sexta-feira, 3 de abril de 2009

Latvala Despita-se, Sordo lidera a meio da primeira etapa

O finlandês Jari-Matti Latvala despistou-se hoje na quarta especial do Rali de Portugal, a terceira do dia, e provocou fortes danos no seu Ford Focus, quando liderava provisoriamente a quarta ronda do Mundial. O finlandês assumiu o comando após vencer o primeiro troço do dia (Ourique 1) e foi também o mais rápido no segundo (Silves 1), mas a saída de estrada no decurso do terceiro (Malhão 1), sem consequências tanto para o piloto como para o navegador Mikka Antilla, e os danos sofridos no automóvel deverão impedi-lo de continuar em prova.
Debaixo de críticas devido a erros cometidos na primeira e terceira provas da temporada (Irlanda e Chipre), que o afastaram dos pontos, Latvala voltou assim a comprometer o objectivo da equipa Ford oficial na luta pelo Mundial de construtores, já que não deverá ficar de novo afastado dos pontos em Portugal.

O finlandês apenas tem seis pontos, somados na Noruega, segunda etapa do Mundial, e deixa a Ford dependente do resultado que o seu principal piloto, o também finlandês Mikko Hirvonen, conseguir fazer para a ajudar nessa meta. Quem também teve uma forte saída de pista na primeira especial do dia foi e foi obrigado a abandonar, segundo a organização, foi o líder do Mundial de Produção (PWRC), o sueco Patrick Sandell (Skoda Fabia S2000), o que pode beneficiar o português Armindo Araújo, que é segundo classificado do agrupamento. Sandell saiu de pista três quilómetros do final da especial de Ourique e capotou, depois de entrar demasiado rápido numa curva, e ficou impedido de lutar pela terceira vitória consecutiva em outras tantas rondas do PWRC

O espanhol Daniel Sordo (Citroen C4) é o líder provisório do Rali de Portugal quando estão disputadas três das seis especiais do dia, referentes à primeira etapa, enquanto o líder do Mundial, o francês Sebastien Loeb (Citroen C4) é quarto.

Sordo tem uma vantagem de 3,2 segundos sobre o seu mais directo perseguidor, o finlandês Marcus Gronholm (Subaru Impreza), mas beneficiou da desistência de Jari-Matti Latvalla (Fordo Focus), que tinha sido o mais rápido nos dois primeiros troços do dia, mas acabou por se despistar no terceiro e abandonar quando comandava.
O melhor português da geral é Armindo Araújo, que ocupa o 17º posto total e o terceiro entre os pilotos do Mundial de Produção, no qual é segundo classificado.
O pentacampeão Mundial de ralis e líder do Mundial, o francês Sébastien Loeb (Citroen C4), é quarto classificado, a 22,7 segundos, atrás do finlandês Mikko Hirvonen (Ford Focus), terceiro, a 6,4.

Rtp/ BandarraFm

Sem comentários: