sexta-feira, 1 de maio de 2009

Fechadura 'made in', Fundão

O desafio foi colocado por uma empresa de Ermesinde e em menos de um mês resolveu o problema e construiu o protótipo.

Uma fechadura adaptável a todas as portas. Esta é a mais recente invenção do fundanense Fernando Gonçalves e que vem resolver um desafio proposto por uma empresa de Ermesinde, concelho de Valongo. Trata-se de um cilindro que pode ser aplicado a todas as fechaduras de portas que aquela comercializa, explica ao Diário XXI o inventor.A encomenda surgiu no início de Abril, 'dois ou três dias depois', conseguiu deslindar todo o processo de idealização e na última semana terminou os testes ao protótipo. Anteontem registou a patente.

Apesar do pouco tempo em que o resolveu, o desafio não foi assim simples. Segundo conta, a principal dificuldade 'foi trabalhar com peças de dimensões muito reduzida', Partindo de uma fechadura base usada pela empresa, Fernando Gonçalves alterou o cilindro, trabalhando uma peça com dois fios de aço com dois milímetros de espessura por seis de comprimento, que tinham de ser cruzados e soldados com prata. 'Foi complicado, porque quando se ia soldar, separavam-se', conta, satisfeito com o resultado. 'Demorou-me muito tempo a fazer, mas quando for industrializado, o processo de construção é mais rápido', conseidera.

INVENÇÃO CRIA EMPREGOS
Em tempos de crise – apesar de Fernando Gonçalves não acreditar no 'conceito', e, por isso, defender que não existe –, aconselha os governantes a apostar nos inventores e nesta profissão. 'Nesta altura, há que incentivar as actividades que podem criar emprego, como acontece com as invenções', alerta, ao ressalvar: 'Só não obriguem os inventores a serem gestores, porque uma pessoa pode ser muito criativa, mas não ser boa empresária', Para Fernando Gonçalves, a actividade 'tem estado em queda', porque 'as pessoas acreditavam que a alta tecnologia era o futuro, mas não é bem assim, não depende tudo dela', argumenta.

E faz-se valer do seu novo projecto como argumento desta ideia. Agora, em tempo de descanso, aguarda 'que outras empresas sigam o exemplo', da de Ermesinde e 'acreditem nas capacidades dos inventores', Fernando Gonçalves é também o inventor de um sistema de detecção, alerta e bloqueio de veículos em contra-mão, de um dispositivo imobilizador de viaturas (a ser usado quando os travões falharem ou em risco de colisão iminente) e do FisioCar, entre outros. Fernando Gonçalves defende a aposta nos criadores nacionais.

Liliana Machadinha

Sem comentários: