terça-feira, 3 de março de 2009

Rotações 03 Março 2009

TRRA – Cadaval José Merceano entra a vencer

Com uma lista de inscritos muito interessantes e com uma qualidade assinalável, a prova a disputar num troço de cerca de 9,8 kms (quatro especiais) muito prometia ao nível de espectáculo e competitividade. Se ao nível do espectáculo as expectativas foram comprovadas, mesmo com alguma chuva que deixou o troço um pouco enlameado e escorregadio, já ao nível da competitividade a história foi diferente, fruto do forte ataque inicial da dupla que defende o título conquistado na época passada.A primeira prova da edição de 2009 do Troféu Regional de Ralis de Alenquer decorreu este domingo na vila do Cadaval e sagrou a dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira, em Mitsubishi Evo IV, como os vencedores.

Deste modo, logo na primeira especial José Merceano (Mitsubishi Evo IV) demonstrava que estava ali para vencer o rali e entrou ao ataque, conseguindo um tempo de 7m16,74s, conseguindo logo uma vantagem sobre os seus perseguidores que lhe permitiu assim controlar durante o resto da prova, não descurando sempre as vitórias em todas as PECS.Um dos factores que também contribuiu para esta vitória folgada de José Merceano foi o longo número de desistências que se verificou e que também afligiu alguns dos seus principais adversários, como foram os casos de Pedro Carmo (Subaru Impreza) logo na primeira especial após um embate aquando da primeira passagem por uma zona de alcatrão, ou ainda, a desistência de Marco Domingues (Mazda 323) por falha de motor e principalmente, devido à desistência de Carlos Valentim (Ford Escort RS Cosworth) que seguia na segunda posição mas na terceira especial teve uma saída de estrada que o levou a desistir.

Ao nível de desistências é de referir que esta prova teve um numero elevado, talvez devido ao piso escorregadio e á "sede" que alguns pilotos tinham de competição visto estarem a fazer a sua primeira prova da época, sendo que no final contabilizaram-se 14 desistências, onde se destacam, para além das já referidas, a desistência de Eduardo Silva (BMW E36) ou Fernando Marques (Peugeot 205) com problemas mecânicos ou, por motivos de despiste, as desistências de Mário Pires (Toyota Celica GT4), Gilberto Costa (Golf) e Filipe Santos ( BMW 325 IX) entre outros.Assim, no final da prova José Merceano terminou a prova com uma vantagem de 1m45,41s sobre o segundo classificado que foi António Nunes (Ford Sierra Cosworth) que assim vê premiada a sua regularidade ao longo do dia, sendo que na terceira posição ficou um também regular Hélder Mota (BMW 325 IX) que ficou a 1m51,82s do primeiro classificado.

Na quarta posição ficou Ricardo Pinheiro (Toyota Celica GT4) e no quinto posto ficou João Neves em Mazda 323. Relativamente às duas rodas motrizes é de referir que o primeiro da tracção traseira foi Nélson Cardoso (Golf) que ficou em sexto na geral e Abílio Palma com o seu Toyota KE foi o vencedor da tracção traseira após conseguir terminar na nona posição da geral.Após o bom espectáculo que se verificou no Cadaval, o Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2009 prossegue no próximo dia 5 de Abril com a realização do Rali dos Carreiros no concelho das Caldas da Rainha.

Classificação

1º José Merceano / Francisco Pereira - Mitsubish Evo IV
2º António Nunes / Rui Marques Ford Sierra Cosworth
3º Helder Mota / Gaspar Rosário - BMW 325 IX
4º Ricardo Pinheiro / Ricardo Marques - Toyota Celica GT4
5º João Neves / Filipe Neves - Mazda 323
6º Nelson Cardoso / José Gamanho - Golf GTI
7º Rodolfo Ribeiro / Filipe Fernandes - Ford Sierra Cosworth
8º Daniel Ferreira / Marco Gomes - BMW 325 IX

Açores - Terceira - Circuito do Carnaval
O incrível Fernando Meneses…


Fernando Meneses estreou Roberto Areias como navegador da melhor forma possível, dominando de fio a pavio o Circuito do Carnaval.
Fernando Meneses demonstrou novamente que é um caso “sério” a andar na terra, piso onde dá espectáculo a cada saída. Mesmo se a fase inicial da prova fez infelizmente “cair” dois dos principais candidatos à vitória – Tiago Azevedo, com problemas de caixa e Narciso Martins com um infeliz despiste -, não pode ser negado o mérito ao homem do “Team Praia da Vitória” que deu por acertada a opção de rodar com pneus BF Goodrich novos à frente e os mais moles Fedima atrás, como a melhor de aproveitar a cada vez mais apurada técnica de travar de esquerdo com que evolui. Foi o único a rodar abaixo dos oito minutos e, bem vistas as coisas, não “passou” cartão a ninguém! No restante pódio a ressalva inicial tem de ir para Nuno Rocha que, não fossem os muitos minutos preso numa valeta com uma saída na 2ª PE, seria um tranquilo segundo da tabela, lugar para o qual contaria o andamento muito seguro que mostrou com um Saxo mais fraco em relação à concorrência (leia-se Meneses e Artur Silva…).

Com a sua queda na tabela seria Miguel Soares, na estreia em terra com o Subaru Impreza, a secundar os vencedores, mesmo se alguns sustos e muitas “escorregadelas” também atribularam o debute do seu novo navegador Artur Medina. Mas tem margem a vontade para continuar em alta. No pódio, e mesmo se beneficiou de um furo de Artur Silva na última PE, acabou um “endiabrado” Carlos Andrade, perfeitamente indomável com o Alfa 4x4, que fez a sua melhor prestação de sempre e levou para casa a vitória nos VSH. A mostrar progressos na terra, pese embora a suspensão do Citroen não seja a ideal, Artur Silva foi o quarto, depois de entrar algo receoso e do já referido furo a fechar a prova.

Ainda no “Top-5” mais uma boa colheita para Marco Sousa, novamente a tirar tudo que o Uno Turbo e os bem cansados pneus poderiam proporcionar, mesmo se uma saída na 1ª PE quase deitava tudo a perder! O sexto foi Rui Rocha, piloto que continua a progredir e que fez uma prova sempre em ascensão, na frente de Carlos Martins, novamente a demonstrar que na terra, e venha quem vier, é o melhor das cilindradas mais baixas…ou menos altas! Ricardo Moura regressou com o Golf para fechar o pódio dos VSH, batendo Teófilo Pires – em bom estilo com o Yaris – e o estreante Tiago Valadão, um homem do TT que foi uma revelação agora ao “toque” das notas e deixando os “road-books” para outras alturas.

Entre os 30 concorrentes que terminaram este desafio inicial da época, destaques para os andamentos vivos de Lizuarte Mendonça, Paulo Meneses e Hélder Pereira; para o Starlet de Filipe Moura – que acabou por desistir numa prova que não viu clássicos na tabela final – a prometer dar trabalho a Carlos Borges entre os mais antigos; para alguns furos que condicionaram prestações bem balanceadas e para o veterano Pedro “CDS” Pereira, desta feita a “espremer” o Opel Corsa para garantir um lugar a meio da tabela. Uma nota para uma organização de alto nível e com todos os cuidados e para o piso excelente da quase totalidade do percurso que, e confirmámos isso após as quase 200 passagens de prova, estava pronto para começar tudo de novo!

TOP 10
1º FERNANDO MENESES ROBERTO AREIAS CITROËN SAXO CUP
2º MIGUEL SOARES ARTUR MEDINA SUBARU IMPREZA
3º CARLOS ANDRADE RUI SILVA ALFA ROMEO 33 4WD
4º ARTUR SILVA JOÃO PACHECO CITROËN SAXO CUP
5º MARCO SOUSA MIGUEL BENDITO FIAT UNO TURBO
6º RUI ROCHA FERNANDO PIRES CITROËN SAXO VTS
7º CARLOS MARTINS JOÃO SILVA NISSAN MICRA
8º RICARDO MOURA RUI ÁVILA VOLKSWAGEN GOLF GTI
9º TEÓFILO PIRES RENATO GARCIA TOYOTA YARIS
10º TIAGO VALADÃO WILSON MENDES CITROËN AX 1.4

Salvador Cabral / BandarraFm

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