Formula 1, Cinco Equipas confirmadas no Algarve
Toyota, Renault, Red Bull, Williams e McLaren vão testar, a partir de 18 de Janeiro, na pista de Portimão. Faltam menos de duas semanas para que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) volte a receber a Fórmula 1. Depois da visita da Ferrari e da McLaren em meados de Dezembro, são cinco as equipas que confirmaram, para já, a presença no mais recente circuito português. Assim, a partir de 18 de Janeiro e ao longo de cinco dias, o AIA irá receber a Toyota, a Renault, a Red Bull, a Williams e a McLaren, com a particularidade da equipa francesa e da formação dirigida por «Sir» Frank Williams apresentarem no Algarve as máquinas com que irão alinhar na temporada de 2009.
Toyota, Renault, Red Bull, Williams e McLaren vão testar, a partir de 18 de Janeiro, na pista de Portimão. Faltam menos de duas semanas para que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) volte a receber a Fórmula 1. Depois da visita da Ferrari e da McLaren em meados de Dezembro, são cinco as equipas que confirmaram, para já, a presença no mais recente circuito português. Assim, a partir de 18 de Janeiro e ao longo de cinco dias, o AIA irá receber a Toyota, a Renault, a Red Bull, a Williams e a McLaren, com a particularidade da equipa francesa e da formação dirigida por «Sir» Frank Williams apresentarem no Algarve as máquinas com que irão alinhar na temporada de 2009.
Para além disso, esta será também a primeira oportunidade de ver em acção o novo Toyota, que terá a sua apresentação, a 12 de Janeiro, e apenas na Internet. Quanto à Red Bull, estará entre nós a testar a pensar na próxima época, mas ainda sem o novo monolugar, pois este será apresentado apenas em Fevereiro, na pista de Jerez de la Frontera. Aguardam-se cinco dias de muita acção na pista, uma vez que as equipas tentarão aproveitar ao máximo o tempo disponível, sabendo que tudo deverá estar pronto no início do campeonato, marcado para 29 de Março, uma vez que a partir deste ano passou a ser proibido testar durante a época, pelo que quase todo o trabalho de desenvolvimento terá de ser feito agora.
RACB Awards Kronos Racing,Eleita Equipa do Ano
O ano terminou em apoteose para a Kronos Racing Team com a eleição como equipa do ano no âmbito dos prémios instituídos pela federação belga.Após o título do IRC em 2008, a recondução do programa de 2008 e o lançamento de duas novas campanhas para 2009, agora o anúncio oficial da conquista do troféu de "Equipa do Ano", é o culminar de uma fantástica temporada.Este prémio foi atribuído na cerimónia dos "RACB Awards", por um júri de 24 membros reunidos no “Royal Automobile Club da Bélgica". Este é um reconhecimento fantástico para toda a equipa Kronos Racing que assumiu a aposta do IRC, com destaque nos S2000.
Campeonato de Portugal de Ralis
A dois meses da prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis, já são conhecidos os primeiros pormenores da prova organizada pelo Targa Clube. Rali Sábado e DomingoO Rali Torrié assumirá um formato diferente do habitiual, com duas etapas divididas por Sábado e Domingo. Assim, a prova inicia-se no Sábado com a disputa às 15.38h da tradicional super-especial na Póvoa do Lanhoso, seguem-se as passagens duplas por Serzedelo / Anissó e Arcas / Rendufinho. As segundas passagens decorrerão já ao cair da noite. A etapa fica completa com mais uma super-especial pelas 19.00h.
RACB Awards Kronos Racing,Eleita Equipa do Ano
O ano terminou em apoteose para a Kronos Racing Team com a eleição como equipa do ano no âmbito dos prémios instituídos pela federação belga.Após o título do IRC em 2008, a recondução do programa de 2008 e o lançamento de duas novas campanhas para 2009, agora o anúncio oficial da conquista do troféu de "Equipa do Ano", é o culminar de uma fantástica temporada.Este prémio foi atribuído na cerimónia dos "RACB Awards", por um júri de 24 membros reunidos no “Royal Automobile Club da Bélgica". Este é um reconhecimento fantástico para toda a equipa Kronos Racing que assumiu a aposta do IRC, com destaque nos S2000.
Campeonato de Portugal de Ralis
A dois meses da prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis, já são conhecidos os primeiros pormenores da prova organizada pelo Targa Clube. Rali Sábado e DomingoO Rali Torrié assumirá um formato diferente do habitiual, com duas etapas divididas por Sábado e Domingo. Assim, a prova inicia-se no Sábado com a disputa às 15.38h da tradicional super-especial na Póvoa do Lanhoso, seguem-se as passagens duplas por Serzedelo / Anissó e Arcas / Rendufinho. As segundas passagens decorrerão já ao cair da noite. A etapa fica completa com mais uma super-especial pelas 19.00h.
No Domingo as actividades iniciam-se às 8.45h para as passagens duplas por Agra Serradela / Salamonde / Serradela, Espindo / Agra e a super-especial de Vieira do Minho. O final da prova será às 15.50h em Vieira do Minho. Uma nova super-especial.Para além das já conhecidas super-especiais de Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho, o Targa apresenta mais uma em Póvoa do Lanhoso disputada em piso de terra com 1,1km de extensão. A avaliar pelos 33 minutos que separam o primeiro carro do CPR do primeiro carro da prova extra, tudo indica que esta super-especial terá dois carros em simultâneo no percurso. Descontos nas inscrições e pagamento da inscrição do CPRO Targa Clube mantém inalterados os preços de inscrição em relação a 2008, apresentando ainda descontos significativos. Assim, as inscrições para o rali do CPR efectuadas até 30 de Janeiro terão um desconto de 150 Euros, passando esse desconto para 75 Euros se a inscrição fôr efectuada até 16 de Fevereiro.
Mas o Targa ainda se compromete a suportar o custo da inscrição no Campeonato de Portugal de Ralis para as equipas que se inscrevam até 30 de Janeiro. Oferta de alojamento, As taxas de inscrição na prova do CPR incluem alojamento na noite de 7 para 8 de Março. As primeiras 50 equipas (presumivelmente todas as inscritas) terão direito a dois quartos duplos. Prova extraParalelamente à prova do CPR, será disputada uma prova extra aberta a veículos VSH. Estes disputarão as duas super-especiais de Sábado, bem como uma passagem nos quatro troços de Domingo. O custo da inscrição é de 550 Euros, mas passará a 350 Euros para as inscrições até 30 de Janeiro e 450 Euros para as inscrições efectuadas até 16 de Fevereiro. Num ano de crise, o Targa Clube faz um esforço notório por tornar mais aliciante a sua principal.
Horário
Sábado 7 De Março De 2009 Póvoa De Lanhoso – Terra Do Ouro
1ª Prova EspecialHorário
Sábado 7 De Março De 2009 Póvoa De Lanhoso – Terra Do Ouro
2ª Prova Especial Serzedelo / Anissó 1
3ª Prova Especial Arcas / Rendufinho 1
4ª Prova Especial Serzedelo / Anissó 2
5ª Prova Especial Arcas / Rendufinho 2
Póvoa De Lanhoso – Maria Da Fonte
6ª Prova Especial
Domingo 8 De Março De 2009
7ª Prova Especial Agra / Serradela 1
8ª Prova Especial Salamonde / Serradela 1
9ª Prova Especial Espindo / Agra 1
10ª Prova Especial Vieira Do Minho 1
11ª Prova Especial Agra / Serradela 2
12ª Prova Especial Salamonde / Agra 2
13ª Prova Especial Espindo / Agra 2
14 ª Prova Especial Vieira Do Minho 2
Al-Attiyah, A voar nas dunas falhou control
Al-Attiyah não efectuou nenhum milagre. Justamente numa etapa que foi encurtada pela organização para apenas 178km. Nasser Al-Attiyah bateu a concorrência no Dakar por larga margem, o piloto do Qatar bateu Giniel de Villiers (que foi 2º) por 5m07s.
O homem do BMW sofreu um aquecimento no motor do X3 CC, e desviou-se do percurso para evitar as dunas. Com essa manobra falhou o CP1 e surgiu no CP2 com cerca de 21 minutos de vantagem para Giniel De Villiers que era o 2º facto anormal tendo em conta que estavam decorridos apenas 86km de prova. O Colégio de Comissários Desportivos está neste analisar o incidente, pelo que o 1º posto de Al-Attiya estava suspenso, o piloto para não existirem duvidas abandonou a prova.
Al-Attiyah, A voar nas dunas falhou control
Al-Attiyah não efectuou nenhum milagre. Justamente numa etapa que foi encurtada pela organização para apenas 178km. Nasser Al-Attiyah bateu a concorrência no Dakar por larga margem, o piloto do Qatar bateu Giniel de Villiers (que foi 2º) por 5m07s.
O homem do BMW sofreu um aquecimento no motor do X3 CC, e desviou-se do percurso para evitar as dunas. Com essa manobra falhou o CP1 e surgiu no CP2 com cerca de 21 minutos de vantagem para Giniel De Villiers que era o 2º facto anormal tendo em conta que estavam decorridos apenas 86km de prova. O Colégio de Comissários Desportivos está neste analisar o incidente, pelo que o 1º posto de Al-Attiya estava suspenso, o piloto para não existirem duvidas abandonou a prova.
Depois desta dia de 5ª feira, a VW está mais forte que nunca. Tem 3 carros no pódio, além de que viu a Mitsubishi enfraquecer ainda mais. O navegador de Luc Alphand sentiu-se mal ao fim de 12km da etapa, numa altura em que tentava desatascar o Mitsubishi da lama. Gilles Picard foi evacuado de helicópetro para o hospital e depois de um electro-cardiograma comprovou-se que afinal estava tudo bem, mas um Mitsubishi já estava fora. Stephane Peterhansel e Nani Roma ficaram a defender as cores japonesas, mas não conseguiram melhor do que 5º e 6º lugar respectivamente na etapa.
Classificação Geral após a 6ª Etapa:1 DE VILLIERS (ZAF) VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN
2 SAINZ (ESP) PERIN (FRA) VOLKSWAGEN
3 MILLER (USA) PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN
4 ROMA (ESP) CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI
10 KUIPERS (NLD) PALMEIRO (PRT) BMW
31 MACHADO (PRT) FLAMENT (FRA) TOYOTA
Motos
Cyril Despres foi premiado com a sua primeira vitória no Dakar 2009 especialmente na sexta etapa do rali. O fim de problemas com os pneus, o francês que tem superiorizado pelo seu rival Marc Coma. Street sem velocidade para acompanhar o espanhol. Os portugueses a caírem um lugar na classificação mas com andamentos que demonstram todo o potencial dos motards presentes no Dakar.
Classificação Geral após a 6º Etapa:
1 COMA (ESP) KTM
2 STREET (USA) KTM
3 FRETIGNE (FRA) YAMAHA
4 VILADOMS (ESP) KTM
5 ULLEVALSETER (NOR) KTM
6 RODRIGUES (PRT) KTM
12 RODRIGUES FILHO (BRA) HONDA
13 GONCALVES (PRT) HONDA
43 BIANCHI PRATA (PRT) BMW
Salvador Cabral / BandarraFm
2 SAINZ (ESP) PERIN (FRA) VOLKSWAGEN
3 MILLER (USA) PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN
4 ROMA (ESP) CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI
10 KUIPERS (NLD) PALMEIRO (PRT) BMW
31 MACHADO (PRT) FLAMENT (FRA) TOYOTA
Motos
Cyril Despres foi premiado com a sua primeira vitória no Dakar 2009 especialmente na sexta etapa do rali. O fim de problemas com os pneus, o francês que tem superiorizado pelo seu rival Marc Coma. Street sem velocidade para acompanhar o espanhol. Os portugueses a caírem um lugar na classificação mas com andamentos que demonstram todo o potencial dos motards presentes no Dakar.
Classificação Geral após a 6º Etapa:
1 COMA (ESP) KTM
2 STREET (USA) KTM
3 FRETIGNE (FRA) YAMAHA
4 VILADOMS (ESP) KTM
5 ULLEVALSETER (NOR) KTM
6 RODRIGUES (PRT) KTM
12 RODRIGUES FILHO (BRA) HONDA
13 GONCALVES (PRT) HONDA
43 BIANCHI PRATA (PRT) BMW
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário