Enduro: Resultados de Ourém homologados
As classificações referentes ao primeiro dia do Enduro de Ourém, foram homologadas pela F.M.P., pois a equipa de cronometragem conseguiu recuperar todos os registos de tempos obtidos pelos pilotos ao longo da prova. Mário Patrão ficou a dois centésimos de segundo do primeiro lugar na categoria FELIPE ZANOL foi o vencedor. Em consequência dos problemas de cronometragem verificados no Enduro de Ourém, teve lugar em Coimbra uma reunião entre responsáveis da F.M.P., do clube organizador da prova e da equipa de cronometragem. Esta última apresentou as classificações, uma vez que foi possível recuperar todos os registos contidos nos descodificadores dos "transponders". Assim, e após apurada análise desses registos, a Comissão de Enduro da F.M.P. decidiu homologar os resultados da prova.
Ainda assim, qualquer piloto que queira ver justificados os resultados, pode solicitar formalmente essa pretensão ao Delegado da F.N.M. Independentemente disso, o Delegado estará disponível durante as verificações para o Enduro de Fafe, com todos os registos discriminados, para desfazer quaisquer dúvidas que possam subsistir.
Por outro lado, também o organizador do Enduro de Ourém vai estar em Fafe, onde procederá à restituição a cada piloto os 25 € correspondentes à anulação do segundo dia de prova. Em consequência, o Campeonato Nacional de Enduro disputar-se-á num total de nove dias pontuáveis (menos um que o inicialmente previsto), sendo que os pilotos desprezam o pior resultado para a classificação final.O actual campeão absoluto de Enduro, Felipe Zanol, foi o vencedor do Enduro de Ourém, com 13,3s de vantagem sobre Gonçalo Reis, sendo estes os únicos pilotos classificados na classe Elite 1. Na classe Elite 2, a diferença foi mínima entre os dois primeiros colocados, uma vez que Fernando Ferreira bateu Mário Patrão por apenas dois centésimos de segundo. Na posição seguinte ficou Sandro Marcos, de regresso ao "Nacional" de Enduro.
Nas hostes da Elite, referência para os abandonos de Hélder Rodrigues e Gonçalo Bandeira, enquanto Paulo Felícia viu o seu desempenho prejudicado pelo tempo perdido com uma queda na primeira passagem pela "Enduro Test".Na categoria Nacional, o primeiro lugar foi alcançado por Vítor Oliveira, com 29,0s de vantagem sobre o espanhol Enrique Veja.Quanto à categoria Verdes, os vencedores do dia foram Carlos Costa (na classe Verdes I), Cláudio Belchior (Verdes II), Pedro Gravato (Promoção) e António Carmo (Veteranos).
A próxima prova do Campeonato Nacional será o Enduro de Fafe, a disputar nos dias 14 e 15 de Fevereiro, com organização a cargo do Motor Clube de Guimarães.
Classificação geral
1 FELIPE ZANOL CRN Motofundador
2 GONÇALO REIS Team Solposto KTM
3 FERNANDO FERREIRA CRN Motofundador
4 MÁRIO PATRÃO R.R.. Motos Suzuki Cepsa Crédito Ag.
5 SANDRO MARCOS CRN Motofundador
6 DANIEL DOMINGUEZ Gas Gas Ar Jones
7 PAULO FELICIA Filipe Motoshow
8 DAVID MEGRE KTM / Municipio de Coruche
9 JOÃO SOARES Team ZA Motos/Oneway /Yamaha
10 PEDRO BOTAS Team Beta Moto Espinha
WRC. Open Season: Loeb com vitória esperada
O resultado do rali da Irlanda não é surpresa para ninguém, com a abertura da temporada de 2009 a acontecer sem quaisquer surpresas. A Citroen esteve imbatível e a Ford revelou as habituais fraquezas. O campeonato deixou evidente o desinteresse em que se encontra mergulhado. Bom resultado do Subaru em termos privado nas mãos do Irlandez. Jari-Matti Latvala causou sensação no 1º troço ao bater toda a concorrência por uns expressivos 18 segundos, sendo Urmo Aava o que mais perto andou do finlandês.
A chuva inundava os troços prometia baralhar as contas da classificação, já que o 3º tempo ia para Nial McShea num Proton Nubira S2000. A esperança durou pouco, Latvala teve dois furos e uma saída de estrada no 2º troço, e acabou por já não entrar no seguinte devido a danos na direcção.
Sébastien Loeb (Citroen) debatia-se na abertura do rally com muita chuva e escuridão e não foi alem de sétimo. Mas o francês foi mais rápido em relação aos restantes nas cinco especiais seguintes para comandar ao fim do primeiro dia. Chefes de equipa citroen, com Dani Sordo em segundo, o espanhol queixando-se de problemas no acelerador ao final desta 1ª.manhã.
Atrás Hirvonen fechava o podio do 1º dia, logo atrás Henning Solberg Stobart em(Ford) é quarto com Conrad Rautenbach e Sébastien Ogier (Citroën) a fechar os seis primeiros neste início, apesar de um pneu Rautenbach furar na terceira especial do dia. Chris Atkinson (Citroen) é sétimo, não obstante o seu capô ter aberto e lançando-se e estilhaçando seu párabrisas na terceira especial, em seguida, aquaplaning na sexta especial. Surpresa do dia foi a do piloto Urmo Aava da Stobart (Ford), que comandou a manhã, antes de deslizar para uma vala na fase final.A etapa acabaria encurtada ao final do dia, com os dois derradeiros troços a serem anulados. A decisão baseou-se no facto dos pisos estarem encharcados
Sébastien Loeb (Citroen) alargou a sua vantagem no 2º dia, apesar de ter deslizando para fora da estrada, durante a tarde da corrida. O francês venceu cinco das seis etapas. Dani Sordo mantinha-se em segundo lugar, embora o espanhol tenha perdido alguns segundos quando ele parou na mesma especial, para evitar uma saída de estrada. Atrás Hirvonen, espreitava alguma falha dos dois da frente, Henning Solberg Stobart Ford) mantém o quarto lugar, apesar de um furo frontal direito. Chris Atkinson (Citroen) elevou seu ritmo de corrida a subiu para o quinto à frente do companheiro de equipa Sébastien Ogier. Ogier escorregou na oitava especial de abertura e a perder 1min 45sec, antes de recuperar durante a tarde para a sexta posição. Na quinta posição Conrad Rautenbach (Citroën), ele que caiu em uma vala na abertura.No Mundial de Junior Aaron Bukart terminou a etapa com o Suzuki Swift S1600 confortavelmente na liderança, mas o dia não foi fácil. O holandês Hans Weijs Jr. num Citroen C2 S1600 foi um adversário muito difícil, e só o seu abandono no ultimo troço deixou o alemão descansado. Martin Prokop foi um espectador distante desta luta.
Sébastien Loeb (Citroen) afirmar a liderança nunca foi batido e conduziu sempre acima do seu companheiro de equipa, Dani Sordo, apesar de um susto na penúltima etapa, quando saiu brevemente para fora da estrada. Atrás Hirvonen, acabava no pódio, Chris Atkinson (Citroen) não passou Stobart Henning Solberg (Ford) que terminou em quarto. O australiano escorregou para fora da estrada por um minuto no penúltimo troço e permitiu que Solberg recupera-se o lugar. O início do campeonato do mundo foi arredondado no sexto lugar pelo campeão JWRC 2008 Sébastien Ogier (Citroën).No Mundial de Junior Aaron Bukart começou o ano a vencer, com uma derradeira etapa sem qualquer motivo de interesse. Martin Prokop foi 2º e o pódio ficou completo com Simone Bertolotti a mais de 8 minutos de Prokop.
Classificação Final:
As classificações referentes ao primeiro dia do Enduro de Ourém, foram homologadas pela F.M.P., pois a equipa de cronometragem conseguiu recuperar todos os registos de tempos obtidos pelos pilotos ao longo da prova. Mário Patrão ficou a dois centésimos de segundo do primeiro lugar na categoria FELIPE ZANOL foi o vencedor. Em consequência dos problemas de cronometragem verificados no Enduro de Ourém, teve lugar em Coimbra uma reunião entre responsáveis da F.M.P., do clube organizador da prova e da equipa de cronometragem. Esta última apresentou as classificações, uma vez que foi possível recuperar todos os registos contidos nos descodificadores dos "transponders". Assim, e após apurada análise desses registos, a Comissão de Enduro da F.M.P. decidiu homologar os resultados da prova.
Ainda assim, qualquer piloto que queira ver justificados os resultados, pode solicitar formalmente essa pretensão ao Delegado da F.N.M. Independentemente disso, o Delegado estará disponível durante as verificações para o Enduro de Fafe, com todos os registos discriminados, para desfazer quaisquer dúvidas que possam subsistir.
Por outro lado, também o organizador do Enduro de Ourém vai estar em Fafe, onde procederá à restituição a cada piloto os 25 € correspondentes à anulação do segundo dia de prova. Em consequência, o Campeonato Nacional de Enduro disputar-se-á num total de nove dias pontuáveis (menos um que o inicialmente previsto), sendo que os pilotos desprezam o pior resultado para a classificação final.O actual campeão absoluto de Enduro, Felipe Zanol, foi o vencedor do Enduro de Ourém, com 13,3s de vantagem sobre Gonçalo Reis, sendo estes os únicos pilotos classificados na classe Elite 1. Na classe Elite 2, a diferença foi mínima entre os dois primeiros colocados, uma vez que Fernando Ferreira bateu Mário Patrão por apenas dois centésimos de segundo. Na posição seguinte ficou Sandro Marcos, de regresso ao "Nacional" de Enduro.
Nas hostes da Elite, referência para os abandonos de Hélder Rodrigues e Gonçalo Bandeira, enquanto Paulo Felícia viu o seu desempenho prejudicado pelo tempo perdido com uma queda na primeira passagem pela "Enduro Test".Na categoria Nacional, o primeiro lugar foi alcançado por Vítor Oliveira, com 29,0s de vantagem sobre o espanhol Enrique Veja.Quanto à categoria Verdes, os vencedores do dia foram Carlos Costa (na classe Verdes I), Cláudio Belchior (Verdes II), Pedro Gravato (Promoção) e António Carmo (Veteranos).
A próxima prova do Campeonato Nacional será o Enduro de Fafe, a disputar nos dias 14 e 15 de Fevereiro, com organização a cargo do Motor Clube de Guimarães.
Classificação geral
1 FELIPE ZANOL CRN Motofundador
2 GONÇALO REIS Team Solposto KTM
3 FERNANDO FERREIRA CRN Motofundador
4 MÁRIO PATRÃO R.R.. Motos Suzuki Cepsa Crédito Ag.
5 SANDRO MARCOS CRN Motofundador
6 DANIEL DOMINGUEZ Gas Gas Ar Jones
7 PAULO FELICIA Filipe Motoshow
8 DAVID MEGRE KTM / Municipio de Coruche
9 JOÃO SOARES Team ZA Motos/Oneway /Yamaha
10 PEDRO BOTAS Team Beta Moto Espinha
WRC. Open Season: Loeb com vitória esperada
O resultado do rali da Irlanda não é surpresa para ninguém, com a abertura da temporada de 2009 a acontecer sem quaisquer surpresas. A Citroen esteve imbatível e a Ford revelou as habituais fraquezas. O campeonato deixou evidente o desinteresse em que se encontra mergulhado. Bom resultado do Subaru em termos privado nas mãos do Irlandez. Jari-Matti Latvala causou sensação no 1º troço ao bater toda a concorrência por uns expressivos 18 segundos, sendo Urmo Aava o que mais perto andou do finlandês.
A chuva inundava os troços prometia baralhar as contas da classificação, já que o 3º tempo ia para Nial McShea num Proton Nubira S2000. A esperança durou pouco, Latvala teve dois furos e uma saída de estrada no 2º troço, e acabou por já não entrar no seguinte devido a danos na direcção.
Sébastien Loeb (Citroen) debatia-se na abertura do rally com muita chuva e escuridão e não foi alem de sétimo. Mas o francês foi mais rápido em relação aos restantes nas cinco especiais seguintes para comandar ao fim do primeiro dia. Chefes de equipa citroen, com Dani Sordo em segundo, o espanhol queixando-se de problemas no acelerador ao final desta 1ª.manhã.
Atrás Hirvonen fechava o podio do 1º dia, logo atrás Henning Solberg Stobart em(Ford) é quarto com Conrad Rautenbach e Sébastien Ogier (Citroën) a fechar os seis primeiros neste início, apesar de um pneu Rautenbach furar na terceira especial do dia. Chris Atkinson (Citroen) é sétimo, não obstante o seu capô ter aberto e lançando-se e estilhaçando seu párabrisas na terceira especial, em seguida, aquaplaning na sexta especial. Surpresa do dia foi a do piloto Urmo Aava da Stobart (Ford), que comandou a manhã, antes de deslizar para uma vala na fase final.A etapa acabaria encurtada ao final do dia, com os dois derradeiros troços a serem anulados. A decisão baseou-se no facto dos pisos estarem encharcados
Sébastien Loeb (Citroen) alargou a sua vantagem no 2º dia, apesar de ter deslizando para fora da estrada, durante a tarde da corrida. O francês venceu cinco das seis etapas. Dani Sordo mantinha-se em segundo lugar, embora o espanhol tenha perdido alguns segundos quando ele parou na mesma especial, para evitar uma saída de estrada. Atrás Hirvonen, espreitava alguma falha dos dois da frente, Henning Solberg Stobart Ford) mantém o quarto lugar, apesar de um furo frontal direito. Chris Atkinson (Citroen) elevou seu ritmo de corrida a subiu para o quinto à frente do companheiro de equipa Sébastien Ogier. Ogier escorregou na oitava especial de abertura e a perder 1min 45sec, antes de recuperar durante a tarde para a sexta posição. Na quinta posição Conrad Rautenbach (Citroën), ele que caiu em uma vala na abertura.No Mundial de Junior Aaron Bukart terminou a etapa com o Suzuki Swift S1600 confortavelmente na liderança, mas o dia não foi fácil. O holandês Hans Weijs Jr. num Citroen C2 S1600 foi um adversário muito difícil, e só o seu abandono no ultimo troço deixou o alemão descansado. Martin Prokop foi um espectador distante desta luta.
Sébastien Loeb (Citroen) afirmar a liderança nunca foi batido e conduziu sempre acima do seu companheiro de equipa, Dani Sordo, apesar de um susto na penúltima etapa, quando saiu brevemente para fora da estrada. Atrás Hirvonen, acabava no pódio, Chris Atkinson (Citroen) não passou Stobart Henning Solberg (Ford) que terminou em quarto. O australiano escorregou para fora da estrada por um minuto no penúltimo troço e permitiu que Solberg recupera-se o lugar. O início do campeonato do mundo foi arredondado no sexto lugar pelo campeão JWRC 2008 Sébastien Ogier (Citroën).No Mundial de Junior Aaron Bukart começou o ano a vencer, com uma derradeira etapa sem qualquer motivo de interesse. Martin Prokop foi 2º e o pódio ficou completo com Simone Bertolotti a mais de 8 minutos de Prokop.
Classificação Final:
1. S Loeb/D Elena FRA Citroen C4
2. D Sordo/M Marti ESP Citroen C4
3. M Hirvonen/J Lehtinen FIN Ford Focus RS
4. H Solberg/C Menkerud NOR Ford Focus RS
5. C Atkinson/S Prévot AUS Citroen C4
6. S Ogier/J Ingrassia FRA Citroen C4
7. M Wilson/S Martin GBR Ford Focus RS
8. K Al Qassimi/M Orr UAE Ford Focus RS
9. E Boland/D Morrissey IRL Subaru Impreza
10 U Aava/K Sikk EST Ford Focus RS
Mundial de Condutores:
Mundial de Condutores:
1. S Loeb 10pts
2. D Sordo 8pts
3. M Hirvonen 6pts
4. H Solberg 5pts
4. H Solberg 5pts
5. C Atkinson 4pts
6. S Ogier 3pts
Mundial de Marcas:
Mundial de Marcas:
1. Citroen Total 18pts
2. BP Ford Abu Dhabi 8pts
3. Stobart VK M-Sport Ford 8pts
4. Citroen Junior Team 5pts
Mundial de JWRC:
Mundial de JWRC:
1º Aaron Burkart – 10 Pontos
2º Martin Prokop – 8
3º Simone Betolotti – 6
4º Yoann Bonato – 5
5º Kevin Abbring – 4
6º Luca Griotti – 3
Salvador Cabral / BandarraFm
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário