quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais de 90 empresas faliram em 2008

Lanifícios, confecções e construção são os sectores mais atingidos. Pires Manso assinala variação 'positiva', em relação a 2007.
94 empresas encerraram ou entraram em processo de insolvência em 2008, nos distritos de Castelo Branco e Guarda. Os dados constam do estudo 'Insolvências e Constituições de Empresas – Portugal 2008/2007', efectuado pela Coface Portugal com base no registo de acções de insolvência e constituições publicadas nestes dois anos.Os distritos ocupam os lugares cimeiros, em toda a faixa Interior do País atingindo, no total, 2,6 por cento. Mais uma décima em relação ao distrito de Viseu, o mais atingido no Interior. Em 2008, em Castelo Branco fecharam ou entraram em processo de insolvência, 49 empresas, ou seja, 1,5 por cento das 3.267 acções verificadas em Portugal.

No distrito da Guarda, os dados indicam o encerramento de 45 empresas, ou seja 1,1 por cento.Apesar dos números, Pires Manso, docente do Departamento de Economia da Universidade da Beira Interior considera que os dois distritos apresentam uma 'variação positiva', em relação a 2007. 'Em termos comparativos Castelo Branco teve mais acções de insolvência em qualquer dos anos do que a Guarda por também ter maior número de empresas', assinalou. A Beira Interior apresenta uma forte vulnerabilidade, em especial, no sector dos lanifícios e confecções, onde as taxas de insolvência são mais elevadas, sublinhou Pires Manso. No entanto, o docente assinala desaparecimentos no comércio, agricultura e na construção civil, designadamente 'pequenos empresários que trabalhavam como subempreiteiros e que não têm conseguido resistir à falta de trabalho', ao longo dos últimos nove anos.

EMPRESAS COM UMA DÉCADA MAIS ATINGIDAS
No ano passado em Portugal foram entregues 3.267 contra 2.123 em 2007. O aumento foi de 53,9 por cento. Do total de falências, perto de metade (46 por cento) são de empresas com mais de 10 anos de existência, refere o estudo.As empresas com mais de 50 empregados foram as menos afectadas, com uma percentagem de apenas cinco por cento do total dos valores, quando comparadas com companhias, com menos de cinco funcionários.No primeiro trimestre de 2009, a Coface revela que 1.207 empresas iniciaram uma acção de insolvência, mais 80 por cento em relação a igual período do passado. Castelo Branco e Guarda somados ultrapassam Viseu que lidera o top de encerramento na faixa Interior do País.

Francisco Cardona/ DiárioXXI

Sem comentários: