Prova em Destaque este Fim-de-Semana
RALI MONTELONGO
José Pedro vai para a velocidade
Um ou dois ralis independentemente de ter havido ou não anúncio oficial da retirada da FIAT do Campeonato de Portugal de Ralis, o certo é que o Punto S2000 já está à venda e mais certo ainda é que José Pedro Fontes se irá mudar para a velocidade.
"Penso que o Campeonato de Portugal de Ralis não está de momento suficientemente interessante, por isso vou apostar na velocidade", começou por dizer José Pedro Fontes.
Quando questionado se os ralis ficariam fora da sua temporada de 2009, José Pedro Fontes esclarece que "gostaria de fazer uma ou duas provas este ano, nomeadamente em terra, pois asfalto vou ter muito".O piloto chegou a falar da presença no Rali do Porto, até porque as provas internacionais por serem muito caras estarão fora do programa. Contudo o objectivo desta presença em um ou dois ralis "é não perder a mão a uma carro de ralis nem o hábito de conduzir em terra".
Dakar 2009, Sainz Abandonou quando era Líder
Carros
RALI MONTELONGO
José Pedro vai para a velocidade
Um ou dois ralis independentemente de ter havido ou não anúncio oficial da retirada da FIAT do Campeonato de Portugal de Ralis, o certo é que o Punto S2000 já está à venda e mais certo ainda é que José Pedro Fontes se irá mudar para a velocidade.
"Penso que o Campeonato de Portugal de Ralis não está de momento suficientemente interessante, por isso vou apostar na velocidade", começou por dizer José Pedro Fontes.
Quando questionado se os ralis ficariam fora da sua temporada de 2009, José Pedro Fontes esclarece que "gostaria de fazer uma ou duas provas este ano, nomeadamente em terra, pois asfalto vou ter muito".O piloto chegou a falar da presença no Rali do Porto, até porque as provas internacionais por serem muito caras estarão fora do programa. Contudo o objectivo desta presença em um ou dois ralis "é não perder a mão a uma carro de ralis nem o hábito de conduzir em terra".
Dakar 2009, Sainz Abandonou quando era Líder
Carros
O sonho de ver dois espanhóis no topo do pódio foi quebrado quando Carlos Sainz sofreu um forte acidente que o obrigou a abandonar. A Volkswagen viu o piloto, primeiro geral com espaço suficiente para começar a pensar na vitória desistir, mas na décima segunda uma tragédia.
No quilômetro 79 da especial do dia Sainz caiu em um aterro de três metros de profundidade e pelo CoPilot de espanhol, francês Michelle Perin, sofreu uma lesão ombro esquerdo forçando os dois a abandonar a corrida. Má sorte para Nani Roma, aos comandos do único veiculo Mitsubishi na corrida e opções claras subir no pódio, sofreu um problema mecânico e foi parado no quilômetro 165.A dupla Carlos Sainz / Michel Perin deitou tudo a perder ao km 79 da 12ª etapa, sendo obrigados a abandonar.
AO VW Race Touareg caiu numa ravina quando estavam com o 3º tempo da etapa, tendo Michel Perin de ser evacuado de helicótro para receber tratamento no Bivouac instalado em Fiambala. Quando o helicópetro aterrou, Carlos Sainz vinha a acompanhar o navegador, confirmando o abandono da equipa que liderava o Dakar.Carros, motos e camiões que estão na competição a caminho do fim por uma estrada de cascalho duro em vales dos Andes chilenos. Motocicletas e carros através de uma estrada em condições piores, atingindo um pico de 4.748 metros, o que impõe Passo São Francisco, que marca a fronteira com a Argentina.
Classificação Geral :
1 DE VILLIERS (ZAF) VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN
2 MILLER (USA) PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN
3 GORDON (USA) GRIDER (USA) HUMMER
4 TOLLEFSEN (NOR) EVANS (GBR) NISSAN
5 HOLOWCZYC (POL) FORTIN (BEL) NISSAN
6 DEPPING (DEU) GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN
7 ZAPLETAL (CZE) OUREDNICEK (CZE) MITSUBISHI
8 NOVITSKIY (RUS) TYUPENKIN (RUS) BMW
9 CHICHERIT (FRA) BAUMEL (FRA) BMW
10 SIREYJOL (FRA) VIDAL (FRA) BOWLER
Classificação Geral :
1 DE VILLIERS (ZAF) VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN
2 MILLER (USA) PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN
3 GORDON (USA) GRIDER (USA) HUMMER
4 TOLLEFSEN (NOR) EVANS (GBR) NISSAN
5 HOLOWCZYC (POL) FORTIN (BEL) NISSAN
6 DEPPING (DEU) GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN
7 ZAPLETAL (CZE) OUREDNICEK (CZE) MITSUBISHI
8 NOVITSKIY (RUS) TYUPENKIN (RUS) BMW
9 CHICHERIT (FRA) BAUMEL (FRA) BMW
10 SIREYJOL (FRA) VIDAL (FRA) BOWLER
Motos
A partir daqui, Coma, Viladoms, Farr, Roma e Cruz levou-os a Fiambalá rio vale. No primeiro momento, essa viagem foi planejada como uma etapa maratona, assim toda a assistência do rali têm dois dias para chegar ao próximo bivaque em La Rioja, 790 km de Copiapó. Para este fim, a assistência vai utilizar um menor porte para cruzar a Cordilheira dos Andes, na região do Gran Chaco (noroeste da Argentina), no sopé da Serra de Velasco. A prova começou uns quatro quilômetros da bivaque, mas inclui um percurso de 261 km de La Rioja. O elo final através de Salado, Almogasta e Villa Mazan estrada de La Rioja, norte da Serra de Velasco, a uma altitude de 540 metros acima do nível do mar.
Com o competição a regressar às terras argentinas, Hélder Rodrigues rubricou o décimo lugar na 12ª etapa, concluída em recuperação, num dia em que a chuva e o vento forte se fizeram de
convidados no Dakar sul-americano. Com o resultado de hoje, o motociclista do Lagos Team
reduziu ainda a distância que o separa do quarto classificado.
Classificação Geral:
1 COMA (ESP) KTM
2 DESPRES (FRA) KTM
3 FRETIGNE (FRA) YAMAHA
4 CASTEU (FRA) KTM
5 RODRIGUES (PRT) KTM
6 ULLEVALSETER (NOR) KTM
7 VILADOMS (ESP) KTM
8 VERHOEVEN (NLD) KTM
9 KNUIMAN (NLD) KTM
10 GONCALVES (PRT) HONDA
32 BIANCHI PRATA (PRT) BMW
Moto Clube do Porto organiza Arranque do Nacional de Trial Indoor
Espectáculo de regresso ao Pavilhão Rosa Mota
Prova de abertura do Campeonato Nacional de Trial Indoor, a quarta edição do Trial Indoor do Porto leva de regresso ao Pavilhão Rosa Mota os melhores pilotos portugueses desta espectacular modalidade, no dia 25 de Janeiro.
convidados no Dakar sul-americano. Com o resultado de hoje, o motociclista do Lagos Team
reduziu ainda a distância que o separa do quarto classificado.
Classificação Geral:
1 COMA (ESP) KTM
2 DESPRES (FRA) KTM
3 FRETIGNE (FRA) YAMAHA
4 CASTEU (FRA) KTM
5 RODRIGUES (PRT) KTM
6 ULLEVALSETER (NOR) KTM
7 VILADOMS (ESP) KTM
8 VERHOEVEN (NLD) KTM
9 KNUIMAN (NLD) KTM
10 GONCALVES (PRT) HONDA
32 BIANCHI PRATA (PRT) BMW
Moto Clube do Porto organiza Arranque do Nacional de Trial Indoor
Espectáculo de regresso ao Pavilhão Rosa Mota
Prova de abertura do Campeonato Nacional de Trial Indoor, a quarta edição do Trial Indoor do Porto leva de regresso ao Pavilhão Rosa Mota os melhores pilotos portugueses desta espectacular modalidade, no dia 25 de Janeiro.
Com previsão de enorme duelo entre Pedro Sousa e Pedro Maia, a prova organizada pelo Moto Clube do Porto com forte apoio da edilidade através da empresa municipal Porto Lazer, começa às 15 horas e 30 minutos, contando com cinco pilotos e a certeza que haverá um vencedor diferente das anteriores edições. Depois de André Garcia, Daniel Sousa e João Ribeiro, os candidatos são, além dos já mencionados Pedro Sousa e Pedro Maia, Diogo Vieira, Diógenes Nogueira e Nuno Santos.Pilotos que testarão as suas habilidades e equilíbrio em cinco zonas non-stop, com espectaculares obstáculos cedidos pela empresa especializada No Limite, a que se junta a zona paralela (com dois trialistas em acção simultaneamente) e o salto em altura, onde as motos voam para lá dos cinco metros de altura.
Obstáculos a cumprir em duas voltas, o que prolongará o espectáculo durante cerca de duas horas, contando ainda com uma exibição dos campeões nacionais de bike trial, Daniel Sousa e João Sousa, no intervalo entre as duas passagens das motos pelos obstáculos.Um espectáculo que deverá contar novamente com bastante público, aproveitando o preço bem acessível dos bilhetes (2,5 euros) e acrescida animação graças à esperada presença de muitas crianças, com acesso grátis quando acompanhadas por adultos, e que poderão de novo participar na cerimónia do pódio sob a chuva de confetis.
Honda revela Insight
O híbrido da Honda foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit. O Insight utiliza uma tecnologia híbrida de assistência por motor eléctrico integrado (IMA) e apresenta consumos de 4,4 litros aos 100 km e emissões de 101 g/km. O sistema IMA do Insight incorpora um motor eléctrico de 14 CV, um conjunto de baterias e uma Unidade Inteligente de Potência (IPU) compacta ? recuperando a energia cinética da travagem do veículo e da desaceleração para fornecer potência adicional para usar nas acelerações, quando necessário. O sistema IMA tem capacidade para motorizar o veículo exclusivamente em modo eléctrico em determinadas condições de condução a baixa e média velocidade. Além disso, também permite desactivar os cilindros do motor a gasolina em desacelerações e desligá-lo quando o veículo está parado.
Honda revela Insight
O híbrido da Honda foi apresentado no Salão Automóvel de Detroit. O Insight utiliza uma tecnologia híbrida de assistência por motor eléctrico integrado (IMA) e apresenta consumos de 4,4 litros aos 100 km e emissões de 101 g/km. O sistema IMA do Insight incorpora um motor eléctrico de 14 CV, um conjunto de baterias e uma Unidade Inteligente de Potência (IPU) compacta ? recuperando a energia cinética da travagem do veículo e da desaceleração para fornecer potência adicional para usar nas acelerações, quando necessário. O sistema IMA tem capacidade para motorizar o veículo exclusivamente em modo eléctrico em determinadas condições de condução a baixa e média velocidade. Além disso, também permite desactivar os cilindros do motor a gasolina em desacelerações e desligá-lo quando o veículo está parado.
O presidente da Honda Motor Europe, Shigeru Takagi, mostra-se satisfeito com a nova aposta da marca japonesa: «Honda já vende híbridos há quase uma década, mas esta é a primeira vez que a nossa tecnologia está disponível num veículo de 5 lugares e 5 portas, a um preço acessível. Combinando um motor eléctrico com um motor a gasolina de elevada eficiência, o Insight oferece aos condutores não só baixas emissões de CO2, mas também muito baixas emissões de outros gases de estufa tais como o N2O.» Para auxiliar os condutores do Insight a tirarem partido da tecnologia híbrida da Honda, o Insight possui um sistema interactivo, para ajudar a melhorar os consumos de combustível, denominada Sistema de Assistência à Condução Ecológica (Eco Assist).
Os principais dispositivos de segurança são a carroçaria do tipo ACE (Engenharia de Compatibilidade Avançada), que proporciona maior protecção aos ocupantes do veículo e ajuda a minimizar os danos noutros veículos. Todas a versões do Insight são motorizadas por um motor i-VTEC SOHC a gasolina, com 1.3 litros de cilindrada, em liga de alumínio e acoplado a uma Transmissão de Variação Contínua (CVT).
Salvador Cabral / BandarraFm
Os principais dispositivos de segurança são a carroçaria do tipo ACE (Engenharia de Compatibilidade Avançada), que proporciona maior protecção aos ocupantes do veículo e ajuda a minimizar os danos noutros veículos. Todas a versões do Insight são motorizadas por um motor i-VTEC SOHC a gasolina, com 1.3 litros de cilindrada, em liga de alumínio e acoplado a uma Transmissão de Variação Contínua (CVT).
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário