segunda-feira, 30 de março de 2009

Acordo Ortográfico: Educação e Cultura com opiniões distintas

Apesar da introdução estar inicialmente prevista para o ano lectivo de 2009/2010, o Ministério da Educação deixou já a garantia de que o Acordo Ortográfico, não entrará em vigor, em Portugal, antes de ano e meio. Isto apesar do Ministério da Cultura afirmar que a data indicativa para entrada em vigor ser 5 de Maio.

Segundo avança a Rádio Renascença, o Ministério da Educação garante estar atento ao dossier que visa uniformizar a ortografia da língua portuguesa, descrevendo-a como uma tarefa difícil e demorada, que, antes de mais, tem de ser bem planeada. De resto, no Parlamento, o secretário de Estado adjunto e da Educação já fez saber que não existe um calendário previsto para a introdução das novas regras, lembrando, ao mesmo tempo, a existência de um período de transição, que as escolas vão usar.

Face a esta tomada de posição do Ministério da Educação e à opinião divergente do Ministério da Cultura, Vasco Graça Moura, primeiro subscritor de uma petição contra o novo acordo, aponta a situação como mais uma prova da «irresponsabilidade» de José António Pinto Ribeiro, relativamente a um acordo que é «uma enormidade criminosa contra a língua portuguesa».

Diario Digital

Sem comentários: