terça-feira, 3 de novembro de 2009

Rotações 03 Novembro 2009

Portalegre, Quem mandou foi Patrão e Campos

Mário Patrão fechou em grande estilo esta temporada de Todo-Terreno, ao conquistar a sua quarta vitória na Baja de Portalegre. O piloto beirão dominou as operações entre as motos, enquanto Humberto Pinto alcançou o êxito nos quads após uma dura batalha com diversos adversários Filipe Campos dominou nos carros.A Baja de Portalegre teve 162 participantes no sector motociclístico – 73 motos, 65 quads, 24 Buggys e 90 viaturas de TT– e constituiu um vigoroso exercício de TT, pois muito pó dificultou a tarefa dos pilotos no sector selectivo.Nas motos o mais rápido no Prólogo, Mário Patrão explorou da melhor maneira o facto de abrir o percurso para acelerar forte. O piloto de Seia liderou a prova desde o início, aumentando gradualmente a vantagem sobre os perseguidores, apesar de durante parte do percurso ter conhecido problemas com o travão traseiro. Já campeão absoluto (e da classe TT2) antes desta derradeira jornada do Campeonato, Patrão conseguiu assim o seu quarto triunfo em Portalegre, igualando assim o histórico António Lopes no topo do "ranking" dos vencedores desta Baja.Já o vencedor das duas anteriores edições da prova alentejana, António Maio, teve o desempenho influenciado pelo 8.º tempo no Prólogo, sendo obrigado a "comer pó" e arriscar na passagem a diversos adversários. Na fase inicial do sector selectivo sofreu uma queda, ficando magoado num ombro, mas sensivelmente a meio do troço ascendeu ao 2.º lugar, que manteve até ao fim.

Em Portalegre apenas havia um título de campeão ainda por atribuir, o da classe TT1. O confronto circunscrito a David Megre e Pedro Oliveira, com este último a actuar fisicamente condicionado, pois tirou o gesso de um pulso fracturado apenas para realizar esta prova. Oliveira jogou naturalmente "à defesa", mas o 3.º lugar na classe chegou e sobejou para se sagrar campeão, porque David Megre tinha ainda de descontar o seu pior resultado da época, e apesar de excelente 3.º lugar absoluto e triunfo à classe nesta prova, o piloto ribatejano teve de contentar-se com o 2.º posto no Campeonato TT1.Bons desempenhos rubricaram também Nélson Velez e Pedro Afonso, respectivamente 4.º e 5.º classificados "à geral". Por sua vez, Paulo Gonçalves perdeu conseguiu chegar a Portalegre na 6.ª posição. Nos lugares seguintes terminaram Tomás Neves, Domingos Santos e Frederico Fino, sendo este último o melhor classificado da classe TT3.No Troféu de Promoção das motos o vencedor foi Sérgio Severino (15.º da geral), mas o terceiro posto bastou a Ivo Vicente para assegurar o título desta classe, diante de Liliana Calado. Nos estreantes em competição e na prova destaque para o piloto da Guarda, Telmo Conde que conseguiu terminar dentro dos 50 primeiros da geral o que por si só já e bom para quem nunca correu.


Na categoria de Quad a luta foi cerrada entre vários candidatos à vitória. João Lopes dominou os três controles de passagem do sector selectivo, a diferença entre o líder, e o 7.º classificado era apenas de 1m07s. No troço seguinte Lopes continuava na frente, mas já só com 12s sobre Humberto Pinto e 20s relativamente a Roberto Borrego.Na parte final do percurso João Lopes conheceu algumas dificuldades e baixou para terceiro. Na dianteira ficou então Humberto Pinto, a imprimir um ritmo muito forte na ponta final conseguiu e a conter em respeito Roberto Borrego, acabando separados por apenas 43s, enquanto João Lopes era 3.º a 1m20 do vencedor. Com este resultado, Humberto Pinto conseguiu também sagrar-se vice-campeão absoluto.À partida para Portalegre, Paulino Cruz já tinha garantido a posse da coroa absoluta e obteve o 4.º lugar nesta jornada, diante de Luís Engeitado. O vencedor de 2008, Rui Mendes, desta vez terminou no 6.º posto. Nas classes de Troféu, Pedro Loureiro foi o melhor na "Stock", sendo 13.º da "geral", enquanto Marcelo Garcia levou a melhor na "Promoção" (12.º absoluto).Quanto aos UTV-Buggy, o mais rápido no Prólogo, Vítor Santos, desistiu cedo devido por avaria. Já ganhador do Troféu antes desta ronda, Nuno Van Uden teve problemas de direcção e concluiu a prova no 2.º lugar, a 4m13 do vencedor Jorge Monteiro, ao passo que Rui Castanheira completou o pódio da classe.

Foram vários os vencedores nesta 23ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500. No final de dois dias de intensa competição, Filipe Campos foi o piloto com mais razões para sorrir, já que depois de ter ajudado a confirmar a X-Raid GmBh como vencedora do campeonato por equipas, juntou o terceiro título nacional e a vitória no Troféu Ibérico. “Antes de mais, esta vitória é dedicada a José Megre, que faz muito falta à Baja Portalegre. Consegui sempre um bom ritmo e uma boa afinação para o meu BMW e apenas passei por um momento mais complicado, quando tive que ultrapassar alguns quads, tendo mesmo chegado a tocar um deles que se assustou quando me viu, aproveito para lhe pedir desculpa. Posto isto, é tempo de celebrar!”, declarou Campos, à sua chegada a Portalegre. Conformado, Miguel Barbosa (BMW) acabou por conseguir o seu sexto pódio em Portalegre (3 vitórias, 2 segundos lugares e um 3º lugar), mas falhou o quarto título, embora tal objectivo se revelasse bastante difícil: “Tendo em conta as dificuldades pelas quais passei, com a deficiente afinação do BMW, este segundo lugar acaba por ser positivo. Parabéns ao Filipe pelo campeonato”.


Curiosamente, a luta pelo lugar mais baixo do pódio acabou por ser um dos grandes motivos de interesse do derradeiro dia de prova desta Baja BP Ultimate Portalegre 500. Ricardo Leal dos Santos e Hélder Oliveira, que partiram esta manhã na 3ª e 4ª posição, respectivamente, chegaram a trocar de posições entre os dois CP do Sector Selectivo 4, mas o piloto de Coimbra viria a terminar no degrau mais baixo do pódio, ainda que por apenas dois segundos! “Aqui há uns anos já tinha perdido um 3º lugar por um segundo! Na parte final ainda apanhei 3 quads atrasados e tive que levantar pé, mas o ritmo foi sempre forte e o novo motor colocado para esta prova funcionou na perfeição”. Já Oliveira não deixou de reconhecer que “a competição é assim mesmo. Fiz uma parte final de especial bastante rápida, mas o BMW do Ricardo tinha vantagem em zonas mais rápidas. Foi inglório perder o 3º lugar já perto do fim, mas não deixa de ter sido uma prova positiva”. Laszlo Palik (Nissan) a encerrar o Top 5, Bernardo Moniz da Maia, colega de equipa de Filipe Campos, terminou logo a seguir. Quanto ao T2, Nuno Matos conseguiu a tão almejada vitória frente ao seu público, obtendo a quinta vitória em oito provas depois de já ter confirmado o título na categoria: “Concretizei o sonho de ganhar frente às gentes da minha terra… mas não foi fácil.”Com Jaume Collelldevall (Mitsubishi) a confirmar a vitória no campeonato espanhol, também o russo Boris Gadasin (Proto) saíu de Portugal com motivos de satisfação, já que se sagrou vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas.


Classificção final carros:
1º Filipe Campos / Jaime Batista - BMW X3CC
2º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - BMW X3CC
3º Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiuza - BMW X5
4º Hélder Oliveira / Filipe Palmeiro - Nissan Pathfinder
5º Laszlo Palik / Gabor Darazsi - Nissan Navara
6º Bernardo Moniz da Maia / Joana Sottomayor - BMW X3CC

7º Boris Gadasin / Vladimir Demyanenko - Proto G-Force

8º Giovanni Manfrinato / Claudio Condotta - Renault Megane Proto

9º José Dinis Lucas / Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DiD

10º Alejandro Martins / José Marques - Nissan Navara


Salvador Cabral/BandarraFm

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