segunda-feira, 8 de junho de 2009

Rotações 08 Junho 2009

Peugeot cheia de novidades nas 24h Le Mans

Mais uma prova tão impiedosa reserva sempre surpresas, com factores que podem causar verdadeiras reviravoltas: é o que faz de Le Mans uma corrida lendária, cheia de emoções e proezas técnicas. A equipa Peugeot Sport encarou os problemas que sentiu em 2008 e, desde então, a sua acção incidiu no controlo de tracção que levantou problemas quando a chuva começou a cair, na sujidade nos radiadores, na melhor adaptação dos pneus às características do 908 HDi FAP, com o apoio da Michelin, e na melhor centragem das rodas, o que facilitará o trabalho dos mecânicos durante as trocas de pneus. A uma semana das 24 Horas de Le Mans 2009, a equipa Peugeot Sport não poupou nos seus esforços para lutar pela corrida que todos os construtores sonham em inscrever no seu palmarés. Depois da desilusão de não ter ganho a edição de 2008 com um 908 HDi FAP, a equipa regressa com uma experiência preciosa, uma serenidade e uma confiança resultantes do trabalho dirigido unicamente para este desafio.

Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport, explica os cinco eixos principais dessa evolução: “Inicialmente, o ACO obrigou-nos a uma redução da potência do motor, com a diminuição dos restritores de ar, no nosso veículo fechado, de 39,9 mm para 38,3 mm. Equipando-o com um sistema de ar condicionado, a temperatura no interior do habitáculo não deve ultrapassar os 32º. Isso obrigou à instalação de uma tomada de potência na extremidade da caixa de velocidades para comandar o compressor. Também optimizámos a injecção e a combustão com o nosso parceiro Bosch. Outro grande eixo de trabalho foi a aerodinâmica. A redução do deflector traseiro, imposta pelo novo regulamento, que passou de 2m para 1,60m. Foi preciso rever profundamente a aerodinâmica para reequilibrar o carro, retirando apoio à frente. Daí resultou o novo perfil do capot que vamos estrear em Le Mans.

Em Abril, o ACO obrigou-nos a adicionar um lastro de 30 kg, que tem um grande impacto na resistência das peças mecânicas, em particular as suspensões e os travões. Finalmente, o tubo de enchimento de gasóleo foi reduzido e isso deverá aumentar em quase três segundos o tempo dos nossos reabastecimentos.” Para validar todas estas novidades e trabalhar na fiabilidade de todo o carro, a equipa Peugeot Sport efectuou várias sessões de testes em diferentes circuitos. Tendo assumido a direcção da Peugeot Sport a de 1 de Janeiro de 2009, Olivier Quesnel, tinha dois grandes objectivos: “Queria que déssemos prioridade à fiabilidade através da realização de várias sessões de simulação de resistência, em vez de impor à equipa um programa de provas demasiado preenchido. Pretendia também que nos apresentássemos em Le Mans com mecânicos que não estivessem cansados e que tivessem muita vontade de dar o seu melhor. Também era necessário completar a equipa de pilotos com pessoas experientes; foi por isso que escolhi o David Brabham e o Sébastien Bourdais, que não precisa de provar a sua paixão por Le Mans e a sua vontade de vencer.”
Quanto à nova composição das equipas, Olivier Quesnel utiliza termos do ciclismo, a sua segunda paixão: No 908 HDi FAP n.º 7, uma equipa de “corredores – sprinters” com Pedro Lamy (PT) – Christian Klien (AUT) - Nicolas Minassian (FRA).No 908 HDi FAP n.8, uma equipa francesa muito homogénea de “sprinters” com Sébastien Bourdais – Franck Montagny – Stéphane Sarrazin. No 908 HDi FAP n.º 9, uma equipa de “guerreiros”, em reserva, astutos e com experiência, com David Brabham (AUS) - Marc Gené (ESP) e Alex Wurz (AUT). Finalmente, Olivier Quesnel considerou que um veículo suplementar seria uma ajuda preciosa para a conquista de Le Mans. Para isso, acordou imediatamente com Bruno Famin e com a direcção da Peugeot confiar um quarto veículo à Pescarolo Sport. A escolha era evidente pelo historial de Henri Pescarolo com a Peugeot, e pelo nome que representa, uma verdadeira lenda de Le Mans. Apesar de todo o trabalho de preparação, Olivier Quesnel sabe que o adversário principal da Peugeot, a Audi, partirá ainda como favorita com as suas oito vitórias e que a Peugeot será o desafiador, mas um desafiador com uma enorme vontade de vencer.

Aston Martin em força nas 24h Le Mans

A Aston Martin Racing conseguiu recuperar para as 24 horas de Le Mans o terceiro Lola Aston Martin LMP1 que Jos Verstappen tinha destruído nos testes de Monza. Em comunicado de imprensa do departamento de competição da marca britânica, a Aston Martin Racing fez saber que a recuperação do carro severamente danificado em Itália foi conseguida a tempo que este participe na clássica francesa do próximo fim-de-semana. Esta é uma boa notícia para os ingleses que esperam medir forças com as favoritas Audi e Peugeot, mesmo sabendo que não têm nem metade do orçamento dos dois grandes da endurance actual. Recorde-se que o empresário-piloto português Miguel Ramos deveria fazer parte da equipa de pilotos da Aston Martin Racing, mas motivos de ordem profissional do piloto de Vila Nova de Gaia ditaram a sua troca pelo holandês Peter Kox. O construtor inglês irá inscrever três carros preparados pela Prodrive em La Sarthe, dois sob a bandeira da Aston Martin Racing (Anthony Davidson/Darren Turner/Jos Verstappen e Peter Kox/Stuart Hall/Harold Primat) e um terceiro carro através da Aston Martin Racing Eastern Europe (Jan Charouz/Stefan Mücke/Tomas Enge).

Freitas destacou-se em Jarama SuperCopa Leon

No circuito de Jarama, a Supercopa SEAT Léon teve a sua segunda jornada tripla, com Miguel Freitas, ao subir por duas vezes ao pódio, a ser o melhor entre os concorrentes lusos. A primeira prova do fim-de-semana foi ganha pelo surpreendente Marcos de Diego Bravo, mas onde Miguel Freitas esteve em pleno destaque. O piloto da Oasis Motorsport terminou na 3ª posição, obtendo o seu primeiro pódio da temporada 2009, entrando assim na corrida pelo título. A prestação dos restantes portugueses pautou-se pela mediania. David Saraiva foi 15º classificado, três posições à frente de Gonçalo Araújo, que faz este ano a sua estreia na modalidade. Vitor Souto terminou em 22º, após ter levado um toque no início, e o seu companheiro de equipa na Veloso Motosport, Francisco Carvalho, foi o 25º. Por fim, o também estreante açoriano Hugo Mesquita terminou classificado em 30º a uma volta do vencedor.
A segunda contenda, que decorreu na tarde de Sábado, teve o experiente Marc Carol como vencedor. Freitas não se destacou tanto, mas um 5º lugar acabou por não ser negativo para as suas aspirações. O egitaniense David Saraiva, que tão bem tinha estado na jornada de abertura do troféu da casa de Abrera, chegou ao fim em 8º. Araújo ficou em 11º, imediatamente à frente de Francisco Carvalho e Souto. Após um resultado desapontante a abrir o fim-de-semana madrileno, Mesquita arrecadou um ligeiramente mais satisfatório 16º lugar.

A terceira e derradeira corrida que acabou com a vitória do irlandês da portuguesa Oasis, Eoin Murray. Freitas que atacou o seu companheiro de equipa logo na primeira curva, e ficou por ai, teve que se defender de Antoní Forné e Marcos de Diego para voltar ao pódio, sendo capaz de aguentar o 2º lugar para si. Na corrida de 14 voltas, o ex-campeão do CNV Souto foi o 12º, enquanto Saraiva foi 14º. Já Araújo quedou-se pelo 22º lugar e Mesquita terminou em 26º. Francisco Carvalho não evitou a confusão da terceira curva da primeira volta e não conseguiu evitar uma forte pancada que quebrou a direcção do carro da Publiracing. Depois desta corrida, Marc Carol é líder com 54 pontos, seguido de Eoin Murray (40), Norbert Michelistz (35) e de Marcos Diego e Miguel Freitas (ambos com 33).

Entre Os Extra Luis Mota Venceu

Luís Mota trouxe até Fafe um Mitsubishi Lancer Evo ViI com que vai alinhar no Campeonato Open de Ralis a partir de Murça e foi o vencedor da prova extra. O piloto do Cartaxo acabou por efectuar um bom teste e dar-se bem com as condições climatéricas adversas da prova, deixando a concorrência longe. Venceu quatro das cinco classificativas em disputa, - a excepção foi a Super-Especial onde o mais rápido foi Miguel Barroso -, e terminou com 2m44,1s de vantagem.Jorge Leite foi o segundo classificado, colocando-se neste lugar a partir do terceiro troço, passando o espanhol Arturo Cota, que concluiu a prova no terceiro lugar. Luís Bastos, foi o quarto classificado, terminando na frente de Rui Fernandes.

Classificação:
1.º Luís Mota/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer)
2.º Jorge Leite/Estefâneo Pinto (Nissan Sunny)
3.º Arturo Cota/Miguel Mantos (Seat Leona 4x4)
4.º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3)
5.º Rui Fernandes/Gilberto Lima (Fiat Punto HGT)

Salvador Cabral / BandarraFm

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