segunda-feira, 6 de julho de 2009

Adeptos à porta do Santiago Bernabeu...

Os primeiros chegaram às cinco da manhã, alguns nem sequer são adeptos do Real Madrid – preferem o Benfica ou até o Atlético de Madrid – mas estão juntos às portas do Santiago Bernabeu para ver Cristiano Ronaldo. Muitos viajaram várias horas, de Múrcia, de Castellón ou de Valência, para a apresentação histórica do jogador português em que se espera casa cheia no estádio do Real Madrid e onde estarão, certamente, muitos portugueses. Vários autocarros, que chegaram com adeptos, marcam já a entrada do estádio onde, num dos lados, são visíveis as carrinhas de exteriores das televisões, incluindo as três generalistas portuguesas.

Longas horas antes das portas abrirem já largos grupos de jovens se concentram nos degraus das portas de acesso ao estádio, com uma ou outra bandeira portuguesa e camisolas da selecção nacional portuguesa a notarem-se entre os muitos cachecóis e camisolas do Real Madrid. E entre eles há até quem seja espanhol e tenha optado por vir com a camisola portuguesa de Cristiano Ronaldo, como é o caso de Alex Hernando, que explica tê-la comprado «há muito tempo em Portugal». «Já sabia que ele vinha para o Madrid», disse.

Questionado sobre se Cristiano Ronaldo é querido pelos adeptos do clube, o jovem aponta para as filas que começaram cedo e afirma: «Está claro, basta ver isto e nem é preciso eu responder a essa pergunta». Alexandre Cordeiro, 19 anos, português, confessa que não é adepto do Real Madrid – «sou do Atlético de Madrid, mas isso é outra coisa», explica – e garante que só veio pelo Cristiano Ronaldo. «Isso hoje dos clubes não conta. Estou aqui pelo Cristiano Ronaldo. É um grande jogador e quis vir à apresentação», diz o jovem que chegou ao estádio às 09:00. Para Cordeiro, como para outros adeptos ouvidos pela Lusa à porta do estádio, os maiores desafios de Cristiano Ronaldo serão «fora do campo» em que a pressão mediática, das pessoas e «das chicas» será «muito intensa». «No campo vai correr bem. Já está habituado», admitiu o jovem que veio com uma bandeira portuguesa para o estádio

Opinião partilhada Ruben dos Santos, adepto do Real de Madrid e a viver em Espanha desde os três anos, que confessa que na escola, e desde que a transferência do Ronaldo foi confirmada, só lhe falam do jogador português. «Estão sempre a falar do Ronaldo porque sou português. É muito bom que ele tenha vindo para o Madrid», disse. Responsáveis do Real Madrid antecipam que a apresentação de hoje de Cristiano Ronaldo poderá bater um record, com mais de 80 mil adeptos nas bancadas.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: