quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rotações 30 Abril 2009

Campeonato do Mundo de Motocross
Brilhante triunfo de Rui Gonçalves


Rui Gonçalves consagrou-se como o primeiro piloto português a ganhar um Grande Prémio no Campeonato do Mundo de Motocross. Aconteceu no G.P. do Benelux, na classe MX2, com Gonçalves a ser o mais forte na pista holandesa de Walkenswaard, onde a bandeira das quinas subiu no mastro mais alto.Aí está! Finalmente Rui Gonçalves conquistou o tão desejado primeiro triunfo no "Mundial" de Motocross, num terreno onde tem um rendimento superior – o piso arenoso de Walkenwaard, onde o lusitano começou hoje por ser segundo classificado na manga de abertura, para depois vencer categoricamente a segunda manga."É uma sensação fantástica, ganhar o meu primeiro G.P.", declarou Gonçalves após este sucesso. "É para isso que tenho vindo a trabalhar, trabalho esse que foi agora recompensado," disse o piloto de 23 anos de idade, a cumprir a sua oitava época consecutiva no Campeonato do Mundo.

O êxito é tanto mais saboroso, visto que no Sábado o português tinha sido infeliz na corrida de qualificação. Uma queda quando rodava no 4.º lugar, e problemas de carburação na moto atrasaram-no no último terço da corrida, pelo que conseguiu apenas o 24.º posto para a grelha de partida. No entanto, apesar dos contratempos, o piloto deixou um sinal claro sobre a sua motivação: "Sei que sou rápido, sinto-me forte, encaro cada G.P. com confiança e nunca desisto"!...Palavras que tiveram a melhor expressão nas corridas desta quarta jornada do "Mundial". Na primeira manga, após ter concluído a volta inicial no 4.º posto, logo na segunda passagem à pista Rui fixou-se no 2.º lugar, que manteve até à meta, atrás do companheiro na equipa oficial da KTM, o britânico Shaun Simpson. "Depois da má qualificação de ontem, hoje o objectivo inicial era passar as primeiras curvas sem cair, pois sabia que estava rápido. Consegui isso, andei bem e só tive uma queda na última volta, quando estava próximo do primeiro," explicou Gonçalves.

O momento mais alto estava guardado para a segunda manga. O piloto de Vidago rodou na 3.ª posição durante a primeira metade da corrida, para depois passar ao ataque. Na décima primeira volta subiu ao 2.º lugar, e na passagem seguinte ascendeu ao comando. A partir daí, Gonçalves dedicou-se a ampliar a vantagem sobre os perseguidores, para vencer com expressivos 19,9s de vantagem sobre o perseguidor imediato."Nesta segunda manga correu tudo bem. Andei muito tempo em 3.º, mas sabia que ia estar forte na parte final," esclareceu o piloto, que no momento da vitória fez questão de "agradecer à minha equipa e ao meu treinador, pois temos uma grande atitude, e também aos meus pais."Com este resultado, e após diversos azares sofridos nas provas anteriores, Rui Gonçalves subiu na tabela do Campeonato MX2 para a 8.ª posição, e segue com o "moral em alta" para a próxima jornada, que será precisamente o G.P. de Portugal, a disputar em Águeda nos dias 9 e 10 de Maio.Ainda sobre o G.P. do Benelux, mas na classe MX1, o italiano António Cairoli ganhou a primeira manga e lidera o Campeonato, enquanto na segunda corrida levou a melhor o espanhol Jonathan Barragan.

Campeonato Mundial
MX2:
1.º Gautier Paulin (Kawasaki) 140 pontos;
2.º Marvin Musquin (Honda) 125 ;
3.º Davide Guarneri (Yamaha) 111 ;
4.º Zach Osborne (Yamaha) 100 ;
5.º Shaun Simpson (KTM) 97 ;
8.º Rui Gonçalves (KTM) 78.

MX1:
1.º Antonio Cairoli (Yamaha) 143 ;
2.º Jonathan Barragan (KTM) 128 ;
3.º Ken De Dycker (Suzuki) 124 ;
4.º David Philippaerts (Yamaha) 118 ;
5.º Joshua Coppins (Yamaha) 112.

Campeonato Motosport – Open de Velocidade / Vodafone
Rui Reigoto ganha duas boas corridas no Autódromo do Estoril


Rui Reigoto iniciou da melhor forma a sua participação no Campeonato Motosport – Open de Velocidade Vodafone, ao ganhar hoje no Autódromo do Estoril as duas corridas da classe Stocksport 1000, a segunda das quais após uma entusiasmante batalha com Luís Carreira, que durou até à linha de meta.A primeira jornada do Campeonato proporcionou um bom conjunto de corridas no Autódromo do Estoril, com os momentos mais emotivos a acontecerem na prova que fechou o programa, na qual o duelo pela vitória fez vibrar todos os presentes nesta solarenga mas ventosa tarde de Domingo. Ainda em termos climatéricos, apenas durante a manhã caíram alguns chuviscos, não afectando o programa de corridas.

Autor da "pole position", Rui Reigoto liderou durante todo o tempo a primeira manga de Stocksport 1000 – na qual alinharam 19 pilotos – vencendo com 2,3s de vantagem sobre Luís Carreira. Este último só subiu à 2.ª posição na sexta volta, quando conseguiu ultrapassar José Leite, cujo rendimento baixou devido ao piloto se ressentir de um dedo fracturado na mão direita, lesão essa sofrida nos treinos de ontem. Depois, Leite abandonaria mesmo a meio da segunda manga.

Na segunda corrida das motos mais potentes Reigoto voltou a sair na frente, mas na 5.ª volta teve uma ligeira saída de pista, bem explorada por Luís Carreira para assumir o comando. A partir daí, a luta foi frenética entre os dois pilotos, que alternaram diversas vezes na liderança.

O despique durou até à linha de chegada, pois Reigoto conseguiu bater o rival por apenas 56 milésimos de segundo!"Foi bom vencer e já tinha saudades, pois no ano passado não ganhei nenhuma corrida", confessou Rui Reigoto. "Mas este ano trabalhei muito em termos de preparação física na pré-época, para conseguir resultados como este."

Na classe Stocksport 600cc, com 13 pilotos em acção, André Carvalho deu seguimento ao domínio que já tinha exercido nos treinos cronometrados. Campeão em título da classe, Carvalho chamou sempre seu ao primeiro lugar, recebendo a bandeirada de xadrez 3,6s mais cedo que Sérgio Batista. Este travou um renhido duelo com Tiago Magalhães, também só decidido na última volta, com Batista a impor-se ao adversário por apenas 0,292s.


No Troféu PromoMoto, que reuniu 42 pilotos, Paulo Santos liderou durante toda a prova e foi o primeiro a cortar a meta, mas posteriormente foi-lhe averbada uma penalização de 1m30s, pois os discos de travão da sua moto não estavam conforme a respectiva ficha de homologação. Em consequência, o piloto acabou classificado apenas no 18.º lugar. Ainda, refira-se que pelos mesmos motivos foi igualmente penalizado Fernando Freitas. Em consequência, a vitória acabou por ser atribuída a Tiago Araújo, que na fase inicial na corrida rodou no 3.º posto, até ultrapassar Eusébio Nogueira na 7.ª volta. Estes dois concorrentes chegaram ao fim separados por 2,145s, enquanto Jorge Paulo completou o pódio. Quanto à classe 600cc, o vencedor foi Marco Castro, 5.º da "geral", com 1,6s de vantagem sobre Miguel Martins.

Em 85cc, Romeu Leite dominou os acontecimentos e venceu, com 6,5s relativamente a Hélder Bessa. Mais distanciado chegou o 3.º classificado e melhor da "Open", Ruben Nogueira. Quanto à Copa Cool, entre três participantes impôs-se Francisco Corbill. Finalmente, Miguel Arias (Yamaha) ganhou a corrida do Campeonato Galego de SporProdução. Recorde-se ainda que, no final da tarde de ontem, disputou-se a prova de Moto Clássicas, ganha pelo espanhol Mauro Abbadini.O Campeonato Motosport – Open de Velocidade Vodafone, constituído por seis jornadas, prossegue nos dias 23 e 24 de Maio, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Campeonato 85cc Júnior:
1.º Ruben Nogueira (Minareli) 25;
2.º Fábio Lopes (Honda) 20.

Troféu Open 85cc:
1.º Romeu Leite (Yamaha) 25;
2.º Hélder Bessa (Honda) 20;
3.º Salvador Nery (Honda) 16;
4.º Alcides Ribeiro (Honda) 13;
5.º Frederico Martins (Yamaha) 11.

Copa Cool:

1.º Francisco Corbill (Metrakit) 25;
2.º David Ferreira (Metrakit) 20;
3.º Pedro Barbosa (Metrakit) 16.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: