quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Vencedores dos Brit Awards serão anunciados hoje

Com quatro nomeações cada, os Coldplay e a cantora Duffy são os favoritos aos Brit Awards, os prémios que serão atribuídos esta quarta-feira, em Londres, pela indústria discográfica britânica. Os Coldplay, que já estiveram nomeados em anos anteriores, são favoritos com o álbum «Viva la vida or death and all his friends», o mais vendido em todo o mundo em 2008, com 6,8 milhões de cópias. A banda de Chris Martin, que tem estado em estúdio a trabalhar em novas canções com o produtor Brian Eno, está nomeada para grupo britânico, actuação ao vivo, tema («Viva la vida») e álbum. Com o álbum «Viva la vida or death and all his friends», os Coldplay arrecadaram três prémios Grammy.

Quem também tem quatro nomeações é a cantora galesa Duffy, que actuará em Julho em Lisboa. Com o álbum de estreia, «Rockferry», um dos que mais venderam no Reino Unido em 2008, Duffy está nomeada para melhor álbum, tema («Mercy»), artista feminina a solo e revelação. Com três nomeações cada estão a cantora Adele, que venceu dois Grammy nos Estados Unidos, os Elbow, que venceram o prémio Mercury, e Scouting for Girls.

Nas categorias destinadas a artistas não britânicos, destaque para o prémio de melhor grupo, no qual estão nomeados os AC/DC, The Killers, Kings of Leon, MGMT e os Fleet Foxes, estes últimos considerados os melhores de 2008 por grande parte da crítica internacional.
Ian Brown, Paul Weller, Mike Skinner (The Streets), James Morrison e Will Young estão nomeados para melhor artista masculino.

A cerimónia, marcada para quarta-feira à noite em Londres com apresentação de Kylie Minogue, contará com actuações dos Coldplay, Duffy, U2, Estelle, The Ting Tings, Girls Aloud, Kings Of Leon, Take That e os Pet Shop Boys, que receberão o prémio de carreira. Nos 22 anos da história dos Brit Awards, Robbie Williams bateu todos os recordes ao receber 11 prémios a solo e três com os Take That.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: