segunda-feira, 25 de maio de 2009

Rotações 25 Maio 2009

Rali de S. Vicente
Camanho deixou tudo Calado

Alexandre Camacho / Pedro Calado dominaram o Rali de S. Vicente, prova do campeonato Open madeirense, mas que contou com a presença de alguns nomes do campeonato principal do arquipélago que aproveitaram para testar. O mesmo e Pedro Calado apresentavam-se à partida da prova com o intuito de rodar o mais rápido possível por forma a preparar a edição de 2009 do Rali Vinho Madeira..A dupla campeã em título imprimiu um andamento bastante forte desde o início da prova Camacho venceu os 7 troços da prova e terminou de vantagem sobre Miguel Nunes, numa luta entre os Peugeot 207 S2000. Miguel Nunes por não ter utilizado borracha nova na viatura francesa, decisão tomada antes do arranque da prova pela sua equipa, o vice-campeão regional “queixou-se” ao longo de todo o dia de falta de aderência. O lugar mais baixo do pódio ficou para Filipe Freitas que a correr "em casa" com o Renault Clio S1600 foi o melhor dos duas rodas motrizes e ficando a 43,7s do vencedor. Filipe Freitas e Daniel Figueiroa com uma excelente exibição em casa, justificando o porque de terem vencido as duas últimas edições da prova.

João Silva o piloto do Team C.D. Nacional/Olca esteve irrepreensível ao longo de todo o rali, deixando bem claro que as evoluções colocadas na viatura francesa tornam o Clio muito mais competitivo, o Renault Clio R3 foi o 4º, depois de uma animada luta com João Magalhães no Mitsubishi Lancer Evo IX que ficou em 5º e venceu o Grupo N. A equipa actual segunda classificada em termos de Grupo N regional esteve presente nesta prova para poder reconhecer os troços do Rali Vinho Madeira, situação essa que foi conseguida na totalidade.Vitor Sá ficou no 6º posto a 11 segundos de Magalhães, evidenciando que as alterações efectuadas pela Gatmo no Mitsubishi Lancer Evo X não deram grandes frutos, voltaram a sentir alguns problemas no seu Mitsubishi Lancer Evo X, desta feita a nível de propulsor, tendo por diversas vezes o pluricampeão afirmado que o carro parecia mesmo não ter motor. O piloto da Sá Competições está a ter um princípio de época bastante desgastante, dado que está a evoluir aos poucos a sua viatura em termos de afinações, o que tem desgastado a equipa a nível moral.Rui Nunes no 13º lugar com o Ford Escort MKII foi o melhor dos pilotos inscritos no Open, seguido de Francisco Tavares em Toyota Corolla GT (14º) e do líder do campeonato Miguel Andrade em Renault 5 GT Turbo que se mantém no topo da tabela classificativa.

Classificação:
1 Alexandre Camacho / Pedro Calado
2 Miguel Nunes / Vitor Calado
3 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa
4 João Silva / Vitor Martins
5 João Magalhães / Jorge Pereira
6 Vitor Sá / José Camacho
7 André Silva / Rui Rodrigues
8 Luis Serrado / Marco Sousa
9 João Ferreira / João Paulo
10 Wilson Aguiar / Deodato Freitas

Rali Guijuelo
Mitsubishi com destaque em Salamanca


Depois de Xavi Pons ter dominado quase desde o início, perdeu no último troço o Rali Guijuelo a favor do primeiro líder, Yeray Lemes em Mitsubishi Lancer Evo IX.Lemes foi sempre um adversário constante mantendo sempre a segunda posição e à partida para a última classificativa estava apenas separado do liderança por uns 19,9 magros segundos!Xavi Pons (Mitsubishi Lancer Evo IX) o campeão 2008 do Campeonato de Terra de Espanha chegou a ter uma vantagem, mesmo que não muito dilatada, de 28,7s para Lemes após a 6ª classificativa.Pons concluiu o Guijuelo na 4ª posição, enquanto Nani Roma (Mitsubishi Evo IX) terminou no 2º lugar a 48,3s do vencedor e menos 1 décimo de segundo que o 3º Oscar Fuertes (Mitsubishi Evo IX), numa demonstração da competitividade desta prova. Roma em um Mitsubishi EVO IX preparado pela Calm Red Bull que também lhe irá preparar as futuras provas de raids, como a Baja de Espanha de Aragão que já venceu 5 vezes.O piloto da Mitsubishi no Dakar, Roma, ao vencer a última classificativa retirou o 2º lugar a Fuertes. O vencedor da 1ª prova da época 2009, o francês Brice Tirabassi nunca conseguiu entrar no Top 20, …, fruto de uma penalização de 3 minutos e depois de alguns problemas mecânicos do Impreza da equipa oficial da Subaru Rally Espanha.Mais uma vez Dani Sola ficou pelo caminho com problemas no Citroen C2 Proto - com um andamento espectacular -, tendo chegado mesmo assim a ocupar o 2º lugar na 2ª e 3ª classificativa.Foram catorze mitsubishi seguidos que venceram em Salamanca.
Classificação:
1 YERAY LEMES E SAMUEL VEGA LANCER EVO IX
2 NANI ROMA E JOAQUIM MUNTADA LANCER EVO IX
3 OSCAR FUERTES E HELIO CASARRUBIOS LANCER EVO IX
4 XAVI PONS E ALEX HARO LANCER EVO IX
5 WILLIAMS VILLANUEVA E BORJA AGUADO LANCER EVO IX

Campeonato de Portugal de Montanha
Salvador Soma e segue


Murça dá Salvador no lugar do costume
Pedro Salvador somou mais um triunfo indiscutível no Campeonato de Portugal de Montanha, uma vez mais voltou a abdicar da terceira subida de prova pelos dois bons registos nas duas subidas iniciais.Paulo Ramalho foi 2º sempre muito longe de Salvador, mas com António Barros relativamente perto. Barros conseguiu bater o espanhol António Mosteiro depois de terem rodado muito juntos nos treinos, o que lhe valeu o lugar mais baixo do pódio. Mosteiro ainda consegiu acompanhar Barros nas duas primeiras subidas, mas acabou por ser claramente batido na terceira subida. Joaquim Teixeira defendeu a "honra" da casa e bateu Bernardo Sá Nogueira numa interessante luta entre os dois pilotos. Na categoria 1 António Nogueira levou a melhor sobre Miguel Ferreira da Silva apesar de não ter registado tempo na primeira subida. Na categoria 3 Rui Mendonça num Ford Escort MKI foi o melhor. António Rodrigues afectuou apenas as subidas de treinos e a derradeira de prova, em virtude de um problema eléctrico que o impediu de efectuar as duas primeiras de prova. O piloto de Murça espera voltar a correr com o BRC CM02 em Bragança.
Classificação final:
1º 2 - Pedro Salvador - Juno SSE
2º 2 - Paulo Ramalho - Juno SSE
3º 2 - António Barros - BRC CN05 Evo
4º 2 - António Mosteiro - Decode BFR
5º 2 - Joaquim Teixeira - Radical SR3
6º 2 - Bernardo Sá Nogueira - SilverCar CM08
7º 2 - Luís Nóvoa - BRC CM02
8º 2 - João Fonseca - BRC CM02
9º 1 - António Nogueira - Porsche 911 GT2
10º 1 - Miguel Ferreira da Silva - Mitsubishi Lancer Evo V

Campeonato Italiano de Fórmula Renault
Duplo 5º lugar para Arnaut


A segunda jornada do Campeonato Italiano de Fórmula Renault que decorreu este fim-de-semana em Varano correu bem para o piloto português, Bernardo Aranut que conseguiu em ambas as corridas o quinto lugar da tabela classificativa, o que o coloca igualmente no quinto posto no Campeonato. O jovem piloto de 17 anos que este fim-de-semana disputou apenas a sua segunda jornada nos fórmulas está a adaptar-se à nova realidade desportiva de forma muito consistente. Apesar de ter começado tardiamente os treinos para este Campeonato, Arnaut já roda ao mesmo ritmo que os pilotos da frente, pelo que terá todas as hipóteses de discutir, corrida a corrida, as primeiras posições. Este fim-de-semana foi quinto em ambas as corridas, pese embora a prova de hoje não o tenha deixado totalmente satisfeito. “No arranque mantive a posição. Os inícios das corridas são sempre mais difíceis para mim pois não consigo tirar partido dos pneus frios. Para além disso na corrida de hoje não estava confiante no carro, pelo que não deu para arriscar, até porque estávamos todos muito dispersos. Cheguei perto do meu companheiro de equipa que estava mesmo à minha frente, mas não deu para passá-lo. Nesta pista é quase impossível ultrapassar”, disse. Apesar disso Bernardo Arnaut encontra-se satisfeito por ocupar já o quinto lugar no Campeonato: “Penso que é muito bom. Estou a 14 pontos do segundo classificado e ainda há muitas corridas pela frente. Está a ser um bom início”, concluiu. A próxima ronda do Campeonato realiza-se a 14 de Junho em Hungaroring.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: