Dakar 2009… Mais 2 mortes, Espanhóis na frente
Outro incidente do Dakar resultou na morte de dois civis. Um camião de apoio logístico do Dakar envolveu-se num acidente durante um percurso de ligação, nas imediações de Pejerreyes, entre as cidades de La Serena e Ovalle, a cerca de 400 km a norte de Santiago, no Chile.
O camião do Dakar embateu de frente com um pequeno pesado particular no qual seguiam duas pessoas, as quais tiveram morte imediata. O condutor ligado ao Dakar, saiu ileso do acidente, mas foi detido pelas autoridades chilenas. O camião de apoio logístico seguia para norte com pneus para a competição e era acompanhado por um veículo da organização da ASO. Segundo adiantou uma fonte da polícia chilena, o motorista que conduzia o camião do Dakar era o argentino Marcelo Sánchez, e invadiu a faixa contrária.
Outro incidente do Dakar resultou na morte de dois civis. Um camião de apoio logístico do Dakar envolveu-se num acidente durante um percurso de ligação, nas imediações de Pejerreyes, entre as cidades de La Serena e Ovalle, a cerca de 400 km a norte de Santiago, no Chile.
O camião do Dakar embateu de frente com um pequeno pesado particular no qual seguiam duas pessoas, as quais tiveram morte imediata. O condutor ligado ao Dakar, saiu ileso do acidente, mas foi detido pelas autoridades chilenas. O camião de apoio logístico seguia para norte com pneus para a competição e era acompanhado por um veículo da organização da ASO. Segundo adiantou uma fonte da polícia chilena, o motorista que conduzia o camião do Dakar era o argentino Marcelo Sánchez, e invadiu a faixa contrária.
Com a força do impacto, as vitimas foram, o chileno Roberto de la Cruz Vera Hernández e o peruano Freddy Efraín Arocupiapa Torres que tiveram morte imediata. Passa a ficar marcada por três vítimas fatais, já que também o motard francês Pascal Terry havia falecido, depois de ter sido dado como desaparecido no final da segunda etapa do Dakar disputada no passado Domingo. A propósito desta primeira morte no Dakar sul-americano, há ainda inúmeras peças soltas à espera de serem juntas para se saber exactamente o que se passou com Terry.
O piloto assinalou a sua posição e pedido apoio à organização, mas da parte da ASO não houve uma resposta, acabando Pascal Terry por falecer sem que ninguém tivesse chegado até ele, estava apenas a 300 metro da pista. Oficialmente, a morte ficou a dever-se a um edema pulmonar provocado por algum alimento.
A Etapa:
O piloto assinalou a sua posição e pedido apoio à organização, mas da parte da ASO não houve uma resposta, acabando Pascal Terry por falecer sem que ninguém tivesse chegado até ele, estava apenas a 300 metro da pista. Oficialmente, a morte ficou a dever-se a um edema pulmonar provocado por algum alimento.
A Etapa:
Carlos Sainz rubricou o triunfo na etapa e, graças à vantagem que conseguiu para Giniel de Villiers, reassumiu a liderança da prova com apenas 9 segundos de vantagem para o sul-africano. Mark Miller completa o pódio totalmente constituído por viaturas de Wolfsburg. O melhor Mitsubishi surge no 4º lugar por intermédio de Nani Roma, sendo agora o único representante da marca dos três diamantes. Stephane Peterhansel teve um princípio de incêndio que o fez perder 10 minutos logo no início da etapa. Posteriormente acabou por parar devido a sobreaquecimento, acabando por abandonar com o motor partido.Portugueses continuam depois dos protestos a que foi dado provimento. Adélio Machado ocupa agora a 4ª posição do agrupamento T2 numa altura em que a prova entra no mais árido deserto do mundo:
Classificação Geral Carros:
1 SAINZ (ESP) PERIN (FRA) VOLKSWAGEN
2 DE VILLIERS (ZAF) VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN
3 MILLER (USA) PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN
4 ROMA (ESP) CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI
5 GORDON (USA) GRIDER (USA) HUMMER
9 KUIPERS (NLD) PALMEIRO (PRT) BMW
30 MACHADO (PRT) FLAMENT (FRA) TOYOTA
44 INOCENCIO (PRT) FIUZA (PRT) MITSUBISHI
52 LEAL DOS SANTOS (PRT) PIRES DE LIMA (PRT) BMW
No primeiro assalto, em Dakar chileno, A etapa foi ganha por Cyril Despres, embora com pouca vantagem sobre Marc Coma e Francisco Lopez. Já o americano Jonah Street perdeu cerca de meia hora para os mais rápidos, baixando ao 4.º lugar da prova. O espanhol Coma permanece na liderança, tendo mais de uma hora de avanço sobre o segundo classificado, agora David Fretigné com a sua 450cc. Cyril Despres já é 3.º classificado, mas a 1h33m do comandante.
A sétima especial inicialmente com 419 km, a organização tomou a decisão para encurtar CP1, com um total de 243 km, pelo mau estado do terreno após intensas chuvas nos últimos dias. Depois do dia de descanso, em que o bivouac esteve acampado nas margens do Oceano Pacífico, esperava-se dos pilotos o máximo possível, para entrarem na segunda semana de Dakar, que é marcada pela travessia do deserto do Atacama.
Na etapa de hoje os concorrentes terão de lidar com um percurso nas montanhas com altitudes médias, sem grandes dificuldades, mas onde certamente o ritmo de corrida será novamente rápido.Paulo Gonçalves depois de ontem ter feito a revisão à sua CRF 450 X, confessa que “a primeira semana teve dias muito complicados, especialmente os dois últimos, mas esta semana será ainda mais dura, com percursos muito exigentes e... muitas dunas para atravessar”.
No dia de hoje, o piloto da Cross Pro, manteve a regularidade que o tem caracterizado ao longo deste rali e terminou em 11º, sendo o melhor representante luso. “Foi um dia positivo com uma etapa perigosa ao estilo da serra algarvia. Fui cauteloso e penso que consegui um bom resultado. Agora que entramos na segunda semana é importante manter o ritmo e evitar fazer erros que possam pôr em causa a prova e o trabalho conseguido até aqui conseguido”, comenta Paulo Gonçalves.O percurso de amanhã ligará La Serena a Copiapo e no total serão percorridos 537 km, 449 km dos quais contra o relógio.
Classificação Geral Motos:
1 COMA (ESP) KTM
2 FRETIGNE (FRA) YAMAHA
3 DESPRES (FRA) KTM
4 STREET (USA) KTM
5 ULLEVALSETER (NOR) KTM
8 RODRIGUES (PRT) KTM
13 GONCALVES (PRT) HONDA
40 BIANCHI PRATA (PRT) BMW
Open em Risco
Treinos condicionados no Rali de Montelongo
O primeiro dos dois dias de treinos do Rali Montelongo, foi altamente condicionado pela neve e gelo que impedia a utilização de algumas das estradas que servirão de base ao rali. Como se isso não fosse suficiente, algumas equipas também não conseguiram sequer sair das suas terras para chegar a Fafe De manhã foram muitos os pilotos que apenas levantaram o Road-Book, já que Vila Cova tinha gelo no seu interior em zonas de subidas acentuadas, Travassós estava impraticável na parte final e Montim em quase toda a sua extensão. Os mais insistentes acabaram mesmo por se aventurar, e acabaram mesmo por efectuar a maioria dos reconhecimentos. O sol que raiou ao longo de todo o dia ajudou a derreter muito do gelo, tendo apenas o troço de Travassós sido reconhecido de forma parcial. O segundo dia de reconhecimentos está marcado para 6ª feira, mas se as condições climatéricas se mantiverem rigorosas até lá, o adiamento do rali é uma possibilidade.
Sábado, 17 de Janeiro
11h18 – 1ª PE – Vila Cova 1 (6,07 km)
11h35 – 2ª PE – Travassós 1 (11,40 km)
12h16 – 3ª PE – Montim 1 (7,77 km)
13h54 – 4ª PE – Vila Cova 2
14h11 – 5ª PE – Travassós 2
14h52 – 6ª PE – Montim 2
15h47 – Final da prova
De registar a primeira vitoria em termos nacionais de um diesel na passada temporada.
Dos cinco primeiros classificados apenas o vencedor esta inscrito nesta prova de abertura do Open de ralis.
Classificação Final 2008:
1º João Ruivo/Alberto Silva Fiat Stilo Multijet
2º Jorge Santos/Vítor Hugo Citroen Saxo Kit Car
3º José Sousa/José Salgado Renault 5 Turbo
4º Rui Azevedo/João Andrade Ford Escort RS 1600
5º Joaquim Santos/Eduardo Gomes Ford Escort RS 1800
Madeirense vai treinar em Aguiar da Beira
O piloto madeirense João Silva vem no próximo fim-de-semana a Aguiar da Beira para ter o primeiro contacto com o Renault Clio R3.João Silva e Vítor Martins vão ter, no próximo fim-de-semana, o primeiro contacto com a viatura que vão utilizar na temporada de 2009 do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis. O mesmo irá acontecer em Aguiar da Beira, localidade onde estão situadas as instalações da ARC Sport, preparador que construiu e preparou a viatura com que o vice-campeão do Campeonato Júnior irá competir este ano. A viatura irá estar na estrada Sábado (dia 17)ao longo do dia, no Domingo poderá haver a possibilidade de regressar à estrada caso seja preciso proceder a mais algumas alterações.
Salvador Cabral / BandarraFm
Dos cinco primeiros classificados apenas o vencedor esta inscrito nesta prova de abertura do Open de ralis.
Classificação Final 2008:
1º João Ruivo/Alberto Silva Fiat Stilo Multijet
2º Jorge Santos/Vítor Hugo Citroen Saxo Kit Car
3º José Sousa/José Salgado Renault 5 Turbo
4º Rui Azevedo/João Andrade Ford Escort RS 1600
5º Joaquim Santos/Eduardo Gomes Ford Escort RS 1800
Madeirense vai treinar em Aguiar da Beira
O piloto madeirense João Silva vem no próximo fim-de-semana a Aguiar da Beira para ter o primeiro contacto com o Renault Clio R3.João Silva e Vítor Martins vão ter, no próximo fim-de-semana, o primeiro contacto com a viatura que vão utilizar na temporada de 2009 do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis. O mesmo irá acontecer em Aguiar da Beira, localidade onde estão situadas as instalações da ARC Sport, preparador que construiu e preparou a viatura com que o vice-campeão do Campeonato Júnior irá competir este ano. A viatura irá estar na estrada Sábado (dia 17)ao longo do dia, no Domingo poderá haver a possibilidade de regressar à estrada caso seja preciso proceder a mais algumas alterações.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário