quarta-feira, 15 de abril de 2009

Rotações 14 Abril 2009

Filipe perde nas Boxes A1GP – Algarve

Se dúvidas houvessem quanto à qualidade do traçado do Autódromo Internacional do Algarve, elas ficaram completamente dissipadas dada a fantástica prova que as muitas pessoas que se deslocaram ao novo circuito assistiram. Um paragem lenta nas boxes Filipe Albuquerque impediu que Filipe Albuquerque vencesse a Feature Race do Algarve, acabando por ser Neel Jani a vencer uma das corridas mais dramáticas da temporada. Ainda a corrida não se tinha iniciado e já tínhamos assistido ao primeiro golpe de teatro, quando Robert Doornbos, o poleman, parou na volta de aquecimento a contas com um problema eléctrico que despoletou um princípio de incêndio. Ainda nos primeiros momentos da prova, quando as luzes dos semáforos se apagaram, já Adam Carroll, o primeiro na grelha de partida, tinha arrancado, o que lhe garantiu um Drive-Through. Por seu lado, Filipe Albuquerque nem arrancou muito bem, perdendo um lugar para Marco Andretti. No entanto, o piloto português ainda na primeira volta recuperou a posição perdida para o americano, subindo ao quarto lugar.

O jovem do A1 Team Portugal passou a atacar Adrian Zaugg, mas sem o conseguir ultrapassar, foi perdendo tempo para Carroll, que ainda não tinha cumprido a sua penalização e liderava, e para Neel Jani. Com diversas lutas em pista, acabaram por ocorrer alguns incidentes e o protagonizado por Adrian Zaugg e Earl Bamber, que ultrapassou Portugal durante a primeira ronda de pit-stops, acabaria por precipitar a entrada em pista do Safety-Car e provocar mais um volte de face. Agora no segundo lugar, Filipe Albuquerque atacou decisivamente a liderança de Neel Jani no recomeço da corrida, ultrapassando o suíço por fora na travagem para a curva 1, assumindo o comando com uma manobra plena de audácia. Com um ritmo que lhe permitia manter Jani a uma margem de segurança, a vitória portuguesa estava dependente da derradeira ronda de paragens nas boxes. Porém, mais um período de Safety-Car, desta feita despoletada por Marco Andretti e envolvendo Vitantonio Liuzzi e Clivio Piccione, acabaria por dificultar a vida a Albuquerque que agora se via na posição em que colocou Jani anteriomente.

No reinicio da corrida, o português tentou surpreender o suíço ao usar o Power Boost bastante cedo, mas acabou por ter que travar ainda antes da linha da meta, uma vez que estava na iminência de ultrapassar o Safety-Car. A confusão estava instalada, tendo a Irlanda passado a Austrália, mas Albuquerque conseguiu manter a liderança, controlando bem as investidas de Jani. A corrida acabaria por ser decidida nas boxes e, uma vez mais, a equipa portuguesa levaria a pior face às suas adversárias na luta pelo título. A Irlanda aproveitou para se colocar no encalço do piloto de Coimbra, ao passo que a Suíça saltou definitivamente para o comando. Adam Carroll passou a atacar Filipe Albuquerque, tendo este resistido até lhe ser dada a informação de que o irlandês tinha sofrido um novo Drive Through, momento em que deixou passar o líder do campeonato. Mais tarde acabaria por se saber que Adam Carroll não realizaria qualquer Drive Through, sendo a ultrapassagem que realizou a John Martin discutida após a corrida. Neel Jani terminou assim a prova no primeiro lugar com o suíço no seu encalço e Filipe Albuquerque repetia o terceiro lugar com os dois primeiros no seu horizonte.

1. Neel Jani Suíça
2. Adam Carroll Irlanda
3. Filipe Albuquerque Portugal
4. Fairuz Fauzy Malásia
5. Salvador Duran México
6. Nicolas Prost França
7. Dan Clarke Grã-Bretanha
8. Ho-Pin Tung China
9. Andre Lotterer Alemanha
10. Zahir Ali Indonésia

Filipe Albuquerque levou o carro português até ao terceiro lugar da Sprint Race do Algarve, aproximando-se do comando do campeonato numa prova dominada por Robert Doornbos. O piloto português arrancou muito bem do quinto posto da grelha de partida, subindo ao quarto lugar ao suplantar Daniel Morad. Enquanto isso, Doornbos ascendia ao comando da corrida ao superiorizar-se a Vitantonio Liuzzi, o poleman, lançando-se para uma prova autoritária. Andre Lotterer e Earl Bamber desentenderam-se logo nas primeiras curvas, abandonando após um forte toque e a entrada em pista do Safety-Car. O Ferrari 599GTB manteve-se em pista durante três voltas e, quando regressou às boxes, as posições cimeiras mantiveram-se inalteradas. Cedo ficou claro que Liuzzi era notoriamente mais lento que Albuquerque e Carroll, o que permitiu que Doornbos construísse uma vantagem confortável para realizar a sua paragem na boxe sem sobressaltos.
O holandês parou assim que as boxes abriram, ao passo que os três homens que o perseguiam realizaram os seus pit-stops na volta seguinte. Liuzzi foi quem mais perdeu descendo para o quarto posto por troca com Carroll e Albuquerque. O jovem português ainda tentou pressionar o irlandês, mas este defendeu-se bem, acabando mesmo por realizar a volta mais rápida da corrida. Doornbos venceu confortavelmente a primeira corrida do programa, sendo acompanhado por Carroll e Albuquerque para o gáudio do muito público presente na bancada principal do Autódromo Internacional do Algarve. Após a prova desta manhã, a equipa portuguesa aproximou-se da liderança do campeonato, exibindo agora uma desvantagem de nove pontos para a Irlanda que assumiu o primeiro lugar, dado a Suíça não ter conquistado qualquer ponto.
1. Robert Doornbos Holanda
2. Adam Carroll Irlanda
3. Filipe Albuquerque Portugal
4. Vitantonio Liuzzi Itália
5. Clivio Piccione Mónaco
6. Narain Karthikeyan Índia
7. Felipe Guimarães Brasil
8. Fairuz Fauzy Malásia

Félix entra em grande Fórmula Renault NEC

António Félix da Costa terminou a primeira corrida do Campeonato Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0, que se disputou esta tarde no circuito holandês de Zandvoort, na segunda posição. Motivado por ter dominado os treinos livres e ter conquistado a segunda melhor marca da qualificação, António Félix da Costa arrancou para a primeira das duas corridas deste fim-de-semana determinado em abrir o campeonato com uma vitória.“Sabia que tinha um carro bastante competitivo e assim boas hipóteses de vencer. Arranquei bem, tentei atacar de imediato a primeira posição, mas o Adrian Quaife-Hobbs estava por dentro para a primeira curva e conseguiu manter a posição", começou por explicar António Félix da Costa.

Na segunda parte da corrida, "senti que os pneus perderam alguma eficácia e o Magnussen, que rodava no terceiro lugar, conseguiu aproximar-se", obrigando Félix da Costa a defender a sua posição e, "permitindo que o Quaife-Hobbs assumisse uma ligeira vantagem na frente da corrida". Na derradeira volta, Kevin Magnussen forçou a ultrapassagem e, apesar de se terem tocado e António Félix da Costa ter efectuado um “meio peão”, o piloto português conseguiu defender da melhor forma a segunda posição: “Felizmente, consegui segurar o carro e cortar a meta no segundo posto. Este Campeonato é muito longo, com muitas provas e, todos os pontos são importantes", concluiu o piloto da Sowhat Management. Para a segunda corrida do fim-de-semana e, tendo em conta que a grelha de partida é invertida para os oito primeiros classificados, António Félix da Costa partirá da sétima posição. Devido ao fim-de-semana de Páscoa, a segunda corrida terá lugar só segunda-feira. A prova também contou com a presença do jovem angolano Luís Sá Silva que acabou por não terminar devido a despiste.

Classificação da primeira corrida (Zandvoort):
1º Adrian Quaife-Hobbs, 12 voltas;
2º António Félix da Costa;
3º Kevin Magnussen;
4º Juan Jacobo;
5º Nigel Melker;
6º Marco Sorensen;

Salvador Cabral / BandarraFm

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