José Megre (1942 – 2009)
O automobilismo português perdeu a 21 / 02 / 2009 uma das suas figuras de referência.José Megre faleceu no Hospital das Descobertas, em Lisboa, vítima de doença prolongada. Megre foi o grande responsável por fomentar o todo-o-terreno em Portugal como uma actividade desportiva e de lazer.À familia enlutada o Rotações da BandarraFm envia sentidos pêsames. No passado (sábado) pelas 22:00h foi celebrada uma Missa de Corpo Presente na Basílica da Estrela, em Lisboa.O funeral (domingo) saiu pelas 10:30h em direcção a Águas - Penamacôr, onde foi sepultado.Difícil, é falar de uma referência podemos dizer mundial em termos de motor.
CURRICULUM simplificado DE JOSÉ MEGRE:
1963 – 1966 - Curso de Engenharia Mecânica com especialização em Automóveis (Londres – Inglaterra)
1967 – 1970 - Serviço Militar em Angola como Alferes Comando (12ª Companhia de Comandos)
1970 – 2002 - Trabalhou, durante 30 anos, no Sector Automóvel, como Director Técnico, Administrador e finalmente Consultor do Grupo Entreposto nas seguintes marcas de automóveis: 20 anos com a Datsun Nissan, 3 anos com a Renault Camiões, e finalmente 9 anos com a Porsche. Vários treinos de especialização no Japão e nos EUA
Desde 1955 - Viajou por todo o Mundo, principalmente em automóvel
1960 – 1975 - Piloto de velocidade em Circuitos e Rampas
1970 – 1980 - Preparador de viaturas de competição para Corridas e Ralis
1975 – 1977 - Piloto de Ralis (3 Ralis do Campeonato do Mundo WRC)
1976 – 1978 - Autor e Apresentador de um programa de Televisão na RTP1, denominado “Ida e volta”, sobre automóveis e transportes em geral
1981 – 1992 - Piloto de Todo-o-Terreno (Primeiro Clube Todo-o-Terreno em Portugal)
Escritor e Editor de três livros sobre o Rali Paris / Dakar, e as suas viagens pelo Mundo
1982 - Participação no Rali Paris / Dakar. Co-Fundador e sócio Nº1 do Clube Todo-o-Terreno
1983 - Participação no Rali Paris / Dakar.
1984 - Participação no Rali Paris / Dakar.
CURRICULUM simplificado DE JOSÉ MEGRE:
1963 – 1966 - Curso de Engenharia Mecânica com especialização em Automóveis (Londres – Inglaterra)
1967 – 1970 - Serviço Militar em Angola como Alferes Comando (12ª Companhia de Comandos)
1970 – 2002 - Trabalhou, durante 30 anos, no Sector Automóvel, como Director Técnico, Administrador e finalmente Consultor do Grupo Entreposto nas seguintes marcas de automóveis: 20 anos com a Datsun Nissan, 3 anos com a Renault Camiões, e finalmente 9 anos com a Porsche. Vários treinos de especialização no Japão e nos EUA
Desde 1955 - Viajou por todo o Mundo, principalmente em automóvel
1960 – 1975 - Piloto de velocidade em Circuitos e Rampas
1970 – 1980 - Preparador de viaturas de competição para Corridas e Ralis
1975 – 1977 - Piloto de Ralis (3 Ralis do Campeonato do Mundo WRC)
1976 – 1978 - Autor e Apresentador de um programa de Televisão na RTP1, denominado “Ida e volta”, sobre automóveis e transportes em geral
1981 – 1992 - Piloto de Todo-o-Terreno (Primeiro Clube Todo-o-Terreno em Portugal)
Escritor e Editor de três livros sobre o Rali Paris / Dakar, e as suas viagens pelo Mundo
1982 - Participação no Rali Paris / Dakar. Co-Fundador e sócio Nº1 do Clube Todo-o-Terreno
1983 - Participação no Rali Paris / Dakar.
1984 - Participação no Rali Paris / Dakar.
Co-Fundador e, até à data, Presidente do Clube Aventura, que continua a organizar o Raid Transportugal, iniciado em 1986.
1982 - Empresário desportivo na organização de eventos Todo-o-Terreno desde 1986
Criador das primeiras e mais importantes competições Todo-o-Terreno em Portugal: Baja Portalegre (1987) e da Baja Portugal (1988), Vodafone 1000/Rally Transiberico (2005), das 24 Horas, 6 Horas, e 3 Horas Todo-o-Terreno em Fronteira ainda do Raid Transportugal
Criador e Organizador de inúmeras expedições para viaturas 4X4, na Europa, África, Ásia e Américas. Cada uma, com uma extensão de 10.000 a 25.000 km, entre elas:
Lisboa – Bissau (1990, 1992)
Bissau – Lisboa (Patrol Ténéré 1991)
Lisboa – Cidade do Cabo (1992)
Capetown – Nairobi – Turkana (1997)
New York – Los Angeles (TansAmérica 1993)
América do Sul (Terrano II Sul América 1993, 1994)
Lisboa – Katmandu – Goa (Nissan – Caminhos da Ásia, 1996)
Guatemala – Panamá (1996)
Caracas – Rio de Janeiro (1996)
Ushuhaia – Buenos Aires (1997)
Bombaim – Butan – Nepal – Tibete (Terrano II Tibete, 2001)
Oklahoma City Seattle (2001)
Vancouver – Quebec Transcanada (2001)
Lisboa – Líbia (Tripoli – Ghat) – Lisboa (2006)
Lisboa – Nouakchot – Lisboa (2006)
Lisboa – Maputo (2007)
Arábia Saudita (2007, 2008)
Entre várias outras viagens, com 3.000 a 5.000 km, entre elas, cerca de 50 em Marrocos e ainda:
Emirates e Oman
Abidjan – Cotonou
Beirute - Damasco – Amam – Aqaba
Arménia – Geórgia e Azerbeijão
Uganda – Rwanda – Burundi
Kenya – Tanzânia
Alice – Darwin – Sydney (Austrália)
Nestas e noutras viagens aos países do Mundo, conduziu mais de 930.000 Kms fora de Portugal.
Vendeu a sua empresa Organizações Aventura ao ACP (Automóvel Club de Portugal) em 2006, sendo agora Consultor dos eventos – Baja Portalegre, Rali Transibérico, 24 Horas de Fronteira – actualmente organizados pelo Automóvel Club de Portugal.Actualmente estava concentrado em viajar – tentando conhecer todos os países do Mundo. Ficou-lhe apenas a faltar o Iraque depois de uma tentativa falhada de entrar no país pelo Kuwait, em direcção a Bassorá.Estava também dedicado à sua propriedade de família, situada nas Águas, Penamacor, Beira Baixa, onde construiu dois circuitos de todo-o-terreno, de 10 km cada um, e onde apresentou uma exposição da sua colecção de brinquedos e miniaturas, para além dos automóveis e motos da sua vida, em Setembro de 2008.O antigo lagar de azeite é agora um pequeno museu de utensílios, ferramentas e máquinas agrícolas do século passado.
MEDALHAS, CONDECORAÇÕES, PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Medalha de Cruz de Guerra (Angola)
Prémio Alfredo César Torres – FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting)
Personalidade do Século XX – Confederação de Desporto por proposta da Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico
Personalidade do Ano 2006 – Confederação de Desporto por proposta da FPAK
Troféu Rodas de Prata – (ACAP) Associação do Comércio Automóvel de Portugal
Prémio Autosport Volante (2003)
Camiões no Vodafone Rali TT Transibérico
A edição de 2009 do Vodafone Rali TT Transibérico promete. A grande novidade será a presença dos Camiões para animar ainda mais a caravana da maior prova portuguesa de Todo-o-Terreno. No regulamento que está disponível no site da FPAK, estão reservadas 10 vagas nas inscrições para camiões. Apenas serão aceites veículos T4, ou seja camiões todo-o-terreno de série. Com partida e chegada no Estoril, este ano junto ao Casino, e com o centro nevrálgico a ficar provavelmente perto do recinto de jogo de Stanley Ho, a prova conta com o habitual percurso repartido entre Portugal e Espanha. Castelo Branco, Badajoz e Beja são as cidades que receberão a caravana nos finais de etapa. O Vodafone Rali TT Transibérico disputa-se de 18 a 21 de Junho, pontuando para a Taça do Mundo de TT, para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para o campeonato espanhol.
Ojeda, Tirabassi e Ceballos com Subaru
Subaru Rallye Team Spain com Ojeda, Tirabassi e Ceballos
A Subaru Espanha estará presente, de forma oficial, nos Campeonatos de Espanha de Ralis de Asfalto e de Terra, através da sua nova equipa de competição, a Subaru Rallye Team Spain.
O projecto incluiu a participação nos dois campeonatos nacionais de rallyes com três pilotos e com os novos Subaru Impreza – Prodive 2009 de Grupo N.O programa desportivo 2009 contempla ainda a participação em duas provas, fora de Espanha, pontuáveis para o Campeonato do Mundo e para o IRC.Os pilotos são, o actual Campeão de Espanha de Rallyes de Asfalto, Enrique Garcia Ojeda, o ex-Campeão do Mundo Júnior e piloto oficial da Subaru no mundial de 2008, Brice Tirabassi e o jovem Mario Ceballos, uma das jovens promessas da Cantrábia. Ojeda e Ceballos vão participar do Nacional de Asfalto, enquanto Tirabassi vai competir no Nacional de Terra.A estrutura técnica está a cargo da KRS Events, mas contará com a assistência directa da Prodrive, estando a ser organizados umas séries de testes conjuntos.
Salvador Cabral / BandarraFm
1982 - Empresário desportivo na organização de eventos Todo-o-Terreno desde 1986
Criador das primeiras e mais importantes competições Todo-o-Terreno em Portugal: Baja Portalegre (1987) e da Baja Portugal (1988), Vodafone 1000/Rally Transiberico (2005), das 24 Horas, 6 Horas, e 3 Horas Todo-o-Terreno em Fronteira ainda do Raid Transportugal
Criador e Organizador de inúmeras expedições para viaturas 4X4, na Europa, África, Ásia e Américas. Cada uma, com uma extensão de 10.000 a 25.000 km, entre elas:
Lisboa – Bissau (1990, 1992)
Bissau – Lisboa (Patrol Ténéré 1991)
Lisboa – Cidade do Cabo (1992)
Capetown – Nairobi – Turkana (1997)
New York – Los Angeles (TansAmérica 1993)
América do Sul (Terrano II Sul América 1993, 1994)
Lisboa – Katmandu – Goa (Nissan – Caminhos da Ásia, 1996)
Guatemala – Panamá (1996)
Caracas – Rio de Janeiro (1996)
Ushuhaia – Buenos Aires (1997)
Bombaim – Butan – Nepal – Tibete (Terrano II Tibete, 2001)
Oklahoma City Seattle (2001)
Vancouver – Quebec Transcanada (2001)
Lisboa – Líbia (Tripoli – Ghat) – Lisboa (2006)
Lisboa – Nouakchot – Lisboa (2006)
Lisboa – Maputo (2007)
Arábia Saudita (2007, 2008)
Entre várias outras viagens, com 3.000 a 5.000 km, entre elas, cerca de 50 em Marrocos e ainda:
Emirates e Oman
Abidjan – Cotonou
Beirute - Damasco – Amam – Aqaba
Arménia – Geórgia e Azerbeijão
Uganda – Rwanda – Burundi
Kenya – Tanzânia
Alice – Darwin – Sydney (Austrália)
Nestas e noutras viagens aos países do Mundo, conduziu mais de 930.000 Kms fora de Portugal.
Vendeu a sua empresa Organizações Aventura ao ACP (Automóvel Club de Portugal) em 2006, sendo agora Consultor dos eventos – Baja Portalegre, Rali Transibérico, 24 Horas de Fronteira – actualmente organizados pelo Automóvel Club de Portugal.Actualmente estava concentrado em viajar – tentando conhecer todos os países do Mundo. Ficou-lhe apenas a faltar o Iraque depois de uma tentativa falhada de entrar no país pelo Kuwait, em direcção a Bassorá.Estava também dedicado à sua propriedade de família, situada nas Águas, Penamacor, Beira Baixa, onde construiu dois circuitos de todo-o-terreno, de 10 km cada um, e onde apresentou uma exposição da sua colecção de brinquedos e miniaturas, para além dos automóveis e motos da sua vida, em Setembro de 2008.O antigo lagar de azeite é agora um pequeno museu de utensílios, ferramentas e máquinas agrícolas do século passado.
MEDALHAS, CONDECORAÇÕES, PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Medalha de Cruz de Guerra (Angola)
Prémio Alfredo César Torres – FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting)
Personalidade do Século XX – Confederação de Desporto por proposta da Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico
Personalidade do Ano 2006 – Confederação de Desporto por proposta da FPAK
Troféu Rodas de Prata – (ACAP) Associação do Comércio Automóvel de Portugal
Prémio Autosport Volante (2003)
Camiões no Vodafone Rali TT Transibérico
A edição de 2009 do Vodafone Rali TT Transibérico promete. A grande novidade será a presença dos Camiões para animar ainda mais a caravana da maior prova portuguesa de Todo-o-Terreno. No regulamento que está disponível no site da FPAK, estão reservadas 10 vagas nas inscrições para camiões. Apenas serão aceites veículos T4, ou seja camiões todo-o-terreno de série. Com partida e chegada no Estoril, este ano junto ao Casino, e com o centro nevrálgico a ficar provavelmente perto do recinto de jogo de Stanley Ho, a prova conta com o habitual percurso repartido entre Portugal e Espanha. Castelo Branco, Badajoz e Beja são as cidades que receberão a caravana nos finais de etapa. O Vodafone Rali TT Transibérico disputa-se de 18 a 21 de Junho, pontuando para a Taça do Mundo de TT, para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para o campeonato espanhol.
Ojeda, Tirabassi e Ceballos com Subaru
Subaru Rallye Team Spain com Ojeda, Tirabassi e Ceballos
A Subaru Espanha estará presente, de forma oficial, nos Campeonatos de Espanha de Ralis de Asfalto e de Terra, através da sua nova equipa de competição, a Subaru Rallye Team Spain.
O projecto incluiu a participação nos dois campeonatos nacionais de rallyes com três pilotos e com os novos Subaru Impreza – Prodive 2009 de Grupo N.O programa desportivo 2009 contempla ainda a participação em duas provas, fora de Espanha, pontuáveis para o Campeonato do Mundo e para o IRC.Os pilotos são, o actual Campeão de Espanha de Rallyes de Asfalto, Enrique Garcia Ojeda, o ex-Campeão do Mundo Júnior e piloto oficial da Subaru no mundial de 2008, Brice Tirabassi e o jovem Mario Ceballos, uma das jovens promessas da Cantrábia. Ojeda e Ceballos vão participar do Nacional de Asfalto, enquanto Tirabassi vai competir no Nacional de Terra.A estrutura técnica está a cargo da KRS Events, mas contará com a assistência directa da Prodrive, estando a ser organizados umas séries de testes conjuntos.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário