terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rotações 17 fevereiro 2009

WRC 2009, Nem a neve pára Loeb

Foram 3 dias de intensa luta, Sebastien Loeb / Daniel Elena garantido o 9º triunfo consecutivo em provas do mundial, mostraram-se superiores na neve da Noruega. "Foi muito difícil, fui o primeiro na estrada ao longo de todo o fim de semana. Dei o máximo. A esta velocidade é muito fácil cometer um erro e perder o rali numa só curva. É bom conseguir ficar na frente dos pilotos finlandeses e ganhar um rali em neve." Referiu Sebastien LoebA dupla francesa não teve triunfo nada fácil, Mikko Hirvonen a exercer todo tempo forte pressão nos homens da Citroen, mas a verdade é que foi o carro francês o mais rápido no final dos três dias. Depois da táctica falhada para a 2ª etapa, Hirvonen ainda tentou chegar á liderança, mas a vantagem de Loeb permitiu-lhe defender-se. "Foi um rali louco e estou feliz por ter terminado. Foi uma bela luta, dei o máximo. O 2º lugar nem é mau," disse Hirvonen

Malcon Wilson estará agora a fazer conta à vida, porque a Noruega era um dos locais onde a Ford mais hipóteses tinha de vencer, e mesmo assim... perdeu. Jari-Matti Latvala fechou o pódio mostrando-se sempre inferior aos adversários que terminaram à sua frente, mas teve um rali sem erros, o que só por si já é bom. "O início do rali não foi bom, perdemos aí imenso tempo. O nosso objectivo era o 3º lugar e estamos satisfeitos com ele, somamos 6 pontos no campeonato," referia Latvala.Henning Solberg anseava o pódio, mas a Stobart falhou no set-up do carro e obrigou o piloto norueguês a perder muito e precioso tempo na fase inicial. Mas também desta forma não tirou pontos aos Ford oficiais e ainda deixou Sordo atrás de si. O espanhol em terra ou neve o seu andamento é bastante inferior, pelo que o 5º lugar é natural, queixou-se das notas, mas na verdade

Sordo só no asfalto consegue estar a um nível próximo de Loeb.
Sordo referiu "Foi um rali com pisos extraordinariamente difíceis. Estou feliz por ter terminado. Tivemos muitos problemas com as notas, mas aprendemos mais para o próximo ano." Petter Solberg começou o seu projecto privado com o 6º lugar, o que é bem positivo tendo em conta que utiliza um carro de 2006. No entanto ao longo da 1ª etapa evidenciou um andamento melhor do que nas duas restantes. Bom andamento teve Matthew Wilson, o filho do homem forte da M-Sport teve aqui um desempenho muito acima do que é normal em si, tendo inclusive incomodado Petter Solberg. Urmo Aava também andou um bocado apagado, lamentando a falta de confança no carro, conseguindo apesar de tudo registar o primeiro ponto no campeonato.
No PWRC Patrik Sandell deixou bem patente a sua superioridade e principalmente a superioridade do Skoda Fabia S2000. A FIA tem de fazer algo para manter os carros N4 competitivos, porque os S2000 deram um enorme salto competitivo. Patrik Sandell no final referia, "Sinto que tudo foi perfeito. Tudo decorreu sem problemas, estamos muito felizes. Foi fantástico. Estava um pouco nervoso nesta derradeira etapa, mas tivemos um set-up perfeito para a mistura de lama com neve e gelo dos troços desta etapa."
Temos de aguardar pelos ralios de terra para assistir à confirmação dessa evolução. Eyvind Brynildsen e Martin Prokop ficaram nos lugares seguintes.

Armindo Araújo conseguiu um excelente 4º lugar numa prova onde o Mitsubishi Lancer Evo IX da Ralliart Italy não deu qualquer problema, esperando que isto signifique o fim da fase negra da carreira do piloto português. Após concluído o rali, o piloto nacional estava muito satisfeito com o resultado obtido. “Estes cinco pontos foram uma excelente forma de começar o ano. Sabíamos que este não era um rali fácil para nós e partimos com o objectivo de não cometer erros e somar o máximo de pontos possível. No primeiro dia ainda estivemos em posição de pódio, mas ontem o Prokop esteve um pouco mais forte que nós, pelo que hoje optámos por manter o ritmo e somar cinco pontos, que são muito importantes neste início de campeonato, num terreno que não é claramente aquele onde estou mais à vontade”, afirma.

Ao longo de todo o fim-de-semana o Mitsubishi Lancer Evo IX esteve impecável. “Durante os três dias de rali não tivemos o mínimo problema com o carro, o que é excelente. Sinto que estamos melhor que no ano passado, mas que ainda é possível melhorar um pouco mais. Espero que isso se note no Chipre, em princípio a última prova que faço com este carro, sendo que será mais um evento em que será necessário muita cabeça, pois terá dois tipos de piso, terra e asfalto, e as especiais de terra costumam ser invariavelmente muito duros para as mecânicas”, rematou Armindo Araújo.O outro português - Bernardo Sousa - ficou-se pela 1ª etapa com problemas de motor na estreia do FIAT Punto S2000.

Classificação final:
1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen C4 WRC
2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC08
3º Jari-Mati Latvala / Mikka Anttila - Ford Focus WRC 08
4º Henning Solberg / Cato Menkerud - Ford Focus WRC08
5º Daniel Sordo / Marc Marti - Citroen C4 WRC
6º Petter Solberg / Phil Mills - Citroen Xsara WRC
7º Matthew Wilson / Martin Scott - Ford Focus WRC08
8º Urmo Aava / Kuldar Sikk - Ford Focus WRC07
9º Mads Ostberg / Ole Kristian Unnerud - Subaru Impreza WRC 08
10º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Citroen C4 WRC
11º Conrad Rautembach / Daniel Barritt - Citroen C4 WRC
12º Evgeny Novikov / Dale Moscatt - Citroen C4 WRC
13º Patrik Sandell / Emil Axelsson - Skoda Fabia S2000
14º Eyvind Brynildsen / Dennis Giraudet - Mitsubishi Lancer Evo IX
15º Anders Grondal / Maria Andersson - Subaru Imprezaa WRC08

Classificação dos campeonatos:
Pilotos:
1º Sebastien Loeb - 20
2º Mikko Hirvonen - 14
3º Daniel Sordo - 12
4º Henning Solberg - 10
5º Jari-Matti Latvala - 6

Construtores:
1º Citroen Total WRT - 32
2º BP Ford Abu Djabi WRT - 20
3º Stibart VK M-Sport WRT - 16

PWRC Noruega
1º Patrik Sandell/Emil Axellson – Skoda Fabia S2000
2º Eyvind Brynildsen/Denis Giraudet – Mitsubishi Lancer Evo IX
3º Martin Prokop/Jan Tomanek – Mitsubishi Lancer Evo IX
4º Armindo Araújo/Miguel Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo IX

PWRC
1º Patrik Sandell - 10
2º Eyvind Brynildsen - 8
3º Martin Prokop - 6
4º Armindo Araújo - 4

JWRC:
1º Aaron Bukart - 10
2º Martin Prokop - 8
3º Simone Bertolotti - 6

R15 TDI testou para as 12 horas de Sebring

O sucessor do R10 TDI foi testado, à porta fechada, em Vallelunga, e transmitiu boas indicações ao «staff» da marca alemã. O Audi R15 TDI vai competir, pela primeira vez, nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, a 21 de Março. Esta competição servirá para testar, novamente o sucessor do R10 TDI, tendo em vista as míticas 24 horas de Le Mans, e, ao volante, dos dois modelos vão estar Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish, Lucas Luhr, Mike Rockenfeller e Marco Werner.

O R15 foi ensaiado à porta fechada em Vallellunga, mas, antes de a apresentação oficial prevista para o próximo mês, sabe-se que se distingue por um nariz semelhante ao do novo R29 e pelos radiadores mais próximos das rodas da frente, de modo a equilibrar a distribuição do peso, tendo como preocupação as entradas de ar, os pontões laterais e o sistema de refrigeração. A traseira é mais baixa, para ganhar aderência, na sequência das novas regras da LMP1. Além disso, a inovadora asa traseira tem luzes. «Até agora o R15 TDI tem mostrado um desempenho que nós esperávamos, mas é preciso prová-lo em condições de corrida. Sebring é uma prova particularmente difícil e é perfeita para revelar até as fraquezas mais pequenas», afirma Wolfgang Ulrich, líder da Audi Motorsport.

Salvador Cabral / BandarraFm

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