segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rotaçoes 23 Novembro 2009

V de V um luxo no Estoril

Sexta-feira treinos livres com pista bastante molhada, seguiram-se treinos cronometrados com pista seca. Sábado as qualificações deram sob e tema de chuva, para terminar em beleza com um dia espectacular no Estoril nas finais, brindaram os pilotos do GTs e Turismos nas 6 Horas V de V do Estoril, os Protótipos encontraram condições climatéricas mistas, com sol e chuva em algumas zonas do Circuito do Estoril na última prova da época organizada pela ACDME. Uma situação que afectou o desenrolar da prova a duas horas do final e resultou no triunfo da IF Motorsport e na sexta posição dos irmãos Pedro e Manuel Mello Breyner, que fizeram tripla com Guillet-Arnaud. Irregulares no treinos livres, mas ainda assim os mais rápidos, e segundos na grelha de partida, os pilotos do Norma M20 F da Palmyr começaram por liderar as hostilidades de forma dominadora, mas viram a chegada da chuva na zona Norte do Circuito trocar-lhes as voltas. Mondolot e Zollinger rodaram na frente do pelotão até ao final da quarta hora de corrida, altura em que o Safety Car entrou em pista para duas voltas devido à chuva e alguns toques. Os pilotos do Norma M20 F fizeram então duas entradas consecutivas nas boxes e perderam a primeira posição para Simon Dolan e Sam Hancock. O Ligier JS 49 da Jota Sport, que tinham partido da 11ª posição da grelha foi ganhando posições ao longo da prova para se revelarem os nomes certos no local certo, na altura certa.

Dolan e Hancock tiram excelente partido da inesperada chegada da chuva para ascenderem ao primeiro posto. Contudo, Mondolot e Zollinger necessitaram apenas de cerca de 25 minutos para reporem a “ordem natural” da corrida e voltarem ao primeiro posto para não mais o perderem até ao final. Um pouco menos que o tempo que o sol precisou para voltar a brilhar sobre a prova da ACDME. A três voltas do vencedor, e a duas do segundo, ficou a dupla Julien Schell/David Caussanel. Os homens do Ligier JS 51 vieram da 5ª posição e apesar de terem chegado a rodar em oitavo, lograram terminar no mais baixo do pódio depois de animada luta no final da corrida com os pilotos da Norma UK, que vieram do 20º posto da grelha para terminarem em quarto. Pedro e Manuel Mello Breyner os irmãos tiveram prova para esquecer. Vindos do 14º posto da grelha de partida os portugueses chegaram a rodar no pódio com bons tempos e na liderança da Categoria B. Contudo, perto do final da quarta hora caíram na classificação para a oitava posição. A tripla dos dois lusos ainda recuperou até ao sexto lugar da geral, mas com duas voltas de atraso para a quinta posição já não houve como terminar em melhor posição, acabando mesmo por ficarem no segundo lugar da sua categoria. A dupla Francisco Villar/António Coimbra não foi feliz. após terem garantido o segundo posto da grelha de partida, os pilotos do Ligier JS 49, da IF Motorsport, debateram-se com problemas que não lhes permitiram efectuar mais que 17 voltas.

Mortara triunfa no Grande Prémio de Macau de F3

Edoardo Mortara conquistou uma vitória firme no Grande Prémio de Fórmula 3, no Domingo, depois de triunfar o longo duelo com o companheiro de equipa Jean-Karl Vernay (Signature).O italiano partiu da terceira posição da grelha, mas um bom começo permitiu-lhe passar para o primeiro lugar, ultrapssando Marcus Ericsson e o homem da pole Vernay, na corrida para Lisboa. A corrida foi interrompida por alguns momentos, no entanto, enquanto a pista estava bloqueada depois de uma múltipla colisão causada pelo piloto Daniel Ricciardo, ao embater na parede nas Esses da Solitude e depois bloqueado por vários carros.Quando a corrida foi retomada, Mortara conseguiu caminho aberto, mas a vantagem não foi suficiente para prevenir que Vernay aproveitá-se o seu cone de sucção e conseguisse ultrapassá-lo no Lisboa.A partir daí, a dupla da Signature começou uma luta cerrada pela liderança – parecia que Vernay tinha feito tudo já que Mortara não se conseguia aproximar nas últimas curvas da volta e aproveitar o cone de sucção na recta principal.

No entanto, ao sair da Curva Melco, na 11ª volta, Vernay cometeu um erro, que permitiu Mortara aproximar-se e alcançar a liderança a caminho do Lisboa na volta 12. A partir daí, Mortara foi capaz de avançar e agarrar a vitória, no mesmo dia que outro italiano, Gabriele Tarquini, se tornou no Campeão do Mundo de Carros de Turismo da FIA. "É fantástico," disse um Mortara encantado. "Passam tantas coisas pela minha cabeça que não sei por onde começar. Sinto-me muito emocionado. Depois de uma temporada tão difícil, este ano, é inacreditável. Estou orgulhoso pela vitória."O britânico, Sam Bird terminou a prova na terceira posição, conseguindo passar o grupo desde do sétimo lugar da grelha. Estava na quinta posição nos primeiros tempos da corrida, mas roubou o quarto lugar a Ericsson na volta 12. E depois conseguiu subir mais um lugar na volta final, quando Valtteri Bottas, o terceiro, desacelarou devido a problemas com a direcção. Ericsson terminou a prova na quarta posição e Bottas na quinta.

Valentino Rossi acelera F430

O campeão do mundo de Moto GP com um Ferrari, depois de quatros testes realizados nos monolugares de Fórmula 1 da «scuderia». Valentino Rossi , ao volante de um F430, na categoria GT3, esteve nas Seis Horas de Vallelunga, Itália, este domingo. O campeão do mundo competiu, assim, pela primeira vez com um Ferrari, depois de quatros testes nos monolugares da equipa sedeada em Maranello, tendo sido convidado para representar a Kessel Racing, que pertence a Louis Kessel, ex-piloto suíço de Fórmula 1. Como companheiros, terá Alessio Salucci e Andrea Ceccato. Quem esteve presente pode ver Il Dottore, no circuito do Norte de Itália, depois de desembolsar dez euros.A partida teve lugar com o safety car por causa do nevoeiro, que lentamente deu lugar a um céu sem nuvens. A corrida v i ucomo o principal personagem Lola-Judd LMP2 trio Francioni-Biagi-Piscopo que, com 223 voltas, conseguiu ganhar antes de Geri-A.Piccini-G.Piccini, independente de 8 voltas.

Foram penalizados pela falta de suspensão traseira esquerda no final da segunda hora, quando estava no cockpit Andrea Piccini. Terceiro global Lucchini Alfa Romeo Rigon-Mastrangelo-Chiminelli. Rossi condução infeliz Ceccato Kessel Racing, a bordo do Ferrari F430, que, uma hora antes do fim, viu o motor subiu na fumaça. Apesar desta desvantagem, o trio conseguiu o respeitável 3 º lugar na classe por trás da F430 ficou Forgiane Carugati-poker ea Scuderia Corvette 22 liderada por Emanuele Pirro, Carlo Graziani e Elio Marchetti.Sucesso na Taça de Prata para o Duller Motorsport BMW E92 M3 conduzido por Cappellari-Calderale-Mulacchiè. A 7 voltas pelos vencedores ficou o carro dirigido pela irmã Bellini-Bonamico-Bonamico, que sofreu um problema de caixa de velocidades, em terceiro lugar Cremonese-Belicchi a bordo de um E46 M3, que teve um cabo de acelerador quebrado .

Classificação 6 Horas de Vallelunga – Gold Cup:
Lola-Judd #2 Racing-Box – Biagi-Francioni-Piscopo
Lola-Judd #3 Racing-Box – Geri-G.Piccini-A.Piccini
Lucchini Alfa Romeo Audisio & Benvenuto – Chiminelli-Mastrangelo-Rigon
Ferrari F430 GT2 AF Corse – Kauffman-Aguas-Cadei
Porsche 997 GDL Racing – “Spidey”-Borghi-Mastronardi

Classificação 6 horas de Vallelunga – Silver Cup:
BMW M3 E92 Duller Motorsport – Cappellari-Calderari-Mulacchiè
BMW M3 E92 Duller Motorsport – Bellini-M.Bonamico-F.Bonamico
BMW M3 E46 Duller Motorsport – Belicchi-Cremonesi
BMW M3 E92 Promotor Sport – Conte-Zanin
Renault Clio Prague Racing – Hordossoy-Hes

Salvador Cabral/BandarraFm

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