Seat Sport futuro incerto
No decorrer do 45 RallyRACC Catalunya-COSTA DAURADA, Rally de España, falou-se (talvez demasiado) no futuro da SEAT, incluindo: SEAT Sport, a divisão dedicada ao negócio de corridas. Tão incerto que provavelmente a sua quota de automóveis no FIA World Touring Car no WTCC seria granvemente prejudicada. Uma história, um rumor de que sem ironia, comento o certo ou errado. Eu sou muito fá da SEAT Sport e tenho, ou talvez tivesse, amigos na SEAT Sport, e um ou outro no departamento da divisão da SEAT, que foi criado com grandes esperanças. Realçar em primeiro lugar na área de lançamento "marca grande e única manifestação" (com pequenas Ibiza), no final do campeonato Mundo de Ralis (com Ibiza "overweight" e o Cordoba WRC). Em cada uma destas actividades a SEAT Sport conseguiu manter uma alta fasquia, não só em termos de participantes e sucessos desportivos, mas também ao nível da organização e, acima de tudo uma imagem. Nos Rallys do Mundial, ganhou vários títulos com o Ibiza 2.0, em seguida tentou uma demonstração de força, mas sem sucesso, participou no campeonato com o Cordoba WRC enfrentando os intocáveis Peugeot, Subaru e Ford, entre outras. Com o Cordoba WRC sem grande sucesso os dividendos foram menores, mas eles estavam lá para defender o seu sonho pessoal de uma imagem de marca, defendeu como pôde sua vocação desportiva.
No decorrer do 45 RallyRACC Catalunya-COSTA DAURADA, Rally de España, falou-se (talvez demasiado) no futuro da SEAT, incluindo: SEAT Sport, a divisão dedicada ao negócio de corridas. Tão incerto que provavelmente a sua quota de automóveis no FIA World Touring Car no WTCC seria granvemente prejudicada. Uma história, um rumor de que sem ironia, comento o certo ou errado. Eu sou muito fá da SEAT Sport e tenho, ou talvez tivesse, amigos na SEAT Sport, e um ou outro no departamento da divisão da SEAT, que foi criado com grandes esperanças. Realçar em primeiro lugar na área de lançamento "marca grande e única manifestação" (com pequenas Ibiza), no final do campeonato Mundo de Ralis (com Ibiza "overweight" e o Cordoba WRC). Em cada uma destas actividades a SEAT Sport conseguiu manter uma alta fasquia, não só em termos de participantes e sucessos desportivos, mas também ao nível da organização e, acima de tudo uma imagem. Nos Rallys do Mundial, ganhou vários títulos com o Ibiza 2.0, em seguida tentou uma demonstração de força, mas sem sucesso, participou no campeonato com o Cordoba WRC enfrentando os intocáveis Peugeot, Subaru e Ford, entre outras. Com o Cordoba WRC sem grande sucesso os dividendos foram menores, mas eles estavam lá para defender o seu sonho pessoal de uma imagem de marca, defendeu como pôde sua vocação desportiva.
Então, a SEAT, virou-se completamente para outros voos, luta de marcas e obter um campeonato de pilotos com o competitivo Leon TDI, a diesel um carro tão ou mais rápido do que o BMW Série 3 e seus rivais actuais. Evidentemente, isso custa dinheiro, muito dinheiro e da posição de negociação da SEAT, penso eu, não pode mais sustentar o custo de cada prova com quatro veículos oficiais sobre um número de "confidencial",e tudo indica que vai existir cortes financeiros para a próxima temporada. Tanto que, até a actividade actual da SEAT Sport Touring no mundo, poderia desaparecer. Uma pena meus amigos, se você ainda tem isso como real, o que vai ser se SEAT Sport desaparecer. SEAT Sport será lembrado sempre pelos fás e aficionados, com sucesso nos mais disputados campeonatos no campo da concorrência internacional e também pela sua excelente imagem. Mais uma vez, quando falamos de marcas, como SEAT, neste caso levanta-se a questão: Será que vão vender mais carros de corrida?
CRRD: Barata vence nas Taipas
Paulo Barata e António Santos foram os vencedores da 1ª edição do Rali Caldas das Taipas/Capital da Cutelaria, disputado sábado 10 de Outubro, na linda região minhota. A dupla do Mitsubishi Lancer Evo VI venceu as seis especiais de classificação que compunham a prova, e não deu quaisquer hipóteses aos adversários que tudo tentaram para impedir que a vitória ficasse nas mãos da equipa de Góis que continua a dar-se muito bem com as estradas nortenhas. “Apesar de o inicio do campeonato não ter sido muito bom é verdade que nesta parte final está a correr-nos de feição. Este rali foi muito bom, não tivemos problemas e vencemos de forma clara”, disse na chegada ao pódio o vencedor. Luís Bastos acompanhado por Paulo Marques foi o segundo classificado e mantém a liderança da classificação do campeonato quando falta apenas disputar uma prova para o fim da temporada. Júlio Bastos não teve argumentos para bater o seu filho e quedou-se pelo derradeiro lugar do pódio depois de uma luta bastante acesa com Paulo Silva que terminou na posição imediatamente a seguir e a somente um segundo do piloto do BMW M3. Pela mesma diferença Rui Morais em VW Golf VR6 levou a melhor sobre Miguel Barroso e o seu Golf G60.
No Troféu Fastbravo Paulo Barros foi o único que conseguiu terminar a prova e deu um importante passo para conquistar o título no final da temporada. Octávio Nogueira dominou em absoluto na Prova Extra O piloto do Citroën Saxo Kit-Car foi o grande vencedor entre os concorrentes da Prova Extra depois de ter dominado por completo desde a primeira especial de classificação. “Foi uma prova tranquila e sabe sempre bem ganhar. É com esse espírito que encaro todas as provas e quando não há problemas conseguimos atingir os objectivos como foi o caso”, afirmou na chegada Octávio Nogueira. Mais interessante foi sem duvida a luta pelo segundo lugar entre Joaquim Santos e Manuel Ferreira que terminaram empatados à décima de segundo, com a vantagem final a cair para o piloto do Ford Escort RS que no factor de desempate levou a melhor por ter sido mais rápido na primeira especial de classificação. Fernando Rodrigues colocou o seu Renault 5 Turbo na quarta posição e Sérgio Oliveira que se estreou com o Mitsubishi Lancer Evo VIII fechou o lote dos cinco primeiros classificados.
Classificação Final:
1 Paulo Barata/António Santos MITSUBISHI LANCER EVO VI
2 Luís Bastos/Paulo Marques BMW M3
3 Júlio Bastos/Aníbal Pereira BMW M3
4 Paulo Silva/Sofia Mouta BMW 325 I
5 Rui Morais/Rui Teixeira VOLKSWAGEN GOLF VR6
Extra Campeonato:
1 Octávio Nogueira/Sérgio Rocha CITROËN SAXO KIT CAR
2 Joaquim Santos/Eduardo Gomes FORD ESCORT RS 1800
3 Manuel Ferreira/Ricardo Faria MITSUBISHI LANCER EVO VI
4 Fernando Rodrigues/Jorge Costeira RENAULT 5 TURBO
5 Sérgio Oliveira/Adão Batista MITSUBISHI EVO VIII
O BMW X1 chega ao Mercado Português no próximo dia 22 de Outubro.
BMW X1 a partir de 41 300 euros.O BMW X1 chega ao mercado português no próximo dia 22 de Outubro. Nesta data, estarão disponíveis as versões xDrive 28i de 258 cv por 59 900 euros e xDrive 23d de 204 cv por 51 250 euros, as duas apenas com caixa automática e tracção às quatro rodas. O mais acessível 20d de 177 cv será proposto em três versões: sDrive 20d com tracção atrás e caixa manual (41 300 euros), xDrive 20d com tracção integral e caixa manual (45 800 euros) e xDrive 20d com tracção 4x4 e caixa automática (51 250 euros). Em Dezembro, será lançado o sDrive 18d de 143 cv, que utiliza o mesmo motor Diesel 2.0 do 20d, mas com menos potência. Este estará também disponível na versão 4x4 xDrive.
Fiat Punto Evo chega em Novembro
O Punto Evo será lançado no mercado português na primeira semana de Novembro. O Punto Evo, designação que identifica o restyling do Grande Punto, vai ser lançado em Portugal na primeira semana de Novembro com preços a partir de 17 800 euros para a versão 1.3 Multijet. O Punto Evo vai estar equipado com o novo sistema Blue&Me Tom Tom, um dispositivo de navegação desenvolvido em exclusivo pelo fabricante de GPS portáteis para a Fiat, cujo funcionamento pode ser conjugado com as funções de conforto do veículo e comandado a partir dos botões do volante. Em Portugal, terá as duas versões do motor 1.3 Multijet de 75 e 95 cv, assim como o novo 1.4 a gasolina com sistema Multiair que varia os tempos de abertura das válvulas e permite até oito injecções por ciclo do motor. Lorenzo Sistino, presidente da marca Fiat no seio do grupo industrial italiano, mostrou o orgulho pelo lançamento desta nova geração, que considera «uma evolução em todos os sentidos, do design ao conforto interior, à tecnologia que não salta à vista porque está escondida debaixo da carroçaria».
Salvador Cabral / BandarraFm
CRRD: Barata vence nas Taipas
Paulo Barata e António Santos foram os vencedores da 1ª edição do Rali Caldas das Taipas/Capital da Cutelaria, disputado sábado 10 de Outubro, na linda região minhota. A dupla do Mitsubishi Lancer Evo VI venceu as seis especiais de classificação que compunham a prova, e não deu quaisquer hipóteses aos adversários que tudo tentaram para impedir que a vitória ficasse nas mãos da equipa de Góis que continua a dar-se muito bem com as estradas nortenhas. “Apesar de o inicio do campeonato não ter sido muito bom é verdade que nesta parte final está a correr-nos de feição. Este rali foi muito bom, não tivemos problemas e vencemos de forma clara”, disse na chegada ao pódio o vencedor. Luís Bastos acompanhado por Paulo Marques foi o segundo classificado e mantém a liderança da classificação do campeonato quando falta apenas disputar uma prova para o fim da temporada. Júlio Bastos não teve argumentos para bater o seu filho e quedou-se pelo derradeiro lugar do pódio depois de uma luta bastante acesa com Paulo Silva que terminou na posição imediatamente a seguir e a somente um segundo do piloto do BMW M3. Pela mesma diferença Rui Morais em VW Golf VR6 levou a melhor sobre Miguel Barroso e o seu Golf G60.
No Troféu Fastbravo Paulo Barros foi o único que conseguiu terminar a prova e deu um importante passo para conquistar o título no final da temporada. Octávio Nogueira dominou em absoluto na Prova Extra O piloto do Citroën Saxo Kit-Car foi o grande vencedor entre os concorrentes da Prova Extra depois de ter dominado por completo desde a primeira especial de classificação. “Foi uma prova tranquila e sabe sempre bem ganhar. É com esse espírito que encaro todas as provas e quando não há problemas conseguimos atingir os objectivos como foi o caso”, afirmou na chegada Octávio Nogueira. Mais interessante foi sem duvida a luta pelo segundo lugar entre Joaquim Santos e Manuel Ferreira que terminaram empatados à décima de segundo, com a vantagem final a cair para o piloto do Ford Escort RS que no factor de desempate levou a melhor por ter sido mais rápido na primeira especial de classificação. Fernando Rodrigues colocou o seu Renault 5 Turbo na quarta posição e Sérgio Oliveira que se estreou com o Mitsubishi Lancer Evo VIII fechou o lote dos cinco primeiros classificados.
Classificação Final:
1 Paulo Barata/António Santos MITSUBISHI LANCER EVO VI
2 Luís Bastos/Paulo Marques BMW M3
3 Júlio Bastos/Aníbal Pereira BMW M3
4 Paulo Silva/Sofia Mouta BMW 325 I
5 Rui Morais/Rui Teixeira VOLKSWAGEN GOLF VR6
Extra Campeonato:
1 Octávio Nogueira/Sérgio Rocha CITROËN SAXO KIT CAR
2 Joaquim Santos/Eduardo Gomes FORD ESCORT RS 1800
3 Manuel Ferreira/Ricardo Faria MITSUBISHI LANCER EVO VI
4 Fernando Rodrigues/Jorge Costeira RENAULT 5 TURBO
5 Sérgio Oliveira/Adão Batista MITSUBISHI EVO VIII
O BMW X1 chega ao Mercado Português no próximo dia 22 de Outubro.
BMW X1 a partir de 41 300 euros.O BMW X1 chega ao mercado português no próximo dia 22 de Outubro. Nesta data, estarão disponíveis as versões xDrive 28i de 258 cv por 59 900 euros e xDrive 23d de 204 cv por 51 250 euros, as duas apenas com caixa automática e tracção às quatro rodas. O mais acessível 20d de 177 cv será proposto em três versões: sDrive 20d com tracção atrás e caixa manual (41 300 euros), xDrive 20d com tracção integral e caixa manual (45 800 euros) e xDrive 20d com tracção 4x4 e caixa automática (51 250 euros). Em Dezembro, será lançado o sDrive 18d de 143 cv, que utiliza o mesmo motor Diesel 2.0 do 20d, mas com menos potência. Este estará também disponível na versão 4x4 xDrive.
Fiat Punto Evo chega em Novembro
O Punto Evo será lançado no mercado português na primeira semana de Novembro. O Punto Evo, designação que identifica o restyling do Grande Punto, vai ser lançado em Portugal na primeira semana de Novembro com preços a partir de 17 800 euros para a versão 1.3 Multijet. O Punto Evo vai estar equipado com o novo sistema Blue&Me Tom Tom, um dispositivo de navegação desenvolvido em exclusivo pelo fabricante de GPS portáteis para a Fiat, cujo funcionamento pode ser conjugado com as funções de conforto do veículo e comandado a partir dos botões do volante. Em Portugal, terá as duas versões do motor 1.3 Multijet de 75 e 95 cv, assim como o novo 1.4 a gasolina com sistema Multiair que varia os tempos de abertura das válvulas e permite até oito injecções por ciclo do motor. Lorenzo Sistino, presidente da marca Fiat no seio do grupo industrial italiano, mostrou o orgulho pelo lançamento desta nova geração, que considera «uma evolução em todos os sentidos, do design ao conforto interior, à tecnologia que não salta à vista porque está escondida debaixo da carroçaria».
Salvador Cabral / BandarraFm
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