quarta-feira, 1 de julho de 2009

Rotações 01 Julho 2009

Mex triunfa em Vila Verde

Os vencedores da nona edição do Rali de Vila Verde, em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho, foram Mex Santos, em termos de classificação geral, e Paulo Antunes, no Campeonato de Portugal de Ralis 2 Litros/2 Rodas Motrizes.Foi a primeira vitória de um carro da Categoria GT em Portugal em termos absolutos, depois da abertura dos regulamentos a este tipo de carros no nosso país, curiosamente no rali onde, pela primeira vez estiveram dois presentes.
O piloto da Maia desde cedo se colocou na frente da classificação e geriu os acontecimentos à sua medida, de forma a colocar-se a salvo de qualquer percalço. No início da segunda etapa ainda moderou o andamento tendo em conta a vantagem que já tinha, mas selou a seguir o triunfo com segurança. Mas em Rali de Vila Verde existiu outro vencedor, no caso, Paulo Antunes, que oteve o seu terceiro triunfo no Campeonato de Portugal de Ralis 2 Litros/2 Rodas Motrizes. O piloto de Fafe reforçou a sua posição de principal favorito ao título nacional, bem como à vitória no Citroen Racing Trophy que agrupa os C2 R2 Max. A dada altura, Paulo Antunes ainda pensou em apenas defender a posição de líder do Campeonato, mas com a segunda posição ao seu alcance, optou por lutar por esse objectivo e conseguiu. O Aston Martin que estreou em termos mundiais nos ralis, fez uma prova rápida, tendo em vista a sua adaptação a este novo carro por parte de José Pedro Fontes. No primeiro dia, uma saída de estrada, provocou a perca de algum tempo, enquanto no segundo, com a chuva a fazer a sua aparição, o piloto do Porto optou por não arriscar.

Manuel Inácio, foi quarto classificado, mas segundo entre os concorrentes do CPR2, sofrendo ainda uma saída de estrada na segunda etapa. Mesmo assim, o piloto do Renault Clio andou o melhor que pôde e ficou a apenas 0.4s de José Pedro Fontes. A fechar a lista dos cinco primeiros e o pódio do CPR2, ficou Carlos Matos que não conseguiu resolver os problemas com o sensor da caixa de velocidades que trouxe da primeira etapa. O piloto de S. Pedro do Sul, nestas condições, tentou não perder muito e ainda foi a tempo de ficar com a quinta posição. No que diz respeito ao Citroen Racing Trophy, Frederico Gomes, foi o segundo, sendo sexto da geral, enquanto Armando Oliveira, foi terceiro, (8.º da geral). Na prova extra que acompanhou este rali, Manuel Ferreira foi o vencedor.
Manuel Ferreira vence prova Extra 2Depois de já ter terminado a primeira etapa da Prova Extra 2 no comando, Manuel Ferreira consolidou a posição e foi o vencedor. No arranque deste segundo dia de prova, Paulo Silva não alinhou depois de um toque que lhe partiu a transmissão na Super-Especial de Vila Verde. Com isto, o espanhol Jesus Ferrero passou a ser o segundo, mas sofreu um furo logo na primeira classificativa de domingo, perdendo muito tempo e entregou a posição a Pedro Silva, que viu a possibilidade de ficar com o lugar intermédio do pódio, classificando-se na frente de José Angel Perez, outro piloto que veio do pais vizinho.
Classificação final (CPR2):
1º Mex / Sérgio Paiva - Porsche 997 GT3
2º Paulo Antunes / Hugo Magalhães - Citroen C2 R2 MAX
3º José Pedro Fontes / António Costa - Aston Martin DBRS9
4º Manuel Inácio / Jorge Carvalho Jr - Renault Clio R3
5º Carlos Matos / Vasco Ferreira - Renault Clio S1600
6º Frederico Gomes / Paulo Amorim - Citroen C2 R2MAX
7º Francisco Barros Leite / Luis Ramalho - SEAT leon Cupra TDI
8º Armando Oliveira / Joaquim Duarte - Citroen C2R2MAX
9º Manuel Carrera / Laura Emetero - Mitsibishi Lancer Evo VIII
10º Juan Burgarin / Daniel Garcia - Citroen Saxo Cup

No rali da Finlândia Raikkonen estreia na areia

Kimi Raikkonen irá alinhar no rali da Finlândia a disputar no mês de Agosto, sendo a primeira vez que o piloto de Fórmula 1 se aventura num rali do mundial. Depois das experiências na neve e em asfalto, Raikkonen irá estrear-se nos pisos de terra e logo num rali tão exigente como a prova finlandesa do mundial. Kaj Lindstrom será o navegador, ele que já andou ao lado de Tommi Makinen no passado. O carro a utilizar será o habitual FIAT Punto S2000 assistido pela Tommi Makinen Racing. Na semana passada Kimi Raikkonen teve dois dias de testes em terra, um tipo de piso que era de todo desconhecido para o campeão mundial de Fórmula 1 de 2007.

Gravemente ferido saiu Luc Alphand

O francês Luc Alphand ficou gravemente ferido este fim de semana numa queda de moto. O piloto de todo-o-terreno e GT's caiu aquando a participação no "Rand'Auverge moto endurance".

Apesar de não ter perdido a consciência, o que afastou lesões cerebrais, Alphand sofreu lesões na coluna em três zonas, tendo sido operado esta 2ª Feira no hospital de Clermond-Ferrand. Christian Lavieille afirmou à imprensa francesa que o acidente de Alphand foi quase uma catástrofe.

Mundial do campeonato FIA-GT atrai equipas

Com a confirmação da passagem a estatuto mundial do campeonato FIA-GT por parte do Conselho Mundial da FIA, a Stephane Ratel terá que encontrar agora seis construtores diferentes para dar corpo à competição 24 carros que convenceu Max Mosley e seus pares. A Nissan, com o modelo GT-R que está a ser evoluído pela NISMO Motorsports e pela Gigawave Motorsport, a Ford, com o GT1 construído pela Matech GT Racing, e a Lamborghini, com o novo carro que está a ser preparado pela Reiter Engineenring, são as marcas confirmadas. Segundo a imprensa europeia, Ferrari, Aston Martin e a Chevrolet poderão ser as três outras marcas a juntar-se ao mundial.
De acordo com a revista inglesa Autosport, com o fim da ideia de participar oficialmente nas 24 horas de Le Mans, a marca italiana poderá oferecer un kit através de Michelotto para os seus populares Ferrari 430 GT, que estão homologados como GT2 até ao final de 2011, e potencia-los como novos GT1 com as especificações de 2010. Ainda de acordo com a mesma fonte, a Aston Martin Racing, de David Richards, manifestou já o interesse em participar, tendo como base o actual Vantage GT2. Tal como em ocasiões anteriores, Richards deverá arranjar encontrar um investidor privado como parceiro para esta nova aventura. Também a Chevrolet poderá ser outro dos construtores presentes. Segundo a revista alemã Sport Auto, Toine Hezemans, pai do piloto Mike Hezemans e um dos homens fortes da PK-Carsport, ofereceu a Ratel a possibilidade de converter os actuais Corvette C6-R em vez da construção de uma viatura nova, o que reduziria os custos. A familia Hezemans sempre esteve bastante envolvida no FIA-GT, tendo estado presente nos projectos Pagani-Zonda ou Lotus GT1.

Arranca Campeonato Português de Circuitos

São 28 os pilotos inscritos, sendo que se destaca uma vez mais a ausência de César Campaniço (BMW 320 SI). No entanto, os actuais líderes do Campeonato estão em máxima força: José Pedro Fontes (BMW 320 SI) que ocupa o topo da tabela quer brilhar na frente do seu público, enquanto Duarte Félix da Costa quererá esquecer os azares das rondas anteriores. Patrick da Cunha (Seat Leon Super Copa) teve um início de época algo atribulado mas tem vindo, de forma constante, a progredir, sendo certamente um alvo a abater.

O mesmo acontece com João Pedro Figueiredo (Peugeot 407 S2000) que já por várias vezes demonstrou o seu potencial mas não tem conseguido, de forma sistemática, traduzir em resultados a sua performance. As principais novidades em termos de inscritos são: na categoria 1 a inscrição de Rui Lapa (Alfa Romeo 156 S2000) que regressa à competição depois de três anos de afastamento; na categoria 2, o regresso de Francisco Carvalho (Seat Leon Super Copa) que será certamente um adversário a ter em especial conta, pois para além de experiente, os Seat Leon Super Copa já demonstraram bem o seu potencial e Tiago Petiz que se estreia no PTCC com um Mini Challenge;

A categoria 3 aumenta significativamente o número de participantes com Martine Pereira (Alfa Romeo 147), o actual líder do Campeonato, a ter um papel de destaque pois cabe-lhe a ele defender a senda de bons resultados verificados esta época; Na categoria 4, José Monroy (Mitsubishi Lancer EVO IX) deixa de estar orgulhosamente só para ter mais dois adversários: José Pedro Mirando (Mitsubishi Lance EVO VIII) e Nuno Barroso Pereira (Subaru Impreza WRX) que vai deixar este fim-de-semana os ralis de lado e dedicar-se à velocidade.A Taça de Portugal de Circuitos é composta por duas provas: o Circuito da Boavista e o Circuito de Vila Real que se realiza a 25 de Julho.
Programa do PTCC:
Sexta-feira, 3 de Julho
15.45h – Treinos Livres

Sábado, 4 de Julho
9.45h – Treinos Livres
14.15h – Qualificação

Domingo, 5 de Julho
10.05h – Corrida 1
15.25h – Corrida 2

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: