A longa-metragem de Miguel Gomes «Aquele Querido Mês de Agosto» conquistou o Prémio para Melhor Filme no XI Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), que encerrou no fim-de-semana na capital argentina. De acordo com a produtora O Som e a Fúria, ao arrecadar a distinção máxima do certame, o filme português, que concorria na selecção oficial internacional, tem assegurada a distribuição em cinema, DVD e televisão em território argentino.
No festival BAFICI, considerado o mais importante certame dedicado ao cinema de autor do país, foram exibidas 417 películas de 25 países .Co-produção de O Som e a Fúria e a Shellac Sud, «Aquele Querido Mês de Agosto» é um filme que aborda a vida das populações no interior de Portugal durante a época das tradicionais festas do mês de Agosto. Num registo cinematográfico que mistura os géneros do documentário e da ficção, o realizador Miguel Lopes reúne uma colectânea de canções e ambientes próprios de um mês em que a Beira Serra «renasce para os encontros e as festas».
O galardão atribuído pelo BAFICI vem juntar-se, entre outros, ao Prémio para Melhor Filme e o prémio FIPRESCI do Festival de Valdivia, no Chile, o Prémio da Crítica no Festival de São Paulo, no Brasil, e, mais recentemente, os prémios Lady Harimaguada de Prata e o Prémio José Rivero atribuído ao Melhor Novo Realizador atribuídos no Festival de Cinema de Las Palmas e o Prémio Especial do Júri e o Prémio Especial do Som no Festival de Cinema de Guadalajara. O filme de Miguel Gomes foi entretanto seleccionado para participar no Festival de Cinema de São Francisco, que irá decorrer de 23 Abril a 7 Maio, o Festival de Cinema de Los Angeles, de 18 a 28 Junho, e os Festivais de Cinema de Auckland, de 10 a 27 Julho, e de Wellington, de 18 Julho a 03 de Agosto, ambos na Nova Zelândia.
Nascido em Lisboa, em 1972, Miguel Gomes estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalhou como crítico de cinema na imprensa portuguesa entre 1996 e 2001, e estreou-se na longa metragem em 2004 com «A Cara que Mereces».
Diário Digital / Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário