DAKAR 2009: Helder vence Etapa Final
Giniel De Villiers em VW para a mais alta distinção, o dominio da Mitsubishi que durou anos no Dakar. Nesta 31a edição, a Volkswagen teve direito ao sucesso:
Race Touareg é o primeiro diesel que é imposta ao mais importante rali raid, acrescentado com a satisfação do veículo com Mark Miller em segundo lugar. O Sul Africano terminou sua vitoriosa carreira, fazendo novamente o melhor tempo da especial. Robby Gordon, com o seu Hummer, completa um pódio 100% de Villiers mostrou rara anglófono. Giniel meta na última especial do "É realmente incrível, eu nunca senti nada parecido. Eu estava muito nervoso durante o último quilômetro, não iria parar de olhar pois sabemos quantos ficaram.
Giniel De Villiers em VW para a mais alta distinção, o dominio da Mitsubishi que durou anos no Dakar. Nesta 31a edição, a Volkswagen teve direito ao sucesso:


Martine Pereira cumpre objectivo de terminar Dakar. Foi a minha maior aventura desportiva” disse Martine Pereira O percurso era estreito e rolante, por isso não arriscamos e limitamo-nos a cumprir com a missão. Isto do Dakar é como dizem os mais experientes, é duro e muito duro!”
Classificação final:
1 DE VILLIERS (ZAF) VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN
2 MILLER (USA) PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN
3 GORDON (USA) GRIDER (USA) HUMMER
4 TOLLEFSEN (NOR) EVANS (GBR) NISSAN
5 HOLOWCZYC (POL) FORTIN (BEL) NISSAN
18 KUIPERS (NLD) PALMEIRO (PRT) BMW
41 MACHADO (PRT) FLAMENT (FRA) TOYOTA
66 INOCENCIO (PRT) SANTOS (PRT) MITSUBISHI
75 LEAL DOS SANTOS (PRT) PIRES DE LIMA (PRT) BMW
77 PITA (PRT) GONCALVES (PRT) TOYOTA
79 CAMPOS PEREIRA (PRT) EIXEIRA MARQUES (PRT) TOYOTA


Piloto Lagos Team herói no último dia de competição concluiu em 5º lugar da geral
O andamento do piloto privado português, que chegou a Buenos Aires, muito feliz, com o 5º lugar da geral. Hélder Rodrigues continua a ser o segundo melhor português de sempre no Dakar, depois de Carlos Sousa ter conquistado a 4ª posição na edição de 2003.
Numa corrida à parte em ritmo mais cauteloso estiveram Marc Coma, Cyril Despres e ainda David Frétigné,“Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura principalmente a nível psicológico. Queria agradecer ao meu mecânico Pedro Almeida, ao Dream Team da TMN, à minha equipa Lagos Team e também aos meus mecânicos Fernando e Miguel Nabais e à Joana Lemos que sempre me deu um grande apoio e que foi a grande mentora deste projecto,” referiu o piloto ao ser sempre o melhor representante português em prova, salvando a honra nacional, que este ano esteve mais apagada. O piloto de Sintra terminou no quinto lugar absoluto das motos, apesar das condições materiais dos seus mais directos opositores serem muito superiores. O piloto fez de facto a diferença consolidando um lugar de topo entre os melhores motards do Mundo.

10º lugar na classificação geral, 2º lugar da classe 450cc, 1º lugar na classe Super Produção amadores, “Estou bastante satisfeito com o que consegui neste Dakar. À partida para este rali não sabíamos o que nos esperava, tudo era desconhecido. A prova foi muito dura, muito desgastante, mas se assim não fosse não seria o Dakar”, comentou o piloto de Esposende.

Classificação oficiosa da última etapa (motos)
1.º Hélder Rodrigues
2.º Pal Ullevalseter
3.º Cyril Despres
Classificação Final (motos)
1.º Marc Coma
2.º Cyril Despres
3.º David Frétigné
4.º David Casteu
5.º Hélder Rodrigues
10º Paulo Goncalves
30º Bianchi Prata
Camiões apenas um português chegou ao fim.
Martins de Campos acompanhado dos franceses Boucou e Belivierb numa renault.
Os russos dominaram desde o início, com a Kamaz, em plano de evidência.
Classificação Final
1 KABIROV (RUS) BELYAEV (RUS) MOKEEV (RUS) KAMAZ
2 CHAGIN (RUS) SAVOSTIN (RUS) NIKOLAEV (RUS) KAMAZ
3 DE ROOY (NLD) COLSOUL (BEL) VAN MELIS (NLD) GINAF
4 MARDEEV (RUS) MIZYUKAEV (RUS) MARDEEV (RUS) KAMAZ
5 ECHTER (DEU) RUF (DEU) KLEIN (DEU) MAN
47 BOUCOU (FRA) DE CAMPOS MARTIN (PRT) BELIVIER (FRA) RENAULT
Manuel Pinho desconhece mas comenta…
O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou desconhecer a decisão da PSA em Mangualde, tendo desvalorizado ainda assim o despedimento por se tratar de "uma parte pequena" da fábrica Ainda mais por desconhecer os despedimentos e comentar que se tratava de uma pequena parte. Será que desconhecia?
Presente na Comissão Europeia para mais uma reunião ministerial dos 27 sobre as dificuldades no sector automóvel, Manuel Pinho foi confrontado com o anúncio do despedimento de 400 trabalhadores da fábrica da PSA-Peugeot/Citroen de Mangualde.
Afirmando desconhecer a intenção do construtor francês de proceder a despedimentos, mesmo depois do Governo ter dado ajudas no final do ano dentro do plano de medidas de apoio ao sector, Manuel Pinho confessou alguma surpresa, mas apressou-se a desvalorizar a notícia afirmando que o número de despedimentos é "uma parte pequena da fábrica de Mangualde", uma afirmação que muitos poderão achar estranha já que está em causa um terço dos postos de trabalhos da unidade de Mangualde.
2 CHAGIN (RUS) SAVOSTIN (RUS) NIKOLAEV (RUS) KAMAZ
3 DE ROOY (NLD) COLSOUL (BEL) VAN MELIS (NLD) GINAF
4 MARDEEV (RUS) MIZYUKAEV (RUS) MARDEEV (RUS) KAMAZ
5 ECHTER (DEU) RUF (DEU) KLEIN (DEU) MAN
47 BOUCOU (FRA) DE CAMPOS MARTIN (PRT) BELIVIER (FRA) RENAULT
Manuel Pinho desconhece mas comenta…

Presente na Comissão Europeia para mais uma reunião ministerial dos 27 sobre as dificuldades no sector automóvel, Manuel Pinho foi confrontado com o anúncio do despedimento de 400 trabalhadores da fábrica da PSA-Peugeot/Citroen de Mangualde.
Afirmando desconhecer a intenção do construtor francês de proceder a despedimentos, mesmo depois do Governo ter dado ajudas no final do ano dentro do plano de medidas de apoio ao sector, Manuel Pinho confessou alguma surpresa, mas apressou-se a desvalorizar a notícia afirmando que o número de despedimentos é "uma parte pequena da fábrica de Mangualde", uma afirmação que muitos poderão achar estranha já que está em causa um terço dos postos de trabalhos da unidade de Mangualde.
Depois da dispensa de 254 trabalhadores temporários na Autoeuropa que seguem para acções de formação no sector automóvel, os sinais da crise continuam a acumular, agora como anúncio da intenção dos responsáveis da fábrica PSA-Peugeut/Citröen de Mangualde em despedir quatro centenas de trabalhadores até ao fim do corrente trimestre. Além desta decisão, sabe-se também que a produção será interrompida naquela unidade por quinze dias. Estes despedimentos, a concretizarem-se, serão afinal uma continuidade dos despedimentos já ocorridos em 2008, mas ainda assim Manuel Pinho afirmou-se surpreendido com a notícia.
Actualmente com cerca de 1400 trabalhadores, a unidade da PSA de Mangualde deverá cumpri até Abril um plano de redução de recursos humanos que tinha já sido denunciado ainda em 2008 pela Comissão de Trabalhadores daquela fábrica. Ainda assim, Manuel Pinho revelou surpresa. "Não tenho essa informação. Acabam de me referir o facto mas eu tenho que me informar melhor como deve compreender", disse. A fábrica PSA-Peugeot/Citroen de Mangualde produz os modelos Peugeot Partner e Citröen Berlingo, justificando os seus responsáveis a decisão agora anunciada com a quebra da procura e a necessidade de interromper a produção.
Salvador Cabral / BandarraFm
Salvador Cabral / BandarraFm
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