quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Rotações 23 Setembro 2009

Encontrado Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0

António Félix da Costa conquistou este fim-de-semana na Alemanha, o Título de Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Depois de ter estado em evidência ao longo de toda a temporada, com 10 pódios nas 12 corridas que disputou (nove vitórias e 1 segundo lugar), o piloto português conquistou o seu primeiro Título Internacional. Ainda em Nurburgring, António Félix da Costa voltou a subir ao pódio na segunda corrida pontuável para o Europeu de Fórmula Renault 2.0, obtendo um fantástico segundo lugar. Devido à proximidade do horário entre a primeira corrida do NEC e a segunda corrida do Europeu e, sendo o Campeonato Europeu o seu principal objectivo do ano a equipa Motopark optou por fazer com que o piloto português arrancasse das boxes de forma a evitar a habitual confusão na primeira curva de Nurburgring: “Iria partir do terceiro lugar da grelha, onde normalmente existe alguma confusão no arranque, pelo que a equipa optou por essa decisão”, começou por contar o piloto português que depois dos 18 pilotos passarem, arrancou do pit-lane e terminou num excelente sexto lugar final, posição que lhe permitiu “gerir da melhor forma a segunda corrida e a classificação do campeonato”, face a inversão da grelha para a segunda corrida, que é inversa para os oito primeiros classificados. Já na segunda corrida, arrancando do terceiro posto, António Félix da Costa não deu hipóteses aos seus adversários e logo na segunda volta ocupava a primeira posição, ganhando a corrida com cerca de 10 segundos de vantagem para o segundo classificado, o britânico Adrian Quaife-Hobbs.

Este resultado permitiu ao jovem piloto português, considerado por muitos como um dos mais promissores pilotos da actualidade, arrecadar o tão desejado Título de Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. “Foi um fim-de-semana muito desgastante, onde disputei duas corridas do Europeu e duas do Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Contudo, julgo que a conquista deste Título, a uma jornada do final do campeonato, foi uma excelente recompensa por todo o trabalho e empenho que a equipa tem dedicado desde o início da temporada. Fiquei muito satisfeito e ainda mais motivado para continuar a lutar pelo Título Europeu. Gostaria de agradecer e dedicar este Título a todos aqueles que me acompanharam ao longo desta época, entre Patrocinadores, a minha equipa, amigos e o meu pai”, disse. Já na segunda corrida do Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0, António Félix da Costa voltou a estar em evidência. Depois da vitória na corrida de ontem, subiu hoje, ao segundo lugar. A classificação das duas corridas de Nurburgring e pontuáveis para o Europeu estão neste momento suspensas, aguardando-se resolução do Tribunal Desportivo de Apelação, devido ao apelo interposto pela Motopark contra uma alegada irregularidade encontrada no sistema de travagem do seu carro. “A decisão do apelo da Motopark sobre estas duas corridas sairá nas próximas semanas. Tanto eu como a minha equipa estamos confiantes que a decisão será a nosso favor, recuperando os 27 pontos que aqui estão em jogo. Para já quero saborear este Título para depois poder me concentrar na última prova do Europeu a disputar em Alcaniz”, concluiu o novo Campeão Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0.

Filipe Albuquerque ambiciona pódio nos GT’s Italianos

Filipe Albuquerque vai estar no próximo fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro em Mugello (Itália) para efectuar a sua primeira corrida nos GT’s Italianos ao volante de um Audi R8. O piloto português vai substituir Dindo Campello e fazer equipa com Giorgio Sanna.O convite endereçado pela Audi Itália foi prontamente aceite por Albuquerque que já teve oportunidade de testar a máquina com que vai correr este fim-de-semana.“O meu objectivo passa por conseguir um lugar no pódio. A equipa ocupa neste momento o quinto lugar do Campeonato e aquilo que pretendo fazer é ajudá-los a subir na tabela”, continuou.“Óbvio que os treinos cronometrados vão ter um papel preponderante no resultado final, mas o importante é que estou confiante e determinado em fazer o melhor possível”, concluiu o piloto de Coimbra.De salientar que Filipe Albuquerque tem, em todas as categorias por onde tem passado, demonstrado sempre uma rápida adaptação a novas realidades e a conseguir, de uma forma constante, bons resultados. O mesmo se espera que aconteça nesta sua prova de estreia nos GT.

2010 já mexe nos ralis

Meeke que tem o apoio da Peugeot UK é o actual líder do IRC, com um ponto de vantagem para Jan Kopecky.O piloto da Republica Checa ao volante do Skoda Fabia S2000 está a fazer uma ponta final extraordinária, com duas vitórias consecutivas, primeiro no Barum e depois nas Astúrias, sempre com Meeke como 2º classificado.Meeke espera levar o seu 207 S2000 à vitória no IRC de 2009, estando esperançado nos bons resultados quer no San Remo, quer no RAC.Kris Meeke já garantiu o apoio da Peugeot UK para 2010, pretendendo assim manter-se ao volante dos actuais S2000 no IRC, esperando pelas definições dos regulamentos para 2011 para decidir a sua carreira em termos de WRC ou não!Refira-se que os seus companheiros da “marca do leão”, 3º e 5º do IRC, Nicolas Vouilloz e Freddy Loix não terão o apoio da Peugeot Bélgica para 2010!

F1 Portugal continua de fora

A FIA, anunciou o calendário do próximo ano e que haverá uma novo reequilíbrio entre os diversos motores que disputam os Grandes Prémios. A entidade federativa apresentou um calendário com dezanove provas, abrindo com o Grande Prémio do Bahrein, ao invés do da Austrália, e fecha em Interlagos. No novo calendário consta o Grande Prémio do Canadá, no entanto, o regresso ao continente norte-americano está dependente das negociações que decorrem entre os organizadores canadianos e a FOM. Por outro lado, o Grande Prémio da Coreia do Sul é grande novidade, tendo a sua estreia marcada para o dia 17 de Outubro do próximo ano.
Calendário:
14/3 Bahrein
28/3 Austrália
04/4 Malásia
18/4 China
09/5 Espanha
23/5 Mónaco
30/5 Turquia
13/6 Canadá *
27/6 Europa (Valência)
11/7 Grã-Bretanha
25/7 Alemanha
01/8 Hungria
29/8 Bélgica
12/9 Itália
26/9 Singapura
03/10 Japão
17/10 Coreia do Sul
31/10 Abu Dhabi
14/11 Brasil

Portugal segue no A1 GP

A A1 GP revelou esta semana o seu calendário para a próxima temporada de A Taça Mundial do Automobilismo, mantendo uma data para Portugal. As dúvidas que rodearam a competição de Tony Teixeira nos últimos meses têm sido enormes, devido a dificuldades financeiras nas empresas do português radicado na África do Sul, tendo esta semana surgido o rumor que apontava o abandono do projecto por parte da Ferrari, que fornece os seus motores a todos os carros da categoria. No entanto, Teixeira, para mostrar que a vitalidade do seu campeonato, revelou esta segunda-feira o calendário da próxima temporada, que terá o seu início no próximo dia 25 de Outubro na Austrália e final no dia 16 de Maio de 2010 na Holanda. Portugal mantém a sua data no calendário, a 11 de Abril, sendo a sétima etapa da temporada. Não foi anunciado ainda qual o circuito, mas certamente que o Autódromo Internacional do Algarve será a escolha. Quanto à equipa portuguesa sabem-se ainda poucos pormenores quanto ao seu line-up da quinta temporada. Luís Vicente e os seus homens têm todo o interessem em manter Filipe Albuquerque no carro português, mas ainda não é seguro que o piloto de Coimbra continue a defender as cores lusas.
Calendário:
25/10 2009 Austrália
15/11 2009 China
06/12 2009 Malásia
28/02 2010 África do Sul
14/03 2010 Brasil
21/03 2010 México
11/04 2010 Portugal
02/05 2010 Alemanha
16/05 2010 Holanda

Salvador Cabral/ BandarraFm

Sem comentários: