segunda-feira, 1 de junho de 2009

Rotações 01 Junho 2009

Tiago Monteiro sobe ao pódio

Nas corridas em Valência, Tiago Monteiro ao obter um segundo e um oitavo lugar, efectuou o melhor fim-de-semana do ano. O piloto português na primeira prova da jornada partiu da quarta posição, o que lhe abria boas perspectivas para um bom resultado. Um bom arranque inicial permitiu-lhe subir ao terceiro posto, Monteiro seguiu Yvan Muller e Gabriele Tarquini, que lideravam o Comboio Amarelo, e, quando o italiano cometeu um erro, assumiu a vice-liderança.

Sem conseguir pressionar o Campeão do Mundo, Tiago Monteiro concluiu a corrida de Valência no segundo posto, secundando Muller, enquanto que Tarquini completou o pódio.
"É muito bom estar de regresso ao pódio, depois de um início de época complicado. Cheguei ao segundo lugar depois de ter pressionado bastante o Gabriele e bastou um pequeno erro da parte dele para o conseguir passar.

Nas voltas seguintes ainda tentei ir buscar o Yvan, mas ele era muito rápido e para o fazer iria desgastar muito os pneus, pelo que decidi manter a posição e defender o lugar até ao fim. Também em termos colectivos foi bom para a equipa, em especial depois dos problemas que tivemos em Pau”, declarou Tiago.Para a segunda corrida do dia o português arrancou do sétimo posto, fruto da grelha invertida, o que lhe dificultava a sua tarefa. O piloto da SEAT acabou por descer para o oitavo lugar, terminando a prova no encalço de Yvan Muller.
Augusto Farfus ofereceu a primeira vitória da temporada à BMW e esta no topo da classificação. O brasileiro arrancou do quinto lugar, mas com um excelente arranque, subiu à segunda posição, logo atrás de Jorg Muller. Na segunda volta ultrapassou o seu colega de equipa, rumando ao triunfo, apesar de ter o alemão sempre no seu encalço. No derradeiro degrau do pódio ficou Gabriele Tarquini, que assim repetiu o resultado da primeira corrida, tendo sido bastante atacado por Andy Priaulx. "Sabíamos que os BMW se iriam defender e tornar muito complicada a nossa missão. Se arriscássemos podíamos comprometer o resultado colectivo, pelo que a maior preocupação foi mantermo-nos dentro dos lugares pontuáveis.

Em Valência o nosso carro não foi o mais rápido mas foi seguramente o mais equilibrado e isso fez toda a diferença. A SEAT Sport está de parabéns porque tem tido um trabalho incrível nas várias alterações que tiveram de fazer no carro durante os últimos meses. Temos um conjunto muito consistente e é isso que nos permite estarmos competitivos. Dentro de três semanas em Brno espero continuar a lutar pelo pódio e acredito que podemos conseguir um bom resultado na defesa do título de construtores," disse o português.Após a prova de Valência Yvan Muller comanda o WTCC com 57 pts, 2º Augusto Farfus 54 pts e 3º Gabriele Tarquini 46 pts.Nas marcas a Seat tem 136 pts, 2º BMW 120pts, 3º Chevrolet 96 pts e a Lada é 4ª, 35 pts.

1ª CORRIDA
1. Yvan Muller SEAT
2. Tiago Monteiro SEAT
3. Gabriele Tarquini SEAT
4. Augusto Farfus BMW
5. Andy Priaulx BMW
2ª CORRIDA
1. Augusto Farfus BMW
2. Jorg Muller BMW
3. Gabriele Tarquini SEAT
4. Andy Priaulx BMW
8. Tiago Monteiro SEAT
Vitória suada dos irmãos Vallejo

Sempre com muita emoção e “aficion”, o muito público acompanhou a evolução da liderança dos Vallejo no Porsche 911 GT3, apoiando a equipa da Galiza, principalmente quando a duas classificativas do final o suspense marcou o final do rali.Os GTs praticamente dominaram o Rias Baixas, com uma supremacia da equipa da Nupel, com Sérgio e Diego Vallejo desde a vitória de ontem, na Especial de Samil, não mais largarem o comando terminando com 1:39:22.7.Se os Vallejo dominaram o comando da prova, a luta pelos lugares secundários, nomeadamente o pódio, foi muito disputado entre Xavi Pons no Mitsubishi EvoX da Nupel e o Porsche 911 GT3 do líder do campeonato antes desta prova, Miguel Fuster que acabou por ser 2º a 9.7s e Pons 3º a 14.8s.Sérgio Vallejo no final era assim que se mostrava reconhecido, …”Hoje muita gente me ajudou e tenho que dar gracias. Tenho que pagar muitas canas!”Na 9ª classificativa, Mondariz, o Porsche da Nupel rompe a transmissão esquerda, Vallejo faz o 7º tempo e Fuster reduz a diferença para 20.8s para as duas derradeiras classificativas.

A dúvida era se Vallejo fazia entrar o Porsche no Controle do Parque Fechado e depois a incógnita era o tempo que a assistência levava a reparar o 911 líder da prova.À entrada do Parque Fechado, tudo o mundo se concentrou para mais um pólo de interesse.Mesmo com a transmissão esquerda “rompida”, Sérgio conseguiu trazer o 911 GT3 até à “subida” para o controle à entrada do Pavilhão do PF, só que o piloto do Porsche, já após a placa de informação de aproximação da Zona de Controle, teve que travar…O Porsche “calou-se” e com o problema de transmissão o 911 não tinha força para subir, o seu irmão Diego foi “forçado”a empurrar o Porsche.Diego bem tentou empurrar, mas a subir não é fácil e de costas para a traseira do Porsche, Diego apoiou as costas na “grande” asa traseira e conseguiu levar o carro ao Controle.Diego empurrou mas um largo número de pessoas, puseram as mãos no peito de Diego e irmão do Sergio Vallejo “ganhou” forças para levar o carro até ao Controle!Com o muito público a ovacionar os irmãos galegos, mesmo depois de controlar, Diego lá continuou a empurrar o Porsche para dentro do PF.

Após o PF, numa verdadeira luta contra o tempo, a equipa de Assistência da Nupel demorou 13´a retirar a transmissão danificada e com uma larga assistência sempre a incentivar, os mecânicos do Porsche demoraram 9´a montar a “nova”…Apesar do enorme “esforço” Vallejo levou o Porsche ao Controle com 3´de atraso, penalizando 30”.Na 10ª classificativa Vallejo ganhou 11.0s a Fuster e na última e 11ª, ganhou + 7.9s o que garantiu exactamente a vitória por essa margem!Carlos Oliveira e Duarte Castro depois de muitos problemas de travões no Renault, terminaram a prova no 15º lugar e foram 2ºs entre os pilotos que tripularam os Clio R3, em que Jonathan Perez foi o melhor e terminou em 9º. Filipe Santos depois de não ter tido sorte na 1ª Especial ontem, hoje conseguiu recuperar até assumir a liderança dos Clássicos, mas de novo os problemas eléctricos no Porsche 911 SC ditaram a desistência do piloto do Porto, com Joaquim Bessa, mas os espectadores, jornalistas e organização ficaram impressionados. Filipe Santos foi navegado por Joaquim Bessa P com o carro alemão da Foz Car o Porsche 911 SC.
Classificação:
1 Sergio VALLEJO Diego Vallejo Porsche 911 GT3
2 Miguel FUSTER José Medina Porsche 911 GT3
3 Xavi.PONS Alex Haro Mitsubishi Evo X
4 E.GARCIA OJEDA Jordi Barrabés Subaru Impreza
5 AlbertoMONARRI Alberto Chamorro Mitsubishi Evo IX
15 Carlos Oliveira Duarte Castro Renault Clio R3

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: