desempenhado por este blog a nivel de informação, Parabens!
Enviar um comentário