Síndrome de morte no Dakar
Pascal Terry participava no Rallye Dakar e estava dado como desaparecido desde domingo o Piloto foi encontrado morto
O motociclista francês Pascal Terry, de 49 anos, que participava no Rallye Dakar, foi encontrado morto na madrugada de terça para quarta-feira, segundo informou a organização da prova. Entretanto, sabe-se agora que o piloto chegou a contactar os organizadores do Dakar a quem deu conta de que estava sem combustível, mas também terá dito que a ajuda de outro piloto o iria permitir continuar em prova. Terry protagonizou assim o primeiro acidente fatal da 30ª edição do Dakar.
Pascal Terry participava no Rallye Dakar e estava dado como desaparecido desde domingo o Piloto foi encontrado morto
O motociclista francês Pascal Terry, de 49 anos, que participava no Rallye Dakar, foi encontrado morto na madrugada de terça para quarta-feira, segundo informou a organização da prova. Entretanto, sabe-se agora que o piloto chegou a contactar os organizadores do Dakar a quem deu conta de que estava sem combustível, mas também terá dito que a ajuda de outro piloto o iria permitir continuar em prova. Terry protagonizou assim o primeiro acidente fatal da 30ª edição do Dakar.
O piloto francês estava desaparecido do rali após a realização da segunda etapa, realizada entre Santa Rosa de la Pampa e Puerto Madryn, na Argentina. De acordo com a organização da prova, Pascal Terry foi encontrado num local de difícil acesso, no meio de uma vegetação muito densa, a cerca de 15 metros de sua moto. Alegadamente, o piloto já estaria mesmo sem o capacete, e teria procurado abrigo num local com sombra, tendo sido encontrado com alimentos e água em seu redor. Tendo completado os 49 anos no passado dia 1 de Dezembro, Pascal Terry, natural da região da Normandia, no norte de França, é apresentado no site oficial da prova como alguém que guardava na memória o arranque do Dakar nas vésperas de cada novo ano, e que terá apostado na participação no Dakar sul-americano por considerar que esta prova passava agora por um renascimento. As autoridades da província de Las Pampas vão agora abrir uma investigação para apurar as causas da morte. Pascal Terry é o 48º piloto a falecer durante a disputa do Rally Dakar desde a sua primeira edição, em 1979, e vem assinalar de forma trágica aquela que é a primeira passagem desta prova pelo continente sul-americano.
Reviravolta nas Dunas do Dakar 2009
Carros
O percurso muito variado viu diferentes estilos de condução. Dieter Depping foi o primeiro a mostrar-se, sacava 23 a Stéphane Peterhansel no CP1, graças a uma técnica eficaz, sem dúvida, tem reaparecido no início da corrida após vários dias de rali. Depping Peterhansel assumiu a liderança entre os carros de Nasser Al Attiyah, Mark Miller e Carlos Sainz. A vantagem sobre Miller, De Villiers e os três Mitsubishi, juntos. No entanto, a situação tomou uma inesperada reviravolta, quando o alemão Dieter Depping surpreendeu todos "à frente do defensor do título, enquanto Al Attiyah tomou vantagem de Sainz. A primeira sequência de dunas na presente edição do Dakar foi a cena do último torções e voltas do dia.
No total, 20 km de areia em que os líderes tiveram de lutar contra os seus mecânicos. De Villiers foi o primeiro a sair do círculo de areia e reivindicar a etapa à frente de Gordon e Depping, enquanto Al Attiyah tornou-se líder da geral à frente de Villiers, destronando assim Sainz, que é relegado a terceira posição.
Classificação:
1 Al Attiyah (Qat) Thorner (Swe) Bmw
2 De Villiers (Zaf) Von Zitzewitz (Deu) Volkswagen
3 Sainz (Esp) Perin (Fra) Volkswagen
4 Peterhansel (Fra) Cottret (Fra) Mitsubishi
5 Miller (Usa) Pitchford (Zaf) Volkswagen
Motos
Após a realização de quarto etapas onde a caravana do rally rodou, no geral, na defensiva, a quinta etapa teve um sabor a Dakar, com as primeiras dunas e um piso muito diversificado a dar vantagem aos pilotos mais experientes. Enquadrado nesse lote, o piloto Lagos Team que teve, como melhor resultado no Dakar, um quinto lugar em 2007 subiu para o sexto lugar da geral,afastando-se dos franceses David Casteu e Cyril Despres que ocupam agora os 8º e 10º lugares, respectivamente.“Décimo terceiro a arrancar para a etapa, fiz um óptimo início de especial, ocupando o quinto lugar ao quilómetro 102, dez segundos atrás do holandês Franz Verhoeven” referiu o piloto Lagos Team. “No CP1 alcancei o Top 5, adiantando-me ao Zé Hélio, Casteu e Verhoeven, que me deu bastante confiança até ao final da etapa. Foi verdadeiramente uma bela jornada”
O motard português Paulo Gonçalves manteve a regulariedade e mostra-se “contente com o dia de hoje, foi uma etapa dura, com muita navegação, mas sem problemas de maior. Nos próximos dias vamos entrar no coração do Dakar, com a chegada nas dunas e é necessário prudência para não deitar tudo a perder. O Dakar é um rali longo e até ao final ainda falta percorrer muitos quilómetros”. O piloto de Esposende manteve um andamento regular, o que lhe permitiu manter o 2º lugar na classe das 450cc e subir um lugar na classificação geral, sendo nesta altura 12º.
A etapa de amanhã ligará San Rafael a Mendoza, no total serão percorridos 625km, dos quais 395km serão cronometrados.
Classificação:
1 Coma (Esp) Ktm
2 Street (Usa) Ktm
3 Fretigne (Fra) Yamaha
4 Ullevalseter (Nor ) Ktm
5 Viladoms (Esp) Ktm
6 Rodrigues (Prt) Ktm
12 Goncalves (Prt) Honda
44 Bianchi Prata (Prt) Bmw
Camiões
A portuguesa Elisabete Jacinto depois de embater num Buggy a ver o camião incendiar-se e ficar impossibilitada de continuar, deixando assim a possibilidade de um bom resultado nesta prova do Dakar da Argentina.
O percurso muito variado viu diferentes estilos de condução. Dieter Depping foi o primeiro a mostrar-se, sacava 23 a Stéphane Peterhansel no CP1, graças a uma técnica eficaz, sem dúvida, tem reaparecido no início da corrida após vários dias de rali. Depping Peterhansel assumiu a liderança entre os carros de Nasser Al Attiyah, Mark Miller e Carlos Sainz. A vantagem sobre Miller, De Villiers e os três Mitsubishi, juntos. No entanto, a situação tomou uma inesperada reviravolta, quando o alemão Dieter Depping surpreendeu todos "à frente do defensor do título, enquanto Al Attiyah tomou vantagem de Sainz. A primeira sequência de dunas na presente edição do Dakar foi a cena do último torções e voltas do dia.
No total, 20 km de areia em que os líderes tiveram de lutar contra os seus mecânicos. De Villiers foi o primeiro a sair do círculo de areia e reivindicar a etapa à frente de Gordon e Depping, enquanto Al Attiyah tornou-se líder da geral à frente de Villiers, destronando assim Sainz, que é relegado a terceira posição.
Classificação:
1 Al Attiyah (Qat) Thorner (Swe) Bmw
2 De Villiers (Zaf) Von Zitzewitz (Deu) Volkswagen
3 Sainz (Esp) Perin (Fra) Volkswagen
4 Peterhansel (Fra) Cottret (Fra) Mitsubishi
5 Miller (Usa) Pitchford (Zaf) Volkswagen
Motos
Após a realização de quarto etapas onde a caravana do rally rodou, no geral, na defensiva, a quinta etapa teve um sabor a Dakar, com as primeiras dunas e um piso muito diversificado a dar vantagem aos pilotos mais experientes. Enquadrado nesse lote, o piloto Lagos Team que teve, como melhor resultado no Dakar, um quinto lugar em 2007 subiu para o sexto lugar da geral,afastando-se dos franceses David Casteu e Cyril Despres que ocupam agora os 8º e 10º lugares, respectivamente.“Décimo terceiro a arrancar para a etapa, fiz um óptimo início de especial, ocupando o quinto lugar ao quilómetro 102, dez segundos atrás do holandês Franz Verhoeven” referiu o piloto Lagos Team. “No CP1 alcancei o Top 5, adiantando-me ao Zé Hélio, Casteu e Verhoeven, que me deu bastante confiança até ao final da etapa. Foi verdadeiramente uma bela jornada”
O motard português Paulo Gonçalves manteve a regulariedade e mostra-se “contente com o dia de hoje, foi uma etapa dura, com muita navegação, mas sem problemas de maior. Nos próximos dias vamos entrar no coração do Dakar, com a chegada nas dunas e é necessário prudência para não deitar tudo a perder. O Dakar é um rali longo e até ao final ainda falta percorrer muitos quilómetros”. O piloto de Esposende manteve um andamento regular, o que lhe permitiu manter o 2º lugar na classe das 450cc e subir um lugar na classificação geral, sendo nesta altura 12º.
A etapa de amanhã ligará San Rafael a Mendoza, no total serão percorridos 625km, dos quais 395km serão cronometrados.
Classificação:
1 Coma (Esp) Ktm
2 Street (Usa) Ktm
3 Fretigne (Fra) Yamaha
4 Ullevalseter (Nor ) Ktm
5 Viladoms (Esp) Ktm
6 Rodrigues (Prt) Ktm
12 Goncalves (Prt) Honda
44 Bianchi Prata (Prt) Bmw
Camiões
A portuguesa Elisabete Jacinto depois de embater num Buggy a ver o camião incendiar-se e ficar impossibilitada de continuar, deixando assim a possibilidade de um bom resultado nesta prova do Dakar da Argentina.
Jacinto justificou o sucedido, em declarações ao site da sua assessoria de imprensa: «O piso é novo, cavam-se sulcos muito fundos e os carros ficam pendurados. Ia no pó e, a certa altura, senti que tinha batido. O buggy, que seguia à minha frente, ficou atascado e não conseguiu ligar o alarme antes de eu lhe bater.»
A piloto diz que ainda tentou «engrenar a marcha-atrás, mas o camião ficou preso ao buggy, que já estava a arder». Os danos causados pelo incêndio impedem os pilotos continuem em prova, mas nenhum deles sofreu ferimentos.
Esta foi a 10ª participação de Elisabete Jacinto no Dakar, que este ano se realiza na Argentina e no Chile.
A piloto diz que ainda tentou «engrenar a marcha-atrás, mas o camião ficou preso ao buggy, que já estava a arder». Os danos causados pelo incêndio impedem os pilotos continuem em prova, mas nenhum deles sofreu ferimentos.
Esta foi a 10ª participação de Elisabete Jacinto no Dakar, que este ano se realiza na Argentina e no Chile.
Fpak diz que Não e Depois Autoriza
O homem que assumiu a promoção do campeonato efectuou estas propostas dando voz às sugestões dos pilotos do campeonato, "no fundo foi uma função de intermediação entre os pilotos e a FPAK, algo que se enquadra nas funções de um promotor."Mas Mex, que em representação da Starsign já tinha abordado esta possibilidade com o presidente da FPAK. "Em 1 de Outubro apresentei por mail uma série de propostas à FPAK para estudo, com vista a uma eventual implementação em 2009. Entre essas propostas estava a possibilidade de, a título excepcional, permitir que os Mitsubishi Lancer Evo V e VI corressem no Open, já que tinham extensão de homologação," começou por referir Mex . Agora a Starsign reage à alteração dos regulamentos
A alteração dos regulamentos do Campeonato Open de Ralis, para permitir a participação do Subaru Impreza 555 e dos Mitsubishi Lancer Evolution 5, 6 e 6,5 apanhou todos os intervenientes de surpresa. A resposta da FPAK em relação a esta questão dos Lancer tinha sido negativa, "possuo o mail de resposta do presidente da federação onde refere que esses carros apenas estavam habilitados a correr no Campeonato de Portugal de Ralis. Foi essa mesma resposta que a Starsign transmitiu aos pilotos na conferência de imprensa que demos no Rali Sentir Penafiel." " Perante estes factos Mex revelou alguma surpresa ao ler a entrevista de Luís Pinto de Freitas no semanário "Autosport"
O homem que assumiu a promoção do campeonato efectuou estas propostas dando voz às sugestões dos pilotos do campeonato, "no fundo foi uma função de intermediação entre os pilotos e a FPAK, algo que se enquadra nas funções de um promotor."Mas Mex, que em representação da Starsign já tinha abordado esta possibilidade com o presidente da FPAK. "Em 1 de Outubro apresentei por mail uma série de propostas à FPAK para estudo, com vista a uma eventual implementação em 2009. Entre essas propostas estava a possibilidade de, a título excepcional, permitir que os Mitsubishi Lancer Evo V e VI corressem no Open, já que tinham extensão de homologação," começou por referir Mex . Agora a Starsign reage à alteração dos regulamentos
A alteração dos regulamentos do Campeonato Open de Ralis, para permitir a participação do Subaru Impreza 555 e dos Mitsubishi Lancer Evolution 5, 6 e 6,5 apanhou todos os intervenientes de surpresa. A resposta da FPAK em relação a esta questão dos Lancer tinha sido negativa, "possuo o mail de resposta do presidente da federação onde refere que esses carros apenas estavam habilitados a correr no Campeonato de Portugal de Ralis. Foi essa mesma resposta que a Starsign transmitiu aos pilotos na conferência de imprensa que demos no Rali Sentir Penafiel." " Perante estes factos Mex revelou alguma surpresa ao ler a entrevista de Luís Pinto de Freitas no semanário "Autosport"
"O contacto existiu, e a proposta também, mas em Outubro a vontade da federação era diferente da que expressam agora. Em Outubro não existiu nenhum piloto a pedir, mas a Starsign solicitou em representação dos pilotos." Para Mex, a situação é "extremamente desconfortável, é o meu bom-nome e a minha integridade moral que fica em causa. Apesar da função de promotor do Open de Ralis ser um hobbie, gosto de ser profissional no que faço. Os pilotos merecem o meu respeito, e é por essa razão que justifico e explico a forma como todo o processo decorreu, para que não restem dúvidas da forma como a Starsign actuou." Mex relembrou que "a medida é boa, porque haverá carros a sair da garagem, apenas entendemos que deveria ter sido tomada em tempo útil. Uma medida destas a 10 dias do arranque de um campeonato, compromete garantidamente projectos que tinha objectivos de lutar pelo título."
A FPAK já esclareceu em comunicado, as razões desta decisão ser tomada apenas 10 dias antes do início do campeonato, apesar do assunto ter sido falado em Outubro. Luís Pinto de Freitas explicou que "a prorrogação da homologação do Mitsubishi (FH5585) ocorreu em finais de 2007 (estava previsto terminar em 2007) e foi então estendida até 2009. No que se refere ao Subaru (FH5480), a mesma tinha nas listas FIA até 23 de Dezembro de 2008 a referência de validade de homologação até "2008+", o que significava que poderia a vir a ser prolongada como acabou por ser. A data do prolongamento da homologação até 2010 é de 23 Dezembro, apesar no site da FIA esta homologação aparecer como actualizada a 19 de Dezembro de 2008."
Explicada a forma como se estenderam as homologações, o presidente da FPAK justificou a decisão de 2ª feira. "Entendeu-se que não se deveria privilegiar apenas uma marca e um modelo, nesse sentido foi necessário aguardar pela situação definitiva da homologação do Subaru Impreza 555, para se proceder à autorização excepcional para o Open e Regionais. Quisemos abrir a excepção desses dois tipos de viaturas e não apenas de um deles." Acrescentou ainda que "estas viaturas podem assim participar nestes campeonatos (Open e Regionais) e ainda nos campeonatos superiores."
Salvador Cabral / BandarraFm
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