Campeonato de Portugal de Ralicross, Taça Nacional de Ralicross e Crosscar…Mais uma em Sever do Vouga
Muito público, uma vez mais, ocorreu à Pista do Alto do Roçário para a segunda visita da época dos “Nacionais de Ralicross a Sever do Vouga. Sob a batuta do Vouga Sport Clube, foi um dia de domingo completamente preenchido pelos treinos, corridas de qualificação e finais. Presentes estiveram os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralicross, Taça Nacional de Ralicross e Crosscar. Nesta última competição, sempre espectacular, a vitória foi do campeão nacional, Luís Caseiro. Hugo Costa foi segundo e Saulo Dias terceiro. Na Taça Nacional de Ralicross, na Divisão 5, a vitória foi para o espanhol José Blanco (BMW 325 IX) que se superiorizou a José Pereira (VW Golf TDI). No último lugar do pódio terminou Rodolfo Ribeiro em Ford Sierra Cosworth. Na Divisão 4 da Taça, o triunfo foi para João Sousa (Peugeot 306 GTI). Hugo Santos (Renault Clio ) terminou em segundo e José Sousa (Citroen ZX) fechou os lugares do pódio.
Muito público, uma vez mais, ocorreu à Pista do Alto do Roçário para a segunda visita da época dos “Nacionais de Ralicross a Sever do Vouga. Sob a batuta do Vouga Sport Clube, foi um dia de domingo completamente preenchido pelos treinos, corridas de qualificação e finais. Presentes estiveram os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralicross, Taça Nacional de Ralicross e Crosscar. Nesta última competição, sempre espectacular, a vitória foi do campeão nacional, Luís Caseiro. Hugo Costa foi segundo e Saulo Dias terceiro. Na Taça Nacional de Ralicross, na Divisão 5, a vitória foi para o espanhol José Blanco (BMW 325 IX) que se superiorizou a José Pereira (VW Golf TDI). No último lugar do pódio terminou Rodolfo Ribeiro em Ford Sierra Cosworth. Na Divisão 4 da Taça, o triunfo foi para João Sousa (Peugeot 306 GTI). Hugo Santos (Renault Clio ) terminou em segundo e José Sousa (Citroen ZX) fechou os lugares do pódio.
Nas provas do Campeonato de Portugal de Ralicross, na Divisão 3, boa luta entre Rui Sirgado e Mário Barbosa, ambos em Citroen Saxo, com a vitória a sorrir ao primeiro que ainda viu a irmã, Cátia (Peugeot 106) acompanhá-lo no pódio. Na Divisão 2, José Polónio (Peugeot 206) não teve concorrência à altura, superiorizando-se claramente a Valter Martinho, também em Peugeot 206 e a Dionísio Sanguedo em Renault Clio.Na Divisão 1, a classe rainha do Ralicross com os carros mais potentes e espectaculares, alguma surpresa com o resultado final pois se tudo apontava para o triunfo de Ruben Tabaio – as corridas de qualificação assim o indicavam - acabou por ser Joaquim Santos a vencer, fruto de uma boa estratégia de corrida e com o Opel Astra muito bem afinado, relegando o jovem piloto do Ford Focus WRC para a segunda posição. Carlos Silva terminou em terceiro. Destaque para Pedro Matos (Mitsubishi Lancer) que se mostrou sempre como o maior opositor de Tabaio, mas que ao capotar na terceira corrida de qualificação deitou tudo a perder.
WTCC, Seat na Maior…
A SEAT teve uma jornada de sonho no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, saindo de Itália isolada na frente do campeonato de pilotos e equipas. Gabriele Tarquini e Yvan Muller dividiram os louros, enquanto Tiago Monteiro teve um fim-de-semana para olvidar. A primeira corrida no circuito dos arredores de Bolonha começou com uma carambola em Tamburello. Jordi Gene e Rob Huff criaram na travagem da afamada curva o caos e o acidente que colocou fora de prova Tiago Monteiro e levou igualmente na confusão Augusto Farfus, a esperança da BMW na conquista do título perdido em 2008.
WTCC, Seat na Maior…
A SEAT teve uma jornada de sonho no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, saindo de Itália isolada na frente do campeonato de pilotos e equipas. Gabriele Tarquini e Yvan Muller dividiram os louros, enquanto Tiago Monteiro teve um fim-de-semana para olvidar. A primeira corrida no circuito dos arredores de Bolonha começou com uma carambola em Tamburello. Jordi Gene e Rob Huff criaram na travagem da afamada curva o caos e o acidente que colocou fora de prova Tiago Monteiro e levou igualmente na confusão Augusto Farfus, a esperança da BMW na conquista do título perdido em 2008.
Gabriele Tarquini e Yvan Muller rapidamente asseguraram as duas primeiras posições e apenas tiveram que gerir a pouca vantagem para Huff para a primeira dobradinha do fim-de-semana da casa de Abrera. Alex Zanardi foi o 4º classificado e o melhor dos BMW, enquanto que o 5º lugar de Tom Coronel lhe valeu a vitória entre os "privados". Contudo, a revelação da prova veio de leste, com o 6º lugar obtido por James Thompson que assim deu os primeiros pontos à LADA.Na segunda contenda, os SEAT mostraram outra vez a sua supremacia, mas desta vez com os dois primeiros a alternarem na classificação final, o que deixa Tarquini na frente de Muller com nove pontos de avanço.
Alain Menu foi o 3º classificado, dando mais um pódio à Chevrolet, enquanto Farfus, com toda a BMW a trabalhar para si, ainda conseguiu buscar o ponto de honra respeitante ao 8º lugar. Thompson foi novamente 6º classificado e Monteiro ficou de fora depois de um momento com Tom Boardman em Rivazza a três voltas do fim. Terminada a temporada europeia, o WTCC ruma para Oriente, sendo que a penúltima corrida do ano se disputa a 1 de Novembro em Okayama, no Japão.
Corrida 1 - Resultado Final:
1. Gabriele Tarquini SEAT 29m31.701
2. Yvan Muller SEAT + 0.409
3. Robert Huff Chevrolet + 0.842
4. Alex Zanardi BMW + 1.457
5. Tom Coronel SEAT + 3.501
6. James Thompson Lada + 5.620
7. Sergio Hernandez BMW + 6.002
8. Alain Menu Chevrolet + 6.390
9. Felix Porteiro BMW + 10.004
10. Tom Boardman SEAT + 10.346
Corrida 2 - Resultado Final:
1. Yvan Muller SEAT 21m51.680
2. Gabriele Tarquini SEAT + 0.312
3. Alain Menu Chevrolet + 4.008
4. Alex Zanardi BMW + 4.467
5. Jordi Gene SEAT + 5.632
6. James Thompson Lada + 7.190
7. Rickard Rydell SEAT + 7.612
8. Augusto Farfus BMW + 8.327
9. Andy Priaulx BMW + 8.827
10. Stefano D'Aste BMW + 9.499
Troféu Abarth 500 Europa, Português à beira do pódio…
Jorge Rodrigues concluiu a sua primeira participação além fronteiras, no Troféu Abarth 500 Europa, com o quarto lugar final da classificação geral. A competição terminou este fim-de-semana no circuito italiano de Imola, onde o jovem piloto de Braga obteve dois quartos lugares, nas duas corridas disputadas: “Fui o quinto mais rápido na qualificação e a primeira corrida não teve grande história, pois logo no início subi a quarto e andei o resto da prova nesta posição”, explicou.Para a segunda corrida, Jorge Rodrigues voltou a partir da quinta posição e voltou a terminar em quarto, mas com uma história um pouco diferente: “Levei um toque logo na primeira curva e cai para o sétimo lugar. Depois fui atrás do prejuízo e consegui chegar a quarto, onde terminei a corrida”.
Está assim concluída a primeira participação de Jorge Rodrigues numa competição fora de Portugal, onde o piloto considera que: “Em termos gerais e como pequeno balanço, penso que é positivo. Foi a primeira vez que estive englobado numa competição europeia e isso trouxe algumas dificuldades, como o caso de não conhecer as pistas nem os meus adversários. Também venho de uma paragem em termos competitivos e por isso penso que foi bom. Mesmo nesta última corrida, com alguns pilotos italianos conhecedores da pista de Imola, tive um ritmo bom e estou convicto que se fizesse uma corrida amanhã, seria muito melhor”, concluiu.
Rali do Faial, deixa tudo em aberto…
Miguel Nunes / Pedro Calado "viraram" o campeonato a seu favor, quando falta apenas disputar o Rali do Faial e um ponto separa Nunes de Camacho. A dupla do Peugeot 207 S2000 apresentou-se com um ritmo avassalador e um carro superior ao habitual, factos que deixaram Alexandre Camacho sem capacidade de reacção. O campeão em título apenas conseguiu vencer um dos nove troços disputados, tendo de se contentar com o 2º posto. Rui Pinto colocou o Mitsubishi Lancer Evo IX no 3º posto com um triunfo no Grupo N. Pinto acabou por beneficiar de um problema de Vitor Sá e de uma penalização de 3 minutos sofrida por este para ficar livre da pressão do homem do Lancer Evo X. Samir Sousa teve uma estreia positiva com o Peugeot 206 S1600, ao conseguir o 4º lugar depois de levar de vencida a luta com João Silva que acabou por ficar com o 5º posto. Filipe Freitas parecia ter o 4º lugar "seguro", mas um precalço no derradeiro troço atirou-o para o 6º posto.
Troféu Abarth 500 Europa, Português à beira do pódio…
Jorge Rodrigues concluiu a sua primeira participação além fronteiras, no Troféu Abarth 500 Europa, com o quarto lugar final da classificação geral. A competição terminou este fim-de-semana no circuito italiano de Imola, onde o jovem piloto de Braga obteve dois quartos lugares, nas duas corridas disputadas: “Fui o quinto mais rápido na qualificação e a primeira corrida não teve grande história, pois logo no início subi a quarto e andei o resto da prova nesta posição”, explicou.Para a segunda corrida, Jorge Rodrigues voltou a partir da quinta posição e voltou a terminar em quarto, mas com uma história um pouco diferente: “Levei um toque logo na primeira curva e cai para o sétimo lugar. Depois fui atrás do prejuízo e consegui chegar a quarto, onde terminei a corrida”.
Está assim concluída a primeira participação de Jorge Rodrigues numa competição fora de Portugal, onde o piloto considera que: “Em termos gerais e como pequeno balanço, penso que é positivo. Foi a primeira vez que estive englobado numa competição europeia e isso trouxe algumas dificuldades, como o caso de não conhecer as pistas nem os meus adversários. Também venho de uma paragem em termos competitivos e por isso penso que foi bom. Mesmo nesta última corrida, com alguns pilotos italianos conhecedores da pista de Imola, tive um ritmo bom e estou convicto que se fizesse uma corrida amanhã, seria muito melhor”, concluiu.
Rali do Faial, deixa tudo em aberto…
Miguel Nunes / Pedro Calado "viraram" o campeonato a seu favor, quando falta apenas disputar o Rali do Faial e um ponto separa Nunes de Camacho. A dupla do Peugeot 207 S2000 apresentou-se com um ritmo avassalador e um carro superior ao habitual, factos que deixaram Alexandre Camacho sem capacidade de reacção. O campeão em título apenas conseguiu vencer um dos nove troços disputados, tendo de se contentar com o 2º posto. Rui Pinto colocou o Mitsubishi Lancer Evo IX no 3º posto com um triunfo no Grupo N. Pinto acabou por beneficiar de um problema de Vitor Sá e de uma penalização de 3 minutos sofrida por este para ficar livre da pressão do homem do Lancer Evo X. Samir Sousa teve uma estreia positiva com o Peugeot 206 S1600, ao conseguir o 4º lugar depois de levar de vencida a luta com João Silva que acabou por ficar com o 5º posto. Filipe Freitas parecia ter o 4º lugar "seguro", mas um precalço no derradeiro troço atirou-o para o 6º posto.
Classificação final:
1º Miguel Nunes / Vitor Calado - Peugeot 207 S2000
2º Alexandre Camacho / Pedro Calado - Peugeot 207 S2000
3º Rui Pinto / Luis Faria - Mitsubishi Lancer IX
4º Luis Serrado / Marco Sousa - Peugeot 206 S1600
4º Luis Serrado / Marco Sousa - Peugeot 206 S1600
5º João Silva / Vitor Martins - Renault Clio R3
6º Filipe Freitas / Daniel Figueiroa - Renault Clio S1600
6º Filipe Freitas / Daniel Figueiroa - Renault Clio S1600
7º Rui Fernandes / Roberto Castro - Mitsubishi Lancer IX
8º Marco Rodrigues / Pedro Coelho - Peugeot 206 S1600
9º Filipe Silva / Paulo Coelho - Peugeot 206
10º João Ferreira / João Paulo - Citroen C2
Salvador Cabral / BandarraFm
Salvador Cabral / BandarraFm
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