Campeonato Nacional de Enduro - 2009Lutas renhidas em Fafe
O Campeonato Nacional de Enduro prosseguiu em Fafe com uma prova de grande interesse competitivo, marcada por lutas renhidas e vitórias decididas “ao segundo”. No primeiro dia Gonçalo Reis bateu Felipe Zanol por margem mínima, mas hoje ambos foram superados por Paulo Felícia.Os 104 participantes nesta segunda jornada do "Nacional" de Enduro encontraram em Fafe condições ideais para a prática da modalidade. Dois dias bastante solarengos favoreceram o espectáculo, tal como a chuva caída até à Terça-feira anterior deixou o terreno livre de pó, proporcionando boa tracção.Em cada dia o pelotão das categorias "Elite" e "Nacional" efectuou três voltas ao percurso, com um total de oito passagens cronometradas por troços especiais – duas na "Extreme", três no "Cross Test" e no "Enduro Test" – onde a luta foi muito intensa pela conquista dos lugares cimeiros. Entre os pilotos de topo, menção para a ausência nesta prova de Gustavo Gaudêncio, lesionado em treinos.
No Sábado, cinco pilotos diferentes inscreveram o seu nome na lista dos vencedores das "especiais", com Felipe Zanol a conseguir esse feito em quatro troços. Porém, como o brasileiro tinha perdido 14 segundos para os mais rápidos logo na primeira classificativa, depois teve de aplicar-se na recuperação. Entretanto, Gonçalo Reis ascendeu ao comando no final da segunda volta, e na derradeira passagem conseguiu resistir à aproximação de Zanol. Os dois pilotos entraram para o último troço separados por escassos 1,58s, mas a diferença nessa "especial" foi mínima – apenas 0,25s – permitindo a Gonçalo Reis triunfar neste dia.
Na 3.ª posição da "geral" ficou o melhor representante da classe Elite 2, Fernando Ferreira. Este minhoto realizou exibição de muito bom nível, deixando Paulo Felícia a uma dúzia de segundos. Nas posições seguintes e a menos de um minuto do vencedor ficaram Sandro Marcos, Hélder Rodrigues – que por ter estado adoentado, desde a prova anterior só treinou uma vez com a nova moto – e Mário Patrão.
Hoje o "filme" foi outro, com Paulo Felícia a ser o mais rápido nas primeiras cinco classificativas. Assim, Felícia entrou para a última volta com 13,1s de avanço sobre Gonçalo Reis e 21,4s relativamente a Felipe Zanol. Estes dois pilotos tentaram a recuperação, e a surpresa quase acontecia no último troço, onde o líder perdeu 15 segundos para o brasileiro. Feitas as contas, Paulo Felícia garantiu a vitória, mas apenas pela magra vantagem de 2,1s sobre Zanol, e 3,9s face a Reis.Na discussão dos lugares cimeiros esteve também envolvido Fernando Ferreira, mas uma queda a meio da prova (na segunda passagem pela "Enduro Test") fê-lo perder meio-minuto para os mais rápidos, acabando o dia apenas no 7.º lugar da "geral". Assim, o 4.º colocado foi Sandro Marcos, seguido por Hélder Rodrigues e Mário Patrão.Na categoria "Nacional", António Oliveira ganhou os dois dias de prova. No Sábado bateu apenas por nove décimos de segundo André Fernandes, com Victor Oliveira e Enrique Veja nas posições seguintes. Hoje, o êxito de António Oliveira foi mais expressivo, pois deixou o espanhol Veja a 25,5s e Victor Oliveira a 42,1s, com este último a manter a liderança no Campeonato da categoria.
Quanto à categoria "Verdes" – cujos participantes, como é habitual, apenas realizaram duas voltas diárias ao percurso – só um piloto conseguiu bisar vitória: foi ele Pedro Gravato na classe "Promoção". No que respeita à classe 1, Nuno Oliveira ganhou no Sábado, e Diogo Ventura no Domingo; na classe 2, José Luís Bastos impôs-se no primeiro dia, enquanto Cláudio Belchior foi o mais rápido no segundo dia; finalmente, entre os Veteranos António Carmo ganhou ontem, mas hoje Mané Teixeira levou a melhor.O Campeonato Nacional de Enduro prossegue dentro de três semanas, nos dias 7 e 8 de Março, em Gouveia. O brasileiro Felipe Zanol chegará às paisagens serranas na liderança do Campeonato Absoluto e da classe Elite 1, enquanto Fernando Ferreira é o comandante na classe Elite 2.
ARC Sport com Impreza 2009
A ARC Sport irá receber em breve nas suas instalações de Aguiar da Beira um Subaru Impreza WRX 2009, sendo este um importante "player" no Campeonato de Portugal de ralis deste ano. Apesar de Augusto Ramiro ter negado a recentemente aquisição da viatura nipónica, um comunicado de imprensa da equipa revela que o carro deverá chegar brevemente a Portugal. O Impreza da última geração vem substituir o Impreza N11 que já se encontra à venda no site da Prodrive há mais de uma semana. Quando ao piloto do carro, deverá ser Adruzilo Lopes, apesar de ainda não estar confirmado o projecto do piloto de Vizela para 2009. Já no final de Outubro último Augusto Ramiro tinha revelado interesse em ter um carro destes, sendo a evolução lógica para uma estrutura como a ARC que tem estreitas ligações com a Prodrive
ARC Sport ARRANCA COM OPTIMISMO
O Campeonato Nacional de Enduro prosseguiu em Fafe com uma prova de grande interesse competitivo, marcada por lutas renhidas e vitórias decididas “ao segundo”. No primeiro dia Gonçalo Reis bateu Felipe Zanol por margem mínima, mas hoje ambos foram superados por Paulo Felícia.Os 104 participantes nesta segunda jornada do "Nacional" de Enduro encontraram em Fafe condições ideais para a prática da modalidade. Dois dias bastante solarengos favoreceram o espectáculo, tal como a chuva caída até à Terça-feira anterior deixou o terreno livre de pó, proporcionando boa tracção.Em cada dia o pelotão das categorias "Elite" e "Nacional" efectuou três voltas ao percurso, com um total de oito passagens cronometradas por troços especiais – duas na "Extreme", três no "Cross Test" e no "Enduro Test" – onde a luta foi muito intensa pela conquista dos lugares cimeiros. Entre os pilotos de topo, menção para a ausência nesta prova de Gustavo Gaudêncio, lesionado em treinos.
No Sábado, cinco pilotos diferentes inscreveram o seu nome na lista dos vencedores das "especiais", com Felipe Zanol a conseguir esse feito em quatro troços. Porém, como o brasileiro tinha perdido 14 segundos para os mais rápidos logo na primeira classificativa, depois teve de aplicar-se na recuperação. Entretanto, Gonçalo Reis ascendeu ao comando no final da segunda volta, e na derradeira passagem conseguiu resistir à aproximação de Zanol. Os dois pilotos entraram para o último troço separados por escassos 1,58s, mas a diferença nessa "especial" foi mínima – apenas 0,25s – permitindo a Gonçalo Reis triunfar neste dia.
Na 3.ª posição da "geral" ficou o melhor representante da classe Elite 2, Fernando Ferreira. Este minhoto realizou exibição de muito bom nível, deixando Paulo Felícia a uma dúzia de segundos. Nas posições seguintes e a menos de um minuto do vencedor ficaram Sandro Marcos, Hélder Rodrigues – que por ter estado adoentado, desde a prova anterior só treinou uma vez com a nova moto – e Mário Patrão.
Hoje o "filme" foi outro, com Paulo Felícia a ser o mais rápido nas primeiras cinco classificativas. Assim, Felícia entrou para a última volta com 13,1s de avanço sobre Gonçalo Reis e 21,4s relativamente a Felipe Zanol. Estes dois pilotos tentaram a recuperação, e a surpresa quase acontecia no último troço, onde o líder perdeu 15 segundos para o brasileiro. Feitas as contas, Paulo Felícia garantiu a vitória, mas apenas pela magra vantagem de 2,1s sobre Zanol, e 3,9s face a Reis.Na discussão dos lugares cimeiros esteve também envolvido Fernando Ferreira, mas uma queda a meio da prova (na segunda passagem pela "Enduro Test") fê-lo perder meio-minuto para os mais rápidos, acabando o dia apenas no 7.º lugar da "geral". Assim, o 4.º colocado foi Sandro Marcos, seguido por Hélder Rodrigues e Mário Patrão.Na categoria "Nacional", António Oliveira ganhou os dois dias de prova. No Sábado bateu apenas por nove décimos de segundo André Fernandes, com Victor Oliveira e Enrique Veja nas posições seguintes. Hoje, o êxito de António Oliveira foi mais expressivo, pois deixou o espanhol Veja a 25,5s e Victor Oliveira a 42,1s, com este último a manter a liderança no Campeonato da categoria.
Quanto à categoria "Verdes" – cujos participantes, como é habitual, apenas realizaram duas voltas diárias ao percurso – só um piloto conseguiu bisar vitória: foi ele Pedro Gravato na classe "Promoção". No que respeita à classe 1, Nuno Oliveira ganhou no Sábado, e Diogo Ventura no Domingo; na classe 2, José Luís Bastos impôs-se no primeiro dia, enquanto Cláudio Belchior foi o mais rápido no segundo dia; finalmente, entre os Veteranos António Carmo ganhou ontem, mas hoje Mané Teixeira levou a melhor.O Campeonato Nacional de Enduro prossegue dentro de três semanas, nos dias 7 e 8 de Março, em Gouveia. O brasileiro Felipe Zanol chegará às paisagens serranas na liderança do Campeonato Absoluto e da classe Elite 1, enquanto Fernando Ferreira é o comandante na classe Elite 2.
ARC Sport com Impreza 2009
A ARC Sport irá receber em breve nas suas instalações de Aguiar da Beira um Subaru Impreza WRX 2009, sendo este um importante "player" no Campeonato de Portugal de ralis deste ano. Apesar de Augusto Ramiro ter negado a recentemente aquisição da viatura nipónica, um comunicado de imprensa da equipa revela que o carro deverá chegar brevemente a Portugal. O Impreza da última geração vem substituir o Impreza N11 que já se encontra à venda no site da Prodrive há mais de uma semana. Quando ao piloto do carro, deverá ser Adruzilo Lopes, apesar de ainda não estar confirmado o projecto do piloto de Vizela para 2009. Já no final de Outubro último Augusto Ramiro tinha revelado interesse em ter um carro destes, sendo a evolução lógica para uma estrutura como a ARC que tem estreitas ligações com a Prodrive
ARC Sport ARRANCA COM OPTIMISMO
Apesar dos sinais de crise que determinam muitas indefinições e alguns abrandamentos de intenções, a época desportiva está à porta e há que encarar sem pessimismo os próximos desafios. Para Augusto Ramiro, um dos responsáveis pela estrutura de Aguiar da Beira, estes são momentos decisivos.“Temos de ser optimistas. Esta é a única postura para se tentar alcançar resultados, numa altura em que existem tantas indefinições. Estamos confiantes na nossa posição e, essencialmente, no nosso trabalho honesto e dedicado. Queremos continuar a contribuir para o desenvolvimento do desporto automóvel em Portugal, acreditando que, a breve trecho, tudo se irá definir”, afirma, confiante, Augusto Ramiro.Os Campeonatos de Portugal estão à porta. O Todo-o-Terreno arranca já a 20 de Fevereiro no Alentejo, com a disputa do primeiro desafio do ano, o Ervideira Rali TT.
Após diversos processos de intenções, a ARC Sport continua envolvida com os pilotos da época anterior, apesar de Fernando André e António Mendes não marcarem presença na prova inaugural do campeonato. “É necessário tempo para pensar no essencial. As corridas devem ser encaradas como um escape, e nunca como uma obrigação. Neste momento sei que devo concentrar energias na minha vertente profissional, e por isso, até ao início do Verão, não deverei definir qualquer estratégia”, justifica, assim, Fernando André, a sua ausência nos primeiros desafios do TT nacional.E se os afazeres profissionais são a justa justificação de Fernando André, também António Mendes irá demorar algum tempo até definir a sua estratégia para 2009.
“Acho que o campeonato está a atravessar um momento pouco interessante. As provas são muito dispendiosas em comparação com o pouco retorno que se consegue. Tenho muita pena, pois o meu carro está muito competitivo. Talvez considere a hipótese de estar presente nas provas mais longas, o Transibérico e Portalegre”, afirma António Mendes.
A ARC Sport não vai estar presente no Ervideira Rali TT, mantendo contundo em aberto a possibilidade de marcar presença na esmagadora maioria das provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Quanto ao Campeonato de Portugal de Ralis, a ARC Sport já confirmou a sua presença no Rali Torrié, a disputar a 7 e 8 de Março, com um novo Renault Clio R3 para Manuel Inácio, enquanto se aguardam por mais definições em relação ao novo Subaru Impreza N 2009, que chegará brevemente às oficinas de Aguiar da Beira.No primeiro Sábado de Março, a coincidir com a prova inaugural do Campeonato de Portugal, arranca na Madeira o Campeonato de Ralis local, competição onde a ARC Sport irá estar presente com três Renault Clio R3, igualmente construídos mas suas oficinas, para os pilotos Alexandre Jesus, José Carlos Magalhães e João Silva.Optimismo continua a ser palavra de ordem para a estrutura de Aguiar da Beira, que em 2009 aposta alcançar resultados positivos, relançando os êxitos conquistados na época passada.
Salvador Cabral / BandarraFm
Após diversos processos de intenções, a ARC Sport continua envolvida com os pilotos da época anterior, apesar de Fernando André e António Mendes não marcarem presença na prova inaugural do campeonato. “É necessário tempo para pensar no essencial. As corridas devem ser encaradas como um escape, e nunca como uma obrigação. Neste momento sei que devo concentrar energias na minha vertente profissional, e por isso, até ao início do Verão, não deverei definir qualquer estratégia”, justifica, assim, Fernando André, a sua ausência nos primeiros desafios do TT nacional.E se os afazeres profissionais são a justa justificação de Fernando André, também António Mendes irá demorar algum tempo até definir a sua estratégia para 2009.
“Acho que o campeonato está a atravessar um momento pouco interessante. As provas são muito dispendiosas em comparação com o pouco retorno que se consegue. Tenho muita pena, pois o meu carro está muito competitivo. Talvez considere a hipótese de estar presente nas provas mais longas, o Transibérico e Portalegre”, afirma António Mendes.
A ARC Sport não vai estar presente no Ervideira Rali TT, mantendo contundo em aberto a possibilidade de marcar presença na esmagadora maioria das provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Quanto ao Campeonato de Portugal de Ralis, a ARC Sport já confirmou a sua presença no Rali Torrié, a disputar a 7 e 8 de Março, com um novo Renault Clio R3 para Manuel Inácio, enquanto se aguardam por mais definições em relação ao novo Subaru Impreza N 2009, que chegará brevemente às oficinas de Aguiar da Beira.No primeiro Sábado de Março, a coincidir com a prova inaugural do Campeonato de Portugal, arranca na Madeira o Campeonato de Ralis local, competição onde a ARC Sport irá estar presente com três Renault Clio R3, igualmente construídos mas suas oficinas, para os pilotos Alexandre Jesus, José Carlos Magalhães e João Silva.Optimismo continua a ser palavra de ordem para a estrutura de Aguiar da Beira, que em 2009 aposta alcançar resultados positivos, relançando os êxitos conquistados na época passada.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário