quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Taça da Liga: Benfica estreia-se em Guimarães

O Benfica estreia-se quarta-feira na segunda edição da Taça da Liga em futebol com uma visita ao terreno do Vitória de Guimarães, onde uma vitória poderá atenuar o os efeitos da derrota de domingo passado frente ao Trofense. Os dois golos sem resposta sofridos na visita ao terreno do «lanterna vermelha» infligiram aos «encarnados» a primeira derrota para a Liga e «roubaram-lhes» a liderança da prova, assumida pelo FC Porto.

O Benfica, já afastado da Taça de Portugal e da Taça UEFA, chega ao jogo de Guimarães na ressaca da derrota na Trofa, que gerou contestação ao técnico espanhol, Quique Flores.
A formação vimaranense, que esta época já foi derrotada em casa pelo Benfica (2-1), recebe os «encarnados», em encontro da primeira jornada do Grupo C, depois de um triunfo por 4-2 sobre o Rio Ave, em jogo da 13ª jornada da Liga, competição na qual ocupa o oitavo posto.
A «poule» agrupa ainda o Olhanense, único representante da Liga de Honra, e o Belenenses, duas formações que já disputaram o encontro da primeira jornada, com a equipa lisboeta a triunfar por 2-0 na visita ao Algarve. O FC Porto, tricampeão nacional, estreia-se quinta-feira em jogo do grupo A com a recepção ao Vitória de Setúbal, detentor do troféu.
O tricampeão nacional, o único dos «grandes» envolvidos em quatro competições, recebe a equipa orientada por Daúto Faquirá depois de ter assumido a liderança da Liga, após uma vitória por 4-2 frente ao Nacional da Madeira e beneficiando da derrota do Benfica e do empate do Leixões. A equipa sadina, que no mês de Dezembro averbou três derrotas, uma das quais em casa com o FC Porto, ocupa o antepenúltimo lugar da Liga. No primeiro jogo do ano, o Vitória de Setúbal foi derrotado por 2-0 pelo Sporting, finalista vencido da última edição da Taça da Liga, com adeptos a contestarem o trabalho do técnico Daúto Faquirá.
No outro jogo do grupo, a Académica recebe quarta-feira o Nacional da Madeira, equipa com a qual empatou a um golo no jogo da quinta jornada da Liga. No grupo B, o Paços de Ferreira visita o Rio Ave, que na última jornada da Liga viu o treinador João Eusébio ser demitido devido aos maus resultados, que colocam a equipa na penúltima posição da Liga, em igualdade pontual com o Belenenses, «lanterna vermelha». Na visita a Paços de Ferreira, a formação de Vila do Conde ainda não deverá ser orientado por Carlos Brito, que hoje assumiu o lugar deixado vago por João Eusébio.
A 14 de Dezembro Sporting e Marítimo disputaram o primeiro encontro da terceira fase da Taça da Liga, com os «leões» a vencerem por 3-0, num duelo que, curiosamente, se repetirá sábado, em jogo da 14ª jornada da Liga. Os «leões», que perderam a primeira edição da Taça da Liga no desempate por grandes penalidades, lideram o Grupo B e visitam a 14 de Janeiro o Rio Ave, em jogo da segunda jornada da «poule». A terceira fase da prova é disputada por três grupos de quatro equipas: cada formação cumpre três jogos e os vencedores, bem como o melhor segundo, qualificam-se para as meias-finais.

Programa da primeira jornada da terceira fase:

Domingo, 14 Dez
Grupo B
Sporting - Marítimo, 3-0
Grupo C
Olhanense - Belenenses, 0-2

Quarta-feira, 07 Jan
Grupo A
Académica - Nacional, 16:00.
Grupo B
Paços de Ferreira - Rio Ave, 20:00.
Grupo C
Vitória de Guimarães - Benfica, 20:45 (SIC).

Quinta-feira, 08 Jan
Grupo A
FC Porto - Vitória de Setúbal, 20:45 (SIC).

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: