segunda-feira, 16 de março de 2009

Rotações 16 Março 2009

Chipre: Já vão 50 para Loeb

Com o triunfo no Chipre, Sebastien Loeb / Daniel Elena conseguiram o seu 50º triunfo em provas do mundial, depois de uma derradeira etapa cautelosa. A dupla campeã do mundo tinha apenas três classificativas para disputar, mas optou por uma toda muito cautelosa para não ser apanhada nas armadilhas dos pisos enlameados, acabando por ver a aproximação de Mikko Hirvonen. O finlandês da Ford teve uma prova muito boa, sem erros, mas pelo carro ou por Hirvonen a verdade é que não conseguiram ir além do 2º posto. Prova fantástica a que Petter Solberg efectuou, premiada com o 3º lugar. Com um carro de 2006, num rali tão difícil, Solberg mostrou que a experiência ainda é um posto (os diferenciais electrónicos terão ajudado) e humilhou toda a elite de jovens pilotos, a começar por Daniel Sordo que esteve irreconhecivel neste rali. As jovens promessas Evgeny Novikov e Sebastien Ogier ficaram pelo caminha no etapa. O russo de 18 anos capotou logo no troço de abertura do dia, ao passo que Ogier caíu numa valeta a 500 metros do fim do rali depois de uma prova onde andou batantes vezes fora de estrada.

Quem teve um bom desempenho foi Matthew Wilson, ficando com o 5º lugar. O filho de Malcon Wilson é conhecido pela sua lentidão, mas no Chipre mostrou que os três anos de WRC ainda valeram para alguima coisa, e essa coisa foi a conquista de experiência que foi tão util num rali tão difícil como o Chipre. Conrad Rautembach. Frederico Villagra e Khalid Al-Qassimi fecharam os lugares do pódio. Depois de ter liderado o PWRC no Rali do Chipre ao longo de toda a prova, Armindo Araújo acabou por descer a 2º na derradeira etapa, sofrendo de alguns problema de caixa de velocidades no Mitsubishi. O piloto navegado por Miguel Ramalho demonstrou no Chipre aqui que já se dabe há muito: sem problemas no Mitsubishi há que contar com ele para lutar pelos triunfos no PWRC. A prestação na prova cipriota foi a melhor que já teve em termos de resultado, já que dominou toda a prova até aos derradeiros dois troços onde o calculismo e uma caixa de velocidades pouco colaborante o fizeram baixar para o 2º posto do PWRC terminando a 18,3s do líder.
No primeiro dos três troços do dia ganhou 0,1s a Patrik Sandell. Estava prometida luta a sério com um grupo N4 a fazer frente aos cada vez mais competitivos S2000. Mas no troço grande com 40km, onde Sandell declaradamente atacou, Armindo comçou a sentir problemas com a caixa de velocidades. "O carro estava a dar sinais de desgaste e problemas ao nível da caixa de velocidades, pelo que o objectivo passou a ser chegar ao fim. Sabia que poderia dar para terminar senão exagerasse."
A partir desta altura o 2º posto passou a ser a prioridade, até porque "era uma classificativa muito longa, com muitas zonas em que era necessário recorrer frequentemente à caixa e optámos por não correr riscos, pois estes oito pontos são muito importantes em termos de campeonato." Apesar disso ficou indiscutivelmente a ideia do dever cumprido, já que o Skoda Fabia S2000 como que Sandell tripula começa a revelar-se um caso sério de competitividade e fiabilidade, e os Grupo N estão muito penalizados frente à nova geração de carros atmosféricos. "Foi o meu melhor resultado no PWRC e estou muito satisfeito por isso. Penso que senão fosse o problema poderia ter ganho, ou pelo menos a luta seria até ao final, mas estou satisfeito e está a ser um excelente início de época." explicou Armindo.
Depois do Chipre, vem o Rali de Portugal, onde Armindo correrá em casa e terá uma vez mais a tarefa de sre a "lebre" dos N4 frente aos S2000 onde ainda reencontrará Bruno Magalhães. "Vamos preparar da melhor forma a próxima prova, onde estaremos a correr em casa e onde queremos estar na luta pela vitória. Sabemos que não será fácil, mas é esse o objectivo. O Mitsubishi Lancer Evo IX esteve mais uma vez excelente e só foi pena este problema na recta final. No asfalto fomos de longe os mais fortes e em terra conseguimos fazer jogo igual com os nossos adversários. Fomos a equipa que mais especiais venceu e por isso estamos confiantes que poderemos fazer um bom resultado em Portugal", concluiu o piloto de Santo Tirso.

Classificação:
1. S Loeb/D Elena Citroen C4
2. M Hirvonen/J Lehtinen Ford Focus RS
3. P Solberg/P Mills Citroen Xsara
4. D Sordo/M Marti Citroen C4
5. M Wilson/S Martin Ford Focus RS
6. C Rautenbach/D Barritt Citroen C4
7. F Villagra/J Perez Companc Ford Focus RS8. K Al Qassimi/M Orr Ford Focus RS
9. P Sandell/E Axelsson Skoda Fabia
10 A Araujo/M Ramalho Mitsubishi Lancer

Mundial de Condutores:
1. S Loeb 30pts
2. M Hirvonen 22pts
3. D Sordo 17pts
4. H Solberg 10pts
5. P Solberg 9pts
6. M Wilson 8pts

Mundial de Marcas
1. Citroen Total 48pts
2. BP Ford Abu Dhabi 32pts
3. Stobart VK M-Sport Ford 22pts
4. Citroen Junior 11pts
5. Munchi's Ford 3pts

Tirabassi:Francês venceu em Espanha

O francês Brice Tirabassi venceu o Rally Palma del Rio, primeira prova do campeonato espanhol de rally's de terra, ao volante do Subaru Impreza STI N14. Tirabassi dominou por completo a prova espanhola desde o inicio, vencedo cinco especiais, das dez disputadas.Xavier Pons, em Mitsubishi Lancer EVO 9, venceu quatro especiais, sendo 2º classificado a uns escassos 2,9s do vencedor.Na terceira posição ficou o jovem Yeray Lemes, igualmente em Mitsubishi, depois de luta bastante intensa com Oscar Fuertes.Daniel Sola, ao volante do Citröen C2 Proto de quatro rodas motrizes, fez 2º tempo na primeira especial, desistindo na seguinte.

Filândia, Ketomaa 2ª Vitória.

Neste campeonato super disputado, o piloto da Subaru Dealer Team Finlândia, Jari Ketoma, venceu pela segunda vez em 2009, amealhando mais pontos para liderar após os rally's de inveno.Jari Ketomaa venceu o Abloy Itaralli SM, terceira prova do campeonato finlandês, a contar também para o campeonato da Letónia. Jussi Valimaki, em Mitsubishi Lancer, andou bem nesta prova ficando na segunda posição a 23,3s de Ketomaa.Na terceira posição ficou Kristian Sohlberg em Subaru N14, seguindo-se Janne Tuohino e Marko Kakko.

Classificação:
1 Ketomaa Jari Subaru Impreza WRX Sti
2 Välimäki Jussi Mitsubishi Lancer Evolution 9
3 Salo Juha Mitsubishi Lancer Evolution 9
4 Katajamäki Kosti Mitsubishi Lancer Evolution 9
5 Ketomäki Jukka Mitsubishi Lancer Evolution 10
6 Sohlberg Kristian Subaru Impreza WRX Sti
7 Tuohino Janne Subaru Impreza WRX Sti
8 Arminen Teemu Subaru Impreza WRX Sti
9 Nikko Joni Mitsubishi Lancer Evolution 9
10 Kakko Marko mitsubishi Lancer Evolution 9

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: